You are on page 1of 5

Resenha: DUARTE JR. Joo-Francisco. O sentido dos sentidos: a educao (do) sensvel. Curitiba: Criar, 2001, 225 p.

O sensvel e o inteligvel na educao

Joslia Schwanka Salom

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educao - Universidade Tuiuti do Paran

O livro O sentido dos sentidos: a educao (do) sensvel (2001) do autor Joo-Francisco Duarte Junior discute a chamada Crise da Modernidade e as relaes com a educao e a arte. A obra possui 225 pginas. Com esse material, Joo-Francisco Duarte Junior realiza um estudo do nosso cotidiano, explorando questes que possam nos parecer comuns nas relaes entre homem e sociedade, mas que na abordagem do autor se abrem novas perspectivas de investigao sobre as relaes entre a educao e a esttica. O livro est organizado em seis partes. O autor inicia apresentando os significados da palavra sentido, ressaltando as duas formas do ser humano conhecer, por meio de conhecimento inteligvel e do saber sensvel. O conhecimento inteligvel diz respeito a como o mundo pensado por ns e o saber sensvel seria como o nosso corpo conhece o mundo. Na continuidade da apresentao da obra, o autor salienta a pretenso de questionar o tipo de conhecimento que se edificou na e com a modernidade. (p.33)

310

O sentido dos sentidos: a educao (do) sensvel

A segunda parte intitulada O Sentido da nossa crise (modernidade) apresenta a constituio do mundo moderno e a valorizao de uma razo instrumental tendo como fio condutor o processo de instaurao da modernidade com a matematizao do mundo. As indagaes acerca do conhecimento que caracterizou a Idade Moderna e que implicou numa pretensa exclusividade do intelecto sobre as formas sensveis do saber. (p.55) tornam-se o eixo da anlise, desdobrando-se em outras questes durante o transcorrer do livro. Na terceira parte, A Crise de nossos Sentidos (anestesia), Joo Francisco Duarte Junior desdobra-se sobre a contradio do eu na sociedade contempornea e traa um percurso histrico de como o homem perdeu a direo do sentir. Neste momento o autor retoma os aspectos pertinentes discusso que dizem respeito Revoluo Industrial e o processo de reeducao do corpo, salientando que neste processo o corpo educado para se voltar aos fins da industrializao em favor da produtividade e da eficcia. O homem passa a acreditar que mais uma pea na grande engrenagem do desenvolvimento industrial, o que corrobora para o ttulo do captulo que traz a anestesia como eixo de anlise. O autor defende a tese que atravessamos hoje uma crise do modo moderno de ser, a qual, sem dvida, precisa ser pensada, equacionada e resolvida

para que se encontrem novos rumos at um provir mais equnime para o gnero humano. (p. 71). Esta discusso sobre a anestesia abre a quarta parte do livro intitulada O sabor sensvel (estesia). Aqui o autor nos provoca a exercitar a reflexo e a buscar nas nossas vivencias o que constituiu parte da nossa identidade com a primeira frase do seu texto: Quando a cabea no pensa o corpo padece, preceitua o antigo ditado. Entretanto, parece no ser menos verdadeiro o fato de que quando s a cabea pensa o corpo fenece. (p.125). Aqui, a distino ente conhecimento inteligvel e saber sensvel so os eixos norteadores apontando para as atividades do corpo serem consideradas como inferiores diante do conhecimento racional. O autor salienta que o saber reside na totalidade do ser e no na fragmentao e tece crticas percepo prtica do mundo na qual se busca a utilidade das coisas apontando para a importncia da experincia esttica, da estesia, como forma de produzir sentido ao mundo. As discusses sobre a educao esttica tomam corpo neste captulo com a afirmao do autor de que tomar o sensvel como fundamento de um processo educacional, portanto, no tem a ver apenas com os nveis elementares da educao, com a formao da criana e do jovem exclusivamente, mas pode se estender ao longo da vida dos indivduos e da sociedade como um todo. (p. 157).
Tuiuti: Cincia e Cultura, n. 46, p. 307-311, Curitiba, 2013.

Joslia Schwanka Salom

311

O conhecimento produto do inteligvel e do saber sensvel que partem da sensibilidade corporal mais bsica at o pensamento abstrato. Na ultima parte que precede as consideraes finais, o autor aborda a importncia do particular e do universal na educao de um homem integral. Neste captulo intitulado A Educao (do) Sensvel (saborear), discute-se o progressivo apartamento do sensvel e do inteligvel no percurso do conhecimento humano especialmente no sculo XX. Para o autor, a educao esttica fundamental no apenas para a vivncia mais plena do cotidiano, mas para os profissionais das diversas reas. Cabe aqui ressaltar a seguinte afirmao: Uma educao que reconhea o fundamento sensvel de nossa existncia e a ele dedique a devida ateno, propiciando o seu desenvolvimento, estar, por certo, tornando mais abrangente e sutil a atuao dos mecanismos lgicos e racionais de operao da conscincia humana. (p. 171). A educao esttica seria, portanto, fundamental para a reduo da tendncia destrutiva e alienante do progresso regido pelo capital.

A concluso tirada por Joo Francisco Duarte Jnior se apresenta no livro como Consideraes Finais (Inconcluses) numa clara aluso que ainda h muito por se escrever sobre a educao (do) sensvel, pois
Se arte cabe o papel de instrumento para a educao da sensibilidade e para a descoberta de uma outra forma de significao que no a conceitual, parece necessrio que sua insero em processos educacionais se faa em estreita comunho com o desenvolvimento de valores ticos e de um raciocnio lgico.(DUARTE JR., 2001, p. 213)

Ao final parece que as questes apontadas pelo autor continuam presentes nas discusses acadmicas especialmente nas reas da educao e da arte. Duarte Jnior no tem a inteno de formular uma proposta de educao em termos metodolgicos, mas sim de ressaltar a importncia de que se resgatem os saberes oriundos dos sentidos no processo de apreenso do mundo. Essa educao esttica no se restringe escola, integrando-se vida numa educao ampla dos sentidos, na qual o conhecimento inteligvel apenas uma parte de um todo maior, articulado que est ao saber sensvel.

Tuiuti: Cincia e Cultura, n. 46, p. 307-311, Curitiba, 2013.

You might also like