You are on page 1of 12

TERRITRIO EM (DES)CONSTRUO: a agricultura familiar na comunidade rural Bananal em Pires do Rio (GO) Rafael de Melo Monteiro Marcelo Venncio

Universidade Estadual de Gois Unidade Universitria de Pires do Rio. rafaeldmlmntr@gmail.com Universidade Estadual de Gois Unidade Universitria de Pires do Rio. venncio.marcelo@gmail.com INTRODUO Este trabalho teve como objetivo compreender como sobrevivem os agricultores familiares da comunidade rural Bananal em Pires do Rio (GO) frente ao contexto de modernizao agrcola ocorrida no municpio a partir dos anos de 1980, com a implantao da agroindstria de frangos NUTRIZA analisando como a agricultura familiar piresina se desenvolve e os fatores interferentes nesta (re)produo, as caractersticas culturais do segmento e o sentido do territrio para estes agricultores enquanto espao de trabalho, produo, significaes e representaes, de heranas culturais, enfim, enquanto suporte de vida. O municpio de Pires do Rio GO est localizado na Microrregio Geogrfica de Pires do Rio, que integra-se ao Sudeste Goiano, limitando-se com os municpios goianos de Orizona, Uruta, Caldas Novas, Santa Cruz de Gois, Palmelo, Cristianpolis, Vianpolis e Ipameri, estando distante de Braslia (Capital Federal) 238 km, cujo acesso se d pelas rodovias BR-040, da GO-010 e GO-330 e 142 km de Goinia (Capital do Estado), cujo acesso se d pela GO-020 (SILVA, 2002). Est entre os meridianos 17 17 53 Latitude Sul e 48 16 37 Longitude Oeste, com uma estimativa de 27.928 habitantes e rea territorial de 1.073 km (IBGE, 2009). A comunidade rural Bananal encontra-se situada na rodovia GO-230, sada para Orizona, a nordeste do municpio de Pires do Rio.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Figura 1: Localizao da comunidade rural Bananal no municpio de Pires do Rio (GO). Autor: DIAS, C. 2009. Para a realizao desse trabalho fez-se necessrio entender o conceito de agricultura familiar, que se caracteriza como uma forma de produo onde os agricultores detm os meios de produo e aplicam sua mo-de-obra no trabalho, sendo responsveis ainda por atividades de gerncia e administrao do patrimnio familiar havendo dessa forma

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

uma ntima relao entre trabalho, terra e famlia rural (LAMARCHE, 1993; SOARES, 2001; GRAZIANO DA SILVA, 2003; MENDES, 2005; ABRAMOVAY, 2007; VENNCIO, 2008; CAZELLA, BONNAL E MALUF, 2009). Nessa linha de raciocnio, Saquet (2003) analisando a agricultura familiar brasileira acrescenta que o nvel tcnico e tecnolgico encontrado nas unidades de produo familiar, na maioria das vezes, baixo, sem produo intensiva para o mercado e sem contratao de trabalho assalariado, havendo apenas comercializao de excedentes nos comrcios locais/regionais. No Brasil o segmento dos agricultores familiares foi historicamente marginalizado e desprotegido estatalmente, enquanto nos pases avanados o prprio Estado que, atravs de suas polticas especficas, garante o dinamismo do setor, atravs da manuteno da estabilidade dos preos e da renda do grupo em um patamar institucionalmente definido, o que suficiente para assegurar produo abundante (MENDES, 2005; ABRAMOVAY, 2007; VENNCIO, 2008). A agricultura familiar acontece em um espao especfico e delimitado (pode-se dizer at em espaos perifricos ou herdados) que so apropriados e construdos pelos agricultores e suas famlias, ou seja, acontece em um territrio, j que conforme ressalta Saquet (2003) o territrio est no espao, mas o espao tambm est no territrio. por isso que a discusso do conceito de territrio importante para entender essas tramas da agricultura familiar. Para Santos (2009), territrio o cho e a populao, adicionalmente, ou seja, a identidade, o sentimento de pertencer quilo que nos pertence, no podendo ser pensado apenas como uma superposio de sistemas naturais e sistemas de coisas criadas pelo homem. ainda, e fundamentalmente, a base do trabalho, das trocas materiais, da residncia, das trocas espirituais e da vida, sobre os quais ele influi. Por isso, arremata ressaltando que mais do que um recurso fsico, o territrio constitui um abrigo em constante metamorfose. Para Saquet (2003) e Cazella, Bonnal e Maluf (2009) o territrio um processo de produo, apropriao e domnio de um espao por relaes econmicas e de poder que so inerentes s relaes sociais, mas tambm produto de imaterialidades e simbolismos por parte dos grupos sociais que o habitam, uma vez que o que cria o territrio o conjunto dos atores locais.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Portanto, neste trabalho, buscou-se estudar a agricultura familiar desenvolvida na comunidade rural Bananal, que se caracteriza como um territrio.

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento da pesquisa foi necessrio recursos materiais que deram suporte mesma, como bibliografias especficas, mapas e cartas, xerox (reproduo de material), cmera fotogrfica, computador e complementos, veculo de transporte, combustvel, gravador de udio, entre outros. Quanto aos procedimentos metodolgicos adotados, inicialmente foi feito um levantamento de bibliografias referentes ao assunto para posterior reviso literria por parte dos pesquisadores para elaborao do corpo terico-conceitual sobre os principais paradigmas da agricultura familiar respaldando a anlise num contexto nacional e regional. De acordo com Mendes e Pessoa (2009), a formulao do corpo terico-conceitual auxilia e orienta a anlise emprica e contextualiza o fenmeno no tempo e no espao, atuando como suporte e subsdio para o entendimento e a interpretao dos resultados colhidos. Ainda para as mesmas autoras, o referencial terico permite que se elabore representaes do mundo real, sendo a teoria o caminho para a compreenso dos mundos manifestos e suas representaes. Foi feito tambm a busca de dados de fontes secundrias no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE Posto Pires do Rio) e dados da Agenciarural de Pires do Rio e da Secretaria do Desenvolvimento do Territrio, da Prefeitura Municipal de Pires do Rio. Posteriormente, foi realizada uma visita exploratria na comunidade rural Bananal com intuito de estabelecer um primeiro contato com os moradores da comunidade e obter informaes iniciais. Na seqncia, foram elaborados os roteiros de entrevista para os produtores rurais presentes ali. Como parcela amostral, foram escolhidas aleatoriamente dez propriedades a serem visitadas, num universo de 20. O roteiro de entrevista com os produtores rurais continha 29 questes divididas em cinco partes, sendo a primeira de identificao do produtor, a segunda sobre dados da

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

produo e comercializao, a terceira dados sobre assistncia tcnica, a quarta parte eram questes a respeito de associativismo e a ltima parte dizia respeito a perguntas sobre cultura.

Aps a coleta dos dados, iniciou-se a fase de organizao e sistematizao dos dados para a redao final do trabalho visando dessa forma a discusso dos dados da pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSO

O espao agrrio do municpio de Pires do Rio GO passou por grandes transformaes socioespaciais a partir da dcada de 1980, mediante a modernizao da agricultura. Essas transformaes, de acordo com Silva (2002) se deram com a chegada de famlias paulistas e paranaenses que se instalaram nas reas de chapadas e, contando com o apoio do Estado, acessaram crditos que facilitaram o processo de mecanizao da regio. Hoje, o espao rural piresino conta tambm com a agroindstria de beneficiamento de soja e do frigorfico de frangos, comandado pelo grupo Tomazini. A insero dessas novas atividades no municpio ocasionou a crescente expulso das famlias de pequenos produtores para a cidade e outras exercem atividades ligadas agroindstria. Grande parte das propriedades na comunidade rural Bananal foi adquirida atravs da compra ou por meio da herana, repassadas de pai para filho, sendo esta uma questo cultural que garante a reproduo da agricultura familiar (WOORTMANN, 1995; WANDERLEY, 2001). possvel considerar a agricultura desenvolvida na comunidade como familiar pelo fato de que observou-se que o nvel tcnico e tecnolgico dos produtores baixo, no h produo intensiva para o mercado, com comercializao nos comrcios locais ou venda dos produtos a agroindstrias, pouca mo-de-obra assalariada e porque os agricultores so gestores de suas propriedades e da sua produo, detendo os meios de produo e aplicando sua fora de trabalho na lida com a terra (LAMARCHE, 1993; SOARES, 2001; GRAZIANO DA SILVA, 2003; SAQUET, 2003; MENDES, 2005; ABRAMOVAY, 2007; VENNCIO, 2008; CAZELLA, BONNAL E MALUF, 2009).

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

As propriedades at 25 hectares somam-se 10% (uma propriedade da amostra); as propriedades de 26 a 50 hectares somam-se 30% (trs propriedades); as propriedades entre 51 e 75 hectares tm 40% da amostra (quatro propriedades), representando um percentual maior na amostra coletada. As que esto acima de 75 hectares representam 20% da amostra (duas propriedades, uma de 125 hectares e outra de 208 hectares). Quanto a situao dos produtores entrevistados, 50% so proprietrios de suas terras e os outros 50% so empregados nas propriedades, ou seja, a mo-de-obra utilizada na produo agropecuria da comunidade do Bananal parcialmente familiar e parcialmente contratada para ajudar no plantio e em outros servios como feitura de cercas, colheita e limpeza do pasto. Mesmo assim, ressalta-se que cada unidade de produo visitada no contm mais do que dois trabalhadores assalariados, o que classifica-se como baixo nvel de mo-de-obra contratada. Sobre o tempo de moradia na propriedade, seis dos entrevistados (60%) residem em suas terras menos de 10 anos enquanto quatro (40%) esto h mais de 35 anos em suas propriedades, ou seja, so herdeiros da terra. Pode-se pensar a comunidade rural Bananal como um territrio que mantm traos culturais tradicionais ao mesmo tempo que se moderniza, principalmente no que tange produo agrcola. No seio de um mesmo territrio existem moradores que se vem como parte integrante do ambiente onde esto inseridos e com o qual construram um modo de vida, fixaram razes histricas e se reproduziram biolgica e economicamente, formando assim uma memria do passado da comunidade e h tambm moradores que no possuem ligao umbilical com a terra onde se assentam, com o ambiente que habitam, j que algumas delas trabalham na propriedade mas retornam para suas casas na cidade no fim do dia, ou seja, enxergam a terra apenas como substrato de produo de mercadorias, produtos e gerao de renda. Quanto aos aspectos produtivos, a comunidade do Bananal possui uma parte de seus moradores dedicados atualmente a avicultura de corte para abastecer o frigorfico de frangos NUTRIZA, instalado em Pires do Rio desde os anos de 1980 e outra parte envolvida com pecuria de leite para venda no comercio piresino ou a cooperativas de municpios vizinhos, como Caldas Novas e Orizona.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Alm dessas atividades predominantes, dos dez produtores entrevistados, nove deles (90%) cultivam o milho para fazer a silagem para alimentar os bovinos, sunos e galinceos. H tambm os que plantam mandioca (20%), feijo (20%), cana-de-acar (20%) para fazer rapadura, frutas (10%) e hortalias (30%), produtos para o consumo familiar. A respeito do funcionamento da criao de frangos e posterior venda NUTRIZA, descobriu-se que a prpria empresa que fornece aos seus produtores subordinados os frangos para engorda, os remdios para serem aplicados nas aves, a rao e a assistncia tcnica e veterinria. Tambm constroem e equipam as granjas com poos artesianos e aquecedores a lenha. Cada barraco tem em mdia 100 metros de comprimento e acomodam cerca de 30 mil cabeas de frangos, sendo que o prazo para engorda das aves de 45 dias e a meta exigida pela NUTRIZA aos produtores que cada ave, no momento da compra, pese no mnimo 2 quilos e 700 gramas, caso contrrio no so comprados, o que ocasiona queda na renda do produtor. Essa situao de subordinao de alguns produtores da comunidade Bananal NUTRIZA ou ITAMB vem de encontro ao que Graziano da Silva (2003) discute ao argumentar que a subordinao s agroindstrias e cooperativas se d atravs do financiamento dos insumos e da assistncia tcnica, criando no pequeno produtor uma dependncia e forando-o adoo de novas tecnologias, o que observamos no caso da NUTRIZA citado acima, ou seja, a empresa dita a forma de produo dos agricultores assim como impe regras de comercializao. Esses produtores salientam que o motivo pelo qual subordinam-se s agroindstrias a obteno de renda que assegura a sobrevivncia da famlia, mesmo considerando o preo pago pelo seu produto como baixo. Sobre assistncia tcnica recebida pelos agricultores, cinco dos entrevistados (50%) disseram contar com apoio de rgos como Agnciarural e Nutriza, sendo que um desses quatro conta com os servios de um veterinrio particular. Os outros cinco (50%) ressaltam que j receberam apoio tcnico de rgos como Emater, Agrodefesa e Sebrae, mas que atualmente no desfrutam mais de tal benefcio. Lembram que recebiam orientaes desses rgos quanto ao plantio da mandioca e criao de gado, bem como sobre doenas dos animais e parto de bezerros.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

A respeito da questo cultural, a comunidade rural Bananal apresenta uma peculiaridade: diferentemente do que acontece na maior parte das comunidades rurais do Brasil onde predomina o catolicismo, nesta a maioria dos moradores evanglica. Inclusive h na comunidade uma igreja protestante presente ali h cerca de 30 anos, de acordo com relatos dos moradores. As pessoas catlicas que vivem no Bananal participam de missas na igreja catlica presente na comunidade do Ba, comunidade rural vizinha. Cabe, aqui, alguns apontamentos, a partir da anlise dos resultados obtidos, onde podemos salientar que os fatores que interferem na produo e (re)produo da agricultura familiar em Pires do Rio so: a) a modernizao agrcola ocorrida no municpio a partir dos anos de 1980, com a instalao da agroindstria de frangos NUTRIZA, o que acarretou a expulso de muitos agricultores para a cidade e o enfraquecimento da produo familiar piresina; b) a entrada das granjas na comunidade do Bananal, que ocasionou a segmentao da produo, pois vrias famlias residentes na comunidade passaram a subordinar-se agroindstria, anulando a sua pluriatividade e c) as dificuldades de acesso ao mercado por parte dos que no esto subordinados agroindstria, que produzem e comercializam apenas em feiras e comrcios locais, ou seja, possuem uma integrao parcial com o mercado. Quanto s principais caractersticas socioculturais da comunidade, ressalta-se o fato de grande parte dos moradores tradicionais serem negros, por descendncia de Chico Crioulo, ex-escravo e fundador do Bananal e curiosamente no h por parte dessas pessoas uma afirmao dessa negritude. Ainda, outro fato peculiar a presena do protestantismo na comunidade, onde a maioria das famlias so evanglicas, desde 30 anos atrs, quando h a territorializao da igreja protestante. Por fim, a agroindstria de frangos mostra-se importante por ser uma fonte de renda para os produtores rurais vinculados a ela, de forma que, caso no houvesse essa subordinao, muitos j teriam migrado para a cidade, por falta de condies financeiras de sobreviver no campo e manter a famlia. Nesse sentido, consideramos que o territrio da comunidade rural Bananal no se apresenta homogneo, pois se mostra carregado de peculiaridades. Cabe, ento, reforar que a dinmica territorial da agricultura familiar, na comunidade do Bananal, constituda de foras polticas, econmicas e culturais. Mesmo com todas as transformaes ocorridas no espao agrrio piresino a partir dos anos de 1980, os agricultores familiares ainda resistem:

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

a partir do trabalho efetuado por esses agricultores que sai parte dos produtos que alimentam os piresinos (leite, arroz, feijo, ovos, frangos, hortalias, etc). Por tudo isso que foi discutido aqui que considera-se o fortalecimento da agricultura familiar como instrumento para a construo de uma sociedade mais justa e igualitria.

CONSIDERAES FINAIS

Pudemos constatar que na comunidade Bananal existem ainda moradores tradicionais que receberam suas terras como herana e outros moradores que adquiriram suas propriedades e moram h pouco tempo na comunidade. Produzem para o autoconsumo e comercializam os excedentes em feiras e comrcios locais ou se subordinam s agroindstrias de frangos e leite para sobreviverem nas suas terras e obterem renda. Adotam inovaes tecnolgicas como mquinas e implementos agrcolas, fertilizantes e insumos qumicos at mesmo por presso do mercado e das agroindstrias e so adeptos do protestantismo, em sua maioria. Compem o universo do rural piresino, to parecido com o rural brasileiro, mas to singular, to prprio daquele territrio. Por tamanha importncia, a agricultura familiar piresina, assim como a nacional, precisa ser fortalecida por polticas pblicas e por isso esse trabalho se prope a ser tambm um documento pblico de auxlio elaborao dessas polticas. Por fim, vale ressaltar que essa pesquisa foi apenas o incio de uma reflexo que por conta do pouco tempo no pde ser aprofundada tanto quanto gostaramos. Pretende ser uma semente para que futuros pesquisadores possam continuar o nosso trabalho e por isso apresentamos algumas sugestes para pesquisas futuras, como, por exemplo, um estudo sobre o impacto da instalao das granjas na comunidade do Bananal; o impacto e a mudana cultural ocasionada com a territorializao da igreja evanglica na comunidade rural Bananal; um estudo sobre os moradores tradicionais que ainda residem na comunidade ou ainda um projeto de desenvolvimento e incentivo de prticas agroecolgicas na comunidade do Bananal. So questes interessantes que merecem ser tomadas como objetos de estudos por parte de estudantes/pesquisadores, responsveis por trazer tona discusses de interesse

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

10

pblico e social, podendo contribuir com a melhoria da vida de segmentos da sociedade marginalizados, como os agricultores familiares.

REFERNCIAS

ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrrio em questo. 3 ed. So Paulo: Edusp, 2007. CAZELLA, A. A.; BONNAL, P.; MALUF, R. S. (Org.). Agricultura familiar: multifuncionalidade e desenvolvimento territorial no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2009. GRAZIANO DA SILVA, J. Tecnologia e agricultura familiar. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), 2010. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br, acesso em 14 de fevereiro de 2010. LAMARCHE, H. (Coord.). Agricultura familiar: comparao internacional. Traduo de A. M. N. Tijiwa. Campinas: Unicamp, 1993, v. 1 (Coleo Repertrios). MENDES, E. de P. P. A produo rural familiar em Gois: as comunidades rurais no municpio de Catalo (GO). 294 f. Tese. (Doutorado em Geografia) Faculdade de Cincia e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2005. MENDES, E. P. P.; PESSA, V. L. S. Tcnicas de investigao e estudos agrrios: entrevistas, registros de observaes e aplicao de roteiros de entrevistas. In: RAMIRES, J. C. de L.; PESSA, V. L. S. (Org.) Geografia e pesquisa qualitativa: nas trilhas da investigao. Uberlndia: Assis, 2009. SANTOS, M. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. SAQUET, M. A. Os tempos e os territrios da colonizao italiana: o desenvolvimento econmico da Colnia Silveira Martins (RS). Porto Alegre: Edies EST, 2003. SILVA, C. M. A agroindstria e a reorganizao do territrio em Pires do Rio. 95 f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Instituto de Estudos Scio-Ambientais, Universidade Federal de Gois, Goinia, 2002. SOARES, A. C. A multifuncionalidade da agricultura familiar. Proposta, Rio de Janeiro, n. 87, p. 40-49, dez. 2000/fev./ 2001.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

11

VENNCIO, M. Territrio de esperana: tramas territoriais da agricultura familiar na comunidade rural So Domingos em Catalo (GO). 178 f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlndia, 2008. WANDERLEY, M. N. B. Razes histricas do campesinato brasileiro. In: TEDESCO, J. C. (Org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 3. ed. Passo Fundo: UPF, 2001. WOORTMANN, E. F. Herdeiros, parentes e compadres: herdeiros do sul e sitiantes do nordeste. So Paulo: HUCITEC, 1995.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

12

You might also like