You are on page 1of 5

Soluo comentada da Prova de Biologia

8 questes 01. O Cear vive a segunda maior epidemia de dengue de sua histria. De acordo com o ltimo boletim epidemiolgico da Secretaria Estadual da Sade (Sesa), atualmente existem 23.357 casos confirmados da doena em 126 municpios. Em Fortaleza, 10.562 ocorrncias foram confirmadas, o que corresponde a mais de 45% dos registros em todo o Estado.
Jornal O POVO, 3 de setembro de 2001

O transmissor dessa doena o mosquito Aedes aegypti , inseto da ordem Dptera. Observe a figura a seguir, que mostra o desenvolvimento do inseto, e responda o que se segue:

Ovo Adulto Larva

Pupa

a) Esse inseto classificado como Pterigoto e Holometbolo. O que significa cada termo? Soluo O Aedes aegypti pertence ordem Dptera, que possui representantes com um par de asas anterior funcional e um par posterior no funcional transformado em halteres. O termo pterigoto (Pterygota) denomina insetos que possuem asas. Portanto, essa espcie, por ter asas, est includa em Pterygota. Quanto ao seu desenvolvimento o A. aegypti possui metamorfose completa, ou seja, o seu ciclo de vida compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Todos os insetos que apresentam esse tipo de metamorfose so denominados holometbolos.

b) Cite trs medidas de preveno e/ou combate ao inseto transmissor da dengue. Soluo Os ovos do A. aegypti so depositados pela fmea, individualmente, nas paredes internas dos depsitos que servem como criadouros, prximos superfcie da gua. A larva se desenvolve em gua parada e limpa e todo o processo (do ovo ao mosquito adulto) demora de sete a dez dias. Para evitar a proliferao do mosquito os reservatrios de gua devem ser vedados; garrafas e embalagens que possam acumular gua devem ser esvaziadas e colocadas de cabea para baixo; pneus devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva e as plantas em recipientes com gua devem ser passadas para a terra ou a gua deve ser trocada a cada quatro dias e o recipiente lavado para eliminar os ovos. Alm disso, pode-se tambm utilizar inseticida para eliminar os adultos.A dengue uma doena provocada por vrus e no h tratamento especfico. Por isso, a preveno e o combate ao mosquito so fundamentais para o controle dessa doena

c) As fmeas e os machos do Aedes aegypti possuem aparelhos bucais semelhantes, porm, somente as fmeas, que se alimentam de sangue, so transmissoras do vrus da dengue. Explique porque s as fmeas se alimentam de sangue. Soluo Embora o macho e a fmea possuam aparelho bucal semelhante, apenas a fmea transmite o vrus da dengue, pois s as fmeas alimentam-se de sangue que serve como fonte de protenas para o desenvolvimento dos ovos. O repasto sangneo pode ser em outros animais vertebrados, porm as fmeas mostram predileo pelo homem. Freqentemente, elas alimentam-se mais de uma vez entre sucessivas posturas, o que resulta na variao de hospedeiros disseminando o vrus a vrios deles

UFC Vestibular 2002 Etapa II

BIOLOGIA pgina 1

02. Observe a tabela a seguir, que mostra parte dos resultados dos experimentos de Mendel, realizados com ervilhas.

De acordo com a tabela, responda: Comentrio Para explicar o desaparecimento do carter recessivo em F1 e seu reaparecimento em F2 na proporo de 3:1 Mendel elaborou um modelo terico cujas premissas so: Cada caracterstica determinada por fatores hereditrios presentes aos pares em um indivduo. Um dos fatores do par foi herdado da me e outro herdado do pai. Indivduos puros para determinada caracterstica tm fatores do par idnticos, enquanto indivduos hbridos tm fatores diferentes. Os fatores de cada par se separam ou segregam no momento em que os indivduos produzem gametas. Se o indivduo puro, todos os gametas tero fatores iguais; se o indivduo hbrido, produz dois tipos de gametas, na mesma proporo. Hoje sabemos que os fatores referidos por Mendel so os genes que podem apresentar-se sob formas diferentes que so os alelos. Os alelos podem ser dominantes ou recessivos. A tabela apresentada mostra essa relao de dominncia entre os caracteres. Os alelos que determinam as caractersticas de sementes lisas e sementes amarelas so dominantes, enquanto os que determinam as caractersticas para semente rugosa e sementes verdes so recessivos. Uma vez que quatro tipos de encontros de gametas tm a mesma chance de ocorrer, formamse trs sementes lisas e uma rugosa ou trs sementes amarelas e uma verde como mostra a tabela. O essencial do modelo proposto por Mendel a separao dos fatores hereditrios na formao dos gametas. Por isso, esse princpio foi denominado lei da segregao dos fatores, mais tarde denominada primeira lei de Mendel.

a) Por que na gerao F1 no foram encontradas sementes rugosas ou verdes? Soluo Os alelos que determinam as caractersticas semente rugosa e semente verde so recessivos. Portanto, no se expresso na gerao F1.

b) O que so os fatores hereditrios referidos por Mendel e onde esto situados? Soluo a) Os fatores referidos por Mendel so os genes que esto situados nos cromossomos.

c) Faa um diagrama de cruzamento para exemplificar as propores fenotpicas encontradas na gerao F2, utilizando qualquer uma das caractersticas apresentadas na tabela. Soluo b) A questo requeria do candidato a capacidade de elaborar um diagrama que representasse a distribuio dos fentipos observados no experimento de Mendel apresentados na tabela.

03. No semi-rido brasileiro, comum a presena de uma vegetao caduciflia conhecida como Caatinga. As perguntas a seguir esto relacionadas com plantas que compem esse tipo de vegetao.
UFC Vestibular 2002 Etapa II

BIOLOGIA pgina 2

O grfico a seguir apresenta dados hipotticos sobre a produo de etileno de uma dada planta e o ndice pluviomtrico da regio onde vive esta planta, durante o perodo de um ano.
Precipitao (mm) 1200 1000 800 600 400 200 0 jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez Etileno (ppm) 12 10 8 6 4 2 0

Precipitao Etileno

a) Com base no grfico apresentado, o que ocorrer com as folhas e a taxa de fotossntese da planta, entre os meses de agosto e dezembro? Justifique sua resposta. Soluo Queda de folha e da taxa de fotossntese. De acordo com o grfico, nos meses de agosto a dezembro a precipitao muito baixa, portanto, ocorre um estresse hdrico severo. Sabe-se que o estresse hdrico pode elevar a produo de etileno. Este, geralmente, est relacionado com a abciso foliar. Portanto, como o grfico mostra, a diminuio de gua eleva a produo de etileno que causa a queda das folhas e com isso ocorre queda da taxa de fotossntese

b) Cite duas caractersticas morfolgicas adaptativas das folhas de plantas de ambientes ridos. Soluo Folhas coriceas, folhas com cutcula espessa na epiderme, xilema proeminente, folhas ricas em esclernquima (fibras), estmatos em criptas geralmente situados na face inferior das folhas, folhas de tamanho reduzido, folhas com muitos tricomas etc., so exemplos de caractersticas morfolgicas adaptativas foliares em ambientes ridos.

c) A figura ao lado exemplifica plantas que vivem na Caatinga. De acordo com a figura, cite uma estratgia apresentada pela planta b e uma apresentada pela planta d, que permitem a sua sobrevivncia por longos perodos de seca.

Soluo A planta b um cactus, que possui tecido especializado em armazenar gua (parnquima aqufero) permitindo-lhe resistir a longos perodos de seca. Alm disso, as folhas foram transformadas em espinhos, o que reduz a perda dgua. A planta d no entanto, apresenta um sistema radicular profundo o que lhe permite buscar gua em profundidades maiores. Apresenta tambm uma parte area relativamente pequena em relao ao sistema radicular. Essas caractersticas, especialmente o sistema radicular extenso e profundo, permitem a sua sobrevivncia por perodos maiores de seca.

04. O reino Fungi possui cerca de 70.000 espcies, entre elas fungos de importncia ecolgica e/ou econmica. a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactrias heterotrficas, so ecologicamente to importantes? UFC Vestibular 2002 Etapa II BIOLOGIA pgina 3

Soluo Os fungos so organismos hetertrofos que se reproduzem por esporos em pelo menos uma fase de sua vida. Junto com as bactrias eles tm papel importante nos ecossistemas pois so responsveis pela decomposio da matria orgnica participando da circulao de matria na natureza

b) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e A. parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, so danosos sade humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes? Soluo a) Os fungos produzem toxinas que permanecem nas sementes mesmo aps a eliminao dos mesmos. Essas toxinas podem causar intoxicao no homem.

c) Planta ou animal? Os fungos no so nem uma coisa nem outra. Cite uma caracterstica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha s plantas. Soluo Assemelham-se aos animais pois so hetertrofos e no conseguem produzir seu prprio alimento como as plantas fazem. No entanto, h fungos que, como as plantas, formam e lanam seus esporos ao vento.

05. Os requerimentos nutricionais variam muito dentre os diferentes grupos de organismos e isso conseqncia da diferente capacidade de sntese dos mesmos. Diferentes subgrupos de protistas flagelados apresentam diferentes requerimentos de tiamina (vitamina B1) na dieta. O subgrupo 1 deve ser suprido com tiamina na dieta. O subgrupo 2 requer somente tiazol. O subgrupo 3 necessite apenas que lhe sejam fornecidos aminocidos simples. O subgrupo 4 necessita de pirimidina e tiazol. Com base nessas informaes e observando a estrutura da tiamina a seguir, responda:

Pirimidina Tiamina

Tiazol

Comentrio Sumarizando a capacidade de sntese dos subgrupos, temos : Subgrupos de protistas flagelados Capacidade de sntese Subgrupo 1 No consegue sintetizar nenhum precursor da tiamina Subgrupo 2 Consegue sintetizar tiamina se lhe for fornecido tiazol Subgrupo 3 Consegue sintetizar tiamina a partir de aminocidos simples Subgrupo 4 Consegue unir a pirimidina ao tiazol a) Qual subgrupo apresenta a maior capacidade de sobrevivncia com uma dieta pobre em tiamina? Justifique sua resposta. Soluo Assim, o subgrupo 3 possui a maior capacidade de sntese, uma vez que consegue sintetizar a vitamina B1 a partir de simples aminocidos, podendo sobreviver com uma dieta pobre em tiamina. b) Qual subgrupo no sobreviveria com uma dieta livre de tiamina? Justifique sua resposta. Soluo O subgrupo 1 o de menor capacidade de sntese, uma vez que precisa ter a tiamina na dieta. No consegue sintetizar nenhum precursor. Portanto, no sobreviveria com uma dieta livre de tiamina. 06. Na espcie humana h algumas condies dominantes ligadas ao cromossomo X, embora sejam raras. A figura abaixo mostra o heredograma de um tipo de diabetes que leva a problemas no metabolismo do fosfato e dos carboidratos.
UFC Vestibular 2002 Etapa II

BIOLOGIA pgina 4

Machos afetados Fmeas afetadas Com anlise do heredograma, responda: a) A me do cruzamento I (um) homozigota ou heterozigota? Justifique. base no enunciado e na

Soluo As evidencias de que a me heterozigota podem ser comprovadas com base nos seguintes argumentos: Se a me fosse homozigota todos os filhos e filhas seriam doentes, uma vez que o carter dominante. A me sendo heterozigota haver uma proporo de 50% de filhos e filhas sadios (e vice-versa). b) Quais so os provveis gentipos dos indivduos II-2, III-4 e III-5? Soluo II-2 uma mulher heterozigtica (XPdX), III-4 um homem no afetado hemizigoto para o alelo normal (XY) e III-5 um homem hemizigoto para o alelo do diabetes fosfato (X PdY).

07. A idia de que inevitvel conter as emisses de gs carbnico na atmosfera se concretizou durante a conferncia da ONU sobre o meio ambiente em 1992, no Rio de Janeiro [...] Para no ter de diminuir o ritmo de sua produo industrial ou investir em tecnologias limpas e muito caras, algumas empresas esto preferindo compensar o que despejam na atmosfera plantando rvores em reas desmatadas. (Revista Veja, 19/04/2000) Sobre esse tema, responda: a) Qual a principal conseqncia do acmulo de CO 2 na atmosfera? Justifique Sua resposta. Soluo A atmosfera desempenha um papel fundamental na manuteno do clima da Terra. Ela funciona como uma manta gasosa que retm o calor irradiado pela superfcie, mantendo assim a temperatura relativamente elevada. Esse fenmeno denominado efeito estufa. Muitos cientistas acreditam que o efeito estufa est sendo acentuado pela poluio, ocasionando um aquecimento do planeta, maior do que o normal. b) Em que se baseia a idia do plantio de rvores para compensar as emisses de CO 2? Soluo As rvores podem contribuir para contrabalanar as emisses de CO 2 porque removem da atmosfera grande quantidade desse gs e tambm de poluentes txicos, como o dixido de enxofre. Elas utilizam o dixido de carbono da atmosfera para os processos fotossintticos, com produo final de oxignio e carboidratos. 08. A resistncia fsica de um indivduo est relacionada sua eficincia na obteno de energia. Uma das drogas mais modernas usadas para aumentar a resistncia fsica de esportistas a eritropoietina (EPO), substncia que promove o aumento do nmero de glbulos vermelhos. Explique como esse aumento est associado com a eficincia no processo de obteno de energia. Soluo A droga eritropoietina aumenta o nmero de glbulos vermelhos do sangue, cuja funo principal a troca gasosa. A hemoglobina carreada pelos glbulos vermelhos capta o oxignio dos pulmes e o entrega aos tecidos, que o utilizam para a realizao do metabolismo celular, tendo como um dos produtos finais o trifosfato de adenosina (ATP), que necessrio para a realizao de qualquer atividade fsica. Assim, a eritropoietina, aumentando o nmero de glbulos vermelhos, aumentar a entrega de oxignio aos tecidos, otimizando a produo de ATP e a resistncia fsica do indivduo.

UFC Vestibular 2002 Etapa II

BIOLOGIA pgina 5

You might also like