You are on page 1of 3

A arte na Pr-Histria

Um dos perodos mais fascinantes da histria humana a Pr-Histria. Esse perodo no foi registrado por nenhum documento escrito, pois exatamente a poca anterior escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo o resultado da pesquisa de antroplogos, historiadores e dos estudos da moderna cincia arqueolgica, que reconstituram a cultura do homem. Consideramos como arte pr-histrica todas as manifestaes que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizaes e portanto antes da escrita. No entanto isso pressupe uma grande variedade de produo, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas caractersticas comuns. A primeira caracterstica o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possua uma utilidade, material, cotidiana ou mgico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situaes especficas, como a caa. Cabe lembrar que as cenas de caa representadas em cavernas no descreviam uma situao vivida pelo grupo, mas possua um carter mgico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivncia. As manifestaes artsticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da Frana e sul da Itlia e datam de aproximadamente de 25000a.C., portanto no perodo paleoltico. Na Frana encontramos o maior nmero de obras pr histricas e at hoje em bom estado de conservao, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho

Arquitetura
Os grupos pr-histricos eram nmades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o perodo neoltico essa situao sofreu mudanas, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma regio, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de cmaras morturias ou de templos. Raras as construes que serviam de habitao. Essas pedras pesavam mais de trs toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca. Esses monumentos de pedras foram denominados "megalticos" e podem ser classificados de: dlmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que so grandes pedras cravadas no cho de forma vertical; e os cromlech, que so menires e dlmens organizados em crculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.

Tambm encontramos importantes monumentos megalticos na Ilha de Malta e Carnac na Frana, todos eles com funes ritualisticas.

Escultura
A escultura foi responsvel pela elaborao tanto de objetos religiosos quanto de utenslios domsticos, onde encontramos a temtica predominante em toda a arte do perodo, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vnus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, so associadas ao culto da fertilidade; Entre as mais famosas esto a Vnus de Lespugne, encontrada na Frana, e a Vnus de Willendorf, encontrada na ustria foram criadas principalmente em pedras calcrias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda. Durante o perodo neoltico europeu (5000aC - 3000dC) os grupos humanos j dominavam o fogo e passou a produo de peas de cermica, normalmente vasos, decorados com motivos geomtricos em sua superfcie; somente na idade do bronze a produo da cermica alcanou grande desenvolvimento, devido a utilizao na armazenagem de gua e alimentos

Pintura
As principais manifestaes da pintura pr-histrica so encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princpio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caadas, existindo ainda a pintura de smbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial marcada pela utilizao predominantemente do preto e do vermelho e considerada portanto como naturalista. No perodo neoltico a pintura utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras superior, mostrando um maior grau de abstrao e a utilizao de outros instrumentos que no as mos, como esptulas. Por volta de 2000aC as caractersticas da pintura a apresentavam um nvel prximo de formas escritas, preservando porm seu carter mgico ou religiosos, celebrando a fecundidade ou os objetos de adorao (totens).

You might also like