You are on page 1of 45

Mathcad Mini-Curso Introdutrio

Introduo
Mathcad Mini-Curso Introdutrio
Este mini-curso consiste em apresentar a ferramenta MathCad aos novos usurios, demonstrando suas principais funcionalidades tais como: Clculos numricos e simblicos, funes, matrizes, grfico 2D e 3D, textos, edio e formatao, unidades, etc. Incluindo exemplos de aplicaes para melhor familiarizao com o software. Ao final o participante receber uma CD contendo o material do curso e o software tendo direito a 30 dias de uso para avaliao..

Programa: Viso geral do software Mathcad


Insero e Edio de Expresses; Formatao e Documentao Funes Unidades Plotagens Clculo numrico e simblico

Viso Geral - O espao de trabalho do Mathcad


Menu

Barras de ferramentas

Ferramentas

Folha eletrnica de trabalho (worksheet)

Viso Geral - O espao de trabalho do Mathcad


Cada cone na barra de ferramenta contem vrios operadores ou smbolos. Voc pode inserir vrios operadores, letras gregas, e traar grficos clicando nesses cones.

Viso Geral - O espao de trabalho do Mathcad


A barra de ferramenta padro (standard) permite um acesso rpido a vrios comandos do menu.

A barra de ferramenta de formatao (formatting) permite a formatao de textos e frmulas utilizando diferentes estilos.

Obs: Barras de ferramentas podem ser ativadas e desativadas atravs da opo View > Toolbars. possvel colocar ou remover cones da barra de ferramenta utilizando a opo customize (clicando o boto direito do mouse na barra de ferramenta).

Viso Geral -Trabalhando com folhas eletrnicas (worksheet).


Regies numa folha eletrnica: O Mathcad permite introduzir textos, frmulas e equaes em qualquer lugar da folha. Cada equao, poro de texto ou figura denominado regio. Uma folha Mathcad uma coleo destas regies. Para criar uma nova regio: a. Clicar em qualquer parte da rea em branco de uma folha Mathcad. Voc vai visualizar um sinal de mais como o da direita Qualquer coisa que voc digite ficar dentro de uma caixa localizada no setor escolhido. b. Se a regio que voc deseja criar uma math region, s digite alguma coisa na caixa pois o default justamente math region. c. Se voc quer criar um text region ento digite (aspas) antes de comear a digitar o texto.

Viso Geral - Trabalhando com folhas eletrnicas (worksheet).


Alternativamente voc pode proceder como na figura

Salvando uma folha Mathcad


Voc pode salvar a folha em diferentes formatos: O formato por default o .XMCD (Mathcad XML document). Alternativamente utilize o formato .XMCDZ (Mathcad compresed XML document). Pode ser utilizado tambm os formatos .HTML, .RTF. Se voc salvar nos formatos HTML ou RTF estes arquivos no podero ser abertos posteriormente no Mathcad. Voc poder tambm salvar no formato de outras verses do Mathcad.

Usando o Mathcad como calculadora


O Mathcad capaz de fazer clculos matemticos bem sofisticados, mas tambm pode ser usado de um modo mais simples como uma calculadora.

Para fazer o seu primeiro clculo proceda como segue: 1. Clique na folha. Voc estar vendo o sinal + na tela. 2. Escreva 30-25/10.2= . Quando voc pressionar a tecla = ou clicar no cone = na barra de ferramenta, o Mathcad vai computar o resultado da operao.

Usando o Mathcad como calculadora


Quando voc digitar algum operador o programa mostrar um pequeno retngulo chamado placeholder. Os placeholders so espaos destinados para nmeros ou expresses ainda no digitados. Se voc clicar no final de uma equao vai visualizar um placeholder destinado para definio e converso de unidades. Para editar uma expresso matemtica basta clicar nela e adicionar nmeros ou letras.

Placeholders

Definindo e avaliando variveis


As variveis permitem definir valores que sero usados para avaliar expresses e resolver equaes. Como j foi mencionado anteriormente, possvel utilizar um nome complexo, inclusive com sub-ndices por exemplo. Entretanto, espaos no so permitidos. As variveis podem ser escalares ou objetos matemticos mais complexos, como matrizes, vetores e nmeros complexos. As variveis em Mathcad so definidas na sequncia de leitura, ou seja, na folha da esquerda para direita e de cima pra baixo. possvel usar nomes de variveis j definidos anteriormente pelo usurio ou na base de dados do MathCad, sobrescrevendo seus valores. O MathCad informa visualmente variveis redefinidas, como mostrado abaixo.

Definio de variveis e funes


O fato de poder utilizar variveis e funes vivas no Mathcad o torna uma ferramenta com muita versatilidade. Definindo funes e variveis voc pode ligar equaes e funes e pode utilizar resultados intermedirios para clculos posteriores.

Definindo variveis
Para definir uma varivel: 1. Digite o nome da varivel (e.g. x). 2. Digite : ou clique em = no cone correspondente. 3. Digite o valor atribudo varivel. O valor pode ser simplesmente um nmero ou uma combinao de nmeros com variveis e funes definidas previamente. Se voc cometer um erro ento clique na equao. Pressione a barra de espaos at que a expresso a modificar fique sublinhada em azul. Ento apague-o usando cut (ou [CTRL] + [X]). Alternativamente pode utilizar as opes undo e redo.

Definindo e Calculando resultados de variveis previamente definidas.


1. 2. 3. 4. 5. 6. Exemplo: Digite x:10 Pressione [Enter]. Isso mover o sinal + abaixo da expresso anterior. Digite x2:12.4 Pressione [Enter]. Digite x2/2[Space]*x^3= Pressione [Enter]. Voc vai visualizar

Definio e Avaliao de uma funo


Continuando na mesma folha: 1. Digite f(x): 2. Logo depois digite 100+x2/2[Space]x^3 3. Pressione [Enter]. Voc vai visualizar a tela 4. possivel obter o valor de uma funo para um argumento numrico qualquer. No exemplo anterior funo f a funo e x o argumento. Por exemplo digitando f(2.5)= na folha obteremos:

Formatao - Formatando o resultado


Para mudar o formato do resultado: 1. Clique no resultado. 2. Selecione no menu Format a opo Result...

Formatao - Formatando o resultado


3. Selecione o formato adequado. 4. Clique em OK.

Obs.: Independente do formato, o Mathcad manter a preciso do clculo, ou seja, utilizar internamente uma representao com mais dgitos significativos do que a quantidade escolhida na formatao.

Formatao - Alinhando regies


Para alinhar regies: 1. Selecione as regies a alinhar. 2. Pressione em ou na barra de ferramentas Standard. Alternativamente pode alinhar utilizando o menu Format como mostrado abaixo.

Arrays (matrizes, vetores)


No Mathcad possvel introduzir vetores e matrizes. Com efeito, uma matriz com uma s coluna um vetor (vetor coluna) e ser utilizado o termo vetor quando se fale de um vetor coluna. Similarmente possvel introduzir um vetor linha (matriz com uma linha e vrias colunas). Para definir uma matriz clique no cone . Posteriormente, como mostrado abaixo, indique o nmero de linhas e colunas da matriz.

Finalmente preencha os spaceholders para definir a matriz.

Arrays (matrizes, vetores)


Para inserir ou apagar linhas e colunas, inserir o editor mostrado abaixo

Especifique o nmero de linhas e colunas a adicionar ou apagar. Pressione Insert ou Delete.

Clculos iterativos com Mathcad


Voc pode fazer clculos iterativos utilizando variveis definidas numa faixa de valores denominado Range Variable. Para criar uma Range Variable proceda como no exemplo: Exemplo: Introduza uma varivel t com valores de 5 a 15 espaados em uma unidade, i.e. a seqncia <5,6,...,15>. 1. Digite t:5. Voc ver na tela onde o valor 5 esta sublinhado em azul. 2. Digite agora ,6. Voc ver na tela 3. Digite agora ; (ou clique em na barra de ferramentas). Voc ver na tela 4. Digite finalmente 15 no spaceholder. Voc ver na tela Se voc utilizar esta varivel para fazer algum tipo de clculo obter todos os valores correspondentes seqncia <5,6,...,15>. Por exemplo, se fizer t^2=, voc obter:

Clculos iterativos com Mathcad


possvel utilizar mais de uma Range Variable. Nesse caso o Mathcad ir percorrer a faixa de valores. Veja o exemplo seguinte. Exemplo: Crie uma matriz 5x5 com os seus valores determinados utilizando uma frmula que trabalhe com duas Range Variables. 1. Defina as variveis i e j na forma seguinte: i:0;4 J:0;4 2. Defina a varivel xi,j na forma seguinte: Digite x Pressione no cone Digite i,j Pressione duas vezes [Space] Digite : Digite i+j Voc vai visualizar na tela

Clculos iterativos com Mathcad


2. Digite x= Voc vai visualizar na tela

importante observar que os ndices das linhas e colunas das matrizes iniciam com valor zero. Esse valor corresponde origem da matriz (Array Origin), que pode ser alterado em Tools > Worksheet Options, na aba Built-In Variables

Inserindo uma matriz como uma tabela de dados


Voc pode importar as componentes da matriz (tabela) partindo de um arquivo .txt, excel etc, clicando o lado direito do mouse uma vez selecionada a tabela. Para mudar as dimenses da matriz (tabela) pressione e arraste o boto do lado esquerdo do mouse.

Voc pode inserir os dados de uma tabela selecionando a tabela (do Excel por exemplo), copiando e colando estes dados no Mathcad.

Acessando os elementos de uma matriz


Voc pode acessar os elementos de uma matriz simplesmente atravs do nome da varivel matricial, individualmente ou em grupos. Para visualizar a matriz R, por exemplo, definida anteriormente, digite R= Para visualizar os elementos da matriz clique no cone ou digite [.

Acessando linhas e colunas de uma matriz


Alm de poder acessar individualmente os elementos de uma matriz o Mathcad permite acessar diretamente linhas ou colunas de uma matriz para tornar a operao mais rpida e simples. Para acessar a uma coluna clique no cone na barra de ferramentas

Por exemplo selecionando a coluna 1 da matriz R voc visualizar

Para extrair a linha de uma matriz, aplique nela o operador transposta e depois extraia a coluna correspondente.

Operaes matriciais
As operaes matriciais pr-determinadas so: 1. Produto de duas matrizes. Por exemplo a operao A*B dar como resultado a matriz produto entre A e B. 2. A inversa da matriz A, por exemplo, pode ser avaliada utilizando o operador / ou

3. O operador de transposio 4. O produto escalar de dois vetores tem o operador Identicamente possvel realizar esta operao entre vetores utilizando o operador * ou achando a transposta previamente.

Operaes matriciais
5. O produto vetorial entre dois vetores M e N feito com o operador

6. A soma dos elementos do vetor M obtida usando o operador

7. A soma de duas matrizes A e B introduzida simplesmente na forma A+B 8. A diferena de duas matrizes A e B introduzida simplesmente na forma A-B. 9. A potncia de uma matriz A introduzida na forma A^2 onde 2 a potncia da matriz A. 10. O determinante de uma matriz A calculada utilizando o operador

Unidades e dimenses
O Mathcad possui unidades e pode efetuar a converso entre elas. Para atribuir unidades a um nmero ou expresso basta multiplicar pela unidade correspondente. O Mathcad reconhece os sistemas de medies mais conhecidos, e utiliza por default o SI.

Uma vez que voc tenha atribudo uma unidade o Mathcad faz uma anlise dimensional.

Unidades e dimenses
O Mathcad permite definir a sua prpria unidade de ser necessrio. A definio similar definio de variveis:

Para mudar o sistema de unidades escolha a opo Worksheet options no menu Tools.

Clculo simblico
Quando avaliamos uma funo numericamente o Mathcad retorna um ou mais valores numricos da funo. Quando avaliamos simbolicamente porm, obtemos uma nova expresso analtica.

H duas maneiras de fazer a avaliao simblica: com o teclado o com o mouse. [Ctrl]+[.]

Clculo simblico
Podem ser utilizados keywords, e.g. expand. Neste caso utilizado o operador ao invs do operador no placeholder o keyword desejado , digitando

Outra opo consiste em clicar diretamente no comando com o keyword desejado, por exemplo Para resolver uma equao: Escreva a equao Use o operador Escreva no placeholder solve,variavel, e.g. solve,x Pressione [enter]

Clculo simblico

Clculo simblico
Para resolver sistemas de n equaes com n incgnitas proceda como segue: 1. Digite [Ctrl]+[M] para criar um vetor com n linhas e 1 coluna 2. Digite [Ctrl]+[=] (operador Booleano =) 3. Clique [Ctrl]+[Shift]+[.] 4. Digite solve,incognita 5. Digite [Ctrl]+[M] para criar um vetor com n linhas e 1 coluna das variveis 6. Pressione [Enter]

Clculo simblico
Outros clculos

Fazendo grficos em Mathcad


O Mathcad permite traar grficos bidimensionais cartesianos e polares. Adicionalmente permite traar grficos tridimensionais de contorno, superfcie e de disperso.

Fazendo grficos em Mathcad


Para criar um grfico cartesiano bidimensional no Mathcad: 1. Clique na folha no lugar onde se quer colocar o grfico. 2. Selecione no menu Insert a opo X-Y Plot.

Fazendo grficos em Mathcad


Alternativamente digite [@]. Em qualquer desses casos o Mathcad vai colocar um grfico em branco. 3. Digite a varivel no placeholder que fica no eixo horizontal, e.g. x. 4. Digite a funo no placeholder que fica no eixo vertical, e.g. f(x). A varivel deve estar definida numa faixa de valores, e.g. x:=0..10.

Placeholders

2D plots
Veja mais exemplos abaixo.

possvel mudar o formato do grfico clicando o lado direito do mouse enquanto esteja selecionado o grfico. Os limites dos eixos podem ser mudados clicando no placeholders correspondentes.

2D plots
Voc pode adicionar os nomes dos eixos, comentrios etc. Para adicionar comentrios crie uma regio de texto e arraste-o sobre a figura.

Para ampliar uma parte de um grfico selecione o grfico, e escolha Zoom que est dentro de Graph no menu Format. Posteriormente escolha a regio a ampliar com o lado esquerdo do seu mouse.

2D plots
Para visualizar as coordenas de um grfico, selecione o grfico e posteriormente selecione a opo Trace com o lado direito do mouse.

3D plots
Selecionando a opo Graph no menu Insert possvel fazer grficos tridimensionais.

Os tipos de grficos 3 dimensionais so: surface, bar, contour e scatter

3D plots
Para fazer o grfico 3D Defina as funes de duas variveis a graficar. Escolha o tipo de grfico 3D, e.g. Insert>Graph>Surface plot Colocar o nome das funes a graficar.

Para criar curvas tri-dimensionais basta graficar uma funo com uma varivel no espao. Para mudar o tipo de grfico selecione Display as no Properties.

Viso Geral - Recursos online


Para resolver alguma dvida sobre o Mathcad possvel consultar a uma extensa informao organizada eletronicamente. Esta informao eletrnica possui recursos de busca para navegar dentro dos livros eletrnicos. As informaes no livro eletrnico esto interligadas atravs de links e outros recursos para filtrar a informao que seja de interesse. O help do Mathcad possui os seguintes livros eletrnicos:

1. Tutorials: contm o getting started primer, Migration guide e Features in depth. Oferece uma idia geral dos recursos do Mathcad. 2. Quicksheets: contm exemplos que podem ser manipulados pelo usurio para aprender a utilizar os recursos do programa. 3. Reference Tables: contm tabelas de constantes fsicas, qumicas e frmulas matemticas etc. 4. Mathcad Help: contm informaes sobre cada um dos recursos disponveis no Mathcad que esto linkados com exemplos que podem ser manipulados pelo usurio.

Viso Geral - Recursos online


5. The Authors Reference: mostra como criar E-books no Mathcad e exportao para o formato RTF e HTML. 6. The Developers Reference: mostra como personalizar o Mathcad utilizando opes mais avanadas, como criao de DLL e a interface OLE. 7. E-Books: possvel achar artigos e livros na internet que voc pode baixar e colocar no help do seu Mathcad. Voc pode achar por exemplo no www.mathcad.com ou www.webstore.mathsoft.com estes arquivos. Tambm voc pode criar o seu prprio E-Book.

You might also like