You are on page 1of 102

Altar

Aquele que me pedir um benefcio Encontra-o na sombra oculta. Conduza minha dana nas clareiras de verdes florestas Sob a luz da Lua Cheia. Dance prximo ao meu altar de pedras Trabalhe meu sagrado ensinamento. queles que so seguidores da Bruxaria. Eu trago segredos desconhecidos. Doreen Valiente, Redirth of Witchcraft.

Os rituais so celebrados na presena de um Altar. O Altar, para ns, Pagos, ao mesmo tempo a representao fsica e espiritual da Deusa, do Deus e dos Deuses. Nele, encontram-se sempre representados os quatro elementos da Natureza: Terra, Ar, Fogo e gua. Ele a nossa fonte de poder, de apoio e onde focalizamos as energias invocadas e criadas no decorrer de um rito.

A palavra Altar vem do grego Altum que significa lugar elevado, ou seja, o lugar onde se encontram presentes as energias das Divindades invocadas.

Um Altar pode ser estabelecido em cima de uma pequena mesa, a escrivaninha, estante ou at mesmo no cho. No importa o lugar onde voc ir montar o seu Altar, o importante faz-lo com carinho, levando em considerao algumas diretrizes bsicas.

Se voc tiver um local exclusivamente dedicado sua prtica religiosa l que ele deve ser colocado, caso contrrio, ele poder ficar em qualquer outro lugar de sua casa. muito comum, com o passar do tempo, acabarmos por ter vrios Altares espalhados por nossa casa. Isso muito bom, pois o Altar tem a capacidade de atrair a harmonia e a paz para nosso lar. O Altar a moradia dos Deuses e o local onde devemos nos dirigir quando precisamos do auxlio Deles.

Para montar o seu Altar, o primeiro passo adquirir os cinco Instrumentos bsicos e distribu-los pelo Altar de acordo com as suas respectivas direes:

Pentculo: no ponto cardeal Norte Athame: no ponto cardeal Leste Basto: no ponto cardeal Sul Clice: no ponto cardeal Oeste Caldeiro: no centro do Altar

Um Altar Pago sempre voltado para o ponto cardeal Norte, o ponto relacionado ao elemento Terra (a Deusa), o ponto dos mistrios e da sabedoria. (Lembre-se que a opo pessoal e depende das energias com que se est trabalhando)

O lado esquerdo do Altar representa as energias femininas, por isso coloque uma vela preta nesse lado para representar a Deusa. O lado direito do Altar representa as energias masculinas, por isso coloque uma vela branca nesse lado para representar o Deus.

O meio do Altar o ponto onde todas as energias se concentram, por isso coloque uma vela vermelha nesse ponto, representando a Arte, e ativao dos nossos desejos e as energias em constante movimento.

Smbolos e esttuas que representem a Deusa e o Deus tambm podem ser colocados sobre o seu Altar.

Os smbolos mais comuns da Deusa so: concha, pedra furada, pedra achatada, Runa Berkana, Lua, cisne, gato, cavalo, coruja, pedra da Lua, Triskle, Taa, Caldeiro, guirlanda de flores, smbolo das trs fases da Lua, Ankh, ma, bracelete, colar com 40 ou 70 contas, imagens de antigas Deusas (como Cerridwen, Afrodite, Sheela na Gib, Hcate, Brigit), vela preta, azul ou prateada esquerda do Altar. Um castial com a figura da Lua para conter a vela que representa a Deusa. Os smbolos mais comuns do Deus so: bolota, pedra pontuda, chifres, topzio, Runa Sowelu, Sol, Athame, Basto, serpente, cervo, touro, carneiro, guirlanda de folhagens, crculo encimado por uma meia-lua cujas pontas apontam para cima, tringulo com o vrtice para cima, estaca, imagens de Antigos Deuses como Cernunnos, Dagda, Pan, Fauno, Dionsio, Eros, Zeus - , vela branca, verde ou marrom direita do Altar, um castial com a figura do Sol para conter a vela que representa o Deus. Nunca se esquea de que o Altar o seu ponto de poder, por isso ele deve permanecer limpo e em perfeita ordem, j que ele usado em todos os rituais.

O Altar o seu ponto de ligao com a Deusa e com o Universo! Postado por Guinevere 0 comentrios

Velas

Desde tempos remotos as velas tm sido usadas como poderosas fontes de poder em sortilgios e encantamentos. Seu uso est presente em quase todas as religies. Um dos fatores mais importantes no uso mgico das velas a sua cor. Cada cor est relacionada a um desejo e uma energia especfica. A cor tem a funo de agir como intermediria entre o nosso mundo e o mundo dos Deuses. Veja o significado delas: Amarela: Est relacionada a Mercrio. Desenvolve o intelecto, as habilidades, dons de todas as ordens, a perspiccia, a eloqncia, o dom da palavra. Atrai sorte no comrcio, negociaes, viagens e a cura de doenas. Azul: O azul-claro est relacionado ao equilbrio, paz , harmonia e estabilidade familiar. O azul-marinho uma cor ligada riqueza, fortuna, prosperidade. a cor sagrada de Jpiter. Branca: Pode ser utilizada para qualquer encantamento. a cor universal. Cinza: Cor relacionada tristeza, ao fracasso. Deve ser evitada. Laranja: Relacionada ao Sol, uma cor que atrai o sucesso de todas as ordens. Deve ser usada em feitios que visem atrair prosperidade, a fama, a notoriedade, o otimismo e a conquista de bens materiais. Marrom: Cor ligada a Mercrio e ao elemento terra. Deve ser utilizada em encantamentos que tenham o propsito de nos ligar a Terra e s coisas relacionadas a ela. Traz as pessoas para a realidade, atraindo a racionalidade e o poder da razo. tima cor para ser utilizada quando precisamos adquirir um imvel. Preta: a cor Universal. Ao contrrio do que muitos pensam, a cor preta no negativa, mas sim capaz de nos defender de infortnios, energias negativas, azar e todas as espcies de maldies. uma cor de poder e a preferida de muitos Bruxos e Bruxas. considerada a cor mais perfeita e pode ser usada para todas as

finalidades. Rosa: Cor relacionada Vnus. Est ligada prosperidade, abundncia, proteo,. Traz sorte e abre caminhos. tima para ser utilizada em encantamentos que visem atrair oportunidades para a nossa vida. Vermelha: Cor de Marte. Deve ser utilizado em sortilgios que visam atrair coragem, garra, vigor, dinamismo, fora de vontade, vitria e defender de magia negativa e inimigos. Uno das Velas Ao chegarem at ns, s velas j foram manuseadas por outras pessoas e impregnadas com as suas impresses psquicas. A uno com azeite ou leos aromticos, relacionados ao nosso desejo, uma forma simples de anular quaisquer energias que as velas tenham adquirido antes de serem utilizadas por ns. Por isso, utilize: Para rituais de amor: leos de rosa, vetiver, patchuli, canela, sndalo, manjerico. Para rituais de prosperidade: leos de cravo, louro, olbano, cedro, carvalho, canela, girassol. Para rituais de sade: leos de alecrim, jasmim, ltus, lavanda, slvia. Para rituais de proteo: leos de cedro, slvia, verbena, Artemsia, anis.

Velas, Signos e Pedras Principais Ligaes entre Velas, Signos e Pedras Vela Vela Vela Vela Vela Vela Vela Branca (Cncer) Pedra => Quartzo Verde (curativa) Preta (Capricrnio) Pedra => nix Negro (poder) Azul (Sagitrio) Pedra => Sodalita (sabedoria) Rosa (Libra) Pedra => gata Azul (sorte) Verde-gua (Peixes) Pedra => Hematita (proteo) Marrom (Aqurio) Pedra => gata Rosa (sorte) Roxa (Gmeos) Pedra => Olho de Tigre (felicidade)

Vela Vermelha (ries) Pedra => Ametista (beleza) Vela Verde (Touro) Pedra => Quartzo Rosa (amor) Vela Amarela (Leo) Pedra => Cristal (energia) Vela Roxa (Virgem) Pedra => gata Vermelha (sorte) Vela Vermelho-Escuro (Escorpio) Pedra => Obsidiana (Paz) Postado por Guinevere 0 comentrios

26 Dezembro, 2006
Dias Mgicos, Janeiro
Janeiro o ms em que devemos estar cientes de nossa misso evolutiva neste mundo, no s como seres individuais, mas como espcie. Faa tudo para crescer espiritualmente, tornar-se realmente uma pessoa melhor e o mundo tambm o fara, pois tudo faz parte de um plano perfeito em que uma coisa, por mais insignificante que parea, intefere nas outras. Use esse ms para aumentar essa chama de caridade e amor, mas sua obrigao mant-la acesa a vida toda!

DIA 01 DE JANEIRO - DIA EXEMPLAR O ano comea hoje. A maioria das pessoas est de ressaca porque comemorou demais na noite anterior, mas tudo que voc fizer hoje agir como se tivesse fermento no resto do ano. Por isso, procure fazer algo que gosta, ficar com quem realmente ama, pois um dia especial. Cada minuto deve ser aproveitado. Divirta-se, leia, descanse, ame, sinta cada momento do dia de hoje, mentalizando o que deseja atrair para sua vida no ano que se inicia. Acenta uma vela branca e oferea uma fatia de bolo branco com vinho s entidades que acompanham e iluminam voc em agradecimento pelo timo ano que voc sabe que ter.

DIA 02 DE JANEIRO - ANIVERSRIO DE INANNA Essa tradio sumria lembra-nos da Inanna, deusa me do vinho e dos gros. Um bom ritual para este dia acender um incenso e uma vela diante de um pratinho com gros e uma taa de vinho. Depois que a vela se apagar, enterre os gros, que representam o passado, e beba o vinho, trazendo para dentro de voc novas energias vitalizantes. DIA 05 DE JANEIRO - ANIVERSRIO DE TSAI SHEN Na mitologia chinesa, o deus da sade. Bom dia para pedir sade e disposio para a luta do dia-a-dia. DIA 07 DE JANEIRO Todo dia 7 mgico e segunda-feira o dia da Lua, bom para rituais de paz e meditao. Acenda sete incensos e sete velas e mentalize seus desejos mais profundos. Preste ateno nos sonhos nesta noite. DIA 08 DE JANEIRO - DIA DE JUSTITIA Deusa romana da Justia, representada pela constelao de Virgem. Acenda um incenso de lavanda neste dia e pea que Justitia esteja ao seu lado em questes de justia. DIA 10 DE JANEIRO - DIA DO BARDO GERAINT Conhecido como o Bardo Azul, Geraint era um bardo gals do sculo IX. Acreditase que seu esprito ajuda todos os que trazem em seu corao o amor verdadeiro. Hoje, faa um pedido de amor em um papel azul. Mas tem que ser em forma de poesia. DIA 13 DE JANEIRO - O CORAO DO MS como conhecido todo dia 13. Nesse dia, o que voc fizer voltar multiplicado para voc no restante do ms. Ame muito nesse dia, esteja propenso a demonstraes de carinho e amor! DIA 15 DE JANEIRO - FESTIVAL DE CARMENTLIA Este festival romano em honra da Ninfa das Profecias, Camanae, diz que os orculos hoje no podem mentir. Consulte seus orculos e realize suas mancias hoje! DIA 17 DE JANEIRO - DIA DE FELICITAS Felicitas a deusa romana da boa sorte e da fortuna. Para atrair seus favores e simpatia para dentro de seu lar, acenda uma vela azul prxima a janela. DIA 19 DE JANEIRO - FESTIVAL DE THOR O deus dos raios e troves da mitologia germnica, Thor, era tambm filho de Odin. Invoque-os hoje e ele conceder fora e coragem para realizar as mais difceis tarefas.

DIA 20 DE JANEIRO - DIA DE BABA YAGA Esta deusa blgara a deusa da morte e renovao. Muitas vezes precisamos deixar algo partir para um novo renascer. Acenda uma vela escura e invoque Baba Yaga. Pea-lhe que as coisas ruins embora e abra caminhos para as coisas novas e boas em sua vida. DIA 22 DE JANEIRO - DIA CONSAGRADO A APOLO Apolo tambm conhecido como deus do Sol, influenciando na poesia e nas artes. Neste dia, espalhe folhas de louro na entrada de sua casa para atair as ddivas deste deus grego. DIA 24 DE JANEIRO - FESTIVAL DAS VELAS uma antiga cerimnia da purificao atravs das deusas do fogo. Acenda uma vela laranja e concentre-se na chama. Pea s deusas do fogo que queimem seus males, sejam fsicos, sejam espirituais. DIA 26 DE JANEIRO - DIA DOS DEUSES LARES So os espritos guardies da tradio romana que protegem nossas casas e seus nomes originam a palavra "lar". Escolha um cantinho da sua casa para ser a morada dos deuses Lares e acenda uma vela verde e um incenso de ervas, agradecendo a eles pela proteo e alegria que proporcionam. DIA 27 DE JANEIRO - PAGANLIA, DIA DA ME TERRA Pela tradio romana, um dia consagrado Me Terra. Neste dia, decore trs rvores com fitas amarelas. Os espritos da natureza sero atrados pela sua gentileza e traro prosperidade e boa sorte. DIA 30 DE JANEIRO - FESTIVAL DA PAZ Na tradio romana o dia da deusa Pax Augusta, deusa da paz. Hoje, acenda uma vela branca e reze pela paz na vida e no mundo. Vamos todos fazer isso e atrair o manto da paz para o planeta, que est precisando. Postado por Guinevere 0 comentrios

19 Dezembro, 2006
Talisms e Amuletos

Talisms so objetos de proteo, imantados de fora magntica, ao qual se atribui um poder sobrenatural de realizao dos desejos do usurio. Muitas vezes aparentemente funcionais ou decorativas, como clices, adagas, esculturas, gravuras ou mscaras, estes objetos podem ser poderosos. No confundir Mensageiros do vento que pertencem ao Feng Shui. J os amuletos so os objeto consagrados atravs da magia que devem ser usados junto ao corpo (anis, correntes, medalhas). Imantados com uma fora mgica de proteo para o usurio. O significado e poder mstico esto ligados com sua forma e a simbologia gravada no mesmo. Medalha - chapa metlica, geralmente redonda, com smbolos gravados, que pendurada em uma corrente ao redor do pescoo. Normalmente as medalhas ou medalhes representam temas religiosos. Tambm so usadas para vincular o usurio ao santo ou smbolo retratado, como forma de proteo.

OM - o som criador primordial, o som sagrado dos hindus, considerado o som da potncia divina. A deusa hindu Vac, deusa da palavra, a doadora deste som mstico. Este som pode ser decomposto em trs sonoridades: A-U-M, representando a tradio vdica da trindade. OM uma ajuda evoluo espiritual, o mantra entre todos os mantras.

Pentagrama - smbolo sagrado em vrias tradies. O nmero cinco expressa a unio dos desiguais, unindo o 3 princpio masculino ao 2 - princpio feminino. Smbolo dos membros da sociedade Pitagrica. Chave da alta magia abre os caminhos ao oculto. Simboliza ainda o matrimnio, a felicidade e a realizao. Na tradio manica considerada a estrela flamejante.

Olho de Hrus representado por um disco solar com asas de gavio. Simboliza a justia implacvel do olhar que tudo v do deus egpcio Hrus, deus com cabea de falco que derrotou o maligno Seth. Este smbolo representa a dedicao aos rituais e s leis, ilustrando a luta da luz contra as trevas. Smbolo usado nos templos manicos.

Sarasvati - esposa de Brahma. Deusa da gua, esprito do Rio Sarasvati. Usa uma lua crescente sobre a testa. Originou a lngua snscrita. Deusa da arte e do conhecimento. Segura manuscritos ou toca instrumentos de corda. O pavo tambm um smbolo associado a essa deusa.

Tara a deusa mais importante do budismo tibetano. Considerada a salvadora, a deusa branca, a deusa me que possui 21 aspectos. venerada como a me de todos os bodhisattvas, os aspirantes iluminao. Educa-os com sabedoria. A deusa Tara branca e a deusa Tara verde estabeleceram o budismo no Tibet. Esta deusa representada com o terceiro olho no meio da testa, smbolo do seu conhecimento supremo.

Vnus de Willendorf - representa a fecundidade e a fertilidade. Ela se baseia nas primitivas imagens da Grande Me que, desde a Idade da Pedra, representam o poder mgico da alma feminina. Ela a senhora da fertilidade da terra e do esprito. Deve ser colocada perto da cama (para a fertilidade do casal), na mesa do escritrio (para a fecundao de novos projetos) ou na sala (para a fertilidade das relaes familiares).

Bath - A palavra egpcia para deuses NETJER, que quer dizer NATUREZA; as divindades habitavam e representavam o mundo animal, vegetal e mineral. A deusa Bast, com cabea de gata e corpo de mulher a Filha de R. Para os egpcios, os felinos (ela era representada por uma gata selvagem ou uma leoa) simbolizavam o Sol, a Rainha e a Lua. Ela a protetora do fara e Grande Vingadora. Em suas mos porta um sistro, o Ankh , smbolo egpcio da vida eterna e dos poderes criadores. Limpeza o Fazer a limpeza do talism em gua corrente o Coloque o talism no centro da mo esquerda o Sinta o peso do talism na sua palma o Feche os olhos e respire profundamente vrias vezes (at relaxar) o Limpe a sua mente de todos os pensamentos o Imagine uma luz violeta descendo do cu e entrando pela coroa da sua cabea o Sinta esta energia percorrendo o seu corpo at a sua mo direita o Com a mo direita aberta sobre o talism (5 a 10 cm) faa movimentos antihorrios o Imagine o talism sendo purificado de todas as impresses energticas anteriores o Converse, fale em voz alta com o talism: Voc, nome do talism, est limpo de toda contaminao o Faa isto, no mnimo trs vezes, at voc sentir que o talism est purificado e consagrado com as suas energias o Para encerrar, imagine que a luz violeta se transforma em azul e sai, mais

intensa do que antes, da sua mo direita enquanto voc diz estabilize, estabilize, estabilize... Voc pode tambm invocar o seu anjo guardio ou a divindade representada no talism com uma prece apropriada (a melhor sempre aquela que nos mais familiar...) para imantar o objeto com a sua presena. Se achar necessrio, pode repetir o ritual. Cada vez o seu talism ficar mais energizado. Talism para neutralizar feitios o Melhor Dia: segunda-feira ou tera-feira; o Melhor Lua: minguante ou Lua nova (3 dias ou mais aps sua entrada) Material Necessrio: o 1 saquinho preto o 1 turmalina negra o 1 quartzo branco o 1 obsidiana o 1 pedra da lua o 1 hematita o 1 pedra olho de gato o 1 granada o Mandrgora ou ginseng o Artemsia seca o Alfazema o Alecrim o Louro o Verbena o Erva doce o 1 pentagrama pequeno de metal o Fita e linha preta Procedimento: energize todas as pedras deixando-as 24 hs na gua com sal, 24 hs em baixo da terra e 10 minutos no sol. Aps energiz-las, coloque-as no saquinho pedindo aos Deuses que todos os malefcios e energias negativas sejam afastados do seu caminho. E ento, colocando pedra, por pedra no saquinho diga para cada uma: o o o o o o TURMALINA NEGRA para neutralizao das energias negativas; QUARTZO BRANCO para estabilidade; OBSIDIANA para absoro das energias malficas; PEDRA DA LUA para poder e magia; HEMATITA para combater as influncias contrrias; OLHO DE GATO para proteo;

o GRANADA, para superao das dificuldades Coloque ento as ervas no saquinho, pedindo para que elas possam trabalhar energicamente a seu favor, lhe protegendo. D 7 ns na fita preta pedindo proteo coloque-a no saquinho e feche-o. Com a linha preta costure o pentagrama de metal do lado de fora, de forma que fique bem visvel. Consagre magicamente este talism. Postado por Guinevere 1 comentrios

06 Dezembro, 2006
Os Instrumentos Mgicos
O Meu Clice bebe e embebe a vida. O Caldeiro o Meu tero vivo de regenerao. E inspirao, capaz de tudo transformar. Eu os presenteio a voc. O importante no ritual e encantamento sua inteno. No o instrumento que faz de voc um Bruxo. Ns, Bruxos, lanamos mo de alguns utenslios em nossos rituais que so chamados genericamente de Instrumentos Mgicos, Armas Mgicas, Ferramentas Mgicas e inmeros outros nomes. Os Instrumentos Mgicos utilizados na Bruxaria tm sido inmeros ao redor do mundo, por milhares de anos. Aqui so apresentados os fundamentos dos principais instrumentos. H muitos sistemas, Tradies e caminhos na Bruxaria, por isso as descries apresentadas aqui refletem as interpretaes mais usuais. Existem centenas de Tradies na Arte e muitas delas utilizam Instrumentos Mgicos no descritos na presente obra, outras fazem uso de parte deles e algumas no utilizam nenhum deles. Na Bruxaria h o fator diversidade, por isso, muitos Pagos trabalham com rituais elaborados, enquanto outros apenas meditam e fazem suas invocaes junto luz da Lua. Os Instrumentos Mgicos so utilizados apenas para facilitar o desempenho ritual e focalizar nossa concentrao e inteno. Com o passar do tempo, voc ir diminuir, e muito, o uso dos Instrumentos at conseguir realizar um ritual sem o uso de nenhum deles.

A Bruxa Ns somos a maior e melhor ferramenta criada pela Deusa e pelo Deus. Nossos corpos e mentes so capazes de fazer a melhor de todas as Magias sem a utilizao de um nico Instrumento Mgico. So nossas intenes e energias que conduzem qualquer tipo de trabalho mgico. Existem inmeras Bruxas que optam por no usar nenhum aparato ritualstico, utilizando sua prpria energia como fonte de poder. necessrio salientar que nossos corpos so constitudos pelos quatro elementos da Natureza: TERRA: nosso prprio corpo; AR: nosso sopro e nossa respirao; FOGO: a temperatura de nosso corpo; GUA: nossa saliva e nosso sangue. Uma Bruxa deve treinar seu corpo e mente a fim de trabalhar positivamente um encantamento, um sortilgio e a realizao de um ritual. Nunca se esquea de que voc a maior ferramenta mgica entre todas e que seu enfoque e concentrao, intenes e desejos, que produzem a verdadeira Magia. muito importante para um para um Bruxo vivenciar e sentir a fora dos elementos dentro de si. Isso constitui uma regra bsica para qualquer prtica mgica ser bem-sucedida. Uma Bruxa deve aprender a escutar a voz que reside em seu interior e sentir o pulsar da Terra, as batidas do corao da Grande Me, a fim de que esteja em unidade com a Natureza e com o Universo. Somente a partir disso a vida de um Bruxo realmente ir tornar-se mgica e, integrado com a Natureza e com o Cosmo, ele poder seguir rumo sua evoluo.

O Athame No trabalho mgico o Athame assume um papel fundamental. Ele um Punhal com dois gumes que assume uma funo nos rituais. Assim como todas as ferramentas rituais, o Athame um artigo mgico, talvez o mais importante de todos, e deve ser escolhido com cuidado. A primeira regra na escolha de um athame que ele se ajuste bem e confortavelmente em sua mo de poder (a mo que voc escreve). Em segundo lugar, tradicionalmente a lmina de um Punhal tem a mesma medida que vai do pulso de sua mo de poder at o dedo mdio. Antigamente o Athame era confeccionado pelo prprio Bruxo, levando em considerao a fase lunar, os dias mais propcios, as horas e as posies planetrias. Hoje em dia isso se tornou um pouco difcil, pois no so todos que possuem dons artsticos e habilidade para confeccionar um. Por isso, tornou-se mais comum "personalizar" o Athame, gravando nosso nome mgico com letras rnicas, ou outro alfabeto mgico, e smbolos sagrados em sua lmina. Isto uma forma de transmitir nossa prpria energia e magnetismo para que ele se torne um Instrumento Mgico pessoal e intransfervel. Tradicionalmente um Athame

deve ter cabo negro e lmina dupla, mas existem muitos outros modelos que podem ser utilizados. Hoje encontramos Athames de bronze, cobre, prata e vrios outros metais ou at mesmo esculpidos em pedra. Siga sempre a sua intuio, no existe regra bsica na escolha de um Athame, ele deve ser aquele que chame sua ateno. O Athame usado para traar o Crculo Mgico, invocar os quadrantes e elementos e sempre est presente em todos os rituais como Handfasting, Iniciao, Grande Rito, etc. associado na maioria das Tradies com o elemento Ar e com o ponto cardeal Leste; porm em outras Tradies est ligado ao elemento Fogo e ao ponto cardeal Sul. habitual em algumas Tradies ganhar o Athame na cerimnia de Iniciao. Nessa ocasio, aps ser purificado e sacralizado pelo Iniciador, ele dado de presente ao Iniciando, que, a partir daquele momento, tem autorizao, conhecimentos e capacidade necessrios para fazer uso dele. As vertentes mais tradicionais da Wicca concordam que instrumentos Mgicos no deveriam ser usados para nenhum outro propsito que no fosse ritualstico. Freqentemente a lmina de um Athame permanece embainhada at ser usada em um ritual. Por causa disso, outra faca, o Bolline, que possui o cabo branco, s vezes usada para colher ervas ou esculpir smbolos em amuletos, talisms e velas. Muitos discordam dessa teoria, acreditando que, quanto mais um Instrumento for utilizado, mais poderoso ele se tornar. O Athame usado no "Grande Rito", cerimnia onde unio da Deusa e do Deus representada simbolicamente, quando sua lmina toca a gua ou o vinho que se encontra dentro do Clice. Ele tambm utilizado para direcionar o poder e traar smbolos sagrados no solo ou no ar.

O Bolline O Bolline uma faca com o cabo branco. Ele utilizado na colheita de ervas, na construo de talisms e amuletos mgicos. Existem alguns modelos de Bolline na forma de uma pequena foice, totalmente de prata, em aluso ao antigo Instrumento dos Druidas para a colheita de ervas que possua esta forma. Ele um Instrumento opcional, visto que muitos Bruxos usam o Athame para desempenhar a funo de colher as ervas e construir talisms.

O Basto O Basto representa para a maioria das Tradies o elemento Fogo, e posicionado no ponto cardeal Sul, Porm, alguns o associam ao elemento Ar e ao ponto cardeal Leste. Voc pode comprar um pronto ou fazer um com galhos de rvores ou um cano de cobre.[] Assim como o Athame, o Basto tambm est relacionado ao Deus Cornfero, no seu aspecto de Grande Fecundador, pois um smbolo flico por excelncia. O Basto pode ser usado para lanar um Crculo ou direcionar as energias na realizao de feitios e encantamentos. H Bruxos que preferem lanar o Crculo com um Basto em vez de utilizar o Athame. H Bastes de vidro, cobre, prata e outros metais, mas o "material clssico" ainda a madeira. Vrias madeiras tm diferentes usos e associaes mgicas e as melhores para a confeco do seu Basto so a macieira, o loureiro, o freixo, o teixo, o carvalho, a goiabeira, a figueira ou o salgueiro.

O Clice O Clice ou Taa utilizado no Altar para representar o princpio Feminino da gua e fica no ponto cardeal Oeste. Muitas vezes so colocados dois Clices sobre o Altar, um para gua outro para vinho. O Clice junto com o Athame, ou o Basto, so Instrumentos modernos utilizados para representar o "Grande Rito" a unio do princpio feminino (Deusa) com o masculino (Deus) - do qual toda vida surge. Clices podem ser de qualquer material. Muitos usam prata ou estanho (tenha cuidado com metais sem banho de ao inoxidvel quando servir vinho), mas os de cermica, cristal e at mesmo os de vidro podem ser usados. Alguns Bruxos possuem Clices diferentes para diferentes rituais. Geralmente o Clice passado ao redor do Crculo enquanto cada participante toma um gole do lquido contido em seu interior, fazendo os seus pedidos e agradecimentos.

O Pentculo O Pentculo normalmente um disco, um prato de metal ou madeira com a figura de Pentagrama dentro de um crculo. Ele usado para consagrar vrias outras ferramentas. tambm utilizado como um ponto focal de concentrao. associada ao Norte e ao elemento Terra. Alguns Bruxos usam um Pentculo para invocar qualquer elemento da Natureza. Voc poderia fazer seu prprio Pentculo com argila ou com uma pedra, pintando o smbolo do Pentagrama sobre o material escolhido. Ele utilizado para consagrar ervas e para carregar magicamente um talism ou qualquer Instrumento que precise de uma dose de energia extra. Representa a ligao do Bruxo com os Deuses.

O Caldeiro O Caldeiro de ferro, com tradicionalmente trs ps, sempre representou a generosidade e as bnos dos Deuses. Tido como smbolo de abundncia,

fertilidade e detentor de todos os conhecimentos do Universo, em algumas Tradies clticas, associado com Deuses como Bran, o Abenoado, Dagda e a Deusa Cerridwen. Baseada nesses mitos, o Caldeiro tambm representa o conceito de reencarnao e os ciclos de nascimento, morte e renascimento. Simboliza o ventre da Deusa Me do qual surgem e surgiro todas as coisas. Os Pagos sempre acreditaram que o mundo era semelhante a um grande Caldeiro, onde a Deusa preparava suas poes, governando o destino dos homens. Quando empunhamos nossas colheres de pau e nossos Caldeires nos tornamos semelhantes Deusa e assim somos capazes de criar, moldar e dobrar o nosso destino e a nossa vida. Os Caldeires podem ser utilizados para representar o elemento gua e para perscrutar. s vezes associado ao elemento Fogo e na maioria das vezes utilizado para fazer pequenas fogueiras em seu interior, com lcool de cereais e ervas sagradas, ou queimar incenso. Em tempos modernos e urbanos, pular sobre um caldeiro em chamas substitui o tradicional "pulo da fogueira". Dependendo da inteno e do uso ele pode ser colocado em direo ao Oeste, representado as energias femininas da Deusa, ou ao Sul, representando as energias masculinas, ao realizarmos rituais para antigos Deuses como Dagda e Bran. Muitos Bruxos tm Caldeires de vrios tamanhos, para diferentes funes e propsitos. Com o passar do tempo voc vai perceber que isso necessrio, pois um Caldeiro utilizado para servir de receptculo de uma fogueira jamais deve ser usado para a preparao de um leo ou banho mgico, por exemplo, devido ao fato de ficar extremamente oxidado com o uso excessivo do fogo e dar uma pigmentao escura ao leo que preparado. Os caldeires variam de tamanho e vo desde os pequenos modelos para Altar at o antigo e enorme caldeiro de cho. Escolha aquele que melhor atender s suas necessidades.

O Livro das Sombras O termo "Livro das Sombras" vem do ingls Book of Shadows (BOS), um utenslio muito importante e que faz parte do arsenal de todo Bruxo. O Livro das Sombras

um caderno com a capa e a contracapa na cor preta, no qual registramos toda a nossa evoluo na Arte. nele que guardamos todos os encantamentos que aprendemos, as analogias entre elementos e planetas, os sortilgios, as invocaes e todas as informaes que julgarmos importantes, relacionadas Bruxaria. muito comum anotarmos nele os nomes de Bruxos que conhecemos, onde e em que circunstncia se deu o encontro. O Livro das Sombras como um Dirio Mgico, em que voc registrar os seus sonhos e os possveis significados destes, os seus rituais e resultados, etc. Com o passar do tempo voc ter de dar incio a outros Livros das Sombras; guarde-os com carinho, tendo o cuidado de no deixar que outra pessoa o leia, pois eles so a sua essncia e o resultado de seu estudo e empenho.

A Vassoura A vassoura tem sido associada com a Magia h muito tempo, provavelmente devido sua forma. utilizada em ritos de purificao e parente do Basto. comum uma nova casa ser consagrada com ela. Tambm utilizada para a purificao de um local carregado. A Vassoura Mgica ou Besom, como tambm chamada, muitas vezes utilizada para limpar a rea ritual antes de uma cerimnia comear. com ela que geralmente "se faz uma varredura", como costumamos dizer. A Vassoura passou a ser utilizada na Bruxaria a partir da Inquisio como forma de camuflar o Basto Mgico, cuja ponta ficava escondida entre as cerdas da Vassoura. Ele um smbolo feminino de poder e, por isso, em muitas Tradies da Wicca somente as Bruxas fazem uso de uma. As vassouras devem ser confeccionadas pelos seus prprios donos. Basta termos um cabo de vassoura, vrias galhos secos e um barbante com o qual possamos amarrar os galhos em volta de uma das extremidades do cabo. Os galhos de plantas mais utilizados na confeco so os de: manjerico, a rvore smbolo da Deusa; btula, que representa o nascimento, o renascimento e uma erva tima para proteo; teixo, a rvore da morte e da reencarnao; Artemsia, pois afasta a negatividade, alm de ser uma das ervas sagradas da Deusa; sabugueiro planta relacionado Lua; salgueiro, outra planta relacionado Lua e Deusa. Smbolos mgicos podem ser gravados no cabo da Vassoura para que ela se torne ainda mais poderosa. A Vassoura no deve tocar o cho durante a varredura. Deve-se varrer a rea desejada acima do solo, no ar, enquanto visualizamos a limpeza

energtica do local. Coloque sua Vassoura de ponta-cabea na porta de entrada de sua casa e assim seu lar, assim como todos os seus habitantes, sero protegidos de qualquer mal. Muitos Bruxos optam em colocar a Vassoura pendurada na posio horizontal sobre a porta de entrada com a mesma finalidade. Um portal entre o Crculo Mgico no permetro do Crculo, a qual se pula quando necessrio sair do Crculo no decorrer do Ritual. Dessa forma, os que precisarem abandonar a rea do ritual podero faz-lo livremente, sem que haja a necessidade de abrir uma porta mgica imaginria com o Athame. No Handfasting, a parte mais caracterstica e tradicional aquela em que o casal pula a Vassoura, representando assim a unio atravs das bnos dos antigos Deuses.

Bola de Cristal Cristais de quartzo so extremamente populares hoje, mas a bola de cristal de quartzo um antigo instrumento mgico. extraordinariamente caro, variando de vinte a milhares de dlares, dependendo do tamanho. A maioria das bolas de cristal no mercado atualmente so de vidro, vidro temperado ou mesmo plstico. Bolas de cristal de quartzo genunas podem ser identificadas por seu alto preo e por incrustaes ou irregularidades. O cristal vem h muito sendo utilizado na adivinhao contemplativa. O adivinho encara fixamente a bola at aflorarem as suas faculdades psquicas, e imagens, vistas mentalmente ou projetadas no interior do cristal, revelam a informao necessria. Em rituais os cristais so por vezes posicionados no altar para representar a Deusa. Sua forma (esfrica) simboliza a Deusa, assim como todos os crculos e circunferncias, e sua temperatura fria (como nodo de detectar cristal genuno) simboliza as profundezas do mar, o domnio da Deusa. Assim, o cristal pode tambm ser utilizado para receber mensagens dos Deuses, ou para armazenar a energia gerada no ritual. Alguns Wiccanos olham fixamente

para o cristal para atrair imagens da Deusa ou de vidas passadas. um objeto mgico tocado pelo divino. Se encontrar uma, guarde-a com cuidado. Sua exposio peridica luz da lua, ou o ato de esfregar Artemsia fresca em sua superfcie aumentar sua habilidade de ativar nossos poderes psquicos. Bolas de cristal podem ser o centro de rituais de Lua Cheia. A bola de cristal um instrumento das artes adivinhatrias, muito popular entre os videntes. A cristalomancia tambm muito praticada pelas bruxas, mais com um propsito maior, mergulhar no cosmo profundo e infinito da Grande Me, recebendo mensagens e descobrindo mais sobre o nosso mundo interior, que o mundo da Deusa refletida na bola de cristal. Veja a seguir alguns exemplos bsicos da interpretao de figuras na cristalomancia: Nuvens Violetas: harmonia e tranqilidade Nuvens Azuis: conquista e felicidade Nuvens Verde: lucro e prosperidade Nuvens Amarelas: duvidas esclarecidas em breve Nuvens Laranjas: decises difceis definitivas Nuvens Vermelhas: obstculos e agitao Manchas Claras: pequenos problemas Manchas Escuras: grandes problemas Estrela: sonhos impossveis Corao: vivncia de um grande amor Serpente: cuidado com a sade Pssaros: surpresas Olho: siga mais a sua intuio Espada: desarmonia Balana: recompensa justa Imagem Interior a Bola de Cristal: presente ou futuro imediato Imagem Posterior a da Bola de Cristal: passado que exercera influencia sobre o presente Imagem a Direita da Bola de Cristal: boas influencias Imagem a Esquerda da Bola de Cristal: ms influencias

O Sino O sino um instrumento ritual de inestimvel antiguidade. O toque de um sino libera vibraes com efeitos poderosos de acordo com seu volume, tom e material utilizado.

O sino um smbolo feminino e, portanto, normalmente utilizado para invocar a Deusa em rituais. tambm tocado para afastar encantamentos e espritos malignos, para interromper tempestades ou para evocar energias positivas. Sobre estantes ou acima da porta, eles protegem a morada. Sinos so por vezes tocados em rituais para assinalar sees diversas ou marcar o incio ou o fim de um encantamento. Qualquer tipo de sino pode ser utilizado.

Roupa Vestir-se "opcional" para muitos Bruxos. Existem algumas Tradies em que os Bruxos praticam seus rituais "Vestidos de Cu" (nus). Os que assim o fazem alegam que a roupa impede que a energia criada pelos nossos corpos circule corretamente e que o ato de trabalharem nus coloca todos iguais perante a Deusa. Outras Tradies utilizam mantos, tnicas e jias ritualsticas em suas cerimnias, normalmente s dedicados a esse uso. Muitos utilizam as vestes cerimoniais como forma de separar simbolicamente o trabalho ritual da vida cotidiana e assumir uma nova personalidade. Muitas Tradies utilizam roupas que refletem o fundo tnico daquele Caminho Mgico. Tradies Escocesas podem usar "kilts", e Tradies voltadas ao Druidismo podem usar batas cobertas, etc. Muitos bordam smbolos mgicos na roupa ou usam pequenos objetos mgicos pendurados nela para agir como talisms protetores. O uso ou no de roupas nos rituais algo muito pessoal, por isso o melhor a fazer trabalhar magicamente como voc se sentir mais confortvel. As cores so tambm utilizadas por suas vibraes especficas. Amarelo: uma cor excelente para aqueles envolvidos em adivinhao. Roxo: favorvel aos que trabalham com poder divino puro (ou que desejam aprofundar sua conscincia espiritual acerca da Deusa e do Deus. Azul: indicada para curandeiros e para os que trabalham com sua conscincia psquica ou para sintonizar-se com a Deusa em seu aspecto oceano. Verde: Fortalece os herbalistas e os ecologistas mgicos. Marrom: usado por aqueles com ligaes com os animais ou que lanam encantamentos por eles. Branco: Simboliza a purificao e a espiritualidade pura, sendo tambm perfeito para a meditao e rituais de purificao. utilizado ainda em rituais da Lua

Cheia, ou para acessar a Deusa. Laranja ou Vermelho: Utilizados em sabs, para ritos de proteo ou sintonizarse com o Deus em seu aspecto solar. Preto: uma cor popular. Ao contrrio das crenas populares, o preto no simboliza o mal. a ausncia de cor. Simboliza a noite, o universo e a ausncia de falsidade. Quando um bruxo veste um robe preto, ele est vestindo a escurido do espao simbolicamente, a fonte suprema de energia divina.

Prato de Sal Simboliza o elemento terra e usada para purificao. Voc pode espalhar o sal pela rea para ser purificada ou misturar com gua e borrifar a rea e o crculo e as pessoas que participaram. Pode ser colocado no altar para representar o elemento terra.

Vela Representa o elemento fogo. Eles so usados para aumentar a energia de um feitio ou ritual ou para influenciar um poder em particular. Elas simbolizam a transformao da sua vontade em energia que levada para o self.

Incensrio Simboliza o elemento ar, e queimado em rituais, feitios como oferenda aos Deuses. Serve para invocar os silfos (seres elementais do ar), serve tambm para criar um ambiente para poder se comear um feitio ou fazer invocaes. Ele pode ser de qualquer forma e de qualquer material contanto que deixe o incenso queimar todo sem apagar.

Espada Cerimonial A espada representa o elemento fogo o smbolo da fora do Bruxo. Em certas tradies wiccanas, a espada usada no lugar do punhal para traar crculos e apagar. A espada pode ser usada para controlar e banir espritos elementais e para guardar e direcionar energia, durante um ritual. A um mito sobre a espada,

muitas pessoas no gostam de utiliz-la porque dizem que quem usa espada mago. Creio eu que a espada entrou na wicca no tempo da inquisio onde os bruxos precisavam se defender dos ataques dos inquisidores. Por isso muitas pessoas discordam do uso da espada.

Ervas Podem ser includas para emprestar suas tradicionais energias ao rito ou encantamento a ser praticado. Representam as Deidades Vegetais e frutificao da terra. Elas representam o elemental terra, e podem tambm ser usadas para curar pessoas em forma de remdios, mais cuidado com que erva voc mexe, pois existem ervas venenosas.

Cristais O cristal tem o poder de armazenar energia, filtrar ambientes, e sempre interessante us-lo seu altar. Eles so usados para curar pessoas, existe uma polemica entre as cores das pedras muita gente diz que cada cor e que cada pedra serve para um fim, mais tem pessoas que dizem que no se podem limitar as pedras s pelas cores e suas propriedades. A tambm um cuidado quando for comprar sua pedra voc tem que saber de onde elas foram tiradas, pois se desmatarem alguma floresta para retir-las eu acho que essas pedras no so muito teis, pois no tem energia suficiente.

Chave Mgica Para fazer uma chave mgica recorra aos materiais que a Natureza oferece, como gravetos, folhas etc. Faa a chave mais bonita que puder. Com ela voc ser capaz de abrir todas as portas. Pendure-a na entrada do seu quarto; sempre que tiver um desejo profundo, pegue a chave sem sua mo e com sua imaginao abra a porta que esconde seus desejos.

Colher de Pau A colher de pau da cozinha pode transformar-se num instrumento mgico. Adquira uma colher nova e passe-a nove vezes pelo fogo, mergulhe-a na gua e por fim jogue sobre ela trs pitadas de sal. Use-a no dia-a-dia da cozinha, impregnando seus alimentos com amor. Coisas para se ter em mente quanto s ferramentas mgicas

Todas as ferramentas e acessrios devem ser purificados e consagrados antes de usados (mesmo para adorno). Isso vale para o que voc fez, ganhou ou comprou. Nenhuma ferramenta ou acessrio deve ser usado para qualquer propsito que no seja Magia ou celebraes rituais. Nunca, nunca toque os acessrios e ferramentas mgicas de uma outra pessoa sem a permisso dela. Da mesma forma, nunca permita que outra pessoa toque seus itens mgicos a no ser que voc esteja absolutamente certo de que a energia dessa pessoa compatvel com a sua. Purifique e consagre novamente suas ferramentas e acessrios mgicos periodicamente. Consagrando os Instrumentos Mgicos Material necessrio: Um pires com sal Trs incensos de cravos-da-ndia Uma vela vermelha Um copo com gua e sal Procedimento: Acenda os incensos e a vela. Feche os olhos e visualize um Circule de luz ao seu redor. Diga ento: Que este Crculo de luz esteja ao meu redor durante o decorrer deste rito de consagrao. Eu invoco a Deusa Me e o Deus Pai para que se unam a mim e abenoem os Instrumentos que ser consagrados e dedicados ao Trabalho da Arte neste dia. Eu invoco a magia dos quatro elementos da Natureza para que tragam as suas foras e o seu poder a estes utenslios mgicos. Toque o Instrumento a ser consagrado no sal que se encontra no pires e diga: Pelo poder da Terra eu o consagro, abeno e purifico. Que sua memria passada seja anulada, para que voc seja dedicado aos trabalhos sagrados da Grande Me. Que assim seja e que assim se faa. Passe o Instrumento na fumaa do incenso e diga: Pelo poder do Ar eu o consagro, abeno e purifico. Que sua memria passada seja anulada. Eu o dedico Grande Deusa do Crculo do Renascimento a ao Deus Fertilizador. Quem assim seja e que assim se faa.

Passe o Instrumento na chama da vela e diga: Pelo poder do elemento Fogo eu o consagro, abeno e purifico. Que sua memria passada seja anulada, pois a partir de agora voc um Instrumento de fora e poder da Senhora e do Senhor. Que assim seja e que assim se faa. Respingue um pouco de gua no Instrumento, enquanto diz: Pelo poder do elemento gua eu o consagro, abeno e purifico. Que sua memria passada seja anulada, pois agora voc um instrumento dedicado a Arte da Deusa e carrega o poder e a magia. Que assim seja e que assim se faa. Eleve o Instrumento e diga: Pelos poderes do alto e dos cus resplandecentes de luz eu o consagro e o dedico a servio da Grande Me. Toque o instrumento no cho, dizendo: Pelos poderes de baixo e do submundo eu o consagro e o dedico a Arte Antiga. Sopre no seu Instrumento, dizendo: Pelo meu prprio poder eu o consagro e lhe dou vida com este sopro para que voc responda s a mim, me ajude e me proteja. Que assim seja e que assim se faa. Trace um Pentagrama Invocante com o dedo mdio sobre o Instrumento, dizendo: Pelos Poderosos da Arte voc foi abenoado. Que assim seja e que assim se faa. Feche novamente os olhos, visualize o Crculo de luz inicial ao seu redor e ento diga: Que este Crculo de luz e poder retorne ao seu local de origem. Eu agradeo Deusa, ao Deus e aos elementos na guarda, proteo e bno deste rito. Que assim seja e que assim se faa. Veja o Crculo de luz aos poucos desaparecer. Pronto, o seu Instrumento Mgico est devidamente consagrado e carregado de poder. Agora voc poder montar um altar com eles. Observaes: Todos os Instrumentos Mgicos devem ser consagrados. Depois que seus Instrumentos forem consagrados, s voc poder toc-los. Caso outras pessoas os toquem, voc dever reconsagr-los. Para um verdadeiro Bruxo, seus instrumentos representam a sua essncia, o seu ser, a sua alma e possuem vida. Por isso, devem ser respeitados e guardados com cuidado e carinho. (Retirado de Wicca, A Religio da Deusa de Claudiney Prieto). Postado por Guinevere 4 comentrios

02 Dezembro, 2006
Espelhos

Os espelhos so atualmente uma constante em nossa vida. Hoje no existe uma casa que no possua pelo menos um. De tamanhos variados, no s refletem nossa imagem como tambm ampliam os espaos, multiplicam toda a Luz (natural ou artificial) e criam janelas ilusrias. Na antiguidade foi temido por uns e foi inspirao de outros, entre esses ltimos, os Magos que os utilizavam como uma de suas ferramentas mgicas. Algumas observaes se fazem necessrias antes de comear. Trabalhar ou lidar com Espelhos Mgicos um assunto srio e exige de quem utiliza essa prtica um conhecimento e uma postura bem definida sobre si mesmo. O Espelho Mgico torna-se aps sua consagrao e o uso constante, em um Portal Dimensional que nos permite visualizar tanto nossa realidade quanto outras dimenses existentes. Um dos cuidados que devemos ter, que, da mesma forma que esse Portal se abre para nosso mundo, tambm se abre para os outros. Em funo disso, conveniente trabalharmos nosso prprio interior antes de trabalharmos com os espelhos. Aprendermos e adquirirmos segurana nos nossos atos mgicos e rituais de vital importncia. Isso serve para todos os Instrumentos Mgicos e de Poder, pois ao consagrarmos um objeto, seja ele parte integrante de nosso Acervo Mgico ou

simplesmente um Talism, esse objeto est carregado de uma energia que uma mescla de nossa prpria energia juntamente com a dos Deuses, e, conseqentemente, est presente nas vrias dimenses. Caso ainda no se sinta segura suficiente no caminho escolhido, trabalhe a Energia e seus Rituais utilizando somente seu Poder Mental. Utilizando uma analogia, possuir um Instrumento Mgico o mesmo que possuir uma arma, que exige acima de tudo discernimento e responsabilidade para ser utilizada. Como tratamos aqui sobre Espelhos Mgicos, podemos dizer que voc pode adquirir um espelho j pronto e carreg-lo, energiza-lo e consagr-lo para seus fins especficos, ou pode voc mesma criar seu Espelho Mgico e pessoal. Abaixo voc encontra a maneira de consagrar seu espelho, criado ou no por voc mesma. Encontra, ainda, como criar seu prprio, a deciso sua. Para que voc crie seu Espelho Mgico e pessoal vai necessitar de: *Uma lente j cortada (de preferncia ovalada); *Pedaos de vidro colorido (opcional); *Tinta esmalte preta; *Cola; *Uma moldura. Comece pintando o lado convexo da lente com duas camadas de esmalte preto. Ao secar a tinta, prenda-o na moldura utilizando a cola e os pedaos de vidro para enfeitar a moldura. No se preocupe se ele no ficar exatamente como os comprados prontos, pois o importante a energia que voc passa ao confeccion-lo e sua utilizao dentro da Magia. Abaixo passo duas formas de se consagrar o Espelho Mgico. Uma mais simples e uma outra mais complexa, mais ritualstica. O importante no a forma que vai utilizar, mas sua vontade e energia ao fazlo. Local do ritual Deve ser realizado em contato direto com a Natureza, sob a luz da Lua Cheia, mesmo que seja no seu quintal ou varanda, o importante que a luz da lua esteja presente. No pode ser feito em ambientes fechados.

Bruxaria contato pleno com a natureza, e, se voc no consegue ainda fazer um rito em total contato com a natureza, pelo menos em seu quintal ou varanda, tenha em mente que ainda no est pronta para ter um Espelho Mgico. Esse Ritual especfico uma Operao Mgica complexa, e cada passo tem uma razo de ser, um motivo, portanto, nesse Ritual no improvise, nem adapte. Se o fizer por sua prpria conta e risco e o Ritual pode no ter o efeito desejado. As foras que esse ritual atraem no falam a linguagem humana, o ritual a linguagem para operar com estes poderes. Mudar qualquer coisa descrita aqui pode inverter as energias e trazer conseqncias imprevisveis. Consagrao do Espelho Use um local isolado, onde no pode ser perturbado, que deve ser ao ar livre. A consagrao deve ser feita na Lua Cheia que caia em uma Segunda Feira. Prepare um ch de Artemsia e coloque uma xcara para voc e outra para seu Espelho. Tome o ch e medite sobre o significado do que est fazendo, a sua simbologia. Com o ch da outra xcara molhe o espelho aos poucos, de forma que a lua cheia reflita nele. Ao passar o ch, converse com o espelho e pea para que ele funcione como um portal, para que se veja o que no pode ser visto e alcance informaes do passado, do presente e do futuro. Pegue o espelho e fale algumas palavras pessoais, sadas de seu corao, consagrando-o, afirmando que dali pra frente somente o seu rosto poder ser refletido por ele, e coloque-se de frente refletindo seu rosto. No existem palavras certas a serem ditas, use sua intuio. Pode ser uma msica que aflora seus sentimentos, ou uma poesia que voc mesma escreveu para a ocasio, desde que seja sincera e parta do fundo de sua alma. Em seguida, cubra-o com um pano preto virgem e utilize-o sempre que precisar de alguma revelao sobre o passado ou o futuro. Ele deve ficar coberto com esse pano sempre que no estiver sendo utilizado. Outra Consagrao Material: *Incenso: usar ervas secas sobre carvo em brasa, ou um incenso comprado. *Tecido virgem: que vai ficar cobrindo o espelho sempre que ele no estiver em uso (a cor do tecido varia, o importante no ser tecido sinttico, algodo ou linho servem tambm). *Uma bacia: de prata ou alumnio (no deve ser de plstico). *Trs velas: uma branca, uma vermelha e uma preta. *gua de nascente: colhida pela manh (devido dificuldade de se encontrar, pode ser utilizada gua mineral). A ser realizada na lua cheia, independente do dia e da hora, mas sempre noite e antes do plenilnio. Lembre-se de que o plenilnio da Lua Cheia ocorre

somente em um determinado momento, quando alcana a oposio mxima ao sol. Aps esse momento ela comea a minguar mesmo que isso leve alguns dias para ser notado aqui da Terra. O que acontece que a energia que estava em crescente comea a diminuir e deve-se saber a hora exata da lua cheia para que o ritual seja feito antes desse horrio. Primeira parte Na lua nova compre o espelho e o tecido que vai envolv-lo. Tome um banho ritual e sinta-se envolvida pela magia do momento que se aproxima. Lave-o, e em seguida utilize a fumaa do incenso para uma limpeza energtica, dizendo: *Pea criada pelo homem, eu te preparo para ser consagrada. *Com a fumaa do incenso retiro de ti toda vibrao desarmnica, *Retiro de ti toda inteno que no seja a minha, *Retiro de ti tudo que em ti ficou pelos caminhos onde passou. Repita com o tecido. Feito isso o envolva no tecido e no desembrulhe mais at o dia do rito. Ao cobrir o espelho com o tecido j consagrado, recite o seguinte encantamento: *Eu te oculto do mundo; *Eu concentro teu poder de refletir; *Teu poder ser ampliado e mais que uma imagem quero que reflitas o interior daquilo que desejo ver; *Quero que me ajude a ver alm dos limites do tempo e do espao; *Eu concentro teu poder para que amplies meu poder de VER. Coloque no seu altar e aguarde a chegada da Lua Cheia, quando se concluir o Ritual de Consagrao. No dia em que a Lua atinge seu plenilnio (cabe aqui uma observao: verifique o horrio em que vai cair o pice da Lua Cheia. Se for durante o dia, realize o Ritual na noite do dia anterior, ou seja, antes que a Lua comece a declinar em sua energia.) busque um contato maior com a Natureza, elevar sua energia, sentir-se total e completamente renovado. Caso a gua seja de uma nascente, ao colh-la no se esquea de pedir a devida licena, explicando o objetivo para que ser usada a gua. Tradicionalmente usa-se deixar algo em troca ao se colher seu material a ser utilizado em um Ritual, para os Elementais. Costume antigo, os ndios usavam deixar um pouco de tabaco ou gros de milho quando colhem algo da natureza. Uso esse que demonstra respeito para com os Elementos tambm uma forma de equilbrio energtico. Mesmo ao colher plantas ou ervas para um remdio, incenso ou ritual proceda da mesma forma. Busque estar sempre em harmonia com a natureza. Magia algo sutil e devemos de evitar qualquer desequilbrio. O Ritual No primeiro dia da Lua Cheia ela nasce no momento do sol poente, portanto vai

estar no meio do cu aproximadamente meia noite. Este o momento ideal para ser executado. Tem duas fases, a primeira feita luz da lua e a segunda, que destinada a colocar o espelho no local onde ele vai ficar. Para a primeira parte voc vai usar: *Bacia; *gua; *Espelho; *Giz ou o material que usa para traar seu crculo mgico. Disponha o material que vai ser utilizado dentro do local, de forma que fique no centro do Crculo. Trace o Crculo Mgico, invocando os quatro quadrantes e seus elementos para servirem de testemunhas e Guardis. Derrame a gua dentro da bacia. Deixe a Lua refletir na gua e contemple seu reflexo. Aps alguns momentos de reflexo e contemplao diga: Deusa, Me e Irm, Filha e Companheira, eu (nome mgico) Te evoco nas Tuas quatro faces. Nas trs faces conhecidas e naquela que oculta de todos, menos de ns que Te amamos e somos unos contigo. Eu evoco Teu poder para que este espelho seja consagrado pelas foras da Luz, para que seja um Instrumento Mgico ao meu servio, para que me auxilie a desenvolver a Viso. Sob a Luz da Lua, sobre a Fora da Terra eu te consagro gua colhida na fonte, pura e cristalina gua, para que sejas o veculo das foras que aqui esto, para que sejas o veculo do hlito da Deusa que consagrar meu espelho mgico. Pegue o espelho, (que vai estar ainda envolto no tecido). Espelho pelo homem criado, eu te transformo de pea profana em Objeto Mgico. Pela fora de minha vontade, pela energia da Deusa que corre em mim, pelos poderes dessa Lua Cheia que ilumina a noite, pela fora dos Quatro Ventos que sopram livres nas quatro direes, pelo poder da Terra que est sob meus ps eu te consagro. Desembrulhe o espelho. Espelho, eu te consagro Arte. Teu poder de refletir est agora concentrado. S estars descoberto quando estiver em Trabalho Mgico, jamais te utilizarei para qualquer outro fim. Eu te consagro pela Fora da Noite, eu te consagro pela Luz da Lua, eu te consagro pelo Poder do Vento, eu te consagro pelo Poder das Estrelas. Coloque o espelho dentro da bacia com gua.

gua colhida da fonte, tu estavas no submundo e viestes a este mundo intermedirio. Que teu poder ensine a este espelho entrar no submundo para me revelar quilo que tentam de eu ocultar, que no haja barreiras nem limite a minha Viso. Procure ver as estrelas refletidas no espelho assim como a Lua. Neste mundo sublunar o poder desse espelho firmado, consagro seu poder s foras que podem me auxiliar a ter clara a Viso. Tambm aos mundos supra lunares, aos mundos do alm, possa esse espelho me dar acesso . Que no haja lugar oculto, que no haja nvoa ou neblina, que no haja barreiras que possam limitar minha Viso quando este espelho eu mirar. Volte-se para leste: Poderes que vem com o vento leste eu vos invoco a fortalecer esse objeto de poder que consagro Deusa e s foras csmicas e telricas, objeto para meu desenvolvimento e sabedoria. Vire-se para norte : Poderes que vem com o vento norte eu vos invoco a fortalecer esse objeto de poder que consagro Deusa e s foras csmicas e telricas , objeto para meu desenvolvimento e sabedoria. Vire-se para oeste: Poderes que vem com o vento oeste eu vos invoco a fortalecer esse objeto de poder que consagro Deusa e s foras csmicas e telricas , objeto para meu desenvolvimento e sabedoria. Vire-se para o Sul: Poderes que vem com o vento sul , eu vos invoco a fortalecer esse objeto de poder que consagro Deusa e s foras Csmicas e telricas , objeto para meu desenvolvimento e sabedoria.

Visualize-se como uma coluna de poder, captando a energia da Lua e das Estrelas, enviando-a a Terra. Ao mesmo tempo sinta o poder da Terra entrando pelos seus ps e percorrendo todo seu corpo e sair em direo Lua e s Estrelas. Mantendo a visualizao, diga: Eu sou um elo entre a Eternidade e este mundo, eu sou a Deusa e o Deus seu consorte, o galhudo. Eu sou o terceiro ponto do tringulo, que realiza o que est em potncia no Sagrado Casal. Eu sou a vida, ciente da morte, eu sou o comeo ciente do fim. Pelo poder que em mim tenho, manifesto a Deusa neste momento e consagro esse espelho para que seja um instrumento de poder, uma ferramenta de meu trabalho mgico que sempre me sirva bem. Deixe que as energias evocadas faam seu papel, fique em p, solte-se, sentindo as correntes de energia. Mire a Lua novamente no espelho, de forma que ao olhar para o espelho voc veja sua imagem e a da Lua refletida simultaneamente. Lua, assim como tu refletes o poder do Sol reflita esse espelho o poder da Deusa. Lua, assim como sois ora luz, ora escurido, possa esse espelho ver tanto na luz como nas trevas. Voc sentir nesse momento, como que inundada de energia, de Luz. Como se seu corpo estivesse em chamas com o poder. Ao olhar seu espelho, poder (ou no) ter uma ou mais vises, mas no se assuste, pois foi para isso que o Espelho Mgico foi realmente criado. Busque se lembrar com exatido s imagens vistas, anotando-as em um Dirio do Espelho, um caderno que dever ser utilizado para anotaes relacionadas s vises que tiver ao utilizar seu espelho. De forma alguma se sinta ameaada ou tenha medo do que ver, pois sero as energias mostrando que sua consagrao teve xito. No momento em que sentir que o espelho est consagrado prepare-se para o encerramento. Volte-se para o sul: Foras que vem com o vento sul, agradeo seu poder partilhado, ao voltarem sintam seu crescimento por terem me ajudado. Eu filha da Deusa te abeno. Oeste: Foras que vem com o vento oeste, agradeo seu poder partilhado, ao voltarem sintam seu crescimento por terem me ajudado. Eu filha da Deusa te abeno.

Norte: Foras que vem com o vento norte , agradeo seu poder partilhado, ao voltarem sintam seu crescimento por terem me ajudado. Eu filha da Deusa te abeno. Leste: Foras que vem com o vento leste, agradeo seu poder partilhado, ao voltarem sintam seu crescimento por terem me ajudado. Eu filha da Deusa te abeno. Foras do submundo, deste mundo intermedirio e dos supra mundos, eu vos agradeo por partilharem comigo vosso poder. Que os portais abertos sejam fechados e que a magia aqui realizada torne mais plena a presena da Deusa em mim e a minha presena no seio da Deusa. Que as bnos das Deusas em suas trs faces reveladas e na sua face oculta recaiam sobre todos os praticantes da Arte, que nossa irmandade seja sempre fortalecida e que o crculo nunca se quebre. Irmanados estamos, ontem, hoje e sempre, ns que sentimos e trilhamos o caminho da Deusa e seu Consorte. Tirando o espelho da gua. Eu te consagrei objeto criado, agora s um objeto de poder, a meu servio, ferramenta que usarei com sabedoria e poder para meu crescimento, defesa e sabedoria. Envolva o espelho no tecido. Agora estais adormecido e s vais despertar quando eu te chamar, enquanto dormes concentra e amplia teu poder para me servir sabiamente. Derrame a gua na terra: Eu te devolvo, gua colhida na fonte, para que voltes s profundezas das quais vieste , leva meu recado aos que l vivem, que este espelho foi consagrado pelo antigo rito, refazendo a antiga corrente que nos une a nossos ancestrais. Desmanche o crculo mgico. Leve o espelho para o local onde ele vai ficar. Coloque as trs velas formando um tringulo na frente do espelho.

Descubra o espelho. Eu te desperto objeto mgico. Dei-te o poder da gua, dos Submundos e da Lua, das Estrelas e dos Ventos, deste mundo e dos mundos do alm, agora eu te dou o poder do Fogo. Acenda a vela negra: Da profunda escurido do alvorecer do tempo, da matria virgem criada, do mistrio de antes da luz eu trago a primeira chama para que nenhum poder criado pelo ser humano possa eclipsar a ti, minha ferramenta, quando eu desejar ver alm desta realidade. A primeira luz nascida da matria original tambm brilha em ti. Acenda a vela branca: Eu te dou luz, te dou brilho e te dou essa chama para que possa me mostrar com clareza o que quero ver, para que no haja engano em minha Viso, para que tu, minha ferramenta, nunca possa ser embaada pelos meus caprichos ou poderes de outros, que minha personalidade nunca confunda a percepo da minha essncia. Acenda a vela vermelha: Eu te dou a luz da carne, da vida, para que me mostres as coisas como elas so, para que tudo que vivo e est nas dimenses da existncia possa ser alcanado por ti, minha ferramenta mgica. Sou um ser de carne, nascido neste mundo, que seja este teu poder tambm. Olhando o reflexo das 3 velas no espelho: Eu te consagrei a Terra, eu te consagrei gua, eu te consagrei ao AR , agora te consagro ao Fogo e pelo poder dos Quatro Elementos te fao Mgico e Poderoso para que me sirvas como instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da minha Viso. Que meu poder seja sempre temperado pela sabedoria. Em harmonia com a Deusa eu te fao mgico. Cubra o espelho:

Eu te ponho para dormir, enquanto dormes vivers na dimenso dos sonhos ampliando teu poder, quando te evocar novamente despertars com teu pleno poder para me auxiliar. Apague as chamas das velas, primeiro a vermelha, depois a branca depois a preta dizendo para cada vela que apaga: Ao apagar a chama dessa vela seja a chama no meu interior fortalecida, ao apagar a chama da vela neste mundo seja ela fortalecida no interior do espelho para que seja minha ferramenta plena. Termine o rito queimando incenso para que com a fumaa as energias se dissipem e voltem sua origem, sentindo o poder interior crescer em voc, como deve ser em cada ato mgico. Postado por Guinevere 0 comentrios

Cromologia & Cromoterapia


A Cromoterapia uma cincia que usa a cor para estabelecer o equilbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoes. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizaes, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Helipolis, como tambm na ndia, na Grcia, na China, onde suas aplicaes teraputicas foram comprovadas atravs da experimentao constante e verificao de resultados. Atualmente h estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc. At nas propagandas o uso de cores estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o pblico alvo e o produto que est sendo trabalhado. A Cromoterapia baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem umas vibraes especficas, atuando desde o nvel fsico at os mais sutis. Querer catalogar, classificar as cores, limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicaes, pois elas so utilizadas conjugadas a outras energias que esto alm dos sentidos, em outras dimenses. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstncia diferente, preciso usar outra at aparentemente antagnica para conseguir o mesmo efeito. Para cada pessoa dever ser feita uma sensibilizao diferente, pois a cor dever combinar com as cores dessa pessoa. No h cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver a cor errada

para determinado momento. Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritao, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por no conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energtica como o vermelho ou o laranja, quando ento se acalmaria. O cromoterapeutas deve ter formao e viso holstica e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que esto deficitrias, ajudando na recuperao de clulas doentes e contribuindo na induo a melhores hbitos mentais que se traduziro em melhoria da ao, dos hbitos e da conduta, levando harmonizao e sade integral. Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da molstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ao reativadora e renovadora. Cromoterapia um tratamento teraputico baseado em cores que podem ajudar a curar molstias que se apresentam em nosso corpo fsico. O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz no h vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebe a luz solar e esta se decompe em sete raios principais que so distribudos por todos os nossos corpos, fsico e energtico. Se houver desequilbrio dessas cores, as doenas refletem-se no nosso corpo fsico e adoecemos. A Cromoterapia, atravs de suas cores energticas, reestabiliza o equilbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. Correspondncias Amarelo = Intelecto, criatividade, unidade, trazendo o poder da concentrao e da imaginao para o ritual, feitios (spells) que envolvam confidncias, atrao, charme, persuaso, aprendizagem. Quebrar bloqueios mentais. Em geral para estimular os estudos. Simboliza tambm a energia solar, ao, inspirao e mudanas sbitas. Dia da semana: domingo. Amarelo claro ou dourado = Ativa a compreenso e atrai as influncias dos poderes csmicos, beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza a energia solar. Poderes divinos masculinos, feitios e rituais para remover a negatividade, encorajar, estabilidade, e atrair as influncias da Deusa. Azul = Espiritual para rituais que necessitam de harmonia, luz, paz, sonhos, sade, magia que envolva honra, bondade, tranqilidade, verdade, conhecimento, proteo durante o sono, estabilidade, projeo astral. Feitios que envolvam sonhos profticos, calma, criatividade, pacincia, para a estabilidade de emprego, sabedoria, poder oculto, proteo, compreenso,

fidelidade, harmonia domstica. Dia da semana: quinta-feira. Indico = Cor da inrcia, para parar pessoas ou situaes. Use em rituais que requeira u elevado estado de meditao. Neutraliza a magia lanada por algum, quebra maldies, mentira, ou competies indesejadas. Equilibra o carma. Azul Royal = Promove a alegria e jovialidade. Use para atrair a energia de Jpiter ou para qualquer energia que voc queira potencializar. Azul Claro = Cor espiritual, ajuda nas meditaes de devoo e inspirao. Traz paz e tranqilidade para a casa. Irradia a energia do Signo de Aqurio. Sintetiza as situaes. Branco = a mistura de todas as cores. Alinhamento espiritual, meditao, divinao, exorcismo, feitios que envolvam cura, paz, pureza, alto astral, consagrao, clarividncia, verdade, fora espiritual, energia lunar, limpeza, sade, poder, totalidade. Em geral para todos os pedidos e quando voc no souber a cor correspondente para o seu pedido. Dia da semana: quarta-feira. Laranja = Feitios para estimular a energia, alcanar metas profissionais, justia, sucesso. Em geral para a criatividade. Marrom = Feitios para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentrao e telepatia. Proteo de familiares e animais domsticos. Equilbrio para os rituais de fora material. Elimina a indeciso, atrai o poder de concentrao, estudo, telepatia e sucesso financeiro. Preta = Para afastar mau olhado, limpar a negatividade (os anjos de sbado tem essa vela com sua cor, para transmutar de negativo para positivo). Abre os nveis do inconsciente. Usada em rituais para induzir um estado de meditao. Simbolizam a reverso, desdobramento, discrdia, proteo, libertao, repelindo a magia negra e formas mentais negativas. Energia de Saturno. Prpura ou Roxa = Manifestao psquica cura e feitios envolvendo poder, idealismo, progresso, quebra de m sorte, proteo, honra, afastar o mal, adivinhao, contato com entidades astrais. Energia de Netuno. Dia da semana: quarta-feira. Verde = Feitios que envolvam fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade, rejuvenescimento, dinheiro, ambio, sade, finanas em geral, cura, crescimento, abundncia, generosidade, casamento, equilbrio e harmonia. Em geral para desejos de cura e sorte. Verde Esmeralda = Importante componente num ritual venusiano. Atrai amor, fertilidade e relao social. Verde Escuro = Cor da ambio cobia, inveja, cime. Coloca as influncias dessas foras em um ritual. Vermelho = Sade, energia, potncia sexual, paixo, amor, fora, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo em um ritual. Energia dos Signos de Escorpio e ries. Para a conquista do medo, preguia, vingana, atingir metas. Cinza = Cor neutra, ajuda meditao na magia. Esta cor simboliza confuso, mas tambm neutraliza as foras negativas. Prateada ou Cinza Claro = Feitios que atraiam o poder das influncias csmicas, rituais de honra a deidades do Sol, remove a negatividade e encoraja a estabilidade. Ajuda a resolver as habilidades psquicas. Atrai a energia da Grande Me Vitria. Meditao. Poderes divinos femininos.

Postado por Guinevere 1 comentrios

Magia com Cores


Que as cores influenciam diretamente nossa vida: interfere no nosso humor, desempenho e etc, no temos dvidas e ignorar tal poder seria pura ignorncia nossa. Segue uma pequena descrio sobre as cores.

VERMELHO: D energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriado sem febre. Dispensa o cansao e ameniza dores reumticas.

LARANJA: Tonifica, combate fadiga, estimula o sistema respiratrio e fixa o clcio no organismo. Aumenta o otimismo. AMARELO: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regenerao de problemas sseo, bom para priso de ventre, potencializa o fsforo e o sdio. Estimula o intelecto. VERDE: Favorece o equilbrio hormonal, estimula rgos digestivos, tem ao refrescantes e antiinfecciosa. Alivia a insnia. AZUL: Calmante, analgsico, indicado nas infeces com febre. Atuam no sistema nervoso, vasos, artrias e todo o sistema muscular. Combate o egosmo e traz a harmonia. NDIGO: Ao coagulante. Atua diretamente na corrente sangnea. Usado em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuio. VIOLETA: Ao calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produo de leuccitos. Bom nos casos de pneumonia tosse seca, asma, irritao da pele e dor citica. Reduz medos e angstias, diminui a irritao. EFEITOS DAS CORES Branco: Pureza, paz e virtude. Vermelho: Paixo Amarelo: Ouro Laranja: Alma humana Verde: Natureza/ Mata/ Sade Azul: Espiritual Violeta: Devoo e energia Rosa: Amor Preto: Isolamento Marrom: Terra DICAS DE CORES PARA ROUPAS Branco: vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo, puro. Vermelho: vista vermelho quando precisar de coragem, fora de vontade; quando sentir necessidade de atrair algum. um estmulo sexual e muito atraente. Amarelo: quando necessitar o tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuio e atrair dinheiro. Laranja: para obter sucesso monetrio. Verde: para ganhar presente, para diminuir seu stress. Azul: para obter harmonia, paz e tranqilidade. Violeta: Para buscar inspirao e imaginao. Rosa: para encontrar a felicidade e obter a simpatia. Preto: elegncia e afastar invejosos. Marrom: bom evitar usar roupas desta cor. Fonte: Adaptado do livro "Dirio de Magia - Manual de Esoterismo"

Postado por Guinevere 0 comentrios

01 Dezembro, 2006
Exerccio de Pranayma

O pranayma do Sol Os Pranayamas so tcnicas respiratrias originrias da Yoga servem para restaurar a sade, melhorar a oxigenao do sangue e reequilibrar as emoes. Esta palavra vem do snscrito e pode significar, entre outras, Cincia da Energia. Pranayma do Amanhecer Deve ser feito logo ao amanhecer. Feche os olhos e fique de p, de frente pro Sol. Inspire, elevando os braos at a altura dos ombros. Mentalize que o prana penetra por todo seu corpo. Retenha o ar e abra os braos. Em seguida, expire baixando os braos vagarosamente. Visualize a luz do Sol se espalhando pelo seu corpo. Faa este exerccio durante 10 minutos e o encerre pronunciando o mantra OM SURYAIA NAM (eu sado o SOL). Captao de Energia Mentalize um raio de luz alaranjado que parte de seu plexo solar (regio altura do umbigo) e expande-se pelo Universo, levando vitalidade e sade para as pessoas. Depois visualize uma luz dourada que emite vibraes de prosperidade e elimina males como a fome e a tristeza da humanidade. Afastar Preocupaes Sente-se e repouse as mos nos joelhos. Inspire pelas narinas, devagar e em silncio, at sentir o abdome cheio de ar.

Retenha o ar por alguns segundos e expire, tambm pelas narinas. Sinta seu corpo relaxar completamente e mentalize que todas as suas preocupaes se dissipam aos poucos. Para Controlar Melhor a Emoo Sente-se com as pernas cruzadas frente do corpo, mantendo a coluna reta, as mos pousadas sobre os joelhos e os olhos fechados. Fique bem relaxado, procurando no contrair os msculos da face nem os ombros. Inspire vagarosamente, concentrando-se no ar que entra pelas narinas. Retenha o ar durante alguns segundos e expire, prestando ateno apenas na sada do ar. Enquanto respira, procure no pensar em nada. As imagens, as lembranas e os sons que vierem sua mente no devem perturb-lo. Ignore tudo o que acontecer ao redor. Concentre-se apenas no que est fazendo. Caso se distraia por algum motivo, recomece o exerccio. Para Expandir a Conscincia e a Intuio Esta tcnica, de origem chinesa, consiste em fazer seu sol interno nascer ao mesmo tempo em que o Sol csmico surge no horizonte. No incio, pode ser que voc no consiga fazer as mentalizaes, mas, com o tempo, aprender a se concentrar e a visualizar adequadamente. Levante-se bem antes do Sol nascer, tome um banho e vista roupas brancas. Sente-se na posio de ltus, com a coluna ereta e as pernas cruzadas frente do corpo. Feche os olhos e procure sentir o corpo bem relaxado... Visualize um sol de cor alaranjada nascendo na altura do seu umbigo. Imagine que o calor emanado por esse sol aquece todo o seu corpo, enquanto uma luz dourada o envolve completamente. Visualize o sol elevando-se do seu umbigo at o seu corao. Imagine que dessa regio parte uma grande e bela ave branca que voa para longe, levando em suas costas todas as suas tristezas, mgoas e ressentimentos, e jogando tudo isso em um profundo abismo, onde sero destrudos totalmente.

Imagine que esse sol se eleva ainda mais, at chegar no centro energtico localizado entre as sobrancelhas. Faa ento o sol ganhar uma intensa colorao dourada e subir para o alto da cabea, de onde ele se expandir at explodir como uma luz que se junta do sol csmico. Finalmente, faa uma saudao ao sol, com a seguinte frase, que sugerimos, ou com outra, que sair de seu corao: " R! Digna-te santificar meu esprito. Osris! Devolve minha alma sua naturezadivina! Glria a ti, Senhor dos Deuses!. Pranayma Egpcio 1 parte Sente-se o estudante em uma cadeira com o rosto para o Oriente. Faa uma orao Divina Me Kundalini. O peito, o pescoo e a cabea devero estar em linha vertical. No se deve dobrar o corpo para os lados, nem para trs. As palmas das mos devem descansar sobre as pernas de forma muito natural. A mente do devoto deve estar dirigida para dentro, para a Divina Me, amando e adorando-a. Os olhos estaro fechados para que as coisas do mundo no o distraiam. Tape a fossa direita com o dedo polegar vocalizando mentalmente o mantram TON, ao mesmo tempo em que se respire ou inale lentamente o ar pela fossa esquerda. Feche agora a fossa nasal esquerda com o dedo ndice. Retenha o alento e pronuncie mentalmente o mantram SA. Exale agora lentamente pela fossa nasal direita vocalizando mentalmente o mantram HAM e imagine a energia subindo at o crebro e depois descendo at o corao. Tape agora a fossa nasal esquerda com o dedo indicador. Inale o prana pela fossa nasal direita, vocalizando mentalmente o mantram TON. Retenha o alento vocalizando o mantram RA. Feche as duas fossas nasais com o dedo indicador e polegar. Exale lentamente pela fossa nasal esquerda vocalizando mentalmente a slaba

mntrica HAN e imagine a energia subindo at o crebro e depois descendo at corao. 2parte Ajoelhe-se e coloque as palmas das mos no solo, tocando-se entre si os dedos polegares. Inclinando para diante, prostrado em terra, cheio de suprema venerao, com a cabea voltada para o oriente, apoiar sua frente sobre o dorso das mos, ao estilo egpcio. Depois com a sua laringe criadora vocalizar o poderoso mantram RA dos egpcios, alongando o som das duas letras, assim: RRRRRRAAAAAAA... Vocalizam-se sete vezes consecutivas. Postado por Guinevere 0 comentrios

Exerccio com objetos

Pndulo recomendados uma rotina diria de exerccios com o pndulo. Voc pode comear com apenas dez minutos, no dia seguinte um pouco mais, e assim por diante. Depende da sua dedicao e concentrao. Realize estes exerccios em horrios no atribulados do dia e em um local calmo. muito importante anotar todas as experincias que voc est tendo com o seu pndulo, assim como todas as experincias com a magia no geral. Outro ponto importante : faa sempre um exerccio de relaxamento antes de trabalhar com o seu pndulo. Sua mente deve estar quieta e, se possvel, limpa, para poder se concentrar e trabalhar com as energias de forma eficiente. Mais uma dica: jamais faa uma pergunta ao pndulo com uma resposta pr-

definida em mente. Essa decididamente a parte mais difcil, e voc deve se concentrar para conseguir atingir este objetivo. A melhor maneira de manipular o pndulo segur-lo com as duas mos, cotovelos na mesa, apoiando-o na sua testa. Assim voc fica livre de interferncias inconscientes do seu prprio corpo, como balanar sem querer o brao, por exemplo. Espirais Sim: sentido horrio No: sentido anti-horrio Pegue dois pedaos mdios de papel (serve meia folha de sulfite para cada) e desenhe uma espiral grande no sentido horrio e, no outro papel, uma espiral em sentido anti-horrio. Posicione a espiral em sentido horrio sua frente e coloque o pndulo sobre ela. Diga em voz alta: Este movimento quer dizer SIM. Concentre-se. No force o pndulo. Nas primeiras vezes que voc o utilizar, ele pode at mesmo ficar imvel. Calma. tudo questo de treino e prtica. Seja paciente e espere-o girar sozinho. Em seguida, realize o mesmo procedimento com a espiral em sentido antihorrio, dizendo: Este movimento quer dizer NO. Se de nenhuma maneira voc conseguiu fazer o pndulo se mover sozinho, melhor esperar e tentar outro dia. Procure sempre alterar as circunstncias, quando isso acontecer. Mude o horrio, o dia, o local etc. Qualquer movimento do pndulo j timo neste comeo. Copos Pea a algum que esconda um objeto sob um copo (que no seja transparente, claro). Devem estar dispostos trs copos (ou potes) mais ou menos iguais e voc no deve saber o seu contedo. Embaralhe todos (ou pea a algum que embaralhe), coloque o pndulo sobre cada um deles e pergunte: O objeto est escondido neste copo? Concentre-se e no se deixe levar pela primeira impresso. Tambm no se desanime se errar. V aos poucos. Anote tudo para uma conferncia posterior. A tendncia o aumento dos resultados. Moedas Escreva em um papel a palavra SIM e em outro a palavra NO. Coloque o pndulo sobre cada um e veja o sentido da rotao. Quando seu pndulo j tiver entendido que o sentido horrio significa SIM e o sentido anti-horrio significa NO, pegue trs moedas iguais de anos diferentes

e, com a mo esquerda, segure uma delas. Pense em um ano especfico e no olhe para o pndulo para no influenci-lo. Ento pergunte: Esta a moeda cunhada em 19XX (ano que voc pensou)? Tenha pacincia e aguarde. Faa isso com todas as moedas e veja se houve movimento do pndulo em alguma delas. Se no der certo, j sabe: tente em outras circunstancias. Sal Pegue dois copos com gua iguais e coloque um pouco de sal dentro de um deles (ou pea a algum que coloque para voc).Colocando o pndulo sobre um dos copos, faa a pergunta: Este copo contm sal? Exerccio do baralho Arrume dois baralhos idnticos. Vire as cartas em uma mesa e escolha a carta a ser encontrada. Com a carta gmea da que voc procura na mo esquerda, v testando o pndulo, vendo se ele se move sobre a carta certa. Como este um exerccio mais avanado, pode ser que demore mais para voc obter os efeitos desejados. Rostos Separe em revistas fotos mais ou menos do mesmo tamanho de duas meninas, dois meninos, duas moas, dois rapazes, duas senhoras e dois senhores. Cole-os em cartolina preta e corte-as exatamente do mesmo tamanho, de forma que fiquem iguais. Embaralhe-as e, com o pndulo em cima de cada uma delas, v perguntando: Essa foto de uma criana? Essa foto de um adulto? Essa foto de uma pessoa idosa? Agora as vire de cabea para baixo e repita a operao. Veja quantos acertos consegue. Nunca vire a carta antes do fim do teste! Postado por Guinevere 0 comentrios

Altar

Aquele que me pedir um benefcio Encontra-o na sombra oculta. Conduza minha dana nas clareiras de verdes florestas Sob a luz da Lua Cheia. Dance prximo ao meu altar de pedras Trabalhe meu sagrado ensinamento. queles que so seguidores da Bruxaria. Eu trago segredos desconhecidos. Doreen Valiente, Redirth of Witchcraft.

Os rituais so celebrados na presena de um Altar. O Altar, para ns, Pagos, ao mesmo tempo a representao fsica e espiritual da Deusa, do Deus e dos Deuses. Nele, encontram-se sempre representados os quatro elementos da Natureza: Terra, Ar, Fogo e gua. Ele a nossa fonte de poder, de apoio e onde focalizamos as energias invocadas e criadas no decorrer de um rito.

A palavra Altar vem do grego Altum que significa lugar elevado, ou seja, o lugar onde se encontram presentes as energias das Divindades invocadas.

Um Altar pode ser estabelecido em cima de uma pequena mesa, a escrivaninha, estante ou at mesmo no cho. No importa o lugar onde voc ir montar o seu Altar, o importante faz-lo com carinho, levando em considerao algumas diretrizes bsicas.

Se voc tiver um local exclusivamente dedicado sua prtica religiosa l que ele deve ser colocado, caso contrrio, ele poder ficar em qualquer outro lugar de sua casa. muito comum, com o passar do tempo, acabarmos por ter vrios Altares espalhados por nossa casa. Isso muito bom, pois o Altar tem a capacidade de atrair a harmonia e a paz para nosso lar. O Altar a moradia dos Deuses e o local onde devemos nos dirigir quando precisamos do auxlio Deles.

Para montar o seu Altar, o primeiro passo adquirir os cinco Instrumentos bsicos e distribu-los pelo Altar de acordo com as suas respectivas direes:

Pentculo: no ponto cardeal Norte Athame: no ponto cardeal Leste Basto: no ponto cardeal Sul Clice: no ponto cardeal Oeste Caldeiro: no centro do Altar

Um Altar Pago sempre voltado para o ponto cardeal Norte, o ponto relacionado ao elemento Terra (a Deusa), o ponto dos mistrios e da sabedoria. (Lembre-se que a opo pessoal e depende das energias com que se est trabalhando)

O lado esquerdo do Altar representa as energias femininas, por isso coloque uma vela preta nesse lado para representar a Deusa. O lado direito do Altar representa as energias masculinas, por isso coloque uma vela branca nesse lado para representar o Deus.

O meio do Altar o ponto onde todas as energias se concentram, por isso coloque uma vela vermelha nesse ponto, representando a Arte, e ativao dos nossos desejos e as energias em constante movimento.

Smbolos e esttuas que representem a Deusa e o Deus tambm podem ser colocados sobre o seu Altar.

Os smbolos mais comuns da Deusa so: concha, pedra furada, pedra achatada, Runa Berkana, Lua, cisne, gato, cavalo, coruja, pedra da Lua, Triskle, Taa, Caldeiro, guirlanda de flores, smbolo das trs fases da Lua, Ankh, ma, bracelete, colar com 40 ou 70 contas, imagens de antigas Deusas (como Cerridwen, Afrodite, Sheela na Gib, Hcate, Brigit), vela preta, azul ou prateada esquerda do Altar. Um castial com a figura da Lua para conter a vela que representa a Deusa. Os smbolos mais comuns do Deus so: bolota, pedra pontuda, chifres, topzio, Runa Sowelu, Sol, Athame, Basto, serpente, cervo, touro, carneiro, guirlanda de folhagens, crculo encimado por uma meia-lua cujas pontas apontam para cima, tringulo com o vrtice para cima, estaca, imagens de Antigos Deuses como Cernunnos, Dagda, Pan, Fauno, Dionsio, Eros, Zeus - , vela branca, verde ou marrom direita do Altar, um castial com a figura do Sol para conter a vela que representa o Deus. Nunca se esquea de que o Altar o seu ponto de poder, por isso ele deve permanecer limpo e em perfeita ordem, j que ele usado em todos os rituais.

O Altar o seu ponto de ligao com a Deusa e com o Universo! Postado por Guinevere 0 comentrios

Velas

Desde tempos remotos as velas tm sido usadas como poderosas fontes de poder em sortilgios e encantamentos. Seu uso est presente em quase todas as religies. Um dos fatores mais importantes no uso mgico das velas a sua cor. Cada cor est relacionada a um desejo e uma energia especfica. A cor tem a funo de agir como intermediria entre o nosso mundo e o mundo dos Deuses. Veja o significado delas: Amarela: Est relacionada a Mercrio. Desenvolve o intelecto, as habilidades, dons de todas as ordens, a perspiccia, a eloqncia, o dom da palavra. Atrai sorte no comrcio, negociaes, viagens e a cura de doenas. Azul: O azul-claro est relacionado ao equilbrio, paz , harmonia e estabilidade familiar. O azul-marinho uma cor ligada riqueza, fortuna, prosperidade. a cor sagrada de Jpiter. Branca: Pode ser utilizada para qualquer encantamento. a cor universal. Cinza: Cor relacionada tristeza, ao fracasso. Deve ser evitada. Laranja: Relacionada ao Sol, uma cor que atrai o sucesso de todas as ordens. Deve ser usada em feitios que visem atrair prosperidade, a fama, a notoriedade, o otimismo e a conquista de bens materiais. Marrom: Cor ligada a Mercrio e ao elemento terra. Deve ser utilizada em encantamentos que tenham o propsito de nos ligar a Terra e s coisas relacionadas a ela. Traz as pessoas para a realidade, atraindo a racionalidade e o poder da razo. tima cor para ser utilizada quando precisamos adquirir um imvel. Preta: a cor Universal. Ao contrrio do que muitos pensam, a cor preta no negativa, mas sim capaz de nos defender de infortnios, energias negativas, azar e todas as espcies de maldies. uma cor de poder e a preferida de muitos Bruxos e Bruxas. considerada a cor mais perfeita e pode ser usada para todas as

finalidades. Rosa: Cor relacionada Vnus. Est ligada prosperidade, abundncia, proteo,. Traz sorte e abre caminhos. tima para ser utilizada em encantamentos que visem atrair oportunidades para a nossa vida. Vermelha: Cor de Marte. Deve ser utilizado em sortilgios que visam atrair coragem, garra, vigor, dinamismo, fora de vontade, vitria e defender de magia negativa e inimigos. Uno das Velas Ao chegarem at ns, s velas j foram manuseadas por outras pessoas e impregnadas com as suas impresses psquicas. A uno com azeite ou leos aromticos, relacionados ao nosso desejo, uma forma simples de anular quaisquer energias que as velas tenham adquirido antes de serem utilizadas por ns. Por isso, utilize: Para rituais de amor: leos de rosa, vetiver, patchuli, canela, sndalo, manjerico. Para rituais de prosperidade: leos de cravo, louro, olbano, cedro, carvalho, canela, girassol. Para rituais de sade: leos de alecrim, jasmim, ltus, lavanda, slvia. Para rituais de proteo: leos de cedro, slvia, verbena, Artemsia, anis.

Velas, Signos e Pedras Principais Ligaes entre Velas, Signos e Pedras Vela Vela Vela Vela Vela Vela Vela Branca (Cncer) Pedra => Quartzo Verde (curativa) Preta (Capricrnio) Pedra => nix Negro (poder) Azul (Sagitrio) Pedra => Sodalita (sabedoria) Rosa (Libra) Pedra => gata Azul (sorte) Verde-gua (Peixes) Pedra => Hematita (proteo) Marrom (Aqurio) Pedra => gata Rosa (sorte) Roxa (Gmeos) Pedra => Olho de Tigre (felicidade)

Vela Vermelha (ries) Pedra => Ametista (beleza) Vela Verde (Touro) Pedra => Quartzo Rosa (amor) Vela Amarela (Leo) Pedra => Cristal (energia) Vela Roxa (Virgem) Pedra => gata Vermelha (sorte) Vela Vermelho-Escuro (Escorpio) Pedra => Obsidiana (Paz) Postado por Guinevere 0 comentrios

26 Dezembro, 2006
Dias Mgicos, Janeiro
Janeiro o ms em que devemos estar cientes de nossa misso evolutiva neste mundo, no s como seres individuais, mas como espcie. Faa tudo para crescer espiritualmente, tornar-se realmente uma pessoa melhor e o mundo tambm o fara, pois tudo faz parte de um plano perfeito em que uma coisa, por mais insignificante que parea, intefere nas outras. Use esse ms para aumentar essa chama de caridade e amor, mas sua obrigao mant-la acesa a vida toda!

DIA 01 DE JANEIRO - DIA EXEMPLAR O ano comea hoje. A maioria das pessoas est de ressaca porque comemorou demais na noite anterior, mas tudo que voc fizer hoje agir como se tivesse fermento no resto do ano. Por isso, procure fazer algo que gosta, ficar com quem realmente ama, pois um dia especial. Cada minuto deve ser aproveitado. Divirta-se, leia, descanse, ame, sinta cada momento do dia de hoje, mentalizando o que deseja atrair para sua vida no ano que se inicia. Acenta uma vela branca e oferea uma fatia de bolo branco com vinho s entidades que acompanham e iluminam voc em agradecimento pelo timo ano que voc sabe que ter.

DIA 02 DE JANEIRO - ANIVERSRIO DE INANNA Essa tradio sumria lembra-nos da Inanna, deusa me do vinho e dos gros. Um bom ritual para este dia acender um incenso e uma vela diante de um pratinho com gros e uma taa de vinho. Depois que a vela se apagar, enterre os gros, que representam o passado, e beba o vinho, trazendo para dentro de voc novas energias vitalizantes. DIA 05 DE JANEIRO - ANIVERSRIO DE TSAI SHEN Na mitologia chinesa, o deus da sade. Bom dia para pedir sade e disposio para a luta do dia-a-dia. DIA 07 DE JANEIRO Todo dia 7 mgico e segunda-feira o dia da Lua, bom para rituais de paz e meditao. Acenda sete incensos e sete velas e mentalize seus desejos mais profundos. Preste ateno nos sonhos nesta noite. DIA 08 DE JANEIRO - DIA DE JUSTITIA Deusa romana da Justia, representada pela constelao de Virgem. Acenda um incenso de lavanda neste dia e pea que Justitia esteja ao seu lado em questes de justia. DIA 10 DE JANEIRO - DIA DO BARDO GERAINT Conhecido como o Bardo Azul, Geraint era um bardo gals do sculo IX. Acreditase que seu esprito ajuda todos os que trazem em seu corao o amor verdadeiro. Hoje, faa um pedido de amor em um papel azul. Mas tem que ser em forma de poesia. DIA 13 DE JANEIRO - O CORAO DO MS como conhecido todo dia 13. Nesse dia, o que voc fizer voltar multiplicado para voc no restante do ms. Ame muito nesse dia, esteja propenso a demonstraes de carinho e amor! DIA 15 DE JANEIRO - FESTIVAL DE CARMENTLIA Este festival romano em honra da Ninfa das Profecias, Camanae, diz que os orculos hoje no podem mentir. Consulte seus orculos e realize suas mancias hoje! DIA 17 DE JANEIRO - DIA DE FELICITAS Felicitas a deusa romana da boa sorte e da fortuna. Para atrair seus favores e simpatia para dentro de seu lar, acenda uma vela azul prxima a janela. DIA 19 DE JANEIRO - FESTIVAL DE THOR O deus dos raios e troves da mitologia germnica, Thor, era tambm filho de Odin. Invoque-os hoje e ele conceder fora e coragem para realizar as mais difceis tarefas.

DIA 20 DE JANEIRO - DIA DE BABA YAGA Esta deusa blgara a deusa da morte e renovao. Muitas vezes precisamos deixar algo partir para um novo renascer. Acenda uma vela escura e invoque Baba Yaga. Pea-lhe que as coisas ruins embora e abra caminhos para as coisas novas e boas em sua vida. DIA 22 DE JANEIRO - DIA CONSAGRADO A APOLO Apolo tambm conhecido como deus do Sol, influenciando na poesia e nas artes. Neste dia, espalhe folhas de louro na entrada de sua casa para atair as ddivas deste deus grego. DIA 24 DE JANEIRO - FESTIVAL DAS VELAS uma antiga cerimnia da purificao atravs das deusas do fogo. Acenda uma vela laranja e concentre-se na chama. Pea s deusas do fogo que queimem seus males, sejam fsicos, sejam espirituais. DIA 26 DE JANEIRO - DIA DOS DEUSES LARES So os espritos guardies da tradio romana que protegem nossas casas e seus nomes originam a palavra "lar". Escolha um cantinho da sua casa para ser a morada dos deuses Lares e acenda uma vela verde e um incenso de ervas, agradecendo a eles pela proteo e alegria que proporcionam. DIA 27 DE JANEIRO - PAGANLIA, DIA DA ME TERRA Pela tradio romana, um dia consagrado Me Terra. Neste dia, decore trs rvores com fitas amarelas. Os espritos da natureza sero atrados pela sua gentileza e traro prosperidade e boa sorte. DIA 30 DE JANEIRO - FESTIVAL DA PAZ Na tradio romana o dia da deusa Pax Augusta, deusa da paz. Hoje, acenda uma vela branca e reze pela paz na vida e no mundo. Vamos todos fazer isso e atrair o manto da paz para o planeta, que est precisando. Postado por Guinevere 0 comentrios

19 Dezembro, 2006
Talisms e Amuletos

Talisms so objetos de proteo, imantados de fora magntica, ao qual se atribui um poder sobrenatural de realizao dos desejos do usurio. Muitas vezes aparentemente funcionais ou decorativas, como clices, adagas, esculturas, gravuras ou mscaras, estes objetos podem ser poderosos. No confundir Mensageiros do vento que pertencem ao Feng Shui. J os amuletos so os objeto consagrados atravs da magia que devem ser usados junto ao corpo (anis, correntes, medalhas). Imantados com uma fora mgica de proteo para o usurio. O significado e poder mstico esto ligados com sua forma e a simbologia gravada no mesmo. Medalha - chapa metlica, geralmente redonda, com smbolos gravados, que pendurada em uma corrente ao redor do pescoo. Normalmente as medalhas ou medalhes representam temas religiosos. Tambm so usadas para vincular o usurio ao santo ou smbolo retratado, como forma de proteo.

OM - o som criador primordial, o som sagrado dos hindus, considerado o som da potncia divina. A deusa hindu Vac, deusa da palavra, a doadora deste som mstico. Este som pode ser decomposto em trs sonoridades: A-U-M, representando a tradio vdica da trindade. OM uma ajuda evoluo espiritual, o mantra entre todos os mantras.

Pentagrama - smbolo sagrado em vrias tradies. O nmero cinco expressa a unio dos desiguais, unindo o 3 princpio masculino ao 2 - princpio feminino. Smbolo dos membros da sociedade Pitagrica. Chave da alta magia abre os caminhos ao oculto. Simboliza ainda o matrimnio, a felicidade e a realizao. Na tradio manica considerada a estrela flamejante.

Olho de Hrus representado por um disco solar com asas de gavio. Simboliza a justia implacvel do olhar que tudo v do deus egpcio Hrus, deus com cabea de falco que derrotou o maligno Seth. Este smbolo representa a dedicao aos rituais e s leis, ilustrando a luta da luz contra as trevas. Smbolo usado nos templos manicos.

Sarasvati - esposa de Brahma. Deusa da gua, esprito do Rio Sarasvati. Usa uma lua crescente sobre a testa. Originou a lngua snscrita. Deusa da arte e do conhecimento. Segura manuscritos ou toca instrumentos de corda. O pavo tambm um smbolo associado a essa deusa.

Tara a deusa mais importante do budismo tibetano. Considerada a salvadora, a deusa branca, a deusa me que possui 21 aspectos. venerada como a me de todos os bodhisattvas, os aspirantes iluminao. Educa-os com sabedoria. A deusa Tara branca e a deusa Tara verde estabeleceram o budismo no Tibet. Esta deusa representada com o terceiro olho no meio da testa, smbolo do seu conhecimento supremo.

Vnus de Willendorf - representa a fecundidade e a fertilidade. Ela se baseia nas primitivas imagens da Grande Me que, desde a Idade da Pedra, representam o poder mgico da alma feminina. Ela a senhora da fertilidade da terra e do esprito. Deve ser colocada perto da cama (para a fertilidade do casal), na mesa do escritrio (para a fecundao de novos projetos) ou na sala (para a fertilidade das relaes familiares).

Bath - A palavra egpcia para deuses NETJER, que quer dizer NATUREZA; as divindades habitavam e representavam o mundo animal, vegetal e mineral. A deusa Bast, com cabea de gata e corpo de mulher a Filha de R. Para os egpcios, os felinos (ela era representada por uma gata selvagem ou uma leoa) simbolizavam o Sol, a Rainha e a Lua. Ela a protetora do fara e Grande Vingadora. Em suas mos porta um sistro, o Ankh , smbolo egpcio da vida eterna e dos poderes criadores. Limpeza o Fazer a limpeza do talism em gua corrente o Coloque o talism no centro da mo esquerda o Sinta o peso do talism na sua palma o Feche os olhos e respire profundamente vrias vezes (at relaxar) o Limpe a sua mente de todos os pensamentos o Imagine uma luz violeta descendo do cu e entrando pela coroa da sua cabea o Sinta esta energia percorrendo o seu corpo at a sua mo direita o Com a mo direita aberta sobre o talism (5 a 10 cm) faa movimentos antihorrios o Imagine o talism sendo purificado de todas as impresses energticas anteriores o Converse, fale em voz alta com o talism: Voc, nome do talism, est limpo de toda contaminao o Faa isto, no mnimo trs vezes, at voc sentir que o talism est purificado e consagrado com as suas energias o Para encerrar, imagine que a luz violeta se transforma em azul e sai, mais

intensa do que antes, da sua mo direita enquanto voc diz estabilize, estabilize, estabilize... Voc pode tambm invocar o seu anjo guardio ou a divindade representada no talism com uma prece apropriada (a melhor sempre aquela que nos mais familiar...) para imantar o objeto com a sua presena. Se achar necessrio, pode repetir o ritual. Cada vez o seu talism ficar mais energizado. Talism para neutralizar feitios o Melhor Dia: segunda-feira ou tera-feira; o Melhor Lua: minguante ou Lua nova (3 dias ou mais aps sua entrada) Material Necessrio: o 1 saquinho preto o 1 turmalina negra o 1 quartzo branco o 1 obsidiana o 1 pedra da lua o 1 hematita o 1 pedra olho de gato o 1 granada o Mandrgora ou ginseng o Artemsia seca o Alfazema o Alecrim o Louro o Verbena o Erva doce o 1 pentagrama pequeno de metal o Fita e linha preta Procedimento: energize todas as pedras deixando-as 24 hs na gua com sal, 24 hs em baixo da terra e 10 minutos no sol. Aps energiz-las, coloque-as no saquinho pedindo aos Deuses que todos os malefcios e energias negativas sejam afastados do seu caminho. E ento, colocando pedra, por pedra no saquinho diga para cada uma: o o o o o o TURMALINA NEGRA para neutralizao das energias negativas; QUARTZO BRANCO para estabilidade; OBSIDIANA para absoro das energias malficas; PEDRA DA LUA para poder e magia; HEMATITA para combater as influncias contrrias; OLHO DE GATO para proteo;

o GRANADA, para superao das dificuldades Coloque ento as ervas no saquinho, pedindo para que elas possam trabalhar energicamente a seu favor, lhe protegendo. D 7 ns na fita preta pedindo proteo coloque-a no saquinho e feche-o. Com a linha preta costure o pentagrama de metal do lado de fora, de forma que fique bem visvel. Consagre magicamente este talism. Postado por Guinevere 1 comentrios

06 Dezembro, 2006
Os Instrumentos Mgicos
O Meu Clice bebe e embebe a vida. O Caldeiro o Meu tero vivo de regenerao. E inspirao, capaz de tudo transformar. Eu os presenteio a voc. O importante no ritual e encantamento sua inteno. No o instrumento que faz de voc um Bruxo. Ns, Bruxos, lanamos mo de alguns utenslios em nossos rituais que so chamados genericamente de Instrumentos Mgicos, Armas Mgicas, Ferramentas Mgicas e inmeros outros nomes. Os Instrumentos Mgicos utilizados na Bruxaria tm sido inmeros ao redor do mundo, por milhares de anos. Aqui so apresentados os fundamentos dos principais instrumentos. H muitos sistemas, Tradies e caminhos na Bruxaria, por isso as descries apresentadas aqui refletem as interpretaes mais usuais. Existem centenas de Tradies na Arte e muitas delas utilizam Instrumentos Mgicos no descritos na presente obra, outras fazem uso de parte deles e algumas no utilizam nenhum deles. Na Bruxaria h o fator diversidade, por isso, muitos Pagos trabalham com rituais elaborados, enquanto outros apenas meditam e fazem suas invocaes junto luz da Lua. Os Instrumentos Mgicos so utilizados apenas para facilitar o desempenho ritual e focalizar nossa concentrao e inteno. Com o passar do tempo, voc ir diminuir, e muito, o uso dos Instrumentos at conseguir realizar um ritual sem o uso de nenhum deles.

A Bruxa Ns somos a maior e melhor ferramenta criada pela Deusa e pelo Deus. Nossos corpos e mentes so capazes de fazer a melhor de todas as Magias sem a utilizao de um nico Instrumento Mgico. So nossas intenes e energias que conduzem qualquer tipo de trabalho mgico. Existem inmeras Bruxas que optam por no usar nenhum aparato ritualstico, utilizando sua prpria energia como fonte de poder. necessrio salientar que nossos corpos so constitudos pelos quatro elementos da Natureza: TERRA: nosso prprio corpo; AR: nosso sopro e nossa respirao; FOGO: a temperatura de nosso corpo; GUA: nossa saliva e nosso sangue. Uma Bruxa deve treinar seu corpo e mente a fim de trabalhar positivamente um encantamento, um sortilgio e a realizao de um ritual. Nunca se esquea de que voc a maior ferramenta mgica entre todas e que seu enfoque e concentrao, intenes e desejos, que produzem a verdadeira Magia. muito importante para um para um Bruxo vivenciar e sentir a fora dos elementos dentro de si. Isso constitui uma regra bsica para qualquer prtica mgica ser bem-sucedida. Uma Bruxa deve aprender a escutar a voz que reside em seu interior e sentir o pulsar da Terra, as batidas do corao da Grande Me, a fim de que esteja em unidade com a Natureza e com o Universo. Somente a partir disso a vida de um Bruxo realmente ir tornar-se mgica e, integrado com a Natureza e com o Cosmo, ele poder seguir rumo sua evoluo.

O Athame No trabalho mgico o Athame assume um papel fundamental. Ele um Punhal com dois gumes que assume uma funo nos rituais. Assim como todas as ferramentas rituais, o Athame um artigo mgico, talvez o mais importante de todos, e deve ser escolhido com cuidado. A primeira regra na escolha de um athame que ele se ajuste bem e confortavelmente em sua mo de poder (a mo que voc escreve). Em segundo lugar, tradicionalmente a lmina de um Punhal tem a mesma medida que vai do pulso de sua mo de poder at o dedo mdio. Antigamente o Athame era confeccionado pelo prprio Bruxo, levando em considerao a fase lunar, os dias mais propcios, as horas e as posies planetrias. Hoje em dia isso se tornou um pouco difcil, pois no so todos que possuem dons artsticos e habilidade para confeccionar um. Por isso, tornou-se mais comum "personalizar" o Athame, gravando nosso nome mgico com letras rnicas, ou outro alfabeto mgico, e smbolos sagrados em sua lmina. Isto uma forma de transmitir nossa prpria energia e magnetismo para que ele se torne um Instrumento Mgico pessoal e intransfervel. Tradicionalmente um Athame

deve ter cabo negro e lmina dupla, mas existem muitos outros modelos que podem ser utilizados. Hoje encontramos Athames de bronze, cobre, prata e vrios outros metais ou at mesmo esculpidos em pedra. Siga sempre a sua intuio, no existe regra bsica na escolha de um Athame, ele deve ser aquele que chame sua ateno. O Athame usado para traar o Crculo Mgico, invocar os quadrantes e elementos e sempre est presente em todos os rituais como Handfasting, Iniciao, Grande Rito, etc. associado na maioria das Tradies com o elemento Ar e com o ponto cardeal Leste; porm em outras Tradies est ligado ao elemento Fogo e ao ponto cardeal Sul. habitual em algumas Tradies ganhar o Athame na cerimnia de Iniciao. Nessa ocasio, aps ser purificado e sacralizado pelo Iniciador, ele dado de presente ao Iniciando, que, a partir daquele momento, tem autorizao, conhecimentos e capacidade necessrios para fazer uso dele. As vertentes mais tradicionais da Wicca concordam que instrumentos Mgicos no deveriam ser usados para nenhum outro propsito que no fosse ritualstico. Freqentemente a lmina de um Athame permanece embainhada at ser usada em um ritual. Por causa disso, outra faca, o Bolline, que possui o cabo branco, s vezes usada para colher ervas ou esculpir smbolos em amuletos, talisms e velas. Muitos discordam dessa teoria, acreditando que, quanto mais um Instrumento for utilizado, mais poderoso ele se tornar. O Athame usado no "Grande Rito", cerimnia onde unio da Deusa e do Deus representada simbolicamente, quando sua lmina toca a gua ou o vinho que se encontra dentro do Clice. Ele tambm utilizado para direcionar o poder e traar smbolos sagrados no solo ou no ar.

O Bolline O Bolline uma faca com o cabo branco. Ele utilizado na colheita de ervas, na construo de talisms e amuletos mgicos. Existem alguns modelos de Bolline na forma de uma pequena foice, totalmente de prata, em aluso ao antigo Instrumento dos Druidas para a colheita de ervas que possua esta forma. Ele um Instrumento opcional, visto que muitos Bruxos usam o Athame para desempenhar a funo de colher as ervas e construir talisms.

O Basto O Basto representa para a maioria das Tradies o elemento Fogo, e posicionado no ponto cardeal Sul, Porm, alguns o associam ao elemento Ar e ao ponto cardeal Leste. Voc pode comprar um pronto ou fazer um com galhos de rvores ou um cano de cobre.[] Assim como o Athame, o Basto tambm est relacionado ao Deus Cornfero, no seu aspecto de Grande Fecundador, pois um smbolo flico por excelncia. O Basto pode ser usado para lanar um Crculo ou direcionar as energias na realizao de feitios e encantamentos. H Bruxos que preferem lanar o Crculo com um Basto em vez de utilizar o Athame. H Bastes de vidro, cobre, prata e outros metais, mas o "material clssico" ainda a madeira. Vrias madeiras tm diferentes usos e associaes mgicas e as melhores para a confeco do seu Basto so a macieira, o loureiro, o freixo, o teixo, o carvalho, a goiabeira, a figueira ou o salgueiro.

O Clice O Clice ou Taa utilizado no Altar para representar o princpio Feminino da gua e fica no ponto cardeal Oeste. Muitas vezes so colocados dois Clices sobre o Altar, um para gua outro para vinho. O Clice junto com o Athame, ou o Basto, so Instrumentos modernos utilizados para representar o "Grande Rito" a unio do princpio feminino (Deusa) com o masculino (Deus) - do qual toda vida surge. Clices podem ser de qualquer material. Muitos usam prata ou estanho (tenha cuidado com metais sem banho de ao inoxidvel quando servir vinho), mas os de cermica, cristal e at mesmo os de vidro podem ser usados. Alguns Bruxos possuem Clices diferentes para diferentes rituais. Geralmente o Clice passado ao redor do Crculo enquanto cada participante toma um gole do lquido contido em seu interior, fazendo os seus pedidos e agradecimentos.

O Pentculo O Pentculo normalmente um disco, um prato de metal ou madeira com a figura de Pentagrama dentro de um crculo. Ele usado para consagrar vrias outras ferramentas. tambm utilizado como um ponto focal de concentrao. associada ao Norte e ao elemento Terra. Alguns Bruxos usam um Pentculo para invocar qualquer elemento da Natureza. Voc poderia fazer seu prprio Pentculo com argila ou com uma pedra, pintando o smbolo do Pentagrama sobre o material escolhido. Ele utilizado para consagrar ervas e para carregar magicamente um talism ou qualquer Instrumento que precise de uma dose de energia extra. Representa a ligao do Bruxo com os Deuses.

O Caldeiro O Caldeiro de ferro, com tradicionalmente trs ps, sempre representou a generosidade e as bnos dos Deuses. Tido como smbolo de abundncia,

fertilidade e detentor de todos os conhecimentos do Universo, em algumas Tradies clticas, associado com Deuses como Bran, o Abenoado, Dagda e a Deusa Cerridwen. Baseada nesses mitos, o Caldeiro tambm representa o conceito de reencarnao e os ciclos de nascimento, morte e renascimento. Simboliza o ventre da Deusa Me do qual surgem e surgiro todas as coisas. Os Pagos sempre acreditaram que o mundo era semelhante a um grande Caldeiro, onde a Deusa preparava suas poes, governando o destino dos homens. Quando empunhamos nossas colheres de pau e nossos Caldeires nos tornamos semelhantes Deusa e assim somos capazes de criar, moldar e dobrar o nosso destino e a nossa vida. Os Caldeires podem ser utilizados para representar o elemento gua e para perscrutar. s vezes associado ao elemento Fogo e na maioria das vezes utilizado para fazer pequenas fogueiras em seu interior, com lcool de cereais e ervas sagradas, ou queimar incenso. Em tempos modernos e urbanos, pular sobre um caldeiro em chamas substitui o tradicional "pulo da fogueira". Dependendo da inteno e do uso ele pode ser colocado em direo ao Oeste, representado as energias femininas da Deusa, ou ao Sul, representando as energias masculinas, ao realizarmos rituais para antigos Deuses como Dagda e Bran. Muitos Bruxos tm Caldeires de vrios tamanhos, para diferentes funes e propsitos. Com o passar do tempo voc vai perceber que isso necessrio, pois um Caldeiro utilizado para servir de receptculo de uma fogueira jamais deve ser usado para a preparao de um leo ou banho mgico, por exemplo, devido ao fato de ficar extremamente oxidado com o uso excessivo do fogo e dar uma pigmentao escura ao leo que preparado. Os caldeires variam de tamanho e vo desde os pequenos modelos para Altar at o antigo e enorme caldeiro de cho. Escolha aquele que melhor atender s suas necessidades.

O Livro das Sombras O termo "Livro das Sombras" vem do ingls Book of Shadows (BOS), um utenslio muito importante e que faz parte do arsenal de todo Bruxo. O Livro das Sombras

um caderno com a capa e a contracapa na cor preta, no qual registramos toda a nossa evoluo na Arte. nele que guardamos todos os encantamentos que aprendemos, as analogias entre elementos e planetas, os sortilgios, as invocaes e todas as informaes que julgarmos importantes, relacionadas Bruxaria. muito comum anotarmos nele os nomes de Bruxos que conhecemos, onde e em que circunstncia se deu o encontro. O Livro das Sombras como um Dirio Mgico, em que voc registrar os seus sonhos e os possveis significados destes, os seus rituais e resultados, etc. Com o passar do tempo voc ter de dar incio a outros Livros das Sombras; guarde-os com carinho, tendo o cuidado de no deixar que outra pessoa o leia, pois eles so a sua essncia e o resultado de seu estudo e empenho.

A Vassoura A vassoura tem sido associada com a Magia h muito tempo, provavelmente devido sua forma. utilizada em ritos de purificao e parente do Basto. comum uma nova casa ser consagrada com ela. Tambm utilizada para a purificao de um local carregado. A Vassoura Mgica ou Besom, como tambm chamada, muitas vezes utilizada para limpar a rea ritual antes de uma cerimnia comear. com ela que geralmente "se faz uma varredura", como costumamos dizer. A Vassoura passou a ser utilizada na Bruxaria a partir da Inquisio como forma de camuflar o Basto Mgico, cuja ponta ficava escondida entre as cerdas da Vassoura. Ele um smbolo feminino de poder e, por isso, em muitas Tradies da Wicca somente as Bruxas fazem uso de uma. As vassouras devem ser confeccionadas pelos seus prprios donos. Basta termos um cabo de vassoura, vrias galhos secos e um barbante com o qual possamos amarrar os galhos em volta de uma das extremidades do cabo. Os galhos de plantas mais utilizados na confeco so os de: manjerico, a rvore smbolo da Deusa; btula, que representa o nascimento, o renascimento e uma erva tima para proteo; teixo, a rvore da morte e da reencarnao; Artemsia, pois afasta a negatividade, alm de ser uma das ervas sagradas da Deusa; sabugueiro planta relacionado Lua; salgueiro, outra planta relacionado Lua e Deusa. Smbolos mgicos podem ser gravados no cabo da Vassoura para que ela se torne ainda mais poderosa. A Vassoura no deve tocar o cho durante a varredura. Deve-se varrer a rea desejada acima do solo, no ar, enquanto visualizamos a limpeza

energtica do local. Coloque sua Vassoura de ponta-cabea na porta de entrada de sua casa e assim seu lar, assim como todos os seus habitantes, sero protegidos de qualquer mal. Muitos Bruxos optam em colocar a Vassoura pendurada na posio horizontal sobre a porta de entrada com a mesma finalidade. Um portal entre o Crculo Mgico no permetro do Crculo, a qual se pula quando necessrio sair do Crculo no decorrer do Ritual. Dessa forma, os que precisarem abandonar a rea do ritual podero faz-lo livremente, sem que haja a necessidade de abrir uma porta mgica imaginria com o Athame. No Handfasting, a parte mais caracterstica e tradicional aquela em que o casal pula a Vassoura, representando assim a unio atravs das bnos dos antigos Deuses.

Bola de Cristal Cristais de quartzo so extremamente populares hoje, mas a bola de cristal de quartzo um antigo instrumento mgico. extraordinariamente caro, variando de vinte a milhares de dlares, dependendo do tamanho. A maioria das bolas de cristal no mercado atualmente so de vidro, vidro temperado ou mesmo plstico. Bolas de cristal de quartzo genunas podem ser identificadas por seu alto preo e por incrustaes ou irregularidades. O cristal vem h muito sendo utilizado na adivinhao contemplativa. O adivinho encara fixamente a bola at aflorarem as suas faculdades psquicas, e imagens, vistas mentalmente ou projetadas no interior do cristal, revelam a informao necessria. Em rituais os cristais so por vezes posicionados no altar para representar a Deusa. Sua forma (esfrica) simboliza a Deusa, assim como todos os crculos e circunferncias, e sua temperatura fria (como nodo de detectar cristal genuno) simboliza as profundezas do mar, o domnio da Deusa. Assim, o cristal pode tambm ser utilizado para receber mensagens dos Deuses, ou para armazenar a energia gerada no ritual. Alguns Wiccanos olham fixamente

para o cristal para atrair imagens da Deusa ou de vidas passadas. um objeto mgico tocado pelo divino. Se encontrar uma, guarde-a com cuidado. Sua exposio peridica luz da lua, ou o ato de esfregar Artemsia fresca em sua superfcie aumentar sua habilidade de ativar nossos poderes psquicos. Bolas de cristal podem ser o centro de rituais de Lua Cheia. A bola de cristal um instrumento das artes adivinhatrias, muito popular entre os videntes. A cristalomancia tambm muito praticada pelas bruxas, mais com um propsito maior, mergulhar no cosmo profundo e infinito da Grande Me, recebendo mensagens e descobrindo mais sobre o nosso mundo interior, que o mundo da Deusa refletida na bola de cristal. Veja a seguir alguns exemplos bsicos da interpretao de figuras na cristalomancia: Nuvens Violetas: harmonia e tranqilidade Nuvens Azuis: conquista e felicidade Nuvens Verde: lucro e prosperidade Nuvens Amarelas: duvidas esclarecidas em breve Nuvens Laranjas: decises difceis definitivas Nuvens Vermelhas: obstculos e agitao Manchas Claras: pequenos problemas Manchas Escuras: grandes problemas Estrela: sonhos impossveis Corao: vivncia de um grande amor Serpente: cuidado com a sade Pssaros: surpresas Olho: siga mais a sua intuio Espada: desarmonia Balana: recompensa justa Imagem Interior a Bola de Cristal: presente ou futuro imediato Imagem Posterior a da Bola de Cristal: passado que exercera influencia sobre o presente Imagem a Direita da Bola de Cristal: boas influencias Imagem a Esquerda da Bola de Cristal: ms influencias

O Sino O sino um instrumento ritual de inestimvel antiguidade. O toque de um sino libera vibraes com efeitos poderosos de acordo com seu volume, tom e material utilizado.

O sino um smbolo feminino e, portanto, normalmente utilizado para invocar a Deusa em rituais. tambm tocado para afastar encantamentos e espritos malignos, para interromper tempestades ou para evocar energias positivas. Sobre estantes ou acima da porta, eles protegem a morada. Sinos so por vezes tocados em rituais para assinalar sees diversas ou marcar o incio ou o fim de um encantamento. Qualquer tipo de sino pode ser utilizado.

Roupa Vestir-se "opcional" para muitos Bruxos. Existem algumas Tradies em que os Bruxos praticam seus rituais "Vestidos de Cu" (nus). Os que assim o fazem alegam que a roupa impede que a energia criada pelos nossos corpos circule corretamente e que o ato de trabalharem nus coloca todos iguais perante a Deusa. Outras Tradies utilizam mantos, tnicas e jias ritualsticas em suas cerimnias, normalmente s dedicados a esse uso. Muitos utilizam as vestes cerimoniais como forma de separar simbolicamente o trabalho ritual da vida cotidiana e assumir uma nova personalidade. Muitas Tradies utilizam roupas que refletem o fundo tnico daquele Caminho Mgico. Tradies Escocesas podem usar "kilts", e Tradies voltadas ao Druidismo podem usar batas cobertas, etc. Muitos bordam smbolos mgicos na roupa ou usam pequenos objetos mgicos pendurados nela para agir como talisms protetores. O uso ou no de roupas nos rituais algo muito pessoal, por isso o melhor a fazer trabalhar magicamente como voc se sentir mais confortvel. As cores so tambm utilizadas por suas vibraes especficas. Amarelo: uma cor excelente para aqueles envolvidos em adivinhao. Roxo: favorvel aos que trabalham com poder divino puro (ou que desejam aprofundar sua conscincia espiritual acerca da Deusa e do Deus. Azul: indicada para curandeiros e para os que trabalham com sua conscincia psquica ou para sintonizar-se com a Deusa em seu aspecto oceano. Verde: Fortalece os herbalistas e os ecologistas mgicos. Marrom: usado por aqueles com ligaes com os animais ou que lanam encantamentos por eles. Branco: Simboliza a purificao e a espiritualidade pura, sendo tambm perfeito para a meditao e rituais de purificao. utilizado ainda em rituais da Lua

Cheia, ou para acessar a Deusa. Laranja ou Vermelho: Utilizados em sabs, para ritos de proteo ou sintonizarse com o Deus em seu aspecto solar. Preto: uma cor popular. Ao contrrio das crenas populares, o preto no simboliza o mal. a ausncia de cor. Simboliza a noite, o universo e a ausncia de falsidade. Quando um bruxo veste um robe preto, ele est vestindo a escurido do espao simbolicamente, a fonte suprema de energia divina.

Prato de Sal Simboliza o elemento terra e usada para purificao. Voc pode espalhar o sal pela rea para ser purificada ou misturar com gua e borrifar a rea e o crculo e as pessoas que participaram. Pode ser colocado no altar para representar o elemento terra.

Vela Representa o elemento fogo. Eles so usados para aumentar a energia de um feitio ou ritual ou para influenciar um poder em particular. Elas simbolizam a transformao da sua vontade em energia que levada para o self.

Incensrio Simboliza o elemento ar, e queimado em rituais, feitios como oferenda aos Deuses. Serve para invocar os silfos (seres elementais do ar), serve tambm para criar um ambiente para poder se comear um feitio ou fazer invocaes. Ele pode ser de qualquer forma e de qualquer material contanto que deixe o incenso queimar todo sem apagar.

Espada Cerimonial A espada representa o elemento fogo o smbolo da fora do Bruxo. Em certas tradies wiccanas, a espada usada no lugar do punhal para traar crculos e apagar. A espada pode ser usada para controlar e banir espritos elementais e para guardar e direcionar energia, durante um ritual. A um mito sobre a espada,

muitas pessoas no gostam de utiliz-la porque dizem que quem usa espada mago. Creio eu que a espada entrou na wicca no tempo da inquisio onde os bruxos precisavam se defender dos ataques dos inquisidores. Por isso muitas pessoas discordam do uso da espada.

Ervas Podem ser includas para emprestar suas tradicionais energias ao rito ou encantamento a ser praticado. Representam as Deidades Vegetais e frutificao da terra. Elas representam o elemental terra, e podem tambm ser usadas para curar pessoas em forma de remdios, mais cuidado com que erva voc mexe, pois existem ervas venenosas.

Cristais O cristal tem o poder de armazenar energia, filtrar ambientes, e sempre interessante us-lo seu altar. Eles so usados para curar pessoas, existe uma polemica entre as cores das pedras muita gente diz que cada cor e que cada pedra serve para um fim, mais tem pessoas que dizem que no se podem limitar as pedras s pelas cores e suas propriedades. A tambm um cuidado quando for comprar sua pedra voc tem que saber de onde elas foram tiradas, pois se desmatarem alguma floresta para retir-las eu acho que essas pedras no so muito teis, pois no tem energia suficiente.

Chave Mgica Para fazer uma chave mgica recorra aos materiais que a Natureza oferece, como gravetos, folhas etc. Faa a chave mais bonita que puder. Com ela voc ser capaz de abrir todas as portas. Pendure-a na entrada do seu quarto; sempre que tiver um desejo profundo, pegue a chave sem sua mo e com sua imaginao abra a porta que esconde seus desejos.

Colher de Pau A colher de pau da cozinha pode transformar-se num instrumento mgico. Adquira uma colher nova e passe-a nove vezes pelo fogo, mergulhe-a na gua e por fim jogue sobre ela trs pitadas de sal. Use-a no dia-a-dia da cozinha, impregnando seus alimentos com amor. Coisas para se ter em mente quanto s ferramentas mgicas

Todas as ferramentas e acessrios devem ser purificados e consagrados antes de usados (mesmo para adorno). Isso vale para o que voc fez, ganhou ou comprou. Nenhuma ferramenta ou acessrio deve ser usado para qualquer propsito que no seja Magia ou celebraes rituais. Nunca, nunca toque os acessrios e ferramentas mgicas de uma outra pessoa sem a permisso dela. Da mesma forma, nunca permita que outra pessoa toque seus itens mgicos a no ser que voc esteja absolutamente certo de que a energia dessa pessoa compatvel com a sua. Purifique e consagre novamente suas ferramentas e acessrios mgicos periodicamente. Consagrando os Instrumentos Mgicos Material necessrio: Um pires com sal Trs incensos de cravos-da-ndia Uma vela vermelha Um copo com gua e sal Procedimento: Acenda os incensos e a vela. Feche os olhos e visualize um Circule de luz ao seu redor. Diga ento: Que este Crculo de luz esteja ao meu redor durante o decorrer deste rito de consagrao. Eu invoco a Deusa Me e o Deus Pai para que se unam a mim e abenoem os Instrumentos que ser consagrados e dedicados ao Trabalho da Arte neste dia. Eu invoco a magia dos quatro elementos da Natureza para que tragam as suas foras e o seu poder a estes utenslios mgicos. Toque o Instrumento a ser consagrado no sal que se encontra no pires e diga: Pelo poder da Terra eu o consagro, abeno e purifico. Que sua memria passada seja anulada, para que voc seja dedicado aos trabalhos sagrados da Grande Me. Que assim seja e que assim se faa. Passe o Instrumento na fumaa do incenso e diga: Pelo poder do Ar eu o consagro, abeno e purifico. Que sua memria passada seja anulada. Eu o dedico Grande Deusa do Crculo do Renascimento a ao Deus Fertilizador. Quem assim seja e que assim se faa.

Passe o Instrumento na chama da vela e diga: Pelo poder do elemento Fogo eu o consagro, abeno e purifico. Que sua memria passada seja anulada, pois a partir de agora voc um Instrumento de fora e poder da Senhora e do Senhor. Que assim seja e que assim se faa. Respingue um pouco de gua no Instrumento, enquanto diz: Pelo poder do elemento gua eu o consagro, abeno e purifico. Que sua memria passada seja anulada, pois agora voc um instrumento dedicado a Arte da Deusa e carrega o poder e a magia. Que assim seja e que assim se faa. Eleve o Instrumento e diga: Pelos poderes do alto e dos cus resplandecentes de luz eu o consagro e o dedico a servio da Grande Me. Toque o instrumento no cho, dizendo: Pelos poderes de baixo e do submundo eu o consagro e o dedico a Arte Antiga. Sopre no seu Instrumento, dizendo: Pelo meu prprio poder eu o consagro e lhe dou vida com este sopro para que voc responda s a mim, me ajude e me proteja. Que assim seja e que assim se faa. Trace um Pentagrama Invocante com o dedo mdio sobre o Instrumento, dizendo: Pelos Poderosos da Arte voc foi abenoado. Que assim seja e que assim se faa. Feche novamente os olhos, visualize o Crculo de luz inicial ao seu redor e ento diga: Que este Crculo de luz e poder retorne ao seu local de origem. Eu agradeo Deusa, ao Deus e aos elementos na guarda, proteo e bno deste rito. Que assim seja e que assim se faa. Veja o Crculo de luz aos poucos desaparecer. Pronto, o seu Instrumento Mgico est devidamente consagrado e carregado de poder. Agora voc poder montar um altar com eles. Observaes: Todos os Instrumentos Mgicos devem ser consagrados. Depois que seus Instrumentos forem consagrados, s voc poder toc-los. Caso outras pessoas os toquem, voc dever reconsagr-los. Para um verdadeiro Bruxo, seus instrumentos representam a sua essncia, o seu ser, a sua alma e possuem vida. Por isso, devem ser respeitados e guardados com cuidado e carinho. (Retirado de Wicca, A Religio da Deusa de Claudiney Prieto). Postado por Guinevere 4 comentrios

02 Dezembro, 2006
Espelhos

Os espelhos so atualmente uma constante em nossa vida. Hoje no existe uma casa que no possua pelo menos um. De tamanhos variados, no s refletem nossa imagem como tambm ampliam os espaos, multiplicam toda a Luz (natural ou artificial) e criam janelas ilusrias. Na antiguidade foi temido por uns e foi inspirao de outros, entre esses ltimos, os Magos que os utilizavam como uma de suas ferramentas mgicas. Algumas observaes se fazem necessrias antes de comear. Trabalhar ou lidar com Espelhos Mgicos um assunto srio e exige de quem utiliza essa prtica um conhecimento e uma postura bem definida sobre si mesmo. O Espelho Mgico torna-se aps sua consagrao e o uso constante, em um Portal Dimensional que nos permite visualizar tanto nossa realidade quanto outras dimenses existentes. Um dos cuidados que devemos ter, que, da mesma forma que esse Portal se abre para nosso mundo, tambm se abre para os outros. Em funo disso, conveniente trabalharmos nosso prprio interior antes de trabalharmos com os espelhos. Aprendermos e adquirirmos segurana nos nossos atos mgicos e rituais de vital importncia. Isso serve para todos os Instrumentos Mgicos e de Poder, pois ao consagrarmos um objeto, seja ele parte integrante de nosso Acervo Mgico ou

simplesmente um Talism, esse objeto est carregado de uma energia que uma mescla de nossa prpria energia juntamente com a dos Deuses, e, conseqentemente, est presente nas vrias dimenses. Caso ainda no se sinta segura suficiente no caminho escolhido, trabalhe a Energia e seus Rituais utilizando somente seu Poder Mental. Utilizando uma analogia, possuir um Instrumento Mgico o mesmo que possuir uma arma, que exige acima de tudo discernimento e responsabilidade para ser utilizada. Como tratamos aqui sobre Espelhos Mgicos, podemos dizer que voc pode adquirir um espelho j pronto e carreg-lo, energiza-lo e consagr-lo para seus fins especficos, ou pode voc mesma criar seu Espelho Mgico e pessoal. Abaixo voc encontra a maneira de consagrar seu espelho, criado ou no por voc mesma. Encontra, ainda, como criar seu prprio, a deciso sua. Para que voc crie seu Espelho Mgico e pessoal vai necessitar de: *Uma lente j cortada (de preferncia ovalada); *Pedaos de vidro colorido (opcional); *Tinta esmalte preta; *Cola; *Uma moldura. Comece pintando o lado convexo da lente com duas camadas de esmalte preto. Ao secar a tinta, prenda-o na moldura utilizando a cola e os pedaos de vidro para enfeitar a moldura. No se preocupe se ele no ficar exatamente como os comprados prontos, pois o importante a energia que voc passa ao confeccion-lo e sua utilizao dentro da Magia. Abaixo passo duas formas de se consagrar o Espelho Mgico. Uma mais simples e uma outra mais complexa, mais ritualstica. O importante no a forma que vai utilizar, mas sua vontade e energia ao fazlo. Local do ritual Deve ser realizado em contato direto com a Natureza, sob a luz da Lua Cheia, mesmo que seja no seu quintal ou varanda, o importante que a luz da lua esteja presente. No pode ser feito em ambientes fechados.

Bruxaria contato pleno com a natureza, e, se voc no consegue ainda fazer um rito em total contato com a natureza, pelo menos em seu quintal ou varanda, tenha em mente que ainda no est pronta para ter um Espelho Mgico. Esse Ritual especfico uma Operao Mgica complexa, e cada passo tem uma razo de ser, um motivo, portanto, nesse Ritual no improvise, nem adapte. Se o fizer por sua prpria conta e risco e o Ritual pode no ter o efeito desejado. As foras que esse ritual atraem no falam a linguagem humana, o ritual a linguagem para operar com estes poderes. Mudar qualquer coisa descrita aqui pode inverter as energias e trazer conseqncias imprevisveis. Consagrao do Espelho Use um local isolado, onde no pode ser perturbado, que deve ser ao ar livre. A consagrao deve ser feita na Lua Cheia que caia em uma Segunda Feira. Prepare um ch de Artemsia e coloque uma xcara para voc e outra para seu Espelho. Tome o ch e medite sobre o significado do que est fazendo, a sua simbologia. Com o ch da outra xcara molhe o espelho aos poucos, de forma que a lua cheia reflita nele. Ao passar o ch, converse com o espelho e pea para que ele funcione como um portal, para que se veja o que no pode ser visto e alcance informaes do passado, do presente e do futuro. Pegue o espelho e fale algumas palavras pessoais, sadas de seu corao, consagrando-o, afirmando que dali pra frente somente o seu rosto poder ser refletido por ele, e coloque-se de frente refletindo seu rosto. No existem palavras certas a serem ditas, use sua intuio. Pode ser uma msica que aflora seus sentimentos, ou uma poesia que voc mesma escreveu para a ocasio, desde que seja sincera e parta do fundo de sua alma. Em seguida, cubra-o com um pano preto virgem e utilize-o sempre que precisar de alguma revelao sobre o passado ou o futuro. Ele deve ficar coberto com esse pano sempre que no estiver sendo utilizado. Outra Consagrao Material: *Incenso: usar ervas secas sobre carvo em brasa, ou um incenso comprado. *Tecido virgem: que vai ficar cobrindo o espelho sempre que ele no estiver em uso (a cor do tecido varia, o importante no ser tecido sinttico, algodo ou linho servem tambm). *Uma bacia: de prata ou alumnio (no deve ser de plstico). *Trs velas: uma branca, uma vermelha e uma preta. *gua de nascente: colhida pela manh (devido dificuldade de se encontrar, pode ser utilizada gua mineral). A ser realizada na lua cheia, independente do dia e da hora, mas sempre noite e antes do plenilnio. Lembre-se de que o plenilnio da Lua Cheia ocorre

somente em um determinado momento, quando alcana a oposio mxima ao sol. Aps esse momento ela comea a minguar mesmo que isso leve alguns dias para ser notado aqui da Terra. O que acontece que a energia que estava em crescente comea a diminuir e deve-se saber a hora exata da lua cheia para que o ritual seja feito antes desse horrio. Primeira parte Na lua nova compre o espelho e o tecido que vai envolv-lo. Tome um banho ritual e sinta-se envolvida pela magia do momento que se aproxima. Lave-o, e em seguida utilize a fumaa do incenso para uma limpeza energtica, dizendo: *Pea criada pelo homem, eu te preparo para ser consagrada. *Com a fumaa do incenso retiro de ti toda vibrao desarmnica, *Retiro de ti toda inteno que no seja a minha, *Retiro de ti tudo que em ti ficou pelos caminhos onde passou. Repita com o tecido. Feito isso o envolva no tecido e no desembrulhe mais at o dia do rito. Ao cobrir o espelho com o tecido j consagrado, recite o seguinte encantamento: *Eu te oculto do mundo; *Eu concentro teu poder de refletir; *Teu poder ser ampliado e mais que uma imagem quero que reflitas o interior daquilo que desejo ver; *Quero que me ajude a ver alm dos limites do tempo e do espao; *Eu concentro teu poder para que amplies meu poder de VER. Coloque no seu altar e aguarde a chegada da Lua Cheia, quando se concluir o Ritual de Consagrao. No dia em que a Lua atinge seu plenilnio (cabe aqui uma observao: verifique o horrio em que vai cair o pice da Lua Cheia. Se for durante o dia, realize o Ritual na noite do dia anterior, ou seja, antes que a Lua comece a declinar em sua energia.) busque um contato maior com a Natureza, elevar sua energia, sentir-se total e completamente renovado. Caso a gua seja de uma nascente, ao colh-la no se esquea de pedir a devida licena, explicando o objetivo para que ser usada a gua. Tradicionalmente usa-se deixar algo em troca ao se colher seu material a ser utilizado em um Ritual, para os Elementais. Costume antigo, os ndios usavam deixar um pouco de tabaco ou gros de milho quando colhem algo da natureza. Uso esse que demonstra respeito para com os Elementos tambm uma forma de equilbrio energtico. Mesmo ao colher plantas ou ervas para um remdio, incenso ou ritual proceda da mesma forma. Busque estar sempre em harmonia com a natureza. Magia algo sutil e devemos de evitar qualquer desequilbrio. O Ritual No primeiro dia da Lua Cheia ela nasce no momento do sol poente, portanto vai

estar no meio do cu aproximadamente meia noite. Este o momento ideal para ser executado. Tem duas fases, a primeira feita luz da lua e a segunda, que destinada a colocar o espelho no local onde ele vai ficar. Para a primeira parte voc vai usar: *Bacia; *gua; *Espelho; *Giz ou o material que usa para traar seu crculo mgico. Disponha o material que vai ser utilizado dentro do local, de forma que fique no centro do Crculo. Trace o Crculo Mgico, invocando os quatro quadrantes e seus elementos para servirem de testemunhas e Guardis. Derrame a gua dentro da bacia. Deixe a Lua refletir na gua e contemple seu reflexo. Aps alguns momentos de reflexo e contemplao diga: Deusa, Me e Irm, Filha e Companheira, eu (nome mgico) Te evoco nas Tuas quatro faces. Nas trs faces conhecidas e naquela que oculta de todos, menos de ns que Te amamos e somos unos contigo. Eu evoco Teu poder para que este espelho seja consagrado pelas foras da Luz, para que seja um Instrumento Mgico ao meu servio, para que me auxilie a desenvolver a Viso. Sob a Luz da Lua, sobre a Fora da Terra eu te consagro gua colhida na fonte, pura e cristalina gua, para que sejas o veculo das foras que aqui esto, para que sejas o veculo do hlito da Deusa que consagrar meu espelho mgico. Pegue o espelho, (que vai estar ainda envolto no tecido). Espelho pelo homem criado, eu te transformo de pea profana em Objeto Mgico. Pela fora de minha vontade, pela energia da Deusa que corre em mim, pelos poderes dessa Lua Cheia que ilumina a noite, pela fora dos Quatro Ventos que sopram livres nas quatro direes, pelo poder da Terra que est sob meus ps eu te consagro. Desembrulhe o espelho. Espelho, eu te consagro Arte. Teu poder de refletir est agora concentrado. S estars descoberto quando estiver em Trabalho Mgico, jamais te utilizarei para qualquer outro fim. Eu te consagro pela Fora da Noite, eu te consagro pela Luz da Lua, eu te consagro pelo Poder do Vento, eu te consagro pelo Poder das Estrelas. Coloque o espelho dentro da bacia com gua.

gua colhida da fonte, tu estavas no submundo e viestes a este mundo intermedirio. Que teu poder ensine a este espelho entrar no submundo para me revelar quilo que tentam de eu ocultar, que no haja barreiras nem limite a minha Viso. Procure ver as estrelas refletidas no espelho assim como a Lua. Neste mundo sublunar o poder desse espelho firmado, consagro seu poder s foras que podem me auxiliar a ter clara a Viso. Tambm aos mundos supra lunares, aos mundos do alm, possa esse espelho me dar acesso . Que no haja lugar oculto, que no haja nvoa ou neblina, que no haja barreiras que possam limitar minha Viso quando este espelho eu mirar. Volte-se para leste: Poderes que vem com o vento leste eu vos invoco a fortalecer esse objeto de poder que consagro Deusa e s foras csmicas e telricas, objeto para meu desenvolvimento e sabedoria. Vire-se para norte : Poderes que vem com o vento norte eu vos invoco a fortalecer esse objeto de poder que consagro Deusa e s foras csmicas e telricas , objeto para meu desenvolvimento e sabedoria. Vire-se para oeste: Poderes que vem com o vento oeste eu vos invoco a fortalecer esse objeto de poder que consagro Deusa e s foras csmicas e telricas , objeto para meu desenvolvimento e sabedoria. Vire-se para o Sul: Poderes que vem com o vento sul , eu vos invoco a fortalecer esse objeto de poder que consagro Deusa e s foras Csmicas e telricas , objeto para meu desenvolvimento e sabedoria.

Visualize-se como uma coluna de poder, captando a energia da Lua e das Estrelas, enviando-a a Terra. Ao mesmo tempo sinta o poder da Terra entrando pelos seus ps e percorrendo todo seu corpo e sair em direo Lua e s Estrelas. Mantendo a visualizao, diga: Eu sou um elo entre a Eternidade e este mundo, eu sou a Deusa e o Deus seu consorte, o galhudo. Eu sou o terceiro ponto do tringulo, que realiza o que est em potncia no Sagrado Casal. Eu sou a vida, ciente da morte, eu sou o comeo ciente do fim. Pelo poder que em mim tenho, manifesto a Deusa neste momento e consagro esse espelho para que seja um instrumento de poder, uma ferramenta de meu trabalho mgico que sempre me sirva bem. Deixe que as energias evocadas faam seu papel, fique em p, solte-se, sentindo as correntes de energia. Mire a Lua novamente no espelho, de forma que ao olhar para o espelho voc veja sua imagem e a da Lua refletida simultaneamente. Lua, assim como tu refletes o poder do Sol reflita esse espelho o poder da Deusa. Lua, assim como sois ora luz, ora escurido, possa esse espelho ver tanto na luz como nas trevas. Voc sentir nesse momento, como que inundada de energia, de Luz. Como se seu corpo estivesse em chamas com o poder. Ao olhar seu espelho, poder (ou no) ter uma ou mais vises, mas no se assuste, pois foi para isso que o Espelho Mgico foi realmente criado. Busque se lembrar com exatido s imagens vistas, anotando-as em um Dirio do Espelho, um caderno que dever ser utilizado para anotaes relacionadas s vises que tiver ao utilizar seu espelho. De forma alguma se sinta ameaada ou tenha medo do que ver, pois sero as energias mostrando que sua consagrao teve xito. No momento em que sentir que o espelho est consagrado prepare-se para o encerramento. Volte-se para o sul: Foras que vem com o vento sul, agradeo seu poder partilhado, ao voltarem sintam seu crescimento por terem me ajudado. Eu filha da Deusa te abeno. Oeste: Foras que vem com o vento oeste, agradeo seu poder partilhado, ao voltarem sintam seu crescimento por terem me ajudado. Eu filha da Deusa te abeno.

Norte: Foras que vem com o vento norte , agradeo seu poder partilhado, ao voltarem sintam seu crescimento por terem me ajudado. Eu filha da Deusa te abeno. Leste: Foras que vem com o vento leste, agradeo seu poder partilhado, ao voltarem sintam seu crescimento por terem me ajudado. Eu filha da Deusa te abeno. Foras do submundo, deste mundo intermedirio e dos supra mundos, eu vos agradeo por partilharem comigo vosso poder. Que os portais abertos sejam fechados e que a magia aqui realizada torne mais plena a presena da Deusa em mim e a minha presena no seio da Deusa. Que as bnos das Deusas em suas trs faces reveladas e na sua face oculta recaiam sobre todos os praticantes da Arte, que nossa irmandade seja sempre fortalecida e que o crculo nunca se quebre. Irmanados estamos, ontem, hoje e sempre, ns que sentimos e trilhamos o caminho da Deusa e seu Consorte. Tirando o espelho da gua. Eu te consagrei objeto criado, agora s um objeto de poder, a meu servio, ferramenta que usarei com sabedoria e poder para meu crescimento, defesa e sabedoria. Envolva o espelho no tecido. Agora estais adormecido e s vais despertar quando eu te chamar, enquanto dormes concentra e amplia teu poder para me servir sabiamente. Derrame a gua na terra: Eu te devolvo, gua colhida na fonte, para que voltes s profundezas das quais vieste , leva meu recado aos que l vivem, que este espelho foi consagrado pelo antigo rito, refazendo a antiga corrente que nos une a nossos ancestrais. Desmanche o crculo mgico. Leve o espelho para o local onde ele vai ficar. Coloque as trs velas formando um tringulo na frente do espelho.

Descubra o espelho. Eu te desperto objeto mgico. Dei-te o poder da gua, dos Submundos e da Lua, das Estrelas e dos Ventos, deste mundo e dos mundos do alm, agora eu te dou o poder do Fogo. Acenda a vela negra: Da profunda escurido do alvorecer do tempo, da matria virgem criada, do mistrio de antes da luz eu trago a primeira chama para que nenhum poder criado pelo ser humano possa eclipsar a ti, minha ferramenta, quando eu desejar ver alm desta realidade. A primeira luz nascida da matria original tambm brilha em ti. Acenda a vela branca: Eu te dou luz, te dou brilho e te dou essa chama para que possa me mostrar com clareza o que quero ver, para que no haja engano em minha Viso, para que tu, minha ferramenta, nunca possa ser embaada pelos meus caprichos ou poderes de outros, que minha personalidade nunca confunda a percepo da minha essncia. Acenda a vela vermelha: Eu te dou a luz da carne, da vida, para que me mostres as coisas como elas so, para que tudo que vivo e est nas dimenses da existncia possa ser alcanado por ti, minha ferramenta mgica. Sou um ser de carne, nascido neste mundo, que seja este teu poder tambm. Olhando o reflexo das 3 velas no espelho: Eu te consagrei a Terra, eu te consagrei gua, eu te consagrei ao AR , agora te consagro ao Fogo e pelo poder dos Quatro Elementos te fao Mgico e Poderoso para que me sirvas como instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da minha Viso. Que meu poder seja sempre temperado pela sabedoria. Em harmonia com a Deusa eu te fao mgico. Cubra o espelho:

Eu te ponho para dormir, enquanto dormes vivers na dimenso dos sonhos ampliando teu poder, quando te evocar novamente despertars com teu pleno poder para me auxiliar. Apague as chamas das velas, primeiro a vermelha, depois a branca depois a preta dizendo para cada vela que apaga: Ao apagar a chama dessa vela seja a chama no meu interior fortalecida, ao apagar a chama da vela neste mundo seja ela fortalecida no interior do espelho para que seja minha ferramenta plena. Termine o rito queimando incenso para que com a fumaa as energias se dissipem e voltem sua origem, sentindo o poder interior crescer em voc, como deve ser em cada ato mgico. Postado por Guinevere 0 comentrios

Cromologia & Cromoterapia


A Cromoterapia uma cincia que usa a cor para estabelecer o equilbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoes. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizaes, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Helipolis, como tambm na ndia, na Grcia, na China, onde suas aplicaes teraputicas foram comprovadas atravs da experimentao constante e verificao de resultados. Atualmente h estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc. At nas propagandas o uso de cores estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o pblico alvo e o produto que est sendo trabalhado. A Cromoterapia baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem umas vibraes especficas, atuando desde o nvel fsico at os mais sutis. Querer catalogar, classificar as cores, limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicaes, pois elas so utilizadas conjugadas a outras energias que esto alm dos sentidos, em outras dimenses. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstncia diferente, preciso usar outra at aparentemente antagnica para conseguir o mesmo efeito. Para cada pessoa dever ser feita uma sensibilizao diferente, pois a cor dever combinar com as cores dessa pessoa. No h cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver a cor errada

para determinado momento. Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritao, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por no conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energtica como o vermelho ou o laranja, quando ento se acalmaria. O cromoterapeutas deve ter formao e viso holstica e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que esto deficitrias, ajudando na recuperao de clulas doentes e contribuindo na induo a melhores hbitos mentais que se traduziro em melhoria da ao, dos hbitos e da conduta, levando harmonizao e sade integral. Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da molstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ao reativadora e renovadora. Cromoterapia um tratamento teraputico baseado em cores que podem ajudar a curar molstias que se apresentam em nosso corpo fsico. O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz no h vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebe a luz solar e esta se decompe em sete raios principais que so distribudos por todos os nossos corpos, fsico e energtico. Se houver desequilbrio dessas cores, as doenas refletem-se no nosso corpo fsico e adoecemos. A Cromoterapia, atravs de suas cores energticas, reestabiliza o equilbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. Correspondncias Amarelo = Intelecto, criatividade, unidade, trazendo o poder da concentrao e da imaginao para o ritual, feitios (spells) que envolvam confidncias, atrao, charme, persuaso, aprendizagem. Quebrar bloqueios mentais. Em geral para estimular os estudos. Simboliza tambm a energia solar, ao, inspirao e mudanas sbitas. Dia da semana: domingo. Amarelo claro ou dourado = Ativa a compreenso e atrai as influncias dos poderes csmicos, beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza a energia solar. Poderes divinos masculinos, feitios e rituais para remover a negatividade, encorajar, estabilidade, e atrair as influncias da Deusa. Azul = Espiritual para rituais que necessitam de harmonia, luz, paz, sonhos, sade, magia que envolva honra, bondade, tranqilidade, verdade, conhecimento, proteo durante o sono, estabilidade, projeo astral. Feitios que envolvam sonhos profticos, calma, criatividade, pacincia, para a estabilidade de emprego, sabedoria, poder oculto, proteo, compreenso,

fidelidade, harmonia domstica. Dia da semana: quinta-feira. Indico = Cor da inrcia, para parar pessoas ou situaes. Use em rituais que requeira u elevado estado de meditao. Neutraliza a magia lanada por algum, quebra maldies, mentira, ou competies indesejadas. Equilibra o carma. Azul Royal = Promove a alegria e jovialidade. Use para atrair a energia de Jpiter ou para qualquer energia que voc queira potencializar. Azul Claro = Cor espiritual, ajuda nas meditaes de devoo e inspirao. Traz paz e tranqilidade para a casa. Irradia a energia do Signo de Aqurio. Sintetiza as situaes. Branco = a mistura de todas as cores. Alinhamento espiritual, meditao, divinao, exorcismo, feitios que envolvam cura, paz, pureza, alto astral, consagrao, clarividncia, verdade, fora espiritual, energia lunar, limpeza, sade, poder, totalidade. Em geral para todos os pedidos e quando voc no souber a cor correspondente para o seu pedido. Dia da semana: quarta-feira. Laranja = Feitios para estimular a energia, alcanar metas profissionais, justia, sucesso. Em geral para a criatividade. Marrom = Feitios para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentrao e telepatia. Proteo de familiares e animais domsticos. Equilbrio para os rituais de fora material. Elimina a indeciso, atrai o poder de concentrao, estudo, telepatia e sucesso financeiro. Preta = Para afastar mau olhado, limpar a negatividade (os anjos de sbado tem essa vela com sua cor, para transmutar de negativo para positivo). Abre os nveis do inconsciente. Usada em rituais para induzir um estado de meditao. Simbolizam a reverso, desdobramento, discrdia, proteo, libertao, repelindo a magia negra e formas mentais negativas. Energia de Saturno. Prpura ou Roxa = Manifestao psquica cura e feitios envolvendo poder, idealismo, progresso, quebra de m sorte, proteo, honra, afastar o mal, adivinhao, contato com entidades astrais. Energia de Netuno. Dia da semana: quarta-feira. Verde = Feitios que envolvam fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade, rejuvenescimento, dinheiro, ambio, sade, finanas em geral, cura, crescimento, abundncia, generosidade, casamento, equilbrio e harmonia. Em geral para desejos de cura e sorte. Verde Esmeralda = Importante componente num ritual venusiano. Atrai amor, fertilidade e relao social. Verde Escuro = Cor da ambio cobia, inveja, cime. Coloca as influncias dessas foras em um ritual. Vermelho = Sade, energia, potncia sexual, paixo, amor, fora, coragem, vontade de poder, aumento do magnetismo em um ritual. Energia dos Signos de Escorpio e ries. Para a conquista do medo, preguia, vingana, atingir metas. Cinza = Cor neutra, ajuda meditao na magia. Esta cor simboliza confuso, mas tambm neutraliza as foras negativas. Prateada ou Cinza Claro = Feitios que atraiam o poder das influncias csmicas, rituais de honra a deidades do Sol, remove a negatividade e encoraja a estabilidade. Ajuda a resolver as habilidades psquicas. Atrai a energia da Grande Me Vitria. Meditao. Poderes divinos femininos.

Postado por Guinevere 1 comentrios

Magia com Cores


Que as cores influenciam diretamente nossa vida: interfere no nosso humor, desempenho e etc, no temos dvidas e ignorar tal poder seria pura ignorncia nossa. Segue uma pequena descrio sobre as cores.

VERMELHO: D energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriado sem febre. Dispensa o cansao e ameniza dores reumticas.

LARANJA: Tonifica, combate fadiga, estimula o sistema respiratrio e fixa o clcio no organismo. Aumenta o otimismo. AMARELO: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regenerao de problemas sseo, bom para priso de ventre, potencializa o fsforo e o sdio. Estimula o intelecto. VERDE: Favorece o equilbrio hormonal, estimula rgos digestivos, tem ao refrescantes e antiinfecciosa. Alivia a insnia. AZUL: Calmante, analgsico, indicado nas infeces com febre. Atuam no sistema nervoso, vasos, artrias e todo o sistema muscular. Combate o egosmo e traz a harmonia. NDIGO: Ao coagulante. Atua diretamente na corrente sangnea. Usado em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuio. VIOLETA: Ao calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produo de leuccitos. Bom nos casos de pneumonia tosse seca, asma, irritao da pele e dor citica. Reduz medos e angstias, diminui a irritao. EFEITOS DAS CORES Branco: Pureza, paz e virtude. Vermelho: Paixo Amarelo: Ouro Laranja: Alma humana Verde: Natureza/ Mata/ Sade Azul: Espiritual Violeta: Devoo e energia Rosa: Amor Preto: Isolamento Marrom: Terra DICAS DE CORES PARA ROUPAS Branco: vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo, puro. Vermelho: vista vermelho quando precisar de coragem, fora de vontade; quando sentir necessidade de atrair algum. um estmulo sexual e muito atraente. Amarelo: quando necessitar o tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuio e atrair dinheiro. Laranja: para obter sucesso monetrio. Verde: para ganhar presente, para diminuir seu stress. Azul: para obter harmonia, paz e tranqilidade. Violeta: Para buscar inspirao e imaginao. Rosa: para encontrar a felicidade e obter a simpatia. Preto: elegncia e afastar invejosos. Marrom: bom evitar usar roupas desta cor. Fonte: Adaptado do livro "Dirio de Magia - Manual de Esoterismo"

Postado por Guinevere 0 comentrios

01 Dezembro, 2006
Exerccio de Pranayma

O pranayma do Sol Os Pranayamas so tcnicas respiratrias originrias da Yoga servem para restaurar a sade, melhorar a oxigenao do sangue e reequilibrar as emoes. Esta palavra vem do snscrito e pode significar, entre outras, Cincia da Energia. Pranayma do Amanhecer Deve ser feito logo ao amanhecer. Feche os olhos e fique de p, de frente pro Sol. Inspire, elevando os braos at a altura dos ombros. Mentalize que o prana penetra por todo seu corpo. Retenha o ar e abra os braos. Em seguida, expire baixando os braos vagarosamente. Visualize a luz do Sol se espalhando pelo seu corpo. Faa este exerccio durante 10 minutos e o encerre pronunciando o mantra OM SURYAIA NAM (eu sado o SOL). Captao de Energia Mentalize um raio de luz alaranjado que parte de seu plexo solar (regio altura do umbigo) e expande-se pelo Universo, levando vitalidade e sade para as pessoas. Depois visualize uma luz dourada que emite vibraes de prosperidade e elimina males como a fome e a tristeza da humanidade. Afastar Preocupaes Sente-se e repouse as mos nos joelhos. Inspire pelas narinas, devagar e em silncio, at sentir o abdome cheio de ar.

Retenha o ar por alguns segundos e expire, tambm pelas narinas. Sinta seu corpo relaxar completamente e mentalize que todas as suas preocupaes se dissipam aos poucos. Para Controlar Melhor a Emoo Sente-se com as pernas cruzadas frente do corpo, mantendo a coluna reta, as mos pousadas sobre os joelhos e os olhos fechados. Fique bem relaxado, procurando no contrair os msculos da face nem os ombros. Inspire vagarosamente, concentrando-se no ar que entra pelas narinas. Retenha o ar durante alguns segundos e expire, prestando ateno apenas na sada do ar. Enquanto respira, procure no pensar em nada. As imagens, as lembranas e os sons que vierem sua mente no devem perturb-lo. Ignore tudo o que acontecer ao redor. Concentre-se apenas no que est fazendo. Caso se distraia por algum motivo, recomece o exerccio. Para Expandir a Conscincia e a Intuio Esta tcnica, de origem chinesa, consiste em fazer seu sol interno nascer ao mesmo tempo em que o Sol csmico surge no horizonte. No incio, pode ser que voc no consiga fazer as mentalizaes, mas, com o tempo, aprender a se concentrar e a visualizar adequadamente. Levante-se bem antes do Sol nascer, tome um banho e vista roupas brancas. Sente-se na posio de ltus, com a coluna ereta e as pernas cruzadas frente do corpo. Feche os olhos e procure sentir o corpo bem relaxado... Visualize um sol de cor alaranjada nascendo na altura do seu umbigo. Imagine que o calor emanado por esse sol aquece todo o seu corpo, enquanto uma luz dourada o envolve completamente. Visualize o sol elevando-se do seu umbigo at o seu corao. Imagine que dessa regio parte uma grande e bela ave branca que voa para longe, levando em suas costas todas as suas tristezas, mgoas e ressentimentos, e jogando tudo isso em um profundo abismo, onde sero destrudos totalmente.

Imagine que esse sol se eleva ainda mais, at chegar no centro energtico localizado entre as sobrancelhas. Faa ento o sol ganhar uma intensa colorao dourada e subir para o alto da cabea, de onde ele se expandir at explodir como uma luz que se junta do sol csmico. Finalmente, faa uma saudao ao sol, com a seguinte frase, que sugerimos, ou com outra, que sair de seu corao: " R! Digna-te santificar meu esprito. Osris! Devolve minha alma sua naturezadivina! Glria a ti, Senhor dos Deuses!. Pranayma Egpcio 1 parte Sente-se o estudante em uma cadeira com o rosto para o Oriente. Faa uma orao Divina Me Kundalini. O peito, o pescoo e a cabea devero estar em linha vertical. No se deve dobrar o corpo para os lados, nem para trs. As palmas das mos devem descansar sobre as pernas de forma muito natural. A mente do devoto deve estar dirigida para dentro, para a Divina Me, amando e adorando-a. Os olhos estaro fechados para que as coisas do mundo no o distraiam. Tape a fossa direita com o dedo polegar vocalizando mentalmente o mantram TON, ao mesmo tempo em que se respire ou inale lentamente o ar pela fossa esquerda. Feche agora a fossa nasal esquerda com o dedo ndice. Retenha o alento e pronuncie mentalmente o mantram SA. Exale agora lentamente pela fossa nasal direita vocalizando mentalmente o mantram HAM e imagine a energia subindo at o crebro e depois descendo at o corao. Tape agora a fossa nasal esquerda com o dedo indicador. Inale o prana pela fossa nasal direita, vocalizando mentalmente o mantram TON. Retenha o alento vocalizando o mantram RA. Feche as duas fossas nasais com o dedo indicador e polegar. Exale lentamente pela fossa nasal esquerda vocalizando mentalmente a slaba

mntrica HAN e imagine a energia subindo at o crebro e depois descendo at corao. 2parte Ajoelhe-se e coloque as palmas das mos no solo, tocando-se entre si os dedos polegares. Inclinando para diante, prostrado em terra, cheio de suprema venerao, com a cabea voltada para o oriente, apoiar sua frente sobre o dorso das mos, ao estilo egpcio. Depois com a sua laringe criadora vocalizar o poderoso mantram RA dos egpcios, alongando o som das duas letras, assim: RRRRRRAAAAAAA... Vocalizam-se sete vezes consecutivas. Postado por Guinevere 0 comentrios

Exerccio com objetos

Pndulo recomendados uma rotina diria de exerccios com o pndulo. Voc pode comear com apenas dez minutos, no dia seguinte um pouco mais, e assim por diante. Depende da sua dedicao e concentrao. Realize estes exerccios em horrios no atribulados do dia e em um local calmo. muito importante anotar todas as experincias que voc est tendo com o seu pndulo, assim como todas as experincias com a magia no geral. Outro ponto importante : faa sempre um exerccio de relaxamento antes de trabalhar com o seu pndulo. Sua mente deve estar quieta e, se possvel, limpa, para poder se concentrar e trabalhar com as energias de forma eficiente. Mais uma dica: jamais faa uma pergunta ao pndulo com uma resposta pr-

definida em mente. Essa decididamente a parte mais difcil, e voc deve se concentrar para conseguir atingir este objetivo. A melhor maneira de manipular o pndulo segur-lo com as duas mos, cotovelos na mesa, apoiando-o na sua testa. Assim voc fica livre de interferncias inconscientes do seu prprio corpo, como balanar sem querer o brao, por exemplo. Espirais Sim: sentido horrio No: sentido anti-horrio Pegue dois pedaos mdios de papel (serve meia folha de sulfite para cada) e desenhe uma espiral grande no sentido horrio e, no outro papel, uma espiral em sentido anti-horrio. Posicione a espiral em sentido horrio sua frente e coloque o pndulo sobre ela. Diga em voz alta: Este movimento quer dizer SIM. Concentre-se. No force o pndulo. Nas primeiras vezes que voc o utilizar, ele pode at mesmo ficar imvel. Calma. tudo questo de treino e prtica. Seja paciente e espere-o girar sozinho. Em seguida, realize o mesmo procedimento com a espiral em sentido antihorrio, dizendo: Este movimento quer dizer NO. Se de nenhuma maneira voc conseguiu fazer o pndulo se mover sozinho, melhor esperar e tentar outro dia. Procure sempre alterar as circunstncias, quando isso acontecer. Mude o horrio, o dia, o local etc. Qualquer movimento do pndulo j timo neste comeo. Copos Pea a algum que esconda um objeto sob um copo (que no seja transparente, claro). Devem estar dispostos trs copos (ou potes) mais ou menos iguais e voc no deve saber o seu contedo. Embaralhe todos (ou pea a algum que embaralhe), coloque o pndulo sobre cada um deles e pergunte: O objeto est escondido neste copo? Concentre-se e no se deixe levar pela primeira impresso. Tambm no se desanime se errar. V aos poucos. Anote tudo para uma conferncia posterior. A tendncia o aumento dos resultados. Moedas Escreva em um papel a palavra SIM e em outro a palavra NO. Coloque o pndulo sobre cada um e veja o sentido da rotao. Quando seu pndulo j tiver entendido que o sentido horrio significa SIM e o sentido anti-horrio significa NO, pegue trs moedas iguais de anos diferentes

e, com a mo esquerda, segure uma delas. Pense em um ano especfico e no olhe para o pndulo para no influenci-lo. Ento pergunte: Esta a moeda cunhada em 19XX (ano que voc pensou)? Tenha pacincia e aguarde. Faa isso com todas as moedas e veja se houve movimento do pndulo em alguma delas. Se no der certo, j sabe: tente em outras circunstancias. Sal Pegue dois copos com gua iguais e coloque um pouco de sal dentro de um deles (ou pea a algum que coloque para voc).Colocando o pndulo sobre um dos copos, faa a pergunta: Este copo contm sal? Exerccio do baralho Arrume dois baralhos idnticos. Vire as cartas em uma mesa e escolha a carta a ser encontrada. Com a carta gmea da que voc procura na mo esquerda, v testando o pndulo, vendo se ele se move sobre a carta certa. Como este um exerccio mais avanado, pode ser que demore mais para voc obter os efeitos desejados. Rostos Separe em revistas fotos mais ou menos do mesmo tamanho de duas meninas, dois meninos, duas moas, dois rapazes, duas senhoras e dois senhores. Cole-os em cartolina preta e corte-as exatamente do mesmo tamanho, de forma que fiquem iguais. Embaralhe-as e, com o pndulo em cima de cada uma delas, v perguntando: Essa foto de uma criana? Essa foto de um adulto? Essa foto de uma pessoa idosa? Agora as vire de cabea para baixo e repita a operao. Veja quantos acertos consegue. Nunca vire a carta antes do fim do teste! Postado por Guinevere 0 comentrios

You might also like