You are on page 1of 3

Histria do Lpis

Entre todos os instrumentos de escrita, o Lpis sem dvida o mais universal, verstil e econmico, produzido aos milhes todos os anos, mesmo na era da Internet. com o Lpis que as crianas de todo o mundo aprendem a escrever. indispensvel para todos os tipos de anotaes, traados e rascunhos - sobretudo para tudo o que possa ser escrito ou desenhado mo. O Lpis um produto de longa durabilidade, que exige poucos cuidados, no afetado por variaes climticas e escreve at debaixo d'gua ou no espao. Que outro instrumento de escrita pode se gabar de ser to verstil?

Quem inventou o lpis?


A histria do lpis confunde-se com a evoluo da humanidade. Por isso, a sua autoria desconhecida at hoje. Tm-se, apenas, conhecimento de alguns marcos histricos, como: 70 d.C. - Plnio, o Velho, menciona pequenos discos de chumbo, observando que no eram usados para escrever ou desenhar, mas apenas direcionar o traado das linhas. 1565 - Na Gr-Bretanha localizado o primeiro registro do uso da grafite nas minas dos lpis, totalmente desprovidos de refinamento, feitos como um sanduche de dois pedaos de madeira com a grafite no meio. 1644 - Primeiro registro do uso do lpis na Alemanha, por um oficial da artilharia. 1659 - A profisso de fabricante de lpis citada em documento oficial pela primeira vez, num contrato de casamento na cidade de Nuremberg. 1761 - Em Stein, cidade prxima a Nuremberg, na Alemanha, Kaspar Faber inicia as suas atividades na produo de lpis.

Quais so os cortes utilizados?


Hexagonal Formato padro para o uso em escolas e escritrios. No rola na mesa. Redondo Em escritrios, especialmente para taquigrafia. Fcil de girar na mo. Triangular Muito ergonmico para crianas que esto na fase pr-escolar. Permite a perfeita acomodao dos dedos e provoca menos cansao ao segurar.

Por que o nome de "grafite"?


A palavra grafite derivada do verbo grego "graphain", que significa escrever. A primeira mina de grafite foi descoberta em Cumberland, na Inglaterra, no sculo XVI. Acreditava-se que era constituda por chumbo, tamanha a semelhana das cores entre os materiais. Somente no sculo XVIII o qumico alemo Carl Wilhelm Scheele provou ser a grafite um derivado do carbono e no do chumbo.

Como algum reconhece um lpis de qualidade?


Deve-se considerar as caractersticas da grafite e da madeira. Grafite: Faz uma marca contnua (nenhuma variao no sombreado); Resistente (no quebra facilmente); No falha na escrita; Deve deslizar bem no papel para no cansar. Madeira: Fcil de apontar; Linear; No deforma; Superfcie uniformemente polida; Inclinao na ponta.

Quais as dimenses padro para um lpis?


Comprimento: 175 mm. Dimetro: 6.9 mm, 7.6 mm por face (hexagonal) ou 7.3 mm (redondo). Dimetro dianteiro: 2 mm (6H a 313); 2.8 mm (4B a 8). Corte transversal: hexagonal, triangular, redondo. Tamanhos especiais: lpis Jumbo (para escolares e crianas de pr-escola): com de dimetro 10 mm, comprimento de 175 mm.

rvores plantadas

As rvores plantadas para a produo de lpis so colhidas ao completarem 18 anos de idade. A madeira mais grossa utilizada na produo de lpis, e a madeira mais fina comercializada para indstrias que produzem chapas de aglomerado, material utilizado na produo de mveis e outros produtos. As folhas e os galhos das rvores permanecem no solo, fornecendo nutrientes e servindo como adubo natural. Os demais resduos slidos so utilizados para a gerao de energia trmica, produo de hmus e em granjas de frango. Medidas e Nmeros Um hectare de plantao de rvores (rea de um quarteiro urbano), gera: 3.500.000 lpis; 3.300 m de chapas; Casca para 90.000 vasinhos de violetas (em hmus); Cama para cerca de 100.000 frangos. Fonte: papelariapaula.com.br

You might also like