You are on page 1of 7

Relatrio Prtica III Ressonncia

Aluna: Livia Maria Soares da Silva Matrcula: 2012.1.04032.11

08 de janeiro de 2013

ndice
Introduo ------------------------------------------------------------------------------------------------- 03 Objetivo ------------------------------------------------------------------------------------------------- 04 Materiais ------------------------------------------------------------------------------------------------- 04 Procedimento ------------------------------------------------------------------------------------------------- 05 Resultados ------------------------------------------------------------------------------------------------- 05 Questes ------------------------------------------------------------------------------------------------- 06 Concluso ------------------------------------------------------------------------------------------------- 06 Bibliografia ------------------------------------------------------------------------------------------------- 07

Introduo
Um sistema fsico oscila livremente, ou seja, sem sofrer a ao de agentes externos. Isso significa que esse sistema est executando uma oscilao livre e possui uma freqncia , essa a freqncia natural de oscilao desse sistema. A partir do momento que for introduzido um agente externo que execute uma fora sobre esse sistema, surgir uma nova freqncia 1 que ser a freqncia de oscilao do agente externo. Quando essas freqncias se igualam, a amplitude assume seu valor mximo, assim como a transferncia de energia. Esse fenmeno se chama ressonncia. Um exemplo prtico da ocorrncia deste fenmeno o rompimento da ponte Tacoma Narrows localizada nos Estados unidos em 7 de novembro de 1940. Em uma noite a ponte foi atingida por ventos de 70 km/h e inicialmente vibrou e logo passou a oscilar violentamente at que chegou um momento em que a ponte comeou a oscilar com uma freqncia igual a freqncia natural de oscilao da ponte e estrutura da mesma no suportou e rompeu. Esse episdio um exemplo de ressonncia, j que, a freqncia do agente externo (vento) se igualou a freqncia natural de oscilao da ponte levando a mesma a se romper. Abaixo, os grficos mostram o que aconteceu:

Figura 1 Freqncia natural de oscilao da ponte Tacoma Narrows

Figura 2 Freqncia de oscilao do agente externo (Vento) Sempre que a freqncia de oscilao natural de um sistema a mesma do agente causador externo, a energia do sistema atinge seu valor mximo fazendo o sistema vibrar com amplitudes cada vez maiores. Quando essas duas freqncias se sobrepuseram, uma nova amplitude passou a existir assumindo seu valor mximo. Veja abaixo o grfico que mostra a sobreposio dos anteriores: 3

Figura 3 Sobreposio da freqncia

natural de oscilao e da freqncia de oscilao do agente externo (Vento)

Objetivos
Analisar o comportamento da demonstrao experimental do fenmeno conhecido como ressonncia travs da transferncia de energia entre um sistema massa-mola e um pndulo simples.

Figura 4 Esquema do arranjo experimental

Lista de materiais

Procedimento
4

Na atividade um, montou-se um sistema massa-mola com duas molas acopladas em srie, mediu-se o tempo de 10 oscilaes e calculou-se a freqncia de oscilao do sistema. Na atividade 2 calculou-se teoricamente o valor do comprimento L de um fio, para que um pndulo simples tivesse a mesma freqncia do sistema massa-mola. Na atividade 3 o sistema massa-mola e o pndulo simples foram associados e verificou-se o que ocorreu quando o sistema entrou em oscilao.

Resultados
Atividade 1 Massa 20g ou 0,02 kg Molas acopladas 4,5cm ou 0,045m Molas distendidas pela massa de 20g 10cm ou 0,1m Tempo 1 3,15s Tempo 2 3,42s Tempo 3 3,56s Tempo mdio de 10 oscilaes 3,37s f = n de oscilaes tempo f = 10 3,37 f = 2,96 HZ Atividade 2 x = 0,1 0,045 x = 0,055m F = mg F = 0,02 . 9,8 F = 0,196 N F= -Kx K= x F K = 0,055 0,196 K = 0,28 N/m fp = fm 1 . g = 1 .k 2 L 2 m Cortando o 1 temos: 2 9,8 = 0,28 L 0,02 9,8 = (0,28 ) L 0,02 9,8 = 0,28 L 0,02 9,8 = 14L L = 0,7m 5

Atividade 3 Observou-se que assim que o sistema massa-mola comeou a oscilar, o pndulo simples acoplado a ele tambm oscilou.

Questes
1) Por qu o pndulo comea a oscilar quando o sistema massa-mola entra em movimento? Resposta: Pois os sistemas esto acoplados, ou seja, compartilhando energia, assim, quando um inicia seu movimento, o outro consequentemente tambm se move. 2) Por que, em um dado momento, o sistema massa-mola para de oscilar? E por que ele recomea a oscilar imediatamente depois? Resposta: Pois o sistema massa-mola por ser um MHS est sob a ao de uma fora restauradora, que tende a fazer o sistema voltar para sua posio de equilbrio. Ele no recomea a oscilar depois de parar. 3) Quando a velocidade de oscilao do pndulo maior? E do sistema massa-mola? Explique. Resposta: Em ambos os casos a velocidade maior quando as frequncias se igualam, pois nesse momento a transferncia de energia atinge seu valor mximo. 4) O que aconteceria se os dispositivos (pndulo e sistema massa-mola) no oscilassem com a mesma freqncia? Justifique. Resposta: No ocorreria ressonncia, pois esse fenmeno se d quando a frequncia de oscilao do agente externo se iguala a frequncia natural de oscilao do sistema.

Concluso
Atravs do experimento, observou-se que quando os sistemas massa-mola e pndulo simples so acoplados sofrem uma transferncia de energia e a partir de um dado momento inicia-se o fenmeno chamado ressonncia. Notou-se tambm que os valores da massa acoplada as molas e do comprimento L do fio, interferem nos valores da frequncia. Alm disso, observou-se que a ressonncia um fenmeno que pode ocorrer naturalmente como no caso da ponte Tacoma Narrows, ou forado, como no experimento realizado. Este fenmeno tem aplicaes importantes em todas as reas da cincia, sempre que h a possibilidade de troca de energia entre sistemas oscilantes. A ressonncia foi descoberta por Galileu Galilei quando comeou suas pesquisas com pndulos em 1602. A ponte Tacoma um exemplo da atuao da ressonncia sobre um sistema fsico, porm, tambm h aplicaes em sistemas biolgicos, como por exemplo, uma descoberta realizada em 1930 por Royal Raymond Rife que usou o comprimento de uma onda ressonante, para que microorganismos invisveis na luz branca pudessem ser vistos em um flash de luz quando so expostos frequncia de cor que ressona com a sua prpria e distinta assinatura espectroscpica. Aps anos estudando o fenmeno da ressonncia Royal Rife foi capaz de determinar frequncias que destruam especificamente herpes, plio, meningite espinhal, ttano, influenza e um nmero imenso de outros organismos causadores de doenas perigosas. Alm de poder analisar o comportamento dos sistemas (Massa-mola e Pndulo) durante o experimento, tambm se pode perceber a importncia da ressonncia e as infinitas aplicaes que esse fenmeno fsico tem.

Bibliografia
Local Man Bares Wonders of Germ Life: Making Moving Pictures of Microbe Drama". San Diego Union. November 3, 1929. Scientific Genius Dies: Saw Work Discredited". Daily Californian. August 11, 1971 Lynes, Barry A conspirao do cncer (pagina 70 77) "Royal Raymond Rife: His Incredible Cancer Cure and the Successful Campaign to Suppress His Work!" www.healthresearchbooks.com/articles/rife.htm Dying for Cure (Morrendo pela Cura), U.S. News & World Report de 11 de outubro de 1999), p. 36. S fsica - http://www.sofisica.com.br/

You might also like