You are on page 1of 6

Curso para Pregadores

Introduo * Efsios 4:29 Pensamentos para reflexo:

* O escrever torna o homem exato./ A melhor memria o lpis na mo.

* Aquele que v o invisvel realiza o impossvel. * Qualquer pessoa, fsica e mentalmente capacitada para falar , pode tornar-se orador eficiente sem que para isso, necessite de dotes de eloquncia. Basta aprender, pelo estudo e pela prtica, a desenvolver suas qualidades naturais e os recursos de saber e experincia. (Oratria Eficiente de Hoje, p. 24). * Um poeta nasce poeta, um orador se faz.
* Tomaz dson: Em todo gnio h 99% de transpirao e um por cento de inspirao .

* Agostinho: O que um homem faz, outro pode fazer.


* Um dos melhores auxlios para desenvolver a oratria a leitura. Portanto, voc jamais ser um bom orador se no for um bom leitor. * A pregao s ser viva quando ela refletir a experincia pessoal. Como deve ser a Pregao:

1. Bblica .(Sua fonte primria/comece abrindo-a). 2. Cristocntrica .(A natureza nos forma, a cincia nos informa , mas, somente a Bblia atravs de Cristo nos transforma). 3. Dependente do Esprito .( Tanto no preparo como na apresentao). 4. Isenta do Eu .(Experincia do jovem pregador : se voc houvesse subido como voc desceu voc teria descido como voc subiu). A habilidade impressiona, mas, no transforma. 5. Fervorosa e Entusiasta .(Deus dentro). O entusiasmo faz a mentira parecer verdade e a falta dele faz a verdade paracer mentira.

6. Clara e Precisa .(Muitos pregam sermes que poderiam ser intitulados: um dia compreenders). 7. Que revele o Amor de Deus. (Nenhum sermo deve ser apresentado sem ter esta

nfase).
II. Tipos de Sermo:

Temtico Determina-se um assunto e procura-se textos, ilustraes e pensamentos

para apoi-lo.(Cuidando para se deter dentro do tema escolhido). Modelos: O Choro de Jesus:

I. Por causa de um homem (Joo 11:32-36). II. Por causa de uma cidade (Lucas 19: 28; 41-44).
III. Por causa do mundo (Mateus 26: 36-38; Lucas 22:44).

As Quatro Ressurreies por Jesus: I. Logo aps a morte (Marcos 5:21-23 e 35-43). II. Aps 24 horas (Lucas 7:11-17).
III. Aps 4 dias (Joo 11:17;38-45). IV. Aps vrios Sculos (Joo 5:28 e 29/Apocalpse 20:6).

Textual- aquele cuja diviso (idias principais) tirada do texto Bblico.

Modelos:

II Crnicas 7:14

Miquias 6:8 O que Deus espera do Cristo: I. Que pratique a justia.

Passos para Deus nos ouvir: I. Converso.

II. Busca. III. Humildade.


IV. Orao.

II. Que ame a misericrdia. III. Que ande humildemente com o Senhor.

* Expositivo aquele que surge de uma passagem bblica com mais de dois ou trs versculo. Teoricamente este tipo de sermo difere do sermo textual, principalmente pela extenso da passagem bblica em que se baseia; na prtica ambos se sobrepem. A Pregao de Sermes p. 70. Modelos:
Marcos 10:46-52

Atos Gigantes em direo a Cristo

I. Assentado junto ao Caminho (Humildade). II. Comeou a clamar (Coragem).


III. Levantou-se(F). IV. Seguiu a Jesus (Perseverana).

Gnesis 35:1-7 Subamos a Betel I. Tirai os deuses estranhos do meio de vs. II. Purificai-vos.
III. Mudai vossos vestidos. IV. Levantemo-nos. III. Divises de um Sermo:

I. Introduo. II. Corpo.


III. Concluso.

Introduo - Parte orientadora do tema. Opes para uma introduo: a)Anunciar o tema(O Homem que morreu 4 vezes), b)Narrar um fato apropriado (A mente humana capta melhor fatos), c)Contar uma histria. Caractersticas de uma boa Introduo: 1. Esmero: (cuidado especial, capricho). Os 5 primeiros minutos definem a batalha.

importante ser caprichoso na elaborao da introduo para despertar o interesse e obter boa vontade da parte dos ouvintes.
2. Modesta: No prometer mais do que se dar. 3. Breve:

Tanto tempo pondo mesa que o apetite se foi(e o pior, alimento pobre).

4. Evitar : Sensacionalismo e excesso de humor.

* Corpo No corpo o pregador faz exposio do assunto fundamentando a tese com citaes, argumentaes consistentes e convincentes. O corpo deve ter uma estrutura , divises da idia (a idia bsica deve ser uma s, mas apresentada num raciocnio lgico e progressivo, de sub-idias relacionadas esta idia bsica). O Corpo do sermo inclui Explicao, Interpretao e Aplicao do texto.

Concluso Se divide em trs partes: a)Repasse das idias principais do corpo, b)Reforo das Idias, c)Apelo para que as idias sejam aceitas.

Esqueleto de um Sermo:

I. Introduo: (Breve fato e leitura do texto). II. Explicao: (Narrar com as prprias palavras o que aconteceu, sem interpretar e sem usar ilustraes).
III. Interpretao: (Contexto/Momento histrico. Podem ser usadas ilustraes/sem aplicaes).

IV. Aplicao: (Trazer o texto para as situaes de vida do momento: Estamos hoje na mesma situao...). V. Concluso: (Apelo).
IV. Preparo de um Sermo (Textual ou Expositivo): 01. Fazer uma Poupana de Textos ao longo do devocional dirio (textos que lhe tocaram, fizeram arder o corao).

02. Escolher um dos textos (dentro da necessidade atual).

03. Leitura do texto e contexto vrias vezes, para identificar-se , familiarizar-se, at ter condies de dizer nas prprias palavras o seu contedo, fugindo da tentao de interpretar.
04. Meditar, meditar, meditar... (Brain Storn) Pensar di. 05. Buscar outras tradues da Bblia. 06. Anlise Tcnica Organizar as partes em forma de Resumo (Esboo) do contedo.

Ex: Hebreus 1:1


a) Muitas vezes.

1- Deus falou antigamente.

b) De muitas maneiras. c) Pelos profetas.

2- Nestes ltimos dias falou-nos pelo Filho. 07. Concordncia pesquisar outros textos que tenham o mesmo sentido, e que possam lanar luz sobre o texto em anlise.
08. Esprito de Profecia. 09. Buscar todo material disponvel: dicionrios, comentrios, livros de sermes, etc.

10. Determinar a Idia Bsica (Deus fala por meio de Seu Filho / A mais completa revelao).
11. Completar o esboo com ilustraes, citaes, explicaes. 12. Preparar a Aplicao e a Concluso. 13. Preparar a Introduo. 14. Fazer a Redao do Tema juntar as partes, posicionando-as como achar mais adequado, e desenvolv-la. 15. Domin-lo bem para pronunci-lo. 16. Ore durante todo o tempo de preparo e tambm para apresentao. V. Questes Prticas: 01. Durao do Sermo 25 a 30 minutos (At 30 min. se fala em nome de Deus). Ilustrao: Pastor com bandeite no rosto. Pensei no sermo e cortei o rosto. Pr., da prxima pense na barba e corte o sermo.

02. Uso adequado da voz: Alguns destroem a impresso solene que possam haver causado no povo por elevarem a voz demasiado alto, proclamando a verdade com brados e gritos... Esse gritar, porm, que faz ? Isto no d ao povo nenhuma idia mais exaltada da verdade, nem impressiona mais profundamente. Causa apenas uma sensao de desagrado nos ouvintes e fatiga os rgos vocais do orador.(Ev., p.667) Quando eu era mais moa, costumava falar demasiadamente alto. O Senhor mostrou-me que eu no poderia causar no povo a devida impresso elevando a voz a um tom fora do natural. Foi-me ento apresentado Cristo e Sua maneira de falar; havia suave melodia em Sua voz. Esta, lenta e calma, chegava aos que O escutavam, e Suas palavras penetravamlhes no corao, e eles podiam apanhar o que fora dito Antes de ser proferida a sentena seguinte. (Ev. p. 670).
03. No permitir a participao de nenhum intruso no seu sermo. 04. No pedir desculpas ( Se errou no comente). Desculpas no mximo trazem piedade, mas, no geram boa vontade. 05. Nunca pregue sobre algo no vivido por voc.

06. Ao contar experincias prprias evite a idia de heri ou artista. Conte tambm fracassos.
07. No empregar um s tipo de sermo, variar . Crise Existncial, etc). 08. Ao invs de pregar sobre algo que se aplique ao irmo x , pregue sobre algo que

( Exortativo, Conforto, Doutrinrio,

trouxe soluo para uma problema pessoal seu.


09. Estar atento a tudo quanto se pode dali produzir um sermo. 10. importante, para o orador, um vocabulrio rico, mas, um vocabulrio difcil uma

falha ou isnobismo. O melhor vocabulrio o que se adapta ao pblico.


11. Naturalidade No mude a voz, gestos, no imite a ningum, etc. Seja voc mesmo. 12. No arrisque expor um assunto do qual voc no tenha completo domnio. 13. No negligencie preparo tcnico e espiritual. 14. E saiba: os melhores sermes pregados por voc sero os que voc prprio se der ao trabalho de preparar (II Tim. 4:2).

You might also like