You are on page 1of 5

1 ANO 1 LISTA DE EXERCCIOS 2013 PROF.

Emanuel
1- Dada a funo do 1 grau, S = 1 + 2.t, complete a tabela a seguir: t 0 1 2 S

11 12 2- Dada a tabela V = f(t), obter : a) o grfico de v em funo de t. b) a equao matemtica que relaciona V com t. V 3 5 7 9 t 0 1 2 3

3- No grfico abaixo est representada a grandeza Y em funo de X. a) y uma funo do 1 grau de x? Por qu? b) Determine as constantes da funo. c) Escreva a equao matemtica que relaciona y em funo de x.

4- Considere a equao da velocidade em funo do tempo v = 5 2t Faa uma tabela relacionando v x t, para os instantes 0, 1s, 2s, 3s, 4s e 5s. Quais so as constantes da funo. 5- Considere a tabela a seguir que relaciona o espao, em metros, com o tempo em segundos. s(m) -2 -1 0 1 2 t(s) 0 1 2 3 4

a) Faa o grfico desta funo, de acordo com a tabela. b) Escreva a funo analtica que representa esta situao.

6- A figura a seguir indica o grfico do espao em funo do tempo de determinado movimento. Determinar a equao que permita obter S para cada correspondente valor de t.

7- A tabela seguinte nos fornece o espao em funo do tempo para um carro que se movimenta numa rodovia. Determine a funo horria do espao e responda qual ser a posio do carro 7 horas depois de iniciar o moviment 8- Numa experincia, so medidos a massa e o volume de vrias amostras de lcool, a 20 graus Celsius. Os resultados obtidos encontram-se na tabela abaixo. V (cm3) 5 10 15 20 25 30 35 m (g) 4 8 12 16 20 24 28 a) Verifique se o volume (V) e a massa (m) so diretamente proporcionais. Em caso afirmativo, calcule a constante de proporcionalidade (K). b) Escreva a funo matemtica que relaciona a massa ao volume para essa experincia. c) Construa o grfico da massa em funo do volume. d) Determine a massa de 60 cm3 de lcool. e) Calcule o volume de 60 g de lcool. 9- D a funo correspondente para cada grfico abaixo.

10- Um tanque de capacidade 1.000 L est vazio. Para ench-lo, abre-se uma torneira ( t = 0) que jorra 20 /min. a) Faa uma tabela mostrando o volume (V) de gua no tanque nos primeiros 5 minutos. b) Identifique se o volume (V) e o tempo (t) so diretamente proporcionais. Se sim, encontre a constante de proporcionalidade. c) Escreva a expresso matemtica que relaciona volume ( V ) e tempo ( t ). d) Determine em que instante o tanque estar totalmente cheio. e) Trace o grfico do V x t, at o tanque estar cheio. 11- O grfico abaixo representa a altura (h) do nvel da gua num reservatrio, em funo do tempo (t), a partir do instante t = 0, quando aberta uma torneira que comea a jorrar gua no seu interior, at que ele fique completamente cheio. a) A altura (h) do nvel da gua e o tempo (t) so diretamente proporcionais? Justifique. b) Se a resposta do item anterior foi sim, encontre a constante de proporcionalidade; se foi no, responda: no h constante de proporcionalidade. c) Encontre a expresso matemtica (funo) que relaciona h e t. d) Se em t = 30 min o reservatrio est completamente cheio, qual a altura do nvel da gua nele contido? 12- A figura representa uma mola ideal com uma de suas extremidades presa em uma parede vertical. Na primeira situao, a mola est relaxada. Na segunda situao ela est sendo tracionada por uma fora horizontal, crescente em mdulo. A tabela representa o comprimento (L) da mola em funo da intensidade (F) das foras tensoras aplicadas nas suas extremidades. a) Complete a tabela dando a deformao (x) em funo da fora tensora.

b) A intensidade da fora tensora (F) e o comprimento (L) so diretamente proporcionais? Em caso afirmativo, qual a constante de proporcionalidade? c) A intensidade da fora tensora (F) e a deformao (x) so diretamente proporcionais? Em caso afirmativo, qual a constante de proporcionalidade? Encontre a expresso matemtica que relaciona F e x. d) Trace o grfico de F em funo de L e de F em funo de x. Use as escalas 1 cm : 10 N e 1 cm : 10 cm.

Resoluo:

13- Diga se diretamente ou inversamente proporcional: a) Nmero de pessoas em um churrasco e a quantidade (gramas) que cada pessoa poder consumir. b) A rea de um retngulo e o seu comprimento, sendo a largura constante. c) Nmero de erros em uma prova e a nota obtida. d) Nmero de operrios e o tempo necessrio para eles construrem uma casa. e) Quantidade de alimento e o nmero de dias que poder sobreviver um nufrago. 14- Uma substncia, mantida a temperatura constante, tem sua massa e volume representados na tabela. a) massa e volume so grandezas diretamente proporcionais? Justifique! b) esboce o grfico m v correspondente. c) qual a massa de substncia correspondente ao volume de 0,7 L? d) qual o volume correspondente massa de 3,2 kg? RESOLUO a) Como (constante), ento massa e volume so grandezas diretamente proporcionais.

b) O grfico m v uma reta, passando pela origem dos eixos.

15- Numa tarde chuvosa em So Paulo, foi montada a seguinte tabela que relaciona o nmero de horas com chuva e o aumento do nvel do rio Tiet em centmetros. Aumento no nvel do rio Tempo com chuva 28 cm. 42 cm. 2 hora 3 hora

56 cm.

4 hora

a) Verifique se a relao de proporcionalidade direta. b) Calcule o valor de K para essa relao. c) Quanto o nvel do rio havia subido na quinta hora de chuva? 16- Um motoboy cobra, por viagem, 6 reais pelo servio mais 1,20 reais por minuto viajado. Pergunta-se: Quanto custa uma viagem que dura 2 minutos? E uma de 3 minutos? 17- Duas grandezas L e M so diretamente proporcionais e tm suas medidas relacionadas conforme a tabela: Qual o valor da soma dos valores de x, y, z e t?

18- O grfico informa o custo mensal total (em reais) da produo de um solvente usado em indstrias qumicas: Quanto pagar uma indstria que consumir um total de 150 litros de solvente?

19- Uma barra de ferro com temperatura inicial de 10 C foi aquecida at 30C. O grfico abaixo representa a variao da temperatura da barra em funo do tempo gasto nessa experincia. Calcule em quanto tempo, aps o incio da experincia, a temperatura da barra atingiu 0C. a) 1 min b) 1 min 5seg c) 1 min 10seg d) 1 min 15seg e) 1 min 20seg 20- Numa experincia, so medidos a massa e o volume de vrias amostras de lcool, a 20 graus Celsius. Os resultados obtidos encontram-se na tabela abaixo.

a) Verifique se o volume (V) e a massa (m) so diretamente proporcionais. Em caso afirmativo, calcule a constante de proporcionalidade (K). b) Escreva a funo matemtica que relaciona a massa ao volume para essa experincia. c) Construa o grfico da massa em funo do volume. d) Determine a massa de 60 cm3 de lcool. 21- A tabela seguinte nos fornece o espao em funo do tempo para um carro que se movimenta numa rodovia. Determine a funo horria do espao e responda qual ser a posio do carro 7 horas depois de iniciar o movimento

22- Seja L o comprimento de uma mola suspensa verticalmente e M o valor de uma massa pendurada em sua extremidade. A tabela seguinte mostra valores de L e M obtidos em uma experincia.

Todas as concluses so corretas, exceto: a) L varia linearmente com M; b) O grfico L x M retilneo; c) A inclinao ( constante k ) do grfico L x M vale 4 cm/Kg; d) A relao matemtica entre L e M L = 4M+10; e) Quando M = 0, devemos ter L = 0.

You might also like