You are on page 1of 4

*POLIGONOS INSCRITOS E CIRCUNCRITOS Na geometria costumamos relacionar algumas figuras, entre elas a circunferncia e os polgonos.

As duas propriedades seguintes pertencem a essa relao:


Qualquer polgono regular inscritvel em uma circunferncia. Qualquer polgono regular e circunscritvel a uma circunferncia.

Temos que polgonos regulares so figuras em que todos os seus lados e todos os seus ngulos so congruentes, isto , possuem medidas iguais. Observe alguns polgonos inscritos e circunscritos a seguir:

Polgonos regulares inscritos

No caso dos polgonos inscritos apresentados, observe que o vrtice de cada polgono tangente circunferncia. Esse ponto de tangncia divide a circunferncia em partes iguais, as quais recebem o nome de arco de circunferncia. O tringulo inscrito divide a circunferncia em 3 arcos de comprimentos iguais, o pentgono em 5 arcos iguais e o octgono em 8 arcos iguais. Cada segmento de reta que forma o lado do polgono considerado uma corda da circunferncia.

Polgonos regulares circunscritos

*CIRCUFERENCIA

A circunferncia o conjunto de todos os pontos de um plano, que esto a uma mesma distncia de um determinado ponto, chamado centro. Essa distncia denominada raio r da circunferncia.

O comprimento C de uma circunferncia de raio r pode ser determinado retificando-se a cirtunferncia:

Arcos e ngulos Consideremos dois pontos, A e B, em uma circunferncia de centro O. o ngulo formado pelos segmentos OB e AO, com o vrtice no centro, denominado ngulo central. AB = ngulo central

O ngulo central determina na circunferncia dois arcos de circunferncia:

Se A e B forem coincidentes, teremos um arco nulo e outro de uma volta. Grau e Radiano As unidades de medida de arcos so grau e radiano. Arcos de 1 aquele cujo comprimento igual a 1/360 do comprimento da circunferncia. O arco de uma volta corresponde, portanto, a C=360.

Arco de um radiano (1 rad), aquele cujo comprimento igual ao raio da circunferncia em que esta contido.

Se 1 rad a medida de um arco cujo comprimento (retificado) igual a 1r, ento 2 rad a medida de um arco de comprimento igual a 2r, rad a medida de um arco de comprimento igual a r e 2 rad a medida de um arco de comprimento e 2 r. O arco de uma volta corresponte, portanto, C = 2r. Logo:

Denomina-se medida de uma arco em radianos a razo entre seu comprimento e o comprimento do raio da circunferncia em que est contido, ambos na mesma unidade de medida.

EREM BARO DE EXU DISCIPLINA:MATEMATICA SERIE: 1 ANO TURMA: B TURNO:MANHA/TARDE

PROF:MARIA DE PAULA

EQUIPE: DAYANE FEIX n 09

EMERSON JARDEL n 12 FRANCISCO ADENILDO n15 JOYCE MARA n22 n32

APARECIDA OLIMPIO

RAYANE RODRIGUES n39

EXU-PE 2012

You might also like