You are on page 1of 15

Edital 012/PROAD/SGP/2012

Nome do Candidato

Nmero de Inscrio

Assinatura do Candidato

Secretaria de Articulao e Relaes Institucionais Gerncia de Exames e Concursos

INSTRUES
LEIA COM ATENO
1. Este Caderno de Prova, com pginas numeradas de 1 a 13, constitudo de 40 (quarenta) questes objetivas, cada uma com quatro alternativas, assim distribudas: 01 a 10 Lngua Portuguesa 11 a 20 Informtica Bsica 21 a 40 Conhecimentos Especficos 2. Caso o Caderno de Prova esteja incompleto ou tenha qualquer defeito de impresso, solicite ao fiscal que o substitua. 3. Sobre a Marcao do Carto de Respostas
As respostas devero ser, obrigatoriamente, transcritas com caneta esferogrfica de tinta preta no porosa para o Carto de Respostas, que ser o nico documento vlido para correo. No haver substituio do Carto de Respostas por erro do candidato.

3.1. Para cada questo existe apenas uma alternativa que a responde acertadamente. Para a marcao da alternativa escolhida no CARTO DE RESPOSTAS, pinte completamente o campo correspondente. Exemplo: Suponha que para determinada questo a alternativa C seja a escolhida. N. da Questo A B
C

D 3.2. Ser invalidada a questo em que houver mais de uma marcao, marcao rasurada ou emendada, ou no houver marcao. 3.3. No rasure nem amasse o CARTO DE RESPOSTAS. 4. A durao da prova de quatro horas, j includo o tempo destinado ao preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS e a coleta de impresso digital de candidatos. 5. Todos os espaos em branco, neste caderno, podem ser utilizados para rascunho. 6. Ser permitida a sada de candidatos da sala de prova somente aps decorridas duas horas e trinta minutos do incio da prova. Nesse caso, o candidato dever entregar, obrigatoriamente, ao fiscal o Caderno de Prova e o Carto de Respostas. 7. O candidato que insistir em sair da sala de prova antes de transcorridas duas horas e trinta minutos do incio da prova dever assinar Termo de Ocorrncia declarando desistncia do Concurso. 8. Ser permitida a sada de candidatos levando o Caderno de Prova somente quando estiver faltando trinta minutos para o trmino da prova. 9. Na pgina 13 deste Caderno de Prova encontra-se a Folha de Anotao do Candidato, a qual poder ser utilizada para a transcrio das respostas das questes objetivas, destacada e levada pelo candidato para posterior conferncia com o gabarito. 10. Terminada a prova, o candidato dever, obrigatoriamente, entregar ao fiscal o CARTO DE RESPOSTAS.

LNGUA PORTUGUESA
INSTRUO: Leia a crnica a seguir escrita pelo poeta Olavo Bilac em 1907 e responda s questes de 01 a 05.

Jornais sem leitores


1 Mas h jornais demais no Rio de Janeiro o que mais se ouve, em todos os grupos, a propsito do reaparecimento de A Imprensa, fundada h alguns anos pelo doutor Rui Barbosa, e agora ressuscitada sob a direo do Alcindo Guanabara, que , sem dvida, o mais completo, o mais brilhante e o mais popular dos jornalistas cariocas da atualidade. Parece, efetivamente, que j temos folhas dirias demais porque todas as nossas folhas dirias, reunidas, no chegam a tirar 120 mil exemplares por dia. E bom notar que uma parte considervel dessa tiragem geral vai para os estados... Mas, se nos lembrarmos que o Rio de Janeiro tem uma populao de, no mnimo, 800 mil habitantes, facilmente reconheceremos que aqui poderiam folgadamente viver e prosperar alguns cinquenta jornais; o que se ope a essa prosperidade de imprensa diria, como prosperidade dos editores de livros, o analfabetismo da populao adulta. No Rio de Janeiro, a grande massa dos trabalhadores braais composta de homens que no sabem ler: se toda essa gente estivesse iniciada nos mistrios da letra de forma, os jornais teriam uma clientela vastssima. Em dez anos, conseguimos aqui remediar, at certo ponto, o analfabetismo infantil. As estatsticas, que a Direo de Instruo est preparando para a grande Exposio Nacional de 1908, ho de deixar claramente demonstrada essa conquista. Mas, contra o analfabetismo dos adultos, o governo quase impotente. A imigrao que recebemos para as fbricas, para a pequena lavoura, para o comrcio e para os servios urbanos do Distrito Federal vem quase toda, para no dizer toda, de pases europeus, em que mais profunda e alastrada a ignorncia das classes populares. H um ano, a prefeitura instalou, em algumas escolas, cursos noturnos de primeiras letras para adultos. Mas a frequncia ainda muito aqum da que se esperava: no h em todos esses cursos mil alunos! E o mais triste que, por mais que se deem tratos imaginao, no se consegue achar um remdio para esse mal. um problema terrvel, que s o tempo h de resolver. E a est por que que, tendo uma imprensa reduzidssima, temos imprensa demais. No nos faltam jornais: faltam-nos leitores.
(BILAC, Olavo. In Vossa insolncia: crnicas. So Paulo: Companhia das Letras, 1996.)

10

15

20

QUESTO 01
Em relao s ideias expostas na crnica, analise as afirmativas. III III IV Grande nmero dos quase 120 mil exemplares de jornais dirios existentes na cidade no fica no Rio de Janeiro. Os editores de livros no Rio de Janeiro enfrentam o mesmo problema que a imprensa jornalstica. Contra o analfabetismo dos adultos foram criados cursos noturnos de alfabetizao, com pouca participao. Para o cronista, a cidade no comporta mais jornais, pois os existentes j so em grande nmero.

Est correto o que se afirma em [A] II e IV, apenas. [B] I e III, apenas. [C] I, II e III, apenas. [D] I, II, III e IV.

QUESTO 02
Assinale o trecho que constitui o argumento usado pelo cronista para fundamentar sua tese. [A] Parece, efetivamente, que j temos folhas dirias demais porque todas as nossas folhas dirias, reunidas, no chegam a tirar 120 mil exemplares por dia. [B] Mas h jornais demais no Rio de Janeiro o que mais se ouve, em todos os grupos, a propsito do reaparecimento de A Imprensa, fundada h alguns anos pelo doutor Rui Barbosa. [C] o que se ope a essa prosperidade de imprensa diria, como prosperidade dos editores de livros, o analfabetismo da populao adulta. [D] Em dez anos, conseguimos aqui remediar, at certo ponto, o analfabetismo infantil.

1/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

QUESTO 03
A coeso fator essencial na construo do sentido de um texto. Assinale a alternativa que apresenta correta correlao entre o elemento coesivo e o sentido dado. [A] aqui (linha 8) nesta crnica [B] esse mal (linha 19) analfabetismo [C] essa conquista (linha 13) imigrao [D] atualidade (linha 3) 2013

QUESTO 04
Os advrbios exprimem determinadas circunstncias (tempo, lugar, modo, dvida etc), modificando fundamentalmente os verbos. Em qual alternativa os advrbios apresentam sentido equivalente no texto? [A] efetivamente (linha 4): completamente [B] claramente (linha 13): demasiadamente [C] j (linha 4): depressa [D] sem dvida (linha 3): certamente

QUESTO 05
Sobre a colocao dos pronomes oblquos tonos no trecho No nos faltam jornais: faltam-nos leitores., marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) ) ) ) Na primeira ocorrncia, o pronome ocupa posio procltica devido palavra no, sentido negativo. A posio procltica nas duas ocorrncias deve-se presena de palavra de sentido negativo. Na segunda ocorrncia, o pronome est encltico, na ordem natural da frase em portugus, porque um verbo inicia a orao. Em ambas as ocorrncias, o uso procltico e encltico, respectivamente, deve-se presena da palavra no.

Assinale a sequncia correta. [A] V, F, V, F [B] V, V, F, V [C] F, V, V, F [D] F, F, F, V INSTRUO: Leia a tira abaixo e responda s questes de 06 a 08.

(Gramtica: ensino mdio. Obra coletiva, So Paulo: Edies SM, 2012.)

QUESTO 06
O texto mostra o reencontro de pessoas [A] sem muita afinidade entre si. [B] com facilidade de manter dilogo. [C] que estavam saudosas por viverem distantes uma da outra. [D] com laos afetivos estreitos.
2/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

QUESTO 07
Em relao construo da tira, assinale a afirmativa INCORRETA. [A] A mudana do registro coloquial da linguagem nos primeiros quadrinhos para o formal no ltimo quadrinho sugere distanciamento entre os personagens. [B] No ltimo quadrinho, os traos no verbais corroboram para mostrar inimizade entre os personagens. [C] Dos dois quadrinhos sem fala emerge o efeito de humor da tira, acentuado pelo desaparecimento do sorriso. [D] O trecho Rapaz, h quanto tempo! apresenta ideia de que os personagens no se viam frequentemente.

QUESTO 08
Em Agora eu me lembro, nem ramos muito amigos., o vocbulo Agora marca [A] um passado no concludo. [B] o momento efusivo vivido pelos dois amigos. [C] o momento em que o encontro se desfaz. [D] o momento da descoberta da no amizade entre os personagens. INSTRUO: Leia o texto abaixo do economista Stephen Kanitze e responda s questes 09 e 10.

A origem do especulador
A palavra especulador tem sua origem na raiz indo-germnica Spec, que significa olhar. So dessa raiz as palavras especialista, espelho, expectativa, espetculo e, finalmente, especulador: aquele que olha frente, v o futuro, aquele que enxerga aquilo que os outros no veem. Toda nao precisa de bons especuladores. Especuladores que enxergam o futuro ganham dinheiro, os que erram perdem e so rapidamente eliminados. O problema no o especulador que especula com o prprio dinheiro. O grande problema do Brasil so os especuladores que especulam com o dinheiro dos outros, com o dinheiro do povo.

QUESTO 09
Em relao ao texto, analise as afirmativas. I - A explicao do sentido da palavra especulador dada no primeiro pargrafo ope-se ao sentido usado comumente, pessoa que negocia de m-f, enganando outros para obter lucros. II - Ao defender a ideia de que toda nao precisa de especuladores, o autor usa essa palavra no sentido de pessoas que olham para o futuro. III - O economista aborda o tema de maneira genrica, o ponto de vista est na primeira pessoa e a linguagem subjetiva. Est correto o que se afirma em [A] II e III, apenas. [B] I e III, apenas. [C] I e II, apenas. [D] I, II e III.

QUESTO 10
Sobre os recursos lingustico-textuais usados no segundo pargrafo do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) O pronome os refere-se a especuladores e equivale a aqueles especuladores. ) Tendo em vista que o verbo ser em O grande problema do Brasil so os especuladores liga-se palavra problema, a concordncia no segue a norma padro da escrita. ) A palavra que, em todas as ocorrncias, exerce a mesma funo: pronome relativo. ) Os termos prprio e outros concordam com o substantivo ou pronome a que se referem.

Assinale a sequncia correta. [A] V, V, F, F [B] V, F, V, V [C] F, F, V, V [D] F, V, V, F


3/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

INFORMTICA BSICA
QUESTO 11
Sobre memrias de computadores, assinale a afirmativa correta. [A] SRAM e DRAM so dois tipos de tecnologia de memria RAM, sendo a primeira mais rpida. [B] So caracterizadas por no perder suas informaes em caso de interrupo do fornecimento de energia. [C] A memria RAM um tipo de memria voltil localizada apenas na CPU. [D] A memria ROM um tipo de memria RAM, a diferena que a ROM pode ser somente lida enquanto a maioria das memrias RAM pode ser lida e alterada.

QUESTO 12
Em relao s unidades de medida, assinale a afirmativa correta. [A] 1kb igual a 1000 Bytes. [B] GB a unidade de medida dos atuais processadores utilizados em servidores e PC. [C] DPI a unidade de medida utilizada em impressoras para medir sua velocidade. [D] 1kb igual a 125 Bytes.

QUESTO 13
Sobre a CPU (unidade central de processamento), assinale a afirmativa INCORRETA. [A] A ULA responsvel por executar operaes lgicas e aritmticas. [B] A UC responsvel por decodificar instrues, buscar operandos, controlar o ponto de execuo e realizar desvios. [C] CPU dual-core (com dois ncleos) possui 2 ULA, 2 UC e 2 registradores, possibilitando a execuo simultnea de mais de um software. [D] Os registradores so responsveis por armazenar dados para o processamento.

QUESTO 14
A respeito dos tipos de vrus de computador, assinale a afirmativa INCORRETA. [A] Vrus de Boot um tipo de vrus que se infecta na rea de inicializao dos discos. [B] Vrus de macro encontram-se em arquivos, normalmente de ferramentas de escritrio (Office), de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo, as instrues maliciosas so executadas. [C] Vrus de processador infecta a CPU modificando suas instrues, impedindo a execuo de qualquer software. [D] Time bomb (ou bomba relgio) so vrus programados para se ativarem em determinados momentos, por exemplo em uma determinada data do ano.

QUESTO 15
Sobre o Sistema Operacional Windows XP (configurao padro, idioma Portugus), considere as afirmativas. I - Pode-se desinstalar um programa por meio da opo Adicionar ou Remover Programas que se encontra no Painel de Controle. II - Para excluir definitivamente um arquivo selecionado sem que ele seja posto na Lixeira, pode-se manter pressionada a tecla SHIFT, pressionar a tecla DELETE e confirmar a operao. III - possvel criar um atalho na rea de trabalho para um determinado arquivo, arrastando-o com o boto direito do mouse pressionado para o local onde se deseja criar o atalho e escolher a opo Criar Atalho Aqui. IV - Para tirar uma foto da janela selecionada para a rea de Transferncia, basta selecionar a janela e pressionar a tecla Print Screen. Est correto o que se afirma em [A] II e III, apenas. [B] I, II e III, apenas. [C] I, II e IV, apenas. [D] III e IV, apenas.
4/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

INSTRUO: As questes de 16 a 18 referem-se planilha abaixo, produzida no Microsoft Excel 2007 (idioma Portugus).

QUESTO 16
Considerando os aspectos de formatao da planilha, assinale a alternativa que apresenta os passos que proporcionam resultado equivalente ao da figura fornecida. [A] Selecionar as clulas de B3 a G7, escolher a guia Pgina Inicial / Boto Bordas / Todas as Bordas; Selecionar as clulas de B3 a G3, aplicar o alinhamento horizontal Centro e fonte em Negrito; Selecionar as clulas de C4 a G7, aplicar o alinhamento horizontal Centro e formato de Nmero com uma casa decimal. [B] Selecionar as clulas de B3 a G7, aplicar o alinhamento horizontal Direita e fonte em Negrito; Selecionar as clulas de B3 a G3, aplicar o alinhamento horizontal Centro e formato de Nmero com duas casas decimais. [C] Selecionar as clulas de B4 a G4, aplicar o alinhamento horizontal Centro e fonte em Negrito; Selecionar as clulas de B4 a G4, aplicar o alinhamento horizontal Centro e formato de Nmero com uma casa decimal. [D] Selecionar as clulas de B4 a G7, escolher a guia Pgina Inicial / Boto Linhas / Todas as Linhas; Selecionar as clulas de B4 a G4, aplicar o alinhamento horizontal Esquerda e fonte em Negrito; Selecionar as clulas de B4 a G7, aplicar o alinhamento horizontal Justificado e formato de Moeda.

QUESTO 17
Tomando o resultado apresentado na clula F4, marque V para as frmulas que podem produzir esse resultado e F para aquelas que NO podem produzir esse resultado. ( ( ( ( ) ) ) ) =(C4+D4*2+E4*3)/6 =C4+D4*2+E4*3/6 =(C4+(D4*2)+(E4*3))/6 =(C4+D4^2+E4^3)/6

Assinale a sequncia correta. [A] V, V, F, V [B] F, V, F, F [C] F, F, V, V [D] V, F, V, F

QUESTO 18
Analisando o resultado apresentado na clula G4, assinale a alternativa que apresenta a frmula que produziu tal resultado. [A] =MDIA(C4:E4) [B] =SOMA(C4;E4)/3 [C] =C4+D4+E4/3 [D] =MDIA(C4;E4)

QUESTO 19
O editor de texto Microsoft Word 2007 (idioma Portugus) possui recursos variados para numerao de pginas. possvel, por exemplo, criar numeraes com formatos ou sequncias diferentes para conjuntos de pginas especficas do texto. Assinale a alternativa que apresenta uma das aes necessrias para ser obtido tal resultado. [A] Definir o texto com pelo menos duas colunas. [B] Inserir quebras de sees no texto. [C] Alternar os nmeros de pginas entre cabealhos e rodaps. [D] Usar a opo Layout de Pgina / Nmeros de Linha.
5/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

QUESTO 20
O editor de texto Microsoft Word 2007 (idioma Portugus) pode ser usado para criar marcas dgua em documentos. A imagem abaixo apresenta um exemplo de um documento contendo uma marca dgua personalizada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de aes para que tal resultado possa ser obtido. [A] Abrir a guia Inserir e clicar em WordArt no grupo Texto, em seguida Personalizar Marca Dgua. [B] Abrir a guia Inserir e clicar em SmartArt no grupo Ilustraes, em seguida Personalizar Marca Dgua. [C] Abrir a guia Exibio e clicar em Exibir Marca Dgua no grupo Texto, em seguida Personalizar Marca Dgua. [D] Abrir a guia Layout de Pgina e clicar em Marca Dgua no grupo Plano de Fundo da Pgina, em seguida Personalizar Marca Dgua.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 21
Sobre o documento Ata, analise as afirmativas. III III IV Registro minucioso, claro e fiel das ocorrncias de uma reunio de pessoas para um determinado fim previamente divulgado. Por se tratar de documento de valor jurdico, deve ser lavrada de forma que nada lhe poder ser acrescentado ou modificado. O tempo verbal utilizado o pretrito perfeito do indicativo. Ao constatar erro durante a escrita da ata, emprega-se a frase Em tempo: onde se l...., leia-se...., retificando assim a informao registrada.

Esto corretas as afirmativas [A] I, II e III, apenas [B] II e III, apenas. [C] I e IV, apenas [D] I, II, III e IV.

QUESTO 22
Suponha que, no desempenho do cargo na Universidade Federal de Mato Grosso, o Assistente em Administrao tenha direito ao auxlio pr-escolar. A solicitao desse benefcio deve ser feita por meio de [A] comunicao interna. [B] requerimento. [C] carta. [D] declarao.
6/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

QUESTO 23
No desenvolvimento de atividades administrativas, foi designada ao Assistente em Administrao a tarefa de organizar o arquivo corrente do seu setor. Aps analisar a natureza dos documentos a serem arquivados, o servidor elegeu o mtodo alfabtico para executar essa tarefa. Utilizando-se desse mtodo, as pastas de Adelaide Patrcia Santos, Mnica Laura Antunes, Adair Jos Costa e Joo Paulo Silva devero ser arquivadas na seguinte ordem: [A] ANTUNES, Mnica Laura COSTA, Adair Jos SANTOS, Adelaide Patrcia SILVA, Joo Paulo [B] ADAIR Jos Costa ADELAIDE Patrcia Santos JOO Paulo Silva MNICA Laura Antunes [C] JOS, Adair Costa LAURA, Mnica Antunes PATRCIA, Adelaide Santos PAULO, Joo Silva [D] JOS COSTA, Adair LAURA ANTUNES, Mnica PATRCIA SANTOS, Adelaide PAULO SILVA, Joo

QUESTO 24
Nas instituies, o protocolo o rgo responsvel pela concentrao das atividades de controle da documentao. Qual rotina NO considerada atribuio do protocolo? [A] Receber correspondncias. [B] Interpretar e classificar a correspondncia baseado no cdigo de assuntos adotado. [C] Abrir e encaminhar a correspondncia sigilosa ao respectivo destinatrio. [D] Distribuir a correspondncia particular.

QUESTO 25
No ambiente de trabalho, h atividades predeterminadas a serem executadas de modo coletivo e nesse cenrio que as relaes interpessoais desenvolvem-se decorrentes do processo de interao. Sobre o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA. [A] A maneira de lidar com diferenas individuais pode estabelecer um clima harmnico entre as pessoas e tem forte influncia sobre o trabalho em grupo. [B] As pessoas devem evitar a interpretao das aes do outro segundo suas prprias normas culturais. [C] O elemento cultural com diferenas de valores pode gerar conflitos. [D] O clima organizacional um elemento insignificante para o desenvolvimento de relaes interpessoais.

QUESTO 26
Constata-se no atual contexto econmico o aumento da demanda por trabalho em equipe, o que requer novos comportamentos e habilidades de convivncia interpessoal e novas medidas de gesto. A postura indispensvel do lder para o bom funcionamento de uma equipe : [A] Acompanhar de perto cada etapa das rotinas de trabalho, atribuindo pouca autonomia aos liderados. [B] Focalizar o trabalho do liderado enfatizando o cumprimento de prazos, padres de qualidade e economia de custos, desconsiderando a capacidade tcnica de execuo da tarefa. [C] Possuir capacidade de transmitir sua mensagem de modo a persuadir, inspirar ou motivar seus liderados. [D] Agir com assertividade suprimindo os confrontos de ideias e convices que podem emergir no grupo.
7/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

QUESTO 27
Para desenvolver um atendimento de excelncia em uma instituio pblica, necessrio adotar atitudes como: [A] Informar com objetividade o usurio que nem todas as suas questes conflitantes podem ser resolvidas rapidamente e com a preciso que se espera. [B] Recorrer ao uso de expresses que criem uma aparente intimidade, por exemplo: querido e meu amor. [C] Interromper imediatamente a fala do usurio assim que perceber o que ele pretende comunicar. [D] Usar termos tcnicos, expresses complexas e siglas para transmitir segurana da informao prestada ao usurio.

QUESTO 28
O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Federal um guia de conduta profissional e pessoal, a que os servidores pblicos esto submetidos. Sobre o dever do servidor pblico, analise as afirmativas. I - Exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias. II - Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. III - Permitir que interesses de ordem pessoal influenciem no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores. IV - Agir com cortesia e urbanidade, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico. Esto corretas as afirmativas [A] I, II e IV, apenas. [B] I, III e IV, apenas. [C] II e III, apenas. [D] I e IV, apenas.

QUESTO 29
Uma das tcnicas mais utilizadas para a garantia de um ambiente de trabalho organizado e produtivo o mtodo 5S, sobre o qual correto afirmar: [A] Senso de sade e higiene procura a manuteno de um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a no sujar. [B] Senso de arrumao visa identificar e arrumar todas as coisas, para que qualquer pessoa possa localiz-las facilmente. [C] Senso de utilizao preconiza fazer da metodologia um hbito, transformando-a num modo de vida. [D] Sendo de autodisciplina prega separar o til do intil, eliminando o desnecessrio.

QUESTO 30
De acordo com o disposto na Lei n 9.784/1999, na solicitao inicial do interessado, quando escrita, desnecessrio conter [A] rgo ou autoridade administrativa a que se dirige. [B] formulao do pedido, com exposio dos fatos e de seus fundamentos. [C] cpia do documento oficial de identificao do interessado. [D] domiclio do requerente ou local para recebimento de comunicaes.

8/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

INSTRUO: Leia o texto a seguir e responda s questes de 31 a 33. Atitudes que Don Drapper, de Mad Men, deveria ter hoje No h nada de errado em gostar do autoritrio protagonista de Mad Men desde que seu estilo no o influencie. O cotidiano de uma grande agncia publicitria cravada na Madison Avenue, corao de Nova York, em plenos anos 60 o ponto de partida da srie americana Mad Men para mostrar os desafios, aspiraes e todo ambiente que envolvia os executivos da poca. [...] Protagonista da histria e diretor de criao da agncia, Don Draper, interpretado pelo ator Jon Hamm, vive um mundo de mentiras, sustentado por suas crises pessoais e de identidade que o deixam ao lu de uma sociedade mutante, onde ele tem de lidar com esposa, filhos, amante e um passado pesado, sem deixar de ser um dos mais brilhantes publicitrios de seu tempo. [...]. Apesar das dcadas de distncia entre os gestores retratados em Mad Men com os gestores atuais das empresas, alguns resqucios dos personagens da srie parecem bem contemporneos. Ainda assim inegvel o quanto os lderes evoluram de l para c, diz Ftima Motta, professora doutora do Ncleo de Negcios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM. Abaixo, ela lista atitudes exigidas dos bons lderes de hoje, em contraste com o perfil dos executivos da dcada de 60. Menos autoritarismo Na dcada de 60, imperava a gesto autoritria, onde os chefes ditavam o lado a ser seguido por todos, sem que os funcionrios pudessem acatar ou questionar nenhuma ordem. Esse lder aos poucos evoluiu para um gestor baseado em metas e resultados. Influenciadas pelos mtodos de gesto competitiva dos americanos, na dcada de 80 as empresas passaram a instaurar um clima de concorrncia, onde s havia espao para os melhores e todos queriam s-lo a qualquer custo, diz Gilberto Cavicchioli, especialista em gesto de pessoas. [...] Mais questionamentos Uma das principais funes dos lderes de hoje reter talentos. Se em algumas cenas de Mad Men fica claro que os funcionrios tm medo de perder seus empregos, nos ambientes corporativos de hoje o desafio manter os melhores talentos na empresa. [...] Hoje, os bons lderes e profissionais sabem que preciso fazer um bom trabalho para galgar espao na carreira e saber trabalhar em equipe, afirma Ftima. Concordar com o chefe o tempo todo tambm pode ser prejudicial. Para o gestor importa nte ter ao seu lado pessoas que lhe mostrem coisas diferentes, que tenham coragem de discordar e de pensar fora da caixa, coisas que um funcionrio puxa-saco no trar, diz ela. Menos barreira Hoje, a vida pessoal e a profissional dos executivos se misturam pelos novos caminhos de relao e interatividade trazidas com o avano da tecnologia. Um cenrio impensvel no ambiente vivido pelos executivos da dcada de 60. Seria impossvel vive r dessa maneira naquela poca em que as mximas eram ter de deixar os problemas fora da empresa, j que ali era lugar para se trabalhar e no de ter amigos e expressar opinies", afirma a professora. Essa conexo de pessoas e ideias d aos profissionais a chance de ser realmente quem se o tempo todo, no trabalho ou fora dele. Por outro lado, tambm exige dos profissionais o cuidado de discernir suas opinies e saber o que vale ou no divulgar nas mdias sociais. Para o gestor fica mais fcil conhecer bem seus pares e, ao mesmo tempo, saber quanto o subordinado est alinhado com as propostas da empresa, diz Cavicchioli. Avaliao igualitria No importa se o funcionrio tem anos de casa ou se ele acabou de chegar. Se homem ou mulher, sua preferncia sexual ou classe econmica. O bom gestor contemporneo avalia todos iguais, da mesma maneira. Sem esquecer de deixar claro que isso faz parte das regras do jogo. Isso um fator determinante at mesmo para os profissionais se manterem na empresa e se esforarem para entregar os resultados, afirma Ftima. [...] Mutao constante Nessa mutao constante do cenrio em que vivemos hoje, com alteraes mais rpidas dos ambientes do que as sofridas em dcadas atrs, alguns gestores e empresas esto atrasados, concorda a professora. Ser preciso que a gesto dessas empresas ainda atrasadas evoluam e atendam as novas necessidades do mercado mais cedo ou mais tarde", afirma Ftima.
(VAZ, Tatiana. Revista Exame. Disponvel em http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias. Acesso em 12/10/2012. Adaptado.)

QUESTO 31
O texto desenvolve seu ponto de vista baseado em elementos de comparao entre a realidade de gesto na dcada de 60 e na atualidade. Em relao a essa mudana de comportamento administrativo, assinale a afirmativa correta. [A] Diminuio do nmero de equipes na organizao. [B] Maior especializao e padronizao das tarefas, com simplificao das mesmas. [C] Desuso contnuo dos mtodos e teorias contingenciais. [D] Gradativa substituio de um modelo mecanstico por um modelo orgnico.
9/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

QUESTO 32
O atendimento das necessidades do mercado visto como o ponto principal para o sucesso da administrao de uma empresa. Sobre o assunto, correto afirmar: [A] Os fornecedores, que constituem entradas, e os clientes, as sadas, so os elementos ambientais a serem considerados na perspectiva da viso sistmica. [B] A organizao tratada como um sistema fechado, de acordo com o texto, o ideal para a atualidade. [C] Uma abordagem esttica, com nfase na estrutura, essencial para o atendimento das necessidades do mercado. [D] Condies demogrficas, ecolgicas, legais e polticas so fatores que influenciam a gesto.

QUESTO 33
As atitudes apresentadas no texto, em relao atualidade, podem ser consideradas como caractersticas de que modelo de gesto? [A] Autoritria [B] Burocrtica [C] Participativa [D] Tecnicista

QUESTO 34
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, princpios oramentrios no Brasil. [A] Vinculao de Receitas, Legalidade, Equilbrio e Clareza. [B] Anualidade, Universalidade, Oramento Bruto e Programao. [C] Exclusividade, Livre Tributao, Especificao e Unidade. [D] Publicidade, Uniformidade, Participativo e Flexibilidade.

QUESTO 35
No Brasil, so classificadas como receitas de capital: [A] Amortizao de Emprstimos. [B] Agropecurias. [C] Transferncias Correntes. [D] Patrimoniais.

QUESTO 36
Considerando os objetivos dos Sistemas de Administrao Federal: Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) e Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), marque 1 para os objetivos do SIAFI e 2 para os do SICAF. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Possibilitar o controle dirio da execuo oramentria, financeira e contbil. Instrumentalizar e apoiar os processos de compras e contrataes. Oferecer transparncia dos gastos pblicos sociedade. Integrar e compatibilizar as informaes financeiras disponveis nos diversos rgos. Registrar fornecedores, bem como as sanes aplicadas pela Administrao Pblica.

Assinale a sequncia correta. [A] 2, 2, 1, 1, 2 [B] 1, 1, 2, 2, 1 [C] 2, 1, 2, 2, 1 [D] 1, 2, 1, 1, 2

10/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

INSTRUO: Leia o documento abaixo, fictcio, para responder s questes de 37 a 40.

Ministrio da Educao Secretaria de Educao Superior Universidade Federal Virtual Rua Interativa, 999 Centro - Cuiab-MT - 78000-000

___I___ n 99/2012/UFVIR Cuiab, 20 de setembro de 2012.

________II_________ Ministro Antnio Santos Ministrio da Educao 70.160-900 Braslia DF

Assunto: Processo Administrativo Disciplinar _________III_________, 1. Conforme constatao contida no Relatrio n 9, da Auditoria Interna, o servidor Joo da Silva,

ocupante do cargo de motorista, lotado na Coordenao de Compras, na qual desempenha atividades relativas a compras, adjudicou o resultado de prego empresa pertencente ao Chefe do Departamento de Patrimnio desta instituio. 2. Nos termos das Leis n 8.666/1993 e n 8.112/1990, solicito a ______IV_______ a designao de

servidores lotados na Coordenao de Compras para compor comisso responsvel pela conduo de processo administrativo disciplinar, por serem conhecedores da situao em questo. 3. Informo que o caso era de conhecimento interno do departamento, porm, at o apontamento do

fato pela Auditoria Interna, no houve a comunicao por falta de provocao formal. 4. Encaminho os documentos relativos ao caso anexos, juntados durante a auditoria, e peo o

arquivamento do processo administrativo disciplinar, aps o trmino dos trabalhos. __________V_________,

Ana Maria Sousa Reitora

11/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

QUESTO 37
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas numeradas de I a V de acordo com as regras do Manual de Redao da Presidncia da Repblica. [A] Memorando, Ao Senhor, Ilustrssimo Senhor Ministro, Vossa Magnificncia, Atenciosamente. [B] Aviso, Ao Senhor, Excelentssimo Senhor Ministro, Vossa Senhoria, Cordialmente. [C] Ofcio, A Sua Excelncia o Senhor, Senhor Ministro, Vossa Senhoria, Respeitosamente. [D] Of., Ao Dignssimo Senhor, Prezado Senhor, Vossa Magnificncia, Respeitosamente.

QUESTO 38
Em relao s caractersticas fundamentais na redao de documentos oficiais, segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) Para assegurar ao interlocutor a compreenso da mensagem emitida, necessrio o uso de expresses e clichs do jargo burocrtico. ) A mensagem contida no documento oficial deve apresentar uma nica interpretao e ser estritamente impessoal. ) Como um documento assinado por autoridade de instituio pblica, a linguagem deve ser informal e marcada por impresses individuais de quem comunica. ) O uso da linguagem rebuscada imprescindvel para desenvolver comunicao plena entre os rgos pblicos.

Assinale a sequncia correta. [A] V, F, V, V [B] F, V, F, F [C] F, V, V, F [D] V, F, F, V

QUESTO 39
O texto versa sobre a irregularidade praticada na licitao e solicita medidas cabveis para a situao apresentada. Em relao Lei n 8.112/1990, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ( ( ( ) A Administrao da universidade infringiu a Lei n.o 8.112/1990 por delegar ao servidor Joo da Silva atribuies estranhas a seu cargo. ) A comisso responsvel pelo processo administrativo disciplinar ser conduzida por no mnimo dois servidores pblicos. ) Por constituir dever do servidor, o fato irregular deveria ser levado ao conhecimento da autoridade superior poca do ocorrido. ) A responsabilidade pela determinao do resultado do processo administrativo disciplinar do comunicante do fato, como abordado no documento.

Assinale a sequncia correta. [A] F, V, V, F [B] V, F, F, V [C] F, V, F, V [D] V, F, V, F

QUESTO 40
Considerando unicamente o que determina a Lei n 8.666/1993 e as informaes contidas no documento, est correto afirmar que a irregularidade apontada pela Auditoria Interna refere-se ao fato da licitao ser [A] adjudicada empresa pertencente ao Chefe do Departamento de Patrimnio. [B] realizada por servidor lotado na Coordenao de Compras. [C] adjudicada por somente um servidor. [D] realizada na modalidade de prego, que no indicada a universidades.

12/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

Edital 012/PROAD/SGP/2012

Nome:______________________________________________________ Cargo: Assistente em Administrao

FOLHA DE ANOTAO DO CANDIDATO


Questo 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Alternativa Questo 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Alternativa

Esta folha destinada para uso EXCLUSIVO do candidato.


13/13 Concurso Pblico para Tcnico Administrativo em Educao da UFMT MDIO

You might also like