You are on page 1of 116

Treinamento Tcnico

Cummins Power Generation

Guia do Participante

Traduzido do 932-0711 08/2000

T932-0711

06/2003

Controle PowerCommand

ndice

NDICE

Introduo ...............................................................................................................................................I-1 Introduo ao Controle PowerCommand...........................................................................................1-1 Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand .........................................................................2-1 Introduo ao Manual de Servio para Grupos Geradores Equipados com o Controle PowerCommand .......................................................................................................3-1 Manus do Controle Controle PowerCommand ..................................................................................4-1 Controle PowerCommand Ventura para Grupos Geradores da Srie DFH .................................... 4-v1 Operao do Controle PowerCommand ............................................................................................5-1 Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand ......................................................6-1 Instalando o Controle PowerCommand .............................................................................................7-1 Glossrio .............................................................................................................................................. G-1

Guia do Participante

A-1

ndice

Controle PowerCommand

PGINA DEIXADA INTENCIONALMENTE EM BRANCO

A-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo

Introduo
Bem-vindo!
Bem-vindo ao Guia do Participante do mdulo Controle PowerCommand! Este guia foi criado pelo departamento de Vendas e Treinamento Tcnico da Cummins Power Generation para uso e consulta do participante. Sugerimos que voc leia toda a Introduo para familiarizar-se com a estrutura do guia. Isto facilitar o acompanhamento do material durante sua sesso de treinamento.

Objetivo do Mdulo

O objetivo do mdulo Controle PowerCommand ajudar voc, tcnico do distribuidor Cummins/Cummins Power Generation a compreender o uso, operao, manuteno e diagnstico de falhas do Controle PowerCommand. Com estas informaes, voc estar melhor preparado para atender as necessidades de seus clientes.

Pblico-alvo

Este mdulo foi criado para tcnicos em gerao de energia dos distribuidores Cummins/Cummins Power Generation que j tenham experincia ou conhecem grupos geradores integrados.

Estrutura do Mdulo

Este mdulo contm lies sobre tpicos relacionados. Cada lio segue um formato de treinamento desenvolvido cuidadosamente, incluindo um aquecimento, apresentao e atividade (exerccio). Formato das Lies O Aquecimento lhe ajudar a concentrar-se e comear a pensar no tpico da lio. A parte de Apresentao da lio lhe fornecer informaes novas. A atividade segue a apresentao; ela lhe dar a chance de praticar os novos conhecimentos ou trabalhar com novas idias. Avaliao do Mdulo Depois de concluir todas as lies do mdulo, voc dever preencher um formulrio de avaliao do mdulo. Essa avaliao nos permitir medir o nvel de conhecimento sobre os tpicos que voc adquiriu ao final do mdulo.

Guia do Participante

I-1

Introduo

Controle PowerCommand

Formulrio de Comentrios sobre o Mdulo Voc tambm dever preencher um formulrio de comentrios sobre o mdulo. Este formulrio lhe dar a chance de apresentar suas opinies sobre a utilidade e eficincia do mdulo de treinamento e tambm fazer sugestes para melhoria. Os resultados da avaliao e seus comentrios sero utilizados para nos ajudar a decidir se h necessidade de modificar o mdulo.

I-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Controle PowerCommand

Lio: Introduo ao Controle PowerCommand


Esta lio apresenta uma viso geral dos componentes do Controle PowerCommand utilizados em grupos geradores de 200-1500 kW fabricados aps 5 de Agosto de 1994.

Objetivos
Ao final desta lio, voc dever ser capaz de: Identificar o Controle PowerCommand. Localizar e identificar os interruptores e componentes do painel frontal do Controle PowerCommand. Identificar os mdulos internos do Controle PowerCommand. Identificar os mdulos externos do Controle PowerCommand.

Power Generation marca da Cummins Power Generation. Controle PowerCommand marca registrada da Cummins Power Generation.

Guia do Participante

1-1

Introduo ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

O que o Controle PowerCommand (PCC)?


1. O Controle PowerCommand um novo controle que passou a ser utilizado pela Cummins Power Generation como o controle padro em todos os grupos geradores de 200 kW e maiores aps 5 de Agosto de 1994. Este controle possui um microprocessador e informaes armazenadas sobre a potncia (kW) e seleo de freqncia de cada grupo gerador. Esta configurao personalizada do controle feita no momento em que o grupo gerador operado na clula de teste.

O que faz o Controle PowerCommand?


2. Alm das muitas funes de controle e sinalizao da Srie Detector de controles, o controle do PCC controla as funes do regulador automtico de voltagem (AVR) do governador. No PCC, o AVR e o governador esto relacionados pois so controlados pelo mesmo microprocessador. Alm de operar o motor, o PCC tambm monitora e exibe a voltagem do gerador, a corrente, o fator de potncia e o nvel de carga. Se a carga ativa ou reativa exceder 95% do limite do grupo gerador selecionado, exibida uma mensagem de advertncia no painel do visor de LEDs na parte frontal do PCC. Se a corrente ou a carga exceder 100% do limite, o PCC desligar o grupo gerador antes que possam ocorrer danos ao mesmo.

3.

Quais so os modos de partida remota do PCC?


4. O PCC pode aguardar por um sinal de partida remota nos modos standby (espera) ou de servio. No modo de servio, as fontes de energia do PCC encontram-se em operao, e o PCC recebe constantemente corrente das baterias do grupo gerador. No modo standby, o PCC recebe uma quantidade bem menor de corrente das baterias do grupo gerador at receber um sinal de ativao (wake-up). Os sinais de despertar so: Para o Motor 6. Nvel baixo do lquido de arrefecimento do motor, Temperatura baixa do lquido de arrefecimento do motor, Nvel baixo de combustvel, e Falhas 2 e 3 do Cliente

5.

Para o Controle S12 colocado na posio RUN (funcionamento), Sinal de partida remota com S12 na posio AUTO (automtico), Interruptor de Auto-teste (Self Test), e Interruptor de Parada de Emergncia.

1-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Controle PowerCommand

7.

Quando o PCC est no modo despertar, ele mede constantemente as presses, temperaturas e nvel do lquido de arrefecimento do motor. Selecionando os menus ENGINE (Motor), o operador pode verificar a presso e temperatura do leo do motor e a temperatura do lquido de arrefecimento. Haver uma indicao de nvel do lquido de arrefecimento no painel do visor de LEDs somente se o nvel do lquido de arrefecimento estiver baixo. No modo automtico (espera), o PCC consome 0,05 ampres. No modo de servio (ativado), o PCC consome 0,46 ampres. As lmpadas do painel consome mais 0,50 ampres.

8. 9. 10.

Guia do Participante

1-3

Introduo ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

O Painel Frontal do Controle PowerCommand


Linha Superior 11. Indicador de Porcentagem de Carga (PERCENT LOAD) Mostra a porcentagem de carga em kW (fator de potncia 1,0) aplicada ao grupo gerador. Indicador de Freqncia (HERTZ) Mostra a freqncia da voltagem de sada do gerador. Voltmetro de CA (AC VOLTS) Mostra a voltagem de sada do gerador. Porcentagem do Ampermetro (PERCENT AMPERES) Mostra a porcentagem de corrente de carga em kVA (fator de potncia 0,8) aplicada ao gerador.

12.

13.

14.

1-4

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Controle PowerCommand

Painel no Lado Esquerdo 15. O controle padro possui trs lmpadas neste painel: Non-Automatic (No em Automtico) S12 no est na posio AUTO Warning (Advertncia) H uma condio de no-parada Shutdown (Parada) H uma condio de parada

Painel no Lado Direito 16. Neste painel encontram-se os indicadores do Voltmetro. Lmpadas indicadoras de Escala Superior e Inferior (Upper Scale e Lower Scale) do Voltmetro Lmpadas indicadoras para medies monofsicas e trifsicas

Painel Central 17. Este painel possui o Visor de LEDs e oito botes tipo pushbutton. Quatro destes botes ajudam o operador navegar pelo sistema de menus do PCC e localizam-se nos lados esquerdo e direito do painel do Visor de LEDs. O operador deve mover o interruptor RunOffAuto (S12) para a posio OFF (desligado) e ento pressionar o boto RESET para reinicializar (zerar) o controle do PCC. Quando o PCC est no Modo Standby, um dos sinais que despertam o PCC o boto de Auto-teste (SELF TEST). Este boto tambm um boto de teste de lmpadas (Lamp Test) para atender os requisitos da Norma NFPA-110. As Lmpadas do Painel so na verdade bulbos que permanecem acesos por oito minutos depois que o boto PANEL LIGHTS pressionado. O boto MENU retorna ao menu principal que exibido sempre que o PCC no est no modo de espera (sleep).

18.

19.

20.

21.

Painel Inferior 22. Esta parte do painel frontal do PCC inclui o interruptor RUNOFFAUTO (S12) e o interruptor de Parada de Emergncia (S13). Quando o S12 no est na posio AUTO, a lmpada Non-Automatic deve acender. Quando o interruptor de Parada de Emergncia pressionado, o PCC deve ser ativado (se estiver no modo de espera (sleep) e exibir EMERGENCY STOP (Parada de Emergncia).

23. 24.

Guia do Participante

1-5

Introduo ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

No Interior do Controle PowerCommand


Existem cinco placas de circuito no interior do PCC padro, e seis no interior de um PCC em rede. Comeando pela esquerda, as placas de circuito so: Placa de Vdeo (Visor) 25. (na porta)

Contm o Painel do Visor de LEDs, as Lmpadas do Painel e os LEDs ( esquerda no interior do gabinete)

Placa de Interface do Motor 26.

Possui dois pontos de conexo do chicote do motor na parte traseira do interior do gabinete. Possui quatro conectores para cabos de cinta (flat cable) e o cabo de rede. Conecta todos os componentes do motor ao PCC: Sensores do motor, Tomada Magntica, Motor de Partida, componentes do Sistema de Combustvel, Mdulo de Sada do Governador, Alternador acionado por correia; tambm conecta o sinal de acionamento do Regulador ao Mdulo de Sada do Regulador. Conecta-se aos interruptores do painel frontal atravs de um pequeno conector na parte frontal da placa. (na frente da placa Digital)

Placa Analgica

1-6

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Controle PowerCommand

27.

Todos os cabos de cinta conectados a esta placa so soldados mesma. A placa Analgica envia energia a todos os sensores do motor e escala todos os sinais nodigitais para enquadrarem-se em uma faixa de 0 a 5 VCC. Esta a nica placa SEM LEDs. (na parte traseira do interior do gabinete)

Placa Digital 28. Contm o microprocessador. Trs tipos de memria armazenam dados.

EPROM A memria Erasable Programmable Read-Only Memory contm o sistema operacional do PCC. EEPROM A memria Electrically Erasable Programmable Read-Only contm os dados operacionais do PCC. Este um software de leitura/gravao que atualizado sempre que forem salvas as alteraes feitas nos menus do PCC. RAM A memria Random Access Memory contm dados quando o PCC est em operao e no os mantm quando o PCC desligado.

29.

Recebe sinais digitais (liga/desliga) diretamente do EIB ou CIB. Recebe sinais analgicos (variveis) atravs da placa Analgica. ( direita no interior do gabinete)

Placa de Interface do Cliente 30.

Conecta as entradas de voltagem e corrente vindas da placa PT/CT ao PCC. Conecta os terminais do Annunciator na Caixa de Acessrios ao PCC. Conecta todas as entradas do cliente ao PCC.

Guia do Participante

1-7

Introduo ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Arquitetura do Sistema PowerCommand


31. Este diagrama foi criado para ajudar o tcnico a: 32. Entender como os componentes do Sistema PowerCommand so conectados, e Ajudar a determinar onde h um possvel problema com o Sistema PowerCommand.

Observe que este diagrama est disposto quase exatamente como o diagrama que mostra as placas no interior do Controle PowerCommand. Isto visa ajudar o tcnico a visualizar como os mdulos internos e externos do Controle PowerCommand esto conectados.

Placa de Interface do Motor (A31) 33. Todos os sensores e interruptores do motor so conectados atravs da Placa de Interface do Motor. O Mdulo de Sada do Regulador e o Mdulo de Sada do Governador tambm so conectados atravs da Placa de Interface do Motor.

Placa de Interface do Cliente (A34) 34. As entradas de voltagem de sada e corrente do gerador so conectadas atravs da Placa de Interface do Cliente. As conexes remotas do cliente e o Annunciator tambm so conectados atravs desta placa.

1-8

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Controle PowerCommand

Placa Analgica (A33) 35. Todos os sinais variveis (voltagem, corrente, presso, temperatura) so enviados atravs da Placa Analgica para serem escalados para uma faixa de a 0 a 5 Volts para a Placa Digital. A Placa Analgica tambm envia sinais da fonte de alimentao atravs da Placa de Interface do Motor aos sensores do motor.

Placa Digital (A32) 36. A Placa Digital recebe todos os sinais no variveis diretamente do chicote do motor. Entre esses sinais incluem-se o sinal de freqncia de Tomada Magntica. O processador da Placa Digital o Regulador de Voltagem e o Controlador do Governador.

Placa de Vdeo (Visor) (A35) 37. A Placa de Vdeo (Visor) contm sadas (Painel do Visor de LEDs, LEDs e Lmpadas do Painel) e entradas (interruptores de toque para a operao do Painel do Visor de LEDs).

Mdulo de Comunicao do Grupo Gerador (A39) 38. O Mdulo de Comunicao do Grupo Gerador (GCM) s usado quando o PCC conectado a uma rede. O GCM converte sinais do PCC para a Rede e da Rede para o PCC.

Guia do Participante

1-9

Introduo ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Caixa de Acessrios de Grupos Geradores Equipados com Controles PowerCommand


Todas as conexes de controle do cliente e os mdulos externos que agem como mdulos de interface entre o PCC e o grupo gerador encontram-se no interior da Caixa de Acessrios. Terminais de Conexes do Cliente 39. Esses terminais no bloco TB1 (140) so usados para trazer os sinais de partida remota ao PCC enviados por um comutador de transferncia, conectar um Annunciator integrado ou controle de tanque dirio e conectar ao cabo de par tranado da rede. Todos os terminais so instalados no trilho esquerdo em grupos geradores de produo. O trilho direito usado para instalar rels opcionais para as entradas e sadas do cliente.

40.

1-10

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Controle PowerCommand

Mdulo de Sada do Governador (A38) 41. O mdulo de sada do governador age como um amplificador de energia para os sinais de controle do governador. Os sinais de controle do governador so transmitidos pelo circuito digital no interior do PCC. O Mdulo A38 tambm possui trs fusveis, todos de 10 Ampres: F1 = Anteriormente usado como fusvel B+ do Cliente. Substitudo pelo fusvel de 20 Ampres para o motor de partida (B1). F2 = B+ Comutado para T26 no motor e A40 TB12. F3 = Sinal do Atuador do Governador. Mdulo de Sada do Regulador (A37) 42. O mdulo de sada do Regulador age como um amplificador de energia para os sinais de controle do gerador. Os sinais de controle do gerador so transmitidos pelo circuito digital no interior do PCC.

Mdulo de PT/CT (A36) 43. O mdulo de PT/CT (Transformador de Potencial/Transformador de Corrente) isola o PCC da carga e limita a voltagem de sada do gerador para 18 VCA. Este mdulo tambm possui um resistor de carga para cada transformador de corrente.

Guia do Participante

1-11

Introduo ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Entradas do Mdulo de Sada do Governador 44. Sinal de nvel baixo de acionamento do governador O brilho dos DS1s (laranja) so relativos ao ciclo de servio do sinal de acionamento da Placa de Interface do Motor (090%). B+ com Fusvel protegido por um fusvel de 20 ampres montado pelo motor de partida (B1). Sinal B+ Comutado (T26 e A40 TB1-2) protegido pelo F2. O sinal de funcionamento (RUN) acende o DS2 (verde). Este sinal enviado atravs do mdulo de sada do Governador ao mdulo de sada do Regulador, solenide de combustvel, e o alternador. O sinal de Acionamento do Governador protegido pelo F3.

45. 46. 47.

48.

Sadas do Mdulo de Sada do Governador 49. O sinal de funcionamento (RUN) transmitido pelo PCC enviado ao mdulo de sada do Regulador, alternador e solenide de combustvel. O sinal de acionamento do governador enviado para o atuador do governador para manter a freqncia correta do motor. O sinal piloto do motor de partida enviado para o solenide do motor de partida para a partida do motor.

50.

51.

1-12

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Controle PowerCommand

Entradas do Mdulo de Sada do Regulador 52. O sinal de funcionamento (RUN) transmitido pelo mdulo de sada do governador acende o LED DS1 (verde). Entrada de CA trifsica do PMG, que retificada no interior do mdulo de sada do Regulador para alimentar o estator do excitador. Quando a sada do PMG atinge 105 VCA, o DS3 acende. Sinal de acionamento do AVR de Nvel Baixo. Quando este sinal recebido, o brilho dos DS2s (laranja) ser relativo ao ciclo de servio do sinal de acionamento (060%).

53.

54.

Sadas do Mdulo de Sada do Regulador 55. O mdulo de sada do Regulador envia o sinal de excitao ao estator do excitador para fornecer a voltagem de sada correta do estator principal. O sinal de entrada do PMG energiza um rel secundrio de desconexo do motor de partida no mdulo de sada do regulador quando a sada do PMG atinge 105 VCA, cerca de 850 rpm.

56.

Guia do Participante

1-13

Introduo ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Deteco da Voltagem do Mdulo de PT/CT 57. Cada fase da voltagem de sada detectada e a sada do gerador reduzida (escalonada) num transformador do mdulo de PT/CT para um valor mximo de 18 VCA para representar a voltagem de sada para o microprocessador no interior do PCC. O ramo neutro do gerador conectado ao mdulo de PT/CT quando a sada do gerador uma conexo em Estrela.

58.

Deteco da Corrente do Mdulo de PT/CT 59. Cada fase da corrente de sada enviada ao mdulo de PT/CT atravs de um transformador de corrente de 0,55 Ampres que conectado a um resistor de carga no Mdulo de PT/CT. O resistor de carga cria uma voltagem mxima de 1,65 VCA sob corrente plena.

1-14

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Controle PowerCommand

Mdulos de Rede do PowerCommand


60. O Mdulo de Comunicao do Grupo Gerador age como um conversor bidirecional de sinal entre o PCC e o restante da rede. Quando a rede encontra-se em operao, o Mdulo de E/S Digital pode realizar operaes remotas que dependem dos sinais de sada enviados pelo PCC. O Mdulo de Comunicaes de Controles Grupo Gerador pode partir e parar um grupo gerador sem PowerCommand e abrir e fechar um disjuntor operado eletricamente. O CCM-Grupo Gerador tambm conecta na rede os sinais analgicos enviados pelo grupo gerador. 63. O Mdulo de Comunicaes dos Controles ATS pode ser usado para monitorar a voltagem da rede pblica de energia e informar aos grupos geradores que esto conectados ao comutador de transferncia quando partir e parar. Este mdulo tambm informa rede quando o comutador de transferncia est nas posies Normal e Emergncia. O mdulo CCMATS tambm permite que o operador teste o comutador de transferncia com o Software do PowerCommand para Windows.

61.

62.

Guia do Participante

1-15

Introduo ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Atividade: Teste de Introduo ao PCC


Faa a correspondncia entre as funes e componentes/interruptores; use o demonstrador ou o Guia do Participante.
___1. ___2. ___3. ___4. ___5. ___6. ___7. ___8. ___9. ___10. ___11. ___12. Fusvel montado pelo Motor de Partida B1 A37 DS3 LED de Parada LED de Advertncia S12 na posio RUN Placa de Interface do Cliente Mdulo de PT/CT (A36) A38 F2 A38 DS2, A37 DS1 LED Non-Automatic F3 do A38 Boto Self Test A. B. C. D. E. F. G. H. I. J. K. L. D a partida no grupo gerador. Pra o grupo gerador se pressionado. Recebe as temperaturas do motor. Obtm os sinais do mdulo de PT/CT. Contm o microprocessador. Contm o programa do PCC. Armazena as alteraes de dados do PCC. Escala a entrada de 18 VCA para 5 VCA. Detecta a corrente dos CTs de 0,55 Amps. o novo controle padro. Acende quando a presso do leo est baixa. Acende quando o interruptor ESTOP (Parada de Emergncia) est acionado. Acende quando S12 est em RUN. Acende quando o sinal RUN est presente. Protege o interruptor T26. Circuito B+. Protege o circuito do Atuador do Governador. Acende quando PMG atinge 105 VCA. Protege o circuito B+ com Fusvel. Interruptor Lamp Test do PCC. Retorna ao menu principal.

___13. ___14. ___15. ___16. ___17. ___18. ___19. ___20.

Boto Menu Interruptor de Parada de Emergncia Placa de Interface do Motor Placa Digital EPROM EEPROM Placa Analgica Controle PowerCommand

M. N. O. P. Q. R. S. T.

1-16

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

Lio: Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand


Esta lio apresenta uma introduo aos componentes do Controle PowerCommand utilizados em grupos geradores de 200-1500 kW fabricados aps 5 de Agosto de 1994.

Objetivos
Ao final desta lio, voc dever ser capaz de: Identificar o Controle PowerCommand em um grupo gerador montado na fbrica. Localizar a Caixa de Acessrios em um grupo gerador com um Controle PowerCommand. Identificar os componentes externos utilizados com um Controle PowerCommand. Localizar os mdulos utilizados com o Controle PowerCommand em grupos geradores de 200-1500 kW. Identificar os mdulos utilizados com o Controle PowerCommand em grupos geradores de 200-1500 kW. Identificar os LEDs nos mdulos utilizados com o Controle PowerCommand em grupos geradores de 200-1500 kW. Dar a partida em um grupo gerador equipado com Controle PowerCommand no modo de operao local. Localizar os blocos de terminais do cliente utilizados com o Controle PowerCommand em grupos geradores de 200-1500 kW. Utilizando os diagramas no Manual de Servio, identificar os terminais usados para a partida remota de um grupo gerador com um Controle PowerCommand. Utilizando os diagramas no Manual de Servio, identificar os terminais usados para operao no modo de marcha lenta de um grupo gerador com um Controle PowerCommand.

Power Generation marca da Cummins Power Generation. Controle PowerCommand marca registrada da Cummins Power Generation.

Guia do Participante

2-1

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

1.

Componentes em um grupo gerador com um Controle PowerCommand O Controle PowerCommand um novo controle que passou a ser utilizado pela Cummins Power Generation como o controle padro em todos os grupos geradores de 200 kW e maiores aps 5 de Agosto de 1994. Este controle possui um microprocessador e informaes armazenadas sobre a potncia (kW) e seleo de freqncia de cada grupo gerador. Esta configurao personalizada do controle feita no momento em que o grupo gerador operado na clula de teste. Todo os componentes associados usados com o Controle PowerCommand localizam-se no interior da Caixa de Acessrios, que montada na frente da caixa de sada do grupo gerador.

2-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

2.

Componentes no interior da Caixa de Acessrios Depois de remover a tampa da Caixa de Acessrios, o tcnico ver que a caixa consiste de duas peas em forma de L que so presas na parte frontal da caixa de sada do gerador, e entre si, com parafusos de 10mm. O tcnico deve fixar os condutes de CA e de CC na caixa de reconexo e trazer a fiao do controle at a caixa de acessrios passando pela rea oval na parte superior (em cinza). A rea oval inferior usada pela Cummins Power Generation para conectar o PCC aos mdulos da caixa de acessrios, os terminais de conexes do cliente e os rels opcionais.

Guia do Participante

2-3

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

3. A36

Mdulos do PCC

O Mdulo de PT/CT envia os sinais de voltagem de sada e de corrente do gerador ao PCC. A37 O Mdulo de Sada do Regulador amplifica o sinal de nvel baixo de ciclo de servio do regulador do PCC e o envia ao estator do excitador. Este mdulo tambm usa a voltagem do PMG como um sinal secundrio de desconexo de partida. A38 O Mdulo de Sada do Governador amplifica o sinal de nvel baixo de ciclo de servio do governador do PCC e o envia ao atuador do governador, e conecta o B+ com Fusvel e o B+ Comutado ao motor e aos acessrios do cliente.

2-4

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

4.

Mdulo A38 de Sada do Governador Quando o PCC envia um sinal de partida (giro) ao solenide do motor de partida, o sinal de funcionamento (RUN) B+ Comutado no aparece no Mdulo de Sada do Governador at que o PCC saiba que o motor est girando. O PCC sabe que o motor est girando devido ao sinal da Tomada Magntica. Quando o sinal RUN enviado ao Mdulo de Sada do Governador, o DS2 acender em sua intensidade plena. Neste momento, o rel K1 energizado e envia o sinal de B+ Comutado ao terminal 26 do motor e ao A40 TB1-2. Quando o motor comea a acelerar, o PCC envia um sinal de nvel baixo do PWM ao Mdulo de Sada do Governador. Isto faz o DS1 acender com uma intensidade relativa igual ao Ciclo de Servio do sinal de Acionamento do Governador.

Guia do Participante

2-5

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

5.

Mdulo A37 de Sada do Regulador Quando o sinal RUN enviado ao Mdulo de Sada do Governador, ele enviado para o Mdulo de Sada do Regulador. O DS1 no Mdulo de Sada do Regulador acender em sua intensidade plena. Quando o motor comea a acelerar, o PCC envia um sinal de nvel baixo do PWM ao Mdulo de Sada do Regulador. Isto faz o DS2 acender com uma intensidade relativa igual ao Ciclo de Servio do sinal de Acionamento do Regulador. Quando o motor comea a acelerar, a voltagem de sada do PMG comear a aumentar. Quando o motor atinge cerca de 850 rpm, a voltagem de sada do PMG ser de 105 VCA e energizar um rel no mdulo A37. Este rel ir abrir um conjunto de contatos normalmente fechados que funciona como a desconexo secundria de partida. Quando este rel energizado, o DS3 acende em sua intensidade plena.

2-6

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

6.

Mdulo A36 de PT/CT Cada fase da voltagem de sada detectada e a sada do gerador limitada em um transformador no mdulo de PT/CT a um valor mximo de 18 VCA para representar a voltagem de sada para o microprocessador no interior do PCC. Esta verso do Mdulo de PT/CT utilizada na maioria das instalaes do PCC. Cada fase da corrente de sada enviada ao mdulo de PT/CT atravs de um transformador de corrente de 0,55 Ampres que conectado a um resistor de carga no Mdulo de PT/CT. O resistor de carga cria uma voltagem mxima de 1,65 VCA sob corrente plena. O ramo neutro do gerador conectado ao mdulo de PT/CT quando a sada do gerador uma conexo em Estrela.

Guia do Participante

2-7

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Atividade: Localize estes componentes do grupo gerador:


Trabalhando com os participantes que foram designados ao mesmo demonstrador do PCC que voc, caminhe ao redor do grupo gerador e localize os seguintes componentes. a. Localize o componente no grupo gerador. b. Anote a localizao abaixo do nome do componente nesta folha. c. O primeiro grupo com todas as respostas corretas ganhar um prmio.

1. Componentes do Motor Interruptor de Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento (tempo de 3 segundos)

Interruptor de Temperatura Baixa do Motor (mesmo interruptor, nova posio)

Sensor de Temperatura do Motor (2 para motores V)

Sensor de Presso do leo (elemento capacitor)

Chicote Eltrico do Motor (novas conexes no chicote)

Sensor de Temperatura do leo

Sensor(es) de Temperatura do Gs de Escape [opcional].

2-8

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

2. Componentes Gerais Caixa de Acessrios

Terminais de Conexo do Cliente TB1 Terminal de Partida Remota Terminal de Entrada de Marcha Lenta Trilho de montagem dos Rel Auxiliares

Mdulo A36 de PT/CT

Mdulo A37 de Sada do Regulador

Mdulo A38 de Sada do Governador

3. Componentes do Controle Controle PowerCommand

Painel do Visor de LEDs

Interruptor de Parada de Emergncia

Guia do Participante

2-9

Introduo de Oficina ao Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

4. Demonstrao de um Grupo Gerador Equipado com PCC na Oficina


Explique o aumento da corrente retirada das baterias do grupo gerador no modo de servio em relao ao do modo de espera. Quais terminais so usados para conectar os cabos de partida remota entre o comutador de transferncia OTIII e o grupo gerador? B+ Terra Partida Remota TB1TB1TB1-

O instrutor ajustar o Retardo de Partida e o Retardo de Parada para 10 segundos. Utilize ou ligue seu protetor de ouvidos e ajuste-o para o canal correto antes da partida do grupo gerador. Depois que o sinal de Partida Remota for recebido pelo PCC, este dever fazer uma contagem regressiva de 10 a 0 e dar a partida no grupo gerador. Observe os LEDs do Mdulo de Sada do Governador e do Mdulo de Sada do Regulador quando o grupo gerador partir e atingir a rotao normal. Descreva o padro de luzes dos LEDs. Descreva como ajustar a Freqncia e a Voltagem do PCC. Depois que o comutador de transferncia fizer novamente a transferncia e remover o sinal de Partida Remota, o grupo gerador ir parar. Quanto tempo decorreu at a parada do grupo gerador depois que o comutador de transferncia removeu o sinal de partida remota?

2-10

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Manual de Servio do Controle PowerCommand

Lio: Introduo ao Manual de Servio para Grupos Geradores Equipados com o Controle PowerCommand (PCC)
Esta lio apresenta uma introduo ao novo Manual de Servio que abrange grupos geradores de 200-1500 kW fabricados aps 5 de Agosto de 1994.

Objetivos
Ao final desta lio, voc dever ser capaz de: Localizar as sees no Manual de Servio conforme necessrio. Localizar o Cdigo de Acesso necessrio para utilizar os menus de configurao e calibrao. Localizar os LEDs nas placas de circuito no interior do PCC e nos mdulos da Caixa de Acessrios. Localizar as informaes nos menus do PCC e como modificar os dados na memria do PCC atravs dos menus. Identificar as sees de diagnstico de nvel de operador e de nvel de tcnico no manual de servio. Localizar informaes sobre substituio e ajuste do hardware e do software do PCC. Localizar informaes sobre testes e secagem dos enrolamentos do gerador. Localizar e identificar os diagramas eltricos utilizados com o PCC.

Power Generation marca da Cummins Power Generation. Controle PowerCommand marca registrada da Cummins Power Generation.

Guia do Participante

3-1

Introduo ao Manual de Servio do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Como Este Manual de Servio Difere do Manual de Servio 960-0504 para Grupos Geradores Integrados de 200-1500 kW?
O Manual de Servio 960-0507 abrange somente grupos geradores de 200-1500 kW equipados com um Controle PowerCommand. O Manual de Servio 960-0504 abrange somente grupos geradores de 200-1500 kW com a Srie Detector de controles. Contedo 1. Seo 1: Introduo Instrues especficas sobre os equipamentos de teste necessrios para se trabalhar com grupos geradores equipados com o PCC, e uma viso geral do Sistema PowerCommand. 2. Seo 2: Operao do Controle Modos de operao, controles do painel frontal, Menu Principal, Menu do Motor, Menu do Gerador. 3. Seo 3: Placas de Circuito e Mdulos As placas de circuito no interior do PCC e os mdulos da Caixa de Acessrios, a arquitetura do sistema do grupo gerador, localizao e funo de LEDs e conectores nas placas de circuito e mdulos utilizados com o PCC. 4. Seo 4: Diagnstico de Falhas Indicadores de condio, cdigos de advertncia e parada, tabela de diagnstico de nvel de operador, advertncia de presso do leo e limites de parada, tabelas de diagnstico de nvel de tcnico. 5. Seo 5: Manuteno e Calibrao do Controle Ajustes necessrios quando so substitudas placas de circuitos, precaues de segurana para a remoo de placas de circuito, Menu de Configurao Inicial, Menu de Ajuste, Menus de Verso e Configurao/Calibrao, procedimento de calibrao, componentes da caixa de controle de acessrios, sensores do motor. 6. Seo 6: Manuteno do Gerador Testes do gerador, teste da resistncia de isolamento, secagem dos enrolamentos, remoo, testes e remontagem dos componentes do gerador, alinhamento do gerador. 7. 8. Seo 7: Bomba de Transferncia de Combustvel e Controle do Tanque Dirio Seo 8: Diagramas Eltricos.

3-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Manual de Servio do Controle PowerCommand

Atividade: Introduo ao Manual de Servio de Grupos Geradores Equipados com PCC


Usando o Manual de Servio (960-0507) responda as seguintes questes: Responda as questes 1 a 7 na sala de aula, e o restante como tarefa para casa.

Introduo
1. O que o tcnico deve fazer para evitar que a descarga eletrosttica (ESD) danifique o PCC?

2.

Qual o principal componente que opera o PCC?

3.

A que voltagem o Mdulo de PT/CT reduz a sada de 277/480 do gerador antes de enviar a voltagem ao PCC?

Operao do Controle
4. Qual a maior voltagem no interior da caixa de controle padro (fora de rede) do PCC?

5.

Que precauo voc deve ter quando move o S5 na placa digital de ON (liga) para OFF (desliga) ou vice-versa?

6.

Que tipo de parada pode ser reinicializada somente pelo boto RESET do painel frontal?

7.

Quais botes devem ser pressionados para exibir a RPM do motor no painel do Visor de LEDs?

Placas de Circuito e Mdulos


8. Qual placa no interior do PCC conectada ao Mdulo de Sada do Regulador?

9.

Qual sua concluso quando o DS4 da placa A31 est aceso?

Guia do Participante

3-3

Introduo ao Manual de Servio do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

10.

Qual sua concluso quando o DS5 da placa A31 est aceso?

11.

Qual sua concluso quando o DS11 da placa A31 est aceso?

12.

Qual sua concluso quando o DS5 da placa A32 est aceso?

13.

Qual sua concluso quando o DS4 da placa A34 est aceso?

14.

Qual sua concluso quando o DS14 da placa A34 est aceso?

15.

Qual sua concluso quando o DS1 da placa A37 est aceso?

Diagnstico de Falhas
16. Qual o cdigo exibido no Painel do Visor de LEDs quando a Placa de Interface do Cliente (A34) recebe um sinal de Parada de Emergncia?

17.

Onde voc encontraria o limite de Parada de Presso Baixa do leo para um motor K19 no modo Marcha Lenta?

18.

Se o Painel do Visor de LEDs exibisse FAIL TO CRANK / 221 (Falha na Partida / 221) e o DS11 da A31 NO acendesse, o que voc verificaria em segundo lugare onde?

Manuteno e Calibrao do Controle


19. Qual o cdigo de acesso para os Menus de Configurao (Setup) e de Calibrao (Calibration) do PCC?

20.

Quais botes voc deve pressionar ao mesmo tempo para exibir o Menu de Configurao Inicial (Initial Start Setup) no Painel do Visor de LEDs?

3-4

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Introduo ao Manual de Servio do Controle PowerCommand

21.

O que o Menu de Ajuste de Voltagem (Voltage Adjust) exibe quando o grupo gerador est no Modo Marcha Lenta?

22.

Qual menu calibrado em primeiro lugar, Telas (Displays) ou Indicadores (Meters)?

Diagramas Eltricos
23. Atravs de qual conector e pino o sinal de Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento entra no PCC?

24.

Qual deste pode ser removidoJ1 do A31 ou J4 do A32?

25.

Atravs de qual conector e terminal o cabo de sada de Neutro entra no PCC?

Guia do Participante

3-5

Introduo ao Manual de Servio do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Reparando o Chicote do Motor do Controle PowerCommand


Os conectores do Controle PowerCommand so conectores AMP AMPSEAL. Eles usam um mtodo diferente para manter os pinos no interior da capa do conector e no requerem um extrator de pinos para remover os pinos da capa do conector. A trava em cunha a parte vermelha do conector. Esta parte mantm os pinos no interior do conector pressionando as cunhas uma contra a outra. As cunhas so feitas em duas partes e quando pressionadas uma contra a outra elas fixam os pinos do conector. O primeiro passo ao remover ou inserir pinos com este tipo de conector mover a trava em cunha para a posio aberta. Isto feito puxando-se os cantos da trava em cunha. Ho necessrio puxar os batentes de fixao para abrir a trava. A trava em cunha nunca deve ser removida da carcaa para inserir ou remover contatos. Quando a trava em cunha estiver na posio aberta, voc poder remover qualquer fio e seu pino correspondente. Enquanto gira o fio para a frente e para trs cerca de meia volta (1/4 de volta em cada direo) puxe suavemente o fio at remover o contato. Depois de inserir todos os contatos necessrios, a trava em cunha dever ser fechada em sua posio de travamento para prender os pinos no conector. Solte as travas de fixao pressionando-as para dentro. Em seguida, deslize a trava em cunha para dentro da carcaa at que ela esteja nivelada com a carcaa. Este procedimento vale para todos os conectores do chicote do motor do Controle PowerCommand e os conectores usados com os mdulos A36, A37 e A38. A DigiKey tem disponvel a ferramenta para prensar esses soquetes aos fios. Digi-Key# A9999-ND Tel.: 1-800-344-4539 AMP# 601884-1

Se precisar de peas ou suporte, a linha direta AMP 1-800-772-1111 O nmero de pea Cummins Power Generation dos pinos usados com estes conectores 323-1614-01

3-6

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

Lio: Menus do Controle PowerCommand


Esta lio apresenta uma introduo aos menus utilizados pelo Operador e Tcnico com o Controle PowerCommand.

Objetivos
Ao final desta lio, voc dever ser capaz de: Localizar e identificar os botes do painel frontal utilizados na navegao pelos menus do PCC. Identificar as opes de menus que podem ser acessados sem usar o Cdigo de Acesso. Usar o Menu Engine (Motor) para determinar os parmetros do motor quando o grupo gerador est funcionando e parado. Usar o Menu Adjust (Ajuste) para modificar parmetros do motor e do gerador quando o grupo gerador est funcionando. Usar o Menu Generator (Gerador) para determinar parmetros do motor e do gerador quando o grupo gerador est funcionando. Determinar parmetros de configurao do PCC para o grupo gerador e qual a verso de software est instalada no PCC. Usar os Menus Setup/Calibration (Configurao/Calibrao) para modificar a medies Digitais e Analgicas, parmetros do Governador e do Regulador e configurar parmetros para um grupo gerador.

Power Generation marca da Cummins Power Generation. Controle PowerCommand marca registrada da Cummins Power Generation.

Guia do Participante

4-1

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

1.

Botes do Painel Frontal e sinais de LEDs Os quatro botes prximos ao Painel do Visor de LEDs so usados para navegar pelos menus do PCC. Esses botes realizam aes diferentes medida que voc navega pelos menus do PCC. Por causa disto, eles so s vezes chamados como botes suaves. Em geral, voc ver quatro opes entre as quais poder selecionar cada tela de menu. As entradas dos botes sero usadas pelo PCC somente quando os LEDs triangulares (verdes) ao lado dos botes estiverem acesos (mostrados em cinza na figura).

2.

Boto Menu do PCC O boto Menu no painel frontal do PCC est sempre ativo, e seu LED triangular verde aceso quando o PCC est no modo de espera ou no modo de servio.

4-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

3.

Menu Principal do PCC O Menu Main (Principal) o menu exibido o PCC ativado, ou quando o boto MENU no painel frontal do PCC pressionado. O menu Principal exibe trs dos diferentes submenus disponveis para o Operador e Tcnico de Manuteno do PCC: ENGINE GENERATOR ADJUST >> Parmetros do Motor Parmetros do Gerador, Governador e Regulador Altera a Voltagem, Freqncia, retardos de Partida e Parada Abre os submenus Version (Verso) e Setup/Cal (Configurao/Calibrao) Se continuar a pressionar e liberar este boto, voc acessar outras opes do sistema de menus e estar mais distante do Menu Principal.

Guia do Participante

4-3

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

4.

Configurao Inicial Se seu PCC ainda no foi instalado em um grupo gerador, voc dever fazer a configurao inicial da memria do PCC. Esta tarefa consiste de quatro passos: Seleo de STANDBY/PRIME Selecione: Seleo de MODELO / kW / Freqncia Selecione: Seleo da VOLTAGEM de Sada Selecione: Reconexo de Sada (Tringulo / Estrela) Selecione: Estrela (Wye) 120/208 500DFGA Standby

Salve (SAVE) as opes selecionadas ou pressione o boto no canto inferior direito para retornar ao incio deste e fazer novas selees. Estas selees devem corresponder aos dados na plaqueta de Modelo/Especificaes anexada ao grupo gerador.

4-4

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

5.

Menus do Motor Presso e Temperatura do leo Temperatura do Lquido de Arrefecimento Voltagem da Bateria Nmero de Partidas e Hormetro RPM (da tomada magntica) Temperatura de Escape (se os sensores EGT estiverem instalados e selecionados).

Guia do Participante

4-5

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

6.

Menus do Gerador Volts Linha-Linha ou Linha-Neutro (Estrela somente) Volts Linha-Linha (Tringulo somente) Amps L1, L2 e L3 Potncia em quilowatts e Fator de Potncia kW-Horas que o gerador j produziu Ciclo de Servio do Governador e do Regulador Freqncia de sada do gerador.

4-6

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

7.

Menus de Ajuste Ajuste da voltagem de sada para mais ou menos 5% Ajuste da freqncia para mais ou menos 5% Ajuste do Retardo de Partida entre 0 e 300 segundos Ajuste do Retardo de Parada entre 0 e 600 segundos Ajuste da Rotao de Marcha Lenta de 700 para 900 RPM.

Guia do Participante

4-7

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

ATIVIDADE
8. Usando o Manual de Servio de Grupos Geradores DF (960-0507) e a folha de trabalho que segue, trabalhe com os menus Engine (Motor), Generator (Gerador), Adjust (Ajuste) e Setup/Calibration (Configurao/Calibrao) no demonstrador do PCC em sua estao de trabalho. Preencha os espaos vazios medida que percorre a folha de trabalho para que possa discutir quaisquer diferenas entre suas respostas e as respostas do Instrutor.

9.

MENUS ENGINE 10. Presso do leo. Ajuste o boto de Presso de leo no simulador at que o PCC exiba a lmpada de alarme de presso baixa de leo (Pre-Low Oil Pressure). Qual a presso mxima do leo depois de exibido o alarme?______ psi A que valor voc deve ajustar a presso do leo para uma leitura aps a reinicializao do alarme para que a lmpada de alarme no acenda?______ psi Ajuste a presso do leo para 45 psi. 11. Temperatura do Motor possvel ajustar a Temperatura do Motor no simulador para exibir a Temperatura Alta do Motor? Sim / No; Que valor mnimo de temperatura exibido? ______ possvel ajustar a Temperatura do Motor no simulador para exibir o Alarme de Temperatura Baixa do Lquido de Arrefecimento? Sim / No; Que Temperatura? ______ / ______ Ajuste a temperatura do motor para 165 F. 12. Voltagem da Bateria Quando a voltagem da bateria cai para um valor muito baixo, o PCC mostra valores incorretos nas telas. Como voc pode ajustar a voltagem da bateria antes de ser exibido o alarme de Carga Baixa da Bateria (LOW BATTERY)? ______ volts Qual o valor mximo que voc pode ajustar a voltagem da bateria antes de ser exibido o alarme de Carga Alta da Bateria (HIGH BATTERY)? ______ volts Ajuste a voltagem da bateria para 26,0 volts.

4-8

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

13.

Nmero de Partidas e Horas de Funcionamento Este menu informa quantas vezes ocorreu a partida do grupo gerador e seu nmero acumulado de horas de funcionamento. possvel alterar o nmero de partidas ou o total de horas de funcionamento pelo painel frontal? Sim / No Onde estes dados so armazenados? (EPROM), (EEPROM), (RAM) Como estes dados poderiam ser alterados ao instalar o PCC no campo?

14.

RPM Esta tela indica 0 (zero) se o grupo gerador no est funcionando. Este valor calculado a partir do tamanho do volante do motor para o grupo gerador nos menus SETUP, e a freqncia a partir da tomada magntica (MPU) se o grupo gerador estiver funcionando.

15.

Escape Esta tela indica N/A (no aplicvel) se os sensores EGT no estiverem selecionados nos menus de configurao. Onde voc encontraria as instrues para alterar este valor de N/A para uma leitura real se o cliente tivesse os sensores EGT instalados? No altere estas informaes por enquanto; apenas localize o procedimento no Manual de Servio. Pgina ______ Esta tela indica a temperatura de escape do motor em unidades do sistema Britnico (Fahrenheit) ou do sistema Mtrico (Celsius). Onde voc encontraria as instrues para alterar este valor de F para C se o cliente quisesse as leituras em unidades do sistema Mtrico? No altere estas informaes por enquanto; apenas localize o procedimento no Manual de Servio. Pgina ______.

Guia do Participante

4-9

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

MENUS GENERATOR 16. Volts e Ampres Estes menus indicam 0 (zero) se o grupo gerador no est operando, e indicam 0 (zero) se ele estiver operando no modo IDLE (Marcha Lenta). Ligue o PCC e selecione LINE-LINE (Linha-Linha) depois de abrir o menu VOLTS / AMPS. Selecione a parada de OVERVOLTAGE (Sobrevoltagem) no simulador. Qual o retardo de tempo antes da parada do grupo gerador? ______ segundos. Qual era a voltagem exibida no Painel do Visor de LEDs antes da parada? ______ Reinicie o simulador e o PCC. Ligue novamente o PCC. Selecione a parada de UNDERVOLTAGE (Subvoltagem) no simulador. Qual o retardo de tempo antes da parada do grupo gerador? ______ segundos. Qual era a voltagem exibida no Painel do Visor de LEDs antes da parada? ______ Reinicie o simulador e o PCC. 17. Potncia e kW-Horas O menu POWER (Potncia) mostra a carga presente no grupo gerador em KW e o Fator de Potncia da carga. Qual a carga presente no grupo gerador, e seu fator de potncia? ______ / ______. NOTA: Com o simulador, os valores de kW e FP podem alterar bastante. O menu KW HOURS mostra a carga total em kW-Horas aplicada ao grupo gerador desde que o mesmo foi colocado em operao. Qual a carga total que o grupo gerador tem recebido? _______kwh. 18. %Gov/Reg e Freqncia O menu %GOV/REG mostra a porcentagem mxima dos sinais de sada do Governador e do AVR (Regulador Automtico de Voltagem). medida que aumenta a carga no motor e no gerador, estas indicaes aumentam em direo ao limite mximo de 90% para o Governador e 60% para o Regulador. Qual o Ciclo de Servio do Governador? _____ Qual o Ciclo de Servio do Regulador? _____

4-10

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

O menu FREQUENCY mostra a freqncia de sada do gerador. Esta indicao calculada a partir da freqncia de sada real do alternador principal. Qual a leitura da Freqncia? ______ MENUS ADJUST NOTA: Para tornar permanente qualquer seleo, voc deve passar ao menu SAVE/EXIT (Salvar/Sair) e selecionar SAVE para salvar as alteraes. Caso contrrio, qualquer alterao somente ter efeito at o grupo gerador ser desligado. 19. Voltagem Se o grupo gerador estiver desligado, ou no modo de marcha lenta, o valor exibido ser N/A. Os botes esquerda permitem ao operador ajustar a voltagem de sada para mais ou menos 5% a partir da voltagem de sada do ponto intermedirio. Ajuste a voltagem de sada ao valor mximo. Ajuste a voltagem de sada ao valor mnimo. Ajuste o indicador de voltagem para 208 VCA. 20. Freqncia - Se o grupo gerador estiver desligado, ou no modo de marcha lenta, este valor ser N/A. Os botes esquerda permitem ao operador ajustar a freqncia de sada para mais ou menos 5% a partir da freqncia a partir do ponto intermedirio. Ajuste a freqncia ao valor mximo. Ajuste a freqncia ao valor mnimo. Qual o valor mximo? ______ Qual o valor mnimo? ______ Qual o valor mximo? ______ Qual o valor mnimo? ______

Esta indicao deriva da unidade de tomada magntica (MPU). Ajuste a Freqncia para 61,1 Hz. 21. 22. 23. Retardo de Partida Retardo de Parada Ajuste de Marcha Lenta s tem efeito quando o PCC operado no modo AUTO. s tem efeito quando o PCC operado no modo AUTO. s tem efeito quando o PCC est no modo de marcha lenta (700 900 RPM)

24.

Salve estas opes e retorne ao Menu Principal.

Guia do Participante

4-11

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Menus Verso e Configurao/Calibrao 25. Verso Quando voc seleciona este menu, o PCC exibe as seguintes informaes: Nmero de Modelo do Grupo Gerador 500DFGA Freqncia 60 Hz 060195

Data da Verso do Software

Nmero da Verso do Software 1.06 Quando voc pressiona o boto no canto inferior direito, o prximo menu de configurao aberto: 208V WYE STANDBY (ou PRIME) SINGLE (PARALLEL estar disponvel em futuras revises do software).

4-12

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

Menu SETUP/CAL 26. Cdigo de Acesso Os botes esquerda controlam a rolagem de nmeros de 0 a 9 nas posies da esquerda, centro ou direita. O boto no canto inferior esquerdo controla o movimento da posio do nmero ativo da esquerda para a direita. Depois de inserir o cdigo de acesso correto no PCC, pressione novamente o boto no canto direito inferior para acessar os menus SETUP/CAL. Usando o cdigo de acesso no manual de servio preliminar, acesse os submenus SETUP/CAL. Qual o cdigo secreto necessrio para acessar os menus de calibrao e de ajuste?

_____________

Guia do Participante

4-13

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Existem quatro submenus nos menus SETUP/CAL: DISPLAYS METERS calibrao do Visor de LEDs Indicaes do Medidor

Pressione o boto >> para exibir os ttulos dos dois prximos menus: GOV/REG SETUP Parmetros do Governador e do AVR Configurao das funes gerais do PCC

NOTA: Se no salvar (SAVE) suas alteraes, elas afetaro a operao do PCC at que voc desligue o grupo gerador. Quando for dada nova partida no grupo gerador, o PCC ir operar com as informaes que foram salvas pela ltima vez em sua memria. O PCC no salva entradas de 0 volts. Nos menus Displays (Telas) e Meters (Medidores), o visor ajustado para corresponder indicao de um medidor calibrado de RMS real. Se essas leituras forem ajustadas incorretamente, o restante da operao do PCC baseada em tais valores tambm ser incorreto: Medidor da Porcentagem de Carga KW-HORAS Sobrevoltagem Sub-freqncia Voltmetro Medidor da Porcentagem de Corrente Fator de Potncia Subvoltagem Sobrecorrente

4-14

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

MENU DISPLAYS 27. Volts L1 L2 Este menu ajusta o visor para indicar a voltagem Linha-Linha correta. Ao ajustar o visor, certifique-se de que esteja medindo as mesmas fases de voltagem no medidor de RMS real. Ajuste este valor para 203 VCA. 28. Volts L2 L3 Este menu ajusta o visor para indicar a voltagem Linha-Linha correta. Ao ajustar o visor, certifique-se de que esteja medindo as mesmas fases de voltagem no medidor de RMS real. Ajuste este valor para 208 VCA. 29. Volts L3 L1 Este menu ajusta o visor para indicar a voltagem Linha-Linha correta. Ao ajustar o visor, certifique-se de que esteja medindo as mesmas fases de voltagem no medidor de RMS real. Ajuste este valor para 213 VCA.

Guia do Participante

4-15

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

30.

Amps L1 Este menu ajusta o visor para indicar a corrente de linha correta. Ao ajustar o visor, certifiquese de que esteja medindo as mesmas fases de corrente no medidor de RMS real. Ajuste este valor para 1500 Amps.

31.

Amps L2 Este menu ajusta o visor para indicar a corrente de linha correta. Ao ajustar o visor, certifiquese de que esteja medindo as mesmas fases de corrente no medidor de RMS real. Ajuste este valor para 1250 Amps.

32.

Amps L3 Este menu ajusta o visor para indicar a corrente de linha correta. Ao ajustar o visor, certifiquese de que esteja medindo as mesmas fases de corrente no medidor de RMS real. Ajuste este valor para 1000 Amps.

33.

PF L1

NO AJUSTE

Este menu ajusta o visor para indicar o fator de potncia da carga aplicada fase L1. Ao ajustar o visor, certifique-se de que esteja medindo o fator de potncia da carga nessa fase. 34. PF L2 NO AJUSTE

Este menu ajusta o visor para indicar o fator de potncia da carga aplicada fase L2. Ao ajustar o visor, certifique-se de que esteja medindo o fator de potncia da carga nessa fase. 35. PF L3 NO AJUSTE

Este menu ajusta o visor para indicar o fator de potncia da carga aplicada fase L3. Ao ajustar o visor, certifique-se de que esteja medindo o fator de potncia da carga nessa fase. Antes de continuar com a calibrao do circuito do sensor de Temperatura do Lquido de Arrefecimento, salve (SAVE) as alteraes feitas at agora, e mova o S12 para a posio OFF. Isto impedir que o PCC exiba uma Advertncia de Temperatura Alta do Lquido de Arrefecimento. Para isto, pressione o boto ao lado do smbolo >> at que a expresso SAVE (Salvar) seja exibida no painel do visor de LEDs. Pressione o boto ao lado de SAVE, e ento pressione o boto ao lado de >> at visualizar novamente a Temperatura No. 1 do Lquido de Arrefecimento e a Temperatura No. 2 do Lquido de Arrefecimento. Agora, mova o S12 para a posio OFF.

4-16

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

36.

Temperatura No. 1 do Lquido de Arrefecimento (banco esquerdo) e Temperatura No. 2 do Lquido de Arrefecimento (banco direito). NOTA: Antes de continuar com a calibrao das Telas: Salve (SAVE) as alteraes feitas at agora. Pressione o boto >> at exibir novamente o valor da Temperatura No. 1 do Lquido de Arrefecimento. Mova o interruptor S12 (RunOffAuto) para OFF. Estes menus ajustam o visor para indicar a temperatura alta de parada do motor correta. Eles devem ser ajustados quando o circuito analgico substitudo. Mova o potencimetro de temperatura do motor no simulador do PCC para 215 F (Advertncia de Temperatura do Motor veja a figura abaixo). Calibre as leituras das Temperaturas No. 1 e No. 2 do Motor para 215 F. Usando o simulador de sensores do kit de ferramentas, voc deveria calibrar as indicaes das Temperaturas No. 1 e No. 2 do Motor para 219 F. Esta calibrao realmente altera o software do PCC de modo que o Painel do Visor de LEDs indique a temperatura correta nos pontos de Advertncia e de Parada. Depois de calibrar os circuitos de Temperatura do Lquido de Arrefecimento no interior do PCC, salve estas modificaes tambm, e ento retorne ao menu ENGINE e ajuste o potencimetro de Temperatura do Lquido de Arrefecimento no simulador at que o visor do PCC exiba um valor de 165 F para a Temperatura do Lquido de Arrefecimento.

Guia do Participante

4-17

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

MENU METERS 37. AC VOLTS Ajuste para ______ (anote a indicao do Visor de LEDs) NOTA: O LED do seletor de voltagem indicar quais fases de voltagem e qual fase de corrente o PCC est medindo nesse momento. A indicao do Medidor para as trs fases de voltagem ser diferente uma vez que voc ajustou o Visor de LEDs para trs indicaes diferentes de voltagem. Use os botes esquerda de modo que o ponteiro do voltmetro aponte para a leitura mostrada no painel do Visor de LEDs. 38. % AMPERES Ajuste para ______ (anote a indicao do Visor de LEDs) NOTA: O LED do seletor de voltmetro indicar quais fases de voltagem e qual fase de corrente o PCC est medindo nesse momento. A indicao do Medidor para as trs fases de corrente ser diferente uma vez que voc ajustou o Visor de LEDs para trs indicaes diferentes de corrente. Entretanto, voc precisar fazer esta calibrao apenas uma vez.

4-18

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

Use os botes esquerda de modo que o indicador de Porcentagem de Corrente mostre a leitura mostrada no painel do Visor de LEDs. 100% de corrente ocorre a 100% da carga de kVA (FP de 0.8), e no 100% da carga de kW (FP de 1,0). 39. % LOAD Ajuste para ______ (anote a indicao do Visor de LEDs) Use os botes esquerda de modo que o indicador de Porcentagem de Carga mostre a leitura mostrada no painel do Visor de LEDs. Este indicador mostrar a porcentagem da carga total de kW. 40. HERTZ Ajuste para ______ (anote a indicao do Visor de LEDs) Use os botes esquerda de modo que o indicador de Freqncia mostre a leitura exibida no painel do Visor de LEDs. Esta indicao do medidor deriva da freqncia de sada de CA do gerador.

Guia do Participante

4-19

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

MENUS GOV / REG NOTA: O PCC ajusta automaticamente os pontos de operao do Governador e do AVR quando a configurao inicial feita no PCC. Esses menus indicam o Ganho e a Vazo do Governador e do AVR como porcentagens de 100% (ajuste normal). 41. Ganho do Governador Se ajustado a um valor alto demais, o governador ir oscilar, como ocorria com o governador eletrnico anterior. O ajuste normal (padro) 100%. NOTA: Se a temperatura do motor for menor que 150 F, o ajuste indicado ser 50% do ajuste na memria e no ser possvel ajustar o Ganho do Governador. Ajuste o Ganho do Governador para 110%. 42. Gov Integral Quanto menor o ajuste, mais lenta ser a resposta do PCC a mudanas de carga. Se o Gov Integral for ajustado a um valor alto demais, a freqncia ser instvel. Ajuste o Gov Integral para 110%.

4-20

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

43.

Rampa do Governador Este parmetro ajusta o tempo para que o grupo gerador atinja a rotao de operao a partir da rotao de desconexo de partida ou de marcha lenta (IDLE). A Rampa do Governador pode ser ajustada de ZERO a 10 segundos. Ajuste a Rampa do Governador para 10 segundos.

44.

Ganho do Regulador Este um ajuste que no existia nos AVRs da Cummins Power Generation. Os AVRs Newage LA-32 / LA-33, mais antigos, possuam um potencimetro de GANHO. Se o Ganho do Regulador for ajustado a um valor alto demais, a voltagem ser instvel. Se o Ganho do Regulador for ajustado a um valor baixo demais, a resposta do PCC a mudanas de carga ser afetada. A voltagem de sada poder exceder o limite ou ser to lenta que o grupo gerador ser desligado na condio de Subvoltagem. Ajuste o Ganho do Regulador para 110%.

45.

Reg Integral Quanto menor o ajuste, mais lenta ser a resposta do PCC a mudana de cargas. Se o Reg Integral for ajustado a um valor alto demais, a voltagem de sada ser instvel. Ajuste o Reg Integral para 110%.

46.

VHZ do Regulador Este parmetro ajusta a curva de resposta do PCC em funo de uma aplicao de carga; onde a excitao comea a ser cortada para reduzir a voltagem de sada e diminuir a carga no motor. Este parmetro parecido com o ajuste DIP do AVR Newage MX-321 que modifica a inclinao da curva de decaimento da excitao. Se ajustada a um valor baixo demais, a excitao ser cortada muito rapidamente e a voltagem de sada ser reduzida em excesso. Se ajustada a um valor baixo demais, a excitao no ser cortada em tempo suficiente e o motor poder no ser capaz de assumir a carga nominal em um s passo. Ajuste o VHZ do Regulador para 7.

Guia do Participante

4-21

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

MENUS SETUP 47. Ciclo de Partida Seleciona ciclo de partida ou partida (giro) contnuo. Se o ciclo de partida estiver habilitado (ON), este parmetro permitir ao tcnico selecionar: Nmero de Ciclos de Partida/Repouso 3, 4, ou 5 Tempo de Partida 7 a 20 segundos Tempo de Repouso 7 a 20 segundos O tempo de repouso no pode ser menor que o tempo de partida. Ajuste o Nmero de Ciclos de Partida para 5. Ajuste o Tempo de Partida para 10 segundos. Ajuste o Tempo de Repouso para 10 segundos.

4-22

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

48.

Sistema de Unidades Seleciona o sistema Mtrico ou Britnico de unidades. O sistema Mtrico exibe a presso em kPa e a temperatura em graus Celsius. O sistema Britnico exibe a presso em PSI e a temperatura em graus Fahrenheit. Selecione o sistema Britnico de unidades.

49.

Menus de Falhas do Cliente Como mostrado na pgina 2-20 do manual de servio preliminar, a tela para os quatro menus de Falhas do Cliente poder ser configurada para exibir uma mensagem criada pelo cliente e exibida quando uma falha especfica detectada pelo PCC. A tela pode mostrar nmeros de 0 a 9, letras de A a Z e espaos.

50.

Falha 1 do Cliente exibe a mensagem padro CUSTOMER FAULT 1 (Falha 1 do Cliente) Seleciona a resposta do PCC para esta entrada como uma Advertncia ou uma Parada. O sinal de entrada potencial de terra. Selecione WARNING (Advertncia). Mude a tela para exibir a mensagem LATE GEN PAYMENT (Pagamento Vencido do Gerador). Depois de concluir o procedimento de configurao, voc poder testar esta falha do cliente com o interruptor de Falha do Cliente no simulador. Depois de concluir o procedimento de configurao, voc no poder testar as trs prximas falhas do cliente no simulador.

51.

Falha 2 do Cliente exibe a mensagem padro GRND FAULT (Falha de Terra) Seleciona a resposta do PCC para esta entrada como uma Advertncia ou uma Parada. O sinal de entrada potencial de terra. Selecione WARNING (Advertncia).

52.

Falha 3 do Cliente - exibe a mensagem padro DAY TANK (Reservatrio de Expanso) Seleciona a resposta do PCC para esta entrada como uma Advertncia ou uma Parada. O sinal de entrada potencial de terra. Selecione WARNING (Advertncia).

Guia do Participante

4-23

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

53.

Falha 4 do Cliente exibe a mensagem padro HIGH GEN TEMP (Temperatura Alta do Motor) Seleciona a resposta do PCC para esta entrada como uma Advertncia ou uma Parada. O sinal de entrada potencial de terra. Selecione WARNING (Advertncia).

54.

EGT No. 1 Selecione YES (Sim) se o sensor EGT estiver instalado; selecione No (No) se o sensor EGT no estiver instalado. Selecione YES (Sim) para EGT No. 1.

55.

EGT No. 2 Selecione YES (Sim) se o sensor EGT estiver instalado; selecione No (No) se o sensor EGT no estiver instalado. Selecione NO (NO) para EGT No. 2.

56.

Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento Selecione a resposta desejada do PCC para a entrada de Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento. O valor padro desta entrada uma Parada. Mude a resposta de Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento para uma Advertncia (WARNING).

57.

Idioma O cliente pode configurar o PCC para exibir um idioma diferente do Ingls. Se no fala esse idioma, voc precisa saber como configurar o PCC para exibir mensagens em Ingls. Qual o procedimento para mudar o modo de exibio para Ingls ou Espanhol? Onde este procedimento est localizado no Manual de Servio? Seo: ____ Pgina: ______ Que comando diz ao PCC para permanecer no sistema de menus em Espanhol depois de removida a alimentao do grupo gerador? __________ Quantas vezes (no mnimo) os botes de seleo de menus a partir do MENU MAIN (Principal) devem ser pressionados para mudar para o sistema de menus em Espanhol, salvar a seleo, sair e retornar ao menu principal? Nmero total de acionamentos de botes ______ NOTA: Na verso inicial do PCC, a escolha de idioma dos menus est limitada aos idiomas Ingls e Espanhol. Estes idiomas tambm esto includos no sistema de publicaes tcnicas.

4-24

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Menus do Controle PowerCommand

Atividade: Concluso da Folha de Trabalho


Ao configurar o PCC, seu grupo fez algumas alteraes nos dados armazenados no chip de memria EEPROM. Agora, seu grupo dever testar essas alteraes e certificar-se de que elas foram salvas na memria do PCC. Coloque o PCC no modo de espera. Mova o S12 do PCC para a posio OFF (desligado), e ento de volta para RUN (Funcionamento). O PCC deve levar aproximadamente 25 segundos (com RAMPA do GOVERNADOR de 10 segundos) para atingir a rotao plena. Isto parte da operao do simulador. 58. Menus do Gerador O Voltmetro e o Ampermetro devem indicar: L1-L2 203 VCA 1500 Amps L2-L3 208 VCA 1250 Amps L3-L1 213 VCA 1000 Amps A freqncia deve ser 61,1 Hz 59. Menus do Motor A presso do leo do motor deve indicar 45 psi A temperatura do motor deve indicar 165 F A voltagem da bateria deve ser 26,0 Volts CC A RPM deve ser aproximadamente 1830 O EGT esquerda deve indicar alguma leitura; o EGT direita deve indicar N/A 60. Menus de Ajuste O Retardo de Partida (START DELAY) deve ser 10 segundos O Retardo de Parada (STOP DELAY) deve ser 10 segundos A Rotao de Marcha Lenta (Idle Speed) deve ser N/A.

Guia do Participante

4-25

Menus do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

61.

Menus de Configurao/Calibrao Experimente cada um dos interruptores no simulador com S12 do PCC na posio OFF (desligado) e tambm na posio RUN (funcionamento).

INTERRUPTOR DO SIMULADOR com S12 na posio OFF


Sobrevoltagem Subvoltagem Sobrerotao Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento Falha do Sensor de leo Falha do Cliente Sobregiro Falha na Partida Falha da MPU Nvel Baixo de Combustvel Falha do Sensor de Lquido de Arrefecimento Temperatura Baixa do Motor

Indicao:

INTERRUPTOR DO SIMULADOR com S12 na posio RUN


Sobrevoltagem Subvoltagem Sobrerotao Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento Falha do Sensor de leo Falha do Cliente Sobregiro Falha na Partida Falha da MPU Nvel Baixo de Combustvel Falha do Sensor de Lquido de Arrefecimento Temperatura Baixa do Motor

Indicao:

4-26

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Controle PowerCommand Ventura

Lio: Controle PowerCommand Ventura para Grupos Geradores da Srie DFH


Esta lio apresenta uma introduo ao Controle PowerCommand Ventura (PCCv).

Objetivos
Ao final desta lio, voc dever ser capaz de: saber quais modelos de grupos geradores exigem o Controle PowerCommand Ventura. localizar e identificar os menus e telas do PCCv. fazer a Configurao Inicial do PCCv. usar a Ferramenta de Diagnstico de Teste do Rack. usar a Ferramenta de Ajuste de % de Torque. reconhecer os cdigos de falha relacionados com o PCCv. entender o processo de acionamento do governador do PCCv. reconhecer o PCCv pelos atributos de hardware. reconhecer os grupos geradores Srie DFH pelos atributos fsicos.

Power Generation marca da Cummins Power Generation. Controle PowerCommand marca registrada da Cummins Power Generation.

Guia do Participante

4v-1

Controle PowerCommand Ventura

Controle PowerCommand

Modelos
A Srie DFH uma nova designao de um novo modelo de grupos geradores, criada especificamente para o motor modelo QST30 e o controle PCCv. Futuros modelos DFH incluiro a designao DFHD para grupos geradores de 1000kW @ 60Hz, Standby.

4v-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Controle PowerCommand Ventura

Novos Menus e Telas


O Menu de Configurao de Partida Inicial (Initial Start Setup) pode requerer a calibrao da Placa Digital se o controle for substitudo. Isto vale exclusivamente para o PCCv. O Menu de Teste do Rack (Rack Test) uma ferramenta de diagnstico para se verificar a operao correta do PCCv, mdulo do governador e conjunto do atuador RE30. O Menu de Ajuste de % de (% Torque Adjustment) permite ao operador aumentar a sada do grupo gerador para compensar as variaes eletrnicas em bombas, mdulos de governador ou no PCCv. A Falha de Posio do Rack a Falha 1 do Cliente, tambm exclusiva do PCCv.

Guia do Participante

4v-3

Controle PowerCommand Ventura

Controle PowerCommand

Calibrao da Placa Digital (A32)


A placa digital contm trs resistores que so usados para calibr-la para diferentes modelos de grupo gerador. Pode ser necessrio remover um desses resistores para calibrar/inicializar o Controle PowerCommand Ventura para o modelo de grupo gerador. Depois de feita a seleo do resistor apropriado, o Controle PowerCommand Ventura deve ser reinicializado. Quando pressionado o boto SAVE (salvar) na tela de configurao inicial, o Controle PowerCommand Ventura compara a seleo de calibrao com a da configurao inicial e executa os passos abaixo: 1. 2. Se os nmeros do modelo correspondentes ao resistor de corte e configurao inicial so compatveis, a calibrao validada. Se o nmero do modelo correspondente ao resistor de corte e configurao inicial no so compatveis, o controle exibe a mensagem de falha INVALID SETUP (Configurao Invlida). Os dado da configurao inicial no so salvos e o controle no permite a sada do menu de configurao inicial at que esta condio de falha seja corrigida. Se o controle detectar que mais de um resistor foi cortado (removido), ele exibir a mensagem de falha INVALID CAL (Calibrao Invlida). Os dados da configurao inicial no so salvos e o controle no permite a sada do menu de configurao inicial at que esta condio de falha seja corrigida.

3.

4v-4

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Controle PowerCommand Ventura

Teste do Rack
Este teste usado para determinar se o PCCv, o mdulo do governador e os atuadores da bomba de combustvel funcionam corretamente. O interruptor Run/Off/Auto deve estar na posio Off (desligado) antes do incio do teste. Quando sair deste teste, ou se o interruptor Run/Off/Auto for movido para as posies Run ou Auto, o software do PCC reinicializar o ciclo de servio do governador para 2 (0%) e permitir que a seqncia de partida do motor siga normalmente. O operador deve instalar uma ponte para fazer o controle pensar que ele est funcionando. O operador abre ento a prxima tela, Posio do Rack (Rack Position).

Guia do Participante

4v-5

Controle PowerCommand Ventura

Controle PowerCommand

Posio do Rack
POS__MM refere-se posio do rack em milmetros POS__VOLT refere-se posio do rack em VCC. A posio do rack na parada um valor mnimo de mm/volt. Quando o operador pressiona os botes associados com as setas para cima/para baixo, o rack ser movido. Um chicote de diagnstico na Caixa de Controle de Acessrios usado para medir o valor de Volts de CC dos atuadores. Este valor pode ser comparado ao valor de VCC do PCCv em cada incremento de milmetro. (Veja o procedimento de Teste do Rack na pgina 4-45 do Manual de Servio 9600509.) Esta verificao de controle deve ser realizada somente por tcnicos autorizados pela fbrica.

4v-6

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Controle PowerCommand Ventura

Ajuste de Torque
O ajuste de torque usado para compensar as variaes eletrnicas/do motor. Se o grupo gerador no estiver fornecendo a potncia nominal (kW) indicada na plaqueta de dados, o limite de torque pode ser ajustado atravs do monitor digital neste menu. Consulte a pgina 5-22 do Manual de Servio 9600509 para o procedimento desta calibrao.

Guia do Participante

4v-7

Controle PowerCommand Ventura

Controle PowerCommand

Falha de Posio do Rack


A Falha 1 do Cliente reservada para a falha de Posio do Rack (RACK POSITION). No altere o nome desta falha nem mude a condio de falha: Advertncia (Warning) para Parada (Shutdown). Esta falha indica uma falha do Controle do PowerCommand, problema no chicote, circuito de controle defeituoso do governador ou problema com a bomba de combustvel.

4v-8

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Controle PowerCommand Ventura

Sinal de Acionamento do Governador


Um sinal da MPU (Unidade de Tomada Magntica) transmitido Placa Digital via Placa de Interface do Motor. A Placa Digital gera um sinal de acionamento do governador a partir do sinal da MPU. O sinal de acionamento do governador retorna ao Mdulo do Governador pela placa de interface do motor. O sinal de acionamento do governador aplicado aos dois mdulos RE30 de atuadores. O sinal tambm convertido para um nvel de voltagem de 0 a 5 VCC (VposL para o banco esquerdo e VposR para o banco direito), que comparado ao valor de retorno das bobinas do sensor do atuador RE30, que est entre 0 e 5 VCC, dependendo da posio do rack. Cada atuador tem duas bobinas sensoras uma bobina de referncia e uma bobina de medio. O Mdulo do Governador usa o valor da bobina de referncia para calcular o valor da bobina de medio. Os valores das bobinas de medio esquerda e direita so comparados aos valores VposL e VposR, respectivamente. Se os valores no se encontrarem dentro de um limite aceitvel de tolerncia, um sinal de falha de Posio do Rack ser enviado Placa Digital atravs da Placa de Interface do Cliente. A Caixa de Controle de Acessrios possui um chicote de diagnstico que permite ao operador testar a operao do rack de combustvel. O Teste do Rack permite ao operador comparar um banco em relao ao outro, alm de comparar o valor da posio de acionamento do governador com o valor da bobina do sensor RE30.

Guia do Participante

4v-9

Controle PowerCommand Ventura

Controle PowerCommand

Mdulo de Sada do Governador Fonte de Alimentao


Os rels K1 e K2 residem no Mdulo de Sada do Governador e so energizados quando o mdulo recebe um sinal de funcionamento (Run). O Fusvel F1 usado para a fonte de energia de Acionamento do Atuador de 24 VCC, 15A para o atuador do banco esquerdo. O Fusvel F2 usado para a fonte de energia de Acionamento do Atuador de 24 VCC, 15A para o atuador do banco direito. O Fusvel F3 usado para o B+ Comutado que conectado ao ponto de ligao do T26 do motor. O Fusvel F4 fornece uma sada B+ com fusvel, que alimenta o regulador de 5 VCC usado para a lgica de acionamento do atuador e a lgica de comparao do circuito de retorno. Os quatro fusveis so do tipo automotivo vedado.

4v-10

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Controle PowerCommand Ventura

Mdulo de Sada do Governador LEDs


O DS1 est ON (ligado) quando o Mdulo de Sada do Governador recebe um Sinal de Funcionamento (Run). O DS2 est ON quando a fonte de voltagem regulada de 5 VCC no Mdulo de Sada do Governador ativada. O DS3 est ON quando o atuador da bomba de combustvel do banco esquerdo ativado. O DS4 est ON quando o atuador da bomba de combustvel do banco direito ativado. O DS5 est ON quando detectada uma falha de posio do rack de combustvel do banco esquerdo. O DS6 est ON quando detectada uma falha de posio do rack de combustvel do banco direito.

Guia do Participante

4v-11

Controle PowerCommand Ventura

Controle PowerCommand

Controle PowerCommand Ventura


J5 o conector da Interface do Motor. Este conector azul e conectado de modo diferente em relao ao conector J5 cinza do Controle PowerCommand original. Isto foi feito para ajudar se evitar a possibilidade de instalar um Controle PowerCommand Ventura em um grupo gerador com PowerCommand padro e de instalar um Controle PowerCommand padro em um grupo gerador Srie DFH. A nica diferena entre as Placas de Interface do Motor, alm do nmero de pea, o conector J5. O Mdulo do Governador recebeu as modificaes mais significativas, que eram necessrias para permitir que o Controle PowerCommand acionasse as duas bombas de combustvel.

4v-12

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Controle PowerCommand Ventura

Grupos Geradores Srie DFH


Motor Cummins QST30, 30 litros, 12 cilindros, Dimetro do Cilindro de 140mm. Bomba de Combustvel 2 Bosch, eletrnicas Footprint base estreita de skid Controle Controle PowerCommand Ventura.

Guia do Participante

4v-13

Controle PowerCommand Ventura

Controle PowerCommand

Manual de Servio da Srie DFH


O Controle PowerCommand para grupos geradores Srie DFH nico, assim como o motor bsico, sendo, portanto, imperativo, que o manual de servio apropriado esteja disponvel para a manuteno de um grupo gerador Srie DFH.

4v-14

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Controle PowerCommand Ventura

Atividade
Preencha os espaos vazios. 1. O sinal de Acionamento do Governador um sinal isolado at que ele atinja a _____________ e torne-se um sinal _________. O visor do PCCv indica uma falha de Posio do Rack. Determinou-se que somente a voltagem do banco direito est fora de tolerncia com a indicao. Os possveis problemas, de acordo com o procedimento de diagnstico, so ____________ ou ____________. Ainda em relao questo 2, explique por que os dois possveis problemas so bvios mesmo sem o procedimento de diagnstico. (Dica: veja a questo 1.).

2.

3.

4.

O visor do PCCv indica uma falha de Posio do Rack. Determinou-se que as voltagens dos bancos esquerdo e direito esto fora de tolerncia com a indicao. Os possveis problemas, de acordo com o procedimento de diagnstico, so _______________, _____________, ou _______________. Nenhum dos LEDs, o DS5 do A38 (falha de posio esquerda) ou oDS6 do A38 (falha de posio direita) est aceso, mas mesmo assim existe uma falha de Posio do Rack. De acordo com o procedimento de diagnstico, o problema pode estar sendo causado por _______________, _________________ ou ________________. O sinal de Acionamento do Governador deriva da placa de ____________ a partir da entrada _____. O procedimento de ________________ deve ser realizado aps a substituio do Mdulo do Governador ou da(s) bomba(s) de combustvel. O ajuste de torque do motor fornece ao motor uma potncia adicional mxima de ____ % para compensar as variaes eletrnicas/do motor. Que falha ser indicada se for removido um nmero excessivo de resistores da placa Digital durante o procedimento de Configurao de Partida Inicial. __________________ Que falha ser indicada se a seleo do modelo no corresponder ao nmero do resistor removido da Placa Digital durante o procedimento de Configurao de Partida Inicial. _____________

5.

6.

7.

8.

9.

10.

Guia do Participante

4v-15

Controle PowerCommand Ventura

Controle PowerCommand

PGINA DEIXADA INTENCIONALMENTE EM BRANCO

4v-16

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Operao do Controle PowerCommand

Lio: Operao do Controle PowerCommand


Esta lio introduz a seqncia de operao do Controle PowerCommand. Voc ir criar um diagrama que pode ser usado para ajud-lo a lembrar-se da seqncia de operao e as entradas e sadas que devem ser verificadas nos modos de Partida e de Funcionamento.

Objetivos
Ao final desta lio, voc dever ser capaz de: Relacionar os principais sinais utilizados pelo PCC como indicaes de operao. Apontar duas utilizaes do sinal de Tomada Magntica pelo PCC. Apontar duas utilizaes do sinal do PMG pelo PCC. Selecionar a partir de uma lista, os oito sinais que ativaro o PCC quando estiver no modo Standby. Descrever as Entradas e Sadas para os interruptores Run-Off-Auto e de Parada de Emergncia. Mostrar onde devem ser procurados sinais especficos de operao nos modos de Partida (Start) e Funcionamento (Run). Descrever a seqncia de operao do PCC e quais sinais esto presentes em um dado ponto da seqncia.

Power Generation marca da Cummins Power Generation. Controle PowerCommand marca registrada da Cummins Power Generation.

Guia do Participante

5-1

Operao do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Seqncia de Operao do Controle Detector


1. Escreva os nmeros de 1 a 11 nos espaos abaixo na ordem de operao do Controle Detector-12 do grupo gerador.

______

O grupo gerador continua a funcionar at que o S12 seja movido para as posies OFF (desligado) ou REMOTE (remoto). O rel K7 do mdulo A11 energizado; Os rels K2 e K3 do mdulo A11 so energizados. O gerador atinge 80% da voltagem de sada. A voltagem de CA do TB21-21 ao TB2132 atinge 90 a 120 VCA. O rel K10 do mdulo A11 energizado para Desconexo de Partida de CA. O rel K3 do mdulo A11 envia o sinal do Motor de Partida atravs de F1-A11 para o TB1-8-A11 e o solenide do motor de partida. Os contatos N/F do rel K14 do mdulo A11 abrem-se removendo o terra do rel K3 do mdulo A11. O sinal do motor de partida desaparece do TB1-8-A11 e o motor de partida desacopla. O atuador do governador movido para a posio de combustvel pleno. O rel K12 do mdulo A11 envia o sinal de B+ Comutado atravs de F2-A11 para o TB1-10-A11 e o Terminal 26 do Motor. (sistemas do Governador e de Combustvel). S12 colocado na posio RUN. O motor de partida gira o volante do motor. A passagem do volante pela Tomada Magntica cria um sinal para o Controle do Governador. Quando o Controle do Governador detecta o sinal de Tomada Magntica, ele envia um sinal de posio de combustvel pleno ao atuador do governador. O motor parte e atinge 350 RPM. O Alternador de CC produz 14 VCC e o rel K14 do mdulo A11 energizado (Desconexo de Partida de CC).

______

______

______

______

______ ______

______ ______

______

______

5-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Operao do Controle PowerCommand

Operao do Sistema do Controle PowerCommand


Semelhanas com o Controle Detector A. B. C. Partida do motor. Fornece B+ Comutado ao solenide de Combustvel, Alternador de CC e ao Mdulo de Sada do Governador. Monitora a voltagem do PMG (em vez da voltagem de sada do gerador principal) como mtodo secundrio de desconexo de partida.

Novos Recursos do Controle PowerCommand para a Operao do Controle Detector D. E. F. Monitora o sinal de Tomada Magntica para usar um sinal Primrio de Desconexo de Partida e para identificar se o motor de partida gira o volante do motor. No envia o sinal B+ Comutado (Funcionamento) ao Solenide de Combustvel at que o sinal de Tomada Magntica seja recebido na placa Digital. Compara a freqncia da Tomada Magntica com a freqncia de sada do gerador. Se a relao no estiver correta, o PCC desligar o grupo gerador como Falha de Tomada Magntica. capaz de informar ao tcnico a posio de S12, e quais entradas e sadas devem estar disponveis. Acende um LED no painel frontal quando S12 no est na posio Auto, e envia um sinal constante como um sinal No est em Automtico para um sinalizador (annunciator). Monitora as condies de Sobrevoltagem, Subvoltagem e Freqncia. Monitora as condies de Sobrecorrente, Sobrecarga e Curto-circuito. Monitora as fases de CTs e desliga em Potncia Reversa se algum CT estiver conectado inversamente. Monitora e exibe quatro Advertncias e Paradas definidas pelo Cliente. Opera o grupo gerador no modo IDLE (Marcha Lenta) com o regulador automaticamente desconectado. O PCC usa cinco sinais especficos para suas indicaes de operao: Posio do S12 (interruptor RunOffAuto) Posio do S13 (interruptor de Parada de Emergncia) Sinal de entrada da Tomada Magntica Voltagem de sada do PMG Posio do S5 da Placa Digital (interruptor Sleep/Awake) (Espera/Ativao).

G. H. I. J. K. L. M.

2.

Guia do Participante

5-3

Operao do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Posio do S12
Esta entrada diz ao PCC o que o grupo gerador deveria estar fazendo: 3. 4. 5. RUN OFF AUTO Operao manual No Disponvel (N/A) para operao Operao Remota

Conexes do S12
O S12 fornece um sinal de +18 VCC Placa de Interface do Motor e um sinal de Terra Placa de Interface do Motor e Placa de Vdeo (Visor). Terra da Bateria O sinal de Terra chega ao S12 a partir da Placa de Interface do Motor e passa pelo S12 de volta Placa de Interface do Motor e enviado tambm para a Placa de Vdeo (Visor). A Placa de Vdeo (Visor) usa o sinal de Terra nas posies RUN (Funcionamento) ou OFF (Desligado) do S12 para acender o LED Non-Automatic no painel frontal do PCC.

5-4

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Operao do Controle PowerCommand

6.

O terra da bateria conectado ao S12-6 atravs do J3-11 da placa A31. O S12-6 possui um terra (GND) para sinalizar a posio de S12. S12 na posio Auto. O S12-5 envia um sinal de Terra ao J3-13 da placa A31, que envia um sinal de terra placa A32 atravs de um dispositivo de isolamento. S12 na posio Run. O S12-7 envia um sinal de Terra ao J3-12 da placa A31, que envia um sinal de terra placa A32 atravs de um dispositivo de isolamento e tambm energiza o rel K1 do mdulo A32 e a fonte de alimentao de +18 VCC na Placa Digital.

7.

8.

+18 VCC Uma fonte de alimentao na Placa Digital, mdulo A32, produz +18 VCC, que so ento enviados para a Placa de Interface do Motor, placa A31, e ento para o S12-2. O S12-2 tem ento +18 VCC para energizar os rels da placa A31. 9. S12 nas posies Auto ou Run O S12-2 conecta-se ao S12-1 ou S12-3 e o S12 envia um sinal de +18 V ao J3-4 da placa A31. Um lado dos rels K1 da placa A31 e do rel K3 da placa A31 conecta-se ao J3-4 da placa A31. Os rels K1 da placa A31 e K3 da placa A31 ficam ento aguardando por um sinal de terra em seu outro pino da bobina. 10. O sinal de +18 VCC conectado a um lado dos dois rels de Partida (K1 da placa A31) e Funcionamento (K3 da placa A31) na Placa de Interface do Motor. Esta voltagem fornecida pela fonte de alimentao regulada de +18 Volts na Placa Digital (A32). Esta fonte de alimentao no opera quando o PCC est no modo Standby.

Guia do Participante

5-5

Operao do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Posio do S13
Esta entrada diz ao PCC se o grupo gerador pode girar e partir, ou se o grupo gerador est travado fora de operao. 11. Quando o Interruptor de Parada de Emergncia est fora de operao ou na posio RUN, a Placa de Interface do Motor tem uma entrada de +24V nos contatos normalmente abertos (NA) dos rels de partida e de funcionamento. O rel de Parada de Emergncia (K2 da placa A31) mantido na posio desenergizado. Quando o interruptor de Parada de Emergncia movido para a posio STOP (Parada), o circuito de +24V para os contatos NA dos rels K1 e K3 da placa A31 aberto e sua sada zero. O circuito para o rel K2 da placa A31 (rel de Parada de Emergncia) fechado e os contatos normalmente fechados (NF) do rel K2 da placa A31 abrem o circuito de +24V para o S13.

12.

Conexes do S13
Na posio Run, o S13 envia um sinal de +24 VCC aos contatos do rel de Partida, K1 da placa A31, e aos contatos do rel de funcionamento, K3 da placa A31. Na posio de Parada de Emergncia, o S13 envia um sinal de Terra ao rel K2 da placa A31 de Parada de Emergncia e tambm para a Placa Digital.

5-6

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Operao do Controle PowerCommand

S13 na posio RUN 13. O S13-2 recebe +24 Volts de J3-2 e J3-3 da placa A31 (RUN IN). O S13-2 conecta-se ao S13-1 e envia +24 Volts ao J3-6 e J3-7 da placa A31 (RUN OUT) e A31 para o sinal do rel K1 de Partida da placa A31 e para o sinal do rel K3 de Funcionamento da placa A31. Os contatos NA do S13-4 e do S13-3 so abertos e no h sinal de Terra para o rel K2 da placa A31 (Rel de Parada de Emergncia).

14.

S13 na posio FAULT 15. Os contatos NA do S13-4 e do S13-3 fecham-se aplicando um sinal de Terra do J3-10 da A31 ao J3-5 A31 (lado comutado do rel K2 da placa A31). O rel K2 da placa A31 energizado removendo o sinal de +24 Volts dos contatos de Run Out In e Run Out do S13. O sinal de +24 Volts removido do J3-6 e J3-7 da A31, que abre o caminho para os circuitos de Partida e de Funcionamento. Os contatos do S13-2 e S13-3 abrem-se quando o interruptor S13 pressionado. Isto tambm abre o caminho de circuito para os contatos de Partida e de Funcionamento da placa A31.

16.

Sinal de Entrada da Unidade de Tomada Magntica (MPU)


Este sinal de entrada diz ao PCC se o volante do motor est girando. 17. Quando o sinal de Partida enviado ao grupo gerador, o PCC aguarda pela entrada da MPU antes de energizar o rel K3 (Funcionamento) da placa A31. O sinal de entrada da MPU tambm usado pelo PCC como: o sinal primrio de desconexo do motor de partida, o sinal para iniciar a rampa da rotao de desconexo de partida para a rotao de funcionamento, o sinal de regulagem das rotaes de marcha lenta e de funcionamento, Sinal de Falha de Tomada Magntica ou de Falha na Partida.

18.

Voltagem de Sada do PMG


19. Este sinal de trs fases usado no Estgio de Sada do Regulador para: abrir um conjunto de contatos que agem como o circuito (reserva) de Desconexo do Motor de Partida de CA. Isto ocorre quando o grupo gerador opera a 850 rpm (sada de 105 VCA rms do PMG). criar a voltagem de excitao de CC pulsante.

Guia do Participante

5-7

Operao do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Posio do S5 da Placa Digital


Esta entrada diz ao PCC em qual modo a fonte de alimentao deve estar operando e quais sinais ele deve detectar. 20. Com o S5 na posio direita, o PCC encontra-se no modo STANDBY (Espera). O processador est desligado e o PCC consome uma corrente de 0,05 ampres da bateria. O PCC responde somente aos seguintes oito sinais de ativao:

Ativaes do Motor Interruptor de Temperatura baixa do Motor Interruptor de Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento Nvel Baixo de Combustvel (2 entradas) Falhas 2 e 3 do Cliente

Ativaes do Controle 21. Partida Remota (S12 em AUTO) S12 na posio RUN Interruptor Self Test (Auto-teste) Interruptor de Parada de Emergncia

No modo SLEEP (espera), o PCC exibe todas as Advertncias e Paradas de ativao, e no retorna ao modo de espera quando a entrada removida. O boto RESET deve ser pressionado para a reinicializao do PCC. O PCC dar a partida no grupo gerador com uma entrada de partida remota enviada por um interruptor de transferncia se o S12 estiver na posio Auto. Com o S5 em sua posio esquerda, o PCC no modo de servio (AWAKE). O processador est em funcionamento, as fontes de alimentao esto todas operando e o PCC consome uma corrente de 0,5 ampres da bateria. O PCC responde a TODOS os sinais de entrada e o Painel do Visor de LEDs mostra a resposta apropriada ao sinal. Quando o PCC est no modo de Servio, o Painel do Visor de LEDs mantm-se aceso o tempo todo. Isto pode ser um conforto para clientes que desejam uma indicao do grupo gerador de que o controle esteja funcionando e a bateria conectada. As lmpadas do painel podem ser ligadas nos modos Standby ou de Servio. Estas lmpadas consomem uma corrente de aproximadamente 0,5 ampres da bateria.

22.

23.

24.

5-8

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Operao do Controle PowerCommand

CIRCUITO DE OPERAO MANUAL

Guia do Participante

5-9

Operao do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

CIRCUITO DE OPERAO REMOTA

5-10

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Operao do Controle PowerCommand

Guia do Participante

5-11

Operao do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Atividade:

Teste de Operao do PCC

Responda em at cinco minutos as seguintes perguntas. 1. Quais so os principais sinais usados pelo PCC como indicaes de operao?

2.

Quais as duas utilizaes do sinal da MPU pelo PCC?

3.

Quais as duas utilizaes do sinal do PMG pelo PCC?

4.

Selecione os sinais que ativaro o PCC quando ele est no modo Automtico de operao. Temperatura Baixa do Lquido de Arrefecimento Nvel Baixo de Combustvel (local ou remoto) Falhas 1 e 2 do Cliente Mover o S12 para a posio Run Interruptor Self Test (Auto-teste) Interruptor de Parada de Emergncia Falhas 2 e 3 do Cliente Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento Voltagem alta da bateria Partida remota quando o S12 est na posio Auto.

______ ______ ______ ______ ______ ______ ______ ______ ______ ______

5-12

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Operao do Controle PowerCommand

5.

Quando o S12 est nas posies Run ou Auto, qual sinal enviado para os rels da Placa de Interface do Motor?

6.

Por que o LED Vermelho no painel frontal acende quando o S12 est nas posies Run ou Off?

7.

Quando o S13 est na posio Run, qual circuito aberto?

8.

Quando S13 est na posio ESTOP (Parada de Emergncia), qual circuito aberto?

Guia do Participante

5-13

Operao do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

PGINA DEIXADA INTENCIONALMENTE EM BRANCO

5-14

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Lio: Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand (PCC)


Esta lio apresenta uma introduo aos procedimentos de diagnstico de falhas e s ferramentas utilizadas com o Controle PowerCommand.

Objetivos
Ao final desta lio, voc dever ser capaz de: Localizar as informaes de diagnstico de falhas no Manual de Servio. Localizar e seguir os procedimentos de instalao do chicote do PCC. Localizar e seguir os procedimentos de instalao da ferramenta de deteco do PCC. Localizar e identificar os LEDs nas placas de circuito no interior do PCC e dos mdulos na Caixa de Acessrios. Usar a coluna Indicaes da tabela de diagnstico de falhas e um PCC defeituoso para determinar o processo mais lgico de testes para um grupo gerador.

Power Generation marca da Cummins Power Generation. Controle PowerCommand marca registrada da Cummins Power Generation.

Guia do Participante

6-1

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

De que maneira o diagnstico de falhas do PCC semelhante ao de Grupos Geradores Integrados com Controles Detector?
1. 2. 3. O tcnico ainda deve interpretar os dados fornecidos pelo cliente, operador e grupo gerador. O tcnico ainda deve usar um bom medidor para testar voltagens, correntes e resistncias. O tcnico ainda deve usar os diagramas eltricos para determinar se o chicote est conectado corretamente. O tcnico ainda deve usar os desenhos esquemticos para acompanhar os caminhos de energia de alimentao, terra e sinais pelo equipamento.

4.

De que maneira o diagnstico de falhas do PCC diferente do de Grupos Geradores Integrados com Controles Detector?
1. O tcnico pode ser uma causa ainda maior de danos ao controle do que o problema original devido eletricidade esttica. O tcnico geralmente procura por sinais menos importantes do que quando trabalha com grupos geradores com Controles Detector. O tcnico no pode aterrar os sensores de Temperatura Alta do Motor (HET) e de Presso Baixa do leo (LOP) para simular uma advertncia ou parada. preciso uma ferramenta especial para verificar o circuito dos sensores do motor. O tcnico no pode simplesmente remover o F1 do mdulo A11 para verificar problemas de sobregiro. O tcnico no pode verificar a voltagem ou o aterramento em conexes sem um chicote especial. O tcnico deve deduzir o procedimento correto de diagnstico de falhas a partir dos LEDs no painel frontal e dos LEDs nas placas de circuito e mdulos.

2.

3.

4.

5.

6.

6-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Tabelas de Diagnstico de Falhas do Manual de Servio do PCC


O Manual de Servio do PCC contm vrias tabelas e dispositivos de ajuda para auxiliar no diagnstico de falhas. 1. A Seo 3 contm os diagramas de todas as placas de circuito e mdulos que mostram os conectores e LEDs presentes, e uma relao mostrando para que so usados os conectores e o que indicam os LEDs quando acesos. O diagnstico de Nvel de Operador, que fornece uma explicao do que pode ser a causa de um dado problema (pginas 4-4 a 4-9). O diagnstico de Nvel de Tcnico, que fornece os pontos de teste, valores de voltagens, resistncia, etc., para que o tcnico isole o problema em uma parte especfica de uma placa de circuito, mdulo ou chicote eltrico (pginas 4-11 a 4-39). Estes recursos so ainda complementados com vrias ilustraes nas pginas que ajudam o tcnico a diagnosticar um problema em um grupo gerador equipado com um PCC. Uma relao dos cdigos de falha e a localizao de informaes de diagnstico (pgina 4-3). Uma relao dos limites de advertncia e parada da Presso Baixa do leo para operao normal e em marcha lenta (pgina 4-10). A pgina 2-5 mostra o Menu Principal e os recursos disponveis neste menu.

2.

3.

4.

5. 6.

7.

Lembre-se, uma determinada condio de parada no significa que as informaes do motor ou do gerador no se encontram disponveis para diagnstico. O PCC possui um sistema de medio do tipo RMS incorporado que pode exibir muitos valores diferentes de voltagem, corrente e presso para ajud-lo a fazer os diagnsticos correspondentes. 8. A Seo 8 contm vrios desenhos diferentes que podem ajud-lo a diagnosticar alguns problemas. Lembre-se, o PCC faz o mesmo que o Controle Detector, mas de modo diferente em alguns casos. No se esquea do Diagrama Esquemtico de Operao na lio de Operao. Ele pode ser um dos melhores recursos de ajuda para alguns casos especficos.

9.

Guia do Participante

6-3

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Atividade: Diagnstico de Falhas de Demonstradores do PCC


Usando o Manual de Servio (960-0507) resolva os problemas em tantas unidades demonstradoras quanto puder. O instrutor poder modificar os problemas nas unidades demonstradoras medida que o diagnstico continua.

Problema No. 1
Qual o problema com esta unidade?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou uma explicao do que pode ser a causa deste problema?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou um procedimento para diagnosticar este problema?

O que voc verificou para resolver o problema?

Que diagramas voc usou para ajud-lo a determinar como diagnosticar o problema se no havia procedimentos no Manual de Servio?

6-4

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Problema No. 2
Qual o problema com esta unidade?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou uma explicao do que pode ser a causa deste problema?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou um procedimento para diagnosticar este problema?

O que voc verificou para resolver o problema?

Que diagramas voc usou para ajud-lo a determinar como diagnosticar o problema se no havia procedimentos no Manual de Servio?

Guia do Participante

6-5

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Problema No. 3
Qual o problema com esta unidade?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou uma explicao do que pode ser a causa deste problema?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou um procedimento para diagnosticar este problema?

O que voc verificou para resolver o problema?

Que diagramas voc usou para ajud-lo a determinar como diagnosticar o problema se no havia procedimentos no Manual de Servio?

6-6

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Problema No. 4
Qual o problema com esta unidade?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou uma explicao do que pode ser a causa deste problema?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou um procedimento para diagnosticar este problema?

O que voc verificou para resolver o problema?

Que diagramas voc usou para ajud-lo a determinar como diagnosticar o problema se no havia procedimentos no Manual de Servio?

Guia do Participante

6-7

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Problema No. 5
Qual o problema com esta unidade?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou uma explicao do que pode ser a causa deste problema?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou um procedimento para diagnosticar este problema?

O que voc verificou para resolver o problema?

Que diagramas voc usou para ajud-lo a determinar como diagnosticar o problema se no havia procedimentos no Manual de Servio?

6-8

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Problema No. 6
Qual o problema com esta unidade?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou uma explicao do que pode ser a causa deste problema?

Em que pgina do Manual de Servio voc encontrou um procedimento para diagnosticar este problema?

O que voc verificou para resolver o problema?

Que diagramas voc usou para ajud-lo a determinar como diagnosticar o problema se no havia procedimentos no Manual de Servio?

Guia do Participante

6-9

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Reparando o Chicote do Motor do Controle PowerCommand

6-10

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Guia do Participante

6-11

Diagnstico de Falhas e Reparos do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

PGINA DEIXADA INTENCIONALMENTE EM BRANCO

6-12

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Instalando o Controle PowerCommand

Lio: Instalando o Controle PowerCommand


Esta lio apresenta uma introduo ao novo Manual de Instalao que abrange grupos geradores de 200-1500 kW fabricados aps 5 de Agosto de 1994. Este manual abrange a instalao de grupos geradores equipados com Controles Detector e com PCCs.

Objetivos
Ao final desta lio, voc dever ser capaz de: Localizar as sees no Manual de Instalao, conforme necessrio. Localizar os procedimentos de testes do gerador para um grupo gerador de voltagem mdia. Instalar kits de rels opcionais para grupos geradores equipados com PCC. Localizar e identificar os terminais no bloco de terminais TB1 da Caixa de Acessrios usados com um comutador de transferncia OTIII. Modificar um comutador de transferncia OTIII para operao com um Controle PowerCommand.

Power Generation marca da Cummins Power Generation. Controle PowerCommand marca registrada da Cummins Power Generation.

Guia do Participante

7-1

Instalando o Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Como este Manual de Instalao difere dos antigos Manuais de Instalao para Grupos Geradores Integrados de 200-1500 kW?
Os antigos manuais de instalao abrangiam somente uma famlia de grupos geradores. O Manual de Instalao 960-0615 abrange todos os grupos geradores de 175 (50 Hz) a 1500 kW (60 Hz) com os Controles PowerCommand padro e a Srie Detector de controles (opcionais). Contedo 1. Seo 1: Introduo Viso geral de cada seo do manual. 2. Seo 2: Especificaes Capacidades e dimenses de conexes para grupos geradores de 175 kW (50 Hz) a 1500 kW (60 Hz). 3. Seo 3: Montando o Grupo Gerador Requisitos de hardware de montagem, isoladores de vibraes, alinhamento do gerador com o motor. 4. Seo 4: Conexes Mecnicas Conexo dos sistemas de combustvel, escape, ventilao e de arrefecimento do grupo gerador. 5. Seo 5: Fiao de CC do Controle (PCC) Conexes do cliente e rels opcionais. 6. Seo 6: Fiao de CC do Controle (Controle Detector) Conexes do cliente e rels opcionais. 7. Seo 7: Conexes Eltricas de CA Testes do Ommetro e do ndice de Polarizao (IP) dos enrolamentos do gerador, aterramento do grupo gerador, conexes e equilbrio de carga, aquecedores, bomba de transferncia de combustvel. 8. Seo 8: Preparao para a Pr-Partida (PCC) Verificaes dos sistemas de ventilao, escape, eltrico, de combustvel, leo lubrificante e de configurao do PCC antes da partida do grupo gerador. 9. Seo 9: Preparao para a Pr-Partida (Controle Detector) Verificaes dos sistemas de ventilao, escape, eltrico, de combustvel e de leo lubrificante antes da partida do grupo gerador 10. 11. Checklist de Instalao Diagramas Eltricos.

7-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Instalando o Controle PowerCommand

Atividade: Introduo ao Manual de Instalao de Grupos Geradores Equipados com PCC


Usando o Manual de Instalao (960-0615) responda as seguintes questes: Responda as questes 1 a 7 na sala de aula, e o restante como tarefa para casa.

Especificaes
1. Qual a elevao mxima de combustvel de um grupo gerador 400DFEB?

2.

Qual a capacidade de leo de um 900DFJC?

Montando o Grupo Gerador


3. Que tamanho de parafusos de montagem deve ser usados na instalao de grupos geradores da Srie DF?

4.

Qual a diferena mxima de altura permitida entre as bases dos isoladores de vibraes?

5.

Que tipo de erro de desalinhamento geralmente causado por um erro de calos?

6.

Que tipo de desalinhamento ir causar os maiores nveis de vibrao?

Conexes Mecnicas
7. Que tipo de linhas de combustvel podem ser usadas nestes grupos geradores?

8.

Qual a capacidade, em horas, o tanque dirio deve ter?

Guia do Participante

7-3

Instalando o Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

9.

Qual deve ser a relao entre a rea do amortecedor de entrada e a rea do radiador?

Fiao de CC do Controle (PCC)


10. Que tipo de fios podem ser usados para conectar um comutador de transferncia a 1250 ps de distncia de uma grupo gerador equipado com um PCC?

11.

Nos grupos geradores maiores, qual a direo de instalao dos terminais do bloco de terminais TB1?

Fiao de CC do Controle (Controle Detector)


12. Que tipo de fios podem ser usados para conectar um comutador de transferncia a 1250 ps de distncia de uma grupo gerador equipado com um Controle Detector-12?

13.

Quando W8 est na posio A, uma entrada do interruptor de Nvel Baixo do Lquido de Arrefecimento enviada ao TB2-1 do A11 e o nvel est baixo, qual indicao o operador veria se o grupo gerador no estivesse funcionando?

Conexes Eltricas de CA
14. Qual grupo gerador de menor voltagem que requer uma verificao do ndice de polarizao (IP) no momento da instalao?

15.

Quanto tempo voc deve manter um grupo de aterramento conectado para descarregar qualquer carga esttica em um grupo gerador?

16.

De que voltagem deve ser o ommetro usado para realizar um teste de IP no estator principal de um grupo gerador de 13.800 VCA?

7-4

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Instalando o Controle PowerCommand

Preparao para a Pr-partida (Controle PCC)


17. Com o grupo gerador em funcionamento, voc ajusta a RPM para 1860. Logo depois disso, voc desliga o grupo gerador. Quando o PCC reiniciado, qual ser RPM?

Diagramas Eltricos
18. Onde voc conectaria uma ponte para que a entrada do Reservatrio de Expanso operasse como a entrada de Falha 3 do Cliente?

19.

Onde a ponte do TB2 conectada quando se usa um comutador de transferncia OTIII com um PCC?

20.

Onde a ponte do TB2 conectada quando se usa um comutador de transferncia OTIII com um Controle Detector?

Guia do Participante

7-5

Instalando o Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

PGINA DEIXADA INTENCIONALMENTE EM BRANCO

7-6

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Glossrio do Controle PowerCommand

Annunciator (Sinalizador) PowerCommand


Uma substituio para os modelos existentes do annunciator 3002751/2752. Exigido pela NFPA110 para Aplicaes Nvel 1, o annunciator fornece indicao visual e sonora de mal funcionamento ou condies de alarme do gerador. O novo annunciator configurado para conexo integrada (fora da rede) ao grupo gerador. Ele apresenta um painel frontal de membrana nica e um tratamento grfico semelhante ao do Controle PowerCommand. Uma futura verso permitir ao annunciator comunicar-se com a Rede PowerCommand.

Caixa de Acessrios
A caixa de acessrios est localizada na parte frontal do quadro de sada do gerador, voltada para o motor. composta de um painel frontal e duas partes de metal em L que formam o corpo da caixa. A caixa contm os terminais de conexo do cliente para o grupo gerador, o Mdulo de Sada do Governador, o Mdulo PT/CT e o Mdulo de Sada do Regulador e possui espao no seu interior para a instalao de rels opcionais para uso do cliente.

Controle PowerCommand
Novo controle padro para grupos geradores de 200 a 1500 kW a partir de 5 de Agosto de 1994. controlado por um microprocessador e um programa de software interno armazenado num chip EPROM. Para atualizar o controle, o tcnico dever trocar o chip de EPROM. A verso padro do PCC foi projetada para operao Standby conectada a um comutador de transferncia ou a uma rede de distribuio, e no pode ser conectado em paralelo com uma fonte da rede pblica de energia eltrica. O PCC possui diversas placas de circuito no interior do quadro de controle e trs mdulos localizados na Caixa de Acessrios que so conectados ao quadro de reconexes do gerador. O governador e o regulador de voltagem, na verdade, encontram-se no software do PCC e operam no seu interior, mas existem mdulos amplificadores de potncia para o governador e regulador uma vez que os circuitos internos do PCC no podem fornecer energia suficiente para a operao do atuador do governador e do estator do excitador.

EEPROM
Electrically Erasable Programmable Read Only Memory. Esta memria mantm os dados depois de desligada a energia de alimentao do PCC, mas pode ser alterada gravando-se novos dados sobre os dados antigos. nesta memria que o PCC armazena as informaes que podem ser alteradas, como o Nmero de Partidas, dados de calibrao de Telas e Medidores e que so exibidas no Painel do Visor de LEDs para indicar quando o PCC recebe um sinal de Falha 3 do Cliente.

EPROM
Erasable Programmable Read Only Memory. Esta memria pode ser apagada com uma lmpada ultravioleta altamente energizada. nesta memria que o PCC armazena os passos reais de programa que ele usa para operar o grupo gerador. Tambm aqui so armazenadas as informaes para operao Prime e Standby de todos os grupos geradores de 175 kW 50 Hz a 1500 kW 60 Hz. As aplicaes de Paralelismo e AMF do PCC tm chips de EPROM diferentes das aplicaes que usam o grupo gerador padro.

Guia do Participante

G-1

Glossrio do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Mdulo de Sada do Governador (A38)


Est localizado na Caixa de Acessrios no quadro de reconexes do gerador. O governador encontra-se na placa digital e este mdulo simplesmente um amplificador de potncia para o atuador do governador. Este mdulo contm trs fusveis: F1 para o B+ do Cliente, sempre disponvel F2 para o B+ Comutado F3 para o atuador do governador e fiao. Este mdulo contm dois LEDs: O DS1 acende para mostrar a intensidade relativa do sinal de acionamento do governador. medida que o ciclo de servio aumenta, este LED torna-se mais intenso. O DS2 acende quando o sinal de funcionamento (RUN) recebido da placa de interface do motor.

Mdulo de Sada do Regulador (A37)


Est localizado na Caixa de Acessrios do quadro de reconexes do grupo gerador. A regulagem real feita na placa digital pelo microprocessador. Este mdulo um amplificador de potncia para o estator do excitador. O Gerador de m Permanente (PMG) uma sada deste mdulo e tem duas funes. O PMG fornece a energia para o mdulo de sada do regulador criar o acionamento de excitao do gerador; e a entrada do PMG controla um rel que age como um circuito secundrio de desconexo de partida quando a sada do PMG atinge 105 VCA a aproximadamente 850 RPM. Este mdulo contm dois LEDs: O DS1 acende quando o sinal de funcionamento (RUN) recebido da placa de interface do motor. DS2 acende para mostrar a intensidade relativa do sinal de acionamento do governador. medida que o ciclo de servio aumenta, este LED torna-se mais intenso.

Mdulo Transformador de Potencial / Transformador de Corrente (PC/CT) (A36)


Est localizado na Caixa de Acessrios do quadro de reconexes do gerador. O mdulo PT/CT reduz a voltagem de sada do gerador de 200 para 277 VCA, Fase ao Neutro, para 18 VCA para as placas Analgica e Digital. O mdulo PT/CT tambm recebe sinais de transformadores de corrente de 0,55 Ampres e contm resistores de carga para os CTs. Quando o gerador desenvolve 100% de corrente de sada, a sada do mdulo PT/CT de 1,65 VCA.

Placa Analgica (A33)


Est localizada na parte frontal da placa digital. A placa Analgica envia sinais de 5 VCC a todos os sensores de presso e temperatura do motor atravs da placa de interface do motor. Os sinais tambm retornam pela placa de interface do motor e a placa analgica os envia para a placa digital. Todos os cabos so soldados na placa analgica que a nica placa de circuito sem LEDs. A placa Analgica escala todas as entradas analgicas para uma faixa de 0 a 5 Volts para a placa digital.

G-2

Guia do Participante

Controle PowerCommand

Glossrio do Controle PowerCommand

Placa de Interface do Cliente (A34)


Est localizada no lado direito do gabinete do PCC. Os sinais de entrada e sada do cliente passam por esta placa e terminais de conexo do cliente na Caixa de Acessrios. Os rels nesta placa travam quando so enviados sinais para o annunciator integrado para manter acesos seus LEDs.

Placa de Interface do Motor (A31)


Esta placa de circuito est localizada no lado esquerdo do quadro de controle do PCC. Todos os sinais de presso, temperatura e nvel do lquido de arrefecimento do motor chegam Placa de Interface do Motor. Os sinais para operar os mdulos de sada do governador do motor e do regulador de voltagem tambm passam por este circuito. Esta placa contm dois fusveis, (F1) para o B+ do Controle no interior do PCC, e (F2) para as Lmpadas do Painel e os contatos de Partida e Funcionamento. Os Diodos Emissores de Luz (LEDs) indicam a posio do interruptor Run-Off-Auto (S12) no painel frontal, bem como se as sadas de partida e funcionamento encontram-se disponveis nos contatos dos rels apropriados. Um Mdulo de Interface de Rede (A39 NIM) opcional conectado atravs da Placa de Interface do Motor tambm para permitir que o PCC comunique-se com a rede, disponvel a partir do final de 1994.

Placa de Vdeo Digital (A35)


Esta placa est localizada no interior da porta do PCC. Ela contm o Painel do Visor de LEDs, as Lmpadas do Painel, LEDs de Advertncia, Parada, Escala Superior/Inferior e um circuito para detectar a posio do interruptor S12 e, se necessrio, acender o LED Non-Automatic (No em modo Automtico). A placa digital faz as converses analgico/digital reais nas entradas escaladas a partir da placa analgica. Existem trs verses de placa de vdeo digital para o PCC padro, aplicaes de Paralelismo e aplicaes de Falha Automtica da Rede Pblica de Energia (AMF).

Placa Digital (A32)


Esta placa de circuito est localizada na parte traseira do quadro de controle do PCC. Ela contm o microprocessador que opera o Controle PowerCommand, diversos tipos de chips de memria e uma porta RS232 para conectar o software de servio da fbrica. A placa digital tambm contm o interruptor de modo espera/ativado A32 S5 que seleciona se as fontes de alimentao e o microprocessador esto funcionando ou no modo de espera (standby) enquanto o grupo gerador no est funcionando. Quando o microprocessador do PCC est operando, o DS5 na placa digital pisca uma vez por segundo.

RAM
Random-Access Memory. Esta a rea da memria que o PCC usa para realmente operar o grupo gerador. Esta memria requer energia para manter seu contedo. Quando o PCC ligado, a memria RAM reinicializada e so apagados todos os dados da sesso anterior em que o grupo gerador foi operado.

Guia do Participante

G-3

Glossrio do Controle PowerCommand

Controle PowerCommand

Rede PowerCommand
Uma rede de comunicao para transferir eletricamente informaes entre vrios mdulos de gerao de energia local da Cummins Power Generation. A Rede PowerCommand utiliza o Echelon LonWorks para a interconexo dos mdulos do sistema.

ROM
Read-Only Memory. Neste tipo de memria, so gravados dados especiais pela Cummins Power Generation para serem usados em todos os grupos geradores.

Sistema PowerCommand (PCS)


O nome da famlia dos produtos Cummins Power Generation de ltima gerao, controlados por microprocessador que abrangem grupos geradores, comutadores de transferncia e quadros de controle de paralelismo. O Sistema PowerCommand abrange dispositivos e software de comunicao em rede para fornecer monitoramento local e remoto e controle de todo o sistema de gerao de energia local atravs do Software PowerCommand e/ou da interface com os sistemas de gerenciamento do edifcio fornecidos por outros fornecedores.

G-4

Guia do Participante

Cummins Brasil Ltda Rua Jati, 266 Guarulhos, So Paulo, Brasil CEP 07180-900 Fone (5511) 6465-9811 No Brasil voc pode discar 0800 123300 Fax (5511) 6412-3245 ou 6465-0126

You might also like