You are on page 1of 6

OBJETIVO GERAL

Possibilitar uma reflexo disciplinar com o compromisso da escola em relao conscientizao do valor da gua como um bem findvel.Com isso promover um olhar multidisciplinar sobre as atividades a serem desenvolvidas durante O ano letivo enfatizando, nas mais diversas situaes que surgirem ao longo do processo, as diferentes formas de leitura obre o tema gua nas reas do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECFICOS

1.Interpretar e observar ambientes modificados pelo homem e os prejuzos causados ao mesmo;


2.Produzir textos narrativos descritivos , dissertativos e poticos , sobre o

tema relacionando-os com as observaes feitas ; 3. Ler textos em revistas , jornais e mdia observando as mensagens da linguagem verbal e no-verbal; 4.Comparar situaes de gua contaminada e no contaminada com argumentos favorveis a contaminao ; 5. Situar obras literrias no contexto da seca,, no nordeste, dando enfoque as consequncias geradas pela falta de gua .(O quinze , Vidas Secas ). 6. Produzir SLOGANS ordenando comportamentos que digam respeito valorizao da gua ; 7.Interpretar letras de msicas fazendo paralelos comparativos e reproduzir em forma de gravuras e textos;. 8. Valorizar os rios como espao de lazer e sade para o homem , preservando-os atravs de cuidados especficos.

9.Reconhecer-se como cidado responsvel pela preservao hdrica e do uso consciente das guas do planeta; 10.Identificar as causas e consequncias humanas , ambientais e sociais da poluio das guas bem como buscar conhecimentos sobre as necessidades humanas e de cunho econmico relacionadas ao uso da gua ; 11.Assumir posio crtica frente aos problemas e discutir a questo geopoltica que a gua representa situando o Brasil neste contexto . 12.Compreender que a prtica de hbitos de higiene corporal e a rejeio ao consumo de gua no potvel so atitudes importantes como medidas profilticas relacionadas s verminoses .

METODOLOGIA

Sabendo-se que a metodologia de projetos a forma mais indicada para desenvolver os princpios da interdisciplinaridade consideram-se os contextos quase sempre multidisciplinares . Sendo os contedos de uma determinada rea ou disciplina parte de um contexto ento quase sempre inevitvel a presena das vrias reas do conhecimento . Pois o contedo de uma disciplina , no contexto de um lugar especfico , com certeza se deparar com questes de outras reas levando a possibilidade de trabalhar de forma interdisciplinar . Esta acontecer naturalmente se houver sensibilidade na sistematizao do trabalho didtico onde os

docentes devero se permitir e permitirem a interveno de outras disciplinas com a realidade e fatos com os quais esto trabalhando.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Observar e interpretar ambientes em que o homem causou prejuzos pela forma como destruiu o meio ambiente . Produzir textos narrativos descritivos , dissertativos e poticos . Ler textos em revistas , jornais , internet e outras mdias observando gravuras a fim de comparar as temticas diferentes . Comparar situaes de gua contaminada e no-contaminada elaborando ,a partir das informaes coletadas ,produes textuais de qualquer gnero . Situar obras literrias no contexto da seca analisando as questes sociais geradas pela mesma . Produzir SLOGANS ordenando comportamentos que dizem respeito valorizao da gua . Aps interpreta, qualidades aes de textos fazer estudos sempre que possvel , nos prprios textos dos alunos dando nfase caractersticas, qualidades ,,estado, aes ,nomes , determinantes , conetivos , e outros bem como a relao entre palavras e expresses enfatizando o significado das mesmas com relao ao contexto em que o assunto est inserido . Estudos sobre a Regio Nordeste dando destaque : ao serto nordestino ,aos rios da regio nordeste ( tipos e aproveitamento); Rio So Francisco ( percurso importncia esse o perodo colonial , usinas , a questo da transposio e seu aproveitamento hoje ).

Questionamentos sobre as guas locais : Como usamos e cuidamos s guas na comunidade ? Como esto nossos rios e crregos ? De onde vem a gua que consumimos ? Trabalhos com mapas : localizao de reas e rios .Pesquisa comparando a rea litornea com o serto nordestino. Documentrio sobre o Rio So Francisco . Elaborao de um painel conclusivo mostrando aspectos positivos e negativos da Regio Nordeste . Participar de palestras ( CORSAN ) sobre controle do consumo da gua e sua importncia para a vida no planeta. Trabalhar a problemtica da gua com base em letras de msica ( gua para os bisnetos Terceira Dimenso ),bem como fazer um paralelo comparativo entre o texto gua para os bisnetos x Alm do horizonte . Aps a anlise comparativa produzir textos de qualquer gnero , sempre dando nfase ao tema gua . Entender as propriedades da gua bem como compreender que a interferncia inconsciente do homem causa desequilbrio ecolgico causando graves prejuzos aos rios e mananciais existentes na natureza . Relacionar doenas transmitidas pela contaminao da gua ( na maioria das vezes feita pelo prprio homem). Apresentar inicialmente uma viso geral dos filos Platelmintos e nematelmintos atravs de textos explicativos e atividades de pesquisas estimulando com isso o interesse dos alunos . Estabelecer relao entre as verminoses e gua no-potvel. Compreenso de textos envolvendo ideias e conceitos bsicos . Atividades em grupos : Pesquisas e entrevistas com mdicos enfermeiras , laboratrio de anlises sobre verminoses em nosso municpio , Nova Palma .

O AVALIAO

A avaliao ser feita pelos professores das reas do conhecimento observando o interesse e desempenho dos alunos nas atividades propostas ao longo do ano. Ao encontrarem-se, sempre que possvel trocaro sugestes sobre os objetivos e atividades propostas no projeto .. Aps cada etapa de aplicao das atividades percebeu-se que a aceitao do tema GUA pelos alunos foi muito boa pois os mesmos se

integraram s atividades propostas empenhando-se em desenvolver as mesmas . Tambm os professores avaliaram em reunies os trabalhos tendo constatado que o tema trabalhado foi ao encontro dos interesses dos educandos tendo portanto , uma participao consciente dos mesmos.

You might also like