You are on page 1of 19

GUIA RPIDO DE INSTALAO E UTILIZAO DO ALVENACAD

1- INSTALAO NO AUTOCAD, VERSES 2007, 2008 E 2009.


1 Instale o AlvenaCad atravs do arquivo de instalao SETUP-ALVENACAD.EXE seguindo as instrues do programa de instalao. Procure, se possvel, instalar o programa na pasta C:\ALVENACAD. 2 Abra o AutoCAD e no siga para o menu TOOLS > OPTIONS... 3 Na paleta FILES clique no sinal + ao lado de SUPPORT FILE SEARCH PATH e depois no boto ADD... conforme a figura abaixo

4 Depois clique no boto BROWSE... e selecione a pasta em que voc instalou o ALVENACAD. No nosso caso C:\ALVENACAD, conforme figura abaixo.

5 Voc dever obter um resultado igual ao da prxima figura, bastando clicar em APPLY e depois no boto OK para finalizar esta parte da configurao.

6 Para concluir, devemos instalar o menu do programa no AutoCAD, atravs do comando no menu TOOLS > CUSTOMIZE > INTERFACE... (comando CUI)

7 Na caixa de dilogo CUSTOMIZE USER INTERFACE clique no boto indicado na figura abaixo (Boto Load partial customization file menu do AlvenaCAD. ) para carregar um arquivo de

8 Na caixa de importao defina o tipo de arquivo como Menu Files (*.MNU) e selecione o arquivo ALVENACAD.MNU na pasta em que voc instalou o ALVENACAD. No nosso caso C:\ALVENACAD, conforme figura abaixo.

9 O AutoCAD criar automticamente o arquivo ALVENACAD.CUI conforme demonstrado na figura abaixo. Depois basta clicar no boto APPLY e em seguida no boto OK para finalizar.

Neste momento, voc deve reiniciar o AutoCAD para que o programa possa ser carregado atravs do primeiro comando do menu ALVENACAD > INICIAR ALVENACAD - AE.

2 - INSTALAO NO AUTOCAD R14


1 Instale o AlvenaCad atravs do arquivo de instalao SETUP-ALVENACAD.EXE seguindo as instrues do programa de instalao. Procure, se possvel, instalar o programa na pasta C:\ALVENACAD. 2 Abra o AutoCAD R14 e no siga para o menu TOOLS > PREFERENCES... 3 Na paleta FILES clique no sinal + ao lado de SUPPORT FILE SEARCH PATH e depois no boto ADD... conforme a figura abaixo

4 Depois clique no boto BROWSE... e selecione a pasta em que voc instalou o ALVENACAD. No nosso caso C:\ALVENACAD, conforme figura abaixo.

5 Voc dever obter um resultado igual ao da prxima figura, bastando clicar em APPLY e depois no boto OK para finalizar esta parte da configurao.

6 Para concluir, devemos instalar o menu do programa no AutoCAD, atravs do comando no menu TOOLS > CUSTOMIZE MENUS...

7 Aps acessar o comando clique em BROWSE... na caixa de dilogo MENU CUSTOMIZATON conforme indicado na figura.

8 Na pasta em que o programa foi instalado selecione o arquivo ALVENACAD.MNU procedendo conforme indicado na figura abaixo, clicando depois no boto ABRIR.

9 Clique no boto LOAD conforme figura abaixo.

10 Clique SIM para a mensagem que aparece na sequncia.

11 Clique em ALVENACAD na deve aparecer na lista MENU GROUPS.

12 Clique na paleta MENU BAR e depois na palavra HELP conforme indicado na figura abaixo

13 Clique finalmente no boto INSERT >> para incluir o menu no AutoCad

14 Clique em CLOSE e veja seu menu est instalado conforme a figura abaixo

Neste momento, voc deve reiniciar o AutoCAD para que o programa possa ser carregado atravs do primeiro comando do menu ALVENACAD > INICIAR ALVENACAD - AE.

3 - UTILIZANDO O ALVENACAD
O AlvenaCAD composto por um programa independente que voc pode utilizar sem o uso do AutoCAD para o desenho da paginao e por um aplicativo desenvolvido em AutoLisp para auxiliar o desenho de modulao e quantificao dos blocos dentro do AutoCAD. Inicialmente voc deve criar as paginaes das paredes atravs do programa externo.

3.1 CRIANDO UMA PAGINAO


1 - Clique no boto nova parede

2 Defina a modulao em planta e elevao do bloco, onde: DX o comprimento do mdulo em planta do bloco, geralmente M15 e M20, menos a junta de assentamento, geralmente de 1 cm; DY a largura do bloco ou, dizendo de outra forma, a espessura da parede; DZ a altura do mdulo menos a junta de assentamento.

Recomenda-se juntas no superiores a 1 cm, pois juntas muito espessas tendem a diminuir a resistncia da parede.

3 - Clique no boto OK e defina o nmero de mdulos e fiadas, onde L o comprimento e H a altura da parede. importante que a espessura das paredes de amarrao sejam includas no comprimento L. Definas as dimenses da parede basta clicar no boto CONFIRMAR.

4 Para desenhar os blocos, basta clicar com o mouse sobre a grade no ponto desejado e selecionar por meio dos botes ou respectivas teclas de atalho o bloco a ser desenhado onde: B1 (Tecla F1) Bloco de 1 mdulo ou meio bloco; B2 (Tecla F2) - Bloco de 2 mdulos ou bloco inteiro; B3 (Tecla F3) - Bloco de 3 mdulos ou bloco de amarrao; C1 (Tecla F4) - Bloco canaleta de 1 mdulos ou meia canaleta; C2 (Tecla F5) - Bloco canaleta de 2 mdulos ou canaleta inteira; C3 (Tecla F6) - Bloco canaleta de 3 mdulos; B0 (Tecla F7) - Bloco vazio que representa o bloco da parede de amarrao;

5 Neste caso desenhamos as duas primeiras fiadas para depois copi-las atravs do boto de igualdade. As teclas do teclado numrico alteram a posio do marcador na grade, assim como, as telas (+) e (-) alteram o nmero da fiada que est sendo copiada. A tecla do sinal de igualdade tem o mesmo efeito que o boto.

6 Aps copiar as fiadas at a posio 13, reservamos a ltima fiada para insero das canaletas. Neste caso a insero das canaletas foi realizada por meio da tecla F5 (canaleta de 2 mdulo ou inteira).

7 Salve a paginao em um arquivo atravs do boto boto sempre que efetuar uma alterao na paginao.

. Clique neste

8 Clique no boto para exportar a paginao para o formato de arquivo DXF para futura insero no AutoCAD. Aparecer a janela de exportao com o desenho da paginao e as opes de configurao do DXF.

Selecione a unidade de trabalho, digite o nome da parede e clique no boto GERAR DXF. Depois clique em VOLTAR.

3.2 IMPORTANDO A PAREDE NO AUTOCAD E GERANDO A LISTA DE BLOCOS


1 No AutoCAD digite o comando INSERT e insira os arquivos DXF criados no mdulo externo do AlvenaCAD. Voc deve deixar ligada a opo EXPLODE ou explodir a parede aps a insero.

O resultado deve ser parecido com o da figura abaixo:

2 No menu ALVENACAD > INICIAR ALVENACAD AE ou simplesmente digitando o comando AE, voc inicia o mdulo Lisp do AlvenaCAD.

Ao iniciar o AlvenaCAD so criados automticamente os LAYERS utilizados pelo programa que voc pode livremente alterar cor e tipo de linha. S no se deve alterar o nome, pois isto implica em erros na quantificao dos blocos, eletrodutos e caixas de derivao de eltrica inseridos na paginao.

3 - Clicando no boto voc acessa o comando ir gerar a lista de blocos das paredes selecionadas por meio de uma janela dentro do AutoCAD. Siga as instrues na linha de comando definindo os dois pontos da janela de seleo (incluindo uma ou mais paredes) e depois defina o pondo de insero do quadro.

You might also like