You are on page 1of 1

Lei n 1.579, de 18 de maro de 1952 Dispe sobre as Comisses Parlamentares de Inqurito.

c Publicada no DOU de 21-3-1952.

Art. 1 As Comisses Parlamentares de Inqurito, criadas na forma do artigo 53 da Constituio Federal, tero ampla ao nas pesquisas destinadas a apurar os fatos determinados que deram origem sua formao.
c Refere-se CF/1946. Art. 53, 3 , da CF vigente.

Pargrafo nico. A criao de Comisso Parlamentar de Inqurito depender de deliberao plenria, se no for determinada pelo tero da totalidade dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado. Art. 2 No exerccio de suas atribuies, podero as Comisses Parlamentares de Inqurito determinar as diligncias que reputarem necessrias e requerer a convocao de ministros de Estado, tomar o depoimento de quaisquer autoridades federais, estaduais ou municipais, ouvir os indiciados, inquirir testemunhas sob compromisso, requisitar de reparties pblicas e autrquicas informaes e documentos, e transportar-se aos lugares onde se fizer mister a sua presena. Art. 3 Indiciados e testemunhas sero intimados de acordo com as prescries estabelecidas na legislao penal. 1 Em caso de no comparecimento da testemunha sem motivo justificado, a sua intimao ser solicitada ao juiz criminal da localidade em que resida ou se encontre, na forma do artigo 218 do Cdigo de Processo Penal.
c Pargrafo nico transformado em 1 pela Lei n 10.679, de 23-5-2003.

2 O depoente poder fazer-se acompanhar de advogado, ainda que em reunio secreta.


c 2 acrescido pela Lei n 10.679, de 23-5-2003.

Art. 4 Constitui crime: I impedir, ou tentar impedir, mediante violncia, ameaa ou assuadas, o regular funcionamento de Comisso Parlamentar de Inqurito, ou o livre exerccio das atribuies de qualquer dos seus membros: Pena a do artigo 329 do Cdigo Penal. II fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, tradutor ou intrprete, perante a Comisso Parlamentar de Inqurito: Pena a do artigo 342 do Cdigo Penal. Art. 5 As Comisses Parlamentares de Inqurito apresentaro relatrio de seus trabalhos respectiva Cmara, concluindo por projeto de resoluo. 1 Se forem diversos os fatos objeto de inqurito, a comisso dir, em separado, sobre cada um, podendo faz-lo antes mesmo de finda a investigao dos demais. 2 A incumbncia da Comisso Parlamentar de inqurito termina com a sesso legislativa em que tiver sido outorgada salvo deliberao da respectiva Cmara, prorrogando-a dentro da legislatura em curso. Art. 6 O processo e a instruo dos inquritos obedecero ao que prescreve esta Lei, no que lhes for aplicvel, s normas do processo penal. Art. 7 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 18 de maro de 1952; 131 da Independncia e 64 da Repblica. Getlio Vargas

You might also like