You are on page 1of 4

DERTAMENTO.............: DISCIPLINA.. ................ : CURSO ........................ : NMERO DE CRDITOS ... : PROFESSORES ..............

INTERDEPARTAMENTAL ORIENTAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO (OTCC) CEAG 1 Jos Ernesto Lima Gonalves (ADM) / Jos Luiz Carlos Kugler (IMQ) / Luis Alberto Piemonte (POI) / Marcelo Coutinho (ADM) / Marcelo Prado (MCD) / Martha Savastano (MCD) 2/2013 PROGRAMA

SEMESTRE/ANO............. :

OBJETIVOS DA DISCIPLINA A disciplina visa desenvolver as habilidades do aluno em relao seleo e aprofundamento do conhecimento em um tpico de livre escolha do aluno, relacionado a uma rea especfica da Administrao de Empresas. O aluno dever ser capaz de: Esboar o plano de trabalho relacionado ao desenvovimento do estudo proposto; Conduzir um estudo de campo junto a uma organizao real; Colher e analisar as evidncias observadas; e Relatar a sua anlise de forma coerente e fundamentada. Sob o ponto de vista das empresas, a disciplina aborda como os problemas organizacionais e gerenciais podem ser analisados luz da literatura de gesto de negcios. Sob o ponto de vista individual, a disciplina: Incentiva o aluno a consolidar e integrar os conhecimentos adquiridos nas vrias disciplinas do curso; Provoca reflexo sobre a aplicao dos conceitos, tcnicas e metodologias da Administrao em uma situao real; e Exige a elaborao de um relatrio completo, objetivo e bem redigido, em forma de Relatrio de Pesquisa.

METODOLOGIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM A abordagem metodolgica exige a efetiva participao do aluno e pressupe que o mesmo realizar atividades extraclasse com dedicao regular. Durante as aulas o professor dar orientaes sobre a abordagem metodolgica do TCC e atuar como mentor e gestor de projetos. Caber a cada aluno elaborar o seu trabalho de forma autonma e individual competncias: e desenvolver as seguintes

1. O aluno dever ser capaz de selecionar e identificar, dentro dos vrios campos da Administrao, um tpico no qual tenha interesse e motivao para aprofundar o seu conhecimento, atravs da elaborao do TCC - Trabalho de Concluso de Curso. 2. O aluno dever ser capaz de conduzir uma pesquisa bibliogrfica que o leve a refinar e concentrar os esforos no sentido de entender melhor o tpico selecionado. 3. O aluno dever ser capaz de definir os objetivos e a pergunta central do TCC. Baseado nesta pergunta central, dever ser capaz de esboar uma estratgia vivel e realista para coleta e anlise de dados pertinentes ao tpico de interesse. 4. O aluno dever investigar o seu tpico de interesse junto a, no mnimo, uma organizao viva (ou seja, no fictcia). O aluno dever ter contato pessoal com, no mnimo, um representante da organizao analisada. 5. O aluno dever ser capaz de esboar um plano de trabalho para desenvolver a pesquisa de campo e elaborar o relatrio pertinente dentro do prazo estabelecido para a elaborao do TCC.

6. O aluno dever ser capaz de analisar os dados obtidos e tirar suas prprias concluses, bem como avaliar o teor de tais concluses em relao literatura de gesto e negcios. 7. O aluno dever ser capaz de elaborar o relatrio do TCC de forma a atender de forma satisfatria aos quesitos de redao, formatao, legibilidade, relevncia do tpico escolhido, abordagem metodolgica, anlise de evidncias, robustez das concluses e lgica de argumentao. 8. O aluno dever demonstrar comportamento tico durante o desenvolvimento do TCC - sem plgio e sem reciclagem de trabalhos prvios. ALINHAMENTO AO PROGRAMA DE GARANTIAS DE APRENDIZAGEM (AoL)
Objetivo de Aprendizagem Especfico OAE 2.1 O egresso do CEAG combinar conhecimentos multidisciplinares que o permitam resolver problemas nas organizaes. OAE 2.3 O egresso do CEAG ser capaz de trocar experincias e transmitir seus conhecimentos aos seus colegas de trabalho. OAE 4.1 O egresso do CEAG ser capaz de aplicar os conceitos adequados e utilizar as ferramentas necessrias de Administrao para a produo de resultados e o aprimoramento constante de seu processo de tomada de deciso. OAE 4.2 O egresso do CEAG ser capaz de sintetizar informaes de modo a propor solues no contexto organizacional. Aquisio Aquisio Reforo Alinhamento Reforo Avaliao A elaborao do Relatrio do TCC demanda a integrao de conhecimentos; a consolidao de conceitos; o entendimento do problema abordado e o desenvolvimento de argumentos baseados na situao analisada. A elaborao do Relatrio do TCC demanda a habilidade de comunicao escrita e oral e a interpretao de conceitos e dados (tabelas, grficos e quadros apropriados ao contexto, descrio do tpico abordado). A elaborao do Relatrio do TCC demanda a integrao de conhecimentos e a habilidade de comunicao escrita e oral e a interpretao de conceitos e dados (tabelas, grficos e quadros apropriados ao contexto, descrio do tpico abordado). A elaborao do Relatrio do TCC demanda a integrao de conhecimentos e a habilidade de comunicao escrita e oral e a interpretao de conceitos e dados (tabelas, grficos e quadros apropriados ao contexto, descrio do tpico abordado, contexto do problema abordado). A elaborao do Relatrio do TCC demanda a integrao de conhecimentos; a consolidao de conceitos; o entendimento do tpico abordado e o desenvolvimento de argumentos baseados na situao analisada. A elaborao do Relatrio do TCC demanda a habilidade de comunicao escrita e a interpretao de conceitos e dados (grficos e quadros apropriados ao contexto, tabelas, descrio do problema abordado). A elaborao do Relatrio do TCC demanda a integrao de conhecimentos e a habilidade de comunicao escrita e oral; o entendimento do problema abordado; e o desenvolvimento de argumentos baseados na situao analisada.

OAE 4.3 O egresso do CEAG saber identificar, coordenar e gerenciar as diversas habilidades necessrias para a resoluo de problemas no mundo organizacional. OAE 6.1 O egresso do CEAG ser capaz de produzir documentos profissionais de qualidade.

Reforo

Aquisio

OAE 6.3 O aluno egresso do CEAG dever demonstrar habilidade de comunicao interpessoal e ser capaz de dialogar com os diversos pblicos em uma organizao.

Reforo

CONTEDO RESUMIDO Em termos de contedo o trabalho a ser produzido abranger: 1. 2. 3. 4. Definio do objeto de estudo a ser trabalhado no TCC. Elaborao e apresentao de um Plano de Trabalho para a produo do TCC. Elaborao da estrutura do Trabalho de Concluso de Curso. Elaborao dos Captulos do TCC, de acordo com as normas e diretrizes adotadas na disciplina.

BIBLIOGRAFIA Leitura obrigatria TACHIZAWA, Takeshi; MENDES, Gildsio. Como fazer Monografia na Prtica. 11 edio, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008 Leitura complementar CASTRO, Cludio de Moura. A Prtica da Pesquisa. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. CURADO, I. B. Diretrizes para Citaes e Referncias. 4a. ed. So Paulo: FGV-SP, 2007. Disponivel em: http://virtualbib.fgv.br/site/sites/default/files/Referncias_edio%204_2007-sem%20capa.pdf Acesso em: 02/02/2011. HAIR, Joseph et al.. Fundamentos de mtodos de pesquisa em administrao. Porto Alegre: Bookman, 2005. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 2010. Vargas, EAESPCIA, Srie Textos Didticos. 2012 (apostila publicada, disponvel na Livraria). CRITRIOS DE AVALIAO O TCC ser availado em relao aos quesitos de redao, formatao, legibilidade, relevncia e aplicabilidade do tpico escolhido, abordagem metodolgica, anlise de evidncias, robustez das concluses e lgica de argumentao. Caber ao professor a aprovao ou no aprovao do TCC submetido pelo aluno. O professor dar feedback ao aluno em relao s entrega parciais efetuadas, mas o principal fator determinante ser a qualidade do trabalho final apresentado pelo aluno. Sero considerados apenas os trabalhos entregues dentro do prazo estipulado, em formato impresso, encadernado em espiral e em plena conformidade com as diretrizes de publicao. Os relatrios a serem gerados e respectivas pontuaes so os seguintes: Entrega 1 - Plano de Trabalho ............................................................................... Entrega 2 Plano de Trabalho revisado e pesquisa bibliogrfica ......................... Entrega 3 - Estrutura do Trabalho de Concluso de Curso (verso 1.0) ............. Entrega 4 - Trabalho de Concluso de Curso (verso final) ................................ (10%) (20%) (20%) (50%)

PROGRAMAO AULA-A-AULA A programao aula-a-aula ser explicada pelo professor no primeiro dia de aula e divulgada no e-class. Eventuais alteraes na programao sero comunicadas aos alunos via e-class. A programao abranger as seguintes atividades, que podem ser modificadas de acordo com o progresso da turma: Aula 1 Apresentao dos objetivos e abordagem da disciplina. Aula 2 Discusso sobre o processo de escolha e refinamento do tpico de estudo. Aula 3 Entrega 1 - Plano de Trabalho. Discusso da abordagem da pesquisa. Aula 4 Feedback do professor em relao ao Plano de Trabalho. Reality Check anlise dos fatores de sucesso e de risco do projeto. Aula 5 Entrega 2 - Plano de Trabalho revisado pelo aluno, conforme as recomendaes do professor. Entrega da pesquisa bibliogrfica adequada ao tpico e abordagem de pesquisa. Discusso da abordagem da pesquisa, em especial dos instrumentos de coleta e anlise. Aula 6 Desenvolvimento do estudo. Coleta e anlise de dados. Aula 7 Entrega 3 - Estrutura do TCC (relatrio TCC verso 1.0). Aula 8 Anlise do professor e feedback em relao ao TCC verso 1.0. Aula 9 Entrega 4 - TCC em verso final.

You might also like