You are on page 1of 22

ESTUDO DE TEXTO: Interao e mediao da leitura literria para a infncia

Flvia Brocchetto Ramos Neiva Senaide Petry Panozzo Desde seu aparecimento a escola esteve encarregada da transmisso da tradio literria. Os sumrios j dispunham de uma instituio qual competia a reproduo de obras consideradas cannicas, requerendo profissionais habilitados para essa funo (professores/sacerdotes). Foram eles, os primeiros a utilizar escrita. (p.13) Decorreu de uma necessidade prtica, um registro independente e confivel, de propriedades, por exemplo. J os textos cannicos asseguravam as tradies e costumes religiosos. Em ambos os casos, o estabelecimento de arquivos com os quais lidavam professores e alunos, mas o material gravado neles tinha outra natureza e significado. A escola , quando secularizada pelos gregos a partir do sc. V a. C, constitui-se desde ento como um espao preferencial para a difuso de obras poticas, assumindo igualmente a funo de propiciar a seus usurios o domnio da escrita, seja como leitores, seja como produtores habilitados elaborao de textos. (p.14) As transformaes por que passou a sociedade contempornea nas ltimas dcadas do sculo XX, em decorrncia da industrializao, da difuso da cultura de massa e da globalizao, provocaram mudanas no funcionamento das escolas, rejeitando-se o posicionamento e adoo de prticas tradicionais. Assim a escola passa de um espao de aprendizagem, mas tambm de desenvolvimento de potencialidades dos indivduos que a frequentam. (p.15) A leitura literria pressupe a valorizao de uma modalidade de leitura como um domnio especfico que a diferencia dos outros tipos de apreenso de textos transmitidos pela escrita. J a mediao aponta para a ao de um interlocutor convocando introduo de seus alunos ao conhecimento e apropriao do universo ficcional proporcionado por textos de natureza artstica. (p.16)

Desenhando o cenrio... O ato de ler est associado ao entendimento da palavra, mas tambm ao da visualidade, abrangendo diferentes imagens e mesmo a diagramao. As narrativas se constroem por meio de aspectos como o tempo, o espao, a configurao das personagens. No momento em que se l, interage-se com a totalidade do texto, participando ativamente de sua organizao. A leitura infantil enquanto fenmeno construdo pelo leitor surge a partir da interao entre ilustrao e palavra. Foi analisando esses dados de como o modo verbal e o visual se relacionam nas narrativas e depois, como as crianas processam as linguagens presentes nessas obras e a decorrente construo de sentido. (p.20) A partir dos estudos realizados na investigao, esse livro foi organizado. Deslocou-se o foco para as relaes entre visualidade e a palavra na produo literria brasileira, mais especificadamente nas narrativas infantis de ngela Lago e Roger Mello, encontrando um conceito de literatura infantil como objeto hbrido que desafia o leitor contemporneo. (p.21)

I Palavra e ilustrao amizade antiga As linguagens verbal e visual esto presentes na literatura desde suas remotas origem. Ex: Romance de Melusina (1400 -1420) (p. 23) Nessa narrativa percebe-se a concepo da poca sobre o gnero feminino, um ser maligno, sedutor, mas detentor da capacidade de gerar herdeiros e de contribuir para a ampliao do matrimnio. Conforme arquivos on-line da Biblioteca Nacional da Frana, no sc. XVII, o conto de fadas, como modalidade de narrativa curta, transforma-se em gnero literrio infantil, adaptado da tradio oral por Perrault, sendo sua obra tambm tem a capa ilustrada. (p.24) A ilustrao presente no texto verbal, destinado ou no criana, uma tendncia antiga. (p.25) No Brasil, a ilustrao tambm acompanhava a palavra e tinha a finalidade de estar junto, mas no tinha papel expressivo. At 1920, a literatura infantil brasileira

compunha-se basicamente, de tradues de contos de fadas europeus, como Contos da carochinha. A produo literria brasileira destinada infncia inicia-se com Monteiro Lobato que em 1920 edita A menina do narizinho arrebitado, sendo a primeira com elementos da cultura local. (p.26) Na dcada de 1970, com o boom da literatura infantil brasileira, os processos composicionais dos livros foram readequados ao visual que se impunha. Atualmente, no mais possvel se pensar em literatura infantil apenas pelo vis da palavra. Embora um ilustrador tenha seu estilo prprio, os processos de produo de imagens so marcados por liberdade de criao e, muitas vezes os resultados surpreendem e inovam de tal modo que, de uma obra para a outra, surge grande variedades de formas de representao. (p.27) Nesse aspecto pode-se exemplificar pelas vrias representaes de habitaes feitas por Ricardo de Azevedo em Armazm do Folclore trazendo tona a diversidade cultural brasileira. Outro dado da identidade nacional refere-se literatura de cordel do nordeste do Brasil, fazendo parte desse material a xilogravura, simplificando formas e planos omitindo a ideia de profundidade. (p.28) Outro modo de ilustrar est presente no trao de Rui de Oliveira, um dos expoentes da ilustrao no pas (p.29) Sendo relevantes aspectos como o tratamento harmonioso e os detalhes da figura humana que primam pela qualidade plstica de sua construo, sem usar esteretipos. (p.30) A explorao da figura humana e do cenrio intensifica-se em outras obras do ilustrador. Como na adaptao do conto de Joo e Maria por Luciana Sandroni, onde ambientou o conflito dos personagens em uma casa contempornea, bem como da fisionomia das figuras paternas, para a atualizao do enredo. (p.31) Muitas vezes o texto verbal no informa sobre o perodo do ano em que um conflito se inicia, mas a ilustrao permite contatar de qual poca se trata, acrescenta tambm olhares aos personagens. (p.32) Os traos fisionmicos falam nas ilustraes de Rui de Oliveira. (p.33)

Tais imagens contribuem para a formao de um repertrio visual de qualidade da criana leitora. Peculiaridades da ilustrao Na infncia as narrativas chegam s crianas por vrios caminhos e um deles a voz de um adulto, que pode ser um contador de histrias. Ceclia Meireles (1979, p.66) afirma que a literatura tradicional, entendida aqui como a popular, a primeira a instalar-se na memria da criana. Essa oralidade representa para a criana um primeiro livro, antes mesmo da alfabetizao, e, para grupos sociais iletrados, pode at ser o nico texto conhecido. (p.34) Para os mais jovens possvel que essa figura tenha sido substituda por narrativas sonorizadas. Outrora, o livro infantil, era formado de muitas pginas escritas e algumas ilustraes. Como na primeira edio para a infncia que temos notcia na cultura ocidental Contos da carochinha de 1697. O fim do sculo XX e o incio do XXI so marcados pelo desenvolvimento da qualidade grfica dos livros para as crianas, ainda quer lels existam desde o sculo XV. A presena de imagens acompanhando os textos escritos, a princpio, tinha a finalidade de enfeitar, ilustrar, informar para educar ou criar e propiciar prazer esttico. (p.35) Hoje a ilustrao mais do que um adorno para a palavra. Talvez, desempenhe em parte o papel do contador. A criao do livro de literatura infantil envolve um produtor de texto verbal (escritor) e outro das imagens (ilustrador). (p.36) Organiza o texto elementos heterogneos, cuja natureza expressiva verbogrfico-plstica e articulam os significados manifestos na obra de literatura infantil. Apesar de aparentemente ancorado na escrita, os efeitos so constitudos e construdos pela estratgia e juno entre diferentes unidades de linguagem. O livro de literatura infantil caracteriza-se, na perspectiva de significao, como um texto hbrido. A ilustrao aparece, portanto, como um modo de acesso mais imediato, auxiliando o leitor a interagir com a palavra. (p. 37)

O leitor atualiza os elementos textuais com o jogo de associaes, enquanto relaciona aquilo que v/l s suas experincias para interagir e estabelecer relaes de sentido. E cada nova apropriao, ampliam-se as relaes. (p.38)

A partir dos relatos de leitores iniciantes sobre suas impresses e avaliao de imagens, destacamos que h uma relao entre as operaes concretas e a leitura realizada. (p.39) A leitura esttica da imagem de arte transposta para a ilustrao apresenta conhecimentos que so teis para a mediao da leitura, para promover o dilogo e o questionamento, expandindo as possibilidades de leitura e propiciam maior compreenso do universo visual por parte dos alunos. (p.40) Olhando mais de perto Entendemos texto como uma unidade mnima de sentido, no qual a ilustrao no apenas um complemento. A ilustrao pertence ao sistema visual, linguagem, e como tal, implica em comunicao. todo e qualquer recurso de produo de imagem. Um texto, ao se constituir por elementos de sistemas diversos, cria condies para um dilogo interno e tambm externo, de intercmbio com outras linguagens e de intertextualidade. Formas, gestos, sinais, smbolos, palavras renem-se e misturam-se para gerar ideias, conceitos, significados. (p. 41) Cada modo de ilustrar a tcnica, o material e o suporte, aliados a um texto verbal constri determinado sentido, como revela Camargo (1998), em seu estudo de diferentes edies do livro Ou isto ou aquilo de Ceclia Meireles. Ao abrir o livro ilustrado por Berman, constata-se um descompasso entre as linguagens, pois a ilustrao no consegue recriar a leveza e a brincadeira sugerida pela palavra, o que no ocorre na edio mais recente ilustrada por Linhares. Assim a interao da criana com cada uma dessas obras distinta. (p. 42 e 43) De acordo com Camargo (1995) so vrias as funes da imagem: descrever, narrar, simbolizar, brincar, persuadir, normatizar e pontuar pela linguagem plstica. (p.43)

Passeando por alguns livros O modo como os desenhos so feitos prev a identificao com o leitor infantil, onde h traos simplificados e no a fixidez nos detalhes, mas no conjunto da cena e, que de alguma forma antecipam informaes que s sero confirmadas no decorrer da narrativa, como no livro Feliz Natal, Ninoca! de Lucy Cousins (2000). (p. 44)

No decorrer da histria, Ninoca vai colocar uma estrela na rvore, pela ilustrao sugere-se que ela utilizou uma cadeira, aproximando a personagem do leitor mirim. Nesse caso, a ilustrao alm de auxiliar na construo do sentido, um elemento ldico de interao fsica. (p.45) Em A casa sonolenta a ilustrao vai se alterando significativamente em relao ao cenrio inicial, o texto verbal anuncia que certa personagem vai se deitar, e a imagem antecipa que ser a prxima a realizar a mesma ao. O leitor pode acompanhar as mudanas de dimenso das personagens e do cenrio. Tanto, tanto! uma obra que inova por mostrar uma famlia negra, dado no mencionado na linguagem verbal e h uma alternncia entre as cenas que compem a espera, cujo clima esttico criado pela cor spia e cenas de situaes dinmicas, que so multicoloridas. (p.46) A estrutura lingustica desses dois livros pauta-se na repetio da palavra. Em Se a lua pudesse falar, o figurativo e o verbal vo tecendo a narrativa. A ilustrao ajuda o leitor na percepo da dicotomia entre espaos interno e externo por meio da alternncia entre o quarto da criana e os arredores da casa que ampliado gradualmente. (p. 47) Outro lado que a representao figurativa do sonho formada por elementos do quarto e do livro lido pelo pai em um ambiente externo. Apenas quando a criana dorme se fundem todos esses elementos, ento a lua entra no quarto e contaria da criana que dorme a sono solto em sua cama fofinha, sussurrando: boa noite. (p.48) Em relao construo do espao ficcional h um rompimento na narrativa, criando-se um jogo figurativo entre imagens que mostram o que contado e o que imaginado.

Bases para a leitura de narrativas Um texto pode se manifestar como um objeto interativo e significativo, em diferentes linguagens ou, em decorrncia de sua organizao interna e de seu contexto, numa combinao delas. So chaves para sua significao as diferentes possibilidades de manifestao textual (universos organizados por elementos articulados). (p. 49)

Os componentes da estrutura narrativa esto presentes em textos verbais, verbovisuais e nos exclusivamente organizados pela visualidade, pois essas so de natureza imagtica e avanam no terreno da literatura literria. Entende-se narrativa como uma forma de expresso e de comunicao que a muito acompanha o ser humano. A narratividade de um texto situa-se na transformao entre dois estados sucessivos diferentes [...] quando se tem um estado inicial, uma transformao e um estado final (FIORIN, 2004, p. 21). O narrador organiza as aes em um tempo e em um espao, podendo ocupar diferentes posies, adotar perspectivas diversas e tambm indicar suas atitudes e modalizar seu relato (ADAM; LORDA; 1999). Assim podemos dizer que o romance se baseia, antes de mais nada, num certo tipo de relao entre o ser vivo e o ser fictcio, manifestada atravs da personagem, que a concretizao deste. (p.50) H afinidades e diferenas essenciais entre o ser vivo e os entes de fico, e que essas diferenas so to importantes quanto as afinidades para criar o sentimento de verdade, que a verossimilhana (CANDIDO, 1998, p.55) As personagens esto alocadas em espaos que podem se assemelhar com a realidade, estabelecendo uma fronteira entre elas e o imaginrio. O espao de fico constitui o cenrio na qual as personagens vivem e d forma a sua existncia. O tempo um aspecto fundamental da narrativa, no caso da literatura infantil predominantemente o passado e o tempo do discurso. Na atualidade, os textos narrativos chegam ao leitor por vrios caminhos e com finalidades diversas. Graa Paulino (2003, p.48) sintetiza algumas instncias constituintes das significaes das narrativas: suporte; proposta; estrutura; apropriao; construo sensorial; linguagem. Tais aspectos interferem na produo de significaes, interessando-nos a proposta ficcional, de natureza verbal e plstica. (p. 51) Pela linguagem as pessoas contam suas experincias e refletem sobre o acontecido, sendo armazenadas na memria que atualizada pelo desejo de expor e de ser ouvido. (p. 52) A palavra oral adapta o conflito ao ouvinte, seduzindo-o, havendo histrias que se transformam dentro do leitor, com ele crescem e tambm se transformam. O ser humano se mobiliza por meio das histrias que escuta e importante que algum faa a mediao desses conflitos que sintetizam a natureza humana. (p.53)

Regina Zilberman (1984) ao discutir questes inerentes ao gnero e ao configurar-lhe um estatuto, aponta a assimetria existente na literatura infantil na concepo de texto, que produzido por um adulto, mas destina-se a criana. O livro de literatura infantil no qualquer livro publicado para a infncia, este deve ser polissmico, mimtico, verossmil e prever espaos para atuao do leitor. (p.55)

Complexidade da leitura verbo-visual A visualidade um aspecto relevante na caracterizao de um texto de literatura infantil. A viso de algo comove e emociona, o toque em determinada superfcie pode arrepiar, sensibilizar, estes so exemplos da ao desencadeada entre sujeito e objeto, neste caso o texto como um dilogo marcado pela imaginao, pelo sentir, pelo prazer do leitor, caracterizando a leitura como uma experincia. Na obra Exerccios de ser criana de Manoel de Barros (1999) o jogo plstico chama a ateno para imagens criadas em bordados. O texto verbal cria ritmo e ao, na medida em que alterna pginas com frases dispostas linearmente e outras em que as frases acompanham o movimento ondulado do texto. (p.55) Os signos verbais assumem a brincadeira, passando de letras a personagens, quebrando-se limites entre ser apenas palavra ou apenas imagem. A experincia de leitura pode provocar uma transformao do indivduo a qual se d por meio de uma produo de sentido, tornando-se significativo para o indivduo. (p.56) A ilustrao no tem papel predefinido, sua significao vai sendo constituda na relao entre os elementos expressivos e o contedo que veiculam. (p.57) A partir dessas consideraes sero discutidas duas narrativas visuais - Outra vez e Cenas de rua de Angela Lago e uma verbo-visual Griso, o unicrnio de Roger Mello.

Imagens nos livros de hoje

As crianas, atualmente, iniciam o processo de aprendizagem da leitura de modo autnomo, a partir do contato com impressos. (p. 58)

As pistas oferecidas pela capa auxiliam na compreenso da obra, pois a interao se inicia antes da leitura da histria. Assim, apreciar ilustraes e palavras para se apropriar de informaes disponveis na capa, pode influenciar na compreenso especialmente da literatura infantil, que se vale do verbal e do visual. Eixos narrativos Outra vez de Angela Lago com sua profuso de imagens possibilita a convivncia com diferentes eixos narrativos que possibilitam mltiplas histrias e diferentes nveis de leitura. O enredo confirma o ttulo, sugerindo uma circularidade, pois o vaso retorna ao ponto de partida, voltando a ficar com a menina. (p.59) Cada cena destaca momentos significativos do percurso do vaso, nesta obra pontuasse o aspecto descritivo da ilustrao. (p. 60) No que se refere proposta da narrativa, a ilustrao cria vrios eixos semnticos, por exemplo, no dialogo com o clssico no qual a menina representada com o vestido vermelho (variante Chapeuzinho Vermelho). (p. 61) Alm disso, os pontos de vista podem se relacionar posio do narrador. A caracterizao da protagonista destaca tambm sua etnia e cultura afro. (p. 62) Destaca-se nessa narrativa o carter ldico, pontuado no esconde-esconde entre as imagens, como no trocadilho visual constitudo pela atuao do anjinho e do caracol. Denncia Cena de rua um exemplo de obra em que predomina o estilo expressionista, o texto enfoca, entre outras possibilidades, o abandono da criana em cidades. (p. 63) A curiosidade incita o leitor a prosseguir mesmo quando a escurido intensificada, promovendo a sensao de medo e insegurana, causada pelo movimento as cegas. A problemtica social da criana de rua tratada na visualidade na perspectiva de excluso de direitos e da insensibilidade coletiva diante do drama de sobrevivncia dos mais fracos. (p.64)

A criana em situao de abandono faz da rua seu local de trabalho, engrossando a massa que perambula pelas grandes cidades. (p.65) O leitor deve estar atento s nuances para dialogar com a proposta semntica da obra. Desafio A ilustrao pode-se configurar um desafio ao leitor que busca relacion-la com a palavra. Na obra Griso, o unicrnio de Roger Mello, a personagem o ltimo exemplar de sua espcie e percorre o mundo tentando encontra algum que se assemelhe a ele. Grisar, acinzentar, o eixo gerador que se transforma em nome propondo um sentido de neutralidade. Mas as diferentes formas e cores que a personagem assume nas ilustraes mostram as mltiplas explicaes culturais dadas a esse ator, bem como referenciam contextos e perodos da histria da arte. (p. 66) Sendo a variedade uma caracterstica marcante do livro. O leitor transita entre formas, cores e palavras, acionando vivncias, memrias e outras experincias extratextuais ancoradas em outros tempos e espaos. Desvelar a ambiguidade depende do maior ou menor repertrio da parte de quem l. (p.67) Trajetria da imagem Nos textos escolhidos percebe-se que a literatura trata de diferentes temas, seja por meio da ilustrao e da palavra. Em Outra vez o cenrio externo uma cidade histrica e seu enredo atualiza o papel da Chapeuzinho Vermelho. Cena de rua apresenta dramaticamente a infncia abandonada, por meio de emprego de cores, formas e tcnica pictogrfica. (p. 68) J em Griso, o unicrnio h um jogo de alianas entre experincia potica e esttica. Constri um espao de liberdade por meio da reescrita que resulta das escolhas do autor-artista e da visibilidade a um mosaico de aluses. (p.69) As publicaes mais recentes incluem recursos variados para a ativao dos sentidos do leitor, de modo que a criana se sente convidada a tocar, observar e manusear o livro.

pelo dilogo do leitor-criana com a literatura que o gnero pode auxili-lo no processo de libertao de laos naturais, religiosos e sociais (JAUSS, 1994, p. 56). (p.70)

II Leitura do texto literrio hbrido O lugar da literatura na escola, qual o seu papel na formao da criana, o que e como o estudante brasileiro l so questes que se colocam quando pensamos em avaliaes externas no pas. Alm do dficit de leitura, as peculiaridades de cada instrumento, cada procedimento avaliativo possui uma orientao especfica, focalizando diferentes habilidades. (p.72) A leitura do texto literrio tem sido objeto de poucos estudos, talvez pelo dialetismo atribudo ao gnero. Regina Zilberman pesquisa e disserta sobre a leitura literria e Magda Soares investiga formas de escolarizao de literatura infantil e juvenil. A investigao descrita a seguir ocorreu na Universidade de Caxias do Sul, focalizando os estudos de duas narrativas verbo-visuais, realizados por: (a) anlise das obras; (b) discusso acerca dos modos de leitura das crianas; (c) elaborao e aplicao de roteiro de leitura; (d) anlise da aplicao do roteiro. (p.73) A reflexo sobre os modos de leitura provem de dados coletados por meio de entrevista de leitura um de forma individual e outro em grupos. Aps procedimentos que envolviam a escolha das crianas pelas professoras e autorizaes dos pais, a entrevista ocorria em apenas um momento entre entrevistadora e entrevistado. A entrevistadora apresentava um livro para que a criana o lesse de acordo com sua preferncia. (p. 74) O objetivo no era avaliar a fluncia, mas proporcionar o conhecimento da obra apresentada. Por fim o aluno falava da narrativa lida, revelando sentidos atribudos obra a partir da interao entre os cdigos lingustico e visual. (p.75)

A natureza e a cultura em cena numa narrativa verbo-visual O leitor estabelece o primeiro contato da obra pela capa, seduzindo-o ou no para entrar no seu universo de leitura. Na capa de Ah, cambaxirra, se eu pudesse..., destacam-se o ttulo e o nome da autora, em evidncia traada com um fio amarelo sobre posta s ilustraes do imperador e da cambaxirra, sugerindo um entrelaamento das linguagens. (p.76 e 77) A ilustrao da capa amplia os sentidos da narrativa, pois a amizade entre as duas personagens s vi acontecer depois da resoluo do conflito. (p.77) Aspectos organizadores da narrativa A apresentao da floresta como cenrio acontece primeiro na capa atravs da representao de cinco rvores como fundo da ilustrao, so tambm todas diferentes umas das outras, sendo esse cenrio presente tambm na contracapa. (p.78) A diversidade uma caracterstica da obra, desde suas configuraes pra um espao no-convencional de enredo, rompendo os padres de representao. Enquanto a palavra narra a trajetria da protagonista para salvar a rvore, a ilustrao apresenta-a dinmica e decidida. (p.79) O fio condutor A presena do fio uma constante, ele est na capa, contracapa e na pgina de rosto, seja apenas como um fio de barbante ou estilizado chamando ateno para elementos do texto. (p.80) como se o fio acompanhasse a cambaxirra que esta envolta por ele na pgina quatro e aproximasse os nobres e plebeus para salvar a rvore. O desenrolar do fio De posse dos sentidos atribudos na capa pode-se pensar em hipteses para o desenvolvimento da narrativa. Percebendo-se que parte desse universo estejam inseridos um pssaro, um imperador, assim como uma floresta. O leitor poder interagir com a narrativa adequando suas suposies iniciais, sendo o entendimento entre as personagens uma negao que desafia o leitor, pois esta representao no se repete no interior da obra. (p.81)

As vestimentas tambm caracterizam as personagens marcando suas diferenas e a hierarquia, no qual vo se elevando os refinamentos e adereos presentes. A aparncia fsica denota as personagens fragilidade e truculncia ligadas as relaes de poder. (p.82) A forma caricatural empregada na representao das personagens retoma a proximidade ao topo, onde se situa o imperador, figura de maior deformidade fsica. Sugere uma autoridade pautada no medo no autntica, superficial, pois a cambaxirra percebe a fraqueza do monarca ameaando pedir ajuda ao mundo, obtendo assim aquilo que desejava. (p.83) A ltima ilustrao em folha dupla apresenta a cena de uma festa, aspecto esse no mencionado na narrativa verbal. (p.84) A visualidade cumpre um papel singular no livro, pois alm de apresentar o cenrio e a protagonista, antecipando a leitura, veicula o desfecho. Uma possvel leitura diante da obra escolhida Diante das constituintes verbais e visuais praticamente impossvel esgotar as possibilidades de significao, cada um ir construi-la a partir de seu repertrio e interao com o objeto. (p.85) Alm dos vazios (aquilo que at sugerido, mas no est dito) que o sujeito preenche com seus conhecimentos e experincias (ISER, 1996). Ao destacar as caractersticas da protagonista que assume o papel de herona, a narrativa incentiva a acriana e at mesmo o leitor adulto a cultivarem esses valores, que podem levar a emancipao pessoal, atributo caracterstico da literatura infantil. (Zilberman, 1984). (p.86) A narrativa apresenta um vis politico, ao combater o autoritarismo e o jogo de interesses, propondo a reflexo desses atos. Outra significao possvel a relao homem-natureza, sugerida j na capa. (p. 87) Zilberman, (1984), ao discorrer sobre a literatura infantil afirma que esta desempenha um papel formador ao propiciar criana a ampliao de suas vivncias sem que ela deixe a segurana do lar.

Leitura do conto cumulativo para crianas Como as crianas leem o conto cumulativa a partir das constituintes j analisados, so capazes de perceber elementos presentes, que sentido atribuem ao texto e qual a relao entre a ilustrao e a palavra; essas questes foram analisadas a partir de cinco entrevistas episdicas realizadas com alunos de quarto ano. (p.88) O primeiro leu a narrativa em voz alta, a imagem contendo o final na narrativa s recebeu ateno mediante pergunta da entrevistadora, mas ele no a compreendeu. Afirmou a importncia da ilustrao para o reconhecimento da protagonista. O segundo leu silenciosamente, todos os dados, porm ignorando a capa, A leitura iniciou-se pela ilustrao e depois a palavra. (p.89) Acrescentando que sem a ilustrao a leitura do livro fica mais sem graa, afirmando que a ausncia da imagem prejudicaria o texto, pois no iria imaginar o que estava acontecendo. Percebeu o desfecho da narrativa como sendo a festa. O terceiro fez a leitura em silncio, percebeu a caracterstica do conto cumulativo, no se ateve a palavra, observava a ilustrao. Porm acrescentou que a leitura sem a visualidade seria igual, sinalizando um carter descritivo e secundrio. (p.90 e 91) O quarto entrevistado leu todo o livro em voz baixa, primeiro a palavra depois imagem, ao longo do texto avanou com pressa. No gostou da histria por estarem destruindo a natureza, no percebendo o final feliz. J o quinto fez leitura silenciosa, olhando rapidamente a ilustrao j se dirigindo ao texto verbal, classificando a histria como engraada, mas no sabia explicar o motivo. (p.92) O estudante divertiu-se com as imagens, percebendo-as como inovadoras, mas posteriormente tomou-as como um problema desconsiderando a natureza da arte. Limitaes na leitura literria: a primazia da palavra e o tom pedagogizante Os modos de ler uma obra esto relacionados s peculiaridades da experincia de leitura dos sujeitos que frequentam a mesma srie e escola. As crianas analisam e leem a obra como um todo, mas muitas vezes negam a ilustrao, revelando que apenas a palavra pode ser lida, essa crena emerge da cultura escolarizada a qual pertence. (p.93)

Ligado a isso, a dificuldade de dialogarem com o texto artstico e a falta de exerccio de leitura esttica, pela qual a principal responsvel na escola a rea de arte. Ao serem questionados sobre o final da histria apenas mencionaram que a rvore no fora cortada, sendo o desfecho visual citado por apenas um dos entrevistados. Por vezes as crianas no significaram os aspectos observados na ilustrao que contriburam na significao da narrativa. (p.94) Questiona-se qual a instrumentalizao oferecida pela escola para que o aluno possa significar uma obra a partir da diversidade de linguagens... A proposta de mediao da leitura Ah, cambaxirra, se eu pudesse... Permitir o dilogo do aluno com a obra, de modo que as vivncias e expectativas dos leitores pudessem ser contempladas nos vazios do texto. Sendo o processo de mediao de leitura uma ao intenciona do professor. (p.95) A metodologia pauta-se em trs etapas: atividade introdutria recepo do texto; leitura compreensiva e interpretativa do texto e transferncia e aplicao da leitura (valendo-se dos estudos de Jauss). (p.96) Embora a proposta de organizao siga esses trs momentos, devemos respeitar a natureza de cada texto literrio de modo a enfatizar a sua proposta de humanizao. A construo foi realiza para um grupo de estudantes de terceira srie, focalizando instrument-los para ler e perceber os aspectos inerentes narrativa, pelos sistemas verbal e visual. (p.97) Roteiro de leitura para Ah, cambaxirra, se eu pudesse... Etapa I: atividades introdutrias recepo do texto: Jogo da trilha, contendo elementos da histria; Apresentao da obra e explorao de elementos da capa; (p.99) Construo de significados para esses elementos; Levantar contextualizadores da obra; Discorrer brevemente sobre a autoria do livro. Etapa II: leitura compreensiva e interpretativa do texto: O professor l em voz alta, sem mostrar as imagens; Grupos de alunos leem o livro observando as imagens;

Observao atenta das ilustraes; Recontar a histria com um novelo de linha; (p.100) Questionar oralmente os alunos; Conversa sobre o fato de a narrativa ser um conto cumulativo; Indagar se h aspectos da histria que acontecem na vida real; (p.101)

Etapa III: transferncia e aplicao da leitura: Inventar um novo problema e uma nova personagem para resolv-lo; Criar uma desculpa e trs personagens que transferem a responsabilidade para outra pessoa; Dar uma soluo; Criar um conto cumulativo para resolver esse problema; Fazer que a histria criada seja lida ou encenada para outras crianas.

Testagem do roteiro de leitura: contexto, dinamizao e reao das crianas A aplicao do roteiro se deu em quatro encontros de aproximadamente duas horas cada um. (p.102) Com motivao o grupo brincou com a trilha, percorrendo o caminho sugerido pela trajetria da narrativa. As atividades de explorao e significao do texto voltam-se para os aspectos composicionais destacados na obra, alindo-os conhecimentos do leitor, previstos no texto por meio de vazios. A primeira atividade constitui na descrio de representaes visuais da cambaxirra na narrativa. (p. 103) A segunda abrangia o recontar a histria. J a terceira visava identificar as caractersticas do conto e seus desdobramentos de enredo, investigando as ilustraes. (p.104) Como ltima etapa foi proposta a elaborao de um novo conto cumulativo. Durante a realizao de atividades motivadoras, como a trilha e nas ilustraes, as crianas estavam bem animadas com a possibilidade de jogar e ficavam apreensivas quando paravam em uma casa com indicao de leitura.

Ao propor a leitura da capa, a mediadora abriu o livro, mostrou a capa e contracapa e indagou o que era visto. (p.105) A mediadora tentou buscar aspectos singulares na capa, mas no o conseguiu. Depois, as crianas observaram o livro. A comparao entre as ilustraes reforou as percepes em relao s diferenas do estado da protagonista no incio e no final do conto. (p.106) Os alunos demonstraram no gostar dos desenhos, pois as ilustraes esto distorcidas e no condizem com o real. As crianas concluram que todos tm medo do outro porque mais rico e poderoso, mas a cambaxirra s tem medo que os humanos cortem a sua rvore. (p. 108) Outro aspecto destacado foi composio do cenrio, bem como a caracterizao das personagens, apontando-os os seus detalhes. Aps a explorao oral, divididos em grupos, teriam que representar um personagem da histria de acordo com o descrito e observando a imagem da obra. No terceiro encontro, a mediadora procedeu retomada dos desenhos, destinando algum tempo para a concluso do mesmo. (p.109) Aps o dilogo sobre os mesmos, a turma montou um painel comparativo. Indicadores da anlise de aplicao do roteiro Os registros da mediadora e das bolsistas-observadoras sinalizaram o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas, percebendo as constituintes do texto e atribuindo sentido a eles. (p.110) Os desenhos e as brincadeiras foram s atividades preferidas em relaes s questes escritas e oral. O professor sabe e faz intuitivamente adequaes, entretanto deixa de lado sua experincia e deposita demasiada confiana nos pesquisadores. Em relao aos textos produzidos na transferncia de leitura quase todos contemplam a estrutura de um conto cumulativo. (p.111)

A criatividade tambm esteve presente na elaborao de uma hierarquia e uma terceira categoria na apresentao de personagens utilizou-se do acmulo, mas no da transferncia de responsabilidades entre as personagens. (p.112) Destacamos a presena do universo do aluno em suas produes. Na atividade de leitura pretendamos proporcionar o dilogo do aluno com a obra, inserindo suas vivncias e expectativas nos vazios. (p.113) Na elaborao dos textos embora quisessem explorar a obra, preocuparam-se com a configurao de aparente rigidez. A polissemia de um texto literrio refere-se a caminhos abertos dentro de limites do texto. (p.115) Em cena o bobo, a princesa, a corte e o diabo na leitura verbo-visual

Olhando o objeto pela capa Indo no sei aonde buscar no sei o qu, de Angela Lago, j no contato com o ttulo oferece-se dados impreciso que confundem o leitor, no informando seu protagonista nem o destino. A ilustrao posicionada ao alto antecede o texto e mostra uma personagem vestida com roupa vermelha e carregando uma trouxa andando por montanhas. (p.117) A ausncia de dados pontuais sobre a histria provoca o leitor mediado pelo seu universo cultural na criao de hipteses sobre a trama na tentativa de atualizar o texto. (p.118) Ingressando na narrativa Ao adentrar no universo do livro, o leitor poder confrontar as hipteses elaboradas a partir dos elementos da capa com o contedo da capa, confirmandoas, rejeitando-as ou ressignificando-as. (p.119) A histria se inicia com o afastamento do heri que busca um objeto mgico com o qual pretendia conquistar a princesa. Seino parte mesmo desacreditado pelas demais personagens, aventurando-se em provas difceis. (p. 120)

Alm dos elementos tradicionais, a ilustrao funde-se a palavra na narrativa. A significao surge pela decifrao da escrita e das articulaes entre as linguagens. (p.121) As oposies so fundamentais na narrativa, mostrando os estgios das personagens. Alis, a tradio popular interfere no enredo, com a presena do diabo e a troca entre o menino sinalizam o desafio s regras vigentes e as concepes sociais. (p.122) A obra sugere que as coisas no so sempre como pensamos a partir do que falam delas e de nossos palpites. Esses elementos mostram o carter inovador da obra, que configura uma nova representao do tradicional, sinalizando seu cunho emancipatrio. Possvel atuao do leitor no texto Aps a exposio de alguns elementos do processo narrativo na obra, a partir da interao de sistemas que a constituem, enfocamos o leitor na construo do sentido do texto, por meio da figura do leitor implcito. (p.123) Na fico h uma quebra do contnuo que o viver, e o narrador mostra apenas alguns aspectos e aes, omitindo outros intencionalmente. Alm dos vazios, o autor apresenta conceitos de tema (foco) e de horizonte (conjunto de dados que formou ou permaneceu aps surgimento de outro tema) inter-relacionados. (p.124) A posio autoritria da jovem, cuja mo aponta a mo direita do leitor, indica a direo do objeto a ser buscado, atribuindo uma interpretao para o no sei onde. (p.125) Seino mesmo discreto, prenuncia pelo olhar que ir agir. A ilustrao mostra a princesa em posio de deboche, mas ao fundo de forma sutil. (p.126) O receptor do texto, ao interagir com esses quadros constitudos pelas duas linguagens, realiza articulaes entre os dados sugeridos, preenchendo lacunas com as suas experincias. (p.128)

A imagem e o ttulo mostrados na capa pode sinalizar o leitor que ao interagir com o texto este no sabe o que ir encontrar. O leitor pode ser esse bobo que sai do lugar sem saber aonde vai, mas que tem que seguir e superar as trapaas do texto. (p.129) Devemos pensar a obra como uma metfora de leitura, onde a obra se volta para o leitor, tornando-se pano de fundo da cena de leitura, j que o texto tambm construdo pelo leitor. (p.130) A criana geralmente vive com esteretipos, no campo visual depara-se com traos delineados, no entanto ao desenhar seus contornos no atingem traados exatos. A recepo: interao e dilogo com a narrativa Em geral, a leitura do livro feita pelos alunos observa simultaneamente palavra e ilustrao. A juno palavra-imagem inicia-se na capa e especialmente importante nela. Dos dados explorados nesta pesquisa, desprendeu-se: Bom ndice de aprovao da obra; (p.132) Os personagens preferidos pelos meninos foram Seino e o diabo, enquanto desaprovam o diabo, a princesa e todos os que riram de Seino; Os personagens preferidos pelas meninas foram Seino, rejeitando a princesa e o diabo; Semelhana entre dados de alunos de escola pblica e particular; (p.133) Os trechos ressaltados pelos meninos foram inferno, o casamento e o pacote misterioso. J as meninas optaram pelo casamento, a chegada ao inferno e o fazer impossvel; Os trechos rejeitados pelos meninos foram o casamento, o comeo, Seino sem rumo e sem computador. J as meninas rejeitaram a princesa rindo de Seino, o comeo e a sada do inferno. Ateno atribuda ao embrulho que o protagonista trouxe do inferno. (p.134) Roteiro de leitura para Indo no sei aonde buscar no sei o qu Etapa I: atividade introdutria recepo do texto: Explorao do personagem Seino e de sua transformao (tabela com diferenas entre diabo, prncipe e princesa).

Etapa II: Leitura compreensiva e interpretativa do texto: O professor l; (p.136) Busca no painel de personagens parecidas com a da histria; Identificar trs palavras para falar de Seino; Anotar as caractersticas de Seino conforme imagem do livro; Marcar os lugares na narrativa onde Seino deixa de ser bobo. (p.137) Discutir sobre diferentes aspectos da narrativa (ilustrao, tempo, personagens, etc.) e anotar as respostas. (p. 138 e 139) Etapa III: transferncia e aplicao da leitura Organizao de um painel em grupo de narrativa individual: Pintar as transformaes do protagonista; Organizar um painel com palavras e elementos que explorem a situao da histria; Observar e analisar. Vivncia da leitura na escola: histria de pegar a trouxa A aplicao ocorreu com uma turma de terceira srie. Na primeira etapa as crianas foram indagadas sobre quem faz as aes numa casa, nos desenhos e quem age nos contos de fada. Depois, o professor l a histria. (p.140) Os exerccios de leitura envolveram a caracterizao e os modos de atuar de Seino. Aps as crianas identificaram as personagens e respectivas aes em vrias pginas dos livros. A professora estimulou na percepo das diferenas entre os termos trouxa e embrulho. (p.141) Outros elementos foram destacados para testagem do roteiro, focados nas noes de tempo e espao. (p.142) Os desenhos elaborados sinalizaram que as crianas compartilham opinies semelhantes, ressaltando a presena de padres culturais trazidos ao imaginrio.

Vrios livros foram distribudos para que em grupos explorassem os mesmos. (p.143) O conceito de desconhecido foi entendido e imediatamente posto em destaque na conversa. A maioria das crianas se decepcionou com o final, mas continuou expressando curiosidade sobre o mesmo, pois o contedo do embrulho no fora revelado. (p.144) As crianas colaboraram e participaram bastante talvez pela novidade da histria. Iniciativas isoladas pouco contribuem para a formao do leitor literrio. Sua instrumentalizao passa pela presena constante do livro literrio na escola. (p.145) As peripcias de Seino so vividas pelo leitor e armazenadas como uma experincia positiva, demonstrando que o sucesso e o equilbrio podem ser alcanados por meio da busca pautada na persistncia. (p.146) Para virar a ltima pgina Tem-se a criana, o texto literrio e o processo mediador. Entretanto, algumas vezes, a escola contribui para o rompimento dessa relao apaixonada entre a criana e a literatura, a testagem da proposta metodolgica indica que o caminho possvel. A tarefa a promoo de experincias interativas e ldicas no ambiente de sala de aula, na qual as relaes sejam favorveis a aprendizagens mtuas. (p.147) Alm disso, a vivncia do literrio propicia ao leitor situaes de reflexo sobre si mesmo, contribuindo para o autoconhecimento, significando no apenas o mundo, mas a identidade e a existncia do leitor. Literatura arte, e literatura infantil uma manifestao artstica cujos sentidos se efetivam pela interao verbal e visual, fato que pode tornar ainda mais denso o processo de leitura. (p.148)

You might also like