You are on page 1of 22

E

ra uma vez, num lugar muito distante, trs guardies que arriscaram suas vidas para salvar o mundo.

-Jura? Teresa pulou do tronco. Ento j sei que vai rolar a maior festana na cidade, ita, deixa eu me arrumar logo, no quero fazer feio. -Eu que o diga, vou dar o discurso de apresentao, esqueceu que as eleies so esse ms? Preciso tirar dinheiro daqueles dois. E j sei como comear.

Esses corajosos e destemidos guerreiros moravam na pequena cidade de Goodview, onde coisas impressionantes aconteciam. Um belo dia, um relato alarmante chocou os habitantes daquela regio. - Voc est sabendo da ltima? perguntou Glria, enquanto Teresa estava de costas estendendo as roupas. -O que houve dessa vez? No me diga que as galinhas fugiram, no aguento mais essa vida de correr atrs de galinhas, vou falar com o prefeito e pedir uma casa, pra mim j deu o que tinha de dar. Teresa sentou em cima de um tronco, com um balde em uma mo e na outra a barra do vestido, limpando o suor da testa. -Que galinha o qu, sai dessa, eu estou falando da volta dos guardies, eles esto voltando da misso l na Amaznia.

Enquanto isso, na entrada da cidade... -Eu no aguento mais, estamos em pleno sculo Vinte, quando ir existir um transporte que no seja cavalos nessa cidade? Estou farto disso. Resmungava Wagner. -Qual meu irmo, segura tua onda, voc sabia que ser guerreiro no seria fcil, eu sinto de vez em quando umas dores nas costas, mas isso faz parte. Falou Jefferson. -Quando chegar eu irei cortar o cabelo, est um pouco grande e quem sabe fazer a barba. Continuou Wagner, todos os outros olharam para ele por causa da mudana drstica de assunto. O que aconteceu com Walder? Est to calado.

-Deixe-o, ele ainda est bolado com o lance da ona, eu tambm ficaria, aquilo foi um vacilo. insistiu Jefferson. -Qual gente, eu estava nervoso, nunca ficaram nervosos na vida? -No daquele jeito. Completou Wagner. Ao entrarem na cidade uma multido os esperavam, tinha um palanque prximo a um coreto com duas faixas estendidas: Rock Antnio para Prefeito de Goodview e Jos Chico para Prefeito, um futuro melhor para o futuro. As pessoas viam de todas as partes, das casas, das moitas, das pontes, foi um maior alvoroo, tudo para ver a volta dos guardies. Os trs heris entraram na barbearia para darem um retoque no visual catastrfico, tpico de semanas na mata. -Meus amigos, como vocs passaram esses dias de luta? Perguntou Denis, o barbeiro. -Passamos com vergonha. Respondeu Walder.

O barbeiro ergueu a lmina para tirar a barba de Walder, que se contraio com medo. -Voc sabe mesmo o que est fazendo? -Apois. Vai ser mais rpido que um tiro. Mas o que me contam dessa ltima aventura? Fiquei sabendo que estavam na Amaznia, tinham muitos tigres, onas e lees por l? -Se tinham? Eu sou prova viva disso. Lutei com uma ona. se gabou Walder, todos os seus amigos riram entre si. -E como foi? Denis arregalou os olhos esperando respostas. -Eu estava procurando lenha pra fazer uma fogueira quando de repente uma ona veio pra cima de mim, eu peguei a lenha e joguei... Antes de ele terminar o barbeiro interrompeu. -J sei, voc tacou a lenha na cabea da bicha at ela ficar tonta, e depois deu uma rasteira e amarrou as pernas dela, e...

Nesse momento, Wagner e Jefferson caram na gargalhada. -No, eu joguei a lenha no cho e fiz carreira, chega os sapatos batiam na bunda, a ona desembestou atrs de mim, era eu correndo na frente e a ona escorregando atrs. -Pelo menos voc correu. Falou Denis um pouco decepcionado com a resposta. Se fosse eu tinha me cagado todo. Walder ficou vermelho. -Srio? Disse ele. E voc acha que a ona tava escorregando em qu?

-Tudo bem senhor Rock Antnio, no que depender de mim esse gabinete j seu. -Ento estamos entendidos. Eles apertaram as mos e saram, um para cada lado. Teresa estava sentada em frente ao palco, esperando o discurso da amiga, quando de repente o administrador da fazenda chega. -Que bom encontr-la aqui, pode me explicar porque as minhas galinhas esto correndo por todo lado longe do galinheiro? -Desculpe Coronel Jorge, que eu fiquei sabendo da festa e resolvi me arrumar pra danar um rala bucho. ela fez gesto de dana. -Mais que pouca vergonha, eu devia te demitir por sua falta de respeito, mas eu sou uma pessoa generosa. -Pra quem? O senhor to mo fechada que faz at pena das vacas, que andam deprimidas por ter perdido o posto para o senhor.
3

Na Praa da Cidade... -Ento estamos de acordo Glria, voc fala de mim no discurso de hoje, e pra cada Rock que voc falar, eu te dou 50 reais.

-Veja l como fala, minha generosidade tem limite. -Queira Deus se crie com essa bondade toda. Virou de lado para Coronel Jorge, o administrador e dono da fazenda Arapuca, onde Teresa trabalhava. Glria aproximou-se do palco, enquanto Jos Chico lhe surpreende com uma proposta nada legal. -Olhe Glria, fiquei sabendo que vai fazer o discurso hoje, eu te dou 100 reais se voc falar meu nome, pra cada nome meu que voc mencionar te dou mais cem. Fechado? -Com chave, trinca e at senha. Apertaram as mos e saram, Glria subiu ao palco, tomou um gole dgua, deu trs batidas no microfone, o que provocou um barulho ensurdecedor. -Boa tarde gente, meu nome Glria, e antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer ao senhor Jos, Jos um homem bom, de famlia, Jos tem palavras firmes, quando Jos promete Jos cumpre, Jos tambm

carpinteiro, e todas as vezes que Jos pega no serrote pra cortar madeira faz Rock, Rock, Rock, Rock. Todos caram na gargalhada, no meio da multido, o candidato Rock Antnio fazia sinal para Glria descer do palco, enquanto Jos Chico pulava como uma pipoca ao som dos aplausos. Quando Glria desceu do palco, o forr comeou com tudo, Teresa continuou sentada no banco de madeira, com os braos cruzados. -Eu no agento mais, vou pedir demisso daquela senzala. -E vai morar onde? Perguntou Glria. - Com voc, pra que serve uma amiga? -Danosse, tu briga com o Coronel e sobra pra mim ? -Deixa disso, vamos morar juntas, eu pago todos os dias o po. Teresa levantou do banco e posicionou-se em frente Glria.

- porque muito caro n? Mas tudo bem, enquanto voc no se ajeita pode ficar no meu cafofo. Mas no se acostume no viu? -Pode deixar, vou falar com o patro e pedir minhas contas. Meus dias de Izaura se acabaram. Teresa saiu saltitando. Rock Antnio aproximou-se para falar com Glria, ele fez um gesto de enforcamento. -Nem vem seu Rock, trato trato, e eu quero a minha grana. -Que grana o qu? Eu devia te prender sua charlatona, pode voltar l e dar um discurso que preste. -Nem a pau, ou o senhor me paga ou essa cidade vai saber quem Rock Antnio de verdade. Rock enfiou as mos no bolso, tirou 150 reais e entregou Glria. -E pra ser feliz, eu devia era colocar voc na cadeia sua ladra.

-Tudo bem, eu fico com os 150, mas tem uma condio. -Que condio que nada, voc ta querendo me matar. A partir de agora pensarei vinte vezes antes de fazer um acordo com algum como voc.
5

No outro lado da Praa... - Cara que festa, se eu no tivesse to cansado ia danar at amanh de manh. Falou Wagner. - Eu tenho a vida toda pra descansar, eu vou mais curtir. Jefferson puxou uma moa para a pista de dana. Walder continuou sentado na mesa, com a mo apoiando o queixo. -Cara no fica bolado, isso acontece, nem sempre possvel ser valente, eu mesmo tenho minhas horas de depresso, mas isso normal. Walder olhou friamente para Wagner.

-, eu sei, como naquele dia que voc foi Igreja e s porque o confessionrio caiu, voc correu para se esconder debaixo da saia da beata, achando que fosse o fim do mundo, e teve tambm aquele dia que voc se trancou no armrio com medo de um rato. -Era um rato selvagem, quantas vezes terei de dizer? Mas tudo bem, admito que falhei um pouco. -Um pouco? Foi preciso chamar sua me pra te tirar do armrio. -T Ok, ento melhor voltarmos para casa, est ficando tarde e precisamos nos apresentar delegacia para recebermos nossa nova misso. Walder levantou da cadeira, bebericou um pouco e saiu sem olhar para trs. Jefferson suspeitando da reao dele acabou por largar a moa sozinha na pista. -O que houve? Ele ainda est chateado com o lance da ona? -No, acho que est preocupado com a misso que iremos receber.

-Misso? Mas acabamos de chegar. -Fazer o qu? Foi voc quem escolheu levar uma vida de heri, agora aguenta. Vamos passar em casa para nos aprontarmos, v se no demora. Wagner andou lentamente at o outro lado da praa.
6

No meio da praa... O candidato Prefeito Rock Antnio estava sentando tristonho. Glria aproximou-se e sentou ao seu lado. -Algum problema senhor Rock? -Graas voc sim, por causa daquele seu discurso ridculo irei perder as eleies pra aquele filho de uma me que acha que sabe alguma coisa. -Eu tenho uma ideia. -Nem vem que no tem, no confio em voc.

-Tudo bem, se quer assim, mas uma pena porque a ideia era at legal e de graa. -Srio? -No, pelo menos no a parte que de graa, vai custar um pouco, mas o senhor nem vai sentir, vai por mim. -E o que a senhorita sugere? -Eu vou te orientar no discurso de hoje, eu sou fera em dar discursos, voc vai arrasar. Glria escreveu algumas coisas num papel e entregou Rock Antnio, depois voltou para a festa encontrando sua amiga Teresa e danaram at cansar. Algumas pessoas comearam a se posicionar ansiosas para o discurso dos dois candidatos mais fortes naquela regio. Jos Chico subiu ao palco e colocou as mos nos bolsos, Glria ficou bem em frente, para poder orientar senhor Rock Antnio com o discurso.

Depois de perdida meia hora, Rock chega com um caderno cheio de folhas soltas caindo pelo cho, ele coloca o caderno em cima do banco e voltando para o microfone comea o discurso: - Meus cidados! Se eu for eleito, vou construir as escola!
7

As pessoas ficaram em silncio constrangidas com o erro de portugus do senhor Rock. Ele continua: - Eu tambm vou construir as Igreja, as Creche... O silncio fica ainda maior, nessa hora Glria sobe no palco e sussurra no ouvido de Rock: -Chefe...emprega o plural que o senhor ganha mais votos. Seu Rock empolgado com a dica decide inovar no discurso: - Eu vou empregar o plural! E no s ele no, emprego a me do plural, o pai do plural, toda a famlia do plural porque eles merece.

Glria colocou a mo na testa como um sinal de desaprovao. Mas nem tudo estava perdido para senhor Rock Antnio.

-Nada disso, beleza questo de f, eu acredito que sou bonito. -O difcil convencer os outros no ? Completou Walder. -Vocs no sabem nada sobre beleza muito menos sobre amor, pra mim amor algo que mexe por dentro e deixa marcas por onde passa. disse Jefferson. -No, isso diarreia. Quem no sabe nada voc. Wagner estava sentado e comeou a andar de um lado para o outro. -O que houve? perguntou Walder. -Estou pensando na nossa misso. Pode parecer loucura, mas dessa vez estou assustado, parece que tem algo acontecendo e isso perigoso. -Relaxa, nada to perigoso a um ponto em que no possamos resolver, somos os guardies, lembra? Eles se dirigiram at a delegacia, onde o Xerife os esperava impacientemente.
8

Na casa dos Guardies... -Por que est se aprontando tanto? Vamos apenas falar com o delegado, nada de mais, eu mesmo no vou nem tomar banho. Falou Walder. -T a uma coisa que voc sabe fazer bem, ficar sem tomar banho. Pior Jefferson que passou trs horas se olhando no espelho, vendo o que eu no sei. disse Wagner. -Hoje eu arrumo uma namorada, estou sentindo. disse Jefferson. -S se ela quiser voc por amor, por que dinheiro voc no tem e beleza t faltando. Wagner falou isso e caiu na gargalhada.

-Posso saber que demora foi essa? A cidade corre perigo, vocs precisam nos salvar. -O que foi dessa vez Xerife? perguntou Wagner. -Descobri que ainda existem cangaceiros habitando esta regio, e pelo que me constam eles so mais perigosos que os primeiros. -h! J os derrotamos uma vez, vai ser moleza. disse Jefferson. -No contaria com isso, eles esto mais fortes do que nunca, e mais cruis, tomaria cuidado se fosse vocs, agora vamos as armas. O Xerife os levou para uma sala onde guardava todos os materiais de guerra e entregou-lhes seus novos armamentos. Enquanto isso na casa de Glria... -Socorro!!! Gritava Teresa apavorada saindo do quarto em pnico. -O que aconteceu? Por que voc est gritando?

Teresa subiu no tamborete. -Tem um rato ali, quanto tempo voc no limpa essa casa? -Deixa disso, s um rato. Vou farmcia veterinria compra o veneno. disse Glria. Teresa pulou em sua frente. -No, eu vou, nem pense que ficarei um segundo sequer nessa casa dos horrores. Teresa saiu de casa como se estivesse pisando em ovos, olhando para todos os lados certificando se no havia nenhum rato. Na farmcia veterinria... -Boa tarde. disse o enfermeiro. -Oi, tem veneno pra rato? perguntou Teresa. -Tem sim, vai levar? -No, o que isso, vou trazer os ratos pra comerem aqui. respondeu Teresa nervosa.

-Calma senhora, eu s perguntei. -No me manda ficar calma, eu estou calma. gritou ela eufrica. O enfermeiro saiu desconsolado para pegar o veneno e entregou a ela. Ao sair da farmcia ela esbarrou com Seu Cosme, que andava pela cidade bbado, no tinha um dia sequer que estivesse sbrio. -O senhor j est bbado Seu Cosme? perguntou Teresa. -No impresso sua, eu t bem. -E o senhor no disse que tinha largado a bebida? - e eu larguei, o problema que eu no lembro aonde. Teresa saiu dando gargalhadas, Seu Cosme sempre se metia em encrencas, a especialidade dele era intimidar os polticos, e dessa vez o alvo era o senhor Jos Chico, seu inimigo nmero um, para seu Cosme e para a metade da cidade a pessoa ideal para Prefeitura era Rock Antnio.

Quando Teresa passou pela praa estava sendo montado outro palanque para o discurso memorvel de Jos Chico, depois do fiasco que foi o discurso de Rock ele poderia estar na vantagem sobre ele. A cidade inteira estava em tenso, de um lado os trs guardies se preparando para combater a fria dos cangaceiros, de outro os preparativos para o maior discurso que a cidade j viu, segundo comentrios, e por fim, Glria se preparando para acabar com o discurso de Jos Chico. Isso iria ficar para a histria. Na frente da delegacia... -Ento estamos combinados, na hora do discurso, quando todos estiverem na praa sairemos para combater os cangaceiros. falou Walder. -Vamos ter de entrar na mata, tem certeza de que vir Walder? falou Jefferson rindo. -Jefferson, sem brincadeiras. censurou Wagner. -Foi mal.
10

-Voc sabe que aqui no tem onas. Jefferson e Wagner caram na gargalhada. -Isso srio pessoal, daqui a pouco ir comear o discurso e a nossa nova misso, devemos estar concentrados, ou seja, sem brincadeiras. -Walder est certo, precisamos ficar concentrados, todos correm perigo. Vamos dar uma volta para analisar o local, pode ser que tenha algum cangaceiro espionando. Eles saram com suas armas apostos. Na casa de Glria... -Pronto, j resolvi nosso problema, comprei o veneno para matar esses ratos. -Tarde de mais, seu rato j est morto e enterrado, no se preocupe com isso. Glria olhou apreensiva para Teresa. Voc ainda no est pronta? O discurso j vai comear. -No t nem a, no sou eu quem vai fazer o discurso mesmo.

-Eu sei, mas precisamos estar l para ver o fracasso de Jos Chico, ele vai se dar mal. -Voc no muda mesmo, deixe que depois eu apareo por l, agora vou encher essa casa de veneno, no quero ser surpreendida novamente.
11

-Mas muita frescura pra uma pessoa s, eu vou te conta viu? Glria saiu de casa com uns papis na mo para o encontro com Jos Chico. Quando passou pela praa algum a chamou. -Ei, vem aqui. era Jos Chico. -Quer me matar do corao? Precisamos ser discretos, se formos pegos estaremos fritos. -Trouxe a encomenda? -Sim. Disfara. Glria lhe entregou os papis que estava carregando e saiu como um raio. Jos Chico subiu ao palco com todos os papis na mo.

Ele observou cada pedao da cidade, no final da multido os trs guardies estavam escorados numa rvore, esperando a hora ideal para atacarem. Glria estava sentada ao lado de Rock Antnio, esperando o fiasco acontecer, e bem no meio da multido Seu Cosme caindo pelos cantos de to bbado, mas esperando ansioso pelo discurso do seu inimigo. Jos Chico respira fundo e comea seu discurso: -Compatriotas, companheiros, amigos! Aqui estamos convocados, reunidos ou ajuntados para debater, tratar ou discutir um tpico, tema ou assunto o qual transcendente, importante ou de vida ou morte. O tpico, tema ou assunto que hoje nos convoca, rene ou ajunta, minha postulao, aspirao ou candidatura prefeitura desta cidade. O senhor David que estava bem em frente, perguntou: -Escuta aqui, porque o senhor utiliza sempre trs palavras para dizer a mesma coisa? Jos Chico responde:

-Veja bem senhor David, a primeira palavra para pessoas com nvel cultural muito alto como poetas, escritores, filsofos e assim por diante. A segunda para pessoas com um nvel cultural mdio, como o senhor e a maioria dos que esto aqui. E a terceira palavra para pessoas que tem um nvel cultural muito baixo, pelo cho, digamos, como Seu Cosme, jogado ai pelos cantos, bbado. Nesse momento, Seu Cosme se levanta, cambaleando, soluando e responde: -Senhor postulante, aspirante ou candidato... (soluo). O fato, circunstncia ou razo de que me encontre em um estado etlico, bbado ou mamado... (soluo) no implica, significa ou quer dizer que meu nvel cultural seja nfimo, baixo ou ral mesmo... (soluo). E com todo respeito, estima ou carinho que o senhor merece... (soluo) pode ir agrupando, reunindo ou ajuntando... (soluo) seus pertences, coisas ou bagulhos... (soluo) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir-se direto a sua genitora, me biolgica ou p... (soluo).

12

Todos aplaudiram o pequeno discurso de Seu Cosme, menos Glria e Rock Antnio que riam o tempo todo, segundo comentrios, por mais erros que teve o discurso de Rock Antnio foi eleito o melhor, se bem que nem tinha com quem disputar uma vez que Seu Cosme no havia se candidatado prefeitura, o que surtiu alguns pontos positivos para Rock, parece que a ideia de Glria estava tendo um efeito afinal. Enquanto isso... -Est na hora, precisamos ir. falou Wagner. -Tem certeza? No estou vendo nenhum cangaceiro, acho que podemos dar um tempo por aqui, o que acha? perguntou Walder. -Amarelou feio viu? Vamos antes que escurea. Wagner saiu empurrando todos os dois guardies, que mesmo no admitindo, estavam tremendo na base. Ao chegarem sada da cidade, olharam para trs e fizeram um sinal como se estivessem partindo de uma

dessa para melhor, a falta de confiana estava sobrando entre eles. Quando tomaram o rumo o Xerife gritou eufrico: -Parem! Wagner olhou lentamente, amarelando de medo. -Xerife? O que aconteceu? -Vocs precisam voltar para a cidade, os cangaceiros vo atacar hoje noite. -Como o senhor sabe? -Temos um intruso infiltrado no bando, sempre vou saber das novidades, como voc acha que descobrimos o esconderijo? -E o que faremos? Precisamos chamar algum para ajudar, eles podem matar a todos. disse Walder. -Eu sei idiota, por isso chamei vocs, os heris do pedao so vocs esqueceu? o Xerife balanou a cabea reprovando o ato de Walder. Eu estou frito com vocs
13

trs. Vamos, se avexem, estou indo na frente para garantir a segurana enquanto vocs chegam. Walder fez uma cara feia de desaprovao. -Mais de lascar mesmo, era s o que faltava ter de lutar com cangaceiros. No tem outros heris pra eles incomodarem no? -Qual cara, os heris somos ns. disse Jefferson. Mais que covardia , no meio de tanta gente, tem que chamar logo a gente. -Ei vai dar pra amarelar tambm ? Vamos nessa pessoal, temos uma cidade para salvar. Quando iam chegando entrada da cidade, esbarraram com Glria e Teresa que viam correndo eufricas quando souberam da vinda dos cangaceiros. -O que esto fazendo aqui? Os cangaceiros esto chegando, estamos todos correndo risco. disse Glria. -E vocs vo pra onde? perguntou Walder. -Nos esconder. Falou Teresa.

-Posso ir tambm? que ainda estou frgil com o que aconteceu na Amaznia. -Era s o que faltava, vocs so os heris do pedao, nossas vidas esto nas mos de vocs. -Srio? Ento melhor todos terem carteira de identificao. disse Jefferson. -Pra qu? perguntou Glria. -Pra facilitar na identificao dos corpos. Porque no que depender da gente, esto todos mortos. disse ele. -Ai ningum merece, vocs so trs covardes isso sim. disse Glria cruzando os braos. -Ei, covardes no, sensveis, respeitem nossos sentimentos. falou Wagner. -Quer saber? Vocs so um bando de farsantes, vamos l dizer para todos se prepararem para a morte. Por que o que vai acontecer se vocs continuarem frouxos desse jeito. as duas saram ritmicamente, marchando em direo delegacia.
14

Os trs ficaram se olhando, morrendo de vergonha do que havia acontecido. -Elas tm razo, precisamos salvar essas pessoas, est na hora de criarmos coragem. -S se for voc, porque eu j tenho de sobra. disse Walder. -Srio? Por que era eu quem estava a fim de me esconder no ? Mais isso no importa, precisamos tomar um rumo, e eu j sei por onde comear. Wagner olhou para uma casa abandonada, que h algum tempo servia de loja de fantasias. Os outros se olharam assustados prevendo o que poderia acontecer. Enquanto isso... -Onde ser que eles se meteram? perguntou o Xerife. -Acho que no viro, pelo menos foi o que pareceu. disse Teresa. -Mas eles precisam vir, caso contrrio ns estaremos mortos. falou Coronel Jorge.

-Pode ter certeza disso. continuou Teresa. Coronel Jorge olhou de lado furioso e decepcionado ao mesmo tempo. O que aconteceu? Disse alguma coisa de errado? -No, voc apenas me apunhalou pelas costas, sua trara, depois de tudo o que eu fiz, dei casa, comida, e voc no soube agradecer, sua ingrata. Achou melhor ir morar com essa charlatona. -Ei, Charlatona no, mais respeito viu? disse Glria. -O pior que ele tem razo, voc no flor que se cheire no. disse Rock Antnio. -Deixe de falao que se no fosse por mim voc ia catar latinha nas ruas, seu linguarudo, quando voc morrer o que no vai demorar ser dois caches. Glria respondeu furiosa. -Pessoal se acalmem, o sol est se pondo o que significa que os cangaceiros esto chegando. falou o Xerife. Glria cochichou no ouvido de Teresa:

15

-Se voc soubesse o dia e a hora que o ladro iria fazer uma visitinha sua casa, o que faria? -Fechava todas as portas, no saia de casa pra nada. Por qu? -Ou somos muito corajosos ou muito burros, qual o sentido de ficarmos aqui esperando por eles? Porque no nos escondemos? - verdade, mas isso no ser mais preciso, nossa salvao est chegando e esto usando... Teresa parou por um segundo, no acreditando no que via. -... Collant? -Mais que palhaada essa? censurou Glria. Isso s pode ser brincadeira. Os trs Guardies estavam usando Collants pretos com uma capa branca e uma bota at o joelho vermelha, todos tinham armas presas na cintura e um chapu de cowboy. -Eu disse que era um tremendo mico, voc vai me pagar. Espera s acabarmos aqui. disse Jefferson.

-Vai dizer que no se sente bem? Ela ajuda os movimentos do corpo, eu gostei. Walder fingiu alguns passos de luta. -No, eu no me sinto nada bem, e para com isso, est me assustando. disse Jefferson.
16

-Oi pessoal, estamos aqui para garantir a segurana de vocs. falou Wagner estendendo a mo para o Xerife. - o que todos ns esperamos, dizem que a esperana a ltima que morre no ? Que tal comearem trazendo Seu Cosme para dentro da delegacia? perguntou Glria. Seu Cosme estava deitado na calada do bar com uma garrafa de cachaa na mo. Walder e Jefferson foram prestar socorros a pobre vtima que desbancou o candidato prefeitura. -Pessoal melhor entrarem, isso vai ser perigoso. Quero apenas os homens que sabem mexer em armas, vo ser de grande ajuda. -Eu fico, sou fazendeiro, tenho habilidades com o gatilho. Serei til vocs. disse Coronel Jorge.

-Ento tambm fico, como candidato prefeitura posso mostrar ao povo que me importo com eles. -Se importa tanto que antes de assumir a prefeitura se suicida, isso loucura senhor Rock. falou Glria. -Deixe disso home, j falei que fico. Minha palavra um tiro. -Srio? Ento melhor o senhor ficar, pode ser que a gente precise de munio. falou Walder. -Metaforicamente seu tonto. Respondeu Glria. -Ento estamos resolvidos, o Coronel Jorge, o Prefeito Rock Antnio e o Xerife ficam juntos dando cobertura. E ns trs atacaremos de cara. Eles so muitos, mas no o suficiente para nos determos. Cheio de confiana Wagner deu mais uma olhadinha nos armamentos, certificando de que no iria faltar nada. Jefferson e Walder traziam Seu Cosme para dentro da delegacia, onde muitos moradores estavam refugiados.

Na entrada da cidade... -Eita que hoje que no vai sobrar ningum pra contar a histria. disse Virgulino. -Eles tm os guardies. Fiquei sabendo que so bons lutadores. -Ento melhor encontrarem outros heris, porque eles sero os primeiros. Vamos atacar primeiro a delegacia, depois a igreja, e por ltimo as casas, no quero ningum bancando o esperto pra mim. -Sim senhor capito. Eles entraram cavalgando, a poeira levantava e cobria a cidade apavorada. De longe se via olhos curiosos saindo pelas brechas das casas, olhos medrosos vindo da porta da delegacia, se engana quem pensa que os olhos eram de Coronel Jorge, Rock Antnio ou do Xerife, esses olhos eram dos trs guardies que tremeram na base ao ver o bando se aproximar.

17

-Se existir um homem de verdade nesse meio, que venha at aqui. gritou Virgulino. -Vamos pessoal, vamos provar a eles quem somos realmente. disse Wagner. -E quem somos realmente? Vai voc, eu fico.- disse Walder. -Ele disse homem de verdade esqueceu? Precisamos ir. completou Jefferson. - melhor viver por ser confuso do que morrer sendo homem, a minha teoria, e ainda saio na vantagem que fico vivo. a mesma coisa que escapar fedendo do que morrer cheirando. falou Walder. Wagner deu um passo frente, segurando o revlver amarrado em sua cintura. -Parece que temos um homem a final. Voc tem muita coragem. disse Virgulino. -Na verdade senhor, eu queria perguntar se a oferta s vale pra quem for homem mesmo. Meio termo serve?

O bando inteiro caiu na risada. -Foi o que eu disse pessoal, esses trs a no honram a cala que vestem. -pa, cala no, Collant, ofenda, mas no assassine o portugus. disse Walder. -Seja como for, vocs no so dignos de serem chamados Guardies, nem merecem o ttulo nobre que receberam. Eu vou mostrar quem manda por aqui. Virgulino fez sinal para que o seu bando atacassem, nesse momento Wagner, Jefferson e Walder prepararam seus armamentos e mostraram que homens de verdade tambm poderia usar Collant. No primeiro disparo de Virgulino, Walder correu ao encontro do Xerife para pedir abrigo, o que fez um furo na linha de frente do combate mais desvantajoso que j houve na histria. Na delegacia...

18

Teresa estava impaciente, esperando algum resultado positivo vindo de fora. -No precisa se preocupar, eles so meios atrapalhados, mas sempre vencem. disse Glria. - pode ser.

A luta que parecia estar na desvantagem surtiu efeito, nossos guardies lutavam dignamente, onde miravam acertavam, diferente do Coronel Jorge, que pelas contagens matou quase todos os bichos de sua fazenda que andava soltos pela cidade. O xerife ficou atrs de uma rvore, quando menos esperava era um tiro. Walder correu para o outro lado e atacou por trs do bando, colocando cinco de uma s vez no cho. Jefferson subiu na rvore de algaroba e meteu bala pra cima, nesse caso pra baixo. Wagner que antes parecia tremer na base, agora estava mais uma vez liderando os destemidos guardies. Com a ajuda de Rock Antnio, que usou o sapato para acertar a testa de Virgulino, os guardies conseguiram derrub-los. As pessoas comearam a sair lentamente de suas casas, ainda respirando ameaas do bando de cangaceiros, mais uma vez o trio de guardies provaram que coragem e covardia podem vir no mesmo pacote.
19

No lado de fora... Coronel Jorge mirou no alvo e acertou. No o alvo, mas uma galinha que passava pelo local. -Vixe, acertei Filomena, vou matar Teresa. -Por qu? Quem matou a galinha foi o senhor. disse Rock Antnio. -Aquela desgraada, at demitida me d prejuzo, foi ela que deixou minhas galinhas soltas. Assim eu vou a falncia. -Deixe disso home, estamos no meio da guerra, se concentre que da prxima o senhor acerta.

Duas semanas depois... -Cidados que hoje esto reunidos, eu gostaria de agradecer pelo voto de confiana e eu garanto no decepcionar, serei o melhor prefeito que essa cidade j viu. -Rock, Rock, Rock, Rock... gritava a plateia eufrica, felizes com o resultado de Rock Antnio para prefeito. Os guardies receberam as medalhas de honra por terem salvado a cidade mais uma vez, e ajudou a resgatar a felicidade e a paz na pequena cidade de Goodview. -Resolveu voltar para a minha fazenda? Comprei novos animais. -E o que houve com os antigos? perguntou Teresa. -Matei todos na briga com os cangaceiros. Mas se voc voltar eu prometo te pagar o dobro. -Coronel Jorge, o senhor mente to bem que no que dependesse de mim o senhor seria candidato. Vai mentir assim l no inferno.

-Dessa vez eu falo srio. -Nem morta que eu volto para aquela senzala. -Mulher mais ingrata, a gente querendo fazer o bem e ela no aceita, ento morra de fome. -Se dependesse do senhor eu morria mesmo. Vai ser falso assim l na esquina. Eu tenho mais o que fazer. Teresa saiu ao encontro de Glria, que parecia animada com o novo emprego de secretria do gabinete do prefeito. -Parece que agora encontrou o que queria. disse Teresa. -Ainda falta muito pra aprender, roubar dinheiro de poltico minha especialidade. Dizem que ladro que rouba ladro vive l no distrito federal no ? Ento l a minha prxima parada. -Boa sorte amiga. Em meio a tantas festas, cerimnias e posses algum estava chorando pelos cantos porque perdeu seu emprego.
20

-Mais o que eu fiz pra terminar assim? -h Seu Cosme, isso eu j no sei, s me mandaram despedir o senhor. disse Glria. -E agora? Eu tenho duas mulheres e uma penca de filho, no posso ficar sem emprego, ser coveiro o que eu sei fazer de melhor. -No se preocupe Seu Cosme, o senhor vai ser contratado para elaborar meus discursos para campanha poltica. O que me diz? perguntou Prefeito Rock Antnio. -Assim eu aceito, passar minha vida toda mentindo e ainda receber por isso. Minhas mulheres vo se orgulhar de mim. A cidade continuou em ritmo de festa, os guardies felizes com suas medalhas, o gabinete recebendo uma nova administrao, um trio imbatvel que promete fazer a diferena na prefeitura. A fazenda Arapuca recebendo seus novos bichos, Teresa em fim descobriu algo que lhe interessasse, recebeu a oferta nica de entrar para os

guardies, mas no os heris, e sim os guardies exterminadores de ratos. E com muita alegria e comemorao, a cidade que antes estava em choque, pode respirar aliviada com muita alegria e paz, porque no que dependesse dos Guardies de Goodview, nada passaria pelo trio de collant imbatvel.

21

Fim...

22

You might also like