You are on page 1of 13

1

SENTIMENTOS MATERNO DURANTE O PERODO GESTACIONAL. MATERNAL FEELINGS DURING PREGNANCY. SENTIMIENTOS MATERNALES DURANTE EL EMBARAZO Fernanda Alves Bittencourt Rodrigues1 Renata Dias Francisco1 Rosane Mara Pontes de Oliveira2 RESUMO Objetivo: Relatar os sentimentos e anseios vividos pelas mulheres em seu perodo gestacional e a importncia do cuidado do profissional enfermeiro nesta fase. Identificar a partir de produo cientfica a experincia das gestantes nesta fase da vida. Metodologia: Estudo descritivo exploratrio, por reviso de literatura, realizado na base de dados, Scielo, Lilacs, Bvs Enfermagem e Bvspsi no perodo de 2002 a 2012, onde foram selecionadas 16 referncias. Resultado: O perodo da gravidez favorvel sensibilidade emocional. Os artigos estudados apontam que fatores estressores so potencializados neste perodo. Concluso: O perodo gravdico um processo de adaptaes que favorecem muitas vezes a fragilidade emocional, devendo o profissional enfermeiro darem apoio e orientao. Desenvolvendo um vnculo intersubjetivo e entendendo o seu papel de mediador deste processo. Descritores: Gestao, maternidade, cuidado de enfermagem, sentimentos e sofrimento. ABSTRACT Objective: The objective was to report the feelings and anxieties experienced by women in their pregnancy period and the importance of professional nursing care at this stage. To identify the reactions of the women in this period and the importance of nurses in this bond of trust. Methodology: A descriptive exploratory study, by literature review performed on the database, SciELO, Lilacs, and BvS Bvspsi. Nursing in the period from 2002 to 2012, where 16 were selected references Result: The period of pregnancy is favorable emotional. Sensitivity items studied indicate that
1 2

Ps Graduadas em Enfermagem em Neonatologia da Universidade Severino Sombra. Graduao em Enfermagem e Obstetrcia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2005). Atualmente Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Mdico-Cirrgica da escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

stressors are enhanced during this period. Conclusion: It is concluded that the pregnancy period is a process of adaptation that often favor the emotional fragility. Developing a bond and intersubjective understanding your role as a mediator of this process. Descriptors: pregnancy, maternity, nursing care, Affection and suffering. RESUMEN Objetivo: El objetivo fue informar ls sentimientos y ansiedades experimentadas por las mujeres en su perodo de embarazo y la importancia de los cuidados de enfermera profesional en esta etapa. Identificar las reacciones de las mujeres en este perodo y la importancia de las enfermeras en este vnculo de confianza. Metodologa: Estudio exploratorio descriptivo, mediante la revisin de la literatura realizada en la base de datos SciELO, Lilacs, y Bvspsi BvS. La enfermera en el perodo de 2002 a 2012, donde se seleccionaron 16 referencias. Resultado: El perodo de gestacin es favorable artculos sensibilidad emocional. Estudiados indican que los factores de estrs se incrementan durante este perodo. Conclusin: Se concluye que el periodo de gestacin es un proceso de adaptacin que a menudo favorecen la fragilidad emocional. El desarrollo de un vnculo intersubjetivo y la comprensin de su papel como mediador de este proceso. Descriptores: embarazo, cuidados de enfermara, los Afecto y el sufrimiento. INTRODUO A gravidez um perodo de expectativas, transformaes e adaptaes, tanto do fsico quanto do emocional, alm disso, conhecida como uma fase de maior sensibilidade e fragilidade na qual a mulher pode requerer maior ateno social, familiar e do profissional que poder assisti-la. Essas transformaes e adaptaes podem refletir diretamente na sade mental da mulher e do feto, tendo em vista que as sensaes positivas e negativas vivenciadas por essas mulheres so transmitidas ao concepto atravs de liberaes hormonais2. Pesquisas apontam que mulheres na gestao, so mais sensveis a eventos estressores, como: dificuldade financeira, morte na famlia, violncia domstica, separao conjugal e a responsabilidade de assumir um novo papel, ser me. As relaes da mulher com a prpria me vo gerar modelos internos de maternidade 3, 4. Um dos fatores que acarretam desordem emocional a possibilidade da formao do seu beb no estar em conformidade com seus desejos e anseios. Muitas

vezes, o momento do diagnstico deixa os pais confusos e sem orientao adequada, cabendo equipe de sade o papel de orientar e direcionar o caminho para que se obtenha equilbrio emocional, visando o bem estar de toda famlia. Algumas vezes a falta de manejo, sensibilidade e o dficit de profissionais de sade no trabalho com a famlia os levam a um no comprometimento com suas atividades e provoca nos pais insatisfao pela forma como so tratados5. Tem-se dado importncia cada vez maior ao tema, devido busca da humanizao e da melhora da qualidade da ateno gestante, pois a humanizao uma palavra que tem sido muito usada atualmente, devido o alto ndice de desordem que se encontra a aplicao de conhecimento de alguns profissionais. Estudos atuais tm visado delinear os fatores de risco para os transtornos psiquitricos nessas fases da vida, a fim de se realizarem diagnsticos e tratamento o mais precocemente possvel6. Muitas mulheres enfrentam perodos difceis durante a gestao, levando-as ao quase bito, o que as faz reforar no somente a f religiosa, mas tambm na equipe de sade que a acompanha nestes momentos. Devido a estes processos as mulheres invariavelmente no ficam com seus filhos logo que nascem e necessitam de informao a este respeito, e, esta comunicao importante componente do cuidado de enfermagem, deixando a mulher inclusive mais calma e desacelera o processo de ansiedade pelo qual esta passando. imprescindvel que a interao da me com a equipe multiprofissional no tenha dificuldades, para que se alcance assistncia de qualidade. O que se pode apresentar a falta de estudos inerentes comunicao entre equipe de sade e a mulher no perodo gestacional. Pode-se entender que a comunicao vista como teraputica, onde gera confiana e segurana, o que se torna um desafio na busca de qualidade na assistncia 7. Desta forma, tem-se como questo norteadora: O perodo gestacional envolve sentimentos ambivalentes? Nesta perspectiva, o objeto deste artigo : Sentimentos da gestante no perodo gestacional. Para responder a questo norteadora traou-se como objetivo: Identificar a partir de produo cientfica a experincia da gestante nesta fase da vida. Justifica-se a elaborao deste estudo por acreditar que o mesmo tem por contribuio mostrar que no processo gestacional h muitos fatores que precisam ser cuidadosamente observados para a melhora a qualidade de vida da gestante e do beb.

METODOLOGIA Trata-se de um estudo descritivo exploratrio, de abordagem qualitativa com reviso sistemtica de literatura. O estudo descritivo tem como objetivo, expor as caractersticas de populao ou fenmeno, estabelece correlao entre variveis, definindo sua natureza17. Optou-se pela abordagem qualitativa que abrange um universo abstrato, de significados, aspiraes, crenas, valores o que algo mais profundo e no est relacionada a operacionalizaes variveis.
18

No mbito exploratrio proporcionam

maior familiaridade com o problema, com vista a torn-lo explcito ou a acrescentar novas expectativas e hipteses, tendo como objetivo aperfeioamento de ideias ou a descoberta de instrues17. A reviso sistemtica de literatura tem como ponto principal reforar o objetivo da pesquisa, conhecer e analisar reflexes de construes tericas sobre um determinado tema. Tornando-se indispensvel a qualquer pesquisa17. Foi realizada a busca de material na base de dados SCIELO (Scientific Eletronic Library Online); BVS (Biblioteca Virtual de Sade); BVSPSI (Biblioteca Virtual de Sade Psicologia Brasil); LILACS (Base de dados Latino Americana de informao Bibliogrfica em Cincia da Sade). Utilizamos os descritores: Gestao, Maternidade, Cuidado de Enfermagem, Afeto e Sofrimentos. Desta forma, todos tinham relao com o objeto deste artigo, realizada atravs da prvia lida dos resumos. Foram utilizados os seguintes critrios de seleo: 1) Respondiam ao problema/objetivo. 2) Abordassem o cuidado no processo gestacional. 3) Artigos a partir de 2002. 4) Anseios e medos maternos durante o perodo gestacional e a relao com a equipe de sade. Assim, os dados foram obtidos a partir da anlise da bibliografia selecionada, a que denominada bibliogrfica potencial17. Aps essa etapa, foram impressos os 16 artigos selecionados, Quadro 1, e posteriormente realizado leituras e fichamento. Cabe destacar que foram respeitadas as regras de citao de referncias e a identificao de temas para realizar as categorias, conforme o mtodo Anlise Temtica1.

Ref./ Qualis

Autor

Local de publicao/ Ano

Ttulo

Resumo

Andrea Gabriela Ferrari, Psicol. Estud. A1/A2 Cezar A. Piccinini, Ago/2007 Rita Sobreira Lopes. Renata Sciorilli Camacho, Fbio Scaramboni Cantinelli, Carmen Sylvia Ribeiro, Amaury Cantilino, Barbara Karina Gonsales, rika Braguittoni, Joel Renn Jr. Eliana Marcello de Felice.

A criao imaginaria ou idealizada 5 do beb na O beb imaginado gestao, anseios e expectativas em relao ao na gestao: concepto. As fantasias que as mulheres tm Aspectos tericos e mesmo antes de estarem grvidas em torno da empricos. imagem, sade e sexo de seus filhos. Transtornos psiquitricos na gestao e no puerprio: Classificao, diagnstico e tratamento.

A2/B5

Rev. Psiquiatr. 2006

Um perodo que inicialmente deveria ser cheio de alegria, em alguns casos, devido a mltiplos fatores se torna um momento de dores, angstias e sofrimento, devendo ser respeitado, diagnosticado e cuidado.

A3/B5

Lilacs.Psyche. Dez/2007

Transformao e cura atravs da experincia de ser me. Associao de eventos estressores e morbidade psiquitrica em gestantes.

O modelo de me passado para as filhas por suas prprias mes. Modelos positivos e muitas vezes negativos, que atrapalham ou beneficiam no apenas no momento da gestao, mas tambm, na prpria relao com o beb ao nascer. Os agentes estressores vivenciados pela mulher durante a gestao, parto e puerprio, podem prejudicar sua sade fsica e mental, acarretando desta forma o aumento de risco de aborto espontneo, complicaes obsttricas e o trabalho de parto antecipado. As dificuldades, medos e frustraes da me ao receber a notcia de filhos com diagnstico de deficincia. A falta de esclarecimento da equipe de sade que muitas vezes informam em termos tcnicos o que deveria ser transmitido com maior clareza e sentimento. O baixo peso ao nascer e a prematuridade esto tambm associados depresso gestacional, comumente no tratada neste perodo, provocando alteraes hormonais e pouco fluxo sanguneo placentrio, prejudicando o concepto. Podemos observar que a depresso na gestao acarreta efeitos diretos no recm-nascido. Muitas mulheres enfrentam perodos srios durante a gestao levando-as ao quase bito. O que as faz reforar no s a f religiosa, mas tambm na equipe de sade que a acompanha. Devido a isto o dilogo e o cuidado com estas mulheres so essenciais, a interao com a equipe multiprofissional no pode haver falhas. A gravidez na adolescncia considerada uma gestao de alto risco tanto para o beb quanto para a me, um problema de sade pblica. A subjetividade do sujeito em formas de encarar a gravidez na adolescncia vai depender do ambiente em que essa me vive. Problemas emocionais e transtornos psiquitricos alm de complicaes clnicas e obsttricas tambm podem influenciar no consumo de lcool. observado nestas gestantes que quanto mais desordem emocional, eventos estressores como problemas conjugais, socioeconmicos so maiores a possibilidades de fuga para o lcool.

A4/B2

Larissa Horta Esper, Erikson Felipe Furtado.

SMAD. Rev Nov.2010

A5/A2

Lucyana Conceio Lemes, Maria Anglica Marcheti Barbosa

Comunicando me Act Paul. o nascimento do Oct./Dez.200 filho com 7 deficincia.

Daianna Thiengo, Cavalcante, Priscila Krauss Pereira, Jacqueline A6/B1 Fernandes de Cintra Santos, Maria Tavares Giovanni Marcos Lovisi. Ana Paula Cavalheira, Vera Lcia Pamplona Tonete, Cristina Garcia de Lima Parada

J.Bras. Psiquiatr. Janeiro.2012

Depresso durante a gestao e os desfechos na sade de recm-nascidos: coorte de mes atendidas em unidade bsica de sade.

A7/A2

Feelings and perceptions of Rev.Latino women in the Am.Enferm pregnancyNov./Dez.201 puerperal cycle Who 0 survived severe maternal morbidity. Vivncias da maternidade na adolescncia precoce.

A8/B1

Slvia Reis dos Santosa e Nia Schorb

Ver. Sade Pblica. 2003.

A9/

Simone N Pinheiro, Milton R Laprega e Erikson F Furtado

Morbidade psiquitrica e uso Ver. Sade de lcool em Pblica.2005. gestantes usurias do Sistema nico de Sade.

Quadro 1: Distribuio das bibliografias das categorias: RESULTADOS E ANLISE DOS DADOS. Os dados foram categorizados em duas unidades de anlise: 1: Desequilbrio emocional e anseios vividos no perodo gestacional, 2: Impacto frente ao diagnstico inesperado na gravidez. Sendo classificadas aps a leitura exaustiva dos artigos procedeu-se uma aproximao pela temtica, encontramos 15 unidades temticas: 1) Medo e frustrao da me, 2) Expectativa em relao ao concepto, 3) Falta de esclarecimento da equipe de sade, 4) Medo da Morte, 5) Preconceito, 6) Acolhimento, 7) Desequilbrio emocional, 8) Culpa, 9) Adaptaes com o corpo, 10) Barreiras do dilogo, 11) Modelo de maternidade, 12) Diagnstico inesperado, 13) Beb imaginado, 14) Interao da equipe multidisciplinar, 15) Acolhimento. Reagrupamos as unidades temticas em trs grupos: Sentimentos: Preconceito, Medo e frustrao da me, Culpa Desequilbrio emocional, Adaptaes com o corpo, Medo da morte; Expectativas: Em relao ao concepto, Diagnstico inesperado, Beb imaginado, Modelo de maternidade; Profissional: Falta de esclarecimentos da equipe de sade, Barreiras do Dilogo, Interao da equipe multidisciplinar e Acolhimento. 1 Categoria: Desequilbrio emocional e anseios vividos no perodo gestacional. importante esclarecer que todos os artigos remetem as dificuldades do perodo gestacional e seus obstculos, que so bastante diversificados em gneros. Em trs artigos encontramos um enfoque relacionado a esta primeira categoria (A2, A4, A8, A9, A11, A12 e A18). O presente estudo objetivou demonstrar que durante o perodo gestacional h uma diversidade de acontecimentos que se sobrepe a um complexo momento da vida da mulher. Essas sensaes podem interferir no seu estado normal de gestar. Toda mulher ao descobrir a gestao passa por um processo de transformao, onde a adaptao a uma nova fase de sua vida precisa ser assimilada. Nesta fase, as sensaes no campo fsico e psquico, muitas vezes so mais emergentes. O sentimento de insegurana observa-se algumas vezes na criao e imaginao do beb idealizado, anseios e expectativas em relao ao concepto. As

fantasias que as mulheres tm mesmo antes de estarem grvidas, em torno da imagem, sade e sexo de seus filhos. O deixar de ser filha para ser me e a mudana de vida e rotina para adaptao do novo integrante da famlia. Todas as mes desejam um beb saudvel, e a sensao de impotncia de no poderem ter a oportunidade de deciso perante esta situao, s deixam em uma posio frgil e preocupante, o que gera medo e ansiedade perante o diagnstico. Para a maioria das mes, dar a luz a um beb saudvel entra em um padro de normalidade exigido pela sociedade, o que as deixam pensativas e inseguras, desejando saber o mais rpido possvel como est a formao de seu beb atravs de exames de ultrasonografia. Na realidade, o que se deseja realmente, sempre o melhor, o belo, o perfeito, o saudvel, na experincia de gestar um beb, no poderia ser diferente, ele est ali, no conseguem enxerg-los, mas podem senti-los, dependem delas, e o resultado, precisa ser o melhor. Outro sentimento identificado na gestante a sensao de insegurana e insatisfao com seu prprio corpo, o que para elas bastante preocupante, pois engloba no s o aspecto esttico mais tambm de sua sexualidade. Algumas mulheres relatam o desconforto, aumento de peso, mudanas na pele como estrias, espinhas, celulites, manchas dentre outras coisas, provocando uma sensao visual bastante desagradvel. Devido aos fatores estticos e psicolgicos essa mulher se sente menos susceptvel ao ato sexual, causando desta forma um desconforto conjugal, que precisa ser discutido e compreendido com o auxlio e orientao do profissional Enfermeiro. importante pensar em enfermagem no s como tcnica e mtodos, mas principalmente como arte de cuidar, internalizando a idia da origem filosfica da profisso. A clnica centrada meramente na doena nega o sujeito que adoece seus valores, estilo de vida, cultura, relacionamento, predispondo o desinteresse e a no adeso ao tratamento. Segundo Martin Heidegger, coisas fundamentais como querer e desejar se encontram raizadas no cuidado essencial. Somente a partir do cuidado que elas emergem. Este conceito reafirma a importncia de incorporar o cuidado sobre a tica do desvelo, solicitude, diligncia, bom trato. Facilitando o ele de confiana da gestante com o profissional enfermeiro, que encontra plenitude em sua formao quando reafirma seu papel de cuidador, condutor e mediador de conflitos. Portanto, possvel internalizar nesta mulher a sabedoria do cuidar, dando a ela a autonomia, devolvendo a autoestima, resignificando seu papel de me. Na literatura brasileira pouco se tem a respeito da clnica em enfermagem, quando se aborda este tema se faz meno a doena como sinnimo de clnica,

encontramos assim uma controvrsia no conceito de cuidado, importante absorver a idia de que a clnica pertence ao sentido de acolhimento, repouso, assistncia. O sujeito precisa ser levado em conta no processo de acolhimento. 2 Categoria: Impacto frente a um diagnstico inesperado na gravidez. A categoria nmero dois, engloba os artigos (A1, A3, A5, A6, A7, A10, A13, A14, A15 e A16, A17). As mulheres no esto preparadas para enfrentarem um diagnstico negativo, e seus medos e anseios tornam-se muito grandes quando se deparam com esta situao, no sabem como devem proceder e to pouco se o que ela esta vivendo, mesmo real ou no, pois tudo aquilo que imaginou e ou desejou destrudo com poucas palavras, vivenciam a morte do filho imaginado. As dificuldades so enormes, partindo do princpio de que na maioria das vezes no sabem do que se trata, no sabem o que as esperam, imaginam crianas tortas, quando recebem o diagnstico de malformao congnita ou algo parecido, sentemse culpadas, pois no sabem se aquilo que esta acontecendo com seu beb culpa sua ou no, e tendem muitas vezes a entrarem em um quadro de depresso e transtorno psquico. Muitas vezes o diagnstico no claro e preciso, superficial, no h elucidao, so em alguns casos declarados somente em termos tcnicos. As mes recebem estas notcias em lugares qualquer, no h o cuidado em envolv-las em um ambiente de conforto para que sejam notificadas, muitas vezes estas notcias so dadas no corredor ou mesmo na hora do parto, o que confunde e angustia muito esta mulher, que apenas queria seu filho em seus braos e no um diagnstico to estranho junto com ele. Quando conseguem assimilar esta notcia, encontram outras barreiras como a de no saber como lidar com seu filho aps a alta hospitalar, alguns profissionais no esclarecem como pode ser o lado positivo, tudo que estas crianas poderiam ser capazes de vivenciar e aprender, mesmo sendo portadores de malformao, no indicam quais caminhos devem seguir, quais associaes de apoio aos pais e deficientes podem procurar para o melhor desenvolvimento de seus filhos, mostram apenas o diagnstico, suas limitaes e seu lado negativo. A frustrao tambm percebida em muitas gestantes quando o assunto relacionado ao HIV e outras doenas as quais muitas vezes no tm domnio do conhecimento, o que provoca na me a sensao de impotncia em relao a sua gestao, ao futuro de seu beb e de seu prprio futuro. Estas mes enfrentam

culpa, preconceitos, comportamentos moralistas no s da sociedade, mas tambm dos profissionais de sade, que demonstram insatisfao em cuidar destas gestantes, pois acreditam que so inconsequentes. Surgindo desta forma o aumento na carga psicolgica destas mulheres, que muitas vezes descobrem a infeco ou alguma outra patologia no mesmo momento em que descobrem a gestao. Envolvendo no somente o emocional, mas o seu relacionamento amoroso e familiar. Cabe ento a equipe de enfermagem o papel de prestador de cuidados, devendo estar sempre preparado para ajudar, aconselhar e intervir no que for necessrio. O cuidado pode ser entendido em algumas ocasies como forma de procedimentos rotineiros dispensados a essa gestante, porm o cuidado vai mais alm do que normas e rotinas. visto que alguns profissionais preferem se eximir da responsabilidade de ouvir e orientar a paciente, muitas vezes passando a responsabilidade para outros profissionais, limitando a sua profisso em aspectos biolgicos e anulando o psicolgico demonstrando o despreparo da equipe. O vinculo intersubjetivo essencial para o desenvolvimento do cuidado, para que o elo entre gestante e enfermeiro se faa presente. A equipe de enfermagem precisa desenvolver um foco holstico em seu contato com as gestantes, necessrio muitas vezes compreender suas expectativas em relao a este perodo. Assim os profissionais ganham a confiana destas mulheres, podendo trabalhar com mais liberdade. Uma gestao nunca igual outra, existem variantes, no ambiente em que se vive, no contexto familiar, profissional e no mbito social. Seus questionamentos, suas dores, suas dvidas, precisam ser devidamente amparados para que o profissional possa prestar assistncia com uma clnica adequada, pois todas essas sensaes vo refletir tanto no campo fsico quanto no psicolgico, o processo de cuidar no pode ser apreendido como algo pr-estabelecido, cuidado caracterizado como algo dinmico e interativo. A Sistematizao de Assistncia de Enfermagem em seu contexto geral visa orientar e direcionar o trabalho, desta forma, seria uma grande estratgia a ser usada, pois organizar o trabalho atravs de metas e estratgias facilita e beneficia a interao de todo o conjunto. Um dos questionamentos da equipe a dificuldade de se ajustar a cuidados mais individualizados, paralelos aos seus compromissos profissionais. Existe uma diversidade de funes a serem desempenhadas durante o seu perodo de trabalho, que muito dificulta este olhar mais cauteloso com a

10

gestante. Alguns destes profissionais referem-se jornada de trabalho como sendo exaustivo, o quantitativo de profissionais inferior a demanda tambm causa dificuldades. Outros profissionais dizem que no se sentem preparados para aconselhar e preferem no entrar neste mrito. Essa conexo precria com a gestante pode deixar lacunas e as percepes que poderiam fazer a diferena no cuidado acabam deixando de acontecer. Certamente h uma grande dificuldade no dilogo e interao entre as gestantes e o profissional enfermeiro, porm em todos os relatos de mes que receberam ateno e instruo necessria, houve um avano tanto na preveno, quanto na adeso ao tratamento no cuidado com a gravidez. Visto que preciso haver uma troca de informaes para que essa me possa entender e se adaptar de acordo com suas condies e limitaes. O Enfermeiro tem o papel de elo de formao e de informao a respeito do processo de gestar. E necessrio haver uma empatia para que o relacionamento possa ser estreitado. Se permitir ouvir e entender as angustias e anseios dessa gestante que o cuidado possa ser eficaz. CONSIDERAES FINAIS Para que os sentimentos maternos sejam melhor entendidos, atendidos e sanados, no apenas o cuidado do enfermeiro precisa ser melhor prestado, as instituies precisam tambm viabilizarem recursos tanto fsicos, ambientais e de apoio para esses profissionais, muitas vezes j to sobrecarregados por suas atividades rotineiras, para que possam embasar sua viso em uma nova forma de cuidar. No preciso realizar discursos para que o outro obtenha conforto, para muitos, j se torna bastante, serem ouvidos. Entender que a formao do profissional enfermeiro deve tambm englobar o amparo aos sentimentos dos seus clientes de total relevncia, pois a sensibilidade no cuidado com a gestante seria melhor compreendida, tendo visto que a mulher grvida muito mais susceptvel ao enfraquecimento de sua organizao emocional. bastante vasto e intenso o campo de assistncia do profissional enfermeiro, no apenas porque os sentimentos so subjetivos, mas tambm a compreenso de cada um a respeito de seus problemas e aceitaes. Busca-se ento entender a melhor forma de lidar com a gestante em todo seu perodo gravdico. Esta complexa relao vem sendo discutida de forma a encontrar frente a uma situao de crise. A sensibilidade com o problema do prximo fundamental para

11

um ponto onde o profissional e gestante possam ter um elo de confiana, para que a relao seja benfica para ambos. O olhar ento do enfermeiro deve ser de participante, estando sempre atentos as queixas, dvidas, anseios, frustraes e medos que esta gestante possa apresentar. Pois diante de cada dificuldade, o enfermeiro deve se reinventar na forma de cuidar, buscando continuamente meios de atualizao e compreenso do ser humano. A sensibilidade de se colocar no lugar do outro, entendendo o seu momento, faz do ser enfermeiro um profissional do cuidado. necessrio entender o universo das representaes desta mulher, ser perceptvel para obter a melhor conduta. Os nveis de ansiedade e depresso na fase gestacional evidenciam a importncia do papel do enfermeiro de identificar e intervir precocemente, resaltando os pontos positivos e as perspectivas de bons resultados. Mudando o foco do negativo para o positivo, atravs de um olhar e de uma escuta diferenciada, tendo em vista que estes sentimentos tm interferncia direta na relao do binmio me-beb, podendo enfraquecer ou at interromper o vnculo. Portanto, preciso eliminar os obstculos que tm fragilizado o contato do enfermeiro com a gestante e recomear uma nova relao, mostrando a me que este perodo nico, e dotado de autoconhecimento e descobertas, devendo o enfermeiro ter o papel de mediador deste processo. REFERNCIAS 1- Ferrari AG. O beb imaginado na gestao: e Aspectos tericos empricos. Psicol.estud.vol.12 no.2 Maring Mai/Ago.2007. 2- Camacho RS; Cantinelli FS; Ribeiro CS; Cantilino A; Gonsales BK; Braguittoni E JR. Transtornos psiquitricos na gestao e no puerprio: Classificao, diagnstico e tratamento. Rev.psiquiatria. cln.v.33.n.2 So Paulo 2006. 3- Elice EM. Transformao e cura atravs da experincia de ser me. Psyche (So Paulo); 2007 dez.11(21) 145-159 4- Esper LH; Furtado EF; Associao de eventos estressores e morbidade psiquitrica em gestantes. SMAD, Ver. Eletrnica Sade Mental lcool Drog. (Ed.port.) 2010 Nov; 6 (Especial):368-86.

12

5- Lemes LC; Barbosa MAM. Comunicando me o nascimento do filho com deficincia. Acta Paul.enferm.vol.20 no.4 So Paulo Oct./Dec.2007. 6- Thiengo D; Pereira PK; Santos JFC; Cavalcanti MT; Lovisi GM; Depresso durante a gestao e os desfechos na sade de recm-nascido: Coorte de mes atendidas em uma unidade de sade. J.bras.psiquiatr.vol.61 no.4 Rio de Janeiro 2012. 7- Cavalheira AP; Tonete VLP; Parada CGDL; Feelings and perceptions of women in the pregnancy puerperal cycle Who survived severe maternal morbidity. Rev. Latino Am. Enfermagem 18(6) : [08 telas] nov dez 2010. 8- Santosa SR; Schorb N. Vivncias da maternidade na adolescncia precoce. Rev.Sade Pblica.2003;37(1):15-23. 9- Pinheiro SN; Laprega MR; Furtado EF.Morbidade Psiquitrica e o uso de lcool em gestantes usurias do Sistema nico de Sade. Rev.Sade Pblica 2005;39(4):593-8. 10- Vieira AN; Silveira LC; Franco TB. A formao clnica e a produo do cuidado em sade e na enfermagem. Trab. Educ. sade (Online) vol.9 no.1 Rio de Janeiro mar./jun.2011. 11- Falcone VMC; Mader VN;Nascimento CFL. Santos JMM; Nbrega FJ; Atuao multiprofissional e a sade mental de gestantes. Rev. Sade. Pblica 2005; 39(4): 612-8. 12- Arajo NM; Salim NR; Gualda DC. Corpo e Sexualidade na gravidez. Ver. esc.enferm.USP vol.46 no.3 So Paulo Jun.2012. 13- Lopes RCS; Prochnow LP; Piccinini CA; A relao de mes com suas figuras de apoio femininas e os sentimentos em relao maternidade. Psicol.estud.vol.15 no.2 Maring abr./jun.2012. 14- Fernandes AO; Junior HPOS; Gualda DMR; Gravidez na adolescncia: percepes das mes de gestantes jovens. Acta. paul.enferm.vol.25 no.1 So Paulo 2012

13

15- Silva RM; Costa MS; Matsue RY; Souza GSD; Catrib AMF; Vieira LJEDS. Cartografia do cuidado na sade da gestante. Cinc.sade coletiva vol.17 n.3 Rio de Janeiro Mar.2012. 16- Santos MMAS; Saunders C; Baio MR. A relao interpessoal entre profissionais de sade e adolescente gestante: distanciamentos e aproximaes de uma prtica integral e humanizada. Cinc.sade coletiva vol.17 n.3 Rio de Janeiro Mar.2012. 17- Gil AC. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4ed. So Paulo. Atlas 2002. 18- Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. * ed. So Paulo: Hucitec, 2004. 19- Oliveira PMR; Alves M. Enfermagem Psiquiatrica: discutindo o ideal e praticando o real. Esc. Anna Nery Ver. Enfermagem 2010 Jan-Mar. 20- Rocha RC; Quaresma JLM. A Percepo das Gestantes Especiais: Bases para o Cuidado de Enfermagem. Ver. de Pesqu.: Cuidado Fundamental Online 2009 Set-Dez.

You might also like