You are on page 1of 22

-CORPORATIVO-

N-1710 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. M

04 / 2012

Codificao de Documentos Tcnicos de Engenharia


1a Emenda

SC-12
Normas Gerais de Projeto

Esta a 2a Emenda da PETROBRAS N-1710 REV. M e se destina a modificar o seu texto nas partes indicadas a seguir: NOTA 1 As novas pginas com as alteraes efetuadas esto colocadas nas posies correspondentes. NOTA 2 As pginas emendadas, com a indicao da data da emenda, esto colocadas no final da norma, em ordem cronolgica, e no devem ser utilizadas.

- Figura 1: (1 Emenda) Incluso da Nota 5.

- Subseo 6.6.1: (1 Emenda) Alterao do texto.

- Subseo 7.1: (1 Emenda) Alterao do texto.

- Subseo 7.4.1: (1 Emenda) Alterao do texto.

- Subseo 7.5.3: (1 Emenda) Alterao do texto.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

1 pgina

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

Codificao de Documentos Tcnicos de Engenharia

Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. A Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma a responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na PETROBRAS, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 12
Normas Gerais de Projeto

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GT (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e de suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e por suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SC (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. . PROPRIEDADE DA PETROBRAS 13 pginas, ndice de Revises e GT

-CORPORATIVO-

N-1710
1 Escopo

REV. M

11 / 2010

1 Esta Norma visa uniformizar e sistematizar a codificao de documentos tcnicos de engenharia emitidos em papel ou meio eletrnico relativos s instalaes da PETROBRAS de forma a permitir seu arquivamento ordenado e facilitar a recuperao de informaes.

1.2 Esta Norma visa padronizar a terminologia das reas de atividade.

1.3 Esta Norma no se aplica a codificao ou numerao de pedidos de compra e autorizao de fornecimento de material.

1.4 Esta Norma pode ser aplicada na codificao de documentos fornecidos por fabricantes. [Prtica Recomendada]

1.5 Esta Norma se aplica aos documentos tcnicos de engenharia relativos a instalaes, emitidos nas fases de projeto, construo, montagem, comissionamento e operao, a partir da data de sua edio.

1.6 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos (incluindo emendas). PETROBRAS N-1521 - Identificao de Equipamentos Industriais; PETROBRAS N-1522 - Identificao de Tubulaes Industriais; PETROBRAS N-2064 - Emisso e Reviso de Documentos de Projeto.

3 Termos e Definies
Para os efeitos deste documento aplicam-se os seguintes termos e definies.

3.1 instalao instalaes operacionais, tais como: campos de produo, terminais, dutos, refinarias, embarcaes, assim como as instalaes administrativas

3.2 nmero codificado conjunto alfanumrico identificador do documento, sendo obtido pela associao ordenada dos cdigos representativos dos diversos grupos bsicos que compem o conjunto

3.3 grupos bsicos elementos componentes do nmero codificado

-CORPORATIVO-

N-1710
4 Diretriz Bsica

REV. M

11 / 2010

No nmero codificado, os grupos bsicos tm uma ordenao no sentido do mais geral para o particular.

5 Estrutura do Nmero Codificado


5.1 De acordo com o critrio da Seo 4, o nmero codificado deve ser constitudo de 7 grupos bsicos ordenados de acordo com a Figura 1.
Anexo C (ou E)
Grupo 3 reas de atividades

Anexo A
Grupo 0 Identificao do idioma Grupo 1 Categoria do documento

Anexo B
Grupo 2 Identificao da instalao

Anexo D (ou F)
Grupo 4 Classe de servios equipamentos e materiais
AAA Notas 4 e 5

Grupo 5 Origem do documento


LLL Notas 4 e 5

Grupo 6 Cronolgico

LL Nota 4

ABBB.CC ABBBB Notas 1, 4 e 5 Notas 2, 4 e 5

AAA

Onde: L A, B, C a letra; so os algarismos.

NOTA 1 Dgitos de diferenciao obrigatrios para todas as reas. NOTA 2 Dgito de diferenciao usado somente no caso de repetio (a partir da primeira rea de atividade repetida). NOTA 3 O Cdigo de Origem do Documento (Grupo 5) deve ser consultado na intranet da PETROBRAS, na pgina da NORTEC-GC. NOTA 4 O Anexo A (Grupo 1), o Anexo B (Grupo 2), os Anexos C ou E (Grupo 3), os Anexos D ou F (Grupo 4) e o Anexo G (ndice de Revises), devem ser consultados na intranet da PETROBRAS, na pgina da NORTEC-GC. NOTA 5 Admite-se a utilizao de letras onde os cdigos esto com a numerao esgotada.

Figura 1 - Grupos Bsicos


5.2 Os grupos bsicos que constituem o nmero codificado, conforme a Figura 1, so os descritos abaixo: a) b) c) d) e) f) g) Identificao do Idioma (Grupo 0); Anexo A - Categoria (Grupo 1); Anexo B - Identificao da Instalao (Grupo 2); Anexos C ou E - rea de Atividade (Grupo 3); Anexos D ou F - Classe de Servio, Materiais e Equipamentos (Grupo 4); Cdigo de Origem do Documento (Grupo 5); Cronolgico (Grupo 6).

5.3 No nmero, os cdigos referentes aos grupos bsicos so separados por traos horizontais, conforme mostrado na Figura 1.

-CORPORATIVO-

N-1710
6 Conceituao dos Grupos Bsicos

REV. M

11 / 2010

6.1 Identificao do Idioma do Documento (Grupo 0)

6.1.1 Grupo bsico que identifica o idioma em que o documento foi emitido e s deve ser utilizado para idiomas diferentes do portugus.

6.1.2 constitudo de uma letra e sua configurao ilustrada a seguir: Grupo 0 Identificao do Idioma L

6.1.3 Devem ser utilizados os seguintes caracteres para distinguir o idioma do documento. I A F L E D para o idioma Ingls; para o idioma Alemo; para o idioma Francs; para o idioma Italiano; para o idioma Espanhol; para outros idiomas.

6.1.4 Este grupo tem por finalidade diferenciar o cdigo de um documento, quando o cdigo for emitido em verses com mais de um idioma ou ainda evidenciar o idioma em que o documento foi emitido.

6.1.5 No caso do corpo do documento conter mais de um idioma, o usurio deve codificar no idioma que julgar mais importante. Se um dos idiomas for o Portugus, este grupo no deve ser usado.

6.2 Categoria do Documento - Anexo A (Grupo 1)

6.2.1 Grupo bsico que identifica o tipo de documento e tem por finalidade permitir o agrupamento de documentos semelhantes. O Anexo A apresenta a listagem dos cdigos das categorias de documentos tcnicos.

6.2.2 constitudo de duas letras e sua configurao ilustrada a seguir: Anexo A Categoria do Documento LL

-CORPORATIVO-

N-1710
6.2.3 Exemplos do Anexo A: EXEMPLO 1

REV. M

11 / 2010

Para codificao de uma Requisio de Material: RM EXEMPLO 2 Para codificao de um Manual de Operao: MA

6.3 Identificao da Instalao - Anexo B (Grupo 2)

6.3.1 Grupo bsico que identifica a instalao qual se refere o documento. O Anexo B apresenta a listagem dos cdigos.

6.3.2 constitudo de dois conjuntos de caracteres, separados por um ponto, conforme ilustrado a seguir:

Anexo B Identificao da Instalao ABBB.CC

6.3.3 O primeiro caractere, indicado por A no quadro do 6.3.2, identifica a rea de atuao da PETROBRAS, segundo o seguinte critrio: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Instalaes da Administrao Central; Explorao E&P (rea de Explorao - antigo DEPEX); Perfurao E&P (rea de Perfurao - antigo DEPER); Produo E&P (rea de Produo - antigo DEPRO); Transporte ABAST-LOG/GGO-TRAN (rea de Transporte - antigo ABAST-TRAN); Refino: ABAST-REF( rea de Refino - antigo DEPIN); Empreendimento para Subsidirias, Controladas e Coligadas; Empreendimentos no Exterior; Empreendimentos no Pas, fora do Sistema PETROBRAS; Energia.

6.3.4 Os trs caracteres seguintes do primeiro conjunto, indicados por B no quadro do 6.3.2, identificam as instalaes de cada rea de atuao.

6.3.4.1 Quando o caractere, indicado pela letra A, assumir o valor 3 (E&P - rea de Produo), o primeiro B indica a Unidade de Negcio de E&P, comeando pelo valor 0 at o valor 9 e em seguida de A ao Z (excetuando-se as letras I e O).

6.3.4.2 Quando o caractere, indicado pela letra A, assumir o valor 3 (E&P - rea de Produo), o segundo e o terceiro B indicam o Campo de Produo, comeando pelo valor 00 at o valor 99 e em seguida de 0A ao 0Z (excetuando as letras I e O), 1A ao 1Z (excetuando-se as letras I e O), 2A ao 2Z (excetuando as letras I e O) e assim por diante at 9A ao 9Z (excetuando as letras I e O).

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

6.3.5 Nos casos 0, 5, 6, 7, 8 e 9 listados no 6.3.3, a atribuio dos cdigos da instalao, relativos aos campos do Anexo B, indicados por BBB no quadro do 6.3.2, deve ser feita, exclusivamente, atravs de solicitao CONTEC.

6.3.6 Os dois ltimos caracteres, indicados por C no quadro do 6.3.2, so caracteres alfanumricos e so utilizados como Cdigo de Diferenciao destinado a indicar partes da instalao situadas em diferentes localizaes geogrficas, obrigatrios para as reas de produo, transporte e refino.

6.3.7 Quando um documento abranger mais de uma instalao, deve ser considerada na codificao aquela que for preponderante.

6.3.8 Exemplos do Anexo B: EXEMPLO 1 Para codificao da instalao do campo de produo de Ubarana da Bacia Potiguar, temos: 3418.00 - E&P-UN-RNCE - Campo de Produo Ubarana; EXEMPLO 2 Para codificao da instalao do Campo de Produo Xaru 2 temos: 3432.02 - E&P-UN-RNCE - Campo de Produo Xaru - Plataforma de Xaru 2 (PXA-2); EXEMPLO 3 Para codificao da instalao da Ilha Dgua, dos Dutos e Terminais do Sudeste, temos: 4150.30 - Terminal da Ilha Dgua; EXEMPLO 4 Para codificao da instalao da Refinaria Presidente Getlio Vargas (REPAR), temos: 5295.00 - Refinaria Presidente Getlio Vargas -REPAR; EXEMPLO 5 Para codificao da instalao do campo de produo Fazenda Gameleira da E&P-UN-BA, temos: 310A.00 - E&P-UN-BA - Campo de Produo Fazenda Gameleira.

6.4 reas de Atividade - Anexos C e E (Grupo 3)

6.4.1 Os Anexos C e E apresentam a listagem de reas de atividades com os cdigos correspondentes. A configurao do Anexo C e E indicada a seguir:

Anexos C e E reas de Atividade

ABBBB

6.4.1.1 O Anexo E deve ser utilizado sempre que a rea de atividade for pertinente aos navios da FRONAPE. Neste caso, a numerao do Anexo B (Identificao da Instalao) deve ser iniciada por 48. 6

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

6.4.1.2 O Anexo C deve ser utilizado nos demais casos.

6.4.2 A rea de atividade associada a uma Instalao (Anexo B), a um sistema ou partes destes em que se desenvolve uma funo especfica.

6.4.2.1 O primeiro algarismo (A), de uso opcional, utilizado para diferenciar reas de atividades repetidas ou projetos alternativos para a mesma instalao. Essa diferenciao, portanto, s deve ser utilizada quando as reas de atividades de uma mesma instalao forem essencialmente semelhantes, como por exemplo: unidades de processo repetidas.

6.4.2.2 Os quatro ltimos algarismos identificam a natureza da rea de atividade.

6.4.3 Quando um documento abranger mais de uma atividade, pode ser considerada na codificao aquela atividade que for preponderante. Um exemplo tpico uma unidade de processo que engloba uma pequena unidade de tratamento de produto.

6.4.4 Exemplos do Anexo C: EXEMPLO 1 Para codificao da nica unidade de destilao atmosfrica: 2111; EXEMPLO 2 Para codificao da segunda unidade de destilao atmosfrica, considerando tratar-se da segunda unidade: 22111; EXEMPLO 3 Para a codificao 26213 temos: 2a Estao de Bombeamento de Produtos Claros; EXEMPLO 4 Para codificao das duas alternativas de plataformas para o mesmo campo de produo TLWP e SPAR: ET-3010.47-11200-941-PGT-002 (TLWP); ET-3010.47-21200-941-PGT-002 (SPAR).

6.5 Classe de Servio, Materiais e Equipamentos - Anexos D e F (Grupo 4)

6.5.1 Constitudo por trs algarismos que representam servios especficos, equipamentos ou materiais utilizados em determinada rea de atividade. A configurao dos Anexos D e F indicada a seguir. Os Anexos D e F apresentam a listagem das classes de servios, com os cdigos correspondentes.

Anexos D e F Classe de Servios, Equipamentos e Materiais AAA

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

6.5.1.1 O Anexo F deve ser utilizado sempre que a rea de atividade for pertinente aos navios da FRONAPE. Neste caso, a numerao do Anexo B (Identificao da Instalao) deve ser iniciada por 48.

6.5.1.2 O Anexo D deve ser utilizado nos demais casos.

6.5.2 O terceiro caractere indicado pela letra A deve comear pelo valor zero at o valor 9 e em seguida de A ao Z (excetuando as letras I e O).

6.5.3 O enquadramento de um documento em um grupo geral ou em subgrupos do Anexo D deve ser feito com alguma flexibilidade, que depende da complexidade do projeto considerado. Assim, as diretrizes, descritas em 6.5.3.1 a 6.5.3.4, devem ser adotadas.

6.5.3.1 Os desenhos e documentos que envolvam diferentes assuntos de um mesmo grupo, ou subgrupo, devem ser codificados com a classe geral daquele grupo ou subgrupo. Assim, por exemplo, uma planta de tubulao que envolva tubos (subgrupo 210), vlvulas (subgrupo 220), conexes (subgrupo 240), codificada com o cdigo 200 (tubulao em geral); uma especificao para vlvulas englobando diferentes tipos recebe o cdigo 220.

6.5.3.2 Recomenda-se que os desenhos de detalhes especficos sejam codificados com o cdigo especfico correspondente. Como exemplo, pode ser mencionado o desenho de uma vlvula especial que deve receber o cdigo 229. [Prtica Recomendada]

6.5.3.3 As especificaes, Folhas de Dados, Requisies de Material e outros documentos semelhantes, que originam compra de materiais, devem ser codificados com o cdigo especfico correspondente. Como exemplo, as requisies de vlvulas devem ser agrupadas em vlvulas gaveta (cdigo 221), vlvulas globo (cdigo 222).

6.5.3.4 No caso de documentos referentes a conjuntos de equipamentos acoplados, pertencentes a classes de servios distintas, deve prevalecer a classe do equipamento que tenha a funo principal. Exemplo: conjunto moto-bomba, codificar como bomba.

6.5.4 Exemplos dos Anexos D e F: EXEMPLO 1: Para codificao de um documento relativo a fundaes: 120 - Fundaes; EXEMPLO 2: Para codificao da classe de servio 181: Paisagismo; EXEMPLO 3 Para codificao de um documento referente ao regulador de velocidade do Sistema de Carga e Limpeza de Tanques: 325 - Regulador de Velocidade.

-CORPORATIVO-

N-1710
6.6 Cdigo de Origem do Documento (Grupo 5)

REV. M

11 / 2010

6.6.1 Grupo bsico constitudo por trs caracteres. Identifica quem emitiu o documento (rgo da PETROBRAS ou empresa contratada). Os cdigos relativos aos rgos da Companhia ou empresas contratadas devem ser obtidos na NORTEC-GC. A configurao do grupo 5 indicada a seguir: Grupo 5 Origem do Documento LLL ou LLA

6.6.2 Quando esta Norma for aplicada para documentos de fabricantes, recomenda-se a utilizao de cdigo especfico para os fabricantes de equipamentos e o cdigo ZZZ para os demais. [Prtica Recomendada]

6.6.3 Os cdigos iniciados pela letra P so destinados, exclusivamente, aos rgos da PETROBRAS.

6.7 Cronolgico (Grupo 6) Grupo bsico constitudo por trs algarismos; identifica a ordem numrica de uma mesma categoria de documentos, referentes a um mesmo emitente, classe de servio, rea de atividade e instalao. A configurao do grupo 6 ilustrada a seguir: Grupo 6 Cronolgico AAA

7 Aplicaes da Codificao
7.1 Preenchimento dos Campos Como regra geral, na codificao de um documento, todos os campos referentes aos 7 grupos bsicos devem ser preenchidos, exceto um caracter de diferenciao do idioma, dois algarismos opcionais do Anexo B e o algarismo de diferenciao dos Anexos C ou E, quando no aplicveis. 7.2 Identificao de Equipamentos Industriais Para a identificao de equipamentos, conforme descrito na PETROBRAS N-1521, deve ser utilizado o cdigo de rea de atividade (Anexo C) ou da instalao (Anexo B).

7.3 Identificao de Linhas de Tubulao Para a identificao de linhas de tubulao, conforme descrito na PETROBRAS N-1522, deve ser utilizado o cdigo da rea de atividade (Anexo C).

-CORPORATIVO-

N-1710
7.4 Instrues de Aplicao

REV. M

11 / 2010

7.4.1 Os ndices de cada uma das categorias de documentos devem ser identificados pelo mesmo cdigo da categoria, tendo o grupo 6 - cronolgico, numerado como 000 (zero, zero, zero). Excepcionalmente, o uso de quatro algarismos deve ser permitido em situaes onde o cronolgico ultrapassar a casa das centenas.

7.4.2 ndices de documentos.

7.4.3 O cdigo indicativo da reviso deve ser colocado em campo apropriado, conforme descrito na PETROBRAS N-2064.

7.4.4 Oleodutos e Gasodutos

7.4.4.1 Quando se caracterizam como instalaes de transporte, o cdigo de identificao da instalao (Anexo B) corresponde faixa de dutos. A rea de atividade (Anexo C) adequada dentro do item Dutos. Quanto classe de servio (Anexo D), deve ser considerado o cdigo correspondente (ver exemplo no 7.5.5).

7.4.4.2 Os dutos das regies de produo devem ser codificados como instalaes independentes (Anexo B) dentro dos seguintes critrios: a) dutos que interligam regies de produo distintas (exemplo: GASEB -cdigo 3103.10); b) linhas troncos que recebem a produo de campos distintos.

7.4.4.3 Os demais dutos, enquadrados nos casos abaixo, devem ser codificados com o cdigo de instalao de origem, considerando o sentido de fluxo do produto: a) b) c) d) e) f) ligao entre plataformas de um mesmo campo ou de campos distintos; ligao entre plataforma e oleoduto ou gasoduto tronco; ligao entre estaes coletoras de um mesmo campo ou de campos distintos; ligao entre estaes coletora e coletoras-satlites manifolds; ligao entre estao coletora e poo; ligao entre estaes coletoras e oleodutos e gasodutos tronco.

7.4.4.4 O cdigo da rea de atividade (Anexos C ou E) deve ser correspondente ao tipo de duto (oleoduto-6510, gasoduto-6520, lcoolduto-6530) (ver exemplo no 7.5.6).

7.4.5 Plataformas Martimas Fixas

7.4.5.1 As plataformas fixas so consideradas instalaes, conforme codificadas no Anexo B.

7.4.5.2 As plataformas moduladas devem ser codificadas, quanto rea de atividade (Anexos C ou E), pelos seus diversos sistemas operacionais (processo, utilidades). Os cdigos de mdulos (1 400) devem ter seu uso restrito s partes especficas do mdulo propriamente dito, como por exemplo: a sua estrutura. Essa aplicao se destina, principalmente, aos documentos de fabricao, construo e montagem desses mdulos. Os fluxogramas e diagramas eltricos so codificados por unidades ou sistemas (exemplo: cdigo 5140).

10

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

7.4.5.3 As plataformas no moduladas so divididas, no caso geral, quanto s reas de atividade em jaqueta, convs, heliponto, tocha, sistema de gas-lift, sistema de injeo de gua, unidades de processamento, utilidades e alojamentos. Neste caso, devem ser identificadas pelo cdigo da rea de atividade correspondente.

7.4.6 Unidades Estacionrias de Perfurao (UEP)

7.4.6.1 As unidades estacionrias para perfurao so codificadas como E&P - rea de Perfurao, cdigo 2000.00 do Anexo B - Identificao das Instalaes.

7.4.6.2 As unidades estacionrias para produo so identificadas como E&P - rea de Produo, instalaes em unidades mveis, cdigo 3010.00, ligadas unidade mvel correspondente, navio, semi-submersvel, TLP, SPAR, etc..

7.4.6.3 Para projetos com vrias alternativas para o mesmo campo de produo, usar o campo A (Anexos C ou E) como diferenciador [ver exemplos em 6.4.4 d) e 7.5.7].

7.4.7 Equipamentos para Estoque Estratgico Nos documentos relativos a equipamentos destinados a estoque estratgico, o campo do Anexo B Instalao deve ser deixado em branco at se conhecer a sua destinao, quando ento devem ser preenchidos.

7.4.8 Projetos Padronizados e/ou Tecnolgicos Nos documentos relativos a projetos padronizados de uso repetitivo ou tecnolgico, o Anexo B - Instalao deve ser deixado em branco ou utilizar o cdigo geral do segmento da empresa, por exemplo 3000.00. Quando o projeto for utilizado para uma determinada instalao, os documentos devem ter o Anexo B numerado para a constituio do conjunto de documentos daquela instalao.

7.5 Exemplos de Aplicao

7.5.1 Exemplo 1 Trata-se do primeiro Memorial Descritivo (MD) de sondagem do laboratrio do Terminal de Guarulhos, elaborado pelo ABAST-LOG/GGO-TRAN (antigo ABAST-TRAN). MD-4300.06-8222-114-PDT-001. Categoria: MD - Memorial Descritivo; Instalao: 4300.06 - Terminal de Guarulhos; rea de Atividade: 8222 - Laboratrio; Classe de Servio: 114 - Sondagens; Origem: PDT - ABAST-TRAN; Cronolgico: 001.

7.5.2 Exemplo 2 Trata-se da 5a planta de tubulao emitida pelo ABAST-REF, referente Unidade de Coqueamento Retardado (primeira unidade) da RPBC.

11

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

DE-5210.00-2212-200-PDI-005. Categoria: DE - Desenho; Instalao: 5210.00 - Refinaria Presidente Bernardes (RPBC); rea de Atividade: 2212 - Unidade de Coqueamento Retardado (1a Unidade); Classe de Servio: 200 - Tubulao; Origem: PDI - ABAST-REF; Cronolgico: 005 - 5o desenho.

7.5.3 Exemplo 3 Trata-se do desenho de torres emitido pelo CENPES, referente a segunda Unidade de Coqueamento Retardado da REVAP. Observa-se, comparando os exemplos 2 e 3 (7.5.1 e 7.5.2), que o algarismo de diferenciao de rea de atividade s utilizado a partir da ocorrncia da segunda rea de atividade repetida. DE-5285.00-22212-550-PPC-001. Categoria: DE - Desenho; Instalao: 5285.00 - Refinaria Henrique Lage - REVAP; a rea de Atividade: 22212 - Unidade de Coqueamento Retardado (2 Unidade); Classe de Servio: 550 - Torres; Origem: PPC - CENPES; Cronolgico: 001 - 1o desenho.

7.5.4 Exemplo 4 Trata-se da segunda Folha de Dados de Permutadores de Feixe Tubular da Unidade de Processamento de leo da 3a Plataforma do Campo de Ubarana, do E&P-UN-RNCE, emitida pelo E&P. I-FD-3418.03-1220-451-PEP-002. Documento editado em Ingls: I; Categoria: FD - Folha de Dados; Instalao: 3418.03 - Plataforma de Produo Ubarana 3 (PUB-3) do Campo de Produo Ubarana do E&P-UN-RNCE; rea de Atividade: 1220 - Unidade de Processamento de leo; Classe de Servio: 451 - Permutadores de Feixe Tubular; Origem: PEP - E&P; a Cronolgico: 002 - 2 Folha de Dados.

7.5.5 Exemplo 5 Trata-se do 15o desenho de Tubulao emitido pelo ABAST-LOG/GGO-TRAN, referente ao Gasoduto de Gs Natural da Faixa de Dutos Barra do Furado - Campos Elseos, do antigo TORGU. DE-4150.52-6521-200-PDT-015. Categoria: DE - Desenho; Instalao: 4150.52 - Faixa de Dutos de Barra do Furado - Campos Elseos, do DTSE (antigo TORGU); rea de Atividade: 6521 - Gasoduto de Gs Natural; Classe de Servio: 200 - Tubulao; Origem: PDT - ABAST-TRAN; Cronolgico: 015 - 15o desenho.

7.5.6 Exemplo 6 Trata-se do 8o desenho de tubulao emitido pelo E&P, referente ao duto de interligao com origem na Plataforma de Produo de Agulha 1 (PAG-1) da E&P-UN-RNCE. 12

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

DE-3416.01-6510-200-PEP-008. Categoria: DE - Desenho; Instalao: 3416.01 - Plataforma de Produo Agulha 1 (PAG-1) do Campo de Produo de Agulha, da E&P/UN-RNCE; rea de Atividade: 6510 - Oleoduto; Classe de Servio: 200 - Tubulao; Origem: PEP - E&P; Cronolgico: 008 - 8o desenho.

7.5.7 Exemplo 7 Trata-se da ET de dois projetos alternativos para o Campo de Barracuda em fase de licitao, uma plataforma tipo TLWP (Tension Leg Well Plataform) e um tipo SPAR. ET-3010.47-11200-941-PGT-002 (TLWP-1). ET-3010.47-21200-941-PGT-002 (SPAR-1). Categoria: ET - Especificao Tcnica; Instalao: 3010.47 - Plataforma de Produo de Barracuda P-41; reas de Atividade: 11200 - Produo (TLWP-1); 21200 - Produo (SPAR-1); Classe de Servio: 941 - Engenharia de Projetos - Dados Bsicos para o Projeto; Origem: PGT - GETINP - E&P; Cronolgico: 002 - 2a Especificao Tcnica.

7.5.8 Exemplo 8 Trata-se do 3o desenho da bomba de esgoto de poro, emitido pela FRONAPE e comum aos navios da classe Ataulfo Alves. DE-4850.00-0376-110-PTF-003. Categoria: DE - Desenho; Instalao: 4850.00 - Classe Ataulfo Alves; rea de Atividade: 0376 - Esgoto de Poro; Classe de Servio: 110 - Bomba de Esgoto de Poro; Origem: PTF - PETROBRAS - ABAST-TRAN - FRONAPE; Cronolgico: 003 - 3o desenho da Bomba.

7.5.9 Exemplo 9 Trata-se do 1o desenho de arranjo de praa de mquinas, emitido pela FRONAPE, referente alterao implementada apenas no navio Cartola, da Classe Ataulfo Alves. DE-4850.02-5000-000-PTF-001. Categoria: DE - Desenho; Instalao: 4850.02 - Classe Ataulfo Alves, navio Cartola; rea de Atividade: 5000 - Arranjos de Praa de Mquinas; Classe de Servio: 000 - Geral; Origem: PTF - PETROBRAS - ABAST-TRAN - FRONAPE; Cronolgico: 001 - 1o arranjo de praa exclusivo para este navio.

13

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

NDICE DE REVISES
REV. A, B, C, D, E e F
No existe ndice de revises.

REV. G
Partes Atingidas Anexo A Anexo B Anexo C Anexo D Anexo E ndice de Revises Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Includo Descrio da Alterao

REV. H
Partes Atingidas 1.1 5.1 6.3.4 a 6.3.6 6.4.1 6.6.1 Revisado Revisado Revisados Revisado Revisado Descrio da Alterao

REV. J
Partes Atingidas 1 5.1 6.2.3 6.3.5 6.5.2 6.5.3 6.5.4 6.7 7.4 7.5.1 a 7.5.7 Descrio da Alterao Revisado e renumerado Revisado Revisado Revisado Revisado Includo e renumerado Renumerado Revisado Revisado Revisados

IR 1/3

-CORPORATIVO-

N-1710
REV. K
Partes Atingidas 1.2 a 1.3 1.2 a 1.6 5.1 6.1.4 6.1.6 a 6.1.7 6.4.1 6.4.1.1 a 6.4.1.2 6.5.1 6.5.1.1. a 6.5.1.2 6.5.4 7.5.8 a 7.5.9

REV. M

11 / 2010

Descrio da Alterao Excludos Renumerados Revisado Revisado Includos Revisado Includos Revisado Includos Revisado Includos

REV. L
Partes Atingidas 1.5 Figura 1 6.1.6 e 6.1.7 6.3.8 6.4.1 6.4.4.1 6.4.4 6.5.1 6.5.5.1 6.5.4 7.5.2 7.5.3 7.5.4 7.5.6 7.5.7 Revisado Revisada Excludos Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Descrio da Alterao

IR 2/3

-CORPORATIVO-

N-1710
REV. M
Partes Atingidas 6.4.2 6.5.3.2 7.2 7.3

REV. M

11 / 2010

Descrio da Alterao Revisado Revisado Revisado Revisado

IR 3/3

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

GRUPO DE TRABALHO - GT-12-18 Membros


Nome Maria Esmeralda T. A. Silva Elizabeth M. Tolomei Moletta Filipe Castello da Costa Beltro Diniz Marilda Martins Coelho Carlos Cunha Dias Henriques Helosa Helena S. Barroso Flaviano Leite De Oliveira Carlos Jos Monteiro Paulo Sergio Gomes Ferreira Marcelo de Freitas Guimares Laelson Aparecido Martins Bruno Ramalho Rmolo Wallace Mendonca Neto Lotao TIC/TIC-E&P/TICDT-RIO CENPES/GTEC/ITPI CENPES/EB-E&P/EPEP TRANSPETRO/PRES/SE/ENG/POE/CID CENPES/PDP/TMEC TIC/TIC-E&P/DTEP E&P-ENGP/IPP/EISA UN-BC/ENGP/EIS ENGENHARIA/IEEPT/IECN/PS GE-LPGN/PLGN/PSL ENGENHARIA/IEEPT/EEPTM/EAPR TIC/TIC-E&P/TICDT-BC TRANSPETRO/PRES/SE/ENG/POE/CID Telefone K007 BP22 CQG8 XVBT Q080 K004 Q008 QM42 UPG5 CTL7 SGNJ FRAJ TSLK Chave 816-3667 812-6106 812-2406 811-9242 816-1565 814-2613 814-2675 861-2519 819-0284 819-4428 819-3586 861-0995 811-9137

Convidado(s)
Max Yukio Minato Norma Roseli de Oliveira E&P-ENGP/IPP/EISA TIC/TIC-G&E/SNT BZJ5 WSMX 814-0539 819-4220

Secretrio Tcnico
Flvio Miceli ENGENHARIA/AG/NORTEC-GC 819-3078 ERQE

-CORPORATIVO-

N-1710
4 Diretriz Bsica

REV. M

11 / 2010

No nmero codificado, os grupos bsicos tm uma ordenao no sentido do mais geral para o particular.

5 Estrutura do Nmero Codificado


5.1 De acordo com o critrio da Seo 4, o nmero codificado deve ser constitudo de 7 grupos bsicos ordenados de acordo com a Figura 1.
Anexo C (ou E)
Grupo 3 reas de atividades

Anexo A
Grupo 0 Identificao do idioma Grupo 1 Categoria do documento

Anexo B
Grupo 2 Identificao da instalao

Anexo D (ou F)
Grupo 4 Classe de servios equipamentos e materiais Grupo 5 Origem do documento

Grupo 6 Cronolgico

LL Nota 4

ABBB.CC ABBBB Notas 1 e 4 Notas 2 e 4

AAA Nota 4

LLL Nota 3

AAA

Onde: L A, B, C a letra; so os algarismos.

NOTA 1 Dgitos de diferenciao obrigatrios para todas as reas. NOTA 2 Dgito de diferenciao usado somente no caso de repetio (a partir da primeira rea de atividade repetida). NOTA 3 O Cdigo de Origem do Documento (Grupo 5) deve ser consultado na intranet da PETROBRAS, na pgina da NORTEC-GC. NOTA 4 O Anexo A (Grupo 1), o Anexo B (Grupo 2), os Anexos C ou E (Grupo 3), os Anexos D ou F (Grupo 4) e o Anexo G (ndice de Revises), devem ser consultados na intranet da PETROBRAS, na pgina da NORTEC-GC.

Figura 1 - Grupos Bsicos


5.2 Os grupos bsicos que constituem o nmero codificado, conforme a Figura 1, so os descritos abaixo: a) b) c) d) e) f) g) Identificao do Idioma (Grupo 0); Anexo A - Categoria (Grupo 1); Anexo B - Identificao da Instalao (Grupo 2); Anexos C ou E - rea de Atividade (Grupo 3); Anexos D ou F - Classe de Servio, Materiais e Equipamentos (Grupo 4); Cdigo de Origem do Documento (Grupo 5); Cronolgico (Grupo 6).

5.3 No nmero, os cdigos referentes aos grupos bsicos so separados por traos horizontais, conforme mostrado na Figura 1.

-CORPORATIVO-

N-1710
6.6 Cdigo de Origem do Documento (Grupo 5)

REV. M

11 / 2010

6.6.1 Grupo bsico constitudo por trs letras. Identifica quem emitiu o documento (rgo da PETROBRAS ou firma contratada). Os cdigos relativos aos rgos da Companhia ou firmas contratadas devem ser obtidos na NORTEC-GC. A configurao do grupo 5 indicada a seguir: Grupo 5 Origem do Documento LLL

6.6.2 Quando esta Norma for aplicada para documentos de fabricantes, recomenda-se a utilizao de cdigo especfico para os fabricantes de equipamentos e o cdigo ZZZ para os demais. [Prtica Recomendada]

6.6.3 Os cdigos iniciados pela letra P so destinados, exclusivamente, aos rgos da PETROBRAS.

6.7 Cronolgico (Grupo 6) Grupo bsico constitudo por trs algarismos; identifica a ordem numrica de uma mesma categoria de documentos, referentes a um mesmo emitente, classe de servio, rea de atividade e instalao. A configurao do grupo 6 ilustrada a seguir: Grupo 6 Cronolgico AAA

7 Aplicaes da Codificao
7.1 Preenchimento dos Campos Como regra geral, na codificao de um documento, todos os campos referentes aos 7 grupos bsicos devem ser preenchidos, exceto um dgito de diferenciao do idioma, dois dgitos opcionais do Anexo B e o dgito de diferenciao dos Anexos C ou E, quando no aplicveis.

7.2 Identificao de Equipamentos Industriais Para a identificao de equipamentos, conforme descrito na PETROBRAS N-1521, deve ser utilizado o cdigo de rea de atividade (Anexo C) ou da instalao (Anexo B).

7.3 Identificao de Linhas de Tubulao Para a identificao de linhas de tubulao, conforme descrito na PETROBRAS N-1522, deve ser utilizado o cdigo da rea de atividade (Anexo C).

-CORPORATIVO-

N-1710
7.4 Instrues de Aplicao

REV. M

11 / 2010

7.4.1 Os ndices de cada uma das categorias de documentos devem ser identificados pelo mesmo cdigo da categoria, tendo o grupo 6 - cronolgico, numerado como 000 (zero, zero, zero). Excepcionalmente, o uso de quatro dgitos deve ser permitido em situaes onde o cronolgico ultrapassar a casa das centenas.

7.4.2 ndices de documentos.

7.4.3 O cdigo indicativo da reviso deve ser colocado em campo apropriado, conforme descrito na PETROBRAS N-2064.

7.4.4 Oleodutos e Gasodutos

7.4.4.1 Quando se caracterizam como instalaes de transporte, o cdigo de identificao da instalao (Anexo B) corresponde faixa de dutos. A rea de atividade (Anexo C) adequada dentro do item Dutos. Quanto classe de servio (Anexo D), deve ser considerado o cdigo correspondente (ver exemplo no 7.5.5).

7.4.4.2 Os dutos das regies de produo devem ser codificados como instalaes independentes (Anexo B) dentro dos seguintes critrios: a) dutos que interligam regies de produo distintas (exemplo: GASEB -cdigo 3103.10); b) linhas troncos que recebem a produo de campos distintos.

7.4.4.3 Os demais dutos, enquadrados nos casos abaixo, devem ser codificados com o cdigo de instalao de origem, considerando o sentido de fluxo do produto: a) b) c) d) e) f) ligao entre plataformas de um mesmo campo ou de campos distintos; ligao entre plataforma e oleoduto ou gasoduto tronco; ligao entre estaes coletoras de um mesmo campo ou de campos distintos; ligao entre estaes coletora e coletoras-satlites manifolds; ligao entre estao coletora e poo; ligao entre estaes coletoras e oleodutos e gasodutos tronco.

7.4.4.4 O cdigo da rea de atividade (Anexos C ou E) deve ser correspondente ao tipo de duto (oleoduto-6510, gasoduto-6520, lcoolduto-6530) (ver exemplo no 7.5.6).

7.4.5 Plataformas Martimas Fixas

7.4.5.1 As plataformas fixas so consideradas instalaes, conforme codificadas no Anexo B.

7.4.5.2 As plataformas moduladas devem ser codificadas, quanto rea de atividade (Anexos C ou E), pelos seus diversos sistemas operacionais (processo, utilidades). Os cdigos de mdulos (1 400) devem ter seu uso restrito s partes especficas do mdulo propriamente dito, como por exemplo: a sua estrutura. Essa aplicao se destina, principalmente, aos documentos de fabricao, construo e montagem desses mdulos. Os fluxogramas e diagramas eltricos so codificados por unidades ou sistemas (exemplo: cdigo 5140).

10

-CORPORATIVO-

N-1710

REV. M

11 / 2010

DE-5210.00-2212-200-PDI-005. Categoria: DE - Desenho; Instalao: 5210.00 - Refinaria Presidente Bernardes (RPBC); rea de Atividade: 2212 - Unidade de Coqueamento Retardado (1a Unidade); Classe de Servio: 200 - Tubulao; Origem: PDI - ABAST-REF; Cronolgico: 005 - 5o desenho.

7.5.3 Exemplo 3 Trata-se do desenho de torres emitido pelo CENPES, referente a segunda Unidade de Coqueamento Retardado da REVAP. Observa-se, comparando os exemplos 2 e 3 (7.5.1 e 7.5.2), que o dgito de diferenciao de rea de atividade s utilizado a partir da ocorrncia da segunda rea de atividade repetida. DE-5285.00-22212-550-PPC-001. Categoria: DE - Desenho; Instalao: 5285.00 - Refinaria Henrique Lage - REVAP; rea de Atividade: 22212 - Unidade de Coqueamento Retardado (2a Unidade); Classe de Servio: 550 - Torres; Origem: PPC - CENPES; Cronolgico: 001 - 1o desenho.

7.5.4 Exemplo 4 Trata-se da segunda Folha de Dados de Permutadores de Feixe Tubular da Unidade de Processamento de leo da 3a Plataforma do Campo de Ubarana, do E&P-UN-RNCE, emitida pelo E&P. I-FD-3418.03-1220-451-PEP-002. Documento editado em Ingls: I; Categoria: FD - Folha de Dados; Instalao: 3418.03 - Plataforma de Produo Ubarana 3 (PUB-3) do Campo de Produo Ubarana do E&P-UN-RNCE; rea de Atividade: 1220 - Unidade de Processamento de leo; Classe de Servio: 451 - Permutadores de Feixe Tubular; Origem: PEP - E&P; Cronolgico: 002 - 2a Folha de Dados.

7.5.5 Exemplo 5 Trata-se do 15o desenho de Tubulao emitido pelo ABAST-LOG/GGO-TRAN, referente ao Gasoduto de Gs Natural da Faixa de Dutos Barra do Furado - Campos Elseos, do antigo TORGU. DE-4150.52-6521-200-PDT-015. Categoria: DE - Desenho; Instalao: 4150.52 - Faixa de Dutos de Barra do Furado - Campos Elseos, do DTSE (antigo TORGU); rea de Atividade: 6521 - Gasoduto de Gs Natural; Classe de Servio: 200 - Tubulao; Origem: PDT - ABAST-TRAN; Cronolgico: 015 - 15o desenho.

7.5.6 Exemplo 6 Trata-se do 8o desenho de tubulao emitido pelo E&P, referente ao duto de interligao com origem na Plataforma de Produo de Agulha 1 (PAG-1) da E&P-UN-RNCE. 12

You might also like