You are on page 1of 3

O martelo de Nietzsche

A perspectiva filosfica da modernidade encontra no filsofo alemo Friedrich Nietzsche (1844-1900) o seu apogeu e crepsculo. Ningum foi to longe, ousou e radicalizou tanto na vivncia filosfica do esprito moderno do que ele. Ningum mostrou com tanta crueza e profundidade, anunciou com to forte brado o fim de uma poca quanto ele. Unem-se nele duas poderosas foras, a filosofia e a arte, tornando-o o prottipo do homem novo, um moderno Dionsio, destrutivo e criativo. Nietzsche que nos mostra as alegrias, responsabilidade e angstias do ser moderno. Veja os principais pontos da sua reflexo tica.

Perceba que a tica de Nietzsche pode ser comparada ao de um martelo, pois, com um martelo, podemos destruir. Mas a questo : O que a tica de Nietzsche prope destruir? Nietzsche prope destruir a ento vigente moralidade europeia ocidental e contempornea, fundamentada em dolos vazios e valores que s oprimem e anulam o homem. Em funo de tal moral frustrante, castradora e limitadora o homem contemporneo vive o niilismo, vive para o nada, pois cada vez mais se anula.

Para entender o pargrafo anterior, precisamos remeter-nos s caractersticas bsicas da moral que Nietzsche critica e que quer demolir com seu martelo. Tal moral est associada, principalmente, moral crist e filosofia metafsica de Plato. Mas, por que a moral crist e a filosofia metafsica de Plato so alvos do martelo de Nietzsche? Vamos por etapas.

Segundo Nietzsche, a moral crist, a moral do rebanho de ovelhas defende o cultivo de certos valores como, por exemplo, a humildade (os humilhados sero exaltados) e a mansido (os mansos herdaro a terra). Para o filsofo, estes valores que fundamentam a ao moral esto anulando o homem, pois este se mantm a todo instante passivo, conformado e resignado. Assim, estes e outros valores da moral crist no merecem aprovao.

Niilismo uma palavra derivada de nihil, que, por sua vez, significa nada. Assim, niilismo significa o sistema que nadifica, que anula todas as coisas, seres e situaes. dolo, para Nietzsche, todo tipo de smbolo adorado excessivamente. Para Nietzsche, a concepo moral crist de bem e de mal est dissociada da realidade, do mundo, da existncia do prprio indivduo, assim como est fundamentada em inexistentes planos divinos ou infernais. Em funo da moral crist, a moral dos fracos, dos escravos prefervel moral do forte. Por outro lado, a ao moral e os modelos de conduta cristos desvalorizam os belos, os ricos e os fortes. Nietzsche prope, ento, destruir todos os tipos de dolos cristos que entorpecem a viso moral do homem.

Nietzsche tambm prope destruir os dolos que tm como fonte a filosofia metafsica de Plato. Para o primeiro, toda filosofia metafsica desprovida de fundamento, uma vez que suas explicaes no correspondem realidade, no passando de uma mera iluso. Considere a seguinte explicao, para entendimento da crtica de Nietzsche filosofia metafsica de Plato. Embora Plato no tenha discorrido especificamente sobre uma tica em seus escritos, est evidente que todo homem racional deve agir considerando a ideia universal de Bem, que, por sua vez, orienta as condutas morais do homem. Assim, para Plato, se o homem agir conforme a ideia de Bem, agir corretamente. Contudo Nietzsche expe que no existe uma ideia universal de Bem, que no existe mesmo nada metafsico, nem mesmo uma ideia, que possa orientar a nossa ao.

Nietzsche critica ainda a filosofia de Plato, porque esta filosofia condena os nossos sentidos. Ora, ele valoriza e elogia justamente a nossa existncia, o nosso corpo e as nossas sensaes.

Em funo da crtica dirigida aos dolos cristos e platnicos metafsicos, Nietzsche prope a necessidade de destruirmos totalmente o sistema de valores vigente. Neste sentido, ele prope uma trans-valorao dos valores.

Que significa a transvalorao dos valores? Significa que devemos destruir todos os valores que conduzem o homem ao niilismo; e que devemos continuar agindo, mas,

agora, a partir de outra concepo moral, fundamentada no homem, em sua prpria existncia, conforme, sobretudo, a sua respectiva vontade de poder. Vontade de poder refere-se a nossa vontade de viver, a nossa energia de fazer, de criar, de agir; refere-se ao nosso querer muito antes de tantos deveres. Para Nietzsche, a vontade de poder do homem nunca foi manifestada, pois estava impedida pelas moralidades associadas aos dolos. Como crtica moral niilista e conforme a vontade de poder, devemos valorizar a riqueza, a beleza, a fora como perspectivas de um agir ativo, guerreiro, audacioso, existencial, humano. Uma vez que nossa vontade no fixa, tambm nossa moralidade deve apresentar um carter cambiante, mutvel.

Assim, nenhum valor metafsico, idealizado, cristalizado, nenhuma essncia deve orientar as aes morais humanas. Por outro lado, todas as aes morais humanas devem ter como princpio a prpria vontade de poder. Quando cada homem comum for capaz de fazer escolhas de acordo com a sua vontade de poder, ele se transformar em um super-homem. Super homem, denominao de outro estgio a ser alcanado pelo homem, representa a superao do atual estado em que o homem se encontra. Referncia
PACHECO, Leandro Kingeski; NESI, Maria Juliani. Filosofia. Palhoa: Unisul Virtual, 2007.

You might also like