You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CINCIAS E TECNOLOGIA QUARTO SEMESTRE TECNOLOGIA DISCIPLINA: MECNICA DOS FLUIDOS

S Turmas 02 e 03 Prof. Douglas do Nascimento Silva PRIMEIRA LISTA (Responder via SIGAA at as 22 horas do dia 19/10/2013) 1 (Questo 1 da Lista em PDF) A distribuio de velocidade para o escoamento laminar desenvolvido entre placas paralelas dada por:

onde h a distncia separando as placas; a origem est situada na linha mediana entre as placas. Considere um escoamento de gua a 15 oC (viscosidade dinmica = 10-3 N.s/m2), com umax = 0,50 m/s e h = 0,10 mm. Calcule a tenso de cisalhamento em mdulo na placa superior. 2 (Questo 2 da Lista em PDF) Uma patinadora de estilo livre no gelo desliza sobre patins a velocidade de V = 15 ft/s. O seu peso, 120 lbf, suportado por uma fina pelcula de gua fundida do gelo pela presso da lmina do patim. Admita que a lmina tem comprimento L=12 in e largura w=0,150 in, e que a pelcula de gua tem espessura h=0,0000575 in. Considere que a viscosidade dinmica igual a 3,74x10 -5 lbf.s/ft2 e estime a desacelerao da patinadora que resulta do cisalhamento viscoso na pelcula de gua, desprezando efeitos das extremidades do patim. 3 (Questo 3 da Lista em PDF) Petrleo bruto com densidade relativa SG = 0,82 e viscosidade dinmica igual a 2,45x10-3 lbf.s/ft2, escoa de forma permanente sobre uma superfcie inclinada de 30 graus para baixo em relao horizontal, numa pelcula de espessura h = 0,215 in. O perfil de velocidade dado pela equao apresentada abaixo. A coordenada x est ao longo da superfcie e y normal a ela. Determine a magnitude e o sentido da tenso de cisalhamento que atua sobre a superfcie.

g y2 u= hy sen 2
4 (Questo 4 da Lista em PDF) Homer Simpson tomava seu banho, quando o sabonete escorregou. Por curiosidade, o sabonete ficou estagnado sobre a sua barriga que forma um ngulo de 450 com a horizontal. O sabonete tem massa 100 gramas e a base de contato com a barriga tem rea de dimenses 4 mm de largura por 7 mm de comprimento. A pelcula de fluido entre a barriga e o sabonete de 1,0 mm e a velocidade representada pela funo abaixo. Determine a viscosidade mnima [em Kg/(m.s)] para que o sabonete permanea em repouso. u( y ) = 3 2 1 y + ln y 2 3

5 - (Questo 5 da Lista em PDF) A distribuio de velocidade de um fluido newtoniano num canal formado por duas placas paralelas e largas (conforme figura abaixo) dada
u= 3V y 1 2 h

[ ( )]
2

pela equao: Onde V a velocidade mdia. O fluido apresenta viscosidade dinmica igual a 0,92 N.s/m2. Admitindo que V = 0,54 m/s e h = 4 mm determine os mdulos de: (a) tenso de cisalhamento na parede inferior do canal e (b) tenso de cisalhamento que atua no plano central do canal.

6 (Questo 6 da Lista em PDF) Um pisto, com dimetro e comprimento respectivamente iguais a 39,2 e 121,3 mm, escorrega dentro de um tubo vertical com velocidade V. A superfcie interna do tubo est lubrificada e a espessura do filme de leo igual a 0,08 mm. Sabendo que a massa do pisto e a viscosidade do leo so iguais a 0,512 Kg e 0,84 N.s/m2, estime a velocidade V do pisto. Admita que o perfil de velocidade no filme de leo linear. 7 (Questo 7 da Lista em PDF) A condio de no escorregamento muito importante na mecnica dos fluidos. Considere o escoamento mostrado na figura abaixo, onde duas camadas de fluido so arrastadas pelo movimento da placa superior. Observe que a placa inferior imvel. Determine a razo entre o valor da tenso de cisalhamento na superfcie da placa superior e a tenso de cisalhamento que atua na placa inferior do aparato.

8 (Questo 8 da Lista em PDF) O dimetro e a altura do tanque cilndrico mostrados na figura abaixo so respectivamente iguais a 144 e 205 mm. Observe que o tanque desliza vagarosamente sobre um filme de leo que suportado pelo plano inclinado. Admita que a espessura do filme de leo constante e que a viscosidade dinmica do leo 2,6 N.s/m2. Sabendo que a massa do tanque igual a 2,14 Kg. Determine o ngulo de inclinao do plano.

9 - (Questo 9 da Lista em PDF) O pisto da Figura tem uma massa de 0,5 kg. O cilindro de comprimento ilimitado puxado para cima com velocidade constante. O dimetro do cilindro 20 cm e do pisto 18 cm e entre os dois existe um leo de viscosidade cinemtica 10-3 m2/s e = 9.000 N/m3. Com que velocidade deve subir o cilindro para que o pisto permanea em repouso? (diagrama linear e g = 10 m/s 2).

You might also like