You are on page 1of 37

CENTRO UNIVERSITRIO AUGUSTO MOTTA.

CURSO DE PEDAGOGIA

Trabalho de Concluso de Curso

A ATUAO DA PEDAGOGIA EMPRESARIAL.

Por

Priscila da Silva Fernandes.

Rio de Janeiro Dezembro de 2008.

CENTRO UNIVERSITRIO AUGUSTO MOTTA.

CURSO DE PEDAGOGIA

Trabalho de Concluso de Curso

A ATUAO DA PEDAGOGIA EMPRESARIAL.

Trabalho acadmico apresentado ao curso de Pedagogia da UNISUAM como partes dos requisitos para obteno do Titulo de Licenciado em Pedagogia. Por: Priscila da Silva Fernandes. Professor Orientador: Marclio Coelho Dias. Professor Convidado: ________________________ Professor Convidado: ________________________ Rio de Janeiro Dezembro de 2008.

Priscila da Silva Fernandes.

A ATUAO DA PEDAGOGIA EMPRESARIAL.

Banca Examinadora composta para a defesa de Monografia para obteno de grau de Licenciado em Pedagogia.

APROVADA em: ____ de dezembro de 2008.

Orientador: Marclio Coelho Dias. ______________________________________________ Professor Convidado:______________________. Professor Convidado:______________________. ____________________________________________

Rio de Janeiro Dezembro de 2008.

Dedico este trabalho aos meus pais que acreditaram e depositaram em mim a confiana que um dia poderia conquistar mais este objetivo em minha vida, ao meu irmo Rodrigo e minhas amigas pela ajuda prestada na realizao do mesmo.

Quero agradecer a Deus em primeiro lugar por tudo que tem feito em minha vida. Tambm a todos os meus

amigos e familiares que me incentivaram. Vocs so importantes demais para mim. Agradeo a todos que contriburam direta e indiretamente para a realizao desta experincia e a realizao deste trabalho.

O eu que representa a vontade consciente ou a liberdade de decidir, tem de ser treinado para tornar-se lder e no um fantoche. Augusto Cury.

RESUMO.

A atuao do pedagogo empresarial est diretamente relacionada com as atividades de planejamento, gesto, controle e avaliao, enquanto instncia formadora de educadores torn-los profissionais habilitados a atuar alm do ensino, Em um contexto histrico organizao e de gesto de sistemas, nesta pesquisa monogrfica buscou-se revelar as atuaes pedaggicas empresariais, como contribuir na tarefa de democratizar o aceso aos conhecimentos visando, entre outros objetivos, a promoo da melhoria nas condies de vida das pessoas, integrado nos processos de gesto empresarial, possibilitando atravs da pedagogia empresarial a descoberta de atuao do pedagogo em seus campos de trabalho, sendo ele formal ou no formal o mesmo estar capacitado a exercer sua tarefa de assessoria, gesto ou empreendimento pois atualmente o pedagogo empresarial tem sua rea definida no mercado de trabalho, atravs de treinamento intensivos, coordenados por instituies ou pela prpria empresa.O que espera-se um Pedagogo que desenvolva sua autonomia, criatividade e comprometimento com a melhoria das condies da educao.

Palavras chave: profissionalizao.

Pedagogia

Empresarial,

pedagogo,

empresa

SUMRIO.

Folha de rosto....................................................................................................i Folha de aprovao...........................................................................................ii Dedicatria........................................................................................................iii Agradecimentos................................................................................................iv Epgrafe..............................................................................................................v Resumo..............................................................................................................vi INTRODUO...................................................................................................09 1- CONTEXTO HISTRICO DA PEDAGOGIA.................................................13 2- A FORMAO DO PEDAGOGO.................................................................16 2.1- O que a Legislao preconiza sobre a formao dos Pedagogos............19 3- PEDAGOGIA EMPRESARIAL......................................................................20 3.1- A formao do pedagogo empresarial........................................................23 3.2- As Cincias Humanas nos seus diversos aspectos...................................24 4- ATRIBUIO DO PEDAGOGO NA EMPRESA...........................................26 5- O PEDAGOGO EM ESPAOS NO ESCOLARES....................................31 5.1- Na educao no-formal, a atuao do pedagogo...................................32 5.2- Enquanto profissional liberal, o pedagogo pode atuar como.....................33 CONSIDERAES FINAIS..............................................................................35 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.................................................................36 FICHA CADASTRAL.........................................................................................37

09 INTRODUO.

Desafiadoramente, a atuao da pedagogia empresarial, enquanto instncia formadora de educadores torn-los profissionais habilitados a atuar alm do ensino, Em um contexto histrico organizao e de gesto de sistemas, tambm na produo de conhecimentos em diversas reas da educao escolar e no escolar, conhecimentos estes, cientficos e tecnolgicos. Interessa, ainda, na perspectiva da formao do pedagogo, o desenvolvimento de sua capacidade de questionamento e elaborao de polticas que atinjam, direta ou indiretamente, as questes educacionais, alm de aproximar o futuro pedagogo das funes com a natureza do cargo. Enquanto cidados no mundo contemporneo, ao pedagogo, so requeridos conhecimentos e habilidades gerais de saber pensar, saber escutar, aprender a aprender, lidar com a autoridade, lidar com as tecnologias contemporneas, ter iniciativa para resolver problemas, ter capacidade para tomar decises, ser criativo, ser autnomo, estar em sintonia com a realidade contempornea e ter responsabilidade social. Essa a base inclusiva para o pedagogo contribuir na tarefa de democratizar o aceso aos conhecimentos visando, entre outros objetivos, a promoo da melhoria nas condies de vida das pessoas, integrado nos processos de gesto empresarial, compreendendo os relacionamentos internos e externos que interferem na convivncia homem, empresa e produtividade. Por considerar que o pedagogo um profissional necessrio em todas as instncias em que h ensino e aprendizagem, o que significa a existncia de amplos campos de atuao pedaggica, nas diversas reas do conhecimento adquiridos. Objetivo Geral Aplicar no estabelecimento a integrao harmnica entre todos os grupos organizacional da empresa, juntamente com os operrios. Atravs de

um gerenciamento pedaggico onde seria feito um levantamento de dados, que faria com que a empresa tenha conhecimento dos problemas existentes, que atravs de dinmicas teria o acoplamento de todos os colaboradores. Aps o resultado, haveria a implementao de projetos metodolgicos que permitiriam uma capacitao de pessoas e o aumento da produtividade tanto em nvel pessoal quanto organizacional. Objetivo Especficos Praticar qualidade de vida. Usar tcnicas no intuito que os profissionais se reconheam no processo de mudana que est sendo inserido. Selecionar seminrios e workshops para todos os profissionais da empresa ds da gerencia at os colaboradores. Empregar projetos nicos, com metas fixadas sem desperdcios, com baixos custos, dentro do prazo com parmetros qualitativos e quantitativos. Definir a integrao dos dois nveis; fazer com que a empresa tenha conhecimento dos problemas existentes, e assim melhorar a auto-estima dos colaboradores. Relacionar o acoplamento dos colaboradores e assim promover a competncia tcnica com a competncia social tornando-os mais ativos e motivados. Justificativa A diferena de atuao do pedagogo na empresa entre os diferentes departamentos organizacional que o pedagogo tem como pressuposto principal de formao a didtica, filosfica, humanstica e a poltica de recursos humanos adotadas pela organizao. Com um olhar diferenciado tem como finalidade principal promover mudanas no comportamento das pessoas de treinamentos e programas de formao profissional 10

sustentando as mudanas e possibilitando melhores resultados com melhor

11

modo que elas melhorem tanto a qualidade do seu desempenho profissional quanto pessoal. Pois o pedagogo se preocupa com a formao e o desenvolvimento do homem, onde ele no v o colaborador como uma mquina que no pode cometer erros.
Segundo Chiavenato, (1989) Na execuo do treinamento alguns fatores so considerados como sendo, a cooperao das chefias e coordenaes da empresa, a qualidade e preparo dos instrutores e perfil dos aprendizes. Assim o treinamento resultar em uma resposta lgica a um quadro de condies ambientais extremamente mutveis e a novos requisitos para a sobrevivncia e crescimento organizacional.

11

J que ns somos os mais indicados para transmitir aos lderes, a maneira correta de como lidar com os colaboradores e como ensin-los a realizar tarefas. Pode-se ainda, como em qualquer profisso, prestar consultoria ou assessoria para organizaes privada, pblica ou em ONG, em funo de uma experincia adquirida em outras instituies, onde pode se dizer que o pedagogo um funcionrio completo, pois ele tem um olhar global, onde ele hoje pode atuar tanto na escola como em empresas como nos vimos anteriormente. METODOLOGIA Anlise dos dados obtidos por meio do estudo da realidade com objetivo de obter subsdios para elaborao do trabalho de concluso de curso.

Tipo de estudo O presente trabalho utilizou como metodologia, a pesquisa

bibliogrfica, por ser esta a mais adequada natureza do trabalho investigado. Atravs dele adquiriram-se conhecimentos para estudo proposto, a partir das informaes advindas de materiais que abordaram o tema j trabalhado por outros estudiosos.

Coleta de dados

12

O material bibliogrfico utilizado pra a realizao da pesquisa foi obtido atravs de livros, peridicos e mdia eletrnica. Para se ter em mos a bibliografia desejada, foi fundamental que se tivessem as palavras chaves contidas no tema problema. Sumrio de livros foram consultados com a inteno de uma pr seleo de textos relacionando aqueles que pudessem trazer subsdios para esclarecimentos do tema proposto para pesquisa. Da mesma forma, tambm foi feita a seleo pela mdia eletrnica.

13

1- CONTEXTO HISTRICO DA PEDAGOGIA

O curso de Pedagogia no Brasil que foi criado em 1939, atravs do Decreto-Lei n. 1.190, quando foi organizada a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Desde sua origem, ele esteve orientado para a formao do Pedagogo como docente, possibilitando ao estudante um conjunto de conhecimentos que lhe garantisse a condio de educador. Com o passar do tempo houve novas demandas educativas e o curso de Pedagogia passou a oferecer habilitaes de Administrao Escolar, Orientao Educacional e Superviso Escolar e a formar docentes para ministrar as disciplinas pedaggicas do curso magistrio de 2 Grau. Houve muitos movimentos, tanto de professores como de grupos estudantis, no sentido de se definir a identidade desse profissional ligado sua rea de atuao, bem como seu campo de trabalho. No Congresso Estadual de Estudantes de Pedagogia de So Paulo realizado em 1967, os estudantes reclamavam providncias com relao ao campo de trabalho do licenciado em Pedagogia. E esses estudantes iam muito alm quando recomendava, em carter efetivo, a criao de cargos e funes atravs dos quais profissionais aptos os licenciados em Pedagogia poderiam suprir necessidades educacionais da realidade brasileira nos seguintes setores: planejamento educacional, TV educativa, instruo programada, educao de adultos, formulao de uma filosofia de educao e reformulao de uma poltica educacional, educao de excepcionais, especializao em nveis de ensino, desenvolvimento de recursos humanos, atividades comunitrias, avaliao de desempenho em escolas e empresas, administrao de pessoal (anlise e classificao de cargos, recrutamento, seleo, colocao e treinamento de pessoal). Portanto, os estudantes reivindicavam a insero do Pedagogo tambm na empresa, trabalhando no desenvolvimento de recursos humanos, avaliao de desempenho, administrao de pessoal que envolve anlise de

1 4

cargos, recrutamento de pessoal, tendo em vista sua formao terica e tcnica na rea educacional. Os estudantes daquela poca j sentiam que o Pedagogo tambm estava apto a assumir esses papis e funes na empresa. Essa necessidade era manifestada na prpria realidade do mercado de trabalho e os estudantes tinham esta percepo. Havia, portanto, a necessidade de se alterar a formao do Pedagogo. No entanto, a legislao no levou tal demanda em considerao, ficando assim aquela formao destinada aos cursos ofertados por outras instituies, fora do Sistema Oficial de Ensino. S recentemente vem se ofertando aos Pedagogos interessados, cursos de Ps-Graduao, a ttulo de especializao, por algumas instituies de Ensino Superior. Na dcada de 90 os cursos comearam a ser reestruturados nas Universidades, incluindo as habilitaes para a docncia em Educao Infantil e Educao Especial. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de 1996, o Curso de Pedagogia tem por objetivo a formao de educadores capazes de analisar e intervir na realidade educacional, garantindo-lhe slidos conhecimentos das Cincias da Educao, por meio de estudo das disciplinas de Fundamentos Tericos da Educao. Assim, o curso capacita o Pedagogo, enquanto profissional da educao, a conhecer e reconhecer o trabalho pedaggico em sua totalidade, visando a torn-lo um articulador e organizador do processo pedaggico onde ele ocorrer, buscando sempre a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Portanto, o curso de Pedagogia forma, hoje, um Pedagogo professor, capaz de conciliar reflexo crtica e viso ampla sobre educao sendo capaz de organizar e implementar aes consistentes e eficazes que garantam aprendizagem. A LDB/96 permite s Universidades organizar seus currculos para atender s reas emergentes da sociedade, oferecendo disciplinas alternativas e ncleos temticos, apostando na necessidade que a sociedade est manifestando no sentido de se eliminar as divises e fragmentaes que at ento ocorreram nos espaos onde se desenvolve o trabalho educativo.

15

O meio acadmico reconhece que o trabalho educativo atualmente deve ocorrer de forma coletiva e interdisciplinar, criando uma viso integradora do trabalho pedaggico, com um Pedagogo que desenvolva sua autonomia, criatividade e comprometimento com a melhoria das condies da educao. O Curso de Pedagogia tem por objetivo a formao de educadores capazes de analisar e intervir na realidade educacional, garantindo-lhe slidos conhecimentos das Cincias da Educao, por meio de estudo das disciplinas de Fundamentos Tericos da Educao. Assim, o curso capacita o Pedagogo, enquanto profissional da educao, a conhecer e reconhecer o trabalho pedaggico em sua totalidade, visando a torn-lo um articulador e organizador do processo pedaggico onde ele ocorrer, buscando sempre a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

16

2- A FORMAO DO PEDAGOGO

A Pedagogia a cincia que estuda e aplica as doutrinas e princpios visando um programa de ao em relao formao, aperfeioamento e estmulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas formando sujeitos inquiridor, capaz de propor questes e no s de dar respostas s tarefas solicitadas; capaz de levantar hipteses explicativas a situaes educativas e de propor alternativas de ao pedaggica com vista incluso pedaggica e social, favorecendo a aprendizagem de todos. Por tanto cabe ao pedagogo contribuir na tarefa de democratizar o aceso aos conhecimentos visando, entre outros objetivos, a promoo da melhoria nas condies de vida das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos, de modo especfico isso implica em ser um profissional capaz de investigar, refletir, gerar conhecimento, gerir e ensinar tanto no mbito escolar como em espaos no-escolares. O curso de graduao em Pedagogia est comprometido a oferecer ao pedagogo uma formao com a qualidade social da educao, e ter como objetivo integrar e desempenhar a docncia nas Sries Iniciais no Ensino Fundamental, na Educao Infantil e nas disciplinas pedaggicas dos cursos de formao de professores na orientao, superviso e para atuar na gesto dos processos educativos escolares e no-escolares bem como na produo e difuso do conhecimento do campo educacional, rompendo com a dualidade bacharelada-licenciatura que reflete a antiga dicotomia entre teoria e prtica.

De fato, os focos de atuao e as realidades com que lidam embora se unifiquem em torno das questes do ensino so diferenciados, o que justifica a necessidade da formao de profissionais da educao no diretamente docentes. Ou seja, nveis distintos de prtica pedaggica requerem uma variedade de agentes pedaggicos e requisitos especficos de exerccio profissional que um sistema de formao de educadores no pode ignorar. (Libneo, 1998, p. 61).

17

O trabalho do pedagogo est centralizado nos processos de ensino e de aprendizagem relacionados educao escolar e no escolar, sendo, por isso, a prtica pedaggica o componente central que permeia todo o processo de formao, o que no impede que esse profissional esteja apto a atuar tambm em outros contextos educativos dentro e fora de uma escola. O princpio bsico da formao do Pedagogo contempla trs dimenses organicamente relacionadas: docncia, gesto democrtica e pesquisa. A docncia confere a identidade do Pedagogo no campo especfico de interveno profissional na prtica social. Para tanto, considera-se: os diferentes mbitos e especialidades da prtica educativa; o processo de construo do conhecimento no indivduo inserido no seu contexto; a identificao de problemas educativos e a proposio de alternativas criativas e viveis s questes da qualidade do ensino, assim como respostas que visem superar a excluso social. A gesto democrtica, concebida como processo poltico-

administrativo-pedaggico, atravs do qual a prtica social da educao organizada, orientada e viabilizada. Assim, pretende-se contemplar as atividades educativas nas diferentes formas de gesto e organizao de processos educativos, no planejamento, execuo e avaliao de propostas pedaggicas. A pesquisa, como princpio educativo, trata de questes que emergem da vivncia e da reflexo, configurando-se como um exerccio de organizao e produo de conhecimentos aprendidos e permanentemente reelaborados. Neste sentido, impe a anlise e compreenso da realidade na qual ocorrem processos educativos e, conseqentemente, da produo de conhecimento sobre os mesmos, ao tempo em que possibilita a reflexo sobre a prpria prtica profissional, referenciada na perspectiva anterior e a tomada de decises que permitam articular os nveis da teoria e da prtica.

18

A preparao do profissional de Pedagogia numa dimenso integrada e indissocivel para o exerccio da docncia e para a gesto dos processos educativos escolares e no-escolares assim como para a produo e difuso do conhecimento do campo educacional. Tanto a pedagogia como as empresas agem em direo realizao de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanas no comportamento das pessoas que convivem dentro e fora da escola. Esse processo de mudana provocada, no comportamento das pessoas em direo a um objetivo chama-se aprendizagem, e aprendizagem a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, destaca que a educao do Pedagogo deve propiciar estudos de campos do conhecimento, tais como o filosfico, o histrico, o antropolgico, o ambiental-ecolgico, o psicolgico, o lingstico, o sociolgico, o poltico, o econmico, o cultural, para nortear a observao, anlise, execuo e avaliao do ato docente e de suas repercusses ou no em aprendizagens, bem como orientar prticas de gesto de processos educativos escolares e no escolares, alm da organizao, funcionamento e avaliao de sistemas e de estabelecimento de ensino. Sobre a argumentao acima Libneo diz:
O trabalho pedaggico no se reduz ao trabalho escolar e docente, embora todo trabalho docente seja um trabalho pedaggico. Vai da que a base comum de formao do educador deva ser expressa num corpo de conhecimentos ligados Pedagogia no docncia, uma vez que a natureza e os contedos da educao nos remetem primeiro a conhecimentos pedaggicos e s depois ao ensino, como modalidade peculiar de prtica educativa. Inverte-se, pois, o conhecimento mote a docncia constitui base da identidade profissional de todo educador. A base da identidade profissional do educador a ao pedaggica, no a ao docente. (Libneo, 1998, p. 55).

19

A Comisso de Especialistas de Ensino de Pedagogia designada pela Portaria SESU/MEC 146/03/ 98, em seu texto final de 06/05/99, apresenta a Proposta de Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia onde delineia o perfil comum do Pedagogo como:
Profissional habilitado a atuar no ensino, na organizao e gesto de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produo e difuso do conhecimento, em diversas reas da educao, tendo a docncia como base obrigatria de sua formao e identidade profissional. (Mec)

2.1- O que a Legislao preconiza sobre a formao dos Pedagogos.

De acordo com MINISTRIO DA EDUCAO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO, inscrito no Despacho do Ministro, publicado no Dirio Oficial da Unio de 11/04/2006: Art. 14. A Licenciatura em Pedagogia nos termos do Parecer CNE/CP n 5/2005 e desta Resoluo assegura a formao de profissionais da educao prevista no art. 64, em conformidade com o inciso VIII do art. 3 da Lei n 9.394/96. 1. Esta formao profissional tambm poder ser realizada em cursos de ps-graduao, especialmente estruturados para este fim e abertos a todos os licenciados. 2. Os cursos de ps-graduao indicados no 1 deste artigo podero ser complementarmente disciplinados pelos respectivos sistemas de ensino, nos termos do Pargrafo nico do art. 67 da Lei n 9. 394/96.
O curso de Pedagogia o que forma o pedagogo stricto sensu, isto , um profissional no diretamente docente que lida com fatos, estruturas, processos, contextos, situaes, referentes prtica educativa em suas vrias modalidades e manifestaes. A caracterizao do pedagogo stricto sensu torna-se necessria, uma vez que lato sensu, todos os professores so pedagogos. Por isso, mesmo importa formalizar uma distino entre trabalho pedaggico, implicando atuao em um amplo leque de prticas educativas, e trabalho docente, forma peculiar que o trabalho pedaggico assume na escola. (PIMENTA, 2001,p.109)

20

3- PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Verifica-se que, na dcada de 1970, houve uma crescente automao do processo de trabalho e de novas tecnologias. Entretanto, a classe trabalhadora encontrava-se despreparada para o desenvolvimento industrial e estaria levando o mercado de trabalho a exigir a profissionalizao dos trabalhadores para acompanhar as mudanas que ocorriam em conseqncia das transformaes tecnolgicas. No entanto, as instituies de ensino encontravam-se despreparadas para oferecer contribuies na profissionalizao dos trabalhadores para que atendessem s perspectivas de desenvolvimento industrial. A escola tinha como objetivo contribuir para a acelerao do desenvolvimento econmico e do progresso social, em que os princpios bsicos estava na racionalidade tcnica, na eficincia e na produtividade do trabalhador, da economia para a educao, conciliando com a poltica desenvolvimentista baseada nos princpios da teoria do capital humano, presente no cenrio nacional, respaldado em polticas e aes que visavam ao aperfeioamento do sistema industrial e econmico capitalista. A formao profissional passou a ter sua rea definida no mercado de trabalho, atravs de treinamento intensivos, coordenados por instituies ou pela prpria empresa. Inicialmente, o pedagogo encontrou uma empresa com caractersticas tayloristas-fordistas e com trabalhadores com pouca escolaridade. Na dcada de 1970, a preocupao da empresa era ter em seu quadro um trabalhador com escolaridade bsica, mas com conhecimento tcnico de atividade que iria desenvolver e que no promovesse conflitos. Os cursos de relaes humanas estavam dentro do processo de treinamento que, na maioria das vezes, ministrado pelo pedagogo em parceria com o psiclogo. Ao pedagogo cabia coordenar programas educativos, como os que proporcionassem a escolaridade bsica aos empregados dentro dos programas de ensino formal e dos treinamentos, para atender s necessidades da empresa, bastando um trabalhador com pouco domnio da educao bsica.

21

Essa forma de atuao agia de acordo com o modelo produtivo com caractersticas tayloristas-fordistas, que centrava suas aes de formao na construo de um saber tcnico e no saber fazer. Nesse perodo (1970), devido escola formal no atender s expectativas do mercado, a formao profissional se dava no prprio local de trabalho e passou a ser de grande relevncia, proporcionando uma demanda grande de treinamentos. A educao sofreu mudanas em seu conceito, deixou de ser restrita ao processo ensino aprendizagem em espaos escolares formais, saindo do ambiente escolar partindo para diferentes e diversos segmentos. O profissional pedagogo tambm se transformou, adequando-se a essa nova realidade, posicionando-se como profissional capacitado juntamente com a sociedade em transformao. Unindo interferem na participativa planejamento, e conhecimento convivncia de execuo, e integrao nos e de processos de gesto empresarial, compreendendo os relacionamentos internos e externos que homem, controle empresa e produtividade. Gesto recursos de humanos: de programas qualidade. Administrao

avaliao

desenvolvimento pessoal e profissional; seleo e orientao profissional. tica profissional e empresarial. O termo Pedagogia Empresarial foi cunhado pela Prof. Maria Luiza Marins Holtz para designar as atividades de estmulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizada dentro das empresas. Para Holtz:
A Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas tm o mesmo objetivo em relao s pessoas, principalmente nos tempos atuais. Uma Empresa sempre a associao de pessoas, para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo empresrio, pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir idias e objetivos tambm definidos. A Pedagogia a cincia que estuda e aplica doutrinas e princpios visando um programa de ao em relao formao, aperfeioamento e estmulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos. (Holtz,1992 p.46)

22

O processo de influncias recebidas pelos participantes de uma Empresa, durante todo o tempo em que trabalha nela, Educao. fundamental que o Pedagogo Empresarial esteja ciente de que a Educao, puramente humana, por mais requintada que seja, no realiza totalmente o homem, e isto porque o homem tem aspiraes de Infinito. Demonstra-se metafisicamente e historicamente que o homem, em toda parte e sempre, mesmo quando nega o Infinito, sente a atrao do Infinito. A religiosidade fenmeno anormal, contrrio s aspiraes mais ntimas da natureza humana. Responsabilidades do Pedagogo Empresarial 1. Conhecer as solues para as questes que envolvem a

produtividade das pessoas humanas, o objetivo de toda Empresa. 2. Conhecer e trabalhar na direo dos objetivos particulares da

Empresa onde trabalha. 3. Conduzir as pessoas que trabalham na Empresa, dirigentes e

funcionrios, na direo dos objetivos definidos, humanos e empresariais. 4. Promover as condies necessrias (treinamentos, eventos,

reunies, festas, feiras, exposies, excurses), para o desenvolvimento integral das pessoas, influenciando-a positivamente (processo educativo), com o objetivo de otimizar a produtividade. 5. Aconselhar, de preferncia por escrito, sobre as condutas mais

eficazes das chefias para com os funcionrios e destes para com as chefias, a fim de favorecer o desenvolvimento da produtividade empresarial.

6. Conduzir o relacionamento humano na Empresa, atravs de aes, que garantam a manuteno do ambiente positivo e agradvel, estimulador da produtividade.
23

A fora do elogio to grande, que parece extrair da pessoa a qualidade exaltada, com toda a sua intensidade. Prof. Maria Luiza Holtz, Lies de Pedagogia Empresarial. 3.1- Formao do pedagogo empresarial

A pedagogia considera a pessoa humana, na sua vida integral, individual e social, o desenvolvimento humano e profissional, nessa ordem, porque o pedagogo acredita que um ser humano melhor faz o ambiente melhor e que o ser humano feito imagem e semelhana do Criador, por isso a sua criatividade, a sua produtividade natural. O pedagogo tem necessidade de conhecer tudo quanto diga respeito pessoa humana, para ter condies de orient-la eficazmente e encontrar solues prticas para os problemas que a aflige. Tanto de ordem individual, social e espiritual. Para tanto, o pedagogo necessita se especializar atravs de uma graduao e ps-graduao e utilizar-se de todas as Cincias Humanas nos seus diversos aspectos. 1. Cincias do homem considerando a si prprio Psicologia Educacional Antropologia

2. Cincias do homem considerado em grupo Sociologia Estatstica

3. Cincias Filosficas Filosofia da Educao

24

3.2- As Cincias Humanas nos seus diversos aspectos. Destacando cada uma:

Psicologia Educacional Nada se pode fazer, ou mesmo tentar, em Educao, sem a estreita colaborao da Psicologia Educacional. Cada dificuldade pedaggica que surge, simultaneamente uma dificuldade psicolgica. Para conduzir mentes humanas, preciso conhec-las, nas suas manifestaes conscientes e inconscientes. A Psicologia Educacional procura revelar a pessoa humana, na sua evoluo natural, e s diante desse conhecimento possvel formular doutrinas pedaggicas, consistentes e mtodos educacionais. A mesma leva naturalmente ao conhecimento das leis pedaggicas e os sistemas educativos s tm aplicao prtica, quando os processos psquicos das pessoas deixam de oferecer resistncia ou defesa, facilitando ao pedagogo necessria ao pedaggica.

Antropologia a cincia do homem. Faz a histria da espcie humana: sua origem, raas, desenvolvimento, evoluo e adaptao ao meio, dimenses do corpo, seus usos e costumes, etc. Fornece valiosa contribuio para orientao e aplicao correta das atividades fsicas, culturais, sociais, etc.

Sociologia Educacional

O Pedagogo Empresarial deve sempre considerar a soluo dos problemas da Educao dos funcionrios, principalmente no aspecto social, da vida em grupo. A sociologia estuda o comportamento da pessoa humana nos diversos grupos sociais, desde a sua famlia e as influncias na formao da personalidade. Estuda o papel da Educao nas sociedades de hoje e a relao entre a Famlia e as diversas instituies sociais de um lado e o local de trabalho de outro. No possvel conhecer o desenvolvimento da personalidade a no ser em funo do meio em que vive. o meio social, em geral, que apresenta pessoa, as situaes mais complexas e mais difceis de relacionamento.
25

Estatstica A estatstica mede, por meio de mtodos cientficos de observao, a freqncia dos fatos ocorridos como de que maneira um determinado sistema de treinamento funciona na melhoria da produtividade, numa mesma localidade, nos diferentes momentos do dia ou mesmo do ano, nas diferentes regies?

Filosofia da Educao O Pedagogo sempre tem como base de trabalho os diversos sistemas educacionais, com sua Filosofia da Educao. Filosofia a cincia que estuda e procura dar explicaes mais profundas do Universo, suas origens e seus fins, sobre as razes e as causas ltimas e os pensamentos que geram os acontecimentos.

26

4- ATRIBUIO DO PEDAGOGO NA EMPRESA

A Pedagogia, no aspecto geral e no particular por acreditar na necessidade desse profissional em todas as instncias em que h ensino e aprendizagem e no somente na escola, trs aqui para discusso alguns sinais da adequao do trabalho do pedagogo na empresa, assim como so feitas reflexes sobre o perfil e competncias deste e como especialista em aprendizagem e especialista em Educao, na sua ao educativa em qualquer ambiente, o pedagogo procura desenvolver programas de treinamento para os funcionrios de uma empresa e resolver questes empresariais que envolvam a produtividade dos colaboradores que o objetivo de toda Empresa a seguinte Lei: Art. 1 As pessoas jurdicas podero deduzir do lucro tributvel, para fins do imposto sobre a renda, o dobro das despesas comprovadamente realizadas, no perodo-base, em projetos de formao profissional, previamente aprovados pelo Ministrio do Trabalho. Pargrafo nico. A deduo a que se refere o caput deste artigo no dever exceder, em cada exerccio financeiro, a 10% (dez por cento) do lucro tributvel, podendo as despesas no deduzidas no exerccio financeiro correspondente serem transferidas para deduo nos trs exerccios financeiros subseqentes. Art. 2 Considera-se formao profissional, para os efeitos desta Lei, as atividades realizadas em territrio nacional, pelas pessoas jurdicas beneficirias da deduo estabelecida no Art. 1 que objetivam a preparao imediata para o trabalho de indivduos, menores ou maiores, atravs da aprendizagem metdica, da qualificao profissional e do aperfeioamento e especializao tcnica, em todos os nveis. 1 As despesas realizadas na construo ou instalao de centros de formao profissional, inclusive a aquisio de equipamentos, bem como as de custeio do ensino de 1 grau para fins de aprendizagem e de formao

28

supletiva, do 2 grau e de nvel superior, podero, desde que constantes dos programas de formao profissional das pessoas jurdicas beneficirias, ser consideradas para efeitos de deduo. 27 2 As despesas efetuadas, pelas pessoas jurdicas beneficirias, com os aprendizes matriculados nos cursos de aprendizagem a que se referem o Art. 429, da Consolidao das Leis do Trabalho, e o Decreto-lei n. 8.622, de 10 de janeiro de 1946, podero tambm ser consideradas para efeitos de deduo. Art. 3 As isenes da contribuio ao Servio Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI - previstas no Art. 5 do Decreto-lei n. 4.048, de 22 de janeiro de 1942; Art. 5 do Decreto-lei n. 4.936, de 7 de novembro de 1942 e Art. 4 do Decreto-lei nmero 6.246, de 5 de fevereiro de 1944, bem como as isenes da contribuio ao Servio Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - previstas no Art. 6 do Decreto-lei n. 8.621, de 10 de janeiro de 1946, no podero ser concedidas cumulativamente com a deduo de que trata o Art. 1 desta Lei. Art. 4 O Poder Executivo estabelecer as condies que devero ser observadas pelas entidades gestoras de contribuies de natureza parafiscal, compulsoriamente arrecadadas, nos termos da legislao vigente, para fins de formao profissional. De acordo com a Lei 6297/75, citada a cima o pedagogo empresarial atuar na rea de desenvolvimento de Recursos Humanos enfatizando o treinamento dos funcionrios, auxiliando na formao destes, com o objetivo de atender aos Propsitos da Organizao. Assim, na sua atuao na empresa deve buscar modificar o comportamento dos trabalhadores de modo que estes melhorem tanto suas qualidades no desempenho profissional, como no desempenho pessoal. A pedagogia empresarial tem funo de integrar o pedagogo nas reas de consultoria em RH, implantao de projetos e cursos, treinamentos, dentre

outras habilidades que dependem muito mais do profissional docente que do prprio curso que ele esteja fazendo. Relaes Humanas a expresso que usamos em Pedagogia Empresarial, para designar os resultados da comunicao entre as pessoas e as suas conseqncias. O pedagogo especializado em aperfeioar as 28 relaes humanas, por isso prefere uma abordagem personalizada ao invs de pacotes prontos para contribuir para o desenvolvimento organizacional das empresas. A cada mudana surgem tenses nas relaes humanas. 26 O pedagogo deve identificar os diferentes tipos de tenses, e propor solues prticas preparando uma palestra especial e reunies porque a chave-mestra das comunicaes e relaes humanas na empresa. Pois a palestra uma forma concisa de apresentar ou reforar um conceito. Que possibilita ensinar, motivar e promover a integrao entre todos os profissionais atravs de palestras divertidas e dinmicas, melhorando assim as relaes humanas na empresa. A pedagogia tambm trabalha junto com o departamento

organizacional na construo da imagem de uma empresa positiva primeiro dentro das pessoas que constituem a empresa, e no a partir das pessoas de fora. Ela se forma nos pensamentos, a partir dos sentimentos dos dirigentes, dos funcionrios, dos fornecedores, dos clientes e da se amplia para o pblico em geral. O caminho mais rpido na construo da imagem positiva da empresa, desde o incio das suas atividades, o trabalho de relaes humanas com alta qualidade, junto ao seu pblico interno dirigentes, funcionrios, fornecedores e clientes. Segundo Bahia:
A que se denomina comunicao empresarial assim o conjunto de modelos ou instrumentos de ao que a empresa utiliza para falar e se faz ouvir. Interna ou externamente, a informao prestada por elas corresponde a uma estratgia. (Bahia, 1995, pg. 9).

Identificar as necessidades e expectativas de um mercado (clientes, pessoas na organizao, fornecedores, proprietrios, sociedade) para alcanar resultado econmico ou vantagem competitiva, de maneira eficaz e eficiente e assim alcanar, manter e melhorar o desempenho e a capacidade globais da organizao. O Pedagogo Empresarial tem a responsabilidade de conhecer as solues para as questes que envolvem a produtividade das pessoas humanas, o objetivo de toda empresa , conhecer e trabalhar na direo dos objetivos particulares da empresa onde trabalha de forma para conduzir o desenvolvimento na empresa entre dirigentes e funcionrios, na direo dos objetivos definidos, humanos e empresariais. Promover reunies, festas, as condies necessrias (treinamentos, para eventos, o 29

feiras,

exposies,

excurses),

conduzir

relacionamento humano na Empresa, atravs destas aes, que garantam a manuteno do ambiente positivo, agradvel e estimulador da produtividade para o desenvolvimento integral das pessoas, influenciando-as positivamente (processo educativo), com o objetivo de aperfeioar a produtividade. Aconselhar, de preferncia por escrito, sobre as condutas mais eficazes das chefias para com os funcionrios e destes para com as chefias, a fim de favorecer o desenvolvimento da produtividade empresarial. O pedagogo ajuda a organizar e preparar uma agenda de atividades integradas visando preparao imediata para o trabalho de indivduos, atravs de aprendizagem metdica, qualificao profissional, aperfeioamento e especializao tcnica. Atua como conselheiro (consultor) de carreira de gerentes e executivos lidera projetos inovadores, representa a empresa em negociaes, aportam novas tecnologias e processos, treina funcionrios e gerentes para lidar melhor com seus subordinados, ensina didtica e tcnicas de apresentao, melhora a comunicao na empresa etc. Desenvolve e coordena projetos educacionais que sero utilizados na capacitao dos funcionrios como projetos educacionais voltados para a

31

divulgao de produtos (vdeos, livros, dvds, cds, revistas), analisa a necessidade de aprendizado de cada funcionrio e determina qual a melhor metodologia para cada caso, e elabora programas de avaliao de performance e desempenho e assim orienta os funcionrios nos cursos. O pedagogo deve pesquisar analisar e selecionar cursos e projetos a serem adotados pela empresa como cursos, profissionais e programas de faculdades para estabelecer parcerias e escolher as melhores opes que atendam aos interesses da empresa, s vezes, at adaptando o currculo do curso em conjunto com outros profissionais da educao. 30

31

5- O PEDAGOGO EM ESPAOS NO ESCOLARES

Como cincia da educao, cabe pedagogia o estudo e investigao do trabalho pedaggico desenvolvido em espaos escolares e no escolares. Por considerar que o pedagogo um profissional necessrio em todas as instncias em que h ensino e aprendizagem, o que significa a existncia de amplos campos de atuao pedaggica, so trazidos para discusso alguns sinais da adequao de seu trabalho profissional s empresas. As funes desempenhadas pelo pedagogo esto em constante movimento e so influenciadas por diversos fatores como o desenvolvimento tecnolgico, a competitividade e as exigncias de mercado. Hoje o pedagogo pode e deve sair do espao escolar devido globalizao e atuar no desenvolvimento de projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituies privadas. Em relao atuao do pedagogo em espaos no escolares, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia aprovado em dezembro de 2005, em Finalidade do Curso de Pedagogia ressalta que o perfil do graduado em Pedagogia dever contemplar consistente formao terica, diversidade de conhecimentos e de prticas, que se articulam ao longo do curso. A dimenso a seguir assim enfatizada: Gesto pedaggico e educacional, de processos entendida educativos numas funes e do trabalho

escolares

no-escolares,

especialmente no que se refere ao planejamento, administrao, coordenao, ao acompanhamento, avaliao de planos e de projetos pedaggicos, bem como anlise, formulao, implementao, acompanhamento e avaliao de polticas pblicas e institucionais na rea de perspectiva democrtica, que integre as diversas atuaes de educao.

32

Dentro deste contexto o pedagogo dever estar apto a: em ambientes escolares e no-escolares; realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experincias no-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambientalecolgicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organizao do trabalho educativo e prticas pedaggicas. A abertura de caminho para o reconhecimento da dimenso educativa que existe em outras instncias da vida social, fora da escola regular e da docncia. Entende-se que onde houver uma prtica educativa intencional, haver a uma ao pedaggica, sobre a existncia de amplos campos de atuao pedaggica. Podendo ser definidas em duas esferas, de ao educativa na prtica do pedagogo: escolar e extra-escolar. No campo da ao pedaggica extraescolar, que a que mais interessa aos objetivos deste trabalho, distinguem-se profissionais que exercem atividades pedaggicas, tais como: a) formadores, animadores, instrutores, organizadores, tcnicos, consultores, orientadores, que desenvolvem atividades pedaggicas (no-escolares) em rgos pblicos, privados e pblicos no-estatais, ligadas s empresas, cultura, aos servios de sade, alimentao, promoo social etc. b) formadores ocasionais que ocupam parte de seu tempo em atividades pedaggicas em rgos pblicos estatais e no estatais e empresas referentes transmisso de saberes e tcnicas ligadas a outra atividade profissional especializada. Trata-se, por exemplo, de engenheiros, supervisores de trabalho, tcnicos etc. que dedicam boa parte de seu tempo a supervisionar ou ensinar trabalhadores no local de trabalho, orientar estagirios etc. (Libneo, 1996, p.124-125).

5.1- Na educao no-formal, a atuao do pedagogo:

1- Assessor pedaggico ou gestor de RH em empresas, organizaes governamentais e no-governamentais, atuando, por exemplo na superviso

pedaggica

administrativa

de

pessoal,

orientao

de

estgios,

formao/capacitao profissional em servio presencial ou distncia; 2- Assessor pedaggico em setores de comunicao , em empresas ou
33 outras instituies, atuando, por exemplo, na orientao pedaggica para

produo de materiais informativos, instrucionais (didticos e para-didticos) e no uso pedaggico de novas tecnologias de comunicao e informao; 3- Assessor ou consultor pedaggico a servio de difuso cultural (museus, centros culturais, bibliotecas, brinquedotecas, cineclubes) e de comunicao de massa (jornais, revistas, televiso, rdios, editoras, agncias de publicidade, indstria de brinquedos etc.); 4- Como assessor gestor de programas e projetos de natureza scioeducativas, nas seguintes reas ou locais:

Educao para a sade (hospitais, Centros de Sade, etc.); Educao para o trnsito (setor de planejamento urbano, transportes, etc.);

Promoo social (empresas, rgos pblicos, ONGS); Educao ambiental (empresas, rgos pblicos, ONGS); Recreao e lazer (clubes, entidades de classe, hotis e instituies ligadas ao turismo);

5.2- Enquanto profissional liberal, o pedagogo pode atuar como:

Consultor pedaggico: para projetos de educao distncia, gesto de pessoas, gesto do conhecimento, etc. Assessoria educacional: gesto, avaliao, legislao educacional (instituies pblicas e privadas).

Orientao de estudo : estudos dirigidos,sob sua direo.

Monezi aborda que:

atuar com tica e compromisso com vistas construo de uma sociedade justa, equnime, igualitria; trabalhar, em espaos escolares e no-escolares, na promoo da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos nveis e modalidades do processo educativo; identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas34 a contribuir para superao de excluses sociais, tnico-raciais, econmicas, culturais, religiosas, polticas e outras; demonstrar conscincia da diversidade, respeitando as diferenas de natureza ambiental-ecolgica, tnico-racial, de gneros, faixas geracionais, classes sociais, religies, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo dilogo entre a rea educacional e as demais reas do conhecimento;participar da gesto das instituies em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais. (MONEZI, 2003, p. 60).

Assim, encerra-se este trabalho acadmico na obteno de minha formao acadmica.

35

CONSIDERAES FINAIS

A Pedagogia Empresarial que se tem assumido frente aos novos cenrios organizacionais, onde pedagogos trabalham no desenvolvimento de recursos humanos, avaliao de desempenho, administrao de pessoal que envolve anlise de cargos, recrutamento de pessoal, tendo em vista sua formao terica e tcnica na rea educacional tornando-se capaz de conciliar a reflexo crtica e viso ampla sobre educao e sendo capaz de organizar e programar aes consistentes e eficazes que garantam aprendizagem do profissional, visando um programa de ao em relao formao, aperfeioamento e estmulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, formando sujeitos inquiridor, capaz de propor questes e no s de dar respostas a um profissional capaz de investigar, refletir, gerar conhecimento, ensinar tanto no mbito escolar como em espaos noescolares. Para isso, tanto a pedagogia como as empresas, agem em direo realizao de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanas no comportamento das pessoas que convivem dentro e fora da escola tendo a responsabilidade de conhecer as solues para as questes que envolvem a produtividade das pessoas humanas, o objetivo de toda empresa, conhecer e trabalhar na direo dos objetivos particulares da empresa onde trabalha de forma para conduzir o desenvolvimento na empresa entre dirigentes e funcionrios, na direo dos objetivos definidos, humanos e empresariais. Promovendo condies que levem ao convvio humano desta empresa no campo da ao pedaggica extra-escolar, que a que mais interessa aos

objetivos deste trabalho, atuando na assessoria pedaggica ou no setor de recursos humanos atuando com tica e compromisso com vista construo de uma sociedade justa.

36

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Autor. Titulo. Disponvel em http://www.mec.gov.br/sesu/diretriz.shtm Acesso em Miriam Pascoal1. O pedagogo na empresa. Disponvel em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/pemp02.htm Acesso em 17/08/2008 CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. 2. ed. Rio de Janeiro:Campus, 1999 CURY, Augusto. Pais brilhantes, Professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. HOLTZ, Maria Luiza M. Lies de pedagogia empresarial. MH Assessoria Empresarial Ltda., Sorocaba SP. Disponvel em <http://www.mh.etc.br/documentos/licoes_de_pedagogia_empresarial.pdf>.Ace ssado em 18/11/08. LIBNEO, Jos Carlos. Pedagogia e pedagogos, para qu? 8 ed. So Paulo, Cortez, 2005. Lopes Izolda PEDAGOGIA EMPRESARIAL - formas e contextos de atuao. Rio de Janeiro: WAK, 2005. MINARELLI, J. A. Empregabilidade: o caminho das pedras . So Paulo: Editora Gente, 1995. MONEZI, Mary R. Ceroni. Atitude Interdisciplinar na Docncia . In: Revista de Cultura: Revista do IMAE - Instituto Metropolitano de Altos Estudos para o Desenvolvimento das Pesquisas do UniFMU. Peridicos Interdisciplinares. So Paulo: ano 4, n. 9, p. 56-60, jan./jun.2003.

REVISTA NOVA ESCOLA, 134 EDIO, p.32- O Pedagogo Empresarial. REVISTA TEMA TRANSFERSSAL,12EDIO,p.11 Treinamento do Pedagogo Empresarial Viana, Mrio Gonalves - Pedagogia Geral; Lisboa.

37

FICHA CADASTRAL

Nome do aluno: Priscila da Silva Fernandes Identidade: 20.534.638-10 CPF: 113.806.337-10

Matrcula: 06104460

Endereo: Rua: Cosme Velho N:45 APT: 507 Bairro: Leopoldina Cidade: Duque de Caxias Cep: 25060-270 Telefones: 26732808 / 86572043 E-mail: pryll85@gmail.com

You might also like