You are on page 1of 5

ONTOLOGIA PARA O DOMNIO DE INSTRUMENTOS DE CORDAS DEDILHADAS DO SCULO XIX NO BRASIL: Questes relacionadas organizao conceitual

Ontology for the plunked strings instruments of XIX century in Brazil: Conceptual organizations problems
Adriana Olinto Ballest (UNIRIO - LNCC, adri@interkit.com.br)

Resumo: No mbito da musicologia, existem diversos problemas relacionados terminologia de cordas dedilhadas. Procurando solues para essas questes buscamos a contribuio do campo de organizao do conhecimento. O estudo de sistemas de organizao do conhecimento revelou diversas possibilidades de representao e organizao para um determinado domnio. A utilizao de uma ontologia para o domnio de cordas dedilhadas pareceu ser uma soluo atraente, pois permite uma maior capacidade de representao conceitual. Porm, para a construo da ontologia verificou-se a necessidade do estudo de teorias e metodologias j consolidadas em organizao do conhecimento especialmente na fase de levantamento terminolgico e definio de conceitos. Palavras-chave: organizao do conhecimento. terminologia. ontologia. musicologia. instrumentos de cordas dedilhadas.

Abstract: Many problems related with the terminology of plunked strings were related by musicologists. The proposal of this paper is to study possibilities in the knowledge organization field for the representation and organization of a domain that can help the musicologists. Ontology for the plunked strings domain seams to be an attractive solution for the conceptual representation. Nevertheless, for the ontology design we notice that is fundamental the study and use of well known theories and methodologies of knowledge organization field, especially for the vocabulary collecting and for the conceptual definitions. Keywords: knowledge organization. terminology. ontology. musicology. plunked strings.

1.

Introduo

Alguns pesquisadores tm se dedicado a questes relacionadas disseminao dos instrumentos de cordas dedilhadas no Brasil e concordam que existe um problema terminolgico derivado da diversidade de nomes que esses instrumentos adquirem tanto no Brasil como em Portugal. A nomenclatura parece variar de acordo com grupos sociais, localizao espacial e perodo histrico.

A possibilidade de utilizao de teorias e metodologias do campo de organizao do conhecimento para minimizar a problemtica terminolgica em musicologia motivou o presente trabalho. Para a representao conceitual do universo de instrumentos musicais a utilizao de uma ontologia pareceu ser uma soluo moderna e eficaz. Verificou-se, no entanto, que para a fase de levantamento terminolgico e definio conceitual necessrio o aporte de metodologias consolidadas em organizao do conhecimento.

2.

Questes terminolgicas no universo de cordas dedilhadas

No universo de cordas dedilhadas (viola, violo, guitarra, bandolim, vihuela, alade) existem diversos problemas terminolgicos relatados por musiclogos.

Budasz (2001) afirma, sobre a viola, que o (...) que pode ser dado como certo que em meados do sculo XV, o termo viola, assim como vihuela e muitas variantes da palavra guitarra, eram usados para designar vrios tipos de instrumentos dedilhados ou de arco (...).

Taborda (2004) aponta diversas questes na terminologia de cordas dedilhadas que geraram confuses. O termo violo s utilizado na lngua portuguesa, em outras lnguas utilizado o termo guitarra derivado do grego kithara - em francs guitare, em alemo gitarre, em italiano chitarra e em espanhol guitarra. O termo viola nomeia em portugus dois tipos de cordofones distintos tanto o instrumento de famlia das cordas friccionadas, quanto os instrumentos de cordas dedilhadas. O termo viola tem diversas designaes regionais e temporais - viola de tripa, viola de arame, viola francesa, guitarra francesa.

Castro (2007) afirma que existe uma dificuldade de denominao terminolgica que causa uma confuso organolgica entre os cordofones de cordas dedilhadas encontrados no Brasil do sculo XIX e que (...) j est suficientemente documentado que havia vrios tamanhos e tipos de violas, ou melhor, de cordofones, que eram produzidos em Portugal, e que pela lgica seriam os que viriam para a colnia.

Souza (2002) coloca a questo: No Brasil, h uma certa dvida na denominao do instrumento. Ser que viola o violo? Ou o violo a viola?

Os musiclogos tm discutido bastante a questo da confuso terminolgica e organolgica, mas no existe ainda um esforo no sentido de uma organizao formal dos conceitos empregados. O objetivo de nosso trabalho buscar metodologias em organizao do conhecimento que possam auxiliar na organizao conceitual para os instrumentos de cordas dedilhadas.

3.

Organizao conceitual em domnios temticos

A organizao conceitual faz parte do campo de estudo de organizao do conhecimento. Este campo focaliza no s a natureza e a qualidade dos processos de organizao do conhecimento como tambm os sistemas de organizao do conhecimento, com o objetivo de organizar e representar documentos e conceitos. Exemplos de sistemas de organizao do conhecimento so vocabulrios controlados, arquivos de autoridades, sistemas de classificao, tesauros, redes semnticas.

Um sistema de organizao do conhecimento para a modelagem de domnios temticos bastante atual a ontologia, que permite a formalizao sistemtica de conceitos, definies, caractersticas, relacionamentos e regras que capturam o contedo semntico de um domnio (Vickery, 2007).

Uma ontologia descreve conceitos bsicos em um domnio e define relaes entre eles. As ontologias incluem basicamente: classes que organizam os conceitos em um domnio de acordo com caractersticas que tm em comum; propriedades que descrevem caractersticas e atributos de cada conceito; e relacionamentos que definem restries das propriedades1.

Porm, lidar com o campo conceitual no uma tarefa trivial. Dodebei (2002), afirma que na elaborao de uma linguagem documentria o estudo preliminar sobre o campo conceitual a tarefa mais complexa. A prpria definio de conceito em si, no consensual.

Na teoria da terminologia, proposta por Wuester, na dcada de 1930, e expressa de forma atualizada na ISO/TC-37 (ISO/DIS704-1993 apud Campos, 2001), o conceito considerado como unidade do pensamento, constitudo de caractersticas que refletem as propriedades significativas atribudas a um objeto, ou a uma classe de objetos (Campos, 2001, p. 71).

Dahlberg considera imprecisa e subjetiva a definio de conceito como unidade de pensamento, e prope, em sua Teoria do Conceito, a definio de conceito como unidade do conhecimento, sntese das caractersticas necessrias que podem ser definidas sobre qualquer referente representado por significaes (termos, nomes ou cdigos). Afirma que possvel definir conceito como a compilao de enunciados verdadeiros sobre determinado objeto, fixada por um smbolo lingstico (Dahlberg, 1978, p. 102). Os enunciados so afirmaes verdadeiras sobre um determinado objeto. Nestes enunciados esto presentes elementos que identificam as caractersticas dos conceitos. Cada enunciado apresenta (no verdadeiro sentido da predicao) um atributo predicvel do objeto que, no nvel de conceito, se chama caracterstica (Dahlberg, 1978, p. 102). O predicado de um enunciado pode se tornar sujeito de um novo enunciado e assim por diante, de forma que as caractersticas so explicitadas de forma hierrquica e quando se atinge uma caracterstica mais geral esta pode ser considerada uma categoria.

4.

Ontologia para instrumentos de cordas dedilhadas

Para a ontologia de instrumentos de cordas dedilhadas, partimos desses pressupostos tericos de organizao conceitual e da pesquisa de Lopz-Huertas (1997) que modela um tesauro de instrumentos musicais utilizando a abordagem de anlise do domnio e o mtodo de anlise do discurso para identificar as categorias representativas do domnio.

Para o levantamento dos termos, utilizamos, prioritariamente, fontes de poca, pois indicam a terminologia utilizada no momento histrico. Foram consultados mtodos tcnicos sobre os instrumentos e dicionrios. Alm das fontes de poca, foram consultados trabalhos cientficos (teses, dissertaes e artigos) e literatura especfica rea.

W3C: http://www.w3c.org

Inicialmente foi escolhido um grupo de termos relacionados semanticamente: os instrumentos musicais de cordas dedilhadas mencionados na literatura utilizada no sculo XIX. Nos mtodos e dicionrios foram observados os enunciados formulados pelos autores, como pode ser visto no exemplo I. Exemplo I:

o ponto huma regra de po [pau] preto, Mogne, ou de outra qualquer qualidade que cobre a superficie de todo o brao da Guitarra 2 o carrinho das primas e das segunda devem ser de arame branco; e o das quartas amarelo 2 pestana postia, a qual he huma travessa pequena de marfim, ou dollo, correspondente largura do brao da Guitarra (...) 2 as cordas 'falsas' servem somente para pontear 3 cordas de arame ou de prata 3 As caractersticas so mencionadas nos textos consultados. Um extrato dos instrumentos selecionados primeiramente pode ser visto na tabela I e uma seleo das caractersticas dos instrumentos reveladas nos textos de poca pode ser vista na tabela II.

Tabela I. Instrumentos viola de cocho viola de tripa viola franesa viola pomposa viola quinhentista viola sertaneja violo guitarra Tabela II. Caractersticas rasgueado pontear ponto brao cordas [cordas de] arame [cordas de] prata signos

LEITE, Antonio da Silva. Estudo de guitarra. Porto: Officina typographica de Antonio Alvarez Ribeiro, 1796 3 RIBEIRO, Manoel da Paixo. Nova arte de viola: que ensina a tocalla com fundamento sem mestre. Real Officina Da Universidade. Coimbra, 1789

5.

Concluso

Este trabalho mostrou a importncia da interdisciplinaridade entre as reas de musicologia e organizao do conhecimento para a resoluo de questes h muito relatadas por musiclogos.

Aps a investigao de teorias e metodologias em organizao do conhecimento que pudessem ser utilizadas para organizar o domnio de cordas dedilhadas, a construo de uma ontologia pareceu ser uma soluo interessante e atual. No entanto, ficou evidente a necessidade do aporte de teorias e metodologias consolidadas em organizao do conhecimento, visando especialmente s fases de levantamento terminolgico e definio conceitual.

6.

Referncias bibliogrficas

BUDASZ, Rogrio. The Five-Course Guitar (Viola) in Portugal and Brazil in The Late Seventeenth and Early Eighteenth Centuries. (PHD Dissertation). California: University of Southern California, 2001.

TABORDA, Marcia Ermelindo. Violo e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830/1930. (Tese de Doutorado). Rio de Janeiro: Programa de Ps-graduao em Histria Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

CASTRO, Renato Moreira Varoni de: Os caminhos da viola no Rio de Janeiro do sculo XIX. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

SOUZA, Andra Carneiro. Do serto para as salas de concerto: Viola Um processo de ensino aprendizado. (Dissertao de Mestrado). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2002.

VICKERY,

Brian.

note

on

knowledge

organisation.

Disponvel

em:

http://www.db.dk/bh/Lifeboat_KO/CONCEPTS/Vickery_a_note_on_knowledge_organisation.htmAcess o em setembro de 2007.

DODEBEI, V. L. D. Tesauro: linguagem de representao da memria documentria. Niteri; Rio de Janeiro: Intertexto; Intercincia. 2002.

CAMPOS, M. L. A. Linguagem documentria: teorias que fundamentam sua elaborao. Niteri: UFF. 2001.

DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Cincia da Informao v. 7, n. 2, p. 101-07, 1978.

LOPZ-HUERTAS, M. J. (1997). Thesaurus structure design: a conceptual approach for improved interaction. Journal of Documentation, 53(2): 139-177.

You might also like