You are on page 1of 5

IFPB | Concurso Pblico para o provimento de cargos tcnico-administrativos | Edital N 143/2011

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
ASSISTENTE EM ADMINISTRAO
26. As empresas, sejam elas pblicas ou privadas, tm como principais fatores que obrigam s normas de segurana: pessoas, equipamentos, instalaes e materiais. O intuito maior prevenir riscos contra, EXCETO: a) Acidentes pessoais. b) Incndios. c) Danos materiais. d) Extravios. e) Inventrios. 27. Qualquer equipamento, dotado de fora motriz, somente poder ser colocado disposio do operador se oferecer condies mnimas de operao. Das afirmativas apresentadas, qual NO corresponde a esta realidade? a) Partida funcionando. b) leo de freio, hidrulico e crter em seus nveis ideais. c) Pneus devidamente calibrados. d) Extintor de incndio posicionado na rea especfica de combate a incndio. e) No estar apresentando nenhum tipo de vazamento. 28. O sistema de empilhamento est condicionado aos tipos de volumes, sua resistncia e s caractersticas dos materiais. Na prtica, os materiais que no sofrem deformaes, devido presso sobre si, e que tm tambm uma embalagem regular e rexistentes, as pilhas podem subir at o ponto que ofeream segurana. Dentre as embalagens abaixo apresentadas, qual corresponde ao critrio de que o empilhamento no deve ser superior a duas camadas? a) Sacos. b) Tambores plsticos. c) Bombonas de vidro. d) Caixa. e) Perfis metlicos em U. 29. Quanto preservao de materiais, a preservao de papis e formulrios est ligada ao seguinte parmetros: a) Altura da estante. b) Cuidados no manuseio. c) Sistema de UEPS. d) Armazenamento vertical. e) Baixa temperatura.

12

Conhecimentos Especficos | Assistente em Administrao (Cdigo 06)

IFPB | Concurso Pblico para o provimento de cargos tcnico-administrativos | Edital N 143/2011

30. A controladoria constitui um rgo de staff da Administrao Financeira (AF). O setor, que assessora a AF para proporcionar controles e informaes bsicos, geralmente composto dos rgos: contabilidade, controle oramentrio e auditoria. Cabe ao controle oramentrio: a) registrar os fatos j ocorridos para orientar as decises financeiras que so projetadas para o futuro. b) proporcionar dados e controles, para avaliar o desempenho da organizao e guiar as atividades da AF. c) controlar e verificar os procedimentos contbeis executados pela contabilidade. d) impor confiabilidade aos procedimentos contbeis e s informaes prestadas, como tambm prestar servio de ensino e formao profissional. e) assessorar todos os rgos da empresa na montagem dos oramentos departamentais e monitorar a sua execuo, apontando possveis desvios. 31. Sabendo-se que Administrao o conjunto de aes de planejamento, organizao, direo e controle do trabalho dos membros da organizao, fazendo uso de todos os recursos disponveis para alcanar os objetivos estabelecidos, CORRETO afirmar: a) Organizar distribuir verbas e tarefas, determinar aes entre pessoas disponveis. b) Controlar a ao de influenciar e motivar as pessoas para que cumpram suas tarefas. c) Planejar refletir e definir antecipadamente os objetivos e aes da organizao, de forma imutvel. d) Motivar verificar se tudo acontece de acordo com o que foi planejado de forma eficaz, implementando modificaes e ajustes para a excelncia do clima organizacional. e) Dirigir comandar as aes de acordo com seu controle posterior, a partir das contribuies de cada pessoa no processo organizacional. 32. Um motivo algo que impulsiona a pessoa a agir de determinada maneira, ou seja, causa de um comportamento especfico. A motivao determinada por fora impulsionadora, chamadas de necessidades humanas. Dentre as necessidades apresentadas a seguir, qual NO correspondem a este contexto? a) Necessidades existncia. b) Necessidades de autorrealizao. c) Necessidades de responsabilidade. d) Necessidade de afiliao. e) Necessidade de crescimento.

Conhecimentos Especficos | Assistente em Administrao (Cdigo 06)

13

IFPB | Concurso Pblico para o provimento de cargos tcnico-administrativos | Edital N 143/2011

33. Observe a figura a seguir.

Figura 1. Tipo de Liderana

Essa figura representa o lder a) democrtico. b) liberal. c) chefo. d) carismtico. e) autocrtico. 34. No universo da administrao, NO pode ser considerada como tipo de estratgia cooperativa. a) Ajuste. b) Negociao. c) Cooptao. d) Coalizo. e) Integrao concntrica. 35. Na tomada de deciso, o objetivo final pode no ser claro sob determinada condio. Tal fato ocorre quando o ambiente est mudando rapidamente. Dentre os elementos apresentados abaixo, qual representa esta situao? a) Certeza. b) Turbulncia. c) Incerteza. d) Risco. e) Programada. 36. O processo de delegao de autoridade que coloca o poder de deciso o mais prximo possvel da clientela, ou seja, do local em que se desenrola a ao organizacional, denominado a) Benchmarking. b) Downsizing. c) Enrichment. d) Empowerment. e) Outsourcing.

14

Conhecimentos Especficos | Assistente em Administrao (Cdigo 06)

IFPB | Concurso Pblico para o provimento de cargos tcnico-administrativos | Edital N 143/2011

37. Os gestores considerados eficazes entendem que um sistema de controle deve obedecer a certos critrios, EXCETO: a) Deve focalizar as atividades realizadas. b) Deve ser feito no tempo certo. c) Deve ser enquadrado dentro de um custo estipulado. d) Deve ser aceito por todos os envolvidos. e) Deve ser subjetivo, em consonncia com o planejamento. 38. De acordo com a Lei n. 8.666/1993, e posteriores alteraes, que refere-se aos processos de licitao, se pauta em alguns princpios bsicos. O princpio que trata da honestidade de proceder ou a maneira criteriosa de cumprir todos os deveres que so atribudos ou cometidos por fora de lei, o princpio da: a) Publicidade. b) Procedimento formal. c) Probidade administrativa. d) Igualdade. e) Adjudicao compulsria ao vencedor. 39. Concorrncia a) A modalidade de licitao entre interessados, devidamente cadastrados, ou que atenderam s condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data fixada para recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. b) A modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. c) A modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. d) A modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. e) A modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao.

Conhecimentos Especficos | Assistente em Administrao (Cdigo 06)

15

IFPB | Concurso Pblico para o provimento de cargos tcnico-administrativos | Edital N 143/2011

40. No momento de atendimento ao cliente, estes percebem os servios de forma diferenciada, uma vez que, a qualidade do servio varivel de acordo com o tipo de pessoa. Sabendo-se que alguns princpios norteiam essa premissa, analise a figura a seguir.

Figura 2. Princpio de percepo da qualidade do servio

Essa figura representa o princpio da a) Similaridade. b) Continuidade. c) Proximidade. d) Tangibilidade. e) Intangibilidade.

16

Conhecimentos Especficos | Assistente em Administrao (Cdigo 06)

You might also like