You are on page 1of 63

1

INVESTIMENTOS EM AES EXERCCIOS E PRTICA UM GUIA PASSO A PASSO

Alexandre Assaf Neto Fabiano Guasti Lima

e-book

2009

2009 by Inside Books Editora Ltda

Dados internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Investimentos em Aes: exerccios e prtica. Um guia passo a passo / Alexandre Assaf Neto, Fabiano Guasti Lima. Ribeiro Preto, SP : Inside Books, 2009 63 p. : eletrnico ISBN 978-85-60550-17-3 1. Mercado de Capitais. 2. Aes. 3. Investimentos. I. Ttulo. CDU 332.60981

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS proibida a reproduo total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio. A violao dos direitos de autor (Lei n 9.610/98) crime estabelecido pelo Artigo 184 do Cdigo Penal. Depsito legal na Biblioteca Nacional conforme Decreto n 1.825, de 20 de dezembro de 1907.

INSIDE BOOKS EDITORA LTDA EPP Rua Paschoal Bardaro, 214 - sala 1 14020-340 Jd Iraj RIBEIRO PRETO-SP Tel.: (0__16) 36236186 www.insidebooks.com.br

APRESENTAO

Este e-book foi produzido com base no livro de Investimentos em Aes: guia terico e prtico para investidores, por estar sendo adotado por professores em disciplinas de graduao e programas de MBA que estavam necessitando de exerccios prticos sobre os assuntos de cada captulo do livro. Elaborado com base nos conceitos desenvolvidos o livro tem por objetivo oferecer uma forma prtica de se estudar e compreender a dinmica do mercado de aes. O e-book recomendado a todos aqueles que querem estudar o mercado de aes e consolidar seus conhecimentos de maneira pratica. Importante: As respostas aos vrios exerccios encontram-se disponveis para os leitores no site da editora www.insidebooks.com.br.

Ribeiro Preto (SP), julho de 2009.

Alexandre Assaf Neto Fabiano Guasti Lima

SUMRIO Captulo 1 Economia e Globalizao .................................................................................. 5 Captulo 2 Sistema Financeiro Nacional ............................................................................. 9 Captulo 3 Aes ............................................................................................................... 14 Captulo 4 Mercado Primrio de Aes ............................................................................ 18 Captulo 5 Mercado Secundrio de Aes ........................................................................ 22 Captulo 6 Simulaes de Operaes com Aes em Bolsa ............................................. 26 Captulo 7 O investidor em Aes..................................................................................... 29 Captulo 8 O Comportamento da Bolsa de Valores .......................................................... 33 Captulo 9 Avaliao de Aes Anlise Fundamentalista .............................................. 38 Captulo 10 Avaliao de Aes Anlise Tcnica ......................................................... 43 Captulo 11 Risco e Retorno de Aes .............................................................................. 48 Captulo 12 Mercados Futuros .......................................................................................... 52 Captulo 13 Fundos de Investimentos em Aes .............................................................. 56 Captulo 14 Governana Corporativa ................................................................................ 60

Captulo 1 Economia e Globalizao


Questo 1- Associe os conceitos abaixo com suas respectivas definies: A Gerir B Prmio pelo Risco C Riqueza D Macroeconomia E Microeconomia

( ) Em economia, so todos os bens e servios disponveis no mercado e que so capazes de satisfazer as diferentes necessidades e desejos; ( ) Em finanas, significa administrar de forma mais eficiente possvel, os recursos escassos dos indivduos e orientar os mesmos diante das diversas formas de investimento; ( ) Na economia, preocupa-se com a atividade agregada, envolvendo o consumo, a poupana, os investimentos de indivduos e firmas, o movimento dos preos dos bens e servios em geral, bem como das transaes econmicas com outros pases; ( ) Significa a remunerao por assumir a incerteza de resultados futuros; ( ) Estuda as atividades econmicas de indivduos, famlias e empresas quanto s suas atividades individuais de produo, poupana, consumo e investimento.

Questo 2 Com relao ao Produto Interno Bruto (PIB), assinale a alternativa falsa: a) O PIB corresponde a soma de todos os bens materiais fsicos produzidos por uma economia em um determinado ano; b) Geralmente, para comparar o tamanho de uma economia em relao a outra, utilizase o PIB como unidade de mensurao; c) Olhar para o crescimento do PIB de um pas ajuda, mas no conclui, sobre as melhorias da qualidade de vida dos habitantes desse pas; d) Melhorias do padro de vidas das pessoas de um pas nem sempre sucedem ao crescimento do PIB deste pas; e) A produo e gerao de renda por indivduos e empresas estrangeiros domiciliados no pas entram na contabilizao do PIB do pas em que atuam.

Questo 3 Leia as seguintes afirmaes: I O mercado de capitais um eficiente mecanismo de intermediao financeira, pois neles os bancos conseguem captar e emprestar recursos de forma mais rpida para financiar o governo; II A crise financeira mundial em meados de 2008 mostrou que a globalizao financeira faz com que as economias fiquem mais fechadas aos fluxos de capitais, o que permitiu ao Brasil no sentir seus impactos; III A criao de operaes financeiras mais complexas suas inovaes quanto sofisticao de seus instrumentos exige que os investidores ampliem sua educao financeira; Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa correta: a) Somente a alternativa I correta; b) Somente a alternativa II correta; c) Somente a alternativa III correta; d) As alternativas I e III so corretas; e) Nenhuma das alternativas est correta.

Questo 4 Assinale a alternativa incorreta quanto aos desafios da globalizao nas empresas: a) Aumento de investimentos em tecnologia e qualidade; b) Aumento no nvel de divulgao de informaes (disclosure) por parte das empresas que possam exercer influncias sobre os investidores interessados em aplicar seus recursos nestas empresas; c) Aumento da produo com vistas a atingir o mercado mundial; d) Produtos mais competitivos, ou seja, a empresa deve fornecer produtos desejados pelos consumidores ao preo que ele esteja disposto a pagar; e) Desenvolver estratgias operacionais estveis e sem grandes mudanas para no criar instabilidade em seus resultados.

Questo 5 Sobre o mercado financeiro, assinale a alternativa correta: a) No mercado financeiro somente participam os agentes genuinamente financeiros, ou seja, os bancos; b) O mercado financeiro atua de forma unitria, ou seja, no h segmentao; c) O mercado financeiro o ambiente no qual ocorrem as transferncias de fundos entre os agentes deficitrios e superavitrios; d) No mercado financeiro h uma taxa de juros nica para suas operaes; e) No Brasil, todas as transaes do mercado financeiro so controlados pelo Banco Central.

Questo 6 Associe os segmentos do mercado financeiro com as suas respectivas definies: A Mercado de Crdito B Mercado Monetrio C Mercado Cambial D Mercado de Capitais

( ) o mercado em que ocorrem as operaes de compra e venda de moedas estrangeiras. Atuam nesse mercado, principalmente, os agentes que tenham motivos para transaes com o exterior; ( ) Trata-se do mercado na qual ocorrem as operaes financeiras de emprstimos e aplicaes de curto e mdio prazos; ( ) um mercado fornecedor de grandes volumes de recursos de longo prazo aos agentes produtivos, assumindo assim um papel relevante no desenvolvimento econmico; ( ) Neste mercado, por meio das operaes de mercado aberto, que o governo exerce maior controle sobre os meios de pagamento da economia.

8 Questo 7 Sobre as taxas de juros, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas abaixo: ( ) Representam o sacrifcio de postergar o consumo hoje para consumo no futuro; ( ) Nas operaes de emprstimos, a taxa de juros cobradas no refletem os riscos da operao; ( ) Altas taxas de juros na economia significam maior desejo de consumo amanh, por isso interessante ao investidor poupar; ( ) Por somente negociarem aes, os negcios nas bolsas de valores no sofrem influncias das oscilaes nas taxas de juros;

Questo 8 Sobre a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), incorreto afirmar que: a) Trata-se de uma taxa geralmente aplicada aos emprstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES); b) uma taxa utilizada para a concesso de emprstimos de capital de giro pelo BNDES s empresas; c) Um dos parmetros utilizados no clculo da TJLP o prmio pelo risco Brasil; d) divulgada pelo Banco Central e vlida por um trimestre; e) A determinao da TJLP definida pelo Conselho Monetrio Nacional (CMN).

Questo 9 Sobre a Taxa SELIC, pode-se afirmar que: a) uma taxa que precifica a remunerao das aplicaes em carteira de poupana; b) A definio da taxa SELIC cabe ao CMN; c) uma taxa que se constitui a base dos juros do mercado financeiro; d) No sistema SELIC so operados e acertados diariamente os ttulos privados; e) Um aumento na SELIC diminui as outras taxas praticadas no mercado.

Captulo 2 Sistema Financeiro Nacional


Questo 1 Assinale a afirmativa incorreta quanto aos benefcios do crescimento e consolidao do sistema financeiro: a) Reduo dos custos das operaes financeiras; b) Maior acesso aos recursos por parte das empresas; c) Fortalecimento dos participantes do sistema, reduzindo o risco das operaes; d) Diminuio da superviso e fiscalizao por parte dos rgos reguladores e normatizadores; e) Oferta mais diversificada de ativos financeiros.

Questo 2 Quanto s instituies financeiras bancrias (ou monetrias), correto afirmar que: a) Podem emitir moeda manual por meio de autorizao do Banco Central; b) Tem a capacidade de criar moeda escritural atravs da concesso de emprstimos lastreados em depsitos a vista; c) So representadas pelos bancos de investimento; d) Exercem pouca influncia nas operaes de crdito na economia, j que atuam predominantemente na concesso de emprstimos de curto e mdio prazo;

Questo 3 Quanto s instituies financeiras no bancrias (ou no monetrias), assinale V para verdadeiro e F para Falso: ( ) Como no esto autorizadas a receberem depsitos a vista, possuem a capacidade de criar moeda; ( ) Tem os bancos comerciais, os bancos mltiplos e as financeiras como seus principais representantes; ( ) Os principais instrumentos financeiros negociados por essas instituies so as aes, debntures, certificados de depsitos bancrios (CDB), letras de cmbio, dentre outros. ( ) Por serem no bancrias, no so fiscalizadas pelos rgos reguladores.

10

Questo 4 Assinale a alternativa incorreta: a) Os meios de pagamento (M1) representam o dinheiro em circulao mais os depsitos a vista nos bancos; b) Elevaes de M1 sem o correspondente aumento na oferta de bens e servios da economia pode promover presses inflacionrias; c) As operaes de mercado aberto (open market) executadas pelo Banco Central afetam M1, pois aumentam ou diminuem o dinheiro em circulao; d) O volume de M1 tambm alterado pela capacidade de criao de moeda escritural por parte dos bancos comerciais; e) Uma reduo nos compulsrios reduz a oferta de crdito na economia.

Questo 5 Sobre a estrutura do Sistema Financeiro Nacional, assinale a alternativa correta: a) O subsistema normativo responsvel pelas intermediaes financeiras em mbito nacional; b) A Comisso de Valores Mobilirios faz parte do subsistema normativo e tem como principais atribuies o controle,a regulamentao e fiscalizao do mercado de valores mobilirios emitidos por empresas de capital fechado; c) O CMN o rgo executivo do sistema financeiro nacional; d) Regular a constituio, funcionamento e fiscalizao das instituies financeiras, bem como zelar pela sua liquidez funo primordial da CVM; e) Dentre as funes do Banco Central est o controle de crdito e de capitais estrangeiros.

Legenda para as questes 6 e 7. 1 Bancos Comerciais 2 Bancos de Investimento 3 Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento 4 Sociedades de Arrendamento Mercantil 5 Associaes de Poupana e Emprstimos (APEs)

11 Questo 6 Associe o agente do subsistema operativo s suas atividades principais: ( ) Atuam na rea habitacional e restritas a determinadas regies geogrficas, com atividades de financiamento imobilirios voltados prioritariamente a seus associados. ( ) So instituies especializadas em operaes de longo prazo, principalmente no financiamento de bens de produo e capital de giro das empresas. ( ) Realizam operaes de leasing financeiro e operacional. ( ) Executam basicamente operaes de curto prazo, suprindo as necessidades de crdito pessoal das pessoas fsicas e capital de giro das empresas. ( ) Dedicam-se ao financiamento para aquisio de bens de consumo, servios e capital de giro atravs de operaes denominadas crdito direto ao consumidor (CDC).

Questo 7 Associe cada agente do subsistema operativo com a sua principal fonte de recursos para as suas atividades: ( ) Os recursos que lastreiam suas atividades so a emisso de debntures e emprstimos no pas e no exterior. ( ) Depsitos a vista, depsitos a prazo e operaes de emprstimos de curto prazo. ( ) Caderneta de poupana, em que remunera seus aplicadores com dividendos e correo monetria; ( ) Emprstimos contratados no pas e no exterior, venda de cotas de fundos de investimento e emisso de debntures. ( ) O lastro financeiro de suas operaes provm principalmente so as letras de cmbio, emitidas pelo financiado da operao e aceitas pelo agente financiador para posterior colocao no mercado. Questo 8 Sobre as instituies auxiliares do sistema financeiro nacional (SFN), incorreto afirmar que: a) As sociedades corretoras efetuam a custdia de ttulos e valores mobilirios; b) As sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios (DTVM) podem participar do lanamento pblico de aes podem participar do lanamento pblico de aes no mercado, mas no posteriormente, na negociao destes ttulos; c) Os agentes autnomos de investimentos so pessoas fsicas que agem de forma individual no mercado de intermediao financeira no mercado, e so fiscalizados pelo Banco Central e pela CVM;

12

d) A superviso das bolsas de valores exercida pela CVM, sendo que seus membros so as sociedades corretoras, o que faz assim as bolsas terem uma estrutura societria semelhante a de uma empresas com vrios scios; Questo 9 Associe o ativo financeiro com suas respectiva definio: 1 Certificado de Depsito Bancrio (CDB) 2 Debntures 3 Letras de Cmbio 4 Cadernetas de Poupana 5 Certificados de Depstios Interfinanceiros (CDI) 6 Letras Imobilirias ( ) So emitidos pelas instituies financeiras para operaes de emprstimos e captao entre si com o intuito de suprir suas necessidades imediatas de caixa. ( ) So emitidos por bancos comerciais e de investimento, podendo ser prefixados ou psfixados, e equivalem a uma obrigao de pagamento futuro de um capital aplicado a prazo fixo. ( ) So ttulos de prazo de vencimento determinado e classificados como de renda fixa, emitidos pelos financiados dos contratos de crdito direto ao consumidor (CDC). ( ) So ttulos de crdito de mdio e longo prazo, emitidos por companhias de capital aberto ou fechado, equivalendo a uma captao de emprstimos dessas empresas no mercado. ( ) So instrumentos de crdito emitidos por sociedades que atuam no segmento de crdito imobilirio e, rendem juros a seus aplicadores. ( ) Modalidade bastante popular de captao de recursos voltada preferencialmente a pequenos e mdios investidores.

Questo 10 Sobre os ttulos de emisso pblica, assinale a alternativa correta: a) A Letra Financeira do Tesouro (LFT) um ttulo pr-fixado que tem sua rentabilidade ligada a mdia da taxa SELIC; b) O Certificado do Tesouro Nacional (CTN) um ttulo ps-fixado no qual a sua remunerao est atrelada a CETIP, portanto, um pouco menor que a SELIC; c) Os ttulos emitidos pelo Banco Central visam cobrir as necessidades de caixa do governo, enquanto os emitidos pelo Tesouro Nacional visa controlar a liquidez da economia;

13 d) O Bnus do Tesouro Nacional (BTN) um ttulo ps-fixado que rende juros mais atualizao monetria; e) Os ttulos pblicos estaduais, por serem de maior volume, apresentam maior liquidez em relao aos ttulos pblicos federais.

14

Captulo 3 Aes
Questo 1 Sobre o mercado acionrio, assinale a afirmativa correta: a) Os acionistas das empresas possuem responsabilidade ilimitada com relao aos resultados alcanados pelas sociedades em que participam; b) As aes, por serem investimento com risco, devem oferecer remunerao maior que os ativos que remuneram com base na SELIC para serem atrativas aos investidores; c) Os valores mobilirios so as participaes de indivduos em conjuntos habitacionais; d) Todas as companhias abertas so fiscalizadas pela CVM e pelo Banco Central; e) Mudanas conjunturais nacionais e internacionais no afetam o preo das aes, pois estes so afetados to somente pela eficincia da empresa.

Questo 2 Marque V para verdadeiro e F para Falso nas seguintes afirmativas: ( ) As aes ordinrias do direito de voto aos seus detentores, alm de vantagens na recuperao do capital aplicado em caso de falncia da companhia em relao aos acionistas preferenciais. ( ) As aes preferenciais proporcionam aos seus detentores vantagens no recebimento dos dividendos, porm nunca podero tornar-se ordinrias. ( ) Para o acionista preferencial o recebimento de um fluxo de dividendos mais importante do que o poder de comandar a companhia. ( ) As aes ordinrias e preferenciais podem ser emitidas em mais de uma classe, com caractersticas prprias de exigncias, direitos ou vantagens aos acionistas, definidos pela sociedade emitente. ( ) De acordo com a atual legislao societria, um investidor que deseje controlar uma companhia deve ter no mnimo 50% do capital social +1 ao da companhia para poder ter seu controle.

15 Questo 3 Sobre os tipos de aes, assinale a alternativa correta: a) As aes de gozo ou fruio representam as aes destinadas aos herdeiros da companhia; b) As parte beneficirias so ttulos negociveis que no incorporam direito aos acionistas; c) A remunerao das partes beneficiria definida pela diretoria da companhia; d) As parte beneficirias e as aes preferenciais so ttulos equivalentes, pois no do direito de voto aos seus detentores; e) As aes ordinrias tm a vantagem de ter uma participao sempre 10% maior que as aes preferenciais nos dividendos declarados.

Questo 4 Sobre retorno, risco e liquidez, assinale a alternativa incorreta: a) O retorno representa a remunerao esperada do investimento, normalmente expresso em termos percentuais, pela relao entre os ganhos obtidos e o capital investido; b) A liquidez de uma ao liga-se a sua capacidade de converso em dinheiro; c) O risco de um investimento em aes no est ligado a fatores externos a companhia, pois estes so exgenos e no influenciam seu resultado; d) Os investimentos disponveis no mercado geralmente no so capazes de atender positivamente o trinmio retorno-liquidez-riso; e) Uma estatstica bastante utilizada para avaliar o risco de aes o desvio padro (ou varincia).

Questo 5 Leia as afirmativas abaixo: I Aes do tipo blue chips costumam aliar liquidez e rentabilidade com um comportamento mais estvel em suas cotaes em relao s aes de 2 e 3 linha. II Um investidor em aes que visa rentabilidade no curto prazo incorre em menores riscos dado o pequeno tempo de aplicao. III Uma informao importante e relevante para o investidor em aes o comportamento passado da ao, pois este dado ser determinante no desempenho futuro da ao; Com base nas afirmativas acima, marque a resposta correta: a) Somente a afirmativa I incorreta;

16

b) Somente a afirmativa II incorreta; c) Somente a afirmativa III incorreta; d) Somente as afirmativas II e III so incorretas; e) Todas as afirmativas so incorretas.

Questo 6 Sobre o valor das aes, assinale a afirmativa correta: a) O valor nominal de uma ao equivale ao valor que obtido pela diviso do patrimnio lquido apurado nas demonstraes financeiras pelo nmero de aes emitidas; b) O valor justo de uma ao aquele fornecido na emisso da ao; c) O valor de liquidao aquele apurado na efetivao da operao pela corretora; d) O valor de mercado aquele obtido quando da dissoluo da sociedade; e) O valor de subscrio no pode ser inferior ao valor nominal da ao, se houver.

Questo 7 Sobre os Depositary Receipts (DR), assinale a afirmativa incorreta: a) Os DRs aumentam as possibilidades de captao pelas companhias que as emitem; b) Os DRs do aos seus titulares os mesmos direitos dos acionistas, como dividendos, bonificaes e participaes em subscries; c) Os DRs negociados nos Estados Unidos so geralmente conhecidos como ADR (American Depositary Receipts); d) Os ADRs de empresas brasileiras tem pouca negociabilidade; e) Os ADRs emitidos por empresas brasileiras seguem as determinaes do rgo regulador americano, a SEC (Security Exchange Comission).

Questo 8 Associe o tipo de rendimento oferecido pelas aes com a sua definio: 1 Dividendos 2 Juros Sobre o Capital Prprio 3 Bonificaes 4 Direitos de Subscrio 5 Ganho de capital

17

( ) Direito legal, porm no uma obrigao, do acionista em adquirir novas aes quando do aumento do capital da companhia em que acionista. ( ) Rendimentos pagos pela empresa, descontados dos dividendos obrigatrios e que proporcionam vantagens fiscais a companhia. ( ) Operao de natureza contbil, em que h aumento do capital mediante a incorporao de reserva de lucros, mas que no deve interferir no preo de mercado da ao. ( ) Reflete a valorizao ocorrida no preo de mercado da ao, sendo calculada pela diferena entre o valor de venda e o de compra. ( ) Pagamentos em dinheiro aos titulares das aes, podendo ser do tipo preferencial ou obrigatrio.

18

Captulo 4 Mercado Primrio de Aes


Questo 1 Sobre os segmentos do mercado acionrio, assinale a afirmativa correta: a) No mercado primrio so negociadas as novas aes emitidas pelas companhias, sem contudo, ocorrer ingresso de recursos nestas empresas emitentes; b) O mercado de balco faz parte do mercado primrio, pois onde so oferecidas as aes das companhias; c) No mercado secundrio h captaes de novos recursos pelas empresas que tem suas aes l negociadas a cada operao de compra e venda de suas aes; d) Os investidores podem atuar independentemente ou junto a uma corretora na compra e venda de ttulos e valores mobilirios nos preges mantidos pela bolsa; e) O mercado secundrio contribui para a liquidez dos ttulos emitidos e subscritos no mercado primrio.

Questo 2 Assinale a alternativa incorreta: a) O IPO Initial Public Offering, ou oferta pblica inicial, a empresa precisa estar constituda como sociedade limitada e ser registrada na CVM; b) O underwriting, ou subscrio de aes, uma operao que se inicia no mercado primrio, onde a sociedade annima emitente atrai novos scios mediante a oferta inicial de aes emitidas; c) Na operao conhecida como block trade, no h ingresso de novos recursos pela sociedade que emitiu as aes; d) Os atuais acionistas tm o direito de subscrio das novas aes emitidas pela companhia em percentual equivalente a participao no capital social; e) A oferta de aes no mercado por uma companhia pode ser feito mediante a oferta primria ou pela oferta secundria.

19 Questo 3 So aspectos fundamentais para o investidor avaliar quando do investimento de seu capital em aes de determinada empresa, exceto: a) Evoluo dos principais indicadores econmico-financeiros da empresa; b) Capacidade competitiva da empresa; c) Planejamento estratgico da empresa, nos seus aspectos de horizonte temporal e alcance; d) A evoluo do preo passado das aes, pois boas valorizaes passadas indicam altas chances de valorizaes futuras; e) Qualidade e competncia administrativa de seu pessoal.

Questo 4 Dentre as principais vantagens para uma empresa abrir seu capital tem-se, exceto: a) Maior visibilidade da empresa no mercado, proporcionando maiores oportunidades e dinamismo aos seus negcios; b) Diminui os custos com a prestao de informaes, j que elas tornam-se pblicas; c) Possibilita o acesso a recursos em mercados de capitais de outros pases, por meio do lanamento dos Recibos de Depsitos; d) Acelera a profissionalizao da administrao da empresa; e) Oferece maior transparncia de suas informaes aos seus investidores, transmitindo maior confiabilidade.

Questo 5 Dentre os principais custos decorrentes da abertura de capital das empresas tem-se: a) Anuidade bolsa de valores, taxas de registro e fiscalizao devidas CVM, cadastros. b) Informes obrigatrios aos acionistas, editais de convocao e publicao das demonstraes financeiras; c) Taxas ambientais, de conservao pblica e contribuies a ONGs; d) Comisses, despesas com trabalhos de coordenao; e) Consultorias externas, estudos de viabilidade de abertura de capital.

20 Questo 6 A subscrio pblica de aes, tambm conhecida por uderwriting, tem as seguintes caractersticas: I As underwriters so as sociedades na qual o investidor ir aplicar seu capital na aquisio de aes. II O intermedirio financeiro atua basicamente na ligao entre a sociedade annima emitente das novas aes e os investidores identificados no mercado primrio. III Quando o processo de subscrio feito por vrias instituies financeiras e liderado por um coordenador, tem-se o chamado block-trade. Com base nas afirmativas acima, marque a alternativa correta: a) Somente a afirmativa I verdadeira; b) Somente a afirmativa II verdadeira; c) Somente a afirmativa III verdadeira; d) Todas as afirmativas so verdadeiras; e) Todas as afirmativas so falsas.

Questo 7 Associe a forma de subscrio pblica com a sua definio: A Puro ou firme B Residual (stand-by) C Melhores esforos

( ) A instituio financeira responsabiliza-se somente por uma parte da emisso, prometendo dedicar melhores os esforos na colocao de aes residuais sem, contudo, assumir compromisso formal de pagamento. ( ) Neste tipo de subscrio, a instituio financeira intermediadora no assume responsabilidade alguma pela emisso, prometendo somente os melhores esforos em sua colocao no mercado, sendo que as aes no subscritas so devolvidas a companhia, sem obrigao alguma de pagamento. ( ) A instituio financeira ir se responsabilizar integralmente pela colocao integralizao das aes emitidas, assumindo o compromisso de pagamento sociedade emitente independente do nvel de sucesso da operao.

21 Questo 8 Uma das justificativas para a aplicao dos conceitos da governana corporativa nas empresas , exceto: a) A abertura de capital das empresas exige que as mesmas atuem com maior transparncia e qualidade nas informaes prestadas aos seus acionistas; b) As boas prticas de governana corporativa contribuem para o aumento do valor da sociedade, bem como para sua perenidade; c) A governana corporativa permite que os acionistas exeram o controle estratgico da empresa e acompanhem tambm a sua gesto; d) A governana corporativa aumenta o conflito de interesses dentro das empresas, pois h indivduos dentro dessas organizaes que no desejam maior transparncia; e) O sistema de governana corporativa importante para superar eventuais conflitos entre os controladores e administradores da empresa.

22

Captulo 5 Mercado Secundrio de Aes


Questo 1 Sobre a eficincia do mercado de aes, assinale a alternativa correta: a) No contexto do mercado eficiente somente um pequeno nmero de pessoas possuem informaes privilegiadas; b) Num mercado eficiente, o valor de mercado de uma ao deve refletir um consenso sobre o desempenho futuro esperado de seus rendimentos; c) Toda informao nova incapaz de alterar o valor de uma ao, pois seu valor est definido na sua emisso; d) Os mercados financeiros geralmente atuam com plena eficincia; e) Mercados de alta eficincia so geralmente alcanados devido a forte interveno governamental.

Questo 2 Todos os fatores abaixo contribuem para a ineficincia do mercado acionrio, exceto: a) Polticas econmicas adotadas pelo governo que causem bruscas mudanas nas expectativas dos investidores e no preo das aes; b) Tributao sobre as aplicaes financeiras; c) Atuao de investidores com informaes privilegiadas; d) Concentrao acionria que resulte em pouca qualidade e volume das informaes divulgadas pelas empresas; e) Mecanismos de auto-regulamentao do mercado que sejam capazes de proteger os investidores.

Questo 3 Sobre o mercado a vista de aes: I O preo corrente de uma ao aquele praticado ao longo do tempo no mercado acionrio. II A compra de aes no d ao investidor a propriedade da empresa e sim os direitos sobre os resultados da mesma. III Um especulador no precisa de muitas informaes para fazer investimentos, pois como seu horizonte de aplicao de curto prazo, tais informaes so desnecessrias.

23

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa correta: a) Somente a afirmativa I incorreta; b) Somente a afirmativa II incorreta; c) Somente a afirmativa III incorreta; d) Todas as afirmativas so incorretas; e) Todas as afirmativas so corretas.

Questo 4 Assinale a afirmativa correta sobre bolsa de valores: a) Por capitalizao de uma bolsa de valores entende-se que o valor de mercado das companhias com aes negociadas na bolsa de valores, calculado pela soma de todos os ativos das empresas listadas a preo de mercado; b) Quando da compra de aes no mercado secundrio, o dinheiro do investidor que compra uma ao vai, necessariamente, para a empresa que emitiu a ao; c) Um clube de investimento em aes, por ser formado por pessoas fsicas, no necessita de registro na Bovespa; d) Os preges na Bovespa so feitos pela modalidade viva voz. e) No Brasil, o mercado acionrio est centralizado na Bovespa e os leiles de privatizao e negociao de ttulos pblicos na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ).

Questo 5 Quanto ao Home Broker: a) um canal de relacionamento entre o investidor e as corretoras da Bovespa, permitindo a negociao de aes por computador atravs da internet; b) Permite ao investidor realizar operaes de compra e venda de aes que so registradas e executadas em D+3; c) Aumentou os custos operacionais das corretoras, pois elevaram-se os seus gastos com sistema; d) Somente disponvel a grandes investidores; e) Exige conhecimento avanado de Internet e aplicaes de programao computacional por parte do investidor.

24

Questo 6 Associe o tipo de ordem de compra ou venda com as suas definies: A Ordem a mercado B Ordem limitada C Ordem Administrada D Ordem discricionria E Ordem casada F Ordem on Start/Stop ( ) Executa duas operaes (compra e venda) na mesma ordem, escolhendo qual operao deseja ser executada primeiro. ( ) O investidor define o preo que est disposto a ofertar e a quantidade desejada a realizar pela operao de compra e venda. ( ) O investidor informa apenas a quantidade e a ao que deseja comprar ou vender, aceitando pagar ou receber o valor ofertado pelo outro investidor que deseja vender ou comprar o mesmo papel. ( ) Ordem geralmente dada por um investidor que administra uma carteira de aes, sendo que quando da execuo da ordem, o investidor que emitiu a ordem ir indicar o nome do investidor (es), a quantidade de aes a ser atribuda a cada um deles e o preo negociado. ( ) O investidor informa apenas a quantidade e o papel a ser negociado, sendo que a execuo da ordem fica a critrio da corretora. ( ) O investidor informa o preo mnimo pelo qual a ordem deve ser executada e a quantidade do papel.

Questo 7 Nas negociaes de aes efetuadas na Bovespa: a) O Sistema Especial de Liquidao e Custdia (SELIC) o responsvel pela compensao financeira, liquidao fsica e controle das operaes de compra de aes na Bovespa; b) O pagamento ou recebimento do valor da operao de compra e venda d-se em (D0), ou seja, quando da realizao do negcio; c) Anteriormente abertura do prego h um perodo para registros de oferta para a formao do preo terico de abertura; d) No After Market impossvel o cancelamento das ofertas feitas no perodo regular; e) O After Market vai do final do prego at o incio do prego do prximo dia til.

25

Questo 8 O mercado de balco organizado: a) Tem este nome pelo fato de ter local prprio para a realizao dos negcios; b) Como organizado, no necessita de superviso por parte da CVM; c) Permite apenas a participao de empresas que j tenham aes negociadas na Bovespa; d) mais atraente para as empresas de maior porte, pois estas conseguem negociar maiores volumes de recursos; e) uma porta de entrada ao mercado de capitais para as empresas menos conhecidas e de menor porte.

Questo 9 Sobre Tributao e Corretagem no mercado acionrio, assinale a afirmativa correta; a) No mercado acionrio brasileiro no h tributao, pois o governo tenta estimular sua eficincia; b) As negociaes do tipo day-trade pagam menor imposto de renda, dado o carter de curto prazo da operao; c) A responsabilidade por recolhimento do imposto de renda incidentes sobre as operaes e ganhos sempre da corretora na qual o investidor est cadastrado; d) O total de emolumentos cobrados pela Bovespa e pela CBLC maior para operaes tradicionais do que para operaes do tipo day-trade; e) As perdas com operaes do tipo day-trade podem ser deduzidas dos ganhos auferidos nas operaes tradicionais.

26

Captulo 6 Simulaes de Operaes com Aes em Bolsa


Questo 1 Associe o tipo de mercado acionrio com sua descrio: V Mercado a Vista T Mercado a Termo O Mercado de Opes ( ) Neste mercado so negociados contratos de compra e venda de aes a um preo fixado, e para liquidao em uma data futura. So exigidos depsitos de garantia tanto do comprador como do vendedor, denominados margem de garantia. ( ) Negocia direitos de comprar ou vender aes, por um preo e prazo preestabelecidos em contrato, sendo que pago um prmio na aquisio desses direitos. ( ) Nesse mercado, as aes so negociadas para a liquidao fsica e financeira quase que imediata.

Para os exerccios 2 a 7, considere as tabelas abaixo que reportam os custos operacionais envolvidos na negociao de aes no mercado a vista da Bovespa.

Tabela de Corretagem das Operaes


Valor At R$ 135,07 De R$ 135,08 at R$ 498,62 De R$ 498,63 at R$ 1.514,69 De R$ 1.514,70 at R$ 3.029,38 Acima de R$ 3.029,39 Percentual 2,00 % 1,50 % 1,00 % 0,50 % Adicional R$ 2,70 R$ 2,49 R$ 10,06 R$ 25,21

Emolumentos Cobrados pela Bovespa e CBLC


Operao Compra e Venda Day-Trade Taxa Liquidao (CBLC) 0,008% 0,019% Taxa Negociao (Bovespa) 0,027% 0,006% Total 0,035% 0,025%

27 Questo 2 Considere um investidor que deseje comprar um lote composto de 1000 aes da BMF&BOVESPA OD BVMF 3. As cotao do papel est em R$ 9,65 cada ao. Calcule o desembolso total que o investidor dever efetuar na compra dessas aes. R$ 9.726,83 Questo 3 Considere um investidor que tenha adquirido um lote de 1000 aes da Gerdau PN GGBR4 ao preo de R$ 21,66 cada ao. Aps 45 dias, o investidor vende estas aes ao valor de R$ 23,02 cada ao. Se a alquota de IR de 15%, calcule: a) O valor desembolsado na compra das aes;

b) O valor recebido quando da venda das aes;

c) O imposto que dever ser recolhido, o resultado lquido da operao e a rentabilidade obtida no perodo.

Questo 4 Supondo que o mesmo investidor mencionado no exerccio 2 tenha adquirido as aes desejadas e as tenha vendido 5 dias depois ao preo de R$ 9,87. Calcule: a) O valor recebido pelo investidor;

b) O resultado lquido da operao de compra e venda das aes. A alquota do Imposto de Renda de 15%.

Questo 5 Um investidor adquiriu aes de duas companhias: um lote composto de 200 aes da Cia. Vale do Rio Doce PN -VALE5, cotadas a R$ 32,39 por ao e um lote de 300 aes da Telemar PN TNLP4, cotadas a R$ 35,30 por ao. Com base nestas informaes, calcule: a) O valor total desembolsado pelo investidor;

b) O custo de aquisio de cada ao.

28 Questo 6 Aps 20 dias, o investidor do exerccio anterior observa os preos de mercado e decide vender as aes da VALE5 de sua carteira. A cotao das aes no momento da venda de R$ 38,47. Se a alquota do IR de 15%, calcule: a) O valor recebido pelo investidor com a venda das aes da VALE5;

b) O resultado lquido e rentabilidade da operao com a VALE5;

c) O resultado e rentabilidade para o investidor se, as aes TNLP4 estiverem cotadas a R$ 32,08 no mesmo instante de venda da VALE5, e ele decide vender todas as suas aes da TNLP4.

Questo 7 Considere a operao do tipo day-trade com as aes CEMIG PN CEMIG4: Quantidade: 1000 aes Preo de compra: R$ 26,70/ ao Preo de venda: R$ 27,15/ ao Calcule o resultado lquido e a rentabilidade da operao.

Questo 8 Considere as seguintes afirmativas: I Num desdobramento (ou split) do tipo 2 por 1, em que cada ao convertida em duas, h reduo de 50% no nvel de endividamento da empresa, pois seu capital prprio duplicado. II Os juros sobre o capital prprio propicia vantagens fiscais empresa. III A funo do formador de mercado (ou Market Maker) buscam garantir liquidez mnima e servir como preo de referncia para as aes no mercado. Com base nestas afirmativas, assinale a opo correta: a) Somente a afirmativa I est correta; b) Somente a afirmativa II est correta; c) Somente a afirmativa III est correta; d) As afirmativas II e III esto corretas; e) Todas as afirmativas esto corretas.

29

Captulo 7 O investidor em Aes


Questo 1 Assinale a alternativa correta: a) A capacidade de interpretao dos indicadores econmicos dispensvel por parte do pequeno investidor em aes, j que a sua corretora realizar toda a operao de investimento por si; b) O investimento em aes deve ser avaliado de forma a relacionar uma eficiente combinao risco e retorno esperado que satisfaa as preferncias do investidor; c) Devido ao rpido cenrio de mudanas na economia mundial, so poucas informaes disponveis ao investidor, j que elas tornam-se inteis rapidamente; d) A melhoria do conhecimento tcnico por parte dos investidores em aes de nada ajuda em suas estratgias de investimento, uma vez que a rentabilidade de suas aplicaes est relacionada com a eficincia da empresa em que investiram; e) Maiores retornos esperados indicam que os ganhos auferidos sero, certamente, maiores.

Questo 2 Quanto ao relacionamento entre investidor e corretora, assinale a alternativa incorreta: ( ) Um investidor da bolsa de valores pode, para diminuir seus custos operacionais, atuar diretamente na bolsa na compra e venda de aes; ( ) A corretora tem o direito de aplicar ou liquidar as posies do investidor, pois ela responsvel pelo capital do investidor. ( ) Segundo a declarao dos direitos do investidor elaborada pela CVM, o investidor tem o direito de ser informado sobre o retorno esperado, bem como dos riscos associados a seus investimentos. ( ) A execuo de operaes de compra e venda de investimentos em nome do investidor, sem o seu consentimento, por parte da corretora uma prtica ilegal.

30 Questo 3 Sobre o risco dos investimentos financeiros, assinale a alternativa correta: a) Operaes de hedge aumentam o risco das aplicaes, pois utilizando tal mecanismo, o investidor estar atuando em mais uma operao com um nvel de risco a ela associado; b) O momento oportuno (timing) de entrada ou sada do mercado acionrio pelo investidor est ligado to somente ao acompanhamento das demonstraes contbeis das empresas nas quais o seu capital est aplicado; c) A aplicao de conhecimentos de probabilidades auxilia no resultado em investimentos; d) O acompanhamento do mercado desnecessrio, pois os investimentos financeiros sempre oferecem retorno no longo prazo; e) Um investidor em aes dever preocupar-se com o ganho desejado, pois seu capital aplicado nunca poder ser menor ao valor inicialmente investido.

Questo 4 Associe a legenda com a sua respectiva sentena; REE = Risco Econmico da Empresa RFE = Risco Financeiro da Empresa RM = Risco de Mercado

( ) Queda do crescimento do PIB. ( ) Incapacidade da companhia em gerar caixa para pagar seus fornecedores. ( ) Entrada de concorrentes mais capitalizados no mercado. ( ) Oscilaes cambiais. ( ) Possibilidade com perdas por diminuio da participao no mercado. ( ) Falta de gerao de caixa para pagamento de emprstimos.

31 Questo 5 Um investidor: a) Avesso ao risco geralmente realiza operaes com derivativos e ttulos que oferecem maior retorno; b) Mais agressivo geralmente aplica seus recursos em ttulos pblicos, pois como h alta probabilidade de default por parte do governo, estes ttulos oferecem alta rentabilidade; c) Companhias de primeira linha, conhecidas como blue chpis, so muito procuradas por investidores mais agressivos, pois so as que apresentam maior retorno; d) Um investidor mais avesso ao risco aumenta sua satisfao quando o retorno adicional oferecido por um investimento menor que o risco adicional incorrido; e) Um investidor do tipo agressivo aceitas maiores riscos para obter retornos adicionais em proporo menor que os riscos assumidos.

Questo 6 Sobre o especulador: a) um participante do mercado financeiro que provoca muitas instabilidades nos preos dos ativos, portanto, sempre traz ineficincia ao mercado; b) Deve agir com muita emoo em seus negcios, dado o carter arriscado de suas aplicaes; c) Geralmente utiliza todo o seu capital em seus investimentos; d) Sua atuao considerada importante e necessria ao funcionamento do mercado financeiro; e) Costuma demonstrar maior preocupao com a preservao de seu capital aplicado e estabilidade do retorno.

32 Questo 7 So listadas abaixo algumas dicas para investir em aes. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) Defina as razes para o investimento a fim de estabelecer os critrios para atingir os objetivos. ( ) Todo investimento sempre remunera na proporo do risco assumido. ( ) A diversificao reduz as perdas mais expressivas. ( ) Avalie bem o horizonte temporal de suas aplicaes. ( ) A intuio deve ser um fator determinante nas estratgias de investimento, pois as anlises tcnicas sempre falham em suas previses. Questo 8 Associe o tipo de investidor com as suas principais caractersticas: A Agressivo ou Arrojado M Moderado C Conservador ( ) Seu principal objetivo a proteo de seu patrimnio e ele no costuma priorizar o mercado de aes em sua carteira de investimentos. ( ) aquele que est disposto a correr risco na busca de melhores resultados. So investimentos so geralmente direcionados para empresas com elevado potencial de crescimento, derivativos, fundos cambiais, dentre outros. ( ) o investidor que est disposto a correr algum risco, at certo limite. Prioriza em seus investimentos aes de companhias pagadoras de dividendos, fundos de renda fixa prfixados, assim como imveis para revenda.

33

Captulo 8 O Comportamento da Bolsa de Valores


Questo 1 Um ndice de aes : a) Um indicador da atividade econmica como um todo b) Representa a valorizao ou desvalorizao da maior empresa com ao negociada na bolsa de valores; c) um indicador de desempenho de uma carteira terica de aes de uma bolsa de valores; d) A previso da rentabilidade futura com aes; e) Representa o preo de negociao de determinada de aes em um determinado instante.

Questo 2 Assinale a alternativa correta: a) Quando diz-se que a bolsa fechou em alta, indica que a maioria das empresas que tm suas aes l negociadas conseguiram mais recursos com seus ttulos; b) A expresso a bolsa fechou em baixa indica que as empresas que tem suas aes l negociadas tiveram que colocar dinheiro no mercado, ou seja, houve uma sada de caixa nestas empresas; c) A afirmativa a bolsa fechou estvel indica que no houve negcios significativos com as aes l negociadas; d) Quando o ndice de fechamento do prego de hoje menor que o de ontem, diz-se que a bolsa fechou em baixa. e) O fechamento em baixa da bolsa em determinada data implica em preos baixos todas as aes negociadas naquele dia.

34 Questo 3 Com base nas afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta: I O ndice Bovespa, chamado de Ibovespa, mostra o desempenho das principais aes negociadas na bolsa de valores de So Paulo. II o Ibovespa formado por uma carteira terica com empresas que representam perfeitamente todas as empresas com aes negociadas na bolsa. III So feitas reavaliaes peridicas para que o Ibovespa acompanhe as mudanas no mercado e continue capaz de representar se comportamento.

a) Somente a afirmativa I est incorreta; b) Somente a afirmativa II est incorreta; c) Somente a afirmativa III est incorreta; d) As afirmativas I e II esto incorretas; e) Todas as afirmativas esto incorretas.

Questo 4 Considere o quadro abaixo, em que esto representados a participao de 4 aes na carteira terica do Ibovespa, com as suas respectivas oscilaes em 3 dias de negociaes: Ao X Y W Z Participao da Ao na Carteira Terica do Ibovespa 35% 25% 25% 15% Dia 1 3% 1% 2% 5% Dia 2 2% 3% 1% 1% Dia 3 -1% 1% -2% 2%

Calcule: a) A rentabilidade do ndice para cada um dos 3 dias; b) Considerando que no dia 0 o ndice estava em 50.000 pontos, calcule os pontos para cada dia.

35 Questo 5 Leia as afirmativas abaixo: I Uma carteira terica um conjunto de aes selecionadas para comporem o ndice de aes no mercado. II A capitalizao da bolsa representa todo o capital colocado pelos investidores nas aberturas de capital das empresas. III Os vendors so os vendedores de aes autorizados a operar na bolsa. Com base nestas afirmativas, assinale a opo correta: a) Somente a afirmativa I est correta; b) Somente a afirmativa II est correta; c) Somente a afirmativa III est correta; d) Todas as afirmativas esto corretas; e) Nenhuma das afirmativas est correta.

Questo 6 Sobre o circuit breaker: a) uma pane ocasionada nos terminais de negociao da bolsa; b) um mecanismo que visa amenizar quedas anormais no mercado; c) acionado quando mercado eleva-se acima de um patamar pr-estabelecido; d) Nunca foi utilizado na bovespa; e) Somente pode ser acionado uma vez ao dia.

Questo 7 Associe o ndice com a sua respectiva definio: IbrX ndice Brasil de Aes IBrX-50 ndice Brasil de Aes ISE ndice de Sustentabilidade Empresarial ITEL ndice Setorial de Telecomunicaes IEE ndice Setorial de Energia Eltrica INDX ndice do Setor Industrial IVBX-2 ndice Valor Bovespa 2 Linha IGC ndice de Governana Corporativa ITAG ndice de Aes com Tag Along Diferenciado

36

( ) Foi desenvolvido como uma resposta tendncia mundial de maior procura por investimentos em aes de empresas entendidas como socialmente responsveis, sustentveis e rentveis. ( ) calculado a partir da carteira terica composta por aes de empresas que desenvolvem aplicam boas prticas de governana corporativa. ( ) Representa uma carteira terica composta por aes mais representativas da indstria com maior liquidez na bovespa. ( ) Tem como objetivo medir o desempenho de uma carteira terica de aes de empresas que so capazes de oferecer as melhores condies aos acionistas minoritrios na negociao do controle de capital. ( ) Composto por uma carteira terica, classificadas a partir da 11 posio no que se refere ao valor de mercado e a liquidez de suas aes, formado exclusivamente com aes de empresas conceituadas perante os investidores. ( ) um ndice composto por aes de empresas geradoras, distribuidoras e holdings de energia. ( ) Trata-se de um ndice considerado amplo, geralmente utilizado para se avaliar o desempenho de fundos de investimentos em aes, composto por uma carteira terica das 100 aes de maior liquidez no mercado a vista da bovespa. ( ) Este ndice congrega as empresas ditas teles, sendo que so consideradas somente os papis efetivamente disponveis para negociao, excluindo aquelas aes que esto nas mos dos controladores. ( ) Possui caractersticas bastantes semelhantes ao IbrX, todavia, reduz sua amplitude de formao de sua carteira terica possui critrios mais restritivos.

37 Questo 8 Quanto aos ndices de aes em outros pases a) Nos Estados Unidos, por ter maior mercado acionrio, no h ndice de aes formado por uma carteira terica com nmero de empresas menor que qualquer carteira terica de ndice brasileiro. b) O ndice NYSE New York Stock Exchange inclui em sua carteira terica as aes das 500 maiores empresas do mercado mobilirio; c) Pelas caractersticas das empresas que formam o ndice Nasdaq, ou seja, empresas de alta tecnologia, com rpido crescimento nos lucros, este ndice tem pouca oscilao; d) O ndice RUSSEL 2000 tem como formador de sua carteira terica as aes das 2000 maiores empresas americanas; e) O ndice NIKKEI formado por aes de empresas blue chips.

38

Captulo 9 Avaliao de Aes Anlise Fundamentalista


Questo 1 Marque V para verdadeiro e F para Falso nas afirmativas abaixo: ( ) So determinantes nas decises de investimento em aes o momento certo para comprar ou vender aes, assim como o valor justo de mercado dos papis na negociao. ( ) O valor justo de mercado de um ativo sempre observado no mercado acionrio, haja vista a perfeita eficincia informacional dos agentes que negociam estes ativos. ( ) A anlise fundamentalista utiliza estudos econmicos e conjunturais para conseguir avaliar as causas dos movimentos dos preos das aes. ( ) A anlise tcnica d pouca importncia aos preos passados das aes. ( ) Na anlise tcnica, o investidor um agente passivo, pois as oscilaes de preos so determinados por elementos inerentes empresa e ao mercado.

Questo 2 Assinale a alternativa incorreta: a) Um ponto importante na anlise fundamentalista a determinao do valor intrnseco do ativo em que ser investido; b) Se o valor de negociao da ao for menor que o seu valor intrnseco, de se esperar aumento da procura por este papel; c) Estudo do setor de atividade econmica e da conjuntura econmica so algumas das etapas de aplicao da anlise fundamentalista; d) A anlise fundamentalista pauta-se por lucros no curto prazo; e) Pode-se dizer que a anlise fundamentalista busca aumento de riqueza no longo prazo ao acionista.

39 Questo 3 Leia as afirmativas abaixo: I Conhecimentos tcitos so dispensveis na determinao do valor justo de uma ao. II O valor de uma ao determinado pelo seu desempenho esperado no longo prazo. III Lucros retidos utilizados para expanso nos negcios, devem levar em conta a taxa livre de risco e no a dos acionistas quando estes j esto sendo remunerados em percentual acima da taxa livre de risco. Com base nessas afirmativas, assinale a opo correta: a) A afirmativa I est correta; b) A afirmativa II est correta; c) A afirmativa III est correta; d) As afirmativas I e III esto corretas; e) As afirmativas I e II esto corretas.

Questo 4 Associe o indicador financeiro de aes com a sua respectiva definio: Lucro por Ao LPA ndice Preo/Lucro P/L Valor Patrimonial Vpat Payout PAY Valor Intrnseco - VI Taxa de crescimento do Lucro g Yield - YD

( ) O valor reflete, em sua essncia, o montante de dinheiro que caberia a cada acionista em caso de dissoluo da sociedade, refletindo to somente valores histricos, sem maior abrangncia econmica. ( ) determinado pelo produto do percentual de lucro retido para reinvestimento por sua taxa de retorno esperada. ( ) Representa o lucro lquido auferido por uma empresa em determinado exerccio social que foi pago aos acionistas sob a forma de dividendos. ( ) um indicador do ganho oferecido pela ao aos investidores, calculado pela relao entre os dividendos por ao pagos e o seu preo de mercado.

40 ( ) Reflete o lucro que caberia a cada ao no caso de sua distribuio integral aos acionistas. ( ) um indicador bastante utilizado pelo mercado e representa de forma bem simplificada, o tempo previsto de retorno do investimento. ( VI ) Representa o valor terico de uma ao a partir da apurao dos lucros apurados e da taxa de retorno exigida pelo acionista.

Questo 5 Sobre o indicador Lucro por Ao (LPA), assinale a alternativa correta: a) Mostra o quanto cada acionista recebe de dinheiro da empresa em cada exerccio social; b) A reteno dos lucros sempre justificvel, pois a empresa consegue aplicar os recursos de forma mais eficiente do que o acionista. c) Empresas em negcios com altas taxas de crescimento costumam reter maior parcela de lucros, pois buscam ampliar seus investimentos; d) Uma maior reteno de lucros indica que a empresa utiliza mais capital de terceiros, ou seja, do acionista; e) Altos ndices de lucro por ao indicam, necessariamente, maior pagamento de dividendos aos acionistas.

Questo 6 Sobre o ndice preo/lucro (P/L), assinale a alternativa incorreta: a) um ndice pouco utilizado pelos participantes do mercado acionrio, pois sua construo impe premissas restritivas que inviabilizam sua utilizao; b) Aes com alto ndice P/L geralmente so de companhias com maior risco; c) Nas comparaes do ndice P/L entre empresas, deve-se atentar para os nveis de risco que esto sujeitas as empresas, mesmo dentro de um mesmo setor; d) Quando o ndice P/L aumenta, indica a possibilidade de maiores oportunidades de crescimento para a empresa; e) O inverso do ndice P/L representa a taxa de lucratividade esperada de uma ao.

41 Questo 7 Suponha que determinada empresa tenha apurado um resultado lquido de $ 30 milhes em um ano. Se esta empresa possui um capital social composto por 100 milhes de aes e espera-se que o nmero de aes e o lucro no sofram alteraes, calcule: a) O lucro por ao (LPA) no ano; b) O tempo necessrio para o investidor recuperar o seu lucro, dado que as aes desta empresa esto cotadas a $ 7,00; c) A taxa de lucratividade esperada da ao.

Questo 8 Considere que a Cia. NOVA apure em determinado exerccio social um resultado lquido de $ 1 milho e que a mesma tenha um capital social formado por 2 milhes de aes. Se a companhia adota um payout de 50% do resultado lquido, calcule: a) O valor, em dinheiro, do resultado apurado efetivamente recebidos pelos acionistas; b) A taxa de reinvestimento do lucro; c) A yield da ao desta empresa, dado que a ao da empresa est cotada $ 3,00.

Questo 9 Sejam duas empresas, X e Y, com os seguintes dados ao final de um mesmo perodo:

Empresa X Lucro Lquido = $ 10.000.000,00 Quantidade de aes = 40.000.000

Empresa Y Lucro Lquido = $ 50.000.000,00 Quantidade de aes = 100.000.000

Considerando a taxa mnima de retorno exigida pelo acionista de 18%, calcule: a) O valor intrnseco da ao de cada empresa, dado que a totalidade dos lucros distribuda. b) Se as aes da empresa X estivessem cotadas a $ 1,10 e da empresa Y a $ 2,90, qual das duas aes voc compraria e qual o preo mximo que deveria pagar? c) Se a empresa X adota um ndice de payout de 80%, enquanto a empresa Y adota ndice de payout de 50%, sendo que X consegue remunerar os seus investimentos a taxa de 20% e Y consegue remunerar a taxa de 30%, voc manteria sua escolha do item anterior na pressuposio da estabilidade do LPA das duas empresas?

42 Questo 10 Assinale a afirmativa incorreta: a) Aes com maior liquidez costumam ter pouca participao na carteira de agentes especuladores; b) A liquidez de uma ao est ligada, dentre outras coisas, com a sua capacidade em transformar-se em dinheiro; c) Na bovespa, o indicador de liquidez determinado pela quantidade de vezes que a ao foi negociada, o nmero de preges que a negociao ocorreu e o montante em dinheiro envolvido tais negcios, todos estes fatores em relao ao total de negcios realizados na bolsa; d) Aes com maior ndice de liquidez demonstram uma maior capacidade de realizao de negcios estes papis; e) Aes com alta liquidez geralmente so negociadas prximas a sua cotao de equilbrio.

43

Captulo 10 Avaliao de Aes Anlise Tcnica


Questo 1 Leia as afirmativas abaixo: I Anlises grficas de indicadores de preos e volumes de negcios com aes so a base da anlise tcnica. II A anlise tcnica considera que os movimentos do mercado acionrio no aleatrio, mas sim de que exista uma certa lgica de comportamento, na forma de tendncias. III A experincia, assim como o feeling do analista, est presente na anlise tcnica. Com base nessas afirmativas, assinale a opo correta: a) Somente a afirmativa I verdadeira; b) Somente a afirmativa II verdadeira; c) Somente a afirmativa III verdadeira; d) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras; e) Todas as afirmativas so verdadeiras.

Questo 2 Assinale a opo incorreta: a) Na anlise tcnica h uma grande preocupao em determinar o valor justo de uma ao; b) O analista tcnico busca detectar e visualizar as tendncias dos preos a fim de obter lucros com esses movimentos de preos; c) Segundo a anlise tcnica, o padro grfico ser sempre recorrente; d) A anlise tcnica pode ser considerada muito mais arte do que cincia propriamente dita; e) Na anlise tcnica, considera-se que toda a informao j est refletida no preo das aes.

44 Questo 3 Associe o tipo de tendncia com a sua descrio tcnica: TA Tendncia de Alta TB Tendncia de Baixa TL Tendncia Lateral ( ) Nos grficos, existem topos e fundos com o mesmo nvel horizontal. ( ) O grfico apresenta pontos de resistncia onde a fora dos vendedores supera a dos compradores. ( ) observado nos grficos fundos ascendentes em que a fora dos compradores supera a dos vendedores. Questo 4 Assinale a alternativa correta: a) Quando os compradores comeam a superar os vendedores de determinado papel na bolsa, tem-se a chamada resistncia; b) Quando os vendedores comeam a superar os compradores de determinado papel na bolsa, tem-se o chamado suporte; c) Em um canal de alta, o investidor deve observar a linha de tendncia para aumentar sua posio (compra do papel), e atentar para o rompimento da linha de tendncia, o que sinaliza o final da tendncia de alta; d) Num canal de baixa, o teste da linha de tendncia de baixa deve se utilizado para realizao de lucros, enquanto o fundo da figura para a realizao de lucro; e) O movimento de um suporte ou uma resistncia normalmente seguido de movimentos menos oscilatrios dos preos, pois os negociadores j realizaram lucros.

45 Questo 5 Observe o grfico abaixo que retrata o comportamento do preo de uma ao e marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas abaixo

( ) Trata-se de um grfico de ondas de Elliot. ( ) Os retngulos preenchidos na cor preta indicam que o preo de fechamento foi menor que o preo de abertura. ( ) Os retngulos preenchidos na cor branca indicam que o preo de fechamento foi maior que o preo de abertura, ou seja, houve uma valorizao da ao. ( ) Em 05/01, este papel apresentou valorizao.

46 Questo 6 Observe o grfico abaixo. Nele mostrado o dado referente s cotaes de fechamento das aes de um grande banco brasileiro do final de 2005 at o primeiro trimestre de 2009:

As retas traadas mostram um padro de comportamento de preos compatvel com a teoria de ondas de Elliot. Com base nesta informao, indique no grfico: a) A tendncia principal; b) As ondas de impulso e as ondas de correo.

47 Questo 7 A tomada de deciso sobre ou compra ou venda de aes por meio do estocstico: a) Funciona melhor no mercado com tendncia; b) tomada com base na observao da teoria dos nmeros de Fibonacci; c) Enfatiza a relao entre preos futuros e as cotaes mximas e mnimas; d) determinada, dentre outras coisas, pelo cruzamento da curva de preos vigentes e sua mdia mvel; e) Quando o preo de fechamento aproxima-se do mximo, a linha do estocstico aproxima-se de zero, indicando sobrecompra.

Questo 8 Observe o grfico abaixo e responda:

a) A qual canal (alta ou baixa) as retas paralelas representam? b) Como so chamadas as retas indicadas pelas setas?

48

Captulo 11 Risco e Retorno de Aes


Questo 1 Com relao ao risco com investimentos em aes, assinale a afirmativa correta:

a) Tem relao direta e positiva com o retorno da ao; b) O risco est associado com a possibilidade de disperso (ou variabilidade) dos resultados futuros esperados com o investimento; c) O risco para o investidor em aes est associado to somente ao seu feeling quanto ao desempenho da empresa; d) O risco nunca pode ser previsto, portanto, considera-lo ou no irrelevante; e) Quanto maior o horizonte temporal de previso de riscos, to menor a disperso dos retornos possveis, pois a rentabilidade sempre converge para a mdia.

Questo 2 Leia as afirmativas abaixo:

I Uma carteira eficiente busca maximizar o retorno esperado e minimizar o risco da carteira, sempre sendo possvel otimizar ambos; II Carteiras eficientes somente so possveis em mercados eficientes; III A estatstica de correlao a base para construo de uma carteira eficiente. Com base nestas afirmativas, assinale a opo correta: a) Somente a alternativa I est correta; b) Somente a afirmativa II est correta; c) Somente a afirmativa III est correta; d) Todas as afirmativas esto corretas; e) Todas as afirmativas esto incorretas.

49
Questo 3 Marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas abaixo:

( ) O risco pode ser anulado pela diversificao. ( ) O risco total de uma carteira geralmente dividido em dois tipos: risco diversificvel e risco sistemtico. ( ) Somente o risco no-sistemtico pode ser eliminado pela diversificao. ( ) O risco sistemtico so aqueles que afetam somente algumas empresas. ( ) Risco financeiro da empresa um exemplo de risco diversificvel.

Questo 4 Sobre o coeficiente beta de uma ao, assinale a alternativa incorreta:

a) O coeficiente beta uma medida do risco sistemtico de uma ao; b) O beta da carteira de mercado sempre igual a 1,0; c) Aes com beta superior ao da carteira de mercado pode ser dito um investimento de cunho agressivo; d) O coeficiente beta pode ser determinado por tcnicas estatsticas simples, como a regresso; e) Se o beta for menor que 1, qualquer remunerao acima da taxa livre de risco interessante ao investidor.

Questo 5 Associe a estatstica com a sua respectiva definio: M Mdia DP Desvio Padro V Varincia CORR Correlao COV Coeficiente de Variao

( ) uma medida da variao dos valores amostrais em relao mdia. ( ) um nmero adimensional que mede a disperso relativa de uma amostra. ( ) obtida pelo quadrado do desvio padro e, assim como este, mede a disperso dos resultados amostrais em relao mdia. ( ) uma medida de tendncia central e pode ser do tipo aritmtica, geomtrica, harmnica, dentre outras.

50 ( ) uma medida estatstica que indica como duas ou mais sries de nmeros relacionamse entre si, indo de 1 a 1.
Questo 6 Considere as seguintes afirmativas:

I Retornos de aes positivamente correlacionados numa carteira ajuda a minimizar o risco da carteira. II Correlao negativa entre os retornos de duas aes contribui para a reduo do risco da carteira. III Se a correlao entre o retorno de duas aes for zero indica que algum dos papis apurou rentabilidade nula. Com base nas afirmativas, assinale a opo correta: a) Somente a afirmativa I falsa; b) Somente a afirmativa II falsa; c) Somente a afirmativa III falsa; d) Todas as afirmativas so falsas; e) H pelo menos uma alternativa verdadeira.

Questo 7 Considere que um investidor tenha projetado o retorno duas aes, X e Y, com iguais chances de ocorrerem conforme descrito na tabela Ao X 4,0 % 6,0 % 7,0 % 10,0 % 11,0 % Ao Y - 6,0 % -5,0 % 8,0 % 12,0 % 15,0 %

Com base nessas informaes, calcule: a) O retorno mdio esperado de cada ao; b) O desvio padro de cada ao; c) A correlao entre elas.

51
Questo 8 As informaes dos retornos de duas aes so as mesmas do exerccio anterior, todavia, so consideradas probabilidades diferentes em cada cenrio, conforme descrito abaixo: Probabilidades I = 15% II = 20% III 30% IV = 20% V = 15% Ao X 4,0 % 6,0 % 7,0 % 10,0 % 11,0 % Ao Y - 6,0 % -5,0 % 8,0 % 12,0 % 15,0 %

Com base nestas informaes, calcule: a) O retorno mdio esperado de cada ao; b) O desvio padro de cada ao; c) O coeficiente de variao de cada ao e indique a que melhor remunera pelo risco.

Questo 9 Considere uma ao que possua um coeficiente beta igual a 1,5 e que a carteira de mercado oferea um retorno igual a 20%. Se a taxa livre de risco de 11%, calcule:

a) O retorno mnimo que a ao deve oferecer ao investidor; b) Se a taxa livre de risco mudar para 13% e o retorno da carteira de mercado aumentar para 23%, qual o retorno mnimo que a ao dever oferecer, dado que o beta da ao no se alterou?

52

Captulo 12 Mercados Futuros


Questo 1 Associe o participante do mercado futuro com sua definio:

A Arbitrador E Especulador H Hedger ( ) So usurios dos mercados futuros que buscam estabilizar sua estrutura de lucro e reduzir seu risco. ( ) atrado pelas oportunidades de ganhos patrimoniais, selecionando alternativas financeiras que prometem maiores retornos. um importante participante do mercado, pois fornece liquidez s operaes nos mercados futuros. ( ) Procura tirar vantagens financeiras dos diferentes preos das aes no mercado a vista e no mercado futuro.

Questo 2 Marque V para verdadeiro e F para falso nas sentenas abaixo:

( ) No mercado a termo a negociao s pode ser realizada formalmente em bolsa de futuros. ( ) No mercado futuro os contratos so padronizados. ( ) No mercado futuro, as diferenas de preos so acertadas somente no vencimento do contrato. ( ) O contrato a termo encerrado quando da entrega do ativo-objeto pelo vendedor e o pagamento do preo acertado no contrato pelo comprador. ( ) O prazo de um contrato a termo pode ser estabelecido livremente pelas parte envolvidas na negociao.

53
Questo 3 Assinale a opo incorreta:

a) O mercado a termo permite que o investidor, prevendo uma alta nos preos, possa adquirir o papel a termo a um preo fixado; b) O mercado termo permite que o investidor diversifique os riscos, pois pode realizar operaes com mais papis com o mesmo volume de recursos caso tivesse que desembolsar o valor total da compra do papel. c) No mercado a termo pode-se trabalhar com duas posies que gerem caixa sem perder o patrimnio investido em aes; d) Os juros das operaes a termo so estabelecidos pela bolsa de futuros. e) O mercado a termo permite que se realizem ganhos alavancados.

Questo 4 Assinale a alternativa incorreta quanto ao mercado de opes de aes:

a) O titular de um contrato de opo o detentor dos direitos da opo negociada; b) O preo pelo qual a opo ser exercida, devidamente especificado no contrato, chamado de preo de exerccio; c) O prmio de uma opo o quanto o preo de exerccio estiver acima do preo de mercado; d) O lanador de uma opo de compra tem a obrigao de entregar uma determinada quantidade de aes a um preo predeterminado, chamado preo de exerccio; e) O titular de uma opo de venda tem o direito de vender a ao identificada no ativo objeto pelo preo de exerccio.

Questo 5 Leia as afirmativas abaixo:

I Nos contratos futuros h a obrigao futura de comprar ou vender certo ativo-objeto, enquanto nos contratos de opes, atribudo somente o direito ao titular da opo, direito este que poder ser exercido ou no. II Um lanador de uma opo de venda aufere ganhos quando o preo da ao-objeto aumenta. III Opes europias podem ser exercidas a qualquer momento, enquanto as opes do tipo americanas somente podem ser exercidas ao final do contrato. Com base nessas afirmativas, assinale:

54 a) Somente a afirmativa I est correta; b) Somente a afirmativa II est correta; c) Somente a afirmativa III est correta; d) Somente as afirmativas I e II esto corretas; e) Todas as afirmativas esto corretas.

Questo 6 Considere os seguintes dados com relao aos preos a vista e futuro de determinada ao ao longo de um perodo: Mercado a Vista $ 55,60 $ 59,40 Mercado Futuro $ 57,25 $ 61,50

Preo inicial Preo final

Se a margem de garantia for de $ 4,50, apure qual seria a rentabilidade de um investidor que aplicasse no mercado a vista e outro que aplicasse no mercado futuro. A vista: 6,83% Futuro: 94,44%
Questo 7 Considere um investidor que tenha uma carteira formada por 1000 aes cotadas a $ 27,50 por ao no mercado a vista. Neste mesmo instante, a cotao no mercado futuro est em $ 29,80. Observando tal cenrio ele decide vender contratos futuros a este preo. Aps alguns dias, a cotao da ao vai a $ 26,10 no mercado a vista e a $ 28,10 no mercado futuro e decide ento encerrar sua posio no mercado futuro. A partir destes dados, pede-se:

a) Apure o lucro do investidor no mercado a vista; b) Apure o lucro do investidor no mercado futuro; c) O resultado e rentabilidade total do perodo, considerando uma margem de garantia de $ 1,90.

Questo 8 Joo, um investidor em aes, acreditando na valorizao das aes da Cia. X adquire de Jos opes de compra destes papis ao preo de $ 3,50. O contrato d o direito de Joo adquirir as 100 aes de Jos em qualquer momento at o final do contrato ao preo de $ 43,50. Se o preo da ao estava em $ 40,70 no momento inicial do contrato, pede-se:

a) Identifique o titular e o lanador da opo, o prmio, o preo de exerccio da opo e o tipo de opo quanto ao momento de exerccio dos direitos;

55

b) A partir de qual cotao Joo apura lucro? E Jos? c) Se a cotao atingir $ 49,55 durante o perodo, qual seria o resultado da operao para Joo? E de Jos?

56

Captulo 13 Fundos de Investimentos em Aes


Questo 1 Sobre os fundos de investimentos em aes, assinale a alternativa correta:

a) Somente aceitam aplicaes de altos valores; b) administrado pelo maior aplicador do fundo; c) O aplicador desses fundos no necessita de conhecimentos tcnicos profundos sobre o mercado acionrio; d) O administrador do fundo do fundo no pode ser representado por pessoas jurdicas, como sociedades corretoras e distribuidoras, pois o administrador deve ser pessoas fsicas; e) O gestor da carteira do fundo de investimento deve, periodicamente, prestar diversas informaes s bolsas de valores, a CVM e aos seus aplicadores.

Questo 2 Dentre as principais informaes que os fundos de investimentos em aes devem disponibilizar aos seus investidores so, exceto:

a) Saldos das cotas do investidor e o respectivo valor; b) Desempenho do fundo, medido pela taxa de rentabilidade calculada; c) Valor e composio da carteira do fundo, indicando os ttulos que a integram, quantidade, espcies e tipo; d) Extrato de todas as movimentaes verificadas: aplicaes, resgates, remuneraes etc. e) Previso acurada da rentabilidade futura esperada.

57
Questo 3 Nos fundos de aes:

a) Os fundos de aes, por contarem com incentivo governamental, no sofrem incidncia de qualquer tributo; b) Se o fundo possuir uma carteira com 67% ou menos em aes negociadas no mercado a vista, sofre incidncia da tabela de tributao dos fundos de renda fixa; c) A taxa de performance do fundo calculada sobre a rentabilidade bruta do fundo, deixando de ser cobrada somente se a rentabilidade for menor ou igual a zero; d) A taxa de administrao do fundo estabelecida pelo governo, ou seja, igual entre os fundos de investimentos. e) A responsabilidade do recolhimento do imposto de renda sobre a rentabilidade do fundo

Questo 4 Um investidor aplicou no incio do ano $5.000,00 em um fundo de investimento em aes composto por 100.000 cotas e patrimnio de $300.000,00. Ao final do ano, o fundo teve seu patrimnio valorizado em 13%. Sabendo que houve aumento de 10% nas cotas do fundo pelo ingresso de novos investidores, calcule:

a) O valor de cada cota do fundo no momento da aplicao; b) Quantidade de cotas adquiridas pelo investidor; c) Valor do patrimnio do fundo no final do ano; d) Valor da cota do fundo no final do ano; e) A rentabilidade do perodo.

Questo 5 Classifique o fundo de investimento conforme a legenda abaixo:

CP Curto Prazo R Referenciado RF Renda Fixa M Multimercado A Aes C Cambial DE Dvida Externa ( ) A maior parte dos seus ativos constituda por ativos que apresentam alguma relao com a variao de moedas estrangeiras.

58

( ) Formado por ttulos pblicos federais ou privados de baixo risco. ( ) Fundo formado em sua maior parte por ttulos brasileiros com negociao no mercado internacional. ( ) Fundos que aplicam a maior parte de seu patrimnio com no mnimo 67% em aes negociadas em bolsas de valores ou mercado de balco organizado. ( ) A maior parte do patrimnio destes fundos encontra-se aplicada em ttulos de renda fixa prefixados ou ps-fixados, cujos rendimentos acompanham os movimentos dos juros de mercado ou algum ndice de preo. ( ) Este fundos costumam combinar diversos ativos em sua carteira, como renda fixa, aes, ttulos cambiais, dentre outros. ( ) Estes fundos procuram investir com base em um benchmark, ou seja, acompanhar um indicador de desempenho de mercado.
Questo 6 Sobre os clubes de investimento, assinale a alternativa incorreta:

a) A constituio de um clube de investimento deve ser registrada na BOVEPSA; b) O clube de investimento deve ter a maioria de seus recursos aplicados em aes; c) Qualquer membro do clube no pode ter mais de 40% das cotas existentes; d) As polticas de investimento quanto aos ativos que iro compor a carteira do clube, o momento e o volume das aplicaes so definidos pelo administrador do fundo; e) O registro do Clube e sua fiscalizao so efetuados pela Bovespa e CVM.

Questo 7 Marque a alternativa correta:

a) Os ratings dos fundos, por serem elaborados por empresas especializadas (agncias classificadoras), devem ser lidos como uma recomendao de compra das aes melhores classificadas; b) O prmio pelo risco mostra quanto um investimento com risco remunerou o acionista acima de um rendimento livre de risco. c) H uma relao linear negativa entre risco e retorno em qualquer ativo, ou seja, o retorno aumenta na mesma proporo dos riscos incorridos.

59 d) Um fundo de investimento em aes que fornece os seus cotistas com a mesma rentabilidade da caderneta de poupana remunerou os seus aplicadores pelo risco, j que a rentabilidade maior que zero. e) O ndice de Sharp mostra a composio tima de uma carteira de aes.

Questo 8 Observe os dados da tabela abaixo que apresentam o retorno de trs fundos: X, Y e Z. Admita uma taxa livre de risco de 10% a.a.

E (R) DP (R)

X 25% 30%

Fundo Y 21% 17%

Z 15% 10%

Em que E (R) e DP (R) denotam, respectivamente, o retorno esperado e o desvio padro de cada fundo, expressos anualmente. Calcule: a) o ndice de Sharp de cada fundo; b) Aponte o fundo que melhor remunera o risco assumido por um investidor de perfil agressivo.

60

Captulo 14 Governana Corporativa


Questo 1 A governana corporativa:

a) um conjunto de valores e princpios que orienta a relao da empresa com o ambiente externo; b) Tem, dentre suas finalidades, a preocupao com assuntos referentes aos interesses envolvidos dentro da gesto das empresas; c) Por ser custosa sua aplicao, reduz o valor patrimonial da empresa; d) A governana corporativa acirra os conflitos entre os diversos agentes envolvidos nas sociedades (acionistas, diretoria, conselho fiscal) por deixar os conflitos transparecerem de forma mais explcita; e) A governana corporativa somente promove benefcios para os acionistas majoritrios, pois estes so capazes de controlar a companhia.

Questo 2 Numa sociedade annima:

a) Do tipo particular, pode ser feita por uma nica pessoa, j que neste tipo de constituio no h oferta pblica de aes; b) Do tipo pblica, os investidores atuam diretamente na colocao das aes no mercado, no sendo necessria nenhuma forma de intermediao financeira para tanto; c) Do tipo pblica, aps a oferta inicial de aes, as demais ofertas, quando ocorrerem, no necessitam de registro na CVM, uma vez que este registro j processado na oferta pblica inicial; d) A companhia do tipo pblica, deve manter disponveis e atualizadas as informaes econmico-financeiras que possibilitem a avaliao de seu desempenho atual e esperado; e) Do tipo particular podem oferecer suas aes no subscritas inicialmente ao pblico em geral no futuro sem a aprovao pela CVM, pois j est constituda sob a forma de sociedade annima.

61
Questo 3 Sobre a assemblia dos acionistas, incorreto dizer::

a) Pode determinar que os atuais acionistas no tero direito na subscrio de novas aes quando h outros investidores interessados na nova subscrio; b) A assemblia geral ordinria (AGO) deve ser convocada ao menos uma vez por ano; c) A assemblia geral extraordinria pode ser convocada a qualquer momento tanto pela diretoria, como pelos acionistas, quando for julgada necessria; d) Em assemblias gerais, cada ao representa um voto; e) Se a companhia deixar de distribuir dividendos por trs exerccios consecutivos, os acionistas preferenciais passam a ter o direito de votar em assemblias extraordinrias.

Questo 4 No faz parte da competncia do conselho de administrao:

a) Aprovar emisses de ttulos e valores mobilirios; b) Convocar a assemblia geral sempre que julgar necessrio; c) Estabelecer a poltica geral da sociedade; d) Autorizar a alienao de bens permanentes; e) Fiscalizar os atos praticados pelos administradores.

Questo 5 Marque V para verdadeiro e F para Falso:

( ) A constituio do conselho de administrao obrigatrio tanto para as companhias de capital fechado, quanto de capital fechado. ( ) Os diretores de uma sociedade annima no devem ser seus acionistas, pois assim desenvolvem seus trabalhos com maior independncia. ( ) Ao conselho fiscal, compete, dentre outras coisas, apurar os impostos com o fisco para que a sociedade no seja multada. ( ) A convocao da assemblia ordinria, caso no seja feita tempestivamente pela administrao pode ser efetuada pelo conselho fiscal. ( ) A fiscalizao dos atos praticados pelos administradores de competncia da auditoria independente.

62

Questo 6 Leia as afirmativas abaixo:

I A fiscalizao da gesto da sociedade somente pode ser feita pelo conselho fiscal. II O direito de recesso garantido ao acionista o direito do acionista no comparecer s assemblias ordinrias. III A companhia deve manter livros com registro da presena dos acionistas s assemblias gerais. Com base nessas afirmativas, marque a alternativa correta: a) Somente a afirmativa I est incorreta; b) Somente a afirmativa II est incorreta; c) Somente a afirmativa III est incorreta; d) Todas as afirmativas esto incorretas; e) H somente uma afirmativa correta.

Questo 7 So documentos que devem ser obrigatoriamente preparados pelas companhias abertas, exceto:

a) Relatrio de administrao; b) Demonstraes financeiras; c) Relatrio de danos e impactos ambientais; d) Parecer da auditoria; e) Notas explicativas.

63

Questo 8 Sobre as sociedades annimas tem-se, exceto:

a) O acionista controlador detm o poder de deciso nas assemblias gerais; b) O acionista preferencial tem prioridade na distribuio de dividendos; c) No caso de transferncia do controle de uma sociedade, a atual legislao determina que ao acionista minoritrio sejam oferecidas as mesmas condies dadas ao controlador, mecanismo este conhecido como tag along; d) Em algumas economias, as aes preferenciais so tratadas como passivo; e) No Brasil o mercado acionrio caracterizado pela forte concentrao acionria.

Questo 9 Sobre a cautela de aes, correto dizer que:

a) um documento definitivo posterior emisso dos certificados de aes; b) desnecessria a emisso de cautelas quando a sociedade annima emitente deposita suas aes em um banco, que passa a ser o fiel depositrio dos valores mobilirios; c) Quando um banco passa a ser o fiel depositrio das aes emitidas, o controle das transferncias de propriedades fica a cargo da CVM; d) No livro de registro de aes nominativas so feitas as mudanas dirias dos titulares das aes; e) Na cautela no registrada o titular da ao, uma vez que elas so negociadas no mercado com a caracterstica de serem ao portador;

You might also like