You are on page 1of 35

Este captulo abrange as prticas bsicas de segurana no local de trabalho, as ferramentas de hardware e software e o descarte de materiais perigosos.

As diretrizes de segurana ajudam a proteger as pessoas contra acidentes e ferimentos e os equipamentos contra danos. Algumas dessas diretrizes foram criadas para proteger o ambiente da contaminao por materiais descartados. Fique atento s situaes que poderiam resultar em avarias ou danos aos equipamentos. Os sinais de alerta foram projetados para alert-lo sobre o perigo. Mantenha-se sempre atento a esses sinais e tome as medidas apropriadas de acordo com o alerta fornecido. Aps a concluso deste captulo, voc estar apto a: Explicar a finalidade das condies e procedimentos de trabalho com segurana. Identificar as ferramentas e o software utilizados com os componentes do computador pessoal e suas finalidades. Implementar o uso da ferramenta adequada.

As condies de trabalho com segurana ajudam a evitar que as pessoas se machuquem e que ocorram danos aos equipamentos de computador. Um local de trabalho seguro limpo, organizado e iluminado adequadamente. Todos devem compreender e seguir os procedimentos de segurana. Siga os procedimentos adequados quando manusear equipamentos de computador a fim de diminuir o risco de ferimentos, danos aos bens e perda de dados. Danos ou perdas podem resultar em aes por danos movidas pelo proprietrio dos bens e dos dados. O descarte ou reciclagem adequada de componentes perigosos de computador um problema global. No deixe de cumprir as regulamentaes que regem a maneira de descartar determinados itens. As organizaes que violam essas regulamentaes podem ser multadas ou enfrentar onerosas batalhas jurdicas. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Identificao dos procedimentos de segurana e os possveis riscos aos usurios e tcnicos. Identificao dos procedimentos de segurana para proteger o equipamento de danos e de perda de dados. Identificao dos procedimentos de segurana para proteger o ambiente contra contaminao.

Diretrizes gerais de segurana Siga as diretrizes bsicas de segurana para evitar cortes, queimaduras, choques eltricos e danos viso. De acordo com as melhores prticas, certifique-se de que h extintor de incndio e kit de primeiros socorros disponveis em caso de incndio ou ferimentos. A Figura 1 descreve uma lista de diretrizes gerais de segurana. CUIDADO: a voltagem de fontes de energia e monitores muito alta. No use a pulseira antiesttica quando consertar fontes de energia ou monitores. CUIDADO: algumas peas da impressora podem ficar muito quentes durante o funcionamento e outras peas podem conter alta voltagem. Antes de fazer os reparos, verifique se a impressora teve tempo de esfriar. Consulte o manual da impressora para saber onde ficam os componentes que podem conter alta voltagem. Alguns componentes podem reter alta voltagem mesmo depois que a impressora foi desligada. Diretrizes de segurana em caso de incndio Siga as diretrizes de segurana em caso de incndio para proteger vidas, estruturas e equipamentos. Para evitar choque eltrico e evitar danos ao computador, desligue-o e tire-o da tomada antes de iniciar os reparos. O fogo pode se alastrar rapidamente e causar muitos estragos. O uso adequado do extintor de incndio pode impedir que um pequeno incndio fuja do controle. Ao trabalhar com componentes do computador, sempre considere a possibilidade de ocorrer um incndio acidental e saiba como reagir. Em caso de incndio, siga os seguintes procedimentos de segurana: Nunca tente combater um incndio que est fora de controle ou no foi contido. Sempre tenha uma rota de fuga de incndio planejada antes de iniciar qualquer trabalho. Saia do prdio rapidamente. Chame os servios de emergncia para pedir ajuda.

Localize as instrues de uso do extintor de incndio no local de trabalho e leia-as antes de haver necessidade de us-lo. O treinamento de segurana pode estar disponvel em sua organizao. Nos Estados Unidos, existem quatro classificaes para extintores de incndio. Letras, cores e formas diferentes identificam cada categoria de extintor, como mostra a Figura 2. Cada tipo de extintor de incndio possui produtos qumicos especficos para combater tipos diferentes de incndios: Classe A Papel, madeira, plstico e papelo Classe B Gasolina, querosene e solventes orgnicos Classe C Equipamentos eltricos Classe D Metais inflamveis

Quais so os tipos de classificaes de extintores de incndio em seu pas? importante saber como usar um extintor de incndio. Use a sigla de memorizao P-D-A-M para ajud-lo a lembrar as instrues bsicas da operao de um extintor de incndio: P - Puxe a trava. D - Direcione base do fogo, no s chamas. A - Aperte o gatilho. M - Mova o jato de um lado para o outro.

ESD (Electrostatic discharge, descarga eletrosttica), climas extremos e fontes de eletricidade com qualidade precria podem causar danos ao equipamento do computador. Siga as diretrizes de manuseio adequado, conscientize-se das questes referentes ao ambiente e utilize equipamentos que estabilizem a energia para evitar danos ao equipamento e perda de dados. ESD Eletricidade esttica a formao de uma carga eltrica depositada sobre uma superfcie. Esse depsito pode destruir um componente e provocar danos. A ESD pode ser destrutiva aos componentes eletrnicos de um sistema de computador. Para que uma pessoa consiga sentir a ESD, preciso que se tenham formado no mnimo 3.000 volts de eletricidade esttica. Por exemplo, possvel que se forme eletricidade esttica em voc enquanto caminha sobre um piso acarpetado. Ao tocar outra pessoa, ambos recebem um choque. Se a descarga causar dor ou produzir rudo, significa que provavelmente foi superior a 10.000 volts. Em termos comparativos, menos de 30 volts de eletricidade esttica bastariam para danificar um componente do computador. Recomendaes de proteo contra a ESD A ESD pode provocar danos permanentes em componentes eltricos. Siga as recomendaes a seguir para ajudar a evitar os danos da ESD: Mantenha todos os componentes em sacos antiestticos at estar pronto para instal-los. Utilize malhas metlicas de aterramento eltrico nas bancadas. Utilize malhas metlicas no piso para aterramento eltrico nas reas de trabalho. Utilize pulseiras antiestticas quando trabalhar nos computadores.

Clima O clima afeta o equipamento de computador de diversas maneiras: Se a temperatura ambiente estiver alta demais, o equipamento pode sofrer superaquecimento. Se o nvel de umidade estiver baixo demais, a probabilidade de que a ESD aumente. Se o nvel de umidade estiver alto demais, o equipamento pode sofrer os danos com essa umidade.

A Figura 1 mostra como as condies do ambiente aumentam ou reduzem o risco de ESD. Tipos de oscilao de energia Voltagem a fora que movimenta os eltrons em um circuito. O movimento de eltrons denominado corrente. Os circuitos de computador necessitam de voltagem e corrente para operar componentes eletrnicos. Quando a voltagem em um computador no exata nem constante, seus componentes podem no funcionar corretamente. Voltagens instveis so denominadas oscilaes de energia. Os tipos de oscilaes de energia CA a seguir podem provocar perda de dados ou falha de hardware: Blecaute perda total de energia CA. O blecaute pode ser causado por fusvel queimado, transformador danificado ou queda na rede de energia eltrica.

Corte parcial de energia nvel de voltagem da energia CA reduzido que se estende por um perodo de tempo. Os cortes parciais de energia ocorrem quando a voltagem da rede de energia eltrica cai para menos de 80% do nvel de voltagem normal. O corte parcial de energia pode ser causado pela sobrecarga dos circuitos eltricos. Rudo interferncia de geradores e raios. O rudo resulta em uma energia desordenada, que pode provocar erros no sistema de computador. Pico aumento repentino na voltagem que se estende por um perodo bem curto e ultrapassa 100% da voltagem normal de uma rede. Os picos podem ser causados por relmpagos, mas tambm podem ocorrer quando o sistema eltrico volta a funcionar aps um blecaute. Surto de energia aumento drstico na voltagem acima do fluxo normal da corrente eltrica. O surto de energia se estende por alguns nanossegundos ou por um bilionsimo de segundo.

Dispositivos de proteo da energia Para ajudar a se proteger contra problemas ligados oscilao de energia, use dispositivos de proteo para preservar os dados e o equipamento de computador: Supressor de surto (Surge Suppressor) ajuda na proteo contra danos causados por surtos e picos. O supressor de surto desvia a voltagem eltrica extra na rede para o fio terra. UPS (Uninterruptible Power Supply, fonte de energia ininterrupta) ajuda na proteo contra possveis problemas de energia eltrica fornecendo-a para um computador ou outro dispositivo. A bateria constantemente recarregada enquanto a UPS est funcionando. A UPS capaz de fornecer uma qualidade de energia consistente quando ocorrem blecautes e cortes parciais de energia. Muitos dispositivos de UPS conseguem se comunicar diretamente com o sistema operacional de um computador. Essa comunicao permite que a UPS desligue o computador com segurana e salve os dados antes que a UPS perca toda a energia eltrica. SPS (Standby Power Supply, fonte de energia de reserva) ajuda na proteo contra possveis problemas de energia eltrica fornecendo uma bateria de backup para fornecer energia quando a voltagem recebida cai ficando abaixo do nvel normal. A bateria fica em standby durante as operaes normais. Quando a voltagem diminui, a bateria fornece energia CD a um inversor de energia, que a transforma em energia AC para o computador. Esse dispositivo no to confivel quanto a UPS devido ao tempo que demora para acionar a bateria. Se houver falha no dispositivo de acionamento, a bateria no conseguir fornecer a energia para o computador. A Figura 2 mostra alguns exemplos de supressores de surto e dispositivos UPS e SPS.

CUIDADO: nunca conecte uma impressora a um dispositivo UPS. Os fabricantes de UPS recomendam no conectar uma impressora a uma UPS devido ao risco de queimar o motor da impressora.

Os computadores e perifricos, como mostra a Figura 1, contm materiais que podem ser nocivos ao meio-ambiente. Materiais perigosos tambm podem ser chamados de resduo txico. Esses materiais podem conter elevadas concentraes de metais pesados como cdmio, chumbo ou mercrio. As regulamentaes referentes ao descarte de materiais perigosos variam conforme o estado ou o pas. Para obter informaes sobre os procedimentos e servios de descarte, entre em contato com as autoridades locais responsveis pela reciclagem ou pela remoo do lixo em sua comunidade. MSDS A MSDS uma planilha que resume as informaes sobre a identificao do material, incluindo ingredientes perigosos que podem afetar a sade pessoal, riscos de incndio e necessidades de primeiros socorros. Na Figura 2, a planilha MSDS contm informaes sobre incompatibilidade e reatividade qumica que incluem procedimentos para derramamento, vazamento e descarte. Inclui ainda medidas de proteo para o manuseio e o armazenamento seguro dos materiais. Para identificar se um material classificado como perigoso, consulte a MSDS do fabricante. Nos EUA, o OSHA (Occupational Safety and Health Administration, departamento de segurana e sade ocupacional) exige que todos os materiais perigosos sejam acompanhados por uma MSDS quando transferidos para um novo proprietrio. As informaes da MSDS includas com produtos adquiridos para reparos ou manuteno de computadores podem ser relevantes aos tcnicos de computadores. O OSHA tambm exige que os funcionrios sejam informados sobre os materiais com que esto trabalhando e que recebam informaes de segurana do material. No Reino Unido, a lei de 2002 CHIP3 (Chemicals Hazard Information and Packaging for Supply, informaes e embalagem de produtos qumicos perigosos para comercializao) controla o manuseio de materiais perigosos. A CHIP3 exige que os fornecedores de produtos qumicos embalem e transportem produtos qumicos perigosos com segurana e incluam uma planilha de dados com o produto. OBSERVAO: a MSDS muito importante para determinar como descartar materiais potencialmente perigosos da maneira mais segura possvel. Sempre verifique as leis locais referentes aos mtodos aceitveis de descarte antes de descartar qualquer equipamento eletrnico. Qual rgo controla o uso de produtos qumicos perigosos em seu pas? As planilhas MSDS so obrigatrias? A MSDS possui informaes extremamente importantes, tais como: O nome do material As propriedades fsicas do material Qualquer ingrediente perigoso que componha o material Dados de reatividade, como dados sobre incndio e exploso Procedimentos para derramamentos e vazamentos Precaues especiais Perigos sade Necessidades de proteo especial

Os computadores e outros dispositivos de computador acabam sendo descartados devido a um dos seguintes motivos: Peas ou componentes comeam a apresentar falhas mais freqentes medida que o dispositivo fica mais antigo. O computador se torna obsoleto para os aplicativos a que se destinava em princpio. Modelos mais novos possuem recursos aprimorados.

Antes de descartar um computador ou algum de seus componentes, fundamental considerar o descarte seguro de cada componente separado.

Descarte adequado de baterias As baterias muitas vezes contm metais terrosos raros que podem ser nocivos ao meioambiente. As baterias de sistemas de computador portteis podem conter chumbo, cdmio, ltio, mangans alcalino e mercrio. Esses metais no se decompem e permanecero no meio-ambiente durante muitos anos. O mercrio muito usado na fabricao de baterias e extremamente txico e prejudicial s pessoas. A reciclagem de baterias deve ser uma prtica padro dos tcnicos. Todas as baterias, incluindo as de on de ltio, nquel-cdmio, nquel-metal hidrido e cido-chumbo, esto sujeitas aos procedimentos de descarte que cumprem as leis ambientais locais. Descarte adequado de monitores ou CRTs Manuseie monitores e CRTs com cuidado. Uma voltagem extremamente alta pode ser armazenada nos monitores e CRTs, mesmo depois de terem sido desconectados da fonte de energia. Os CRTs contm vidro, metal, plstico, chumbo, brio e metais terrosos raros. Segundo a EPA (U.S. Environmental Protection Agency, agncia norte-americana de proteo ambiental), os CRTs podem conter aproximadamente 1,8 kg de chumbo. Os monitores devem ser descartados cumprindo as leis ambientais. Descarte adequado de kits de toner, cartuchos e reveladores Kits de toner e cartuchos de impressoras usados devem ser descartados adequadamente ou reciclados. Alguns fornecedores e fabricantes de cartuchos de toner aceitam cartuchos vazios para serem reabastecidos. H tambm empresas especializadas em reabastecer cartuchos vazios. H kits para reabastecer cartuchos de impressora jato de tinta disponveis, mas no so recomendados porque a tinta pode vazar dentro da impressora causando danos irreversveis. Essa opo pode ser ainda mais dispendiosa porque usar cartuchos de jato de tinta reabastecidos tambm pode anular a garantia da impressora. Descarte adequado de solventes qumicos e latas de aerossol Entre em contato com a empresa de saneamento local para saber como e onde descartar os produtos qumicos e solventes usados para limpar os computadores. Nunca jogue produtos qumicos ou solventes na pia, nem descarte-os em fossos que tenham ligao com o esgoto pblico. As latas ou garrafas que contm solventes e outros materiais de limpeza devem ser manuseadas com cuidado. Verifique se foram identificadas e consideradas como lixo perigoso especial. Por exemplo, algumas latas de aerosol podem explodir quando expostas ao calor, se o contedo no foi usado completamente.

Para cada trabalho existe a ferramenta certa. Certifique-se de que voc est familiarizado com o uso correto de cada ferramenta e que a ferramenta correta est sendo usada para a tarefa que est em andamento. O uso de ferramentas e softwares de modo hbil facilita o trabalho e assegura que as tarefas sejam realizadas de modo adequado e com segurana. As ferramentas de software existem para ajudar a diagnosticar problemas. Use essas ferramentas para identificar qual dispositivo de computador no est funcionando corretamente. O tcnico deve documentar todos os reparos e problemas dos computadores. A documentao poder, ento, ser usada como material de referncia para problemas que venham a ocorrer no futuro ou para outros tcnicos que talvez nunca tenham enfrentado o mesmo problema antes. A documentao pode ser feita em papel, porm os formatos eletrnicos so mais recomendados porque so meios mais fceis de pesquisar problemas especficos. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Identificao das ferramentas de hardware e suas finalidades. Identificar as ferramentas de software e suas finalidades. Identificao das ferramentas organizacionais e suas finalidades.

O kit de ferramentas deve conter todas as ferramentas necessrias para concluir reparos de hardware. medida que ganhamos experincia, aprendemos quais ferramentas devemos ter disponveis para diferentes tipos de trabalhos. As ferramentas de hardware so agrupadas nas quatro categorias a seguir: Ferramentas ESD (descarga eletrosttica) Ferramentas manuais Ferramentas de limpeza Ferramentas de diagnstico

Ferramentas ESD Existem duas ferramentas ESD: a pulseira e a manta antiestticas. A pulseira antiesttica protege os equipamentos de computador quando esto aterrados em um chassi de computador. A manta antiesttica protege o equipamento de computador evitando que a eletricidade esttica se acumule no hardware ou no tcnico. Clique nos itens da Figura 1 para saber mais sobre as ferramentas ESD. Ferramentas manuais A maioria das ferramentas usadas no processo de montagem do computador so pequenas ferramentas manuais. Elas so vendidas separadamente ou como parte de um kit de ferramentas de reparos de computador. Os kits de ferramentas variam muito em tamanho, qualidade e preo. Clique nos itens da Figura 2 para saber mais sobre as ferramentas manuais. Ferramentas de limpeza Ter as ferramentas de limpeza adequadas fundamental para a manuteno ou o reparo de computadores. O uso dessas ferramentas garante que os componentes do computador no sero danificados durante a limpeza. Clique nos itens da Figura 3 para saber mais sobre as ferramentas de limpeza. Ferramentas de diagnstico O multmetro digital e o adaptador loopback so usados para testar o hardware. Clique nos itens da Figura 4 para saber mais sobre as ferramentas de diagnstico.

O tcnico deve estar apto a utilizar diversas ferramentas de software para ajudar no diagnstico de problemas, na manuteno de hardware e na proteo dos dados armazenados no computador. Ferramentas de gerenciamento de disco importante que voc identifique o software a ser usado nas diversas situaes. As ferramentas de gerenciamento de disco ajudam a detectar e corrigir erros do disco, preparar discos para o armazenamento de dados e remover arquivos indesejados. Clique em cada um dos botes na Figura 1 para ver imagens das seguintes ferramentas de gerenciamento de disco: Fdisk ou Gerenciamento de disco usada para criar e excluir parties do disco rgido Format usada para preparar o disco rgido para o armazenamento de informaes Scandisk ou Chkdsk - usada para verificar a integridade de arquivos e pastas no disco rgido examinando a superfcie do disco em busca de erros fsicos. Defrag usada para otimizar o espao no disco rgido de forma a agilizar o acesso a programas e dados Disk Cleanup (Limpeza de disco) - usada para limpar espao no disco rgido procurando os arquivos que podem ser excludos com segurana Disk Management (Gerenciamento de disco) - utilitrio do sistema usado para gerenciar discos rgidos e parties, e que realiza tarefas como inicializao de discos, criao e formatao de parties System File Checker (SFC) utilitrio de linha de comando que verifica os arquivos crticos do sistema operacional e substitui os que estiverem corrompidos

Use o disco de inicializao do Windows XP para solucionar problemas e reparar arquivos corrompidos. O disco de inicializao do Windows XP destina-se a reparar arquivos de sistema do Windows, restaurar arquivos danificados ou perdidos, e reinstalar o sistema operacional. H ferramentas de software de terceiros disponveis para ajudar na soluo de problemas. Ferramentas de software de proteo Vrus, spyware e outros tipos de ataques maliciosos infectam milhes de computadores todos os anos. Esses ataques podem danificar o sistema operacional, aplicativos e dados. Os computadores infectados podem at mesmo apresentar problemas de desempenho do hardware ou de falha de componentes. Para garantir a segurana dos dados e a integridade do sistema operacional e hardware, use software elaborado para oferecer proteo contra ataques e remover programas maliciosos. Vrios tipos de software so usados para proteger hardware e dados. Clique em cada boto na Figura 2 para ver imagens dessas ferramentas de software de proteo: Windows XP Security Center (Centro de segurana do Windows XP) permite que voc verifique o status de configuraes essenciais do computador. O Centro de segurana faz verificaes contnuas para certificar-se de que os programas antivrus e firewall de software esto em execuo. Alm disso, ele garante que atualizaes automticas sejam definidas para download e instalao automticos. Antivrus Program (Programa antivrus) protege o computador contra ataques de vrus. Spyware Remover (Removedor de spyware) protege contra software que envia informaes sobre hbitos de navegao na Web a um invasor. Spyware pode ser instalado sem o conhecimento ou a permisso do usurio. Firewall programa executado continuamente para proteger contra comunicaes no autorizadas enviadas e recebidas no computador.

importante que o tcnico documente todos os servios e reparos. Esses documentos precisam ser armazenados em local central e estar disponveis a todos os outros tcnicos. A documentao poder, ento, ser usada como material de referncia para problemas semelhantes que ocorram futuramente. Um bom servio inclui uma descrio detalhada do problema e da soluo para o cliente. Ferramentas de referncia pessoal As ferramentas de referncia pessoal incluem guias de soluo de problemas, manuais do fabricante, guias de referncia rpida e um dirio de reparos. Alm da fatura, o tcnico mantm um dirio das atualizaes e dos reparos executados. A documentao no dirio deve incluir descries do problema, possveis tentativas de solues para corrigir o problema e as etapas para repar-lo. Certifique-se de anotar toda alterao realizada na configurao do equipamento e as peas substitudas durante o reparo. Essa documentao ser valiosa se voc se deparar com situaes semelhantes no futuro. Anotaes faa anotaes durante o processo de investigao e reparo. Consulte essas notas para evitar a repetio de etapas anteriores e determinar as etapas seguintes. Dirio documente as atualizaes e os reparos realizados. A documentao deve incluir descries do problema, possveis tentativas de solues para corrigir o problema e as etapas para repar-lo. Certifique-se de anotar toda alterao realizada na configurao do equipamento e as peas substitudas durante o reparo. O seu dirio e suas anotaes podero ser valiosos se voc se deparar com situaes semelhantes no futuro. Histrico de reparos faa uma lista detalhada dos problemas e reparos, que inclua a data, as peas de substituio e as informaes do cliente. O histrico permite ao tcnico determinar o trabalho que j foi realizado em um computador.

Ferramentas de referncia na Internet A Internet uma fonte excelente de informaes sobre problemas especficos de hardware e possveis solues: Mecanismos de pesquisa na Internet Grupos de notcias Perguntas freqentes do fabricante Manuais on-line de computador Fruns e bate-papo on-line Sites tcnicos

A Figura 1 mostra um exemplo de site tcnico. Ferramentas diversas Com a prtica, voc descobrir vrios outros itens que podero ser adicionados ao kit de ferramentas. A Figura 2 mostra como um rolo de fita crepe pode ser usado para etiquetar as peas que foram removidas de um computador, caso no haja um organizador de peas disponvel. Um computador de trabalho tambm um recurso valioso a ser utilizado em reparos locais de computador. O computador de trabalho pode ser usado para pesquisar informaes, fazer download de ferramentas ou drivers ou comunicar-se com outros tcnicos. A Figura 3 mostra os tipos de peas de substituio de computador a serem includas em um kit de ferramentas. Verifique se as peas esto em boas condies antes de us-las. A utilizao de componentes de trabalho em bom estado para a substituio de componentes danificados nos computadores o ajudar a determinar rapidamente qual componente no funciona bem.

A segurana no local de trabalho responsabilidade de todos. bem menos provvel que voc se machuque ou danifique componentes se usar a ferramenta adequada para o trabalho. Antes de limpar ou reparar equipamentos, verifique se suas ferramentas esto em boas condies. Limpe, repare ou substitua todos os itens que no funcionem corretamente. Aps a concluso desta seo, voc estar apto a: Demonstrao do uso adequado de uma pulseira antiesttica. Demonstrao do uso adequado de uma manta antiesttica. Demonstrao do uso adequado de vrias ferramentas manuais. Demonstrao do uso adequado de materiais de limpeza.

Como informado anteriormente, um exemplo de descarga eletrosttica o choque suave que algum sente ao atravessar uma sala acarpetada e tocar na maaneta de uma porta. Embora esse choque no lhe cause problemas, a mesma descarga eltrica que passar de voc para o computador causar danos aos seus componentes. O uso da pulseira antiesttica pode evitar danos por descarga eltrica aos componentes do computador. O objetivo de uma pulseira antiesttica equilibrar a descarga eltrica entre voc e o equipamento. A pulseira antiesttica um condutor que conecta seu corpo ao equipamento no qual voc est trabalhando. Quando a eletricidade esttica se acumula em seu corpo, a conexo estabelecida entre a pulseira e o equipamento (ou terra) canaliza a eletricidade atravs do fio conectado pulseira. Como indica a Figura 1, a pulseira tem duas partes e fcil de usar: 1. Coloque a pulseira ao redor do seu punho e prenda-a com o fecho ou o velcro. O metal na parte traseira da pulseira deve permanecer em contato com a pele o tempo inteiro. 2. Prenda o conector extremidade do fio da pulseira e conecte a outra extremidade ao equipamento ou ao mesmo ponto de aterramento ao qual a esteira antiesttica est conectada. A estrutura metlica do gabinete um bom local para conectar o fio. Para conectar o fio ao equipamento no qual voc est trabalhando, escolha uma superfcie metlica sem pintura. Superfcies pintadas no conduzem a eletricidade to bem quanto as de metal sem pintura. OBSERVAO: conecte o fio ao equipamento, no mesmo lado do brao com a pulseira antiesttica. Assim, o fio no o atrapalhar enquanto voc trabalha. Embora a pulseira antiesttica ajude a evitar a descarga eletrosttica, voc pode reduzir ainda mais os riscos se no usar roupas de seda, polister ou l. Esses tecidos so mais propensos a gerar descarga esttica. OBSERVAO: os tcnicos devem dobrar as mangas, retirar lenos ou gravatas, e prender as camisas dentro da cala para evitar interferncia de suas roupas. Verifique se brincos, colares e outras bijuterias ou jias soltas esto bem presas. CUIDADO: nunca use a pulseira antiesttica ao reparar monitores ou CRTs.

Nem sempre voc tem a opo de trabalhar em um computador em um espao bem equipado. Se voc tiver controle sobre o ambiente, procure manter seu espao de trabalho longe de reas acarpetadas. Os carpetes podem acumular descarga eletrosttica. Se voc no puder evitar os tapetes, crie um ponto de aterramento na parte sem pintura do gabinete do computador no qual voc est trabalhando antes de tocar em qualquer componente. Manta antiesttica A manta antiesttica levemente condutora. Ela retira a eletricidade esttica de um componente e a transfere para um ponto de aterramento, como mostra a Figura 1: 1. Disponha a manta no espao de trabalho ao lado ou por baixo do gabinete do computador. 2. Prenda a manta ao gabinete para ter uma superfcie aterrada sobre a qual voc poder colocar as peas removidas do sistema. A reduo do potencial de energia eletrosttica diminui a probabilidade de danos a circuitos ou componentes delicados. OBSERVAO: sempre segure os componentes pelas bordas. Bancada Ao trabalhar em uma bancada, aterre a bancada e a manta antiesttica do piso. Com a manta e a pulseira, seu corpo ter a mesma carga do equipamento, o que reduzir as chances de descarga eletrosttica.

O tcnico tem que saber usar corretamente todas as ferramentas do kit. Este tpico aborda muitas das diversas ferramentas manuais usadas para o reparo de computadores. Parafusos Utilize a chave de fenda apropriada para cada parafuso. Posicione a ponta da chave de fenda na cabea do parafuso. Gire a chave de fenda em sentido horrio para apertar o parafuso e em sentido anti-horrio para solt-lo, como mostra a Figura 1. Os parafusos podem ficar deformados se voc os apertar demais com a chave de fenda. Um parafuso deformado, como indica a Figura 2, pode ficar emperrado ou no prender com firmeza. Descarte os parafusos deformados. Chave de fenda de cabea chata Como mostra a Figura 3, use uma chave de fenda de cabea chata ao trabalhar com parafusos com fenda. No use chave de fenda com cabea chata para remover parafusos Phillips. No use a chave de fenda como alavanca. Se voc no conseguir remover um componente, verifique se h algum clipe ou trinco que prenda o componente. CUIDADO: se for necessrio usar excesso de fora para remover ou adicionar um componente, provavelmente h algo errado. Verifique mais uma vez para certificar-se de que voc no se esqueceu de algum parafuso ou no destravou algum clipe que mantm o componente preso. Consulte o manual ou o diagrama do dispositivo para obter informaes adicionais. Chave de fenda Phillips Como mostra a Figura 4, use uma chave de fenda Phillips com parafusos de cabea flangeada. No utilize esse tipo de chave de fenda para furaes. Isso ir danificar a cabea da chave de fenda. Chave de fenda hexagonal Como mostra a Figura 5, use uma chave de fenda hexagonal para afrouxar ou prender parafusos de cabea hexagonal (sextavada). Os parafusos hexagonais no devem ser apertados demais, pois isso pode deformar seus filamentos. No use chaves de fenda hexagonais que sejam grandes demais para o parafuso. CUIDADO: algumas ferramentas so magnetizadas. Quando trabalhar perto de dispositivos eletrnicos, verifique se as ferramentas em uso no foram magnetizadas. Campos magnticos podem ser prejudiciais aos dados armazenados em mdia magntica. Para testar sua ferramenta, toque-a com o parafuso. Se a ferramenta atrair o parafuso, no a utilize. Recuperador de peas, alicates de ponta fina ou pinas Como mostra a Figura 6, o recuperador de peas, os alicates de ponta fina e as pinas podem ser utilizados para prender e retirar peas difceis de alcanar com as mos. No arranhe ou atinja qualquer componente ao usar essas ferramentas. CUIDADO: no insira lpis no computador para alterar a configurao de botes ou remover jumpers. O chumbo do lpis pode atuar como condutor e danificar componentes do computador.

A limpeza interna e externa dos computadores uma tarefa importantssima do programa de manuteno. A poeira pode causar problemas relacionados ao funcionamento fsico de ventoinhas, botes e outros componentes mecnicos. A Figura 1 mostra um grande acmulo de poeira em componentes do computador. Nos componentes eltricos, o acmulo de poeira agir como um isolador e impedir a disperso do calor. O isolamento impedir que os dissipadores de calor e as ventoinhas mantenham a temperatura dos componentes, o que causar o superaquecimento e a falha de chips e circuitos. CUIDADO: antes de limpar qualquer dispositivo, desligue-o e desconecte-o da fonte de energia. Gabinetes de computador e monitores Limpe os gabinetes de computador e a parte externa dos monitores com um pano umedecido em soluo de limpeza no abrasiva. Misture uma gota de detergente de cozinha em aproximadamente 150 ml de gua para criar uma soluo de limpeza. Se a gua respingar dentro do gabinete, espere o lquido secar antes de ligar o computador. Telas LCD No use produtos de limpeza para vidro base de amnia ou qualquer outra soluo em telas LCD, a no ser que o produto seja especfico para esse fim. Produtos qumicos abrasivos danificaro a cobertura da tela. Essas telas no so protegidas por vidro; portanto, limpe-as com suavidade, sem pression-las com fora. Telas CRT Para limpar as telas de monitores CRT, umedea um pano macio e limpo com gua destilada e limpe a tela de cima para baixo. Em seguida, use um pano macio e seco para remover manchas aps a limpeza do monitor.

Remova a poeira dos componentes com um spray de ar comprimido. O ar comprimido no provoca o acmulo de energia eletrosttica nos componentes. Verifique se voc est em uma rea bem ventilada antes de remover a poeira do computador. recomendvel usar uma mscara para evitar a inspirao de partculas de poeira. Remova a poeira com jatos rpidos do spray. Nunca incline ou vire o spray de ar comprimido de cabea para baixo. As ps da ventoinha no devem girar com a fora do ar comprimido. Mantenha a ventoinha imvel. Os seus motores podem ser danificados se girarem enquanto no esto ligados. Contatos dos componentes Limpe os contatos dos componentes com lcool isoproplico. No aplique lcool de uso tpico, pois ele contm impurezas que podem danificar os contatos. Certifique-se de que no ficaram fiapos do pano ou do cotonete nos contatos. Remova os fiapos com ar comprimido antes de reinstalar os contatos. Teclado Limpe o teclado com ar comprimido ou com um pequeno aspirador de mo que tenha uma escova acoplada. CUIDADO: nunca use um aspirador comum dentro do gabinete do computador. As peas de plstico do aspirador podem acumular eletricidade esttica e descarreg-la nos componentes. Use somente um aspirador aprovado para componentes eletrnicos. Mouse Use um produto de limpeza para vidro e um pano macio para limpar o exterior do mouse. No borrife o produto de limpeza para vidro diretamente no mouse. Ao limpar um mouse com esfera, remova a esfera e limpe-o com produto de limpeza para vidro e um pano macio. Limpe os roletes no interior do mouse com o mesmo pano. Voc talvez precise de uma lixa de unha para limpar os roletes. No borrife lquidos dentro do mouse. O grfico da Figura 2 indica os itens do computador que devem ser limpos e os materiais de limpeza a serem usados em cada caso.

Este captulo abordou os procedimentos seguros de laboratrio, a utilizao correta de ferramentas e o descarte apropriado de componentes e suprimentos de computador. No laboratrio, voc se familiarizou com diversas ferramentas usadas para criar, reparar e limpar o computador e os componentes eletrnicos. Voc tambm aprendeu a importncia das ferramentas organizacionais e como elas o ajudam a ser mais eficaz.

A seguir esto alguns dos conceitos mais importantes deste captulo: Trabalhar com segurana para proteger usurios e equipamentos. Seguir todas as diretrizes de segurana para evitar ferimentos em voc e em outros. Saber como proteger um equipamento de danos por descarga eletrosttica. Informar-se sobre como evitar problemas de energia que podem danificar os equipamentos e causar a perda de dados. Saber quais produtos e suprimentos exigem procedimentos especiais de descarte. Familiarizar-se com folhas MSDS sobre questes de segurana e restries de descarte para proteger o meio ambiente. Usar as ferramentas corretas para a tarefa. Aprender a limpar os componentes com segurana. Usar ferramentas organizacionais ao reparar computadores.

You might also like