You are on page 1of 36

Prova Objetiva 16/12/2012 Prova de Redao

Caderno de Questes
Este caderno , com 36 pginas numeradas sequencialmente, contm 60 questes objetivas das seguintes reas: Linguagens,
Cdigos e suas Tecnologias; Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias; Cincias Humanas e suas Tecnologias. A proposta de tema para a prova de Redao est na pgina 9 e a Classificao Peridica dos Elementos, na pgina 36. Voc est recebendo, tambm, uma Folha de Redao, para desenvolver o tema definido no Caderno de Questes, e um Carto de Respostas. No abra o caderno antes de receber autorizao.

Instrues
1. Carto de Respostas e Folha de Redao
Verifique se o seu nome, nmero do CPF, nmero do documento de identidade, data de nascimento e nmero de inscrio esto corretos. No Carto de Respostas, verifique, tambm, a Lngua Estrangeira escolhida. Se houver erro, notifique o fiscal. Assine o Carto de Respostas com caneta. Alm de sua assinatura, da transcrio da frase e da marcao das respostas, nada mais deve ser escrito ou registrado no carto, que no pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado.

2. Caderno de Questes
Ao receber autorizao para abrir este caderno, verifique se a impresso, a paginao e a numerao das questes esto corretas. Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal. As questes de nmeros 16 a 20, da rea de Lin guagens, Cdigos e suas Tecnologias, devero ser respondidas de acordo com a sua opo de Lngua Estrangeira: Espanhol ou Ingls.

3. Marcao das Respostas


Leia com ateno as questes e escolha a alternativa que melhor responde a cada uma delas. Marque sua resposta cobrindo totalmente, com caneta preta ou azul, o espao que corresponde letra a ser assinalada.

Informaes Gerais
O tempo disponvel para fazer as provas de 4h 30min. Nada mais poder ser registrado aps esse tempo. Ao terminar, entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Redao e o Carto de Respostas. Nas salas de prova, no ser permitido aos candidatos portar arma de fogo, fumar, usar relgio digital ou bon de qualquer tipo, bem como utilizar corretores ortogrficos lquidos ou similares. Ser eliminado do Vestibular 2013.1 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer instrumento de clculo e/ou qualquer meio de obteno de informaes, eletrnicos ou no, tais como calculadoras, agendas, computadores, rdios, telefones, receptores, livros e anotaes. Ser tambm eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS TEXTO 1

A morte e a morte de Quincas Berro Dgua

At hoje permanece certa confuso em torno da morte de Quincas Berro Dgua. Dvidas por explicar, detalhes absurdos, contradies no depoimento das testemunhas, lacunas diversas. No h clareza sobre hora, local e frase derradeira. A famlia, apoiada por vizinhos e conhecidos, mantm-se intransigente na verso da tranquila morte matinal, sem testemunhas, sem aparato, 5 sem frase, acontecida quase vinte horas antes daquela outra propalada e comentada morte na agonia da noite, quando a lua se desfez sobre o mar e aconteceram mistrios na orla do cais da Bahia. Presenciada, no entanto, por testemunhas idneas, largamente falada nas ladeiras e becos escusos, a frase final repetida de boca em boca representou, na opinio daquela gente, mais que uma simples despedida do mundo, um testemunho proftico, mensagem de profundo contedo 10 (como escreveria um jovem autor de nosso tempo). (...) A famlia do morto sua respeitvel filha e seu formalizado genro, funcionrio pblico de promissora carreira; tia Marocas e seu irmo mais moo, comerciante com modesto crdito num banco afirma no passar toda a histria de grossa intrujice, inveno de bbados inveterados, patifes margem da lei e da sociedade, velhacos cuja paisagem deveria ser as grades da cadeia e no a liberdade 15 das ruas, o porto da Bahia, as praias de areia branca, a noite imensa. Cometendo uma injustia, atribuem a esses amigos de Quincas toda a responsabilidade da malfadada existncia por ele vivida nos ltimos anos, quando se tornara desgosto e vergonha para a famlia. A ponto de seu nome no ser pronunciado e seus feitos no serem comentados na presena inocente das crianas, para as quais o av Joaquim, de saudosa memria, morrera h muito tempo, decentemente, cercado da 20 estima e do respeito de todos. O que nos leva a constatar ter havido uma primeira morte, se no fsica pelo menos moral, datada de anos antes, somando um total de trs, fazendo de Quincas um recordista da morte, um campeo do falecimento, dando-nos o direito de pensar terem sido os acontecimentos posteriores a partir do atestado de bito at seu mergulho no mar uma farsa montada por ele com o intuito de mais uma vez atazanar a vida dos parentes, desgostar-lhes a 25 existncia, mergulhando-os na vergonha e nas murmuraes da rua. (...) No sei se esse mistrio da morte (ou das sucessivas mortes) de Quincas Berro Dgua pode ser completamente decifrado. Mas eu o tentarei, como ele prprio aconselhava, pois o importante tentar, mesmo o impossvel.
JORGE AMADO So Paulo: Companhia das Letras, 2008.

1
O narrador do texto faz referncia a duas verses sobre as circunstncias da morte de Quincas Berro Dgua a verso da famlia e a dos amigos. Com base nas informaes presentes no texto, essas duas verses podem ser caracterizadas como: (A) irreais (B) equivalentes (C) divergentes (D) complementares
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

2
O relato de opinies um dos recursos utilizados na apresentao de verses acerca de um mesmo acontecimento. Um relato de opinio relacionado morte de Quincas Berro Dgua apresentado pelo narrador em: (A) At hoje permanece certa confuso em torno da morte de Quincas Berro Dgua. (l. 1) (B) afirma no passar toda a histria de grossa intrujice, (l. 12-13) (C) A ponto de seu nome no ser pronunciado e seus feitos no serem comentados (l. 17-18) (D) pois o importante tentar, mesmo o impossvel. (l. 27-28)

3
Cometendo uma injustia, atribuem a esses amigos de Quincas toda a responsabilidade da malfadada existncia por ele vivida nos ltimos anos, (l. 15-17) Considerando o contedo deste enunciado, o fragmento sublinhado tem a funo de: (A) expressar um ponto de vista do narrador (B) apresentar uma declarao dos familiares (C) descrever um sentimento do personagem central (D) expor uma informao das testemunhas presentes

4
A famlia do morto sua respeitvel filha e seu formalizado genro, funcionrio pblico de promissora carreira; tia Marocas e seu irmo mais moo, comerciante com modesto crdito num banco (l. 11-12) Em relao expresso a famlia do morto, o trecho entre travesses tem o objetivo principal de apresentar uma: (A) ressalva (B) comparao (C) especificao (D) exemplificao

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

5
O que nos leva a constatar ter havido uma primeira morte, (l. 20) Na sequncia da narrativa, este trecho expressa a seguinte circunstncia em relao aos fatos que o antecedem: (A) oposio (B) finalidade (C) concluso (D) conformidade

6
mergulhando-os na vergonha (l. 25) No trecho acima, uma das palavras est em sentido figurado, ou seja, sua interpretao no se relaciona unicamente com seu significado literal. Esse sentido decorrente do emprego da seguinte figura de linguagem: (A) personificao (B) eufemismo (C) hiprbole (D) metfora

7
Dvidas por explicar, detalhes absurdos, (l. 1-2) As vrgulas, no fragmento acima, separam expresses que esto sendo enumeradas. Outro exemplo em que o uso de vrgulas tem essa mesma funo est indicado em: (A) A famlia, apoiada por vizinhos e conhecidos, (l. 3) (B) a liberdade das ruas, o porto da Bahia, (l. 14-15) (C) o av Joaquim, de saudosa memria, (l. 19) (D) Mas eu o tentarei, como ele prprio aconselhava, (l. 27)

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS TEXTO 2

A responsabilidade social da mdia


Em 1942, como resposta a uma onda crescente de crticas imprensa, foi criada nos Estados Unidos uma comisso com o objetivo de definir quais eram as funes da mdia na sociedade. Diante da formao das grandes redes de radiodifuso, tornara-se impossvel sustentar a ideia de a liberdade de expresso ser exercida em igualdade de condies pelos cidados. A sada foi a criao da teoria 5 da responsabilidade social da imprensa. A responsabilidade social se baseia na crena de que qualquer um que goze de liberdade tem certas obrigaes com a sociedade. Na sua aplicao mdia, uma evoluo de outra teoria da imprensa que no tinha como referncia a garantia de um fluxo de informao em nome do interesse pblico. A teoria da responsabilidade social, ao contrrio, aceita que a mdia deve servir 10 ao sistema econmico e buscar a obteno do lucro, mas subordina essas funes promoo do processo democrtico e informao do pblico (o pblico tem o direito de saber). Para responder s crticas que a imprensa recebia, a comisso criada resumiu as exigncias que os meios de comunicao teriam de cumprir em cinco pontos principais: 1) separar notcias de opinies; 2) promover o intercmbio de comentrios e crticas; 3) retratar a imagem dos vrios 15 grupos sociais; 4) assumir um papel educativo; 5) distribuir o maior nmero de informaes possvel. Esses cinco pontos se tornariam a origem dos critrios profissionais do chamado bom jornalismo objetividade, exatido, iseno, diversidade de opinies, interesse pblico , adotado nos Estados Unidos e escrito nos Manuais de Redao de boa parte dos jornais brasileiros. Analistas norte-americanos consideram que essa comisso talvez tenha sido a responsvel por uma 20 mudana fundamental de modelo no jornalismo: da liberdade de imprensa para a responsabilidade da imprensa. Teria essa mudana de modelo de fato ocorrido? No Brasil, certamente, os empresrios de mdia continuam a defender seus interesses. As recomendaes da comisso, se adotadas pelos grupos de mdia brasileiros, representariam um avano importante. Para ns, a teoria da responsabilidade social da imprensa permanece atual, 25 mesmo tantas dcadas depois.
VENCIO LIMA Adaptado de cartamaior.com.br.

8
O texto faz referncia criao de uma comisso na dcada de 1940, nos Estados Unidos, com o objetivo de definir as funes da mdia na sociedade. Considerando o trabalho desenvolvido por essa comisso, a mdia deveria orientar-se, principalmente, pelo seguinte fator: (A) interesse pblico (B) crtica imprensa (C) sistema econmico (D) rede de radiodifuso

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

9
O autor organiza suas ideias em pargrafos, valendo-se de diferentes recursos. A definio e a comparao so recursos utilizados no seguinte pargrafo: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4

10
As recomendaes da comisso, se adotadas pelos grupos de mdia brasileiros, (l. 23-24) A palavra se pode ser substituda, mantendo-se o sentido original do enunciado, por: (A) conforme (B) embora (C) ento (D) caso

11
do chamado bom jornalismo (l. 17) No fragmento, as aspas so empregadas com a finalidade de: (A) expressar um ponto de vista contrrio (B) destacar um sentido desconhecido (C) indicar um termo cientfico (D) citar um discurso alheio

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

12
uma mudana fundamental de modelo no jornalismo: (l. 21) O sinal de dois-pontos no trecho acima pode ser antecedido, sem prejuzo de sentido, pela seguinte expresso: (A) a saber (B) ou melhor (C) em resumo (D) por exemplo

13
No ltimo pargrafo, no que diz respeito ao papel da mdia, duas palavras so utilizadas para opor a situao do Brasil hoje e sua possvel situao no futuro. Essas duas palavras so: (A) interesses teoria (B) importante atual (C) certamente depois (D) continuam representariam
TEXTO 3

EU POSSO, DEMOCRATICAMENTE, DISCORDAR DO PENSAMENTO DOMINANTE?

NO. MAS EU POSSO, DOMINANTEMENTE, DISCORDAR DO PENSAMENTO DEMOCRTICO!

KAYSER doispontostravessao.wordpress.com

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

14
As palavras democraticamente e dominantemente acrescentam um determinado valor ao verbo discordar, empregado pelos dois personagens da charge. Nos dois casos, esse valor pode ser classificado como: (A) modo (B) tempo (C) afirmao (D) intensidade

15
A relao de poder existente entre os personagens se apresenta tambm por meio de elementos visuais. No contexto ilustrado pela charge, o elemento visual que mais evidencia essa relao de poder : (A) expresso facial (B) passagem de sada (C) tipo de vestimentas (D) material de trabalho

PROPOSTA DE REDAO
Os textos da prova abordam a relao entre a diversidade de opinies, destacando as relaes de poder que fazem com que uma opinio prevalea sobre outra. Refletir sobre essa questo se torna mais importante quando se pensa no conjunto da sociedade e no trabalho realizado pela mdia em geral. Com base nas leituras dos textos desta prova e, tambm, em suas outras leituras e reflexes, escreva uma redao, em prosa, abordando o seguinte tema: Os meios de comunicao podem contribuir para a democratizao da sociedade? Seu texto deve respeitar os seguintes itens: conter um ttulo; ter entre 20 e 30 linhas; atender norma padro da lngua; apresentar estrutura argumentativa completa.

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

ESPANHOL

El papel de la prensa de papel

Ninguna hostilidad hacia los medios escritos, ni siquiera la de los polticos mediocres, supera a la ejercida por los propios periodistas reconvertidos al nuevo credo de la red. Nadie ignora que la prensa de papel, que ya fue torpedeada por otros inventos revolucionarios, pasa por uno de los ms graves ciclos de su historia. El primer gran competidor fue la radio, que tena la virtud de 5 adelantarse en la transmisin de las noticias. Esa guerra qued en tablas. El periodismo abraz al medio radiofnico y lo hizo suyo. Luego, fue la televisin el enemigo a batir. Era un supuesto adversario mucho ms peligroso porque aunaba la inmediatez de la radio y las imgenes de la noticia. Sin embargo, la prensa volvi a salir airosa. No hubo vencedores ni vencidos. Otra vez el periodismo coloniz al nuevo medio y este se proyect ms como espectculo, de forma que 10 los diarios siguieron reinando. Hoy asistimos a un cambio traumtico, imparable, en la utilizacin de los soportes mediticos. Esta se suma al hecho de que los peridicos convencionales no han vuelto a sus orgenes: contar bien las historias y opinar serenamente. Pero, en realidad, los factores negativos, verdaderos culpables de la crisis de los peridicos de papel, son dos y han coincidido en el tiempo. Por un lado, los costes 15 de produccin elevados, en contraposicin con lo barato que resulta internet. Por otro lado, la tremenda crisis econmica general que ha afectado seriamente al negocio de la prensa tradicional. La masa publicitaria ha descendido nada menos que un 50% en los ltimos 5 aos. Solo van sobreviviendo los verdaderos empresarios editores, aquellos que se especializaron en proyectos informativos serios, aquellos que alientan a sus periodistas a que mejoren el producto.
20 La prensa de papel sigue siendo la que genera y conforma la opinin social. Son los grandes diarios los que polarizan la crtica, favorable o desfavorable, al gobierno de turno; los que marcan tendencias en los aconteceres social, econmico y cultural. Radio y televisin resaltan cada da los titulares de los peridicos y acomodan a ellos el inters de sus informativos. Y no hablo solo de Espaa, sino de Europa, de Amrica, del mundo libre. Editoriales de The New York Times o de Wall Street 25 Journal pueden influir en decisiones polticas de los gobiernos. Los autnticos grandes rotativos mejoran sus ediciones digitales, pero al mismo tiempo refuerzan sus ediciones de papel. La primera pregunta es si volvern a superar su tercera gran crisis los diarios de siempre. Y la segunda es si el periodista riguroso, serio, ser superado algn da por el que antepone la versatilidad de las tecnologas al valor de los contenidos.
RAFAEL DE LOMA farodevigo.es, 20/05/2012.

10

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

ESPANHOL

16
Esa guerra qued en tablas. (l. 5) La frase arriba se acerca al sentido de la sentencia presentada en: (A) fue torpedeada por otros inventos revolucionarios, (l. 3) (B) fue la televisin el enemigo a batir. (l. 6) (C) Era un supuesto adversario mucho ms peligroso (l. 6-7) (D) No hubo vencedores ni vencidos. (l. 8)

17
El texto opone la prensa de papel a la internet. El autor atribuye al periodismo impreso y a la red, respectivamente, las siguientes caractersticas: (A) tradicionalismo y rigor (B) seriedad y versatilidad (C) autenticidad y criticidad (D) immediatez y convencionalismo

18
La gran disminucin de las inversiones publicitarias en los ltimos aos viene resultando en cambios significativos para el negocio de la prensa tradicional. De acuerdo con el texto, una de las consecuencias de esa disminucin es la: (A) salida del mercado de los editores de dudosa calidad (B) subida de los costes de produccin de los diarios de papel (C) difusin de los nuevos soportes mediticos de forma imparable (D) migracin de los informativos periodsticos a las cadenas de tele

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

11

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

ESPANHOL

19
Segn el texto, la prensa de papel hace un periodismo de mayor profundidad. La calidad de esa prensa de papel le vuelve un medio con legitimidad para: (A) opinar de modo immediato (B) deshacer divergencias polticas (C) producir espectculos mediticos (D) influir en decisiones gubernamentales

20
La primera pregunta es si volvern a superar su tercera gran crisis los diarios de siempre. (l. 26-27) Aparte la hostilidad de algunos periodistas y los altos precios de produccin de la prensa de papel, otro factor responsable por esta tercera gran crisis de los diarios es: (A) el rpido ascenso de la radio y de la televisin (B) la relacin de inters con los polticos de turno (C) la problemtica situacin de la economa mundial (D) la mejora constante de las ediciones digitales de los diarios

12

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

INGLS

The importance of a free press

The press is sometimes called the fourth estate. Thats probably too grandiose a concept for most journalists tastes but it does suggest an important, coherent and independent force in society. That apartness is crucial. The press does not share the same aims as government, the legislature, the executive, religion or commerce. It is, or should be, an outsider. 5 Stanley Baldwin did not intend it as a compliment when he said, in 1931, that newspapers had power without responsibility. But, in fact, that lack of responsibility is one of the important respects in which the press is different. Of course, the press must be responsible for its own standards and ethics. But its not the job of journalists to run things: they are literally without responsibility. They dont have to respond to a party whip, to make the compromises necessary in politics. They 10 are not bound by the confidentiality agreements that bind others. They are careless of causing inconvenience or embarrassment. They dont have to win votes. They can write things about the economy, say, or the environment which may need saying, but which are unsayable by politicians. Until recently it would have been self-evident what the press was. The 1947-9 Royal Commission on the press described it as the chief agency for instructing the public on the main issues of the day 15 the main source from which information, discussion and advocacy reach the public. Increasingly, however, the press nowadays encompasses countless blogs, platforms and websites. This digital fragmentation of a newspaper has, of course, severe economic implications. But it also brings into question the distinct role of the press. Many of these new digital forms of information sharing are based on a different idea of what media is, or who should take part in it. This revolution 20 in technology allows virtually anyone to create and share their news and thoughts. So 21st century media, in many respects, marks a sharp break with what went before a world in which a relatively restricted group of people benefited from having a platform to address a mass audience. Also, there is a less glamorous side to our trade which, though vital, is not easily replicated by social media or bloggers. It is the simple craft of reporting: recording things; asking questions; being an 25 observer; giving context. Its sitting in a magistrates court reporting on the daily tide of crime cases the communitys witness to the process of justice. Its being on the front line in Libya, trying to sift conflicting propaganda from the reality. Its reporting the rival arguments over climate change and helping the public to evaluate where the truth lies.
ALAN RUSBRIDGER guardian.co.uk, 06/10/2011.

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

13

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

INGLS

16
The author of the text holds a positive view in relation to the lack of responsibility of the press. He defends this idea by stating that journalists do not have to: (A) stick to economic plans (B) respond to legal pressures (C) agree on political compromises (D) deal with environmental policies

17
They can write things - about the economy, say, or the environment (l. 11-12) In the fragment above, the underlined word serves the following purpose: (A) give examples (B) establish time (C) introduce reasons (D) indicate concession

18
The author establishes a difference between the press of the 21st century and that of the previous century. The first factor that gave rise to this difference was: (A) shortage of journalists (B) interest in social media (C) revolution in technology (D) fragmentation of the newspaper

14

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

INGLS

19
The author suggests that journalists should master the skill of reporting. To justify his opinion, he characterizes the skill as: (A) diplomatic (B) transferable (C) interpersonal (D) indispensable

20
Being a journalist involves carrying out different tasks. The ordinary activites a journalist engages in are described in the following paragraph: (A) 2 (B) 3 (C) 4 (D) 5

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

15

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

21
Bactrias quimioautotrficas do gnero Nitrobacter tm papel importante no ciclo do nitrognio porque, ao usarem a energia da oxidao do on NO2 , produzem NO3 , usado pelas plantas na sntese de aminocidos. Em um experimento, bactrias desse gnero foram cultivadas em ambiente fechado, em meio adequado, + contendo NH4. A presso parcial de CO2 (PCO2) foi mantida prxima a zero durante as trs horas iniciais; com cinco horas de cultivo, foi elevada para um valor igual ao dobro do encontrado no ar atmosfrico. As taxas de crescimento bacteriano foram medidas, a partir do incio do experimento, em dois momentos: logo aps a terceira hora e logo aps a oitava hora. Os grficos abaixo mostram possveis diferenas no crescimento bacteriano sob as diferentes condies de PCO2.
I
Taxa de crescimento bacteriano Taxa de crescimento bacteriano

II
Taxa de crescimento bacteriano

III
Taxa de crescimento bacteriano

IV

3 hora

8 hora

3 hora

8 hora

3 hora

8 hora

3 hora

8 hora

O resultado desse experimento est registrado no grfico de nmero: (A) I (B) II (C) III (D) IV

22
Uma unidade industrial utiliza um processo qumico para tratar o dixido de carbono antes de seu descarte na atmosfera. Esse processo consiste em reagir o dixido de carbono com uma soluo bsica contendo um hidrxido metlico com as seguintes caractersticas: apresenta apenas dois eltrons em sua camada de valncia; situa-se no terceiro perodo da tabela de classificao peridica dos elementos. A frmula qumica do produto inico resultante desse processo : (A) Na2CO3 (B) MgCO3 (C) CaCO3 (D) Al2(CO3)3

16

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

23
Um recipiente com a forma de um cone circular reto, de altura igual a 8 cm, contm apenas uma esfera cujo raio mede 3 cm. Essa esfera tangencia tanto a superfcie lateral como a base do cone, conforme ilustra a figura abaixo.

8 cm

O material que constitui a esfera, ao passar para o estado lquido, no altera seu volume. A superfcie livre do lquido atinge uma determinada altura h em relao base de apoio do recipiente. Observe:

Desprezando a espessura do recipiente, o valor de h, em centmetros, corresponde a: (A) 4 3


3

(B) 2 3
3 3 (C) 4 2

(D) 2 2
3

24
A anemia falciforme, doena hereditria autossmica recessiva, caracterizada pela produo de uma hemoglobina anormal, conhecida como hemoglobina S. Considere um casal em que tanto o homem quanto a mulher sejam portadores de um alelo do gene para a hemoglobina S. As probabilidades, em percentagem, de nascerem desse casal filhos com anemia falciforme e filhos portadores do gene anormal so, respectivamente, de: (A) 25% e 50% (B) 0% e 100% (C) 50% e 25% (D) 50% e 50%
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

17

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

25
Em um laboratrio, as bases nitrogenadas adenina, timina e uracila, uniformemente marcadas com carbono radioativo 14C, foram adicionadas, uma por vez, ao meio de cultivo de determinadas clulas. O grfico abaixo mostra a radioatividade incorporada nos cidos nucleicos dessas clulas durante a fase exponencial de crescimento, em funo do tempo de cultivo.
A
Radioatividade

T U
Adenina Timina Uracila

Tempo

Para marcar apenas o DNA, apenas o RNA e ambos os cidos nucleicos simultaneamente, devem ser escolhidas, respectivamente, as seguintes bases: (A) timina, uracila e adenina (B) adenina, timina e uracila (C) uracila, timina e adenina (D) adenina, uracila e timina

26
A equao qumica a seguir representa o processo industrial de produo de xilitol a partir de xilose.
OH O HO OH OH H [H] HO OH OH OH OH

xilose (A) nitrila (B) hidroxila (C) carboxila (D) carbonila

xilitol

O nome do grupamento qumico modificado nessa reao est apresentado na seguinte alternativa:

18

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

27
O esquema abaixo mostra um plano inclinado com ngulo de 30 em relao ao solo. Um bloco desliza sobre esse plano do ponto A ao ponto B. A altura do ponto A em relao ao solo igual a 3 m.
Ponto A
h = 3m

Ponto B
30

Considere as seguintes informaes sobre o bloco: massa = 4,0 kg; energia mecnica no ponto A = 400 J; energia potencial gravitacional no ponto B = zero; velocidade no ponto B = 10 m/s. O mdulo do trabalho da fora resultante que age sobre o bloco entre os pontos A e B corresponde, em joules, a: (A) 80 (B) 100 (C) 130 (D) 170

28
Em uma experincia, foi utilizado um pndulo com perodo T igual a 1,2 segundos e comprimento do arco AB, descrito pelo centro da esfera que oscila, igual a 0,02 m. Observe a ilustrao:
C

Considere os seguintes dados: =3 g = 10 m/s2

l = comprimento do pndulo
T=2 A medida do ngulo ACB, em radianos, equivale a: (A) 0,12 (B) 0,10 (C) 0,05 (D) 0,02
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

l g

19

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

29
A dose diria recomendada de ingesto de vitamina A, cuja frmula estrutural representada abaixo, equivale a 3 x 10- 6 mol.
OH

Uma das principais fontes de vitamina A a cenoura, que contm uma concentrao dessa vitamina igual a 1,43 x 10- 2 mg/g. Para ingesto da dose diria recomendada de vitamina A, a massa de cenoura, em gramas, que deve ser consumida corresponde a: (A) 20 (B) 40 (C) 60 (D) 80

30
Hormnios que atuam na degradao do glicognio glicose, processo conhecido como glicogenlise, podem ativar, inibir ou mesmo no alterar esse sistema metablico, j que as clulas dos tecidos que armazenam glicognio podem no expressar os receptores para todos os hormnios envolvidos no processo. A tabela abaixo indica os cdigos que definem os possveis mecanismos de ao do hormnio glucagon sobre a glicogenlise nas clulas do fgado e do msculo esqueltico.
TIPO DE GLICOGENLISE Modo de atuao
Ativa HEPTICA Inibe No altera Ativa MUSCULAR Inibe No altera

Cdigo
H+ H H M+ M M

Os efeitos do glucagon sobre a glicogenlise nas clulas hepticas e do msculo esqueltico esto identificados pelos seguintes cdigos: (A) H+ e M (B) H+ e M (C) H e M (D) H e M+

20

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

31
Duas esferas, A e B, movem-se sem atrito e em sentidos contrrios, como ilustra a figura a seguir.
A B

Observe as velocidades e as massas das esferas:


ESFERA
A B

Velocidade (antes da coliso)


10 m/s 6 m/s

Massa
3 kg 2 kg

A quantidade de movimento antes e depois da coliso entre A e B est indicada pelo seguinte vetor: (A)

(B)

(C) (D)

32
A urina uma soluo aquosa por meio da qual se elimina a ureia, um composto que possui a seguinte frmula estrutural:
O H2N C NH2

A solubilidade da ureia na urina resulta da seguinte fora intermolecular entre soluto e solvente: (A) covalente polar (B) dipolo-induzido (C) de van der Waals (D) ligao de hidrognio
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

21

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

33
Uma das enzimas do ciclo de Krebs a succinato desidrogenase, cujo substrato o succinato. O malonato inibe a reao dessa enzima. Observe a semelhana entre as estruturas qumicas do succinato e do malonato.
COO CH2 CH2 COO

COO CH2 COO

succinato

malonato

Os grficos abaixo representam a velocidade de reao da succinato desidrogenase em funo da concentrao crescente do substrato succinato, em presena de concentrao constante de malonato ou em sua ausncia.
I II III IV

Atividade enzimtica

Atividade enzimtica

Atividade enzimtica

Concentrao de succinato

Concentrao de succinato

Concentrao de succinato

Atividade enzimtica Concentrao de succinato

Presena de concentrao constante de malonato Ausncia de malonato

O tipo de inibio da succinato desidrogenase, devido presena de malonato, est representado no grfico de nmero: (A) I (B) II (C) III (D) IV

34

Um trem com massa igual a 100 toneladas, deslocando-se com velocidade de 54 km/h, freado at parar. A energia equivalente ao trabalho realizado para parar esse trem poderia manter acesas, durante 1125 segundos, um nmero N de lmpadas cujo consumo individual seja de 200 W. O nmero N equivalente a: (A) 50 (B) 75 (C) 120 (D) 200

22

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

35
Uma balana, composta por dois braos que sustentam os pratos A e B, usada em um laboratrio escolar. Um dos braos dessa balana 5% maior do que o outro. Para medir 420 gramas de um determinado produto qumico, um estudante coloca um peso calibrado de 210 gramas no prato A, que equilibra uma poro X do produto qumico no prato B, conforme ilustra a figura abaixo.
A
210

X B

Em seguida, ele coloca o mesmo peso de 210 gramas no prato B que equilibra uma nova poro, denominada Y, desse produto qumico no prato A. Observe:
A
210

Juntando as pores X e Y, esse estudante conseguiu medir, de fato, uma quantidade, em gramas, equivalente a: (A) 399,5 (B) 420,0 (C) 420,5 (D) 421,0

36
Na tabela, esto relacionados alguns animais e suas respectivas velocidades mdias.
ANIMAL
ANTLOPE GAZELA GNU GUEPARDO LEO

Velocidade Mdia
98 km/h 20 m/s 16 m/s 115,2 km/h 81 km/h

Admitindo que essas velocidades sejam constantes, a diferena de tempo, em segundos, entre o animal mais rpido e o mais lento, para percorrer 400 m, aproximadamente de: (A) 8 (B) 12 (C) 16 (D) 20
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

23

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

37
Em uma aula de fsica, um professor apresentou aos alunos o circuito eltrico abaixo, composto de uma pilha de fora eletromotriz = 1,5 V e duas lmpadas iguais de 1,5 V 1,5 102 W.

Em seguida, quatro outros circuitos foram apresentados, cada um contendo uma chave C, alm dos elementos com as mesmas caractersticas do circuito anterior. Observe:
I II III IV

chave C +

chave C +

chave C +

chave C +

Ao se ligar a chave C, o circuito cuja intensidade da corrente eltrica possui valor superior ao fornecido pelo circuito original o de nmero: (A) I (B) II (C) III (D) IV

38
Em uma prova composta por 10 questes, numeradas de 1 a 10, um estudante deve escolher 8 delas para responder. necessrio, no entanto, que estejam, entre as 8 escolhidas, pelo menos 3 das questes numeradas como 1, 2, 3 e 4. Nessas condies, o nmero total de conjuntos com 8 questes diferentes que o estudante pode escolher igual a: (A) 84 (B) 45 (C) 39 (D) 21

24

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS DA NATUREZA, MATEMTICA E SUAS TECNOLOGIAS

39
O esquema a seguir representa uma engrenagem formada por duas polias cujos raios medem 40 cm e 12 cm. Em cada polia foi feita uma marca, indicadas pelas letras A e B. Inicialmente, a engrenagem est desligada, e essas marcas esto alinhadas com os centros das polias. Observe:

A B

Aps a engrenagem ser ligada, a polia menor ter de completar x voltas para que essas marcas fiquem novamente alinhadas, da mesma forma, pela primeira vez. O valor de x igual a: (A) 3 (B) 4 (C) 8 (D) 10

40
Observe na tabela a concentrao dos componentes do gs natural:
COMPONENTE
ETANO GASES INERTES METANO PROPANO

Concentrao (% em volume)
10 5 80 5

Admita que os gases inertes no sofrem combusto, e que tanto o gs natural quanto os produtos da combusto encontram-se nas mesmas condies de temperatura e presso. O volume de CO2 , em mililitros, formado a partir da combusto completa de 1 L de gs natural, igual a: (A) 672 (B) 950 (C) 1150 (D) 2 027
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

25

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

41
O grupo denominado BRICS vem-se destacando no cenrio internacional pelas caractersticas de suas naes e pelo seu desempenho econmico. Observe os dados de 2010 apresentados a seguir:

BRICS em nmeros
REA POPULAO (habitantes) 195,4 MILHES PIB

Crescimento do PIB em pases e regies


12 10 10,3% 8,6% 7,5% 5,0% 3,9% 3,8% 3,6% 8 6

BRASIL

8,5 MILHES KM2 17 MILHES KM2 3,3 MILHES KM2 9,6 MILHES KM2 1,2 MILHES KM2

U$$ 1,6 TRILHES

RSSIA

140,4 MILHES

U$$ 1,2 TRILHES

4 2

2,9%

1,7% 1,5% 1,4%

NDIA

1,21 BILHES

U$$ 1,3 TRILHES

0 -2 -4

CHINA

1,35 BILHES

U$$ 5 TRILHES

FRICA DO SUL

2,51 MILHES

U$$ 300 BILHES

oglobo.globo.com.

China

ndia

Brasil

Mdia Mundial

Japo

Rssia Alemanha E.U.A.

Unio Frana Reino Europeia Unido

extra.globo.com.

Com base na tabela e no grfico, possvel projetar que, em poucas dcadas, o conjunto dos BRICS poder superar as cinco maiores economias desenvolvidas da atualidade em relao ao seguinte indicador econmico: (A) renda per capita (B) excedente agrcola alimentar (C) valor anual da riqueza produzida (D) consumo de energia por habitante

42
Vassouras foi elevada categoria de cidade em 29 de setembro de 1857, tendo ficado conhecida como a capital do caf. Nas ltimas dcadas do sculo XIX, contudo, assistiu-se decadncia da cafeicultura do Vale do Paraba, que fez os bares do caf e seus descendentes se deslocarem para a capital do Imprio ou para o Oeste paulista. Essa decadncia decorreu de mudanas importantes no cenrio produtivo nacional. Uma dessas mudanas foi: (A) crise do trabalho escravo (B) utilizao de rodzio de plantio (C) valorizao da atividade industrial (D) abandono do modelo primrio exportador

26

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

43
Populao da cidade de Vassouras
2000
Mais de 100 anos 95 a 99 anos 90 a 94 anos 85 a 89 anos 80 a 84 anos 75 a 79 anos 70 a 74 anos 65 a 69 anos 60 a 64 anos 55 a 59 anos 50 a 54 anos 45 a 49 anos 40 a 44 anos 35 a 39 anos 30 a 34 anos 25 a 29 anos 20 a 24 anos 15 a 19 anos 10 a 14 anos 5 a 9 anos 0 a 4 anos 3,4% 3,7% 3,7% 3,9% 4,5% 4,6% 4,2% 4,2% 4,3%
Homens Mulheres

2010
Mais de 100 anos 95 a 99 anos 90 a 94 anos 85 a 89 anos 80 a 84 anos 75 a 79 anos 70 a 74 anos 65 a 69 anos 60 a 64 anos 55 a 59 anos 2,7% 3,3% 3,8% 4,1% 4,1% 4,2% 4,6% 4,6% 4,1% 4,1% 4,2% 50 a 54 anos 45 a 49 anos 40 a 44 anos 35 a 39 anos 30 a 34 anos 25 a 29 anos 20 a 24 anos 15 a 19 anos 10 a 14 anos 5 a 9 anos 0 a 4 anos 3,2% 3,4% 3,5% 4,0% 4,2% 4,0% 4,0% 4,1% 3,5% 3,1%
Homens Mulheres

0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,3% 0,5% 0,9% 1,2% 1,5% 1,7% 2,3% 2,9% 0,1% 0,3% 0,5% 0,8% 1,2% 1,5% 1,8% 2,0%

0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,1% 0,2% 0,4% 0,7% 1,0% 1,3% 1,8% 2,3% 2,9% 0,1% 0,4% 0,7% 1,0% 1,4% 1,7% 2,3% 2,8% 3,4% 3,7% 3,8% 3,9% 4,3% 4,4% 4,1% 4,0% 4,0% 3,4% 3,0%

Adaptado de censo2010.ibge.gov.br , 19/10/2012.

A comparao entre os dois grficos evidencia um indicador demogrfico que sofreu elevao entre 2000 e 2010 e um indicador que foi reduzido no mesmo perodo. Esses indicadores so, respectivamente: (A) expectativa de vida ndice de fecundidade (B) taxa de natalidade idade mdia da populao (C) populao em idade escolar ndice de migrao (D) taxa de mortalidade geral populao economicamente ativa

44
O meu ponto de partida que tanto a nacionalidade ou, como talvez se prefira dizer, devido aos mltiplos significados desse termo, a condio nacional quanto o nacionalismo so produtos culturais especficos. Para bem entend-los, temos de considerar, com cuidado, suas origens histricas, de que maneiras seus significados se transformaram ao longo do tempo, e por que dispem, nos dias de hoje, de uma legitimidade emocional to profunda.
Adaptado de ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexiones sobre el origen y la difusin del nacionalismo. Cidade do Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1993.

Considerando as ideias apresentadas no texto, um elemento que se destaca na construo da condio nacional brasileira : (A) etnia (B) clima (C) renda (D) idioma
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

27

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

45
No momento da unificao, em 1860, estimou-se que no mais de 2,5% de seus habitantes falassem a lngua italiana no dia a dia. O resto falava idiomas de tal forma diferentes, que professores enviados pelo Estado italiano para a Siclia, nessa poca, foram confundidos com ingleses. Provavelmente uma percentagem bem maior, mas ainda uma modesta minoria, teria se sentido naquela data como italianos. No de se admirar que Massimo dAzeglio (1792-1866) tivesse exclamado: Fizemos a Itlia, agora precisamos fazer os italianos.
Adaptado de HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

Para a consolidao dos Estados europeus em fins do sculo XIX, no foram suficientes as revolues. A frase Fizemos a Itlia, agora precisamos fazer os italianos indica a necessidade de aes efetivas por parte do Estado, tais como: (A) favorecimento do livre comrcio para apoio burguesia nacional (B) incentivo vinda de imigrantes para ocupao de novos territrios (C) formao de um exrcito de mercenrios em busca de controle militar (D) estabelecimento do ensino pblico obrigatrio em busca da unidade da nao

46
Principais destinos do total das exportaes brasileiras (%)
PAS/REGIO
UNIO EUROPEIA CHINA ESTADOS UNIDOS RSSIA JAPO

2001
39 4 15 4 4

Setembro 2011 a agosto 2012


24 21 7 3 3
Adaptado de O Globo, 14/10/2012.

A variao da participao chinesa nas exportaes brasileiras entre 2001 e 2012 pode ser explicada pela seguinte caracterstica do pas asitico: (A) valorizao acentuada da moeda nacional (B) demanda crescente de produtos primrios (C) carncia significativa de componentes industriais (D) declnio marcante da qualificao da mo de obra

28

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

47
O nmero de agncias bancrias um indicador da importncia de uma aglomerao como centro financeiro. Observe o mapa a seguir:
AMAZNIA LEGAL Agncias Bancrias - 2000
VENEZUELA COLMBIA SURINAME GUIANA GUIANA FRANCESA

Boa Vista

RORAIMA

AMAP

Macap Belm So Luis

Santarm
PERU

Tucuru

AMAZONAS

Manaus

Altamira Marab Imperatriz

PAR
Porto Velho

MARANHO
Araguana

ACRE
Rio Branco

RONDNIA

Ji-Paran

TOCANTINS
Palmas

MATO GROSSO

Agncias Bancrias
>5 5 - 10 10 - 15 > 25 15 - 25
BOLVIA

Vilhena Tangar da Serra

Gurupi Barra do Garas

Cceres

Cuiab Rondonpolis

Adaptado de igeo.ufrj.br

Essa funo permite reconhecer a aplicabilidade do seguinte conceito de geografia rede de cidades da Amaznia Legal: (A) hierarquia urbana (B) hipertrofia terciria (C) difuso metropolitana (D) especializao produtiva

48
O perodo de 1969-1974 no Brasil foi marcado por uma euforia por parte tanto do Estado quanto de setores da sociedade brasileira, em funo do Milagre Econmico. A curta durao do Milagre Econmico do pas explicada sobretudo pela seguinte caracterstica desse processo: (A) dependncia de capitais externos (B) valorizao de empresas estatais (C) manuteno do protecionismo alfandegrio (D) ampliao de investimentos em infraestrutura
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

29

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

49
Em 1848, o liberalismo se ligar, de modo muitas vezes indissocivel, democracia, e a revoluo de 1848 presenciar o sucesso precrio e, depois, o esmagamento simultneo do liberalismo e da democracia.
Adaptado de RMOND, Ren. O sculo XIX. So Paulo: Cultrix, 1983.

historianointerior.blogspot.com.br

Apesar de derrotados em 1848, os princpios da democracia liberal formam a base da organizao poltica da maioria dos Estados contemporneos. Dentre os princpios que foram derrotados em 1848, aquele que atualmente faz parte dos sistemas polticos democrticos : (A) contrato social (B) sufrgio universal (C) direito propriedade (D) igualdade econmica

50
Cereais, leguminosas e oleaginosas no Brasil
160.000.000 140.000.000 120.000.000 100.000.000 80.000.000 60.000.000 40.000.000 20.000.000 0 1980 1982 1984 1986 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008
Adaptado de ibge.gov.br , 19/10/2012.

rea (hectares)
produo (toneladas)

O aumento no volume da produo de cereais, leguminosas e oleaginosas no Brasil, no perodo entre 1980 e 2008, explicado por: (A) fator climtico (B) tecnologia agrcola (C) redistribuio fundiria (D) mo de obra abundante

30

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

51
A Zara uma companhia familiar espanhola. O segredo de seu sucesso reside na estrutura em rede computadorizada. Nos pontos de venda, os vendedores registram todas as transaes num aparelho manual. Os dados so processados diariamente e enviados ao centro de criao, onde 200 estilistas redesenham seus produtos em tempo real. Os novos modelos so transmitidos a mquinas de cortar a laser computadorizadas na principal fbrica, na Galcia. Depois os modelos so montados em fbricas prximas. Usando esse sistema, a empresa produz 12.000 modelos por ano e reabastece suas lojas no mundo todo duas vezes por semana.
MANUEL CASTELLS Adaptado de A galxia da internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

A organizao produtiva da fabricante de roupas Zara permite identificar as seguintes caractersticas do modelo produtivo ps-fordista: (A) produo por demanda fragmentao espacial da rede produtiva (B) hierarquizao rgida da fora de trabalho flexibilidade dos preos praticados (C) industrializao no mundo subdesenvolvido consumo no mundo desenvolvido (D) fabricao de grandes volumes de itens padronizados centralizao administrativa

52
VOLTA PRA FRICA! VOLTA PRO MXICO!

2.bp.blogspot.com

A situao apresentada nos quadrinhos um exemplo da intolerncia de indivduos ou grupos que repudiam ou negam a possibilidade da convivncia com a diferena, seja ela de origem cultural, tnica, social ou mesmo econmica. Esse comportamento relaciona-se a uma prtica cultural denominada: (A) culturalismo (B) cientificismo (C) etnocentrismo (D) antropocentrismo
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

31

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

53

Estalagem localizada na Rua do Senado, 1906. Fotografia de Augusto Malta. dezenovevinte.net

A imagem acima ilustra o crescimento desordenado da cidade do Rio de Janeiro, no nicio do sculo XX, que levou o Estado a realizar uma srie de transformaes nesse espao urbano, conhecidas como Reforma Pereira Passos. Essa interveno caracterizou-se principalmente por: (A) valorizar o centro da cidade, transferindo as indstrias para essa rea (B) promover a ocupao da zona sul, implantando o sistema de bondes (C) construir moradias populares, atendendo s necessidades de ex-escravos (D) remodelar o desenho da cidade, utilizando o exemplo de capitais europeias

54
O mundo contemporneo foi afetado por transformaes geradoras de impasses acerca das concepes de progresso, levando as sociedades, muitas vezes, a uma escolha difcil: crescimento ou preservao? A dificuldade em realizar essa escolha est relacionada s consequncias do seguinte processo histricosocial contemporneo: (A) apartheid (B) imperialismo (C) nacionalismo (D) industrializao

32

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

55
A megalpole do consumo
Nos prximos 15 anos, So Paulo se consolidar como um dos principais centros consumidores do mundo e ter uma populao com renda mdia e alta maior que Londres e Paris. Costuma ser sombrio o futuro das grandes cidades na imaginao humana. Felizmente, as coisas no parecem to ms na vida real especialmente para So Paulo, principal megalpole brasileira. A boa notcia que So Paulo, em vez de dar sinais de exausto, mostra-se como um dos campos mais frteis do mundo em oportunidades de negcios.
Adaptado de exame.abril.com.br, 17/10/2012.

Na reportagem, a palavra megalpole empregada com um sentido que no corresponde sua definio conceitual. O conceito correto de megalpole est associado a: (A) periferias urbanas fortemente segregadas (B) cidades globais comercialmente articuladas (C) aglomeraes urbanas espacialmente isoladas (D) regies metropolitanas intensamente integradas

56
Em Braslia, dezenove horas.

Adaptado de pedrovaladares.files.wordpress.com.

Nas dcadas de 1930 e 1940, o presidente brasileiro Getlio Vargas ps em prtica um projeto de integrao e identidade nacionais, auxiliado pelo desenvolvimento de meios de comunicao de massa como o rdio. No projeto de identidade nacional conduzido por Vargas nessas dcadas, identificam-se os seguintes aspectos: (A) construo de um modelo poltico autoritrio / incluso poltica dos trabalhadores (B) valorizao da origem tnica indgena / afastamento da herana cultural portuguesa (C) idealizao da natureza tropical do pas / assimilao das teorias racialistas e evolucionistas (D) disseminao de valores econmicos liberais / rompimento com a cultura letrada das elites
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

33

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

57
O Muro de Berlim 1989 2009

www.abril.com.br

cafehistoria.ning.com

Em 2009, vinte anos aps ter sido anunciada a sua queda, autoridades alems divulgaram que parte da estrutura do Muro de Berlim seria reformada como comemorao do 50 aniversrio de sua construo. A mudana de atitude dos alemes em relao ao Muro de Berlim est associada ao seguinte fator: (A) apagamento da memria da nao do perodo do regime nazista (B) reviso da importncia da criao da Repblica Democrtica Alem (C) transformao do monumento em smbolo da luta pela unidade do pas (D) realinhamento poltico da Alemanha diante da crise econmica europeia

58
Usinas hidreltricas a fio dgua so aquelas que no dispem de reservatrio de gua, ou o tm em dimenses menores do que poderiam ter. Optar pela construo de uma usina a fio dgua significa optar por no manter um estoque de gua que poderia ser acumulado em uma barragem. Esta foi uma opo adotada para a construo da Usina de Belo Monte e parece ser uma tendncia a ser adotada em projetos futuros, em especial aqueles localizados na Amaznia, onde se concentra grande potencial hidreltrico nacional.
IVAN DUTRA FARIA brasil-economia-governo.org.br, 23/10/2012.

Os projetos mais recentes de gerao de energia hidreltrica vm optando pelas usinas a fio dgua, para evitar os problemas ligados ao alagamento de grandes reas. Essa alternativa tcnica, contudo, apresenta como contrapartida negativa, do ponto de vista ambiental, o aumento de: (A) prtica do desmatamento (B) degradao do ecossistema fluvial (C) gerao de energia em termeltricas (D) remoo de comunidades ribeirinhas

34

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

59
Fluxo migratrio frica-Amrica (sculos XVI a XIX)
N
Nova York Lowcountry
rida Fl

Cuba So Domingo Jamaca Haiti Trinidad

Georgetown Cartagena
NOVA GRANADA

GUIANA SURINAME

Congo
PERNAMBUCO

Luanda Angola Benguela

PERU GOIS

Bahia
MINAS GERAIS

Rio de Janeiro

HEYWOOD, Linda M. (org.) Dispora negra no Brasil. So Paulo: Contexto, 2008.

O fluxo migratrio representado no mapa provocou impactos nas sociedades dos dois continentes envolvidos. Um desses impactos est indicado na seguinte alternativa: (A) introduo do cristianismo como religio oficial (B) desvalorizao das relaes de parentesco como suporte social (C) estabelecimento do trfico negreiro como atividade comercial (D) desenvolvimento da agricultura de queimada como base econmica

60
Milcias de Gaza so reforadas para confronto com Israel
As milcias que operam na Faixa de Gaza conseguiram reforar sua capacidade ofensiva e de defesa nos ltimos anos com o contrabando de armas do Sinai e graas instabilidade em diferentes pases do mundo rabe. O alcance do poderio militar do Hamas, e de pelo menos outras 13 milcias e grupos armados que operam na regio, difcil de calcular. Segundo os servios de inteligncia israelenses, poderia chegar a mais de 20 mil foguetes de diferentes tipos.
Adaptado de exame.abril.com.br, 25/10/2012.

A rivalidade regional abordada na reportagem deve-se ao seguinte fator e sua respectiva explicao: (A) poderio econmico/busca pelo controle das jazidas petrolferas no territrio palestino (B) disputa territorial/reivindicao de soberania de dois povos com identidades diferentes (C) prtica religiosa/radicalismo secular dos seguidores das duas maiores religies monotestas (D) antagonismo poltico/orientao ideolgica assumida por israelenses e palestinos durante a Guerra Fria
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

35

CLASSIFICAO PERODICA DOS ELEMENTOS (Adaptado da IUPAC - 2012)

1
IA
1

10

11

12

13

14

15

16

17

18
VIII A

H
1

2,1

II A
1,0

III A
5

IV A
6

VA
7

VI A
8

VII A
9

He
4

Li
7 23

Be
(259) 24

1,5

B
11 27

2,0

C
12

2,5

N
14

3,0

O
16

3,5

F
19

4,0

10

Ne
20

11

Na K
39

0,9

12

Mg Ca
40

1,2

13

III B
21

IV B
22

VB
23

VI B
24

VII B
25

VIII
26

VIII
27

VIII
28

IB
29

II B
1,9

AI
70

1,5

14

Si
28

1,8

15

P
31 75

2,1

16

S
32 79

2,5

17

CI
35,5

3,0

18

Ar
40

19

0,8

20

1,0

Sc
45

1,3

Ti
48 91

1,4

V
51 93

1,6

Cr
52 96

1,6

Mn
55

1,5

Fe
56 101

1,8

Co
59

1,8

58,5 46

Ni

1,8

Cu
63,5

30

Zn
65,5

1,6

31

Ga In
115

1,6

32

Ge
72,5

1,8

33

As
122

2,0

34

Se Te

2,4

35

Br
80 127

2,8

36

Kr
84 131

37

Rb
85,5

0,8

38

Sr
87,5 137

1,0

39

Y
89

1,2

40

Zr

1,4

41

Nb Ta
181 262

1,6

42

Mo W
184

1,6

43

Tc
(98) 186

1,9

44

Ru
190

2,2

45

Rh
103 192

2,2

106,5 78

Pd Pt
195

2,2

47

Ag
108

1,9

48

Cd
112,5

1,7

49

1,7

50

Sn
119

1,8

51

Sb Bi
209

1,9

52

2,1

53

127,5 84

2,5

54

Xe
(222)

55

Cs
133 (223)

0,7

56

Ba
(226)

0,9

57-71
lantandios

72

178,5 89-103
actindios

Hf Rf

1,3

73

1,5

74

1,7

75

Re Bh
(262)

1,9

76

Os Hs
(265)

2,2

77

Ir

2,2

2,2

79

Au
197 (280)

2,4

80

Hg
200,5

1,9

81

TI
204

1,8

82

Pb
207 (289)

1,8

51

1,9

Po
(209) (293)

2,0

85

(210)

At

2,2

86

Rn

87

Fr

0,7

88

Ra

0,9

104

105

(261)

Db

2,1

106

Sg
(263)

2,1

107

108

109

(268)

Mt

110

Ds
(281)

111

Rg

112

Cn
(285)

113

Uut
(284)

114

Fl

115

Uup
(288)

116

Lv

lantandios

NMERO ELETRONEATMICO GATIVIDADE

57

actindios

SMBOLO
MASSA ATMICA APROXIMADA

La
139 227

58

Ce
(259)

1,1

59

Pr
141 231

1,1

60

Nd
144 238

1,1

61

Pm Sm
(145) 150

1,1

62

1,2

63

Eu
152 (243)

1,2

64

Gd
157 (247)

1,2

65

Tb
159

1,2

66

162,5 98

Dy
(251)

1,2

67

Ho
165 (252)

1,2

68

Er
167

1,2

69

Tm
169

1,2

70

Yb
173 (259)

1,2

71

Lu
175

89

Ac

90

Th
232

1,3

91

Pa

1,5

92

1,7

93

Np
237

1,3

94

Pu
(244)

1,3

95

Am Cm

1,3

96

97

(247)

Bk

1,3

Cf

1,3

99

Es

1,3

100

Fm
(257)

1,3

101

Md
(258)

1,3

102

No

1,3

103

(262)

Lr

36

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA VESTIBULAR 2013.1

You might also like