You are on page 1of 13

ESCOLA DE FRANKFURT

ALGUMAS DEFINIES

A Escola de Frankfurt conheceu e conhece uma fortuna extraordinria nos meios intelectuais do mundo ocidental, particularmente nos pases anglo-saxes e de lngua alem. O fenmeno se explica facilmente se se considerar que os principais representantes da escola, Adorno, Horkheimer, Marcuse aparecem ao mesmo tempo como continuadores da grande tradio filosfica alem e como crticos intransigentes da cultura e da civilizao burguesa atuais [...] Esta imagem que no d conta da complexidade da Teoria Crtica, mas que reflete bem alguns de seus ltimos desenvolvimentos, tem algo de paradoxal para uma corrente de pensamento que, na origem, preocupava-se essencialmente com a unidade da teoria e da prtica e que, por isso mesmo, ligava seu destino ao movimento operrio e revolucionrio. por esta razo que tal corrente aparece como indispensvel, antes de qualquer interrogao sobre a situao do movimento revolucionrio e de sua arma terica o marxismo dos anos decisivos onde se cristalizaram as principais teses da Escola [...] pois preciso reconhecer: a Escola de Frankfurt no apenas uma autocrtica do marxismo em vias de ser ultrapassado em seu carter unilateral mas, igualmente, o anncio de uma nova etapa, de um acerto de contas com a velha razo de Estado (Jean-Marie Vincent, en 1 976 (J.-M. Vincent. La Thorie critique del'cole de Francfort. Paris : Galile, 1976, p.153)

A expresso Escola de Frankfurt um rtulo colado do exterior nos anos 60, rtulo que Adorno acabou por adotar com evidente orgulho. Seu sentido primeiro era uma sociologia crtica que via na sociedade uma totalidade de antagonismos e no havia banido de seu pensamento nem Hegel nem Marx, mas se considerava sua herdeira. A partir de ento, este rtulo tornou-se um conceito mais vasto e mais vago. A glria de Herbert Marcuse como dolo dos estudantes em revolta, aos lados de Marx, Mao Ts Tung ao menos ele era assim apresentado fez da Escola de Frankfurt um mito (R. Wiggershaus. Lcole de Francfort. Histoire, dveloppement, signification. Paris : Puf, 1993, p.4)

os frankfurtianos trataram de um leque de assuntos que compreendia desde os processos civilizadores modernos e o destino do ser humano na era da tcnica at a poltica, a arte, a msica, a literatura e a vida cotidiana. Dentro desses temas e de forma original que vieram a descobrir a crescente importncia dos fenmenos de mdia e da cultura de mercado na formao do modo de vida contemporneo (Rdiger (in Frana et al., 2001, p. 132).

Dialtica do esclarecimento
Saber por que a humanidade mergulha num novo tipo de barbrie em vez de chegar a um estado autenticamente humano (Prefcio de Dialtica do Esclarecimento); da obedincia e do trabalho, sobre o qual a satisfao dos desejos brilha perpetuamente como pura aparncia, beleza despojada de seu poder (Prefcio de Dialtica do Esclarecimento)

Walter Benjamin e a Escola de Frankfurt


colocar em evidncia a respeito das obras literrias e artsticas, por um lado, a tcnica de sua produo; por outro, a sociologia de sua recepo. Logra-se assim a delimitar objetos que no so acessveis a uma simples crtica do gosto (Sur lcole de Frankfurt. Cits, 2002/2003, no.11p.154)

THEODOR ADORNO E BALZAC

Uma leitura frankfurtiana do literrio

nas margens se descobre o que se passa nas cloacas da sociedade, o submundo de sua esfera de produo, e de onde em uma fase posterior surgiro as atrocidades totalitrias. A poca de Balzac foi propcia a tal verdade excntrica, uma acumulao primitiva, uma antiquada barbrie de conquistadores em meio a uma revoluo industrial francesa de incio do sculo XIX (Leitura de Balzac. Notas de Literatura II. So Paulo: Editora 34, 2003).

Balzac sabe que a fora produtiva rebaixa [rebasa] as relaes de produo; sabe tambm que a individualidade burguesa enquanto proliferao de traos idiossincrticos ao mesmo tempo destri os indivduos, glutes inveterados ou avaros; [barrunta] o maternal como segredo da amizade; tem o instinto de que ao nobre basta uma mnima fraqueza que o leva runa (Leitura de Balzac. Notas de Literatura II. So Paulo: Editora 34, 2003).

A luz do humano cai sobre os proscritos, sobre a prostituta capaz de uma grande paixo e de autosacrifcio, sobre o [galeote] e assassino que trabalha como altrusta desinteressado. Porque o Balzac psiclogo suspeita que os burgueses so criminosos; porque todos os que, desconhecidos e impenetrveis, deambulam pelas ruas, parecem ter cometido o pecado original de toda a sociedade; por isso as pessoas so os criminosos e os excludos (Leitura de Balzac. Notas de Literatura II. So Paulo: Editora 34, 2003).

Seus romances representam no apenas a supremacia dos interesses sociais, especialmente econmicos, sobre a psicologia privada mas, igualmente, a gnese social dos prprios caracteres. Em primeiro lugar, estes ltimos so movidos por seus interesses, interesses da carreira e da ganncia, o produto hbrido de um status hierrquico feudal e uma disposio capitalista burguesa.

a [sua] viso de intelectual fez com que ele compreendesse, como Marx o exprimiria mais tarde, que no apogeu do capitalismo os homens so mscaras de caracteres (Adorno, Notes sur la littrature, p.84).

You might also like