You are on page 1of 40

ANOTAES

Carta da Criana Hospitalizada

Ttulo: Anotaes Carta da Criana Hospitalizada Traduo e Reviso Tcnica: Fernando Vasco Maria de Lourdes Levy Teresa Cepda Edio: Instituto de Apoio Criana Largo da Memria, 14 1349-045 Lisboa Tel.: 21 361 78 80 Fax: 21 361 78 89 Arranjo Grco: Sector da Humanizao - Ana Loureno 1 Edio: Maro 2004 2 Edio: Janeiro 2009

ANOTAES

Carta da Criana Hospitalizada

O direito aos melhores cuidados um direito fundamental, particularmente para as crianas

Ilustraes de Pef

ndice O que a EACH? Informaes sobre a Associao Europeia para as Crianas Hospitalizadas Introduo Carta da Criana Hospitalizada e Anotaes Os 10 artigos da Carta & Anotaes da EACH Glossrio A Carta da Criana Hospitalizada e a Conveno sobre os Direitos da Criana das Naes Unidas Lista dos membros e delegados

11 29

32

36

O que a EACH?
A EACH Associao Europeia para as Crianas Hospitalizadas a organizao que agrupa vrias associaes envolvidas no bemestar de todas as crianas antes, durante ou depois de um internamento hospitalar. Actualmente, so membros da EACH, 18 associaes pertencentes a dezasseis pases da Europa e Japo.

Porque razo se constituiu a EACH?


Investigaes feitas por psiclogos e pediatras nos anos 50 demonstraram que os cuidados recebidos por crianas hospitalizadas eram prejudiciais para o seu bem-estar psicolgico e emocional. A sua quase completa separao das famlias, procedimento comum na altura, tinha como resultado perturbaes emocionais de diversos graus que podiam ter um efeito de longa durao. A partir da, iniciaram-se grandes mudanas que levaram a um maior envolvimento das famlias nos cuidados das crianas doentes, mudanas que gradualmente ganharam o apoio do pessoal dos cuidados de sade. A formao de associaes voluntrias para o bem-estar da criana hospitalizada iniciou-se no Reino Unido em 1961. Estas associaes foram criadas em vrios pases europeus com a nalidade de aconselhar e apoiar pais e todos aqueles que cuidam da criana, e tambm para informar e cooperar com mdicos, enfermeiros e outros profissionais de sade. Em 1988, doze destas associaes reuniram-se em Leiden para a sua 1 Conferncia Europeia. Nesta conferncia, delineou-se a Carta de Leiden que descreve, em dez pontos, os direitos da criana hospitalizada (designada por Carta da EACH; em Portugal, Carta da Criana Hospitalizada). Em 1993, a EACH tornou-se a organizao que agrupa as associaes no-governamentais sem ns lucrativos envolvidas no bem-estar da criana hospitalizada e cujo objectivo a implementao da Carta da EACH.
5

O que est a EACH a fazer neste momento?


As actividades das associaes-membro esto adaptadas s necessidades particulares de cada pas e esto basicamente orientadas para: aconselhar, informar e apoiar famlias e todos aqueles que cuidam de crianas doentes independentemente da sua doena; promover a preocupao com seu bem-estar entre os mdicos, os enfermeiros e outros prossionais; e negociar com as autoridades governamentais, no sentido de melhorar os cuidados prestados s crianas nos servios de sade. As associaes que compem a EACH ambicionam a incorporao dos princpios da Carta da Criana Hospitalizada na legislao da sade, nos regulamentos e nas normas de cada pas europeu. A implementao da Carta da Criana Hospitalizada significa, igualmente, a implementao da Conveno sobre os Direitos da Criana das Naes Unidas (CDC). Um sumrio dos artigos mais relevantes da CDC encontra-se descrito nas pginas finais.

Como estamos organizados?


As associaes que compem a EACH nomeiam um delegado de cada pas para formar uma Comisso Coordenadora. Esta Comisso funciona como corpo executivo da EACH e assume todo o planeamento e decises relativamente s actividades da organizao. A Comisso designa um coordenador dentre dos seus delegados para a funo de secretrio-geral. As Assembleias Gerais, sob a forma de Conferncias Europeias, esto abertas a associaes no liadas e a pessoas individuais que partilhem o interesse comum pelas intenes e objectivos da EACH.

O que cada um pode fazer por ns?


A implementao dos dez pontos da Carta da Criana Hospitalizada depende de uma nova abordagem nos cuidados criana doente. A criana, a sua famlia e todos aqueles que dela cuidam devem ser vistos como um todo, aceitando-os como parceiros em todas as reas de cuidados de sade. As crianas devem ser tratadas com compreenso e sensibilidade e as suas necessidades em termos de desenvolvimento devem ser consideradas. Devem ser tratadas num ambiente apropriado s suas necessidades e por pessoal treinado em cuidados infantis. Instituies e pessoas individuais, dedicadas aos direitos da criana, podem ajudar a EACH, promovendo a aceitao dos princpios da sua Carta pelas autoridades de sade e governos. Isto assegurar melhores cuidados de sade para a criana doente.

Onde pode contactar-nos?


Se deseja saber mais sobre ns ou solicitar exemplares da Carta da Criana Hospitalizada e suas Anotaes, escreva para o Sector da Humanizao do Instituto de Apoio Criana. Por favor consulte a lista de endereos no nal desta brochura.

A Carta da Criana Hospitalizada & Anotaes - Introduo


Desde a adopo da Carta em 1988, a compreenso do que necessrio fazer-se em relao s crianas e aos cuidados de sade aumentou consideravelmente. Alm disso, experincias confirmaram a importncia daquilo a que hoje chamamos cuidados centrados na famlia. Os direitos da criana nos servios de sade - e no restritos apenas a hospitais - foram tambm abrangidos em 1989 pela Conveno dos Direitos da Criana das Naes Unidas, raticada por todos os governos europeus. Por outro lado, medidas econmicas de conteno tiveram um impacto nas polticas de cuidados de sade em geral e tambm na situao de crianas sujeitas a cuidados mdicos. Ainda como consequncia, foram ou esto a ser introduzidos em muitos pases europeus padres de qualidade nos hospitais. As associaes que compem a EACH observaram atentamente todo este desenvolvimento. Concluram que poderia seria til e oportuno juntar Carta de 1988 explicaes mais detalhadas, designadas por Anotaes Carta da EACH. Estas mostram quo relevantes so ainda os artigos da Carta e como eles deveriam ser lidos e compreendidos luz da situao actual dos cuidados de sade s crianas. As Anotaes Carta da EACH foram discutidas e adoptadas por estas associaes durante a Conferncia Europeia realizada em Bruxelas em Dezembro de 2001.

A Carta da Criana Hospitalizada & Anotaes


A Carta da Criana Hospitalizada, adoptada em 1988 em Leiden/ Holanda uma listagem dos direitos da criana antes, durante ou depois de um internamento hospitalar. As Anotaes foram preparadas pelos autores da Carta da EACH de 1998 no mbito da 7 Conferncia Europeia da EACH realizada em Bruxelas em Dezembro de 2001. Foram adoptadas pelas 18 associaes da EACH e so um suplemento til da Carta. A Carta da Criana Hospitalizada e as Anotaes devem ser compreendidas no seguinte contexto:
Todos os direitos mencionados na Carta e todas as medidas

tomadas ou deduzidas a partir desta devem, em primeiro lugar, ser consideradas no melhor interesse da criana e para melhorar o seu bem-estar. Os direitos mencionados na Carta aplicam-se a todas as crianas doentes, independentemente da sua doena, idade ou deficincia, da sua origem, do seu meio social ou cultural, ou de qualquer outra razo de tratamento, independentemente da sua modalidade ou local, quer em doentes internados quer em ambulatrio. A Carta est de acordo com os direitos vinculativos que lhe correspondem, estipulados na Conveno dos Direitos da Criana das Naes Unidas, e diz respeito a crianas com idade entre 0 e 18 anos.

As Anotaes foram preparadas para apoiar a implementao da Carta, da qual nem todos os objectivos esto concretizados na Europa, tais como:
O direito da criana a ter os seus pais junto dela no hospital ,

por vezes, condicionado e dependente da idade da criana, doena ou nvel social da famlia. As necessidades especficas dos adolescentes no hospital no esto, frequentemente, consignadas.

que se conhece sobre as necessidades psicolgicas, emocionais e sociais das crianas nas diferentes idades e fases de desenvolvimento, sua origem e seu meio social e cultural. O controlo da dor ainda uma rea negligenciada. Faltam orientaes para as equipas mdicas no terreno, quando uma criana mostra sinais de abuso ou maus-tratos. As crianas so ainda admitidas nas enfermarias de adultos. Ao implementar a Carta em todos os pases Europeus, deve ainda ser considerado que:
Os cuidados de sade esto dependentes das condies econ A organizao dos cuidados de sade diferente de pas para

Na rotina diria do hospital d-se, ainda, pouca importncia ao

micas e outros constrangimentos. pas.

Convidamos os pais A participar nos cuidados e a dar o apoio que as suas crianas necessitam. Convidamos os que esto nos servios pblicos A criar as condies que permitam aos pais serem elementos activos nos cuidados ao seu lho no hospital. Convidamos aqueles que esto envolvidos nos cuidados criana doente A familiarizarem-se com os direitos da criana no hospital, agindo em conformidade.

10

Anotaes Carta da Criana Hospitalizada


Nota: Os termos assinalados com asterisco (*) so explicados com mais detalhe no glossrio.

Artigo 1. A admisso de uma criana* no Hospital* s deve ter lugar quando os cuidados* necessrios sua doena no possam ser prestados em casa, em consulta externa ou em hospital de dia.

Antes da admisso de uma criana doente num hospital devem

ser exploradas todas as formas de cuidados apropriados* quer em casa, quer em hospital de dia ou outra modalidade semelhante de tratamento*, no sentido de encontrar a soluo mais adequada.

11

Os direitos das crianas doentes devem ser respeitados quer

estas sejam tratadas em casa ou no hospital.

Deve fazer-se uma reviso regular do tipo de cuidados de acordo com a situao da criana para que no haja uma permanncia desnecessria no hospital. Deve dar-se aos pais toda a informao, assistncia e apoio necessrios, quer a criana seja tratada em casa ou em hospital de dia.

12

Artigo 2. Uma criana hospitalizada tem direito a ter os pais* ou seus substitutos, junto dela, dia e noite, qualquer que seja a sua idade ou o seu estado.
O direito de todas as crianas a terem os seus pais presentes

durante todo o tempo e sem restrio, deve ser parte integrante do tratamento da criana no hospital.

Se os pais no tiverem possibilidades ou no quiserem ter um

papel activo nos cuidados ao seu lho, este pode receb-los de um prestador de cuidados substituto* que por ele seja aceite.
O direito da criana a ter os

pais permanentemente consigo, inclui todas as situaes em que ela necessita ou possa necessitar dos pais, como por exemplo: - durante a noite, quer a criana possa acordar ou no; - durante os tratamentos e/ou exames com ou sem anestesia local, com ou sem sedao; - durante a induo de anestesia e no recobro; - durante perodos de coma ou de semiconscincia; - durante a reanimao, fase durante a qual deve ser oferecido apoio total aos pais.

13

Artigo 3. Os pais devem ser encorajados a permanecer junto do seu lho, devendo ser-lhes facultadas facilidades materiais, sem que isso implique um encargo financeiro ou perda de salrio. Os pais devem ser informados sobre as regras e as rotinas prprias do servio para que participem activamente nos cuidados ao seu lho.

(1) Deve ser facultado alojamento* a todos os pais e estes devem ser acompanhados e encorajados a car junto do seu filho.

Os membros da equipa* responsveis pela admisso de uma criana devem convidar os pais a permanecerem junto dela sem estabelecer qualquer critrio particular. Os membros da equipa devem aconselhar, encorajar e apoiar os pais na deciso de permanecerem no hospital com a criana, baseando-se na apreciao dos pais e da sua situao familiar. Os hospitais devem oferecer espao suciente e adequado, bem como infra-estruturas que permitam que os pais sejam admitidos conjuntamente* com a criana. Este espao deve incluir cama, casa de banho, e locais para repouso e refeies, assim como espao para arrumar os objectos pessoais.

14

(2) Os pais no devem ter necessidade de efectuar despesas extra ou perder rendimentos.

Os pais no devem incorrer em gastos adicionais associados sua permanncia com a criana. Devem ter direito a pernoitar gratuitamente e a alimentao grtis ou subsidiada. Os pais que carem impedidos de trabalhar ou de cumprir as tarefas domsticas no devem sofrer redues de salrio nem incorrer em outras penalizaes devidas a: - permanncia no hospital com a criana; - tratamento a tempo inteiro da criana no hospital; - cuidados dirios em casa aos lhos saudveis por outras pessoas. Deve ser dada assistncia quando as circunstncias nanceiras impeam os pais de permanecer ou visitar os lhos (ex.: despesas de viagem e outras). Os pais devem ter direito a licena paga durante a doena da criana de modo a cobrir a perda de salrio.

(3) Os pais devem ser informados sobre a rotina da enfermaria* de forma a poderem participar nos cuidados ao seu lho. A sua participao deve ser encorajada.

A equipa deve facilitar a participao activa dos pais nos cuidados ao seu lho: - dando informao aos pais relativa aos cuidados criana e rotina da enfermaria; - combinando com os pais os tratamentos pelos quais eles se queiram responsabilizar; - apoiando os pais nesta tarefa; - aceitando as suas decises; - discutindo com eles as alteraes necessrias, se os cuidados ministrados no forem suficientes para a recuperao da criana.
15

Artigo 4. As crianas e os pais tm direito a receber uma informao adaptada sua idade e compreenso. As agresses fsicas ou emocionais e a dor devem ser reduzidas ao mnimo.

(1) Informao apropriada


A informao para as crianas deve:

- basear-se na idade e compreenso, tomando em considerao o nvel de desenvolvimento da criana; - ter em conta a situao actual da criana; - apreciar a sua capacidade de compreender a informao e exprimir os seus pontos de vista*; - encorajar e responder a todas as perguntas e confortar a criana quando esta expressa preocupaes ou medos; - incluir informao verbal, audiovisual e escrita apropriada, apoiada em modelos ilustrativos, jogos ou outras apresentaes; - ser dada na presena dos pais, sempre que possvel.

16

A informao para os pais deve:

- ser clara e compreensvel; - considerar a situao actual dos pais, especialmente os seus sentimentos de medo, pena, culpa, ansiedade ou stress em relao situao da criana; - encorajar perguntas; - satisfazer a necessidade de informao orientando os pais para outras fontes de informao e para grupos de apoio; - proporcionar livre acesso a todos os documentos escritos ou de imagem relativos doena da criana;.
A informao que chega aos pais no deve ser dada pela crian-

a ou irmos.

A informao dada tanto s crianas e aos pais deve:

- ser contnua desde a admisso da criana no hospital at sua alta; - incluir indicaes relativa aos cuidados aps a alta; - ser fornecida num ambiente calmo, que d segurana, que respeite a condencialidade e sem presso de tempo; - ser dada por pessoal experiente e preparado para dar informao de forma compreensvel; - ser repetida tantas vezes quantas forem necessrias para facilitar a compreenso; - ser controlada pela equipa para assegurar que a informao dada, foi bem compreendida, tanto pelos pais como pela criana.

17

As crianas tm o direito de exprimir os seus pontos de vista. Desde que tenham a capacidade de compreender as questes em causa, podem recusar o acesso dos pais informao sobre a sua sade. Neste caso, a equipa deve proceder com extremo cuidado para avaliar correctamente a situao. Proteco, aconselhamento e apoio devem ser prestados criana. A equipa deve tambm assegurar que sejam dados aconselhamento e apoio aos pais, que podero necessitar de ajuda psicolgica e social.

(2) Devem reduzir-se ao mnimo as agresses fsicas ou emocionais e a dor

Para reduzir a dor e as agresses fsicas e emocionais da criana devem ser tomadas medidas preventivas: - adaptadas s necessidades individuais da criana; - disponibilizando informaes e programas de preparao para o internamento hospitalar s crianas e aos pais, seja ele planeado ou de emergncia; - fornecendo informao prvia aos procedimentos planeados; - encorajando o contacto contnuo com os pais, irmos e amigos; - disponibilizar jogos e actividades recreativas adequados ao estado e ao desenvolvimento da criana; - assegurando tratamento efectivo e atempado, atravs de protocolos, para evitar ou reduzir a dor provocada pelos tratamentos, exames, intervenes ou perodos pr e ps operatrios; - garantindo perodos de descanso suficientes entre os tratamentos; - apoiando os pais cujos filhos esto a receber cuidados paliativos; - prevenindo sentimentos de isolamento e de abandono; - disponibilizando salas calmas, devidamente equipadas, dando criana e aos pais a oportunidade para conviverem recatadamente;

18

A equipa deve: - reconhecer os medos ou receios da criana, explcitos ou no, e agir sobre eles; - tentar evitar ou reduzir situaes apontadas pela criana como geradoras de stress; - estar atenta ao facto de uma criana poder entrar em stress por estar isolada ou como reaco condio de outros doentes e tomar as devidas precaues; - evitar proibies. Para atenuar as inevitveis situaes de stress, de dor fsica e de sofrimento, devem disponibilizar-se aos pais e s crianas: - meios para lidar com situaes dolorosas ou sentidas como negativas; - apoio aos pais bem como medidas que os protejam de esforos excessivos enquanto cuidam do seu lho; - contactos com servios sociais e psicolgicos; - contactos, sempre que solicitados, para apoio religioso, de grupos de auto-ajuda, de grupos de ajuda doente/pais e de grupos culturais.

19

Artigo 5. As crianas e os pais tm o direito a serem informados para que possam participar em todas as decises relativas aos cuidados de sade*. Deve evitar-se qualquer exame ou tratamento que no seja indispensvel.

(1) A criana e os pais tm o direito a serem informados para que possam participar em todas as decises relativas aos cuidados de sade.

O direito de participar nos cuidados de sade criana requer da equipa: - uma adequada informao criana e aos pais sobre a situao actual da criana, os tratamentos propostos, os riscos, as vantagens e os objectivos do tratamento ou terapia e as medidas a serem tomadas; - informao adequada sobre formas alternativas de tratamento; - aconselhamento e apoio aos pais que lhes permita avaliar os procedimentos propostos; - aproveitar os conhecimentos da criana e dos pais, experincias, descries e observaes sobre a situao da sade gera e/ou situao actual da criana.

20

Um conhecimento prvio de todas as medidas que precisam de ser tomadas uma pr-condio para o envolvimento activo de crianas e pais nas tomadas de deciso.

(2) Toda a criana deve ser protegida de tratamentos mdicos e de investigao desnecessrios.

Neste contexto, toda a forma de tratamento ou investigao desnecessria, se no trouxer nenhum benefcio individual para a criana.

21

Artigo 6. As crianas no devem ser admitidas em servios de adultos*. Devem ficar reunidas por grupos etrios para beneficiarem de jogos, recreios e actividades educativas adaptadas idade, com toda a segurana. As pessoas que as visitam devem ser aceites sem limite de idade. (1) As crianas devem ser tratadas em conjunto com crianas com o mesmo nvel de desenvolvimento.

O tratamento de crianas conjuntamente com outras que tenham as mesmas necessidades* inclui, mas no limitado a: - repouso; - entretenimento; - actividades em grupo ou similares ; - actividades para crianas de vrios grupos etrios; - quartos e actividades separadas de acordo com idade e gnero; - esforos para proporcionar acomodaes especificamente para adolescentes; - medidas de proteco para crianas com doenas especficas.

As necessidades especficas dos adolescentes devem ser consideradas, procurando oferecer infra-estruturas e possibilidades de lazer apropriadas.

22

Qualquer forma de segregao de crianas deve ser evitada,

especialmente a segregao cultural.

Os cuidados de crianas e adultos na mesma enfermaria no

so aceitveis, e consequentemente: - as crianas no devem ser admitidas ou tratadas nas enfermarias de adultos; - os adultos no devem ser admitidos ou tratados nas enfermarias de crianas; - devem existir reas separadas para cuidar de crianas e adultos, tais como a recepo, urgncia, cirurgia, ambulatrio e hospital de dia, assim como salas de observao e tratamento.

(2) As visitas devem ser aceites sem limite de idade.


Horas de visita para irmos e amigos no devem ser baseadas

na idade do visitante mas sim na situao da criana doente e na sade da criana visitante.

23

Artigo 7. O Hospital deve oferecer s crianas um ambiente* que corresponda s suas necessidades fsicas, afectivas e educativas, quer no aspecto do equipamento, quer no do pessoal e da segurana.

As crianas tm direito a um ambiente adaptado s suas neces-

sidades, idade e condio. Isto aplica-se ainda a todas as unidades de dia ou outras reas* onde as crianas estejam a ser tratadas ou examinadas.

Os momentos de brincar, de recreio e de educao devem:

- ter disponvel material de jogo apropriado; - ser assegurados todos os dias da semana; - contemplar todos os grupos etrios internados no servio*; - estimular a criatividade em todas as crianas; - permitir a continuao dos estudos no nvel de educao j atingido;
Deve existir pessoal qualificado e em nmero suficiente, dispon-

vel para atender as necessidades ldicas, recreativas e escolares das crianas, independentemente do estado de sade e idade da criana. Todo o pessoal em contacto com as crianas deve compreender as suas necessidades ldicas e recreativas.

A arquitectura e o design interior das instalaes devem ter em

conta todas as idades e doenas. O ambiente deve ser adaptvel s necessidades dos diferentes grupos etrios e no ser dirigido para um grupo etrio em particular.

24

Artigo 8. A equipa de sade deve ter formao adequada para responder s necessidades psicolgicas e emocionais das crianas e da famlia.

Os profissionais devem ter uma formao especfica, competn-

cias e sensibilidade. S com base nestas qualificaes, sero capazes de responder s necessidades especficas das crianas e dos seus pais. sade que internem crianas devem assegurar-se que estas sejam examinadas, tratadas e cuidadas por pessoal com formao, conhecimentos e experincia em pediatria. trico, esse tratamento s deve acontecer com a cooperao de pessoal especialmente treinado e qualificado para cuidar de crianas. nvel, atravs de formao contnua adaptada.

Todos os hospitais ou instituies prestadoras de cuidados de

Se uma criana necessitar de ser tratada por pessoal no pedi-

A percia e sensibilidade do pessoal deve ser mantida num alto Conhecer e identificar as necessidades das famlias uma con-

dio prvia para apoiar os pais nos cuidados ao seu lho e, caso necessrio, organizar apoio ou cuidados alternativos para diminuir a tenso na famlia.
25

Pessoal qualificado capaz de reconhecer e agir adequadamen-

te face s diversas situaes de maus-tratos infantis.

Membros do pessoal devem apoiar os pais em particular no sen-

tido de ultrapassar situaes crticas que a criana possa sofrer. Isto aplica-se especialmente quando h perigo de vida.

Quando uma criana est prestes a morrer, devem ser presta-

dos todo o apoio, cuidado e assistncia necessrios criana e sua famlia.

A equipa deve ter formao para lidar com situaes de luto. A

informao sobre a morte da criana deve ser dada de forma emptica, sensvel, pessoalmente e em privado.

26

Artigo 9. A equipa de sade deve estar organizada de modo a assegurar a continuidade dos cuidados que so prestados a cada criana.

A continuidade de cuidados inclui continuidade na prestao de tratamentos e continuidade dos profissionais que prestam os cuidados criana. A continuidade dos cuidados deve aplicar-se, tanto nos hospitais, como na transio para os cuidados domicilirios ou em hospital de dia. Isto pode ser conseguido pela comunicao e pelo trabalho de equipa de todos os envolvidos. O trabalho em equipa requer um nmero limitado e definido de pessoas que trabalham em conjunto. As suas aces baseiamse em nveis complementares de conhecimento e regem-se por critrios de qualidade coerentes, centrados no bem-estar fsico, emocional, social e psicolgico da criana.

27

Artigo 10. A intimidade de cada criana deve ser respeitada. A criana deve ser tratada com cuidado e compreenso em todas as circunstncias.
Tacto e compreenso ao cuidar de crianas requer:

- respeito pelo direito a ser criana; - considerao pela sua dignidade, pontos de vista, necessidades, individualidade e o seu estdio de desenvolvimento, levando em considerao qualquer deficincia ou necessidade especial; - a possibilidade de desenvolver um verdadeiro dilogo na equipa ; - uma atmosfera amigvel e de confiana; - respeito pelas crenas religiosas e bases culturais da criana e da famlia;

Independentemente da idade ou estdio de desenvolvimento, a

proteco da privacidade da criana deve ser assegurada em todas as situaes e deve incluir: - proteco contra a exposio fsica; - proteco contra tratamentos e ambientes que diminuam o auto respeito ou que faam a criana sentir-se ridcula ou humilhada; - o direito ao recolhimento e a estar sozinho; - o direito a uma comunicao privada com a equipa; - o direito a estar com familiares prximos e amigos sem ser perturbado.
28

Glossrio
Os termos marcados com um asterisco na Carta ou nas anotaes so usados no sentido e compreenso aqui descritos (por ordem alfabtica com referncia parte do texto em que so usados pela primeira vez).

Admisso conjunta com a criana (art. 3) Ver: Alojamento Alojamento (art. 3) Presena dos pais durante 24 horas, incluindo alojamento (permanncia durante toda a noite e refeies). Normalmente os pais permanecem com a criana no mesmo quarto, podendo, por vezes, permanecer noutros quartos dentro ou perto do hospital. A prtica orientada para as necessidades da criana significa que nenhuma das possibilidades anteriormente mencionadas excluda. Ambiente (art. 7) Inclui todos os quartos, pisos, salas de espera e espaos exteriores utilizados pelas crianas durante a sua permanncia no hospital. reas (art. 7) Ver: Servios/Infra-estruturas Criana (art. 1) Por criana entende-se todo o indivduo menor de 18 anos (art. 1 da Conveno dos Direitos da Criana das Naes Unidas e definio da OMS). Cuidados (art. 1) a) Membros da equipa: aplicao de todas as medidas mdicas, de enfermagem, teraputicas, psicolgicas, sociais e educacionais respeitantes ao tratamento mdico. b) Pais: todas as actividades do dia-a-dia da criana, podendo incluir aquelas para as quais os pais recebem instrues especficas. c) Todas as aces veiculadas para ou com a criana. d) Outros prestadores de cuidados: apoio psicossocial. e) Cuidado, locais de Ver: Hospital, formas e locais. 29

Cuidados apropriados/adequados/adaptados (art. 1) Se existirem vrias possibilidades ou medidas disponveis, deve ser escolhida a que melhor responde s necessidades da criana e a que oferea a melhor qualidade de cuidados. Cuidados de Sade (art. 5) Compreendem todas as aces desenvolvidas no hospital, incluindo ainda hospital de dia, ambulatrio e cuidados domicilirios, prestadas criana. (ver tambm servios/infraestruturas). Hospital (art. 1) Instituio de sade especializada e qualificada para os cuidados criana. Hospital ou todas as formas e locais para tratamento apropriado Instituio de sade que assegure cuidados apropriados para o tratamento de crianas: - cuidados de ambulatrio ou hospital de dia; - cuidados de emergncia; - cuidados domicilirios (com apoio de um mdico ou enfermeira comunitrios). Membros da Equipa/Equipa (art. 3) Refere-se a todos os grupos profissionais que trabalham no hospital, tais como todas as profisses mdicas e de enfermagem, terapeutas, psiclogos, tcnicos de servio social e pedagogos. Abrange ainda todos os envolvidos quando as crianas so submetidas a exames e tambm toda a equipa de cuidados domicilirios e de transporte. Necessidades (art. 6) Tudo o que necessrio para o contnuo desenvolvimento mental, emocional e fsico e para o bem-estar da criana. Pais (art. 2) Este termo inclui os pais biolgicos, padrasto ou madrasta, pais adoptivos e pais de acolhimento, assim como famlias monoparentais e tutores. 30

Pais substitutos (art. 2) uma pessoa que a criana conhece e com quem tem uma relao e que pode desempenhar as tarefas parentais, por exemplo, o irmo mais velho, avs ou outros familiares, pessoas que tomam conta de crianas, apoio social e amigos da famlia. A expresso no descreve um grau especfico de relao (para facilitar, a expresso pais usada ao longo de todo o texto). Ponto de vista da Criana (art. 4) Refere-se ao direito da criana auto-determinao, de acordo com a sua idade e maturidade (ver tambm art. 12.1 da CDC). Prestador de cuidados/todo aquele que cuida da criana (art.2) Pessoa bem qualificada, seleccionada para os cuidados criana com a sua aprovao. Aceite tambm pelos pais, esta pessoa deve ser responsvel pelos cuidados psicossociais da criana enquanto os pais esto impedidos de participar e durante todo o tempo que a criana necessite. Rotina da Enfermaria (art. 3) Inclui os horrios dirios da enfermaria onde a criana admitida, mas tambm os horrios individuais de cuidados criana (meios auxiliares de diagnstico, teraputicas e/ou cirurgia, etc.), assim como a rotina de trabalho dentro da enfermaria. Servios/Infra-estruturas (art. 7) Inclui todas as unidades, quartos ou reas especializadas e qualificadas para o tratamento ou cuidados s crianas quer em internamento, quer em hospital de dia ou ambulatrio de uma instituio de sade. Servio de adultos (art. 6) Refere-se a todos os quartos, unidades ou departamentos onde os adultos so tratados. Tratamento/Tratamento Mdico (art. 1) Todas as aces aplicadas directamente criana pelos prossionais com o m de conseguir o alvio ou a recuperao da criana. 31

A Carta da EACH e a Conveno sobre os Direitos da Criana

Os dez princpios da Carta da Criana Hospitalizada relacionam-se em muitos aspectos com os direitos da Criana em geral, tais como foram estipulados na CDC, e com o reconhecimento das diferentes necessidades emocionais e de desenvolvimento da criana, dependentes da sua idade. Em particular, o art. 3 da CDC sublinha a primazia do bem-estar da criana. Desenvolver este princpio de bem-estar requer um cuidado efectivo centrado na criana. Desenvolver a Carta da Criana Hospitalizada significa igualmente desenvolver em particular os seguintes artigos da CDC: CDC Definio de Idade A CDC dene criana como todo o ser humano dos 0 aos 18 anos (com certas excepes). Em muitos pases Europeus, as crianas so aceites em hospitais ou enfermarias peditricas apenas at aos 16 anos ou menos ainda em alguns locais. Art. 24 Direito da Criana Sade e aos Servios de Sade (Carta da EACH 1) (1) Os Estados Membro reconhecem Criana o direito de gozar do melhor nvel de sade possvel Art. 3 Melhor Interesse da Criana (Carta da EACH 1-3, 6-8) (1) Em todas aces relativas a crianas o melhor interesse da criana deve ser uma considerao primordial. (3) Os Estados Membro devem garantir que o funcionamento de ins-tituies, servios e infra-estruturas que tm crianas a seu cargo e/ou que asseguram a sua proteco devem estar conformes com as normas xadas pelas autoridades competentes, nomeadamente nos domnios da segurana e sade, relativamente ao nmero e qualicao do seu pessoal, bem como quanto existncia de uma adequada scalizao.

32

Art. 5 Conselhos aos Pais e o desenvolvimento das capacidades da Criana Os Estados Membro devem respeitar as responsabilidades, direitos e deveres dos pais e, sendo caso disso, dos membros da famlia alargada de forma compatvel com o desenvolvimento das capacidades da criana, a orientao e os conselhos adequados ao exerccio dos direitos que lhe so reconhecidos pela presente Conveno. Art. 9 Separao dos Pais (Carta da EACH 2-3) (1) Os Estados Membro devem garantir que a criana no seja separada dos seus pais contra a sua vontade. Art. 12 Respeito pelas opinies da Criana (Carta da EACH 4-5) (1) Os Estados Membro devem garantir criana com capacidade de discernimento o direito de exprimir livremente a sua opinio sobre as questes que lhe respeitem, sendo devidamente tomadas em considerao as opinies da criana, de acordo com a sua idade e maturidade. Art. 16 Direito da Criana privacidade (Carta da EACH 10) Aplica-se a todas as crianas, em todas as situaes, incluindo no interior da famlia, cuidados alternativos, e todas as instituies, recursos e servios. Art. 17 Acesso da Criana a uma informao apropriada (Carta da EACH 5) Os Estados Membros devem assegurar o acesso da criana informao e a documentos provenientes de fontes diversas especialmente aqueles que visem promover o bem-estar, bem como a sade fsica e mental. Art. 18 Responsabilidades comuns dos Pais (Carta da EACH 2-4) (1) Os Estados Membro devem esforar-se para assegurar o reconhecimento do princpio segundo o qual os pais tm uma responsabilidade comum na educao e no desenvolvimento da criana. Os pais tm a responsabilidade primria da educao e desenvolvimento da criana (2) Para garantir e promover os direitos enunciados pela presente Conveno, os Estados Membro devem assegurar uma assistncia adequada aos pais e representantes legais e devem assegurar o estabelecimento de instituies, instalaes e servios de assistncia infncia.

33

Art. 19 Direito da Criana proteco contra todas as formas de violncia (Carta da EACH 8-10) A criana deve ser protegida de todas as formas de violncia, enquanto se encontrar sob a guarda de seus pais, ou de outros. Art 23.3 e 23.4 Direitos da Criana deficiente (3) Atendendo s necessidades particulares da criana deficiente devese assegurar que a criana deficiente tenha efectivo acesso educao, formao e aos cuidados de sade (4) os Estados Membro devem favorecer a troca de informaes pertinentes no domnio dos cuidados preventivos de sade e do tratamento mdico, psicolgico e funcional das crianas deficientes Os princpios da Carta aplicam-se a crianas com todo o tipo de doena ou deficincia. Art 25 Direito da Criana a reviso peridica do tratamento (Carta da EACH 8) A criana, quando colocada num local para ns de assistncia, proteco ou tratamento fsico ou mental, tem direito reviso peridica do tratamento e das circunstncias que motivaram o processo. Art 28 Direito Educao (Carta da EACH 7) O direito educao no limitado ao ensino ministrado numa escola. Deve ser dada a possibilidade da criana continuar a sua educao durante a permanncia no hospital.

34

Art 29.1 (a) e (c) Os objectivos da Educao (Carta da EACH 7, 10) (1) Os Estados-Membro acordam em que a educao da criana deve destinar-se a: (a) Promover o desenvolvimento da personalidade da criana, dos seus talentos e aptides mentais e fsicos, e de todo o seu potencial; (c) Desenvolver na criana o respeito pelos pais, pela sua iden-tidade cultural, lngua e valores, pelos valores nacionais do pas em que vive, do seu pas de origem e pelas civilizaes diferentes da sua; Art 30 Crianas de minorias tnicas ou migrantes (Carta da EACH 10) Protege o direito da criana a usufruir da sua prpria cultura, a praticar a sua religio e utilizar a sua lngua materna. Art 31 Direito da Criana ao lazer, a brincar e vida cultural (Carta da EACH 7) Especialmente durante a permanncia no hospital, o jogo e as actividades recreativas constituem um factor importante na sua recuperao.

35

EACH
Coordenadora Dr.Sylvie Rosenberg Reiner Frana Secretria Peg Belson Reino Unido Tesoureira Hanne Sieber Sua

Associaes Membro da EACH


Alemanha AKIK Aktionskomitee Kind im Krankenhaus http://www.akik.de Delegado: Julia von Seiche Nordenheim e-mail: julia@vonseiche.de ustria KiB Children Care http://www.kib.or.at Delegado: Elisabeth Schausberger e-mail: schausberger.e@kib.or.at Blgica HU Association pour lHumanisation de lHpital en Pdiatrie http://www.associationhu.org Delegado: Marie Thrse Minne e-mail: minne.huma@swing.be

36

Finlndia Suomen Nobab Finland http://www.nobab.fi Delegado: Annika von Schantz Email: annika.schantz@hus.fi Frana APACHE Ass. pour lAmliorisation des Conditions dHospitalisation des Enfants http://www.apache-france.org Delegado: Dr. Sylvie Rosenberg Reiner e-mail: sylvie.rosenberg@wanadoo.fr Holanda Kind en Ziekenhuis http://www.kindenziekenhuis.nl Delegado: BM Wijsen e-mail: info@kindenziekenhuis.nl Irlanda Children in Hospital Ireland (CHI) http://www.childreninhospital.ie Delegado: Mary OConnor e-mail: ceo@childreninhospital.ie Islndia Umhyggja http://www.umhyggja.is/ Delegado: Ragna K. Marinosdottir e-mail: ragnamar@internet.is Portugal IAC Instituto de Apoio Criana Sector da Humanizao www.iacrianca.pt Delegado: Dr. Leonor Santos email: iac.humanizacao@gmail.com
37

Reino Unido Action for Sick Children http://www.actionforsickchildren.org Delegado: Peg Belson e-mail: pegbelson@hosp.demon.co.uk Repblica Checa Nadacni fond Klek http://www.klicek.org/english/index.html Delegado: Jiri Kralovec e-mail: klicek@klicek.org Sucia Nobab Sweden http://www.nobab.se Delegado: Anna Sderholm e-mail: anna.soderholm@vgregion.se Suia Kind & Spital http://www.kindundspital.ch Delegado: Hanne Sieber e-mail: hsieber@kommtextkorr.ch

38

Membros Associados ustria Operation Eddy - sterr. Gesellschaft fr kindgerechte Operationsvorbreitung und Nachsorge http://www.operationeddy.at Frana Les Blouses Roses http://www.lesblousesroses.asso.fr/ Itlia Assoc. Amici della Pediatria http://www.amicidellapediatria.it Japo NPHC The Network for Playtherapy & Hospital Environment for Children c/o Dept. of Design and Architecture, Faculty of Engineering Chiba University, 1-33 Yayoicho, Inage-ku, Chiba Japan 263-8522 Existem ainda membros individuais da Crocia, Repblica Checa, Alemanha, Grcia, Hungria, Itlia e Espanha.

39

O Instituto de Apoio Criana (IAC) uma Instituio Particular de Solidariedade Social, criada em 1983, que tem por objectivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criana, na defesa e promoo dos seus direitos, sendo a criana encarada na sua globalidade, como total sujeito dos seus direitos nas diferentes reas, quer seja na sade, educao, segurana social ou nos seus tempos livres.

Em 1989 o IAC criou o Sector da Humanizao dos Servios de Atendimento Criana que tem por objectivos: - Promover a divulgao e implementao da Carta da Criana Hospitalizada; - Promover a discusso do conceito de humanizao, atravs de uma abordagem inter-institucional, favorecendo a mudana de atitudes e comportamentos dos profissionais de sade e do pblico em geral; - Identificar e reflectir sobre os factores que condicionam a humanizao dos servios de atendimento criana; - Divulgar o resultado dessa reflexo como forma de sensibilizar os diferentes intervenientes no processo de humanizao; - Propor estratgias de interveno e apoiar aces no mbito da defesa dos direitos da criana hospitalizada, promovendo o seu reconhecimento legal. - Desenvolver trabalho em parceria, de forma a fortalecer as relaes entre as diferentes entidades interessadas na sade da criana e do jovem.

Donativos Os ns do Instituto de Apoio Criana so considerados de Superior Interesse Social, pelo que todos os donativos que lhe sejam atribudos, permitem usufruir de descontos especiais no IRS e IRC. Instituto de Apoio Criana Sector de Humanizao dos Servios de Atendimento Criana Rua Sampaio e Pina, 12, r/c 1070-049 Lisboa Tel. +351 21 3807300 Fax: +351 21 3869199 e-mail: iac.humanizacao@gmail.com http://www.iacrianca.pt

You might also like