You are on page 1of 23

31 Encontro Anual da ANPOCS, de 22 a 26 de outubro de 2007, Caxambu, MG

ST 27 Religio, cidadania e polticas pblicas: dilemas de interface

Eduardo Lopes Cabral Maia


Programa de Ps-Graduao em Sociologia Poltica Universidade Federal de Santa Catarina

O dilema da representao poltica dos evanglicos em um estado laico: virtude democrtica ou retrao da secularizao

1 A partir da constituinte de 1986 a presena dos evanglicos nos espaos polticos brasileiros vem ocorrendo com significativa relevncia. Esta insero de grupos evanglicos organizados no espao poltico desperta uma srie de questes. Dentre estas questes, destaca-se a necessidade de representao deste segmento religioso em uma sociedade majoritariamente catlica e os limites desta representao dentro de um estado laico. A fraca atuao dos partidos polticos como representantes de diversos segmentos sociais, em particular dos evanglicos, cria uma condio de sub-representao destes segmentos, obrigando-os a buscar modos alternativos de representao de suas demandas. No caso dos evanglicos, a Frente Parlamentar Evanglica atua como um desses modos alternativos de representao. Atuando tanto em nvel federal, quanto nos estados e municpios, a Frente Parlamentar Evanglica caracteriza-se como uma frente

suprapartidria e interdenominacional e possui representantes tanto nas Cmaras legislativas, quanto no poder Executivo. A Frente Parlamentar Evanglica representa uma formalizao da atuao deste segmento religioso dentro do espao poltico no Brasil. Dentre as diversas questes que podem ser levantadas a partir da insero dos evanglicos na poltica institucional brasileira, parece-me apresentar especial relevncia (e urgncia) a que se refere a uma possvel tenso entre o princpio de representatividade caracterstico das democracias representativas e os limites da religio em um Estado laico. Trata-se, portanto, de problematizarmos at que ponto a insero deste novo ator em nossa poltica institucional gera um desarranjo na articulao entre estes dois pilares da modernidade ocidental: a democracia representativa e a secularizao. Qualquer resposta definitiva a esta questo, no momento, seria, no mnimo, suspeita. O que se pretende neste trabalho sistematizar, mesmo que minimamente, os parmetros nos quais a questo se apresenta. Este trabalho pretende muito mais formular a pergunta do que respond-la, tendo em vista a complexidade do tema em questo.

Democracia Representativa e Secularizao

Para Norberto Bobbio (1986) a democracia caracteriza-se, inicialmente, por ser um regime dinmico, em constante transformao. Nesse sentido pode-se pensar em diversas

2 formas de organizao democrtica nos diversos Estados nacionais. Porm Bobbio apresenta uma definio mnima do que compreende por democracia:

(...) definio mnima de democracia, segundo a qual por regime democrtico entende-se primariamente um conjunto de regras de procedimento para a formao de decises coletivas, em que est prevista e facilitada a participao mais ampla possvel dos interessados. (Bobbio,

1986:12).

O reconhecimento deste conjunto de regras de procedimento a que Bobbio se refere a condio fundamental para a existncia de uma democracia. necessrio que a tomada de decises pblicas seja realizada de acordo com determinadas regras especficas segundo as quais os dissensos so discutidos e as decises legitimadas. Deste modo os prprios legisladores esto submetidos s normas que regulam as decises. Devido ao tamanho e complexidade dos Estados nacionais modernos, torna-se invivel o estabelecimento de democracias diretas, segundo as quais todos os cidados participariam de todas as tomadas de deciso referentes ao conjunto da sociedade. A democracia representativa seria, ento, uma alternativa mais vivel do que a democracia direta. Em uma democracia representativa, ao invs de participar diretamente de todas as tomadas de deciso, os cidados elegem seus representantes para que estes possam representar o conjunto da sociedade no espao poltico.

A expresso democracia representativa significa genericamente que as deliberaes coletivas, isto , as deliberaes que dizem respeito coletividade inteira, so tomadas no diretamente por aqueles que dela fazem parte, mas por pessoas eleitas para esta finalidade. Ponto e basta. (Ibid., p.44).

Em uma democracia representativa, ento, necessrio o estabelecimento de regras de procedimento reconhecidas, a participao, direta ou indireta, de um elevado nmero de cidados e a garantia de condies para que os cidados escolham seus representantes. Esta definio bsica de democracia representativa elaborada por Bobbio, embora esteja longe de ser definitiva, nos permite estabelecer um parmetro atravs do qual podemos identificar um Estado democrtico.

3 Assim como a democracia representativa, a secularizao representa um aspecto fundamental da modernidade no Ocidente. O conceito de secularizao, atribudo a Weber, refere-se ao processo de declnio da religio na modernidade onde a religio perde seu valor cultural, no sendo mais capaz de estabelecer a coeso social (Pierucci, 1998) 1 . Com a secularizao a religio deixa de ser a fonte de legitimao da tomada de decises polticas, da criao de leis e de instituies sociais (Santos, 2005). A racionalizao da modernidade, atravs da secularizao, estabelece uma separao entre Igreja e Estado e uma laicizao do aparato jurdico-poltico; o Direito, ento, torna-se dessacralizado, racionalizado e legitimamente revizvel: As leis, no sendo mais consideradas sagradas nem dadas, podem a partir de agora ser legitimamente modificadas, reformuladas e at trocadas (Pierucci, 1998). O processo de secularizao efetua, ento, uma separao entre as esferas da vida social, remetendo a religio aos limites da esfera privada e das conscincias individuais. Ao invs da religio, passa a ser a racionalidade moderna quem fornece legitimidade s instituies e normas sociais. O processo mais abrangente, de acordo com o pensamento weberiano, o processo de racionalizao, atravs do qual as sociedades ocidentais modernas substituem a racionalidade religiosa por uma racionalidade legal.

A racionalizao religiosa, que desencadeia, desdobra e acompanha no Ocidente o desencantamento do mundo, implica ou supe, embora no se identifique com, a racionalizao jurdica que de seu lado perfaz o desencantamento da lei, a dessacralizao do direito, e pe de p o moderno Estado laico como domnio da lei. (Ibid).

O processo de desencantamento do mundo refere-se racionalizao religiosa na qual a magia retirada da religio como meio de salvao. A secularizao representa algo distinto do desencantamento do mundo, representa a subtrao da religio das esferas da cultura e sua respectiva privatizao. Em Estados secularizados, portanto, a tomada de decises prescinde da legitimao da religio e as instituies sociais baseiam-se na separao entre Igreja e Estado.

Texto extrado do site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci arttext&pid=S0102690 91998000 20000 3&lng=en&nrm=iso&tlng=pt sem numerao de pginas definida.

4
A secularizao do aparato jurdico-poltico constitui processo histrico decisivo na formao das sociedades modernas ocidentais. A separao Estado-Igreja, que no Brasil ocorre concomitantemente com o advento do regime republicano, no s faz parte desse processo de secularizao como o impulsiona. Com a separao, o Estado, alm de adquirir autonomia em relao ao grupo religioso ao qual se aliava, amplia sua dominao jurdica e poltica sobre a esfera religiosa. A secularizao do aparato jurdico-poltico, alm de reiterar a autonomia e a supremacia do direito em relao s outras formas de ordens normativas, de reduzir praticamente a p as pretenses dos grupos religiosos em impor suas normas ao conjunto da sociedade, de submet-las ao imprio da lei, relativiza, relega a segundo plano e desqualifica as demais fontes de normatividade. (Mariano, 2003:112).

No Brasil, a partir da laicizao do Estado e da secularizao do aparato jurdicopoltico, pode-se pensar no estabelecimento do processo de secularizao e na incorporao de aspectos fundamentais da modernidade no Ocidente.

(...) a despeito do extenso crescimento religioso em nosso pas a partir da segunda metade do sculo XX, os elementos institucionais e hegemnicos constitutivos do Brasil na atualidade, so, como assevera Reginaldo Prandi (1991, p. 65), tipicamente capitalistas, racionais, burocratizados, dessacralizados. Pois essa sociedade , continua, moderna, e como moderna profana: sua civilizao desencantada, no depende do sobrenatural. Suas instituies, seus governos, mercados, escolas, meios de comunicaes, tudo no-religioso. (Ibid., p. 114).

Certamente a secularizao no Brasil no ocorreu de modo semelhante secularizao na Alemanha de Weber, ou a qualquer outro pas e, na verdade, ainda difcil identificar sociedades em que a secularizao se deu por completo, separando radical e definitivamente a religio das outras esferas da sociedade. Porm, o que se deve destacar que, de fato, as instituies brasileiras, pelo menos em grande parte, encontram-se separadas da religio, dessacralizadas, submetidas racionalidade laica da modernidade. Na democracia representativa brasileira, as Assemblias Legislativas representam o espao onde so tomadas as decises polticas, onde so estabelecidas e discutidas as aes do governo e as normas legais. Este espao poltico secularizado possui regras definidas atravs das quais os representantes da sociedade discutem e tomam suas decises. Deste modo, sem perder de vista suas particularidades, o Brasil pode ser considerado um pas secularizado e com uma democracia representativa estabelecida.

5 Os Evanglicos na Poltica Ps-1986

A atuao dos evanglicos na poltica institucional brasileira teve como momentochave a formao da Assemblia Nacional Constituinte de 1986. Apesar do registro de espordicas participaes de evanglicos na poltica institucional brasileira durante todo o perodo republicano, este segmento religioso teve sua primeira insero significativa no espao poltico em 1986. poca, o discurso evanglico voltava-se para a necessidade de mobilizao no sentido de, justamente (ou paradoxalmente diriam alguns), garantir a secularizao do Estado brasileiro, impedindo que o catolicismo fosse declarado a religio oficial do pas. Os evanglicos mobilizados elegeram, ento, 33 deputados federais que formaram a bancada evanglica. Alm de sua atuao em favor da secularizao do Estado, a bancada evanglica passou a atuar de modo patrimonialista negociando votos dentro do Legislativo e obtendo benefcios para suas igrejas.

Nessa bancada houve, contudo, muitos polticos evanglicos cujo comportamento destoou da tica sancionada pelas igrejas e pelos evanglicos que os elegeram. Entre outros atos julgados antiticos destacaram-se as negociatas desenvolvidas para garantir um mandato de cinco anos para Sarney, nas quais houve a troca de dinheiro e de emissoras de rdio pelo apoio de uma no desprezvel bancada com cerca de 30 membros. (Campos, 2003:87).

A atuao dos evanglicos na constituinte de 1986 pode ser considerada como uma primeira sinalizao da inteno deste segmento de se organizar e se inserir no espao poltico. Uma segunda sinalizao veio nas eleies seguintes onde, apesar de j terem conseguido impedir que o Brasil fosse declarado um pas oficialmente catlico, os evanglicos mantiveram representantes na Cmara dos Deputados e elegeram 23 deputados para a legislatura de 1990. A presena dos evanglicos na poltica, ento, consolidou-se e nas eleies seguintes eles garantiram: 26 deputados federais e 4 senadores em 1994; 48 deputados federais em 1998; e o nmero recorde de 58 deputados federais e 3 senadores da repblica em 2002. Alm da atuao poltica da bancada evanglica, a insero deste segmento religioso provocou mudanas significativas no prprio comportamento eleitoral brasileiro que passou a ter a varivel religio como aspecto importante no jogo poltico (Novaes,

6 2002). No que a religio no ocupasse lugar razovel dentro do comportamento eleitoral, porm o que ocorreu a partir do fenmeno de insero dos evanglicos na poltica foi uma valorizao da religio como varivel significativa dentro da opo eleitoral, principalmente em eleies proporcionais, embora tambm tivesse relevncia nas votaes para o executivo. 2 A opo religiosa passou a fazer diferena no perodo eleitoral. A partir da insero dos evanglicos na poltica, diversos candidatos passaram a procurar o apoio das igrejas e dos fiis em perodos eleitorais. Dentre as diversas denominaes que passaram a atuar dentro do espao poltico compondo a bancada evanglica, a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja do Evangelho Quadrangular e as Assemblias de Deus, surgiram com especial vigor, demonstrando, inclusive, um significativo grau de organizao institucional voltada para a atuao poltica. Uma terceira, e talvez a mais significativa, sinalizao da inteno dos evanglicos de se estabelecerem como atores polticos foi a criao, em 18 de setembro de 2003, da Frente Parlamentar Evanglica na Cmara dos Deputados em Braslia. Se antes de setembro de 2003 a bancada evanglica era uma organizao informal de deputados que partilhavam de crenas religiosas e interesses semelhantes, com a criao da Frente Parlamentar Evanglica formalizou-se, dentro do espao poltico brasileiro, uma organizao de representantes polticos da sociedade identificada pelo seu carter religioso. Alm da Cmara e do Senado Federal, foram criadas Frentes Parlamentares Evanglicas nas Cmaras estaduais do Acre, Cear, Paraba, Minas Gerais, Rondnia, Roraima e Rio Grande do Sul. E em Abril de 2006 foi criada a Frente Parlamentar Evanglica de Santa Catarina. As reunies entre os representantes das diversas Frentes Parlamentares Evanglicas municipais, estaduais e federal, ocorrem periodicamente e possuem grande participao de seus membros. Essa mobilizao e extenso das Frentes Parlamentares Evanglicas talvez represente um bom indcio para o questionamento de estudiosos que afirmam no haver realmente um projeto poltico evanglico no Brasil. Havendo ou no um projeto poltico estruturado, com objetivos claros, o fato que as Frentes Parlamentares Evanglicas vm se

Neste ponto recordo-me do perodo eleitoral de 1998 no Distrito Federal, onde grande espao na mdia e nos debates televisivos entre os candidatos a governador (Joaquim Roriz e Cristovam Buarque) eram destinados discusso sobre a opo religiosa dos candidatos. Colocando-se esta questo quase que no mesmo patamar dos projetos de governo de cada candidato.

7 reproduzindo em diversos nveis dentro do espao poltico brasileiro e demonstrando algum grau de atuao nas tomadas de deciso.

A Frente Parlamentar Evanglica e seu Comportamento Poltico Uma Frente Parlamentar , geralmente, uma formalizao, sob a condio de associao civil, de um grupo formado por parlamentares voltados para um mesmo interesse especfico. H, atualmente, na Cmara dos Deputados Federal centenas de Frentes Parlamentares organizadas sob diversos temas de interesse e atuao. Existem, por exemplo, as Frentes Parlamentares: da Famlia e Apoio Vida; da Pesca e Aqicultura; do Esporte; em Defesa da Igualdade Racial; pela Regulamentao da Profisso de Mototaxista e Motoboy; em Defesa da Capoeira; Defesa da BR 153; Livre Expresso Sexual; Semirido; Silvicultura; etc. Dentre estas centenas de Frentes Parlamentares, a Frente Parlamentar Evanglica a nica definida por uma identidade religiosa. De acordo com seu estatuto (2003), a Frente Parlamentar Evanglica uma associao civil, de natureza no-governamental, constituda no mbito do Congresso nacional e integrada por Deputados Federais e Senadores da Repblica Federativa do Brasil. Segundo o ex-deputado Adelor Vieira (presidente da Frente Parlamentar Evanglica desde sua criao at o final de 2006), do PMDB de Santa Catarina e membro da Assemblia de Deus: A Frente Parlamentar Evanglica tem as mesmas prerrogativas, os mesmos direitos e as mesmas obrigaes que todas as outras Frentes Parlamentares do Congresso Nacional. 3 No que se refere sua finalidade, de acordo com seu estatuto (2003):

So finalidades da Frente Parlamentar Evanglica: 1) Acompanhar e fiscalizar os programas e as Polticas Pblicas Governamentais manifestando-se quanto aos aspectos mais importantes de sua aplicabilidade e execuo; 2) Promover o intercmbio com entes assemelhados de parlamentos de outros pases visando ao aperfeioamento recproco das respectivas polticas e da sua atuao; 3) Procurar, de modo contnuo, a inovao da legislao necessria promoo de polticas pblicas, sociais e econmicas eficazes, influindo no processo legislativo a partir das comisses temticas
3

Entrevista que me foi concedida pelo ento Deputado Federal Adelor Vieira na Cmara dos Deputados, em Braslia, no dia 5 de agosto de 2005.

8
existentes nas Casas do Congresso Nacional, segundo seus objetivos, combinados com os propsitos de Deus, e conforme Sua Palavra.

Os membros da Frente Parlamentar Evanglica renem-se, segundo informou o exdeputado Pastor Pedro Ribeiro 4 , pelo menos quinzenalmente. H ainda reunies extraordinrias e reunies de emergncia sempre que alguma matria de interesse da Frente vai a Plenrio para ser votada. Segundo o ex-deputado Adelor Vieira, nessas reunies: a gente discute as questes, ouve os prs e os contras, analisa, e a cada um faz a sua opo de voto. Ou, como afirma o ex-deputado Pastor Pedro Ribeiro:

A Frente Parlamentar Evanglica vem se reunindo, no mnimo, quinzenalmente. Tratando de assuntos quando se de repente surge um assunto mais urgente, uma votao que no se est esperando e perigosa, ruim ou coisa assim; a gente se rene aqui mesmo na Casa, a gente se mobiliza e trata de fazer frente quele problema, resolvendo, ou no permitindo que ele ande, ou enterrando de uma vez por todas. (Pastor Pedro Ribeiro).

A Frente tambm realiza, sob a coordenao do ex-deputado Pastor Pedro Ribeiro, cultos todas as quartas-feiras no horrio de 8:30 s 10:00 horas no Plenrio 2 da Cmara dos Deputados. Ainda, realizou-se em maro de 2004 no Salo Negro da Cmara dos Deputados um culto de ao de graas marcando o incio das atividades legislativas daquele ano. Durante os cultos, que so abertos ao pblico e possuem grande participao dos funcionrios da Cmara 5 , ocorrem os louvores e as pregaes dos pastores evanglicos presentes. Sobre a importncia dos cultos o ex-presidente da Frente Parlamentar declara: Ento ns mantemos um culto aqui todas as quartas-feiras. A gente se rene para um momento de louvor, de adorao, isso muito bom. A maioria de ns est longe da famlia, longe da comunidade, longe de tudo (Adelor Vieira). A forte ligao entre prtica parlamentar e crena religiosa presente nos membros da Frente Parlamentar Evanglica (FPE) concretiza-se nas atuaes da Frente dentro do Legislativo. Cabe ressaltar que a atuao especfica de cada membro da FPE vai muito

Entrevista que me foi concedida pelo ento Deputado Pastor Pedro Ribeiro na Cmara dos Deputados, em Braslia, no dia 17 de agosto de 2005. 5 Informaes presentes na Revista da Frente Parlamentar Evanglica, ano 1, n 1. E nas entrevistas dos deputados Adelor Vieira e Pastor Pedro Ribeiro.

9 alm da mera defesa dos interesses da prpria Frente. Os membros da Frente tambm possuem atuao voltada aos interesses de seus partidos, de suas bases eleitorais e de seus segmentos sociais especficos. Diversas aes da Frente foram realizadas desde a sua criao. Dentre elas podemos destacar:

Criao do GAPE Grupo de Assessoria aos parlamentares evanglicos; discusso sobre o Projeto de Reforma Poltica; debate sobre o programa de reduo de danos do Ministrio da Sade (distribuio de preservativos e kits para usurios de drogas); apoio instalao da Frente Parlamentar Evanglica no Distrito Federal e em outros estados; audincia com o ministro das comunicaes sobre concesses de rdio e TVs; reconhecimento dos cursos de Teologia no Brasil; apoio ao programa de erradicao do analfabetismo no Brasil; audincias com ministros de Estado; acompanhamento e aprovao da Lei 634/03, alterando o novo Cdigo Civil; discusso e deliberao sobre o projeto de biossegurana (clonagem humana); discusso sobre o projeto de Lei que restringe a programao religiosa na rdio e na TV; discusso sobre a Lei do Som Meio Ambiente; discusso sobre a contribuio previdenciria aos ministros religiosos. (Revista da Frente Parlamentar

Evanglica, novembro de 2004, ano 1, n1).

A respeito do foco de atuao dos membros da Frente Parlamentar Evanglica, o exdeputado Pastor Pedro Ribeiro revelou:

Pesquisa com clulas-tronco embrionrias. Ns somos a favor da pesquisa com clulas-tronco, mas pesquisas com clulas-tronco adultas, do cordo umbilical, da medula, da placenta. Ns somos a favor da pesquisa com clulas-tronco, mas no embrionrias. (...) tem caso de aborto, caso de casamento com pessoas do mesmo sexo, drogas, armas, entre outras coisas. Alm disso, que a questo religiosa, o prprio funcionamento da Igreja: quando chegamos aqui tinha sido recm aprovado o novo cdigo civil, que jogava a Igreja para a condio de associao. E graas a Deus, aqui do meu gabinete, eu me levantei dizendo no, a Igreja no ser associao. Fiz vrias conferncias, vrios encontros, mobilizei a FPE, o Deputado Adelor (Vieira) nomeou o Deputado Takayama para ser o coordenador do esforo. Esforamo-nos e no dia 22 de dezembro de 2003 o Presidente Lula assinou a Lei 10.825. Esta Lei clara em dizer que a Igreja livre para a sua estruturao, para a estrutura dos seus documentos, dos seus estatutos e a nao no pode interferir. Ento s com esse trabalho ns libertamos todas as Igrejas, de todas as denominaes, inclusive a Catlica, de ser tida como associao. (Pastor Pedro Ribeiro).

10 longa e variada a lista contendo Projetos de Lei, Projetos de Emenda Constituio e Projetos de Lei Complementar apresentados pelos membros da FPE, sendo que considervel parte dessas propostas possuem contedo claramente voltado para os interesses das igrejas evanglicas. Dentre essas propostas, podemos destacar, apenas para exemplificar, o Projeto de Lei nmero 6.982 do ano de 2006, de autoria do membro da Frente Parlamentar Evanglica Gerson Gabrielli, do PFL baiano. Este Projeto de Lei dispe sobre o exerccio da profisso de Ministro de Confisso Religiosa Evanglica, e d outras providncias. O projeto prope a criao de uma Confederao Brasileira de Pastores e Igrejas Evanglicas que registrar os Telogos, Missionrios, Pastores, Bispos, Apstolos e Patriarcas. O projeto encontra-se atualmente na Comisso de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico aguardando a designao de um relator. Ainda, tramita no Legislativo o Projeto de Lei nmero 3.968 de 1997 de autoria do ento deputado do PDT catarinense Serafim Venzon que prope a iseno dos rgos pblicos e entidades filantrpicas do pagamento de direitos autorais pelo uso de obras musicais e ltero-musicais em eventos por eles promovidos. Este projeto encontra-se na Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania e est pronto para pauta. Apensado a este, est o Projeto de Lei nmero 6.231 de 2005 de autoria do membro da Frente Parlamentar Evanglica deputado Cabo Jlio, do PMDB de Minas Gerais. O projeto do deputado Cabo Jlio prope isentar as igrejas (templo de qualquer culto) do pagamento de direitos autorais; estabelecendo critrios para a cobrana dos servios de sonorizao ambiental. Outra matria de interesse da FPE em tramitao na Cmara dos Deputados o Projeto de Lei nmero 5.901 de 2005 de autoria do membro da FPE deputado Almir Moura do PMDB do Rio de Janeiro. Este projeto procura alterar a Lei n 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituio, para assegurar a liberdade de culto e de associao. Desta forma, de acordo com a proposta do projeto, ficaria estabelecida a inexigibilidade de Estudo de Impacto de Vizinhana para igrejas, partidos polticos e associaes de utilidade pblica. Este projeto est apensado ao Projeto de Lei nmero 7.265 de 2002 de autoria do deputado, tambm membro da FPE, Lincoln Portela do PSL Mineiro. O Projeto de Lei 7.265 de 2002 tambm prope a excluso da exigncia de

11 Estudo de Impacto de Vizinhana para templos religiosos e encontra-se na Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania aguardando a designao de um Relator.6 Os relatos acima demonstram que de fato a Frente Parlamentar Evanglica atua dentro do espao poltico influenciando algumas tomadas de deciso. Certamente a Frente est longe de determinar o rumo dessas tomadas de deciso e o discurso de seus membros deve ser relativizado como um discurso situado a partir da prpria posio de membro da Frente. Porm, o que se percebe que h uma definio de temas de interesse da Frente e uma disposio em defender esses interesses. Sobre esta definio de temas de interesse e a atuao propriamente dita da bancada evanglica, Alexandre Fonseca, que tem trazido importantes contribuies acerca do tema, apresenta uma curiosa opinio:

Para ele (Fonseca), um mito falar de bancada evanglica, dado que o comportamento dos parlamentares no homogneo, nem partidariamente nem em termos de seu desempenho e proposies. S h dois momentos em que tal situao se d em bloco: nas questes corporativas e na defesa de valores morais caros coletividade evanglica. (Fonseca, 2002 apud Burity,

2006:196).

Como pode uma bancada parlamentar atuar apenas em questes corporativas e na defesa de valores caros sua razo de ser? O que mais se pode esperar de uma bancada parlamentar a no ser exatamente isso? O argumento utilizado por Fonseca para rejeitar a existncia, de fato, da bancada evanglica , justamente, o argumento que comprova sua concretizao. Obviamente a afirmao de Fonseca foi realizada antes da criao da Frente Parlamentar Evanglica, sendo que boa parte da atuao efetiva da bancada evanglica se realizou aps sua formalizao como Frente Parlamentar. Neste sentido, a afirmao de Fonseca pode servir para mostrar a importncia da formalizao efetuada pelos parlamentares evanglicos com a criao da Frente Parlamentar que os obrigou a apresentar uma definio de estatuto, de objetivos e de prioridades.

A situao de tramitao das propostas apresentadas refere-se a agosto de 2006.

12 Virtude Democrtica ou Retrao da Secularizao

Voltamos neste momento questo inicial. Esta insero e atuao dos evanglicos como um grupo organizado e formalmente representado dentro do espao poltico brasileiro representa uma virtude democrtica ou uma retrao da secularizao? Certamente no uma questo fcil e tampouco ser esgotada pelos estudiosos do tema em um futuro muito prximo. Talvez no se trate de perguntarmos se o fenmeno representa um ou outro, se representa virtude democrtica ou retrao da secularizao. possvel que represente um e outro. Pode ser que ocorra as duas coisas ao mesmo tempo. Mas em que sentido a representao dos evanglicos no espao poltico institucional poderia representar uma retrao da secularizao? E o que seria uma virtude democrtica? Voltando a Bobbio, uma democracia representativa mais virtuosa, quanto maior for sua expanso dentro da sociedade. Em seu constante processo de transformao a democracia representativa pode ampliar-se, incorporar cada vez mais setores e segmentos da sociedade. Neste processo de expanso a democracia representativa transcenderia a esfera poltica e atingiria a esfera social de um modo geral.

O que acontece agora que o processo de democratizao, ou seja, o processo de expanso do poder ascendente, est se estendendo da esfera das relaes polticas, das relaes nas quais o indivduo considerado em seu papel de cidado, para a esfera das relaes sociais, onde o indivduo considerado na variedade de seus status e de seus papis especficos. (Bobbio, 1986:54).

A democracia representativa atingiria, ento, novos espaos dentro da sociedade e englobaria outros papis sociais dos indivduos alm do papel de cidado. Este processo de transformao da democracia levaria ocupao de novos espaos, isto , de espaos at agora dominados por organizaes de tipo hierrquico ou burocrtico. (Ibid, p. 55). Para Bobbio, esta expanso da democracia representativa no chegaria, porm, ao espao religioso. Mesmo que no esteja completamente privatizada, a religio representa outra coisa que no nem sociedade civil, nem sociedade poltica.

13
Com uma expresso sinttica pode-se dizer que, se hoje se pode falar de um processo de democratizao, ele consiste no tanto, como erroneamente muitas vezes se diz, na passagem da democracia representativa para a democracia direta quanto na passagem da democracia poltica em sentido estrito para a democracia social, ou melhor, consiste na extenso do poder ascendente, que at agora havia ocupado quase exclusivamente o campo da grande sociedade poltica, para o campo da sociedade civil nas suas vrias articulaes, da escola fbrica: falo de escola e de fbrica para indicar emblematicamente os lugares em que se desenvolve a maior parte da vida da maior parte dos membros de uma sociedade moderna, deixando intencionalmente de lado a igreja, ou as igrejas, pois este um problema que diz respeito sociedade religiosa, que no nem a sociedade poltica nem a sociedade civil. (Ibid, p. 54-55).

O que Bobbio projeta uma extenso da democracia do estado para uma democracia da sociedade. A democratizao da sociedade, mais ampla que a democracia poltica, incorpora outras instituies da sociedade civil. Com a democratizao da sociedade amplia-se a representatividade dentro do sistema representativo. A no extenso da democratizao para as igrejas no implica a impossibilidade de representao das demandas destes grupos enquanto segmentos sociais junto ao Estado. Porm, por no serem democratizadas, pelo menos no nos termos apresentados por Bobbio, as igrejas organizam-se de modos distintos aos estabelecidos pela democracia. A pergunta inicial deste trabalho refere-se a uma possvel retrao da secularizao no Brasil. Convm esclarecer que o termo retrao da secularizao refere-se a algo distinto do termo dessecularizao. A noo de dessecularizao remete idia de um processo contrrio secularizao. O que se quer discutir aqui no uma caracterizao da insero dos evanglicos na poltica como um processo em andamento que poria em risco a secularizao no Brasil. A proposta mais modesta, at mesmo porque h grandes dificuldades em se afirmar que a secularizao de fato est concluda e estabelecida no Brasil. Alguns aspectos do processo de secularizao podem ser identificados na sociedade brasileira, mas dificilmente pode ser falar em uma completa privatizao da religio. O que se pretende, ento, questionar se a presena dos evanglicos na poltica representa uma retrao, em algum nvel, do que temos at aqui de secularizao. No um processo contrrio secularizao, mas uma perda, mesmo que relativa, de algum aspecto identificvel de nossa secularizao.

14 Como foi discutido anteriormente, um dos aspectos importantes do que se pode chamar de secularizao no Brasil a laicizao do aparato jurdico-poltico. A tomada de decises polticas realiza-se sem a legitimao da religio, seguindo critrios racionais. Embora algumas questes sociais e polticas possam surgir a partir da religio, no no nvel da racionalidade religiosa que estas questes so debatidas e decididas. Neste sentido de grande ajuda distinguirmos entre a separao religio/poltica e a separao Igreja/Estado.

Falar de separao entre Igreja e estado, portanto, uma coisa; outra falar de separao entre religio e poltica; e outra ainda falar de separao entre o pblico e o privado. O problema est no fato de que esses trs tipos de separao so s vezes apresentados como de algum modo equivalentes e requisitando-se mutuamente. A conseqncia disto que a separao entre Igreja e Estado vista como implicando a excluso de todas as formas religiosas da esfera pblica.

(Mouffe, 2006:25).

Certamente a separao entre religio e poltica no a mesma coisa que a separao entre Igreja e Estado. H autores que condenam, ou pelo menos questionam, a privatizao da religio (Freston, 1999; Mouffe, 2006), embora reconheam a importncia da separao entre Igreja e Estado:

Pode haver formas legtimas de religio pblica no mundo moderno. Casanova escreve sobre a desprivatizao da religio no mundo moderno. Para ele, h formas legtimas de religio pblica no mundo moderno, as quais no pem em perigo a diferenciao social ou o pluralismo de crenas. Pelo menos algumas formas de religio pblica (...) podem ser crticas normativas de tendncias histricas dominantes (...) semelhantes crtica feminista (...) questionando publicamente as pretenses autnomas das esferas diferenciadas (1994:43). (Freston, 1999:330-331).

De acordo com os defensores da desprivatizao da religio, a presena da religio no espao pblico pode ser positiva, pois as religies levantam questes relevantes para a sociedade: certamente, muitas lutas democrticas tm sido informadas por motivos religiosos. E a luta pela justia social tem com freqncia sido fortalecida pela participao de grupos religiosos (Mouffe, 2006:25-26).

15 inegvel a importncia de questes levantadas pela religio para o estabelecimento de prticas sociais mais justas. Tambm importante a diferenciao entre os pares religio/poltica, Igreja/Estado e pblico/privado na compreenso do fenmeno estudado. Porm o que no se pode perder de vista a influncia quase que inevitvel que estes pares exercem uns sobre os outros. O perigo, aqui, talvez seja o de diferenciar esses pares de tal forma que no se perceba a influncia que a religio, ao atuar na poltica, exerce sobre o estado. Neste sentido, retornando para a atuao poltica dos evanglicos, no se trata de se questionar a legitimidade da atuao deste segmento quando, atuando organizadamente dentro do espao poltico-institucional, condenam a unio civil entre pessoas do mesmo sexo, condenam a legalizao do aborto, condenam a pesquisa com clulas-tronco embrionrias, condenam a veiculao de cenas de contedo sexual na TV, condenam a legalizao de drogas, condenam a comercializao de bebidas alcolicas, condenam a distribuio gratuita da plula do dia seguinte em postos de sade, condenam a Lei de Impacto de Vizinhana para as igrejas, obtm recursos e concesses de rdio e TV para as igrejas ou quando alteram o cdigo civil modificando a classificao das igrejas e partidos polticos. No a legitimidade, nem a reivindicao, destas demandas dos evanglicos dentro do espao poltico que questionada aqui como uma retrao do que se tem de secularizao no caso brasileiro. A questo no meramente a presena da religio no espao pblico, ou na poltica, embora estas questes devam ser tratadas em um segundo momento. O que importa, aqui, precisamente o tipo de racionalidade utilizada para justificar e legitimar essas demandas dentro do Estado brasileiro. No se trata de identificarmos se h alguma possibilidade de os evanglicos determinarem as tomadas de deciso, ou terem acesso ao monoplio do uso legtimo da violncia (Mouffe, 2006). At mesmo porque esta no parece ser uma possibilidade muito concreta, pelo menos por enquanto. A questo sobre a retrao da secularizao refere-se racionalizao das instituies, do aparato jurdico-poltico. Segundo Chantal Mouffe:

De acordo com os defensores do modelo deliberativo, todas as questes divisivas, como a religio, devem ser relegadas esfera do privado a fim de permitir que se estabelea um consenso racional no

16
domnio pblico. Em sua compreenso, consideraes religiosas no tm um lugar legtimo na deliberao poltica j que so expresso de paixes particularistas. A prioridade do direito sobre o bem requer que somente preocupaes morais, universalizveis sejam consideradas legtimas. Como resultado, tanto nas verses rawlsiana como habermasiana da democracia deliberativa embora de formas diferentes os argumentos religiosos so excludos da poltica. (Ibid., p. 26).

No obstante a dificuldade em se afirmar que, no caso brasileiro, questes divisivas como a religio so relegadas esfera privada, o problema no exatamente o fato de que argumentos religiosos so excludos da poltica, embora esta seja uma questo bastante relevante. O problema est na utilizao de argumentos religiosos como justificativa e legitimao da tomada de decises dentro do espao poltico, onde so determinados os limites, critrios e condies para a utilizao legtima da violncia. Mais do que religio e poltica, o que importa , de fato, religio e Estado. A racionalizao formal da modernidade, ao desvincular-se e ir alm da racionalizao religiosa, procurou estabelecer critrios de discusso, deliberao e reviso das normas polticas, jurdicas e institucionais. A secularizao, justamente por fazer parte do processo mais amplo de racionalizao, procurou dessacralizar o Estado. A questo sobre a retrao da secularizao, aqui proposta, refere-se justamente insero de argumentos religiosos, sagrados em ltima instncia, dentro do espao onde so tomadas as decises referentes ao Estado. No estatuto da Frente Parlamentar Evanglica encontramos uma primeira indicao da inteno de reproduzir um discurso religioso como argumento de tomada de decises polticas:
Procurar, de modo contnuo, a inovao da legislao necessria promoo de polticas pblicas, sociais e econmicas eficazes, influindo no processo legislativo a partir das comisses temticas existentes nas Casas do Congresso Nacional, segundo seus objetivos, combinados com os propsitos de Deus, e conforme Sua Palavra.

Combinados com os propsitos de Deus, e conforme Sua palavra. Fica clara, neste momento, a inteno de trabalhar em favor de valores religiosos, voltados para o sagrado e que, em ltima anlise, podem ser justificados apenas pelo sagrado. Pois as aes, idealmente, sero tomadas de acordo com a palavra de Deus e no que se refere

17 palavra de Deus, question-la significa questionar o prprio princpio religioso, deslocandose, deste modo, o foco da questo. A prpria idia, presente no discurso dos membros da Frente Parlamentar Evanglica, de que tm uma misso a cumprir de acordo com a vontade de Deus refora a acentuada presena de argumentos de carter sagrado no discurso e na tomada de deciso dos evanglicos. Citando novamente as entrevistas gentilmente concedidas pelos membros da Frente Parlamentar Evanglica:

Ns, da Frente Parlamentar Evanglica, entendemos que temos uma misso a cumprir no Congresso Nacional, e que Deus nos enviou para influenciar as polticas pblicas do governo, isto , acompanhar e fiscalizar, manifestando-nos quanto aos aspectos mais importantes da sua aplicabilidade. (Adelor Vieira).

Se a secularizao do aparato jurdico-poltico procurou definir a racionalizao como critrio que permitisse a discusso e definio de normas revisveis, ento este tipo de discurso apresentado pelos membros da Frente Parlamentar Evanglica no representa a proposta de secularizao da modernidade, pois trata-se de uma outra racionalidade, uma racionalidade religiosa e como tal, voltada para o sagrado, para o ideal de salvao e ancorada na Bblia Sagrada. No se trata, creio, de privatizar a religio, ou de se excluir questes divisivas, como as religiosas, dos espaos pblicos de modo a tangenciar aspectos que fogem da racionalidade ocidental moderna. As religies tm suas demandas, o que ficou claro em sua atuao para modificar o novo cdigo civil 7 , e essas demandas devem ser reivindicadas de modo republicano junto ao Estado. Tambm no a questo de se excluir o pensamento religioso dos espaos de tomada de deciso poltica. Muitos dos representantes polticos possuem crenas religiosas pessoais das mais diversas religies. Trata-se da atuao poltica de um grupo formalmente organizado a partir de uma identidade religiosa dentro do espao poltico institucional utilizando argumentos religiosos para legitimar sua tomada de deciso. No vem ao caso, no momento, como j foi dito, considerar se esse grupo determina, ou no, a tomada de deciso dentro do espao poltico, se determinasse, ento
7

A esse respeito ver: Mariano, 2006.

18 no falaramos em retrao da secularizao, mas sim em dessecularizao, ou em uma secularizao ilusria que nunca existiu de fato. O importante, por hora, constatar a presena desse outro tipo de racionalidade no espao poltico e nos perguntarmos se isso significa alguma modificao em nossa secularizao, seja qual for o nvel, se que se pode falar em nvel de secularizao, em que esta se encontra.

Consideraes Finais

Com base nas discusses apresentadas acima, algumas consideraes fazem-se necessrias. Inicialmente, creio que, mesmo valorizando e respeitando as concepes contrrias, possvel definir critrios sobre os quais a questo envolvendo a virtude democrtica, por um lado, e a retrao da secularizao, por outro, pode ser formulada. possvel definir o Brasil como uma democracia representativa presidencialista. possvel identificar o Legislativo como o espao de tomada de decises polticas voltadas para a sociedade. possvel definir o Brasil como um pas significativamente, embora no completamente, secularizado, principalmente no que se refere ao aparato jurdico-poltico. E tambm possvel identificar a presena de um grupo organizado identificado pela opo religiosa dentro do espao poltico atuando, em alguns casos, de acordo com concepes normativas religiosamente justificadas e legitimadas. Diversas outras questes surgem, ento, a partir, e voltadas para, a questo principal. Realmente essa presena dos evanglicos na poltica modifica o carter secular do aparato jurdico-poltico? H, de fato, uma distino clara entre Igreja, Estado, religio, poltica, pblico e privado? Por outro lado, a ausncia dessas distines permite a

visualizao do problema? A religio pode atuar politicamente na democracia? Ns queremos, ou precisamos de, um Estado secular? Antes de respondermos sociedade, opinio pblica, ao governo, etc., se a presena dos evanglicos na poltica representa uma ameaa ao pluralismo religioso e ao Estado laico, se a presena dos evanglicos na poltica representa uma ameaa s liberdades individuais e uma possibilidade de um dia os valores deste segmento religioso virem a ser impostos ao conjunto da sociedade, devemos responder a ns mesmos, cientistas sociais, at que ponto esta presena dos evanglicos na poltica exige uma reviso conceitual, uma

19 discusso epistemolgica acerca de nossas prprias categorias de anlise, ou, ento, o reconhecimento de uma modificao, mesmo que mnima, ainda assim significativa, dentro da prpria sociedade brasileira. No mais, continuo concordando com Pierucci quando, ao refletir sobre a importncia da secularizao, afirma:

Aqueles, pois, dentre os crticos da teoria da secularizao que sinceramente gostariam de acreditar do fundo de seus coraes que o retorno do sagrado representa efetivamente um desmentido emprico da teoria da secularizao, ou ento uma reverso real de sua trajetria dada como irreversvel, fariam bem em prestar mais ateno ao sentido original do termo e atentar para o quo imprescindvel continua sendo, para o nosso bem viver em sociedades multiculturais e religiosamente plurais, a secularizao assim entendida: como secularizao do Estado, da lei, da normatividade jurdica geral. (Pierucci, 1998).

20 Bibliografia

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. BOHN, Simone. Evanglicos no Brasil. Perfil socioeconmico, afinidades ideolgicas e determinantes do comportamento eleitoral. Opinio Pblica, Campinas. Volume X, n 2, Outubro, 2004. BURITY, Joanildo. Religio, voto e instituies polticas: notas sobre os evanglicos nas eleies 2002. In: BURITY, Joanildo e MACHADO, Maria das Dores C. (organizadores). Os votos de Deus: evanglicos, poltica e eleies no Brasil. Recife: Fundao Joaquim Nabuco, ed. Massangana, pp.: 173-213. 2006. CAMPOS, Leonildo. Evanglicos nas eleies de 2002 os avanos da Igreja Universal do Reino de Deus. Cadernos Adenauer, Eleies e Partidos, ano IV, n 1. Rio de Janeiro:Fundao Konrad Adenauer, 2003. FRESTON, Paul. Protestantismo e democracia no Brasil. Lusotopie, p. 329-340. 1999. MAIA, Eduardo. Religio e poltica: o fenmeno evanglico. Dissertao de Mestrado, PPGSP/UFSC. Florianpolis, 2006. MARIANO, Ricardo. Efeitos da secularizao do Estado, do pluralismo e do mercado religioso sobre as igrejas pentecostais. Civitas: Revista de Cincias Sociais. Vol. 3, N 1, Porto Alegre, EDIPUCRS, 2003. ______. A reao dos evanglicos ao novo cdigo civil. Civitas: Revista de Cincias Sociais. Vol. 6, N 2, Porto Alegre, EDIPUCRS, 2006. MARTINS, P. Lnguas de fogo sobre o Congresso: Os pentecostais na Constituinte. Dissertao de Mestrado, Cincia Poltica e Relaes Internacionais, UnB, Braslia: 1994. MOUFFE, Chantal. Religio, democracia liberal e cidadania. In: BURITY, Joanildo e MACHADO, Maria das Dores C. (organizadores). Os votos de Deus: evanglicos, poltica e eleies no Brasil. Recife: Fundao Joaquim Nabuco, ed. Massangana, pp.: 15-27. 2006.

21 NOVAES, R. R. Crenas religiosas e convices polticas: fronteiras e passagens In: FRIDMAN, Luiz (org.). Poltica e cultura: sculo XXI. Rio de Janeiro. Relume Dumar: ALERJ, pp.: 63-97, 2002. ORO, Ari P. Religio e poltica nas eleies 2000 em Porto Alegre (RS). Debates do NER, ano 2 - n 3. Porto Alegre, UFRGS, 2001. ______. A poltica da igreja universal e seus reflexos nos campos religioso e poltico brasileiros. Revista Brasileira de Cincias. Sociais, Oct. 2003, vol.18, no.53, p.53-69. ______. Religies e eleies em Porto Alegre: um comparativo entre 2000 e 2004. Debates do NER, ano 5 - n 6. Porto Alegre, UFRGS, 2004. PEDDE, Valdir. A percepo dos fiis pentecostais quanto ao envolvimento de suas denominaes na atividade poltica. Debates do NER, ano 5 - n6. Porto Alegre, UFRGS, 2004. PIERUCCI, A e PRANDI, R. A realidade social das religies no Brasil: religio, sociedade e poltica. So Paulo, Hucitec, 1996. PIERUCCI, A. Secularizao em Max Weber: da contempornea serventia de voltarmos a acessar aquele velho sentido. Revista Brasileira de Cincias Sociais, Vol. 13, N 37. So Paulo: ANPOCS, 1998. SANTOS, Mrcio. Tribunos do povo, servos de deus. Dissertao de Mestrado, PPGAS/UFRGS. Porto Alegre, 2005. SCHLUCHTER, Wolfgang. The rise of western rationalism: Max Webers developmental history. Berkeley: California Press, 1985. SEMAN, P. A Igreja Universal do Reino de Deus: um ator e suas costuras da sociedade brasileira contempornea. Debates do NER, ano 2-n3. Porto Alegre, UFRGS, (2001). SIQUEIRA, Deis E. As novas religiosidades no Ocidente: Braslia, cidade mstica. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2003. WALZER, Michael. Da Tolerncia. So Paulo: Martins Fontes, 1999. WEBER, Max. As seitas protestantes e o esprito do capitalismo. In: Ensaios de Sociologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

22 ______.. A psicologia social das religies mundiais. In: Ensaios de Sociologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982. ______ As rejeies religiosas do mundo e suas direes. In: Ensaios de Sociologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982. ______. Sociologia da religio. In: Economia e Sociedade. Vol. 1. Braslia: Ed. Universidade de Braslia, 1991. ______. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Martin Claret, 2001.

You might also like