You are on page 1of 3

E.B. 2,3 Professor Artur Nunes Vidal - Fermentelos Ficha de aplicao de conhecimentos Nome: Turma: ... N ...

. Data: /.../... Apreciao: ... Encarregado de educao: Professora:

I
Relembrando a unidade que acabaste de estudar sobre textos de razes populares, realiza os exerccios seguintes:

1.

A lengalenga um: enigma, consistindo num jogo de palavras. texto ldico, normalmente rimado. poema com quatro versos.

2. O provrbio uma: frase sob a forma de mxima ou sentena. narrativa ldica, normalmente de extenso reduzida. adivinha com uma inteno moralizante. 3. A fbula uma: narrativa breve com um fundo histrico. narrativa breve escrita sempre em prosa. narrativa breve protagonizada por animais. 4. O conto popular uma: narrativa longa escrita sempre em prosa. narrativa ldica sem inteno moralizante. narrativa breve com carcter ldico e moralizante. 5. O autor do conto popular : annimo e, geralmente, no participante. annimo e, geralmente, participante. um escritor famoso, mas que prefere ficar no anonimato. 6. Quanto estrutura interna, o conto popular divide-se em: introduo, desenvolvimento e concluso. situao inicial, parte preparatria, n da intriga e desenlace. situao inicial, parte preparatria, desenvolvimento e desenlace. 7. Nos contos populares, o tempo e o espao so: inexistentes. indefinidos e indeterminados.
1

concretos e facilmente localizveis.

8. a) b) c) d) e) f)

Atenta nas frases seguintes e assinala as que so falsas. O aplogo sempre protagonizado por animais. A parbola transmite uma lio de vida. A lenda apresenta heris bem identificados. A lenda concilia a realidade com a fico como o conto popular. La Fontaine foi um escritor francs famoso pelas suas lengalengas. A lenda pretende sempre explicar um facto geogrfico. 8.1 Agora, corrige as frases que consideraste falsas.

II
9. Relembra, de seguida, os pontos gramaticais estudados, nomeadamente a pontuao e escolhe, de entre as hipteses, a resposta certa para cada sinal de pontuao. Era uma vez um pai ... que tinha sete filhos ... quando estava para morrer ... chamou-os todos sete e disse-lhes assim ... ... filhos ... j sei que no posso durar muito ... mas ... antes de morrer ... quero que cada um de vs me v buscar um vime seco e mo traga aqui ... eu tambm ... perguntou o mais pequeno que tinha s quatro anos ... o mais velho tinha vinte ... tu tambm ... respondeu o pai ao mais pequeno ... saram os sete filhos e ... da a pouco ...tornaram a voltar ... trazendo cada um seu vime seco ... 10.Atenta, agora, na relao fontica, grfica e semntica entre palavras e preenche a grelha seguinte:
VOCBULOS Comprido CLASSIFICAO ... JUSTIFICAO Som Grafia Significado Som Grafia Significado Som Grafia Significado Som Grafia

Obrigado

Hera

Homfonas

Homnimas

Por

...

Significado

FIM

You might also like