You are on page 1of 10

Hipertenso Arterial

Tenso e Hipertenso Arterial?


A circulao do sangue, que tem por destino chegar a todos os tecidos e clulas do organismo, implica que haja alguma presso sobre as paredes das artrias. Esta presso, que normal e at essencial para que o sangue atinja o seu destino, a chamada tenso arterial. Existem, no entanto, uma srie de factores de ordem gentica ou ambiental que podem fazer com que esta presso sobre as paredes das artrias aumente em excesso. Estamos, ento, perante um cenrio de hipertenso arterial.

Todas as situaes em que se verificam valores de tenso arterial aumentados. Para esta caracterizao, consideram-se valores de tenso arterial sistlica superiores ou iguais a 140 mm Hg (milmetros de mercrio) e/ou valores de tenso arterial diastlica superiores a 90 mm Hg.

Com frequncia, apenas um dos valores surge alterado: Hipertenso Arterial Sistlica - quando os valores da mxima esto alterados (mais frequente em idosos). Hipertenso Arterial Diastlica - quando apenas os valores da mnima se encontram elevados.

O que so a mxima e a mnima?


A presso arterial quantificada atravs de dois nmeros:

Mxima ou Presso Arterial Sistlica o primeiro nmero e o mais elevado, diz respeito presso que o sangue exerce nas paredes das artrias quando o corao est a bombear sangue.

Mnima ou Presso Arterial Diastlica o segundo nmero e indica-nos a presso que o sangue exerce nas artrias, quando o corao est relaxado.

Classificao da Presso Arterial?


Mxima Mnima At 120 At 80 Normal Pr-hipertenso Hipertenso arterial estdio 1 Hipertenso arterial estdio 2

120-139 80-89 140-159 90-99 >160 >100

Como surge a HTA?


Em estado saudvel, o sangue flu com facilidade pelo interior das artrias, no encontrando qualquer obstculo ao longo do trajecto que percorre at s clulas. No entanto, se nas artrias, o sangue se encontra sobre presso, o corao tem de esforar-se mais para fazer circular o sangue. Nestes casos, o esforo pode levar a que a massa muscular do corao aumente, fazendo com que o volume do corao se torne maior a chamada hipertrofia. Numa primeira fase, o aumento muscular cardaco no representa qualquer problema. Contudo, com o passar do tempo, esta hipertrofia pode levar a insuficincia cardaca, angina de peito, arritmia ou acidente vascular cerebral.

Quais as causas da HTA?


Na maior parte dos casos (90 por cento), no h uma causa conhecida para a hipertenso arterial, embora em algumas situaes seja possvel encontrar uma doena associada que a verdadeira causa da hipertenso arterial. Por exemplo: a apneia do sono, a doena renal crnica, o hiperaldosteronismo primrio, a hipertenso renovascular, a sndroma de Cushing ou teraputica esteride, a feocromocitoma, a coarctao da aorta ou a doena tiroideia e paratiroideia. A hereditariedade e a idade so dois factores a ter tambm em ateno. Em geral, quanto mais idosa for a pessoa, maior a probabilidade de desenvolver hipertenso arterial. Cerca de dois teros das pessoas com idade superior a 65 anos so hipertensas, sendo este o grupo em que a hipertenso sistlica isolada mais frequente. Regulao da presso arterial: o sistema renina-angiotensina-aldosterona Quando a presso arterial diminui (1) liberta-se renina (um enzima renal). A renina (2), por seu lado, activa a angiotensina (3), uma hormona que contrai as paredes musculares das artrias pequenas (arterolas) e, como consequncia, aumenta a presso arterial. A angiotensina tambm estimula a secreo da hormona aldosterona da glndula supra-renal (4), provoca a reteno de sal (sdio) nos rins e a eliminao de potssio. Como o sdio retm gua, expande-se o volume de sangue e aumenta a presso arterial.

Quais os factores de risco da HTA?


Obesidade; Consumo exagerado de sal e de lcool;


3

Sedentarismo; M alimentao; Tabagismo; Stress - tende a fazer com que a presso arterial aumente temporariamente, mas, de um modo geral, regressa normalidade uma vez que ele tenha desaparecido. Isto explica a hipertenso da bata branca, na qual o stress causado por uma ida ao consultrio do mdico faz com que a presso arterial suba o suficiente para que se faa o diagnstico da hipertenso em algum que, noutros momentos, teria uma presso arterial normal. Julga-se que, nas pessoas com esta tendncia, estes breves aumentos da presso causam leses que, finalmente, provocam uma hipertenso arterial permanente, inclusive quando o stress desaparece.

Sintomas da HTA?
Regra geral, nos primeiros anos, a hipertenso arterial no provoca quaisquer sintomas, excepo de valores tensionais elevados, os quais se detectam atravs da medio da presso arterial. Em alguns casos, a hipertenso arterial pode, contudo, manifestar-se atravs de sinais como: - cefaleias - tonturas - mal-estar vago e difuso - hemorragias nasais - vertigem - ruborizao facial - cansao No caso de uma hipertenso arterial grave ou de longa durao que no receba tratamento, os sintomas como cefaleias, fadiga, nuseas, vmitos, dispneia, desassossego e viso esfumada verificam-se devido a leses no crebro, nos olhos, no corao e nos rins.
4

s vezes, as pessoas com hipertenso arterial grave desenvolvem sonolncia e inclusive coma por edema cerebral (acumulao anormal de lquido no crebro). Este quadro, chamado encefalopatia hipertensiva, requer um tratamento urgente.

Como se faz o diagnstico?


O diagnstico feito atravs da medio da presso arterial e pela verificao de que os seus nveis esto acima do limite normal. Contudo, um valor elevado isolado no sinnimo de doena. S considerado hipertenso um indivduo que tenha valores elevados em, pelo menos, trs avaliaes seriadas. Compete ao mdico fazer o diagnstico da doena, uma vez que a presso arterial num adulto pode variar devido a factores como o esforo fsico ou o stress, sem que tal signifique que o indivduo sofre de hipertenso arterial. Como medir:

Escolha um local tranquilo, com uma temperatura amena. Repouse 15 minutos antes da mediao. Evite substncias estimulantes, como caf, lcool ou tabaco, at 30 minutos antes.

Evite roupas apertadas. Apoie o brao, onde ser feita a medio, altura do corao. A medio no brao mas fivel do que no pulso Faa 2 ou 3 medies e calcule a mdia Anote o dia, hora e valor obtido

Quando se tiver estabelecido o diagnstico de hipertenso arterial, habitualmente avaliam-se os seus efeitos sobre os rgos principais, sobretudo os vasos sanguneos, o corao, o crebro e os rins. A retina (a membrana sensvel luz que reveste a superfcie interna da parte posterior do olho) o nico lugar onde se podem observar
5

directamente os efeitos da hipertenso arterial sobre as arterolas. Julga-se que as alteraes na retina so semelhantes s dos vasos sanguneos de qualquer outra parte do organismo, como os rins. Para examinar a retina, utiliza-se um oftalmoscpio (um instrumento que permite visualizar o interior do olho). O grau de deteriorao da retina (retinopatia) permite classificar a gravidade da hipertenso arterial.

Prognstico?
Quando a presso arterial elevada no tratada, aumenta o risco de se desenvolver uma doena cardaca (como a insuficincia cardaca ou um enfarte de miocrdio), uma insuficincia renal e um AVC (acidente vascular cerebral) numa idade jovem. A hipertenso arterial o factor de risco mais importante de AVC e tambm um dos trs factores principais de risco de enfarte do miocrdio, juntamente com o hbito de fumar e os valores de colesterol elevados. Os tratamentos que fazem descer a presso arterial elevada diminuem o risco de AVC e de insuficincia cardaca. Tambm diminui o risco de enfarte, embora no de forma to clara. Menos de 5 % dos doentes com hipertenso maligna sem tratamento sobrevivem mais de um ano.

Principais rgos-alvo da hipertenso arterial Os principais rgos-alvo so o crebro, o corao, as grandes artrias e os rins. O exame adequado da retina atravs de um oftalmoscpio permite observar alteraes secundrias hipertenso.

Consequncias da HTA?
1. Hipertrofia do corao (aumento do volume): - Diminuio do fluxo sanguneo ao corao - Angina de peito e Insuficincia coronria - O corao tem dificuldade em bombear sangue a todos os tecidos do organismo - O corao torna-se mais frgil, surgindo arritmias e insuficincia cardaca

2. Deteriorao das paredes das artrias: - Aumenta o risco de aterosclerose e trombose (formao de cogulos) - Nos casos mais graves, podem dar-se aneurismas e hemorragias cerebrais, devido ao enfraquecimento das paredes das artrias

Tratamento?
1. medida: Tratamento sem frmacos Est provado que mudar alguns hbitos de vida muitas vezes suficiente para baixar os nveis da presso arterial. Isso passa por:

Restringir o sal - reduzir o consumo de sdio para menos de 2,3 g ou de

cloreto de sdio para menos de 6 g por dia (mantendo um consumo adequado de clcio, de magnsio e de potssio)

Comer frutas, legumes e saladas Praticar mais exerccio fsico - O exerccio escolhido deve compreender

movimentos cclicos (marcha, corrida, natao ou dana so boas escolhas). Mas os hipertensos devem evitar actividades que aumentem a presso arterial durante o esforo, como levantar pesos, por exemplo.

Evitar lcool - reduzir o consumo dirio de lcool para menos de 750 ml

de cerveja, 250 ml de vinho ou 65 ml de whisky

Reduzir o stress

Perder peso (em caso de excesso) - atingir ndice de massa corporal < 25

Kg/m2

2. medida: Tratamento com frmacos Quando o tratamento sem frmacos no suficiente, deve ento recorrer-se aos frmacos. Diurticos tiazdicos - so, com frequncia, o primeiro frmaco que se administra para tratar a hipertenso. Os diurticos ajudam os rins a eliminar sal e gua e diminuem o volume de lquidos em todo o organismo, reduzindo desse modo a presso arterial. Os diurticos tambm dilatam os vasos sanguneos. Devido ao facto de provocarem uma perda de potssio pela urina, s vezes devem ser administrados conjuntamente suplementos de potssio ou frmacos que retenham potssio. Estes frmacos so particularmente teis em pessoas de etnia negra, de idade avanada, em obesos e em pessoas que sofram de insuficincia cardaca ou renal crnica. Bloqueadores adrenrgicos (incluem os bloqueadores alfa, os betabloqueadores e o bloqueador alfa-beta labetalol) - bloqueiam os efeitos do sistema nervoso simptico, o sistema que responde rapidamente ao stress aumentando a presso arterial. Os bloqueadores adrenrgicos mais utilizados, os betabloqueadores, so especialmente teis nos indivduos de etnia branca, nas pessoas jovens e nas que sofreram um enfarte de miocrdio ou que tm ritmos cardacos acelerados, angina de peito ou enxaqueca. Inibidores do enzima conversor da angiotensina - diminuem a presso arterial dilatando as artrias. So particularmente teis nos indivduos brancos, nas pessoas jovens e nas que sofrem de insuficincia cardaca, nas que apresentam protenas na urina devido a uma doena renal crnica ou a uma doena renal pela diabetes e nos jovens que manifestam impotncia como resultado de um efeito secundrio produzido pela ingesto de outro frmaco.

Bloqueadores da angiotensina II - diminuem a presso arterial atravs de um mecanismo semelhante (mas mais directo) ao dos inibidores do enzima conversor da angiotensina. Devido ao modo como actuam, os bloqueadores da angiotensina II parecem causar menos efeitos secundrios. Antagonistas do clcio - provocam a dilatao dos vasos sanguneos por um mecanismo completamente diferente. So particularmente teis nas pessoas de etnia negra, de idade avanada e nas que sofrem de angina de peito (dor no peito), de certos tipos de arritmias ou de enxaqueca. Relatrios recentes sugerem que a administrao de antagonistas do clcio de aco curta aumenta o risco de morte por enfarte, mas no h estudos que sugiram esse efeito para os antagonistas do clcio de aco prolongada. vasodilatadores directos - dilatam os vasos sanguneos atravs de outro mecanismo. Um frmaco deste tipo quase nunca se utiliza isolado; costuma utilizar-se como um segundo frmaco quando o outro sozinho no diminui suficientemente a presso arterial.

As urgncias hipertensivas, como, por exemplo, a hipertenso maligna, requerem uma diminuio rpida da presso arterial. Existem diversos frmacos que diminuem a presso arterial com rapidez; a maioria administra-se por via endovenosa. Estes frmacos compreendem o diazxido, o nitroprussiato, a nitroglicerina e o labetalol. A nifedipina, um antagonista do clcio, de aco muito rpida e administra-se por via oral; no entanto, pode causar hipertenso, de modo que necessrio controlar rigorosamente os seus efeitos.

Como prevenir a HTA?


A adopo de um estilo de vida saudvel constitui a melhor forma de prevenir a ocorrncia de hipertenso arterial.
9

Entre os hbitos de vida saudvel sublinha-se a importncia de:


Reduo da ingesto de sal na alimentao; Preferncia por uma dieta rica em frutos, vegetais e com baixo teor de

gorduras saturadas;

Prtica regular de exerccio fsico; Consumo moderado do lcool (um mximo de 30 ml etanol/dia nos

homens e 15 ml/dia para as mulheres);


Cessao do hbito de fumar; No caso dos indivduos obesos aconselhvel uma reduo de peso.

A ausncia de quaisquer sintomas durante a fase inicial da doena faz da medio regular da tenso arterial um hbito a seguir. Todos os adultos, em particular os obesos, os diabticos e os fumadores ou com histria de doena cardiovascular na famlia, devem medir a sua presso arterial pelo menos uma vez por ano.

10

You might also like