You are on page 1of 45

Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas

Rede de Computadores

Planejamento e Cabeamento de Redes

Introduo e Objetivo

Introduo
Antes de utilizar um telefone IP, de acessar uma mensagem instantnea ou realizar qualquer outra interao em uma rede de dados, precisamos conectar dispositivos finais e intermedirios via cabo ou atravs de conexes sem fio para obtermos uma rede funcional. esta rede que ir suportar a nossa comunicao nas relaes humanas. Consideramos os servios que uma rede de dados pode fornecer sociedade, examinamos as caractersticas do modelo OSI e as operaes dos protocolos TCP/IP, e tambm vimos em detalhes a Ethernet, uma tecnologia LAN universal. A prxima etapa aprender como reunir estes elementos em uma rede funcional.

Escolhendo o Dispositivo LAN Apropriado


A escolha de qual roteador usar determinada pelas interfaces Ethernet que correspondem tecnologia dos switches no centro da LAN. importante observar que os roteadores oferecem muitos servios e recursos para a LAN. Cada LAN ter um roteador como gateway, conectando-a para outras redes. Dentro da LAN, haver um ou mais hubs ou switches para conectar os dispositivos finais LAN.

Dispositivos de Rede
Os roteadores so dispositivos primrios usados para interconectar redes. Cada porta de um roteador conectase com uma rede diferente e roteia pacotes entre as redes. Os roteadores possuem a capacidade de separar domnios de broadcast e domnios de coliso. Os roteadores tambm so usados para interconectar redes que utilizam tecnologias diferentes. Eles podem ter interfaces tanto do tipo LAN quanto do tipo WAN.

As interfaces LAN do roteador permitem que os roteadores se conectem com o meio fsico da rede local. Geralmente, isso acontece utilizando cabeamento UTP, mas podem ser adicionados mdulos para uso de fibra tica. Dependendo da srie ou do modelo do roteador, podem existir mltiplos tipos de interface para conexo de cabeamento LAN e WAN.

Escolhendo o Dispositivo LAN Apropriado Para criar uma LAN, precisamos selecionar os dispositivos apropriados para conectar o dispositivo final rede. Os dois dispositivos utilizados mais comuns so os hubs e os switches.

HUB

SWITCH

HUB
Um hub recebe um sinal, regenera este sinal e o envia para todas as portas. O uso de hubs cria um barramento lgico. Isso significa que a LAN utiliza meio fsico de multiacesso. As portas usam uma abordagem de largura de banda compartilhada e frequentemente reduzem o desempenho da LAN em razo de colises e recuperaes. Embora seja possvel interconectar mltiplos hubs, eles permanecem em um domnio de coliso simples ou nico.

Os hubs so menos caros que os switches. Tipicamente, um hub escolhido como dispositivo intermedirio dentro de uma LAN muito pequena, em uma LAN que requer uma baixa taxa de transferncia ou quando a verba limitada.

Switch
Um switch recebe um quadro e regenera cada bit do quadro para a porta de destino apropriada. Este dispositivo utilizado para segmentar uma rede em mltiplos domnios de coliso. Diferente do hub, o switch reduz as colises na LAN. Cada porta do switch cria um domnio de coliso separado. Isso cria uma topologia lgica ponto-a-ponto para os dispositivos em cada porta.

Em geral, so escolhidos switches para conectar dispositivos a uma LAN. Embora o switch seja mais caro que o hub, seu desempenho e confiabilidade superiores compensam o seu custo.

Fatores da Seleo de Dispositivos


Para cumprir os requisitos dos usurios, uma LAN precisa ser planejada e projetada. O planejamento assegura que todos os requisitos, fatores de custo e opes de utilizao recebam a devida considerao.

Ao selecionar um dispositivo para uma LAN especfica, existem alguns fatores que devem ser considerados. Estes fatores incluem os seguintes elementos, sem limitar-se aos mesmos:

Custo
O custo de um switch determinado por sua capacidade e recursos. A capacidade do switch inclui o nmero e os tipos de portas disponveis e a velocidade de comutao. Outros fatores que causam impacto no custo so as capacidades de gerenciamento de rede, as tecnologias de segurana incorporadas e as tecnologias avanadas opcionais de comutao.

INTERCONEXES DE DISPOSITIVOS

LAN e WAN Fazendo Conexes

Ao planejar a instalao de um cabeamento LAN, existem quatro reas fsicas a serem consideradas. rea de Trabalho Sala de telecomunicaes, tambm conhecida como instalao de distribuio Cabeamento backbone, tambm conhecido como cabeamento vertical Cabeamento de distribuio, tambm conhecido como cabeamento horizontal

Comprimento Total do Cabo


Nas instalaes UTP, o padro ANSI/TIA/EIA568-B especifica que o comprimento combinado total do cabo que cobre as quatro reas mencionadas, limitado a uma distncia mxima de 100 metros por canal. Este padro especifica que pode haver at 5 metros de patch cable na conexo dos patch panels. Pode haver at 5 metros de cabo do ponto final do cabo na parede at o telefone ou computador.

reas de Trabalho
As reas de trabalho so os locais dedicados aos dispositivos finais utilizados por usurios individuais. Cada rea de trabalho possui um mnimo de duas tomadas que podem ser usadas para conectar um dispositivo individual rede.

patch cables

Sala de Telecomunicaes
A sala de telecomunicaes onde so feitas as conexes com os dispositivos intermedirios. Estas salas contm os dispositivos intermedirios - hubs, switches, roteadores e unidades de servio de dados - que interligam a rede. Estes dispositivos fornecem as transies entre o cabeamento de backbone e o cabeamento horizontal.

Cabeamento horizontal
O cabeamento horizontal refere-se aos cabos que conectam as salas de telecomunicaes com as reas de trabalho. O comprimento mximo de um cabo desde o ponto final na sala de telecomunicaes at a sua extremidade na tomada localizada na rea de trabalho no deve exceder 90 metros. Esta distncia mxima de 90 metros do cabeamento horizontal chamada de link permanente porque est instalada na estrutura da construo.

Cabeamento de Backbone
O cabeamento de backbone refere-se ao cabeamento usado para conectar as salas de telecomunicaes s salas de equipamentos, onde geralmente se localizam os servidores. O cabeamento de backbone ou vertical usado para trfego agregado, como o trfego que flui pela Internet e acessa recursos corporativos em um local remoto.

Backbone
O backbone: (backbone traduzindo para portugus, espinha dorsal, embora no contexto de redes, backbone signifique rede de transporte) designa o esquema de ligaes centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho.

Patch-Panel
patch panel, ou painel de conexo. Ele um intermedirio entre as tomadas de parede e outros pontos de conexo e os switches da rede. Os cabos vindos dos pontos individuais so numerados e instalados em portas correspondentes do patch panel e as portas utilizadas so ento ligadas aos switches:

Alm de melhorarem a organizao dos cabos, os patch panels permitem que voc utilize um nmero muito maior de pontos de rede do que portas nos switches. A idia que voc cabearia todo o escritrio, ou todo o andar do prdio, deixando todas as tomadas ligadas ao patch-panel.

Tipos de Meio Fsico


A escolha dos cabos necessrios para realizar boas conexes LAN e WAN requer a considerao dos diferentes tipos de meio fsico. Como vocs devem recordar, existem muitas diferentes implementaes de camada fsica que suportam mltiplos tipos de cabeamento: UTP (Categorias 5, 5e, 6 e 7) Fibra ptica sem fio

Facilidade de Instalao
A facilidade de instalao do cabo varia de acordo com os tipos de cabo e a arquitetura do edifcio. O acesso aos andares ou telhados, o tamanho fsico e propriedades do cabo, influenciam na facilidade com que um cabo pode ser instalado em diversos edifcios. Geralmente, os cabos so instalados nos eletrodutos dos edifcios.

O cabo UTP relativamente leve e flexvel e possui um dimetro pequeno, o que permite que ele caiba em espaos pequenos. Os conectores e tomadas RJ-45 so relativamente fceis de instalar e so um padro para todos os dispositivos Ethernet.

Muitos cabos de fibra ptica contm uma fibra de vidro fina. Isso cria problemas para o raio de envergadura do cabo. As dobras e curvas fechadas podem quebrar a fibra.

Fazendo Conexes LAN


As conexes de cabeamento UTP so especificadas pela Electronics Industry Alliance/Telecommunications Industry Association (EIA/TIA). O conector RJ-45 o componente macho que crimpado na extremidade do cabo. Quando vistos de frente, os pinos so numerados de 8 a 1. Quando vistos por cima, de frente para a abertura, os pinos so numerados de 1 a 8, da esquerda para a direita. importante lembrar-se desta orientao ao identificar um cabo.

Tipos de Interfaces

Em uma Ethernet LAN, os dispositivos utilizam um dos dois tipos de interfaces UTP - MDI ou MDIX.

MDI
A MDI (media-dependent interface) usa a pinagem normal da Ethernet. Os pinos 1 e 2 so usados para transmisso e os pinos 3 e 6 so usados para recepo. Os dispositivos como computadores, servidores ou roteadores possuem conexes MDI.

MDIX
Os dispositivos que oferecem conectividade LAN - geralmente hubs ou switches - normalmente utilizam conexes MDIX (media-dependent interface, crossover). Os MDIX trocam os pares de transmisso internamente. Esta troca permite que os dispositivos finais sejam conectados ao hub ou ao switch com o uso de um cabo direto.

Normalmente, ao conectar diferentes tipos de dispositivos, utilizamos um cabo direto. E ao conectar o mesmo tipo de dispositivo, utilizamos um cabo crossover (cruzado).

Cabos UTP direto


Um cabo direto possui conectores em cada extremidade que possuem terminaes idnticas, de acordo com os padres T568A ou T568B.

A identificao do padro do cabo utilizado permite que voc determine se possui o cabo certo para o trabalho. O mais importante uma prtica comum de usar a mesma configurao de cores em toda a LAN para padronizao da documentao.
Use cabos direto para as seguintes conexes: Switch a uma porta Ethernet do roteador Computador a switch Computador a hub

Cabos UTP crossover (cruzado)


Para que dois dispositivos se comuniquem atravs de um cabo que esteja diretamente conectado entre eles, o terminal de transmisso de um dispositivo precisa estar conectado ao terminal de recepo do outro dispositivo.

O cabo precisa possuir uma terminao de modo que o pino de transmisso, Tx, captando o sinal do dispositivo A em uma extremidade, esteja conectado com o pino de recepo, Rx, no dispositivo B. Do mesmo modo, o pino Tx do dispositivo B deve estar conectado ao pino Rx do dispositivo A. Se o pino Tx de um dispositivo estiver numerado como 1 e o pino Rx estiver numerado como 2, o cabo conectar o pino 1 em uma extremidade com o pino 2 na outra. Estas conexes cruzadas entre pinos conferem a este tipo de cabo o seu nome, crossover (cruzado).

Para conseguir realizar este tipo de conexo com um cabo UTP, uma das extremidades precisa possuir uma terminao EIA/TIA T568A e a outra extremidade T568B. Para resumir, os cabos crossover (cruzado) conectam diretamente os seguintes dispositivos a uma LAN: Switch a switch Switch a hub Hub a hub Roteador a roteador, utilizando portas Ethernet Computador a computador Computador a porta Ethernet de um roteador

Seleo de MDI/MDIX

You might also like