You are on page 1of 2

2.1. Explicite, a partir do exemplo do texto, em que se baseia a ideia da relao de causa e efeito, segundo Hume.

Cenrio de resposta A resposta integra os seguintes aspetos, ou outros considerados relevantes e adequados: afirmao de que a relao de causalidade em Hume se baseia unicamente na expectativa e no hbito ou costume, como inferncia a partir da experincia; caracterizao da relao de causa e efeito segundo Hume como ligao entre fenmenos que se sucedem temporalmente, de forma regular e constante, e no como conexo necessria; aplicao da ideia de relao causa e efeito ao exemplo, explicando que a relao entre a madeira seca (considerada causa) e o atear das chamas na lareira (considerado efeito) no pode ser logicamente deduzida (no necessria), mas procede unicamente da experincia anterior repetida, que gera a expectativa.

2.2. Compare as posies de Hume e de Descartes relativamente origem do conhecimento humano. Na sua resposta deve integrar, pela ordem que entender, os seguintes conceitos: razo; sentidos; ideias.
Identificao da teoria racionalista em Descartes e da teoria empirista em Hume como respostas ao problema filosfico da origem do conhecimento. Formulao da tese racionalista da afirmao da razo como origem e critrio de todo o conhecimento verdadeiro e da tese empirista da afirmao dos sentidos como origem e critrio do conhecimento acerca da realidade. Explicao da teoria racionalista de Descartes, segundo a qual existe m ideias inatas, com origem na razo, constituindo os princpios de todo o conhecimento; explicao da teoria empirista de Hume, que rejeita o inatismo e considera que no possvel extrair da razo um conhecimento fundado, defendendo que o conhecimento d a realidade s possvel a partir de uma base emprica as impresses sensveis. Caracterizao da evidncia racional das ideias, na teoria racionalista de Descartes, como garantia da certeza do conhecimento; caracterizao, na teoria empirista de Hume, da experincia impresses sensveis como garantia da adequao entre as ideias e a realidade, de modo que qualquer ideia simples ou complexa tem de poder ser reconduzida a uma impresso sensvel, experincia. Caracterizao do papel da razo e dos sentidos no conhecimento da realidade, de acordo com a filosofia cartesiana: as operaes da razo intuio e deduo so a base do mtodo racional atravs do qual se pode alcanar e progredir no conhecimento da realidade; as ideias com orige m nos dados dos sentidos (ideias adventcias) so incertas e confusas, no podendo a experincia servir de ponto de partida para o conhecimento. Caracterizao do papel da razo e dos sentidos no conhecimento da

realidade, de acordo com a filosofia de Hume , segundo a qual a razo sem os sentidos no pode ajuizar ou fazer inferncias sobre a realidade.

You might also like