You are on page 1of 52

SUPER-HERIS SUPERSAUDVEIS

ideias para uma vida saudvel

UM CORPO A CRESCER

UM CORPO A CRESCER UM CORPO A CRESCER

um corpo a crescer
professores

> > Pblico-alvo:


Alunos do 1 Ciclo do Ensino Bsico.

> > Objectivos gerais:


Desenvolver Desenvolver Desenvolver Desenvolver Desenvolver a a a a a capacidade de autoconhecimento. auto-estima. capacidade de valorizar as diferenas. capacidade de prevenir riscos. autonomia.

> > Objectivos especficos:


Identificar as formas do seu corpo e apreciar a sua diversidade/singularidade. Reconhecer a sua identidade na forma de um corpo: o seu. Participar no seu crescimento. Alterar e melhorar hbitos alimentares e prticas de exerccio fsico.

> > Objectivos operacionais:


Identificar o corpo. Fazer refeies regulares e equilibradas. No fazer refeies rpidas e apressadas. Interpretar a pirmide dos alimentos: o que comer mais, o que comer menos, o que comer moderadamente, o que evitar. Aprender a fazer uma ementa diria correcta. Interiorizar que para ser saudvel indispensvel boa alimentao e exerccio fsico.

um corpo a crescer
> A relao da criana com os alimentos e com o seu corpo comea muito cedo, e um processo que deve ser acompanhado e orientado, de modo a que os novos alimentos sejam bem aceites e de modo a que a criana se sinta bem com o seu corpo. Todo este percurso deve obedecer a uma anlise cuidada das caractersticas da criana e das suas necessidades bsicas no que diz respeito sua alimentao e ao seu equilbrio. > O acompanhamento da criana pressupe disponibilidade de pais, ou outras pessoas, mdicos, enfermeiros que acompanhem/tomem conta da criana. > Independentemente das opes individuais relativamente a tipos de alimentao, h conselhos elementares que tm de ser tidos em conta numa alimentao saudvel e que dizem respeito a: 1. HIGIENE NA PREPARAO DE ALIMENTOS. 2. DIVERSIFICAO ALIMENTAR. Deve comear assim que o pediatra a recomende e deve ser mantida ao longo da vida. 3. FRESCURA DOS ALIMENTOS. Comprar alimentos frescos, evitar alimentos transformados. 4. COMPOSIO DOS ALIMENTOS. Preferir alimentos com pouca gordura, pouco acar e pouco sal. 5. COMPOSIO DE UMA ALIMENTAO SAUDVEL. Conhecer os alimentos que devem estar presentes numa alimentao saudvel e conhecer os alimentos que no so saudveis. 6. REGULAO DA ALIMENTAO. As refeies devem ser regulares e equilibradas. Para alm destes cuidados essenciais tambm importante compor as refeies de cada dia de forma harmoniosa e apetitosa, de modo a favorecer o gosto da criana pela alimentao. O tempo das refeies deve ser organizado com calma e disponibilidade: Tendo em ateno que a CRIANA INTERIORIZA DESDE CEDO COMPORTAMENTOS mais ou menos equilibrados no que diz respeito sua alimentao; Sabendo que a RELAO COM O CORPO SE COMEA A DEFINIR DESDE A INFNCIA; Sabendo que a APRENDIZAGEM DA CRIANA SE FAZ POR IMITAO dos modelos dos adultos que convivem com ela. > A educao para a sade feita todos os dias desde que a criana nasce, devendo ser favorecida uma boa relao com os alimentos e uma boa imagem do seu corpo. As perturbaes dos comportamentos alimentares - comer demais ou comer de menos podem estar relacionados com eventuais predisposies genticas. Mas reflectem habitualmente problemas de auto-estima e dificuldades de relao com os outros.
2 professores

um corpo a crescer
professores

OBESIDADE, UM PROBLEMA A RESOLVER


> Os diversos desequilbrios comportamentais e alimentares da sociedade actual tm conduzido a uma percentagem crescente (e mesmo assustadora) de crianas com problemas de obesidade. A alimentao hipercalrica, rica em gorduras e acar, pobre em frutos e vegetais. O estilo de vida levou a que as refeies tradicionais fossem substitudas por snacks (refeies ligeiras e apressadas que tm sempre muitas calorias e pouco interesse nutricional ) e ao abandono da actividade fsica, sendo os tempos livres passados frente do cran de televiso, da consola de jogos ou do computador. Para alm da ateno especial que tem de ser dada s crianas que comem demais (comer muito pode ser um sinal de alarme e para a necessidade um apoio psicolgico especfico), necessrio prevenir a obesidade com a alterao dos estilos de vida que conduzem a esta situao. Regras bsicas: 1. AVALIAR A ALIMENTAO de acordo com o modelo proposto na pirmide dos alimentos.
Consumir mais fruta, legumes, leguminosas, po, arroz e massa. Consumir menos carne vermelha e gorduras. Evitar o consumo dos alimentos que no aparecem na pirmide (acar e todas as goluseimas)

2. FAZER REFEIES A HORAS CERTAS. INCLUIR ALIMENTOS VARIADOS. Ensinar a gostar de todos eles e a apreciar os sabores naturais dos alimentos (no acrescentar acar fruta, natas aos morangos, maionese aos legumes ou carne). 3. AUMENTAR O TEMPO DE EXERCCIO FSICO. Andar, correr, saltar corda e brincar ao ar livre. 4. CONTROLAR AS HORAS FRENTE DA TELEVISO, na consola de jogos e na internet, e combinar com as crianas uma reduo desse tempo, que passar pela seleco do que v na televiso, pela delimitao do tempo na consola ou na internet e pela combinao das actividades que se podem realizar para alm dessas. 5. RESPEITAR AS HORAS DE SONO de que a criana precisa para o seu bom desenvolvimento.

um corpo a crescer
professores

NA ESCOLA
> A Organizao Mundial de Sade j considera a obesidade uma doena com caractersticas epidmicas e a escola no pode ficar alheia procura de solues para um problema com esta dimenso, que tem graves consequncias na sade das nossas crianas. Sabendo-se que na origem desta situao est a alimentao desiquilibrada e a vida sedentria, na procura de novos estilos de vida que se devem encontram as solues. As crianas devem conhecer as regras de uma boa alimentao e aprender a gostar de todos os alimentos saudveis. Pode ser til negociar na escola a incluso na alimentao dos alimentos que se devem evitar: uma vez por semana, um refrigerante, uma vez por quinze dias, uma pizza ou batatas fritas, uma vez por ms, uma refeio de fast food . O problema do sedentarismo e da falta de exerccio fsico deve ser discutido com as crianas que devem ser estimuladas a fazer uma vida activa. importante que aprendam a ser espectadores activos e crticos de televiso, de jogos e de internet sabendo utilizar estes meios com conta, peso e medida. Tambm neste domnio podem ser negociadas as horas passadas em frente ao cran e as alternativas de ocupao para o tempo que fica disponvel. > Este projecto de mudana deve envolver as famlias, que tm de ser motivadas a colaborar. Os pais e avs so essenciais na transmisso de uma correcta educao para a sade aos seus filhos e netos e podero contribuir de forma muito positiva e activa para que haja uma alterao dos estilos de vida das suas crianas, favorecendo um crescimento mais saudvel e mais feliz. Em anexo est um texto que poder ser distribudo s famlias e em que so dados conselhos muito simples que podero ajudar a orientar a mudana. Estas sugestes podero ser acompanhados de uma carta onde se explique a importncia de uma alimentao saudvel e da prtica de exerccio fsico e se apele ao seu envolvimento e ao papel essencial que as famlias desempenham no crescimento e desenvolvimento das crianas. Deve-se ter presente que a preparao dos alimentos e a refeio so momentos privilegiados de transmisso de atitudes e comportamentos: ensinar a partilhar tarefas e alimentos, esperar a sua vez para se servir, aprender a utilizar os talheres e a comer bem, aprender a portar-se bem mesa... Deve-se reforar sempre a ideia de que os adultos que educam so modelos que as crianas vo imitar! E de que os avs so essenciais na transmisso da nossa tradio alimentar.

Para Pais e Avs


professores

REGRAS SIMPLES PARA VIVER COM SADE


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Fazer, pelo menos, quatro refeies por dia. Tomar sempre o pequeno-almoo. Comear as refeies principais por legumes (sopa). Terminar a refeio com uma pea de fruta. Beber gua. Comer devagar, mastigar bem. Evitar as gorduras.

EVITAR AS GORDURAS Escolher alimentos pouco gordos cozinhar com pouca gordura (preferir o azeite) Limitar o consumo de charcutaria, de bolos, de fritos, e de aperitivos Limitar o consumo de queijos Evitar natas e maionese Evitar os pratos com molhos

8. 9. 10. 11. 12. 13.

Limitar as bebidas aucaradas (refrigerantes). Evitar petiscar. No comer em frente televiso ou ao computador. No considerar a alimentao uma recompensa nem um castigo. Escolher datas festivas para comer o que no se deve diariamente? Fazer as compras com uma lista e no se deixar tentar...

NO TER EM CASA: Doces, goluseimas, snacks, bolachas, batatas fritas, aperitivos.

Para Pais e Avs


professores

COMBATER O SEDENTARISMO E A FALTA DE EXERCCIO


1. Limitar o tempo frente da televiso e do computador. 2. Andar muito, fazer passeios em famlia. Andar, pelo menos, trinta minutos seguidos todos os dias. 3. Andar de skate, de patins, de trotinete, de bicicleta, nadar. 4. Praticar um desporto com regularidade. 5. Brincar ao ar livre. Organizar-se com os vizinhos para obter espaos comuns (interiores ou exteriores) que permitam as brincadeiras em grupo.

UM CORPO A CRESCER

UM CORPO A CRESCER UM CORPO A CRESCER

somos todos diferentes


alunos

Escolhe qual destes meninos ou meninas mais como tu


Os meninos so todos diferentes uns dos outros, uns mais magrinhos, outros mais gordinhos.

Ns escolhemos uma menina e um menino


1

supersaudveis
professores alunos

Convidamos-te a aprender connosco a ser supersaudvel!

supersaudveis
alunos

As meninas e os meninos so todos diferentes


Faz tu tambm o teu retrato.

Nome

Data

uma boa alimentao


alunos

Fazes uma boa alimentao?


O que achas que deves comer? E o que deves evitar?
Alimentos que devo comer mais Alimentos que devo evitar

uma boa alimentao


Para saberes basta olhar para a pirmide dos alimentos
alunos

E o que que deves:


.comer menos? .comer moderadamente? .comer mais?

uma boa alimentao


alunos

Preenche a grelha
Alimentos que devo comer menos Alimentos que devo comer moderadamente Alimentos que devo comer mais

Lembra-te do que comes e que no vem na pirmide.

Descobre porqu.
6

uma boa alimentao


alunos

Faz um crculo em volta dos alimentos que tomas ao pequeno-almoo.

Achas que fazes um bom pequeno-almoo?

uma boa alimentao


alunos

Faz uma ementa para um dia e indica as horas

Pequeno-almoo das

horas

Meio da manh das

horas

Almoo das

horas

Lanche das

horas

Jantar das

horas

vamos conversar
alunos

Conversa com os teus amigos(as) e com o(a) professor(a).


Quando que se deve comer? E no comer? O que uma refeio? O que ser magro? E gordo? O que ser saudvel?

indo eu a crescer
alunos

Olha, ns em bebs. ramos to pequeninos...

Mas crescemos e somos grandes e fortes!

10

indo eu a crescer
alunos

Segue os caminhos para descobrir algumas das coisas que ajudam a crescer e a ser forte
Andar muito a p

Comer snacks entre as refeies

Comer muita fruta e vegetais Passar a vida a ver televiso

Ficar horas a jogar jogos electrnicos

Andar de bicicleta

Comer refeies variadas e a horas certas

Comer muitos doces 11

sempre em forma
alunos

Outras coisas to importantes como a alimentao que se devem fazer para estar sempre em forma!

12

sempre em forma
alunos

Neste quadro escreve o que cada um deles faz

E tu, que fazes para te manteres em forma?

13

professores

CRESCER COM SADE CRESCER COM SADE

crescer com sade


professores

> > Pblico-alvo:


Alunos do 1 Ciclo do Ensino Bsico.

> > Objectivos gerais:


Desenvolver a autonomia e a auto-responsabilizao da criana. Desenvolver o esprito crtico. Desenvolver a capacidade de prevenir riscos. Tomar conscincia da importncia da higiene alimentar.

> > Objectivos especficos:


Identificao de riscos. Identificao de regras bsicas de higiene alimentar. Capacidade de prevenir riscos na rea da higiene alimentar, atravs da adopo de comportamentos adequados.

> > Objectivos operacionais:


Saber conhecer locais com temperaturas diferentes. Saber conservar os alimentos no frigorfico e ao abrigo da humidade. Saber arrumar o frigorfico. Saber transportar alimentos na mochila. Conhecer as ocasies mais frequentes em que so importantes comportamentos de higiene. Conhecer a importncia e as ocasies em que importante lavar as mos. Saber a importncia da higiene na cozinha.

crescer com sade


As questes da higiene alimentar so cada vez mais importantes porque comportamentos correctos previnem muitas situaes de doena. Estudos da Organizao Mundial de Sade dizem que a maioria das infeces alimentares ocorrem por contaminao microbiana dos alimentos, sendo a salmonela responsvel por 77% dos casos. Os produtos alimentares mais sujeitos a estas contaminaes so os ovos e os produtos base de ovos (maionese, bolos, etc...) e a carne. Um nmero significativo (42%) destas infeces acontecem em casa, e so devidas m conservao e confeco dos alimentos, e s ms condies de higiene no seu manuseamento. Os problemas das contaminaes alimentares devem ser explicados s crianas que devem, desde cedo, conhecer os perigos e algumas regras bsicas para os prevenir.
professores

PERGUNTAS E RESPOSTAS O que so microrganismos?


> Os microrganismos so organismos vivos contitudos, na maioria dos casos, por uma s clula, e por isso s visveis ao microscpio. Os microrganismos que mais nos interessam para a higiene alimentar encontram-se entre as bactrias, os fungos, as algas, os protozorios e os vrus. > Por exemplo, a salmonela, que um microrganismo muito referido nas contaminaes alimentares, uma bactria.

O alimento pode ser comprado j contaminado!?


> No acto da compra, necessrio verificar a qualidade do produto. No caso dos alimentos embalados, um dos elementos importantes a verificar o prazo de validade que deve constar do rtulo. Merece particular ateno a verificao dos alimentos perecveis (que se estragam facilmente), que tm indicada data limite de consumo (consumir at...).

crescer com sade


professores

Se o alimento foi comprado em boas condies, como so transportados os microrganismos para os alimentos?
> > > > > > > Pelas mos, quando esto sujas. Por tosse e espirros. Dos alimentos crus para outros alimentos. Por instrumentos de cozinha mal lavados. Por insectos, ratos e outros animais que podem circular na cozinha. Pela gua com que se lavam alimentos e utenslios, quando est contaminada. Pela terra e mesmo pela poeira.

Quais so os alimentos mais sensveis contaminao?


> > > > > > > O peixe. A carne. O leite e os iogurtes. O queijo fresco. A charcutaria no curada. Os ovos. Os produtos de pastelaria.

Em que ambientes que os microrganismos mais se desevolvem?


> Para viverem e para se multiplicarem, os microrganismos gostam de temperaturas entre vinte e quarenta graus e de humidade.

Como evitar que os microrganismos cheguem aos alimentos?


A contaminao pode ser evitada com cuidados na preparao dos alimentos, na sua conservao e na confeco das refeies.

crescer com sade


professores

GESTOS E ATITUDES QUE NOS PROTEGEM: > Higiene de quem mexe nos alimentos. > Higiene dos utenslios de preparao. > Proteco dos alimentos das poeiras. > Separao dos alimentos crus e dos alimentos cozinhados. > Boa utilizao do frio. O frio impede o desenvolvimento e a multiplicao dos microrganismos. > Cozedura dos alimentos durante o tempo necessrio, de modo a que fiquem bem passados (a maior parte dos microrganismos elimina-se com a temperatura. Por exemplo, a salmonela elimina-se com 10 minutos de fervura). > Afastamento dos animais domsticos da zona de preparao dos alimentos. > Lavagem cuidadosa dos alimentos que se comem crus.

UTILIZAR BEM O FRIGORFICO A temperatura no frigorfico no uniforme. Existem zonas mais frias e zonas menos frias. Consultar o manual de instrues do frigorfico 1. Na zona mais fria conserve: carne e peixe crus, conservas abertas, charcutaria e bolos com creme. 2. Na zona menos fria conserve: pratos cozinhados, iogurtes, queijo, compotas e maionese. 3. Na porta conserve: leite, sumos, ovos e manteiga. 4. Na gaveta conserve: legumes e frutas.

professores

CRESCER COM SADE CRESCER COM SADE

descobrir o frio
alunos

Com um termmetro, mede e regista a temperatura: na sala de aula no recreio, ao sol no recreio, sombra no frigorfico

descobrir o frio
alunos

Escreve nas portas do frigorfico e da despensa o nome dos alimentos que l devem ser guardados.
2

arrumar o frigorfico
alunos

Vamos Vamos descobrir descobrir quais quais so so os os alimentos alimentos que se devem guardar no frigorfico. que se devem guardar no frigorfico.

Repara que h alimentos embalados que depois de abertos tm de ser guardados no frigorfico. Desenha uma linha volta desses alimentos.

arrumar o frigorfico
alunos

Neste frigorfico j esto arrumados alguns alimentos. Desenha agora nos stios certos os alimentos da pgina anterior.

Zona mais fria

Zona menos fria

que alimentos na mochila


alunos

Olha para a confuso que vai nesta mochila!

Que alimentos transportas na tua mochila?

que alimentos na mochila


alunos

Agora que j sabes como se devem transportar os alimentos, desenha cada um no seu lugar.

limpinhos com sade


alunos

Faz a ligao entre as imagens como no exemplo:

Os talheres esto sujos e ela come com eles

Mexe na terra e a seguir lava as mos

Mexe na terra e a seguir vai comer

A sopa tem uma mosca e ela deita-a fora

Vai casa de banho e a seguir vai comer

Os talheres esto sujos e ela vai lav-los

A sopa tem uma mosca e ela come na mesma

Vai casa de banho e a seguir lava as mos 7

limpinhos com sade


alunos

Vamos dar cor sade! Pinta este desenho e identifica as situaes em que deves lavar as mos.

limpinhos com sade


professores alunos

Discute as situaes certas e erradas


co na rua pano de cozinha limpo armrio de detergentes aberto

frigorfico aberto

cabelo protegido avental limpo

moscas

talheres sujos

gato dentro da cozinha prato cozinhado sem estar protegido alimentos crus em contacto com cozinhados

professores

COMPRAR S CLARAS COMPRAR S CLARAS

comprar s claras
professores

> > Pblico-alvo:


Alunos do 1 Ciclo do Ensino Bsico.

> > Objectivos gerais:


Desenvolver a capacidade de compreender os mecanismos da compra. Desenvolver o esprito crtico. Desenvolver a autonomia.

> > Objectivos especficos:


Desenvolver uma atitude crtica e informada acerca da compra. Identificar os alimentos, a sua origem, a sua variedade, a sua composio os seus sabores. Descobrir diversos modos de produo e transformao dos alimentos. Questionar, reflectir e procurar solues: mudar atitudes. Pr em prtica os conhecimentos sobre alimentao saudvel.

> > Objectivos operacionais:


Interpretar a roda dos alimentos. Fazer uma ementa para uma refeio. Fazer uma lista de compras. Identificar as armadilhas do supermercado. Aprender a gostar de frutas e legumes variados. Aprender a gostar de sopa. Saber comprar um sumo.

comprar s claras
>O acto da compra de alimentos faz parte da procura da sade. Quando se compra, selecciona-se, escolhe-se, prefere-se, e pode escolher-se mais ou menos sade. Por isso, comprar deve ser o mais informada e conscientemente possvel, pressupondo ponderao e cuidado com diversos factores: >conhecer a roda dos alimentos que fornece informao essencial sobre a alimentao. Os alimentos esto arrumados em sete grupos, cada grupo inclui alimentos com funes nutricionais equivalentes. Deve-se consumir todos os dias alimentos de todos os grupos, nas propores indicadas na roda (por exemplo, muito de vegetais e fruta e muito pouco de gorduras). Dentro de cada grupo, deve-se variar o mais possvel, para garantir que todos os micronutrientes (vitaminas e minerais , por exemplo) cheguem nossa alimentao. >Saber organizar e preparar uma refeio nutricionalmente equilibrada dando particular importncia sopa, aos legumes e fruta, no esquecendo a pequena quantidade de peixe, carne ou ovos, e a pequenssima quantidade de gordura. No esquecer que a gua a melhor bebida para acompanhar as refeies. > Elaborar uma lista de compras que corresponda s verdadeiras necessidades de consumo, para no ser tentado a trazer para casa o que no se precisa. >O supermercado est organizado de forma a levar os consumidores a cair em tentao nos percursos. Habitualmente, os bens de primeira necessidade esto no ponto oposto entrada, obrigando o consumidor a percorrer os expositores das promoes que so verdadeiras armadilhas! No momento do pagamento e junto s caixas, encontram-se sempre as guloseimas para compra de ltima hora... enquanto se espera para pagar. Por isso to importante organizar e elaborar e respeitar a lista de compras. > Comprar alimentos novos e diferentes. Aprender a gostar dos alimentos sem nenhuma alterao (nem molhos, nem acar, nem natas) importante para reaproximar as crianas de uma alimentao saudvel. Uma alimentao com muitos alimentos transformados afastou o nosso gosto do sabor natural dos alimentos. Por vezes, preciso educar o gosto para apreciar o mais ou menos doce, o salgado, o cido, o amargo, atravs da prova de uma grande variedade de fruta e de legumes.
professores

comprar s claras
>Comprar um produto menos bom, mas mais tentador, porque de vez em quando se pode ceder tentao. Mas com critrios de racionalidade. Se se comprar uma bebida, h uma grande variedade de escolha. As bebidas estimulantes tm cafena, h bebidas que so refrigerantes com 5% de alcol (alcoolpops), os sumos, os nctares e os refrigerantes tm mais ou menos sumo, tm mais ou menos acar e tm,ou no, aditivos. A leitura crtica e cuidadosa do rtulo permite escolher com racionalidade entre produtos que parecem muito semelhantes. A designao do produto (nome), a percentagem de fruta no caso das bebidas em que referida ou sugerida a sua existncia, a presena de acar acrescentado e a indicao dos aditivos utilizados so elementos essenciais para o consumidor. >Todos os dias deveriam ter uma organizao equilibrada e reflectir um conjunto de hbitos: boa alimentao, praticar exerccio fsico, descansar, conversar, conviver, brincar, jogar. A proposta heris por um diaconstitui um modelo daquilo que deveriam ser todos os dias do ano das nossas crianas. Ao propor s crianas que inventem o seu dia, pode ser avaliado o trabalho realizado com este conjunto de fichas.
professores

professores

COMPRAR S CLARAS COMPRAR S CLARAS

a roda dos alimentos


alunos

Vamos observar

A RODA DOS ALIMENTOS.

um almoo maneira
alunos

Faz uma ementa correcta para o teu almoo. Ementa

vamos s compras
alunos

Faz a lista de compras para o teu almoo.

Lista

O que vais precisar de comprar para fazer o almoo?

vamos s compras
alunos

Marca com

C os sectores onde vais fazer as tuas compras. Marca com T as tentaes.

sabores de sempre, sabores diferentes


professores alunos

O professor disse que era muito giro conhecer as frutas e os legumes, os seus nomes e sabores. Faz uma lista de todos os que conheces, e frente diz de quais gostas mais e menos.

Frutas

gosto mais

gosto menos

Legumes

gosto mais

gosto menos

H algumas frutas e legumes que nunca tenhas comido e gostasses de provar? Quais?

a nossa sopa
professores alunos

O professor contou aos meninos a histria da sopa de pedra. Agora eles tambm quiseram fazer uma sopa. Ajuda-os a ordenar os passos a seguir para a fazer. Numera os desenhos pela ordem certa.

Pr pouco sal

Pr a cozer

Sopa pronta

Toca a comer! Lavar os legumes

Triturar

Juntar folhas soltas Descascar os legumes Pr o azeite 6

um sumo para o lanche


alunos

Hoje um dia muito especial, por isso, a acompanhar o po do lanche, vamos todos beber um sumo.

Quando fazes um sumo em casa , sabes o que ests a beber.


Alguns sumos tm mais gua com acar do que sumo. Outros nem tm sumo;

J os sumos de compra so muito diferentes uns dos outros. importante ler o rtulo.

100%

25% a 50%
nctar

6% a 16%
refrigerante de sumo de fruta

0%
refrigerante aromatizado

sumo 100%

alunos actividade

AVALIAO AVALIAO

heris por um dia


alunos

Aqui esto alguns momentos de um dia saudvel na vida dos nossos heris. Descreve esses momentos.

heris por um dia


Agora s tu heri por um dia! Desenha os momentos mais importantes do teu dia.
alunos

You might also like