You are on page 1of 5

1

Raa ou Etnia?
H uma grande controvrsia em torno deste tema. O termo raa referindo-se a humanos est abolido? Posso falar em raa negra sem ser tachado de atrasado? Enfim, eu perteno a uma raa ou a uma etnia? Alguns estudiosos como Antnio Srgio Guimares entendem que a categoria raa uma construo sociolgica; raa uma crena presente no comportamento humano capaz de distribuir desigualmente vantagens e desvantagens s pessoas em virtude do modelo de classificao racial existente na sociedade. Na construo de mais relaes entre os seus pares, negros, mestios e at aqueles que se identificaram pelos referenciais ancestrais afro-descendentes em busca do seu pertencimento, percebem que isso no passa, apenas, pelos laos consanguneos, vai mais alm, numa construo de aes coletivas e de representaes em face de outros grupos. Raa e etnia no so sinnimos, mas o conceito de raa associado ao de etnia. Etnia uma comunidade humana definida por afinidades lingusticas e culturais.

Raa
Raa um conceito para categorizar diferentes populaes de uma mesma espcie biolgica desde suas caractersticas fsicas; comum falar-se das raas de ces ou de outros animais. Raa humana normalmente uma classificao de ordem social, onde a cor da pele e origem social ganham sentidos, valores e significados distintos. As diferenas mais comuns referem-se cor de pele, tipo de cabelo, conformao facial e cranial, ancestralidade e, em algumas culturas, gentica.Algumas vezes utiliza-se o termo raa para identificar um grupo cultural ou tnico-lingstico, sem quaisquer relaes com um padro biolgico, e nesses casos pode-se utilizar termos como populao, etnia, ou mesmo cultura. O termo "raa" ainda aceito normalmente para designar as variedades de animais domsticos e animais de criao como o gado. Dentre as vrias raas humanas, as quatro principais so: Caucasianos: De origem europeia, norte-americana, rabes e at indiana. Com exceo dos mediterrnicos, tem nariz estrito, lbios delgados e cabelos lisos ou ondulados. Tem como principais caractersticas pele e olhos claros. Mongoloides: De origem asitica, apresentam a tonalidade de pele amarelada, cabelos lisos, rosto achatado ou largo e nariz de forma variada. Variaram dessa raa os esquims e ndios americanos. Australides: Tem como caractersticas os olhos escuros, cabelo encaracolado e nariz largo. A tonalidade da pele escura, quase negra. Negros: De origem africana, apresentam as caractersticas de pele escura, olhos escuros, lbios grossos, nariz achatado e cabelos crespos. Como no Brasil h uma mistura de raas muito forte, algumas se tornaram principais no pas, alm das quatro citadas acima. So elas: Mestios: Mistura de duas ou mais raas. Mulato: Descendente de branco com negro. Caboclo: Descendente de branco com ndio. Cafuzo: Descendente de negro com ndio.

Etnia
Etnia significa povo, e um termo de origem grega. Etnia utilizado para denomar um determinado grupo que possui afinidades de idioma e cultura, independente do pas em que elas estejam. Existem diversos conflitos de etnias, por exemplo, na frica, onde as existem vrias etnias. Um grupo tnico, sinnimo de etnia, consiste em um grupo de indivduos que partilha as mesmas tradies, costumes, lngua, ou seja, a mesma cultura. O termo etnia surgiu inicialmente em Israel, especificamente na poca retratada na Bblia, onde as pessoas que ainda no tinham sido evangelizadas, eram excludos e diminudos por aqueles que j tinham passado pela evangelizao. Etnia utilizada tambm de forma pejorativa, e pode revelar preconceito contra um determinado grupo racial, ou para mostrar pessoas excludas, que so minoria. Etnia exatamente a sua traduo, um grupo de indivduos que possuem os mesmos fatores culturais, como religio, lngua, roupas, iguais, e no apenas a cor da pele, por exemplo. O etnocentrismo consiste em considerar os costumes do nosso povo melhores do que os dos outros, e por esse motivo, pode criar discriminao em relao a outras etnias. Existem vrias palavras que esto relacionadas com o conceito de etnia. Por exemplo, a etnografia a cincia que tem como objeto de estudo os costumes e tradies das etnias.

Mas e agora, raa ou etnia?

Biologicamente no h nenhuma diferena entre os humanos para justificar uma possvel separao por raas, no entanto, os integrantes de uma etnia no devem apenas serem da mesma cor. Afinal, qual termo usar? O Prof. Dr. Kabengele nos explica que Alguns bilogos anti-racistas chegaram at sugerir que o conceito de raa fosse banido dos dicionrios e dos textos cientficos. No entanto, o conceito persiste tanto no uso popular como em trabalhos e estudos produzidos na rea das cincias sociais. Estes, embora concordem com as concluses da atual Biologia Humana sobre a inexistncia cientfica da raa e a inoperacionalidade do prprio conceito, justificam o uso do conceito como realidade social e poltica, considerando a raa como uma construo sociolgica e uma categoria social de dominao e de excluso." Carlos Moore diz o seguinte, "Raa um conceito, uma construo, que tem sido s vezes definida segundo critrios biolgicos. Os avanos da cincia nos ltimos cinqenta anos do sculo XX clarificaram um grave equvoco oriundo do sculo XIX, que fundamenta o conceito de raa na biologia. Porm, raa existe: ela uma construo sociopoltica." Para o Dr. Kabengele, a palavra etnia virou um termo politicamente correto frente raa, porm essa troca no muda a realidade do racismo, pois as vtimas de hoje so as mesmas de ontem e as raas de ontem so as etnias de hoje. Ou seja, o racismo hoje praticado nas sociedades contemporneas no precisa mais do conceito de raa ou da variante biolgica, ele se reformula com base nos conceitos de etnia. Pois este termo no acabou com a hierarquizao das culturas, que um componente do racismo. Sabe-se no descobrimento do Brasil, ele tambm foi colonizado pelos portugueses, apesar do pas ser habitado pelos ndios. Aps a colonizao, os portugueses trouxeram os negros para serem escravos no pas. A partir da, implica-se dizer que os principais grupos a habitar o pas foram os portugueses, ndios e negros. Esses grupos ajudaram a construir a mistura de raas que compe o pas atualmente. Alm deles, vieram os italianos, japoneses, espanhis, entre outros. A partir dessa unio de raas desenvolveu-se o que o pas hoje em dia, e como passaram a ser criados novos costumes e tradies, nascendo assim a etnia. O termo raa evidencia um passado, um contexto e historicista a luta mesmo nos dias de hoje. Ainda, assim, faz-se necessrio ter em mente as crticas a essa abordagem que, sem o cuidado devido, levaria a creditar a possibilidade de subespcies humanas, ou mesmo vrias espcies de homens, teses que (como comentado anteriormente) j no so compatveis com os estudos mais modernos e de maneira alguma refletem a realidade.

5 O conceito de etnia, moderno, aplicado para designar um grupo, tendo em vista caractersticas comuns e universo cultural semelhante, apresenta um avano, pois para alm das caractersticas biolgicas, outros aspectos passam tambm a ser cruciais como o universo cultural no qual essas pessoas esto inseridas, as instituies ou mesmo a situao na qual esses indivduos se encontram. Ainda assim, esse avano no significa necessariamente a diminuio dos atritos entre os diversos grupos humanos. Muito cuidado tambm deve ser tido com esse conceito, pois apresentando nuances, esse seria capaz de caracterizar situaes diferentes, que poderiam variar desde o significado de etnia para os antigos gregos, at o uso de etnia para definio de um grupo dentro de um grupo maior, como o caso dos prprios negros escravizados que vieram ao Novo Mundo advindos de diversos grupos tnicos (nags, jejes, fantis, axantis, gs, txis, mals, huas, etc) e que, mais tarde, forjariam no novo territrio o que seria entendido como uma etnia negra, uma vez que as experincias vividas, a situao e a cultura possibilitaram tal aproximao.

You might also like