You are on page 1of 26

Astrologia para Bebs

Descubra o futuro que os astros lhe reservam


S A R A H B A RT L E T T

Dinalivro 2005, Octopus Publishing Group 2005 e Sarah Bartlett 2005 Ttulo original: Baby Signs The Zodiac guide to your little star Ttulo: Astrologia para bebs Descubra o futuro que os astros lhe reservam Autor: Sarah Bartlett Traduo: Nuno Marques Reviso: Suzana Ramos Paginao: Mrio Flix Artes Grficas ISBN 972-576-403-X Depsito legal: 238215/06 1. edio: Maro de 2006 Impresso na China Todos os direitos reservados para a lngua portuguesa por DINALIVRO Rua Joo Ortigo Ramos, n. 17-A 1500-362 LISBOA PORTUGAL Tel: 217 122 210 Fax: 217 153 774 E-mail: info@dinalivro.pt

ndice
Introduo 4 Carneiro 6 Touro 16 Gmeos 26 Caranguejo 36 Leo 46 Virgem 56 Balana 66 Escorpio 76 Sagitrio 86 Capricrnio 96 Aqurio 106 Peixes 116 ndice remissivo 126 Agradecimentos 128

Como os astros lhe revelam a personalidade do seu beb


Este livro um guia astrolgico simultaneamente divertido e perspicaz, que o ajudar a cuidar do seu petiz desde o nascimento at aos dois anos de idade. Ao l-lo, passar a compreender o comportamento do seu beb e descobrir as estratgias ideais para lhe desenvolver os dons e talentos, transformando-o, assim, numa criana nica e afectuosa.

Por qu a astrologia?
Considerada por muitos uma ferramenta psicolgica de grande valor, a astrologia pode enriquecer o conhecimento que temos dos outros. No h maior responsabilidade do que trazer uma criana ao mundo e, a fim de estar preparado para esta nova viagem, dever ter consigo uma espcie de mapa que lhe indique o melhor caminho a percorrer. Evitando julgamentos crticos dispensveis, a astrologia ajud-lo- a estimular as capacidades do seu beb, de modo a que entre na vida com o p direito.

Nascido na cspide?
Se o seu petiz tiver nascido num dia em que o sol se desloca de um signo para outro, dir-se- que nasceu na cspide. Nesses casos, so frequentes os lamentos: Nasci entre dois signos. Sou meio Carneiro e meio Touro. Que bela confuso! Porm, tais afirmaes so incorrectas. Dependendo do ano, o sol passa de um signo para o outro em diferentes alturas do dia e, por vezes, a

Introduo

prpria data da mudana alterada. Assim sendo, se o seu beb tiver nascido na cspide, certifique-se de que conhece realmente o seu signo solar. Consulte, por exemplo, o meu website abaixo indicado. Nessa altura, poder dizer-lhe: s um Touro, no um Carneiro! e acabar com todas as confuses.

A forma de amor que lhe convm


Os bebs querem agradar aos respectivos pais na mesma medida em que estes lhes querem agradar a eles. No entanto, ns, os pais, podemos involuntariamente tentar dar aos nossos rebentos uma identidade que no a sua. De facto, a nvel inconsciente, todos esperamos que os nossos filhos se comportem segundo valores e critrios que nos so caros. exactamente daqui que brotam os conflitos. De acordo com a personalidade que lhe foi conferida pelo seu signo solar, o nosso beb necessita de um certo tipo de afectos. Se descobrirmos a forma de amor que lhe convm, seremos recompensados com uma criana feliz. SARAH BARTLETT www.sarahbartlett.com

Introduo

Birras e lgrimas de crocodilo


Se o seu Carneirinho no quiser fazer alguma coisa, prepare-se, pois ele beb para provocar uma valente rebaldaria. A fim de exteriorizar a sua fome ou frustrao, o recm-nascido Carneiro recorre logo tcnica do grito e utiliza a mesma estratgia quando a sua fralda necessita de ser mudada. Se no lhe fizer todas as vontades, conte com berros estridentes e birras de meia-noite. Porm, assim que a tempestade amainar, no se esquea de o cobrir de abraos. Graas ao seu sentido de justia inato e educao que recebe dos paps, o menino Carneiro aprende rapidamente a distinguir o correcto do incorrecto. Quando o petiz lhe estiver a moer o juzo, desvie a sua ateno mediante aces positivas. Faa palhaadas com o intuito de lhe transformar a raiva em sorrisos e, de seguida, adicione umas pitadas vigorosas muito embora ternurentas de disciplina. E lembre-se sempre de lhe dizer que o ama precisamente por ser quem .

O beb quer-se limpinho


Agora a fralda est posta. Agora j no est. O petiz andou com ela na cabea e depois p-la nos ps! O seu Carneirinho corajoso um mestre das escapadelas. No admira que aprenda num instante a desenvencilhar-se da priso mais opressora que conheceu na sua curta existncia: a fralda. tambm provvel que, num piscar de olhos, o descubra com o bacio na cabea. Mas alegre-se, porque o petiz ser um dos primeiros a saberem usar correctamente a engenhoca. Quando chegar a hora do banho, o beb Carneiro estar pronto para entrar em aco. O diabrete adora molhar tudo: a mam, o pap, as paredes, a famlia, as visitas e todos os demais.

13

Carneiro

Touro
20 DE ABRIL A 20 DE MAIO No vais encontrar beb mais sorridente do que eu. Como sou descontrado e afectuoso, no te vou dar problemas de maior, desde que me proporciones uma vida regalada.

pra mim!

No se deixe levar pelas aparncias, pois o beb Touro tem mais determinao e fora interior do que parece. De temperamento plcido e tendncias dorminhocas, este petiz de ps bem assentes na terra aprecia as rotinas dirias e todas as coisas boas da vida. Desde os primeiros dias, o Tourinho adormecer pacificamente nos seus braos e presentear-vos- com sorrisos e gargalhadas encantadores. Onde est ento a sua persistncia obstinada? Ser que ele no merece a reputao de teimoso que lhe atribuem? Por altura do desmame, aperceber-se- de que o petiz arranja sempre maneiras de conseguir aquilo que quer. Paciente e sereno, o Tourinho precisa de se manter em contacto com o mundo material. No admira que d muita importncia ao sentido do tacto e tenha grande predileco por massagens, msica e ambientes tpidos. A estabilidade do agregado familiar -lhe essencial, dado que gosta de se sentir seguro. Por outras palavras, a fim de que a sua natureza calorosa e hedonista bem como o seu amor pela beleza e natureza se possam desenvolver, necessrio que a vida familiar se desenrole segundo padres habituais, em que as aces so cuidadosamente planeadas e os projectos no so deixados a meio. Acima de tudo, o seu Tourinho tem um corao de ouro: leal e carinhoso. No entanto, no se esquea de que o petiz precisa de se sentir valorizado. Assim sendo, apoie as suas escolhas e deixe-o experimentar os prazeres simples da vida. Ser recompensada com uma criana robusta, realista e atenciosa.
16

Touro

PEQUENOS SEGREDOS
Por que sou adorvel adoro aninhar-me nos teus braos preocupo-me com a natureza e os animais h sempre um brilho nos meus olhos Por que sou insuportvel torno-me possessivo se me mexem nos brinquedos sou teimoso brava ningum me consegue tirar da cama O meu lado secreto a novidade o que mais receio contento-me com os prazeres simples da vida preciso de dormir muito Gosto de ser aconchegado na cama pela mam ou pap ursos de peluche rebolar em sofs grandes e confortveis canes de embalar e brinquedos com msica No gosto de viajar ou mudar de casa multides barulhentas alteraes minha rotina diria partilhar as minhas guloseimas

17

Touro

Gmeos
21 DE MAIO A 20 DE JUNHO Sou um verdadeiro dois em um: tenho um lado malandreco e outro inteligente, mas, como sou imprevisvel, nunca consegues adivinhar em que comprimento de onda estou. No admira que seja uma festa viver comigo.

pra mim!

Instvel, atrevido e espirituoso, o beb Gmeos desenvolver melhor as suas capacidades em ambientes marcados pela variedade e diverso. Se esse for o caso, ouvi-lo- a balbuciar e pular por todos os cantos da casa e, por vezes, ter a impresso que, ao invs de um, deu luz a dois petizes. Como o prprio nome do signo indica, os meninos e meninas Gmeos possuem uma natureza dupla. Se, por um lado, so animados, hbeis e de aprendizagem fcil, por outro, so ardilosos, inquietos e tendem a dispersar-se por vrias actividades. De personalidade mutvel e sedutora, os midos nascidos sob este signo aprendem muito cedo a dar-lhe a volta sem que disso se aperceba. Quando o recm-nascido geminiano abre pela primeira vez os olhos, a mam e o pap apercebem-se logo de que o pequeno malandreco quer compreender tudo o que se passa sua volta. De facto, a vida uma aventura para o beb Gmeos. Para alm de ser um imitador nato, o petiz esperto e ladino, pelo que precisa constantemente de estmulos e desafios mentais quando se aproxima para lhe dar um abrao carinhoso, o mido j se escapuliu e ps-se a brincar com o peluche novo. Logo que o menino Gmeos comear a dar os primeiros passos, transformar-se- em beb invisvel. Agora, pode estar a v-lo, mas, no segundo seguinte, desapareceu por completo. A chave para cuidar deste pequeno espertalho est em esperar o inesperado.

26

Gmeos

Hora da brincadeira
Desde muito cedo, o beb Gmeos vive fascinado com o universo dos adultos e passa a maior parte do seu tempo a observar os paps. A fim de contrariar um pouco esta tendncia, sente o pequeno na cadeira de balouo, coloque-o em frente ao espelho e conte-lhe a estria do menino ladino cujo reflexo ele est a ver. No tenha medo de brincar com os dedos das mos e dos ps do recm-nascido Gmeos e, acima de tudo, fale com ele at que a voz lhe doa. Grande amante das palavras e exmio criador de relaes e conexes, o petiz vai inund-la de porqus logo que comear a balbuciar. No se intimide: explique-lhe por que o cu azul, por que a relva verde e por que a papinha essencial para manter a velocidade relmpago do seu crebro. Embora aprenda com rapidez, o pequeno geminiano no tem muito interesse em terminar o que comeou. Prepare-se, assim, para tropear nos cubos que o maroto deixou espalhados por toda a casa. Felizmente, no precisa de muito para o entreter: d-lhe uma caixa de papelo, uma colher de pau e uma mo-cheia de algodo e o petiz inventar as suas prprias brincadeiras e brinquedos. Graas sua habilidade natural, o beb Gmeos consegue tocar bateria com uma mo, ler um livro com a outra e, ao mesmo tempo, fingir que telefona avozinha. Merc do seu esprito socivel, os meninos e meninas deste signo no tm dificuldades em fazer novos amigos. Por isso mesmo, no se coba de receber visitas, de organizar passeios familiares e de promover o contacto com outras crianas. O seu pequeno geminiano encantar at o adulto mais empedernido e trar alegria a todos os que o rodeiam.

32

Gmeos

O que o beb Caranguejo mais quer de si


Como qualquer outro beb, o Caranguejinho precisa de contacto fsico, aconchego, conforto e de uma casa em que se sinta seguro e protegido. Porm, para que possa florescer como indivduo, o petiz necessita ainda de receber cuidados emocionais extremosos, ou seja, afecto e amor. Por outras palavras, ele tem de saber que os paps estaro sempre ao seu lado em caso de necessidade e que compreendem no s os seus estados de esprito e universo intuitivo, mas tambm as suas memrias nostlgicas e sentimento de posse em relao a pessoas e objectos. Compete-lhe, assim, dar ao pequeno todo o apoio e segurana que estiver ao seu alcance. Deve tambm ter tento na lngua, porque o maroto costuma levar tudo muito a peito. Aos olhos de um Sagitrio dinmico ou de uma aquariana racional, o comportamento do beb Caranguejo pode parecer demasiado dependente e o seu apego aos pais um pouco sufocante. No entanto, acautele-se: a rejeio exactamente o que o Caranguejinho mais teme. Se desejar estimular a sua autonomia, oferea-lhe uma pequena tenda de campismo ou uma casa miniatura. O seu anjinho poder ento criar um refgio s para si. Acima de tudo, no negligencie as suas tendncias inatas, isto , a sua alma de coleccionador e a sua conexo ntima com a dimenso mgica da natureza. E em vez de disciplina autoritria, oriente-o com conselhos e ternura. O beb Caranguejo parece ter nascido para tomar conta de tudo e de todos. Assim sendo, encoraje-o a cuidar dos seus brinquedos favoritos, a proteger o ursinho de peluche de que mais gosta e a ajud-la nas lides domsticas. Assegure-se
44

Caranguejo

tambm de que a sua casa se distingue pela harmonia, sossego e calma. Como sabido, o petiz encontra-se muito apegado ao pap e mam. Por isso mesmo, quando for sair e tiver de o entregar aos cuidados de outra pessoa, no se esquea de lhe deixar um pedao de si mesma. D-lhe, por exemplo, um cachecol envolto em perfume seu ou confie-lhe o livro que lhe costuma ler noitinha. Se agir deste modo, o pequeno no duvidar do seu regresso, nem se sentir abandonado. Sem ter pressas, ensine-o a secar-se depois do banho e incentive-o a realizar sozinho determinadas tarefas, de modo a desenvolver o seu sentido de independncia. Com o passar do tempo, ver o seu anjinho transformar-se numa criana compassiva, segura de si e auto-suficiente a nvel emocional. Mais do que qualquer outra coisa, o Caranguejinho precisa de ter a certeza de que os paps nunca o iro rejeitar, sejam quais forem os seus defeitos e as asneiras que vier a cometer no futuro. Se o seu anjinho demorar muito tempo a dizer o que quer e se se servir frequentemente de rodeios, tente transmitir-lhe autoconfiana, mostrando-lhe os progressos que j realizou. Para alm disso, d a devida ateno s criaes do pequeno: examine com cuidado os seus desenhos, oia e elogie as suas estrias. A alma emotiva e a intuio, to caractersticas dos meninos e meninas Caranguejo, podem dar frutos excelentes, quando aplicadas s Artes ou a outras actividades criativas. No entanto, o petiz tem de aprender a exteriorizar a sua sensibilidade, caso contrrio afundar-se- no torvelinho dos seus sentimentos reprimidos.

45

Caranguejo

Hora da papa
Transforme as refeies em comdias de bolo na cara dignas de Hollywood, cedendo obviamente o centro do palco ao talento do Leozinho. Vai ver que se vo divertir grande e francesa! O petiz precisa de ter a certeza de que todos seguem com ateno o seu desempenho. Por isso mesmo, encha-o de elogios bem merecidos, quando ele comear a usar a colherzinha de plstico mesmo que, em vez de a pr na boca, a coloque em cima da cabea. A fim de lhe satisfazer as tendncias e gostos mais extravagantes, opte sempre por pratos, talheres e receitas coloridos. Felizmente, o maroto no esquisito e est sempre disposto a experimentar novos sabores e texturas. Assim que o beb Leo conseguir falar, estou com fome tornar-se- uma das suas frases preferidas. De facto, se a comida tiver bom aspecto e parecer divertida, o diabrete no ter problema algum em devor-la num abrir e fechar de olhos. Logo que comece a andar, o Leozinho vai querer mostrar a toda a famlia que j capaz de ir buscar o leite ou o sumo ao frigorfico e, quando a mam o passear pelo supermercado no carrinho das compras, o maroto h-de saborear, todo orgulhoso, umas tiras de cenoura, um biscoito de gengibre ou uma simples rosquinha. mesa, nunca se esquea de louvar e aplaudir cada progresso do seu menino e, se a cozinha ficar num estado lastimoso aps a refeio, convide-o a ajud-la na limpeza. O beb Leo gosta de ser tratado como se fosse um membro da realeza. E um monarca digno desse ttulo quer ter sempre uma cozinha impecvel e pronta a receber as mais insignes visitas.

49

Leo

PEQUENOS SEGREDOS
Por que sou adorvel gosto de me manter sempre limpinho e de ter boa aparncia sou prestvel, carinhoso e preocupo-me com os animais mal aprendo a falar, digo coisas fascinantes e divertidssimas Por que sou insuportvel sou picuinhas com a comida o meu caos organizado leva-te loucura sou muito sensvel ao barulho, poluio e odores O meu lado secreto sou muito inteligente e descubro logo ao que vens prefiro a companhia dos adultos os hbitos estimulam as minhas capacidades e talentos Gosto de lenis e roupas novinhos em folha cuidar dos meus amigos imaginrios aprender algo de novo todos os dias manter os meus livros arrumados No gosto de pessoas barulhentas mudanas na minha rotina diria unhas sujas pessoas que no param de olhar para mim

57

Virgem

A menina Virgem
Fraldas impecveis, conjuntos limpssimos, cuequinhas e meias todos ocupam um lugar cativo no quarto da beb Virgem. Tambm deveremos encontrar no mesmo filas ordeiras de brinquedos e combinaes sbrias de cores. Para as paredes, escolha tons suaves de cor-de-rosa, creme ou branco, de modo a criar uma atmosfera delicada e serena, capaz de transmitir uma sensao de segurana ao coraozinho da petiza. Aqui e ali, adicione um ou outro pormenor mais excntrico: uma girafa de peluche ou umas luzes nocturnas. No caia, porm, em excessos e evite papis de parede vistosos, cores desarmoniosas e luzes fluorescentes. Caso deseje animar o ambiente, empilhe belos livros de imagens, pendure mbiles com as letras do alfabeto sobre o bero ou coloque alguns bibelots nas prateleiras. Lembre-se, no entanto, de que no permitida a entrada de p nos aposentos da pequena. O enxoval da recm-nascida Virgem dever ser to branco quanto a neve e os seus lenis, edredes e colchas macios, fofinhos e anti-alrgicos. Assim que comear a andar, a petiza preferir vestir roupa que tenha sido seca ao ar livre. No se esquea de lhe incluir no guarda-roupa vestidinhos-jardineira elegantes, collants para os dias frios e uma grande variedade de toilettes femininas em cor-de-rosa claro, cinza ou amarelo-canrio. medida que for crescendo, a menina Virgem comear a interessar-se pelos acessrios e outros pequenos requintes do mundo da moda. Esta a altura ideal para lhe oferecer luvas, chapus, sapatinhos de gala, xailes e at mesmo um saiote. A marota vai adorar os seus novos presentes e muito provvel que se entretenha horas a fio a remexer nos respectivos botes, atacadores e lacinhos.

61

Virgem

Roupas e cores
A menina Balana
A beleza e o bom gosto so as coisas que a beb Balana mais aprecia sua volta. Dado que uma estilista e decoradora nata, a petiza sabe exactamente onde deve colocar os bibelots e consegue identificar as cores e roupas que mais a favorecem. A fim de satisfazer a natureza algo perfeccionista da sua menina, transforme-lhe o quarto num lugar aconchegado, onde os tecidos, brinquedos e cores se entrelacem em perfeito equilbrio. Se os peluches estiverem todos amontoados a um canto e no outro nada houver, a pequena Balana sentir-se- decerto zonza e desequilibrada. Para as paredes, escolha tonalidades leves e arejadas, como o caso dos cor-de-rosa e amarelos pastel e dos verdes-ervilha. Certifique-se de que deixa entrar no quarto do seu anjinho bastante luz natural e pendure-lhe mbiles cintilantes sobre o bero. Pode ainda colocar cristais brancos junto da janela de modo a estimular o esprito juvenil e bem-disposto da sua Balanazinha. Com o intuito de contrabalanar os tons neutros que escolheu para as paredes, adquira roupa de cama em amarelo-ouro, fuscia intenso e azuis-turquesa profundos. O enxoval da recm-nascida Balana deve reflectir a sua personalidade harmoniosa e apresentar tonalidades vrias de cinza, bege e branco. Mais tarde, a petiza vai divertir-se a fazer poses com os seus chapus janotas, os seus vestidinhos femininos e as suas saias ultra-modernas. A marota est sempre pronta para uma valente festarola e gosta de lanar novas tendncias nem que seja com o saiote velho da mam.

70

Balana

Hora da brincadeira
Este membro do jet set infantil precisa de brincar e interagir com crianas da sua idade, e com os pais. Assim prepare-se para solicitaes constantes, at porque o petiz detesta ficar sozinho. Encoraje-o a desenvolver um crculo de amigos imaginrios, que inclua os seus peluches predilectos, e oferea-lhe um espelho para crianas, para que o maroto possa conversar consigo mesmo e travar amizade com o seu prprio reflexo. Quando estiver a preparar uma festa, faa uma pausa e brinque com o seu anjinho. Se agir desta forma, o pequeno Balana h-de balbuciar, todo contente, na sua cadeirinha de balouo, no necessitando de choramingar para lhe prender a ateno. Sempre que possa, fale com o beb, mostre-lhe objectos novos, aponte para imagens ou fotografias, leve-o a passear no jardim, deixe-o cheirar as flores e faa-lhe ccegas no nariz com as folhas das rvores. Por outras palavras, revele-lhe os segredos da natureza e abra-lhe as portas do mundo da msica e da arte. Certifique-se de que o seu anjinho tem uma vida social agitada na companhia dos seus amiguinhos, tios, tias e avs. No se surpreenda se o maroto se comportar como um anfitrio perfeito e ficar felicssimo por ter conseguido pr toda a gente bem-disposta. Incentive-o a criar o seu prprio mundo de faz-de-conta e, caso o petiz lhe faa perguntas sobre as fadas do jardim, responda-lhe: Por que no as convidas para lanchar um dia destes? O Bem, a Beleza e a Justia so os ideais e objectivos essenciais do beb Balana e o pequeno ser capaz de os alcanar sobretudo atravs da sua imaginao. Assim sendo, no lhe perturbe os sonhos.

72

Balana

PEQUENOS SEGREDOS
Por que sou adorvel no consegues resistir ao meu olhar hipntico o meu amor intenso, profundo e leal tenho uma determinao e autoconfiana incrveis Por que sou insuportvel se no gosto de algum, fao-lhe caretas as minhas perguntas podem ser realmente embaraosas tenho um feitio terrvel O meu lado secreto a minha intuio extraordinria os segredos, mistrios e conspiraes puxam por mim preciso de um esconderijo para viajar pelo meu mundo de faz-de-conta Gosto de amar e odiar coisas agitar a minha varinha de condo contos de encantar, personagens mitolgicas, bruxas e feiticeiros jogos que envolvam relaes de poder No gosto de ser ignorado desconhecidos e viagens pessoas hipcritas promessas no cumpridas

77

Escorpio

Hora da papa
Em relao alimentao e ao sono, o recm-nascido Escorpio , acima de tudo, imprevisvel, pelo que h-de resistir a qualquer tipo de rotina. Se o petiz sentir um ratinho no estmago, vai decerto anunciar a sua fome com entusiasmo e paixo. Felizmente, no lhe ser muito difcil desmam-lo e, chegada a hora dos alimentos slidos, o maroto ir deixar bem claro quais prefere e quais odeia. Na verdade, o Escorpiozinho tem uma inclinao natural para determinados petiscos, quer sejam generosas bolas de gelado ou tirinhas de aipo, e est, para alm disso, sempre atento s ltimas novidades do universo gastronmico. Digamos que o pequeno se apaixonou pelo pur de banana da mam na semana passada. No conclua apressadamente que esse amor vai durar todo o ms. Em vez disso, seja previdente e oferea ao beb Escorpio uma variedade quase caleidoscpica de sabores e texturas. Se agir deste modo, o diabrete no ir demorar muito tempo para a informar sobre os manjares que, de momento, esto em voga na sua barriguinha. Assim que o petiz for capaz de se sentar mesa e souber usar a colher, a sua paixo (ou averso) pela comida tornar-se- evidente. Hoje, o maroto, todo enfastiado, pode limitar-se a empurrar o prato para fora da mesa, mas no se espante se, amanh, ele engolir de um s trago a papinha que tem sua frente. O mais importante no desanimar. Afinal, o Escorpiozinho s quer demonstrar que consegue levar a sua avante. Um ltimo conselho: seja sempre honesta. De natureza desconfiada, os meninos e meninas Escorpio nunca esquecem as promessas que lhes so feitas, nem costumam perdoar os paps, caso estes no as cumpram. Assim sendo, se prometeu ao seu anjinho trazer uns biscoitos de chocolate, faa o favor de abrir os cordes bolsa!

79

Escorpio

Roupas e cores
A menina Sagitrio
A menina Sagitrio est ansiosa por explorar os grandes espaos abertos, pelo que deve trazer as cores, luminosidade e frescura da natureza para dentro do seu quartinho. Assim sendo, pinte as paredes do mesmo com tonalidades neutras: verdes-mar, azuis-celestes e turquesa, amarelos e rosas plidos. Se tiver alguns dotes artsticos, delicie a petiza com um mural ou frisos, repletos de nuvens, rvores, animais selvagens e montanhas. Quando adquirir as cortinas, prefira tecidos leves e delicados. Para o dia, opte por musselinas macias e, para a noite, escolha algodes joviais. A fim de satisfazer o extraordinrio sentido de humor da pequena e o seu amor pelos animais, pendure-lhe sobre o bero mbiles inusitados e espalhe pelo seu quarto um sem nmero de posters com as suas personagens predilectas dos desenhos animados e do cinema. As cores das paisagens naturais de todo o mundo devem marcar presena no enxoval da recm-nascida. Os verdes suaves, os azuis-marinhos e os vermelhos telricos so, na verdade, algumas das tonalidades que ajudam a petiza a melhor exprimir o seu lado indomvel. A pequena tem laivos de maria-rapaz, pelo que lhe deve encher o guarda-roupa com conjuntinhos unissexo. Pode tambm comprar-lhe um par de saias e um vestidinho-jardineira, mas no se preocupe em pass-los a ferro. Amiga dos trambolhes e dos joelhos esfolados, a beb Sagitrio no tem interesse nenhum em parecer uma barbie aperaltada. A marota quer brincar todo o dia no recreio e, por isso mesmo, prefere vestir um macaco velho e sujo.

90

Sagitrio

Capricrnio
22 DE DEZEMBRO A 19 DE JANEIRO As minhas maneiras mesa so impecveis e o meu sentido de humor, alegra-te. Aprendo num instante tudo aquilo que me ensinas, porque o meu maior desejo ser um adulto como tu.

pra mim!

Bondoso, meigo e desembaraado, o Capricorniozinho parece ser, primeira vista, uma criana perfeita. Porm, as aparncias iludem. Se examinar com ateno os seus olhinhos inocentes, vai descobrir que o petiz est, na realidade, a fazer uma radiografia da sua alma. O maroto observa com mincia todos os movimentos dos paps, na esperana de que a sua condio de beb seja Sol de pouca dura. O pequeno capricorniano quer, de facto, tornar-se um adulto o mais depressa possvel e nasce, por vezes, com um esprito j amadurecido. Contudo, esta maturidade precoce no isenta de problemas: desde muito cedo, o menino Capricrnio prefere imitar o que os crescidos fazem em detrimento das brincadeiras, despreocupao e alegria prprias da infncia. Como compensao, a sua pacincia fenomenal e os seus dons extraordinrios. Enquanto o Capricorniozinho estiver a crescer, no seja parca em elogios e incentive-o a experimentar novas coisas, dado que o maroto tem tendncia para se apegar a rotinas e a hbitos. O corao de oiro do seu anjinho e o modo realista e no leviano como encara a vida fazem dele uma das crianas mais auto-suficientes e metdicas do Zodaco. Guiado pelo lema a prtica faz a perfeio, o beb Capricrnio esfora-se por atingir o grau de mestre em todas as suas actividades. No entanto, se os resultados ficarem aqum das expectativas, o petiz no vai tentar esconder o seu fracasso, muito pelo contrrio. Embora no seja um choramingas, o pequeno capricorniano julga-se responsvel por tudo o que acontece. Se o canrio partiu uma asa, a culpa dele! E se o pap ficou triste ao receber o extracto bancrio, a culpa igualmente dele!
96

Capricrnio

Vamos para a caminha


Dar conselhos fcil, o difcil adormecer o beb Aqurio. De facto, o diabrete no est minimamente interessado na terra dos sonhos, porque, aos seus olhos, o mundo um local deveras fascinante. Sempre ansioso por saber o que se passa sua volta, o petiz detesta, desde tenra idade, a frase "vamos para a caminha". Devido sua impacincia e actividade mental frentica, o doidivanas no est tambm disposto a aceitar os hbitos e rotinas que podem ser muito convenientes para os paps. Alm disso, bom no esquecer que o relgio biolgico do maroto to errtico e imprevisvel quanto ele prprio costuma estar em sintonia com o seu universo mental altamente dessincronizado. Assim sendo, prepare-se para noites em branco e no se espante se, durante o dia, o pequeno no parar quieto no carrinho, dado que a sua agitao , em geral, resultante do cansao acumulado. Logo que j for capaz de andar, o Aquariozinho h-de escapulir-se do bero a cada cinco minutos. Ele vai querer contar aos paps alguma novidade ou simplesmente fugir dos padres de comportamento que os mesmos lhe pretendem instigar. Nestas alturas, deixe-se enganar pelas artimanhas do seu anjinho e, acima de tudo, no forme expectativas irrealistas. Se tiver pacincia, espere que seja o menino Aqurio o primeiro a dizer: Vou dormir, mesmo que ele s decida ir para a cama fora de horas. E no barafuste, caso contrrio o diabrete lembr-la- de que toda a gente tem o direito de tomar as suas prprias decises. Parece-lhe tudo demasiado adulto? S-lo-ia, se o pequeno aquariano no estivesse frente do seu tempo. Porm, quando o petiz finalmente adormecer e o for contemplar ao quarto, tenha sempre em mente que ele continua a ser uma criana cuja individualidade extraordinria precisa de ser respeitada.

108

Aqurio

Roupas e cores
O menino Peixes
O menino Peixes precisa sobretudo de tranquilidade no seu quarto, pelo que deve pintar as paredes do mesmo com as tonalidades mais suaves de azul. Dado que, aos olhos do petiz, o mundo um lugar frentico, ele prefere refugiar-se na segurana do seu bero, especialmente se estiver rodeado de mbiles com animais e imagens de peixinhos sorridentes. Assim que comear a andar, o pequeno pisciano deliciar-se- com os sons mgicos do espanta-espritos que a mam pendurou junto da janela e contemplar, todo regalado, as cores do oceano que lhe revestem o quarto. Os azuis, os amarelos sbrios e os verdes-mar devem dominar por completo o enxoval do recm-nascido Peixes. medida que cresce e deixa de caber nos seus conjuntinhos, o diabrete vai dando mostras de um interesse acrescido nas roupas que usa. Bafejado pela natureza com dons dramticos inatos, o seu anjinho vai adorar aperaltar-se e fingir que outra pessoa! tambm provvel que o maroto desenvolva uma certa averso ao seu primeiro par de sapatos, porque, semelhana dos outros bebs Peixes, ele precisa de sentir o cho debaixo dos ps, para ficar convencido de que a Terra um local seguro. Por isso mesmo, sempre que possvel, deixe-o andar descalo em casa e no jardim. Muito embora no seja dado a trambolhes, nem a outras brincadeiras estouvadas, o petiz no h-de permitir que a mam o vista como um menino de coro. Pelo contrrio, ele vai insistir em usar roupas largas e simples, que no atrapalhem os seus movimentos e lhe permitam danar de manh noite. Por outras palavras, reduza ao mnimo o nmero de fitinhas, botes, lacinhos e fechos de correr!

120

Peixes

Hora da brincadeira
Quando estiver ocupada com as lides domsticas, no se esquea de ir entretendo o seu anjinho, mesmo que este tenha apenas algumas semanas de vida: faa-lhe caretas, brinque com os seus dedos das mos e dos ps e converse com ele sempre que possvel. O maroto adora imit-la e aprende muito depressa, repetindo tudo o que v e ouve dos paps. Assim sendo, no se assuste se, um dia, o apanhar a balbuciar, todo concentrado, consigo mesmo. O diabrete est, porventura, a tentar articular, palavra por palavra, aquela lengalenga que lhe contou na noite anterior! Dado que se encontra em perfeita sintonia com o universo do faz-de-conta, o petiz gosta de ouvir estrias de encantar antes de ir para a caminha. E pode passar, pela mesma razo, horas a fio a folhear livros com ilustraes, nunca se cansando de inventar novos jogos com o intuito de manter ocupados os seus brinquedos de eleio. Mesmo que no tenha um jardim, esforce-se por levar o beb Peixes ao parque ou ao campo. Nessas ocasies, escavem juntos buracos na terra, rebolem na relva e escutem o canto dos passarinhos. Quando o Outono chegar, ensine-o a recolher as folhas que tiverem cado das rvores, incentive-o a travar amizade com os pneis das redondezas e apresente-o ao gato da vizinha. A proximidade com os animais costuma chamar Terra uma criana que, devido sua imaginao, passa muito tempo no mundo da Lua. Para alm disso, ao interagir com gatos e pneis, o pequeno pisciano aprende a distinguir os animais de peluche que tem no quarto dos verdadeiros: aqueles que povoam todos os cantos do nosso planeta. No se preocupe se, a princpio, o comportamento do menino Peixes primar pela timidez, porque, medida que a sua confiana for crescendo, o petiz vai descobrir um dos maiores dons que a Natureza lhe legou: a capacidade de fazer as outras pessoas felizes. E, a seu tempo, o diabrete acabar por se tornar um dos bebs mais sociveis e divertidos da vizinhana.

122

Peixes

You might also like