You are on page 1of 4

Inicialmente o texto contextualiza a representao feminina nos anos 30.

Atenta para o fato de que, dos 26 signatrios do Manifesto dos pioneiros de 19 de maro de 1932, 3 eram mulheres que atuavam profissionalmente com a educao: Noemy da Silveira, Cecilia Meirelles e Armanda Alvaro Alberto. Compreende o alargamento da ao da mulher no cenrio poltico nacional nesse incio dos anos 1930 (p.89), j que aps lutas iniciadas no fim do sculo XIX, havia sido concedido s brasileiras maiores de 21 anos e alfabetizadas o direito ao voto em 24 de fevereiro de 1932. Nos anos anteriores, de 1920, revistas e o cinema difundiam modas estrangeiras de comportamento e vesturio, porm o texto enfatiza que no havia uma representao hegemnica de feminino, muitas destas representaes da imagem da mulher eram criticadas e reprovadas. Obras de autoras dos anos finais de 1920 e incio dos anos 1930 criticavam a instituio social do casamento, associando a unio matrimonial doena social, arranjo econmico perverso, ignorncia femininas, entre outras oposies. Na mesma poca mdicos eugnicos, que se preocupavam com o controle social em prol de uma dita qualidade da pureza racial, discutiam aspectos do contrato matrimonial, porm objetivando a sade reprodutiva familiar, defendendo exames laboratoriais antes do casamento para que se evitassem filhos defeituosos, constituindo polticas pblicas de sade.

Nesta poca ocorriam o declnio do valor econmico do trabalho domstico (p. 91), assim como altas taxas de inflao, estmulos de consumo de produtos e servios, busca por funcionrias do setor de servio e adoo pelas mulheres do valor burgus do trabalho (p.91), sendo estes fatores apresentados por Susan Besse como os motivos que ocasionaram o fato de que muitas mulheres fossem trabalhar como mo de obra assalariada no Brasil. Entretanto, apesar do trabalho fora do lar aparecer como opo para o progresso econmico familiar, mulheres casadas ainda sofriam crticas. Apareciam propostas de maternidade cvica, em defesa do papel da mulher no lar e na educao das crianas, sendo reservado mulher o dever da educao da infncia. Surgiam tambm teses de celibato pedaggico, apregoando a incompatibilidade entre o exerccio docente e a atuao no lar (p. 91).

neste contexto de mudanas da representao feminina que ganhava relevncia a educao da mulher, sendo considerada pelos pioneiros de 1932, seja no desejo de um magistrio quase estritamente feminino ou pelo investimento na educao profissional domstica. A inteno das autoras do texto a de descrever algumas propostas e

iniciativas desses dois ramos da formao profissional feminina no Rio de Janeiro, estabelecendo dilogos com o texto do Manifesto dos pioneiros. Concomitantemente era lanada ao pblico a carta-monumento dos pioneiros e criado o Instituto de Educao do Rio de Janeiro, pelo Decreto n 3.810, reunindo o jardim de infncia e as escolas primrias, secundrias e de professores. Pela primeira vez, realizava-se a formao docente como ensino superior (p.92), assim para se frequentar a escola de professores antes era necessria a passagem pelo ensino secundrio. Desta forma, a escola secundria do IE possibilitava o ingresso de seus alunos e alunas a outras faculdades, o que rompia com o carter terminal da formao para o magistrio (p.92). Sendo assim, esta organizao em sucesso produziu uma hierarquia, tornando nobre o preparo docente. Esta mudana foi promovida por Ansio Teixeira, diretor do Departamento de Educao do Rio de Janeiro, e tinha carter modelar, j que se pretendia influenciar a constituio de institutos similares no pas. O segundo Instituto de Educao foi criado por Fernando de Azevedo em So Paulo no ano de 1933. Propunha-se, desta forma, uma preparao geral adquirida no ensino secundrio e a formao do esprito pedaggico nos cursos universitrios. Apesar de ter sido anunciada na carta-monumento, a incorporao, de fato, da escola de professores do Instituto pela universidade s ocorreu trs anos depois, em 1935, com a fundao da Universidade do Distrito Federal. Antes disso, em 1934, Fernando de Azevedo incorporou o Instituto de Educao Caetano de Campos a Universidade de So Paulo, imediatamente aps a constituio da USP. Em 1937 e 1938, respectivamente, o IE do Rio de Janeiro e o IE de So Paulo perderam o carter de escola de nvel superior, voltando a formar mestres em nvel de ensino secundrio (p.95). No Brasil os estudos pedaggicos s voltariam a ser executados como nvel superior no fim dos anos 1950. Apesar de no ser mencionado no texto do Manifesto, a docncia e a mulher estavam associadas no discurso da poca. Porm, j no bastava ser mulher como smbolo da docilidade feminina que se apregoava no fim do sculo XIX, o trabalho do magistrio era funo para especialistas da infncia, associando a docilidade e o afeto feminino aos saberes especficos do campo da pedagogia, instrumentalizava-se a prtica docente, sendo assim, Formar mestres era, ento, habilitar ao cuidado do corpo e da mente das crianas (p.96).

Alguns signatrios do Manifesto demonstravam, atravs de discursos, serem contra a presena de homens no magistrio primrio, j outros como Ansio Teixeira e Loureno Filho abstinham-se de estabelecer a ligao entre o magistrio e a figura feminina, porm dispositivos legais cerceavam a presena dos homens na profisso docente primria, como o Decreto n 5.000 de 1934, que regulava a admisso escola de professores do IE, restringindo a 10% do total de aprovados a matricula de homens.

Associava-se o magistrio primrio a mulher, que atravs da especializao pedaggica ganhava acesso a cargos de prestgio como a direo das escolas, porm somente em escolas primrias, algumas vezes em escolas normais e profissionais femininas. Ainda mantinham-se como campo masculino o magistrio e a direo das escolas secundrias.

Tornar o exerccio docente primrio uma profisso enobrecida gerava repercusses. Ao excluir disciplinas ligadas ao ensino comercial do currculo das escolas normais e prolongar a durao do tempo de formao, causava a excluso no apenas dos homens, mas tambm de mulheres de camadas populares da sociedade. Para estas, retardar o ingresso no mercado de trabalho tornava invivel o investimento na formao. Alm disso, outras medidas foram tomadas, entre 1933 e 1937, no processo admissional da escola secundria do IE, sendo esta a nica maneira de ingresso na escola de professores, como exame de sade eliminatrio, teste de inteligncia adaptados a uma verso brasileira dos testes usados pelo Exrcito norte-americano na I Guerra, uma prova oral e um exame de desenho, causando assim o que as autoras chamaram de elitizao e branqueamento do corpo discente do magistrio primrio no Rio de Janeiro, j que as dificuldades de acesso da populao pobre e negra escola e medicina eram ainda considerveis (p. 99).

Apesar do enobrecimento da profisso docente primria, muitas mulheres ainda desistiam do magistrio para casarem e se tornarem mes. Mesmo nunca tendo atingido estatuto legal, o celibato pedaggico alcanou a esfera de norma. De acordo com as autoras, Besse identificou que dentre as vrias profisses assumidas pelas mulheres nos anos 1930, as professoras que permaneceram na docncia at a aposentadoria casaram-se tardiamente ou permaneceram solteiras, das que tiveram filhos a maior parte realizou a maternidade tardiamente. A continuidade na carreira acabou por impor um certo colocar de lado a famlia (p. 100).

O tema da educao para e pelo trabalho era um dos elementos principais do texto do Manifesto, encontrava-se o principio de formao moral da escola, preparo especifico para ingresso no mercado como trabalhadores qualificados ou aperfeioamento da atividade produtiva. Referenciava-se a organizao cientfica do trabalho para que houvesse o entrelaamento da escola ao universo do trabalho. A indstria era colocada por um dos signatrios como elemento que dava um dos aspectos para poca, exigindo uma organizao prpria. Sendo assim, busca-se adaptar o trabalhador mquina, organizar princpios de administrao cientifica do trabalho, para uma racionalizao do labor que tinha como objetivo formar trabalhadores que executassem tarefas com o tempo e os movimentos adequados.

As autoras sustentam que no era possvel afirmar que o conjunto dos escolanovistas defendia a racionalizao do trabalho produtivo e da orientao vocacional, assim como existiam mltiplos significados de uma educao para o trabalho. Isto comprovado pelo fato de que alguns signatrios como Paschoal Lemme, Edgar Sussekind e Armanda Alvaro Alberto foram presos em 1935 pelo governo Vargas, por praticarem ideias comunistas.

Falar da profissionalizao domestica feminina no RJ.

You might also like