You are on page 1of 11

Mtodos ressonantes para a transmisso de potncia eltrica

(Dedicado memria de Nikola Tesla, /10 julho de 1856 7 de janeiro de 1943/)

D. S. Strebkov, Academia de Cincias Agrcolas da Federao Russa Instituto Federal Russo para a Eletrificao Rural 1st Veshniakovsky proezd, 2, Moscou, 109456, Rssia +7-495-171-19-20 Figura Error! No sequence specified.: Professor D.S. Strebkov ao lado da placa em honra de N. Tesla em Colorado-Springs, 27 Fevereiro 2004. Cento e sete anos atrs Nikola Tesla publicou os resultados de seus experimentos sobre um mtodo ressonante para a transmisso de energia eltrica [1, 2]. Atualmente apenas uma nota histria restou de seu famoso laboratrio de pesquisas eltrica em Colorado-Springs, USA [Fig. 1,2]; suas patentes so desconhecidas, e o transformador de Tesla comeou a ser mencionado nos manuais de tecnologia eltrica apenas a partir de 1940 [3, 4].

Mtodos ressonantes para a transmisso de potncia eltrica foram considerados teis nos contextos de engenharia de rdio e comunicaes em altas frequncias e tambm so usados em eletrotermia de baixa frequncia. No incio do sculo XX no existiam diodos, transistores, lasers, TV e baterias solares; e redes trifsicas com frequncia de 50-60 Hertz eram capazes de transmitir potncia eltrica em quantidades que iam de alguns Watts at milhares de mega Watts em distncias de 100 a 1000 Km [5]. Por isso, os trabalhos de Tesla sobre a transmisso de potncia eltrica foram gradualmente esquecidos desde ao seu falecimento [6]. Em conexo com o desenvolvimento de sistemas integrados de potncia na Europa, Amrica do

Norte e do Sul e sugestes quanto criao de uma rede global na Terra, surgiram problemas quanto ao projeto de dispositivos para a transmisso de tera Watts de potncia eltrica entre continentes [7, 8]. Problemas de segurana eletromagntica e confiabilidade no fornecimento de potncia, combinado ao rpido crescimento das zonas costeiras podem ser completamente solucionados durante a transio de instalaes de transmisso area para linhas de alta voltagem. Entretanto, sistemas de transmisso de potncia eltrica por cabo para longas distncias atualmente so possveis apenas por corrente contnua. Um terceiro mtodo pode interferir na competio entre sistemas de transmisso por corrente contnua e alternada: o mtodo ressonante de onda guiada para a transmisso de potncia eltrica com frequncia intensificada, o qual foi proposto por Tesla pela primeira vez em 1897 [9]. Durante os anos trinta do sculo XX foram propostas as bases tericas para a utilizao de um nico condutor como 'guia de onda' para a transmisso de potncia eltrica em altas frequncias [10]. A corrente eltrica em guias de onde cilndricos fica fechada na forma de correntes de deslocamento fluindo ao longo do eixo do guia d onda; e a corrente em um guia de onda formado por um cabo fica circunscrita corrente de deslocamento no entorno do condutor. Em conexo com a presena de uma diferena de fase entre as ondas de corrente e de voltagem, surgem cargas superficiais na interface do condutor nico. Elas criam campos Figura 2: N. Tesla em seu laboratrio em eltricos de excitao coulombiana e estes campos Colorado-Springs, 25 - 31 Dezembro de resultam no surgimento de correntes de coulomb no 1899. [2]. A fotografia foi publicada com a condutor [11]. Assim, um campo eltrico potencial gerado no condutor, o qual resulta na transferncia de cargas e corrente no condutor. O processo descrito tem uma natureza eletrosttica e acompanhado de pequenas perdas no condutor. Se usarmos dois capacitores, um deles carregado, e fizermos um circuito fechado, a conduo de corrente no circuito fechado criar perdas por efeito Joule nos condutores conectados os capacitores. Entretanto, se conectarmos por um condutor nico um capacitor esfrico carregado a uma esfera descarregada, as cargas transferidas de uma esfera para a outra no sero acompanhadas de perdas por efeito Joule. Neste caso o circuito est aberto e no existe corrente eltrica. Cargas de superfcie em um guia de onda formado por um nico condutor mudam com o tempo e criam uma corrente de deslocamento no entorno do condutor, a qual fechada por uma corrente no condutor excitado pelo potencial coulombiano de um campo eltrico. sabido que correntes de deslocamento, diferentemente de correntes de conduo, no so acompanhadas pelo aquecimento gerado pelo efeito Joule [12]. Nenhum calor extrado durante o fluxo de corrente em um condutor excitado pela voltagem de um campo eltrico coulombiano.

N. Tesla escreveu que processos de transferncia de potncia eltrica em sistemas ressonantes de alta voltagem apresentam uma natureza eletrosttica e, devido criao de ondas estacionrias, tem baixas perdas. Na Rssia, ocorreu um ressurgimento das tecnologias de transmisso de potncia eltrica a partir dos trabalhos de um engenheiro no Instituto Federal de Eletrotcnica com o nome V.I. Lanin (VEI) S.V. Avramenko. Nos anos oitenta do sculo XX, ele desenvolveu e patenteou um sistema de fio nico capaz de transmitir de 10 a 100 Watts e voltagem de 1 a 100 quilo Volt. Avramenko usou tiristores de converso de frequncia de 1 30 Hertz e sua prpria capacidade de comportamento como o transformador de Tesla para subir e baixar frequncia para produzir estados de ressonncia. Desde 1990 esses trabalhos foram desenvolvidos no Instituto Federal para Eletrificao Agrcola (VIESH), onde S.V. Avramenko trabalhou como engenheiro (acumulando funes) no laboratrio de aplicao de equipamentos eltricos (o chefe do laboratrio foi um candidato de cincia aplicada A. I. Nekrasov). Em suas patentes [3, 4], S. V. Avramenko referiu-se aos trabalhos de Tesla, entretanto, naquele tempo ele no tinha conhecimento sobre a patente de Tesla [9] para um sistema de fio nico, assim, ele praticamente inventou e refez do incio (Fig. 3, 4). S.V. Avramenko escreveu [13, 14]: necessrio dizer que a transmisso de energia em um fio nico foi demonstrada por Nikola Tesla desde pelo menos 1894. Mas no so conhecidas informaes concretas sobre a realizao de experimentos. Na realidade, a patente de N. Tesla [9] (Fig. 3) e vrios Figura 3: Circuito eltrico do dispositivo outros artigos em [1], e tambm mais de 300 pginas de N. Tesla para sistemas ressonantes de contendo a descrio dos experimentos de Tesla em transmisso de potncia eltrica [9]. seu laboratrio em Colorado-Springs [2] contm muita informao sobre a ressonncia em sistema de fio nico (RS1) para a transmisso de potncia eltrica desenvolvidos por N. Tesla. Obviamente, quanto S. V. Avramenko escreveu suas patentes ele no tinha acesso aos trabalhos [1, 2, 9]. Para que se possa retificar corrente e voltagem em uma linha de um fio, S. V. Avramenko mostrou o seu famoso conector Avramenko, um dispositivo diodocapacitor o qual era do conhecimento de Tesla pois no existiam diodos no sculo XIX.

Figura 4: Circuito eltrico para fornecimento de potncia. Dispositivos para transmitir (a) e receber (b) criados por Avramenko [13].

1
N. do T.: Entenda-se RS no original por Ressonant Systems, i.e., Sistemas Ressonantes.

Figura 5: Conector de S.V. Avramenko's para retificao em linhas monocabo[13].

Ainda hoje o conector Avramenko um componente empregado nos circuitos para duplicao de voltagem ou de entrada monofsica em qualquer ponte retificadora (Fig. 6). Usando propriedades reativas do plasma frio que ocorrem com a quebra de linhas de fio nico, S. V. Avramenko desenvolveu a patenteou um coagulador de plasma eltrico, o qual usado com sucesso em medicina veterinria, cosmtica e medicina [15,16]. Figura 6: Circuito duplicador de voltagem (a) e circuito da entrada monofsica de uma ponte retificadora trifsica (b).

Conheci S. V. Avramenko aps sua carta endereada ao secretrio do Comit Cental do CPSU Egor Ligachev, quando S. V. Avramenko sugeriu o uso de sua inveno para o desenvolvimento no suprimento de potncia eltrica, com baixas perdas, para clientes em reas remota da zona rural. As instrues de E. Ligachev para investigar o assunto e formular sugestes foram repassadas para VIESH Atravs do coordenador de departamento no Ministrio da Agricultura M.P. Kharin. Foi formada uma comisso no conselho acadmico do VIESH. S. V. Avramenko ofereceu uma palestra para essa comisso e demonstrou o trabalho com um ventilador com um motor eltrico de 5 Watts e uma lmpada usando uma linha de transmisso de fio nico em um circuito de 220 Volts e 50 Hertz. Cientistas do VIESH aprovaram o trabalho de S. V. Avramenko e sugeriram usar este mtodo para eletrificao de reas rurais remotas. S. V. Avramenko foi convidado a continuar o trabalho sobre sistemas ressonantes de fio nico do departamento de fornecimento potncia eltrica do VIESH e o Departamento de Cincia Agrcola forneceu 100,000 rublos para o desenvolvimento dos equipamentos e realizao das pesquisas. Usando esses recursos S. V. Avramenko foram produzidos sistemas eltricos ressonantes para a transmisso e recepo de potncia eltrica de 100 Watts e voltagem de 10 quilo Volts. Nos anos noventa, D.S. Strebkov foi convidado ao museu Tesla pelo diretor do Institute of Chemical Current Source de Belgrado, Doutor Petar Rakin. Com o apoio financeiro dele, D.S. Strebkov visitou o museu onde obter trs volumes em Ingls sobre os trabalhos de Tesla, que foram preparados para a publicao pelo museu, incluindo [1, 2]. O estudo das patentes e artigos de Tesla ajudou consideravelmente a acelerar a pesquisa e desenvolvimento sobre mtodos ressonantes para a transmisso de potncia eltrica feitos no VIESH. Como a cobertura da patente de S. V. Avramenko foi obtida nos USA e outros pases, ns

preparamos as primeiras patentes na Federao Russa para uso de RS com engenharia de sistemas mveis. VIESH tem desenvolvido por vrios anos tratores eltricos usando cabos de transmisso, e ns decidimos que pelo uso de RS isso permitira reduzir o peso do rolo de cabos de 3 toneladas para 30-50 Kg e melhorar a confiabilidade das fontes agregadas de fornecimento de energia. Ns convidamos S. V. Avramenko como coautor em todas as patentes da Federao Russa (mais de 10 pedidos de patentes foram submetidos pela VIESH) por ele foi o instigador da RS na Rssia.

Em 31 de maro de 2011 S. V. Avramenko (Fig. 7) inesperadamente faleceu de um acidente vascular cerebral. Ele era um talentoso engenheiro russo e um promotor dos trabalhos de Tesla. S. V. Avramenko fez muito para popularizar as ideias de Tesla. Figura 7: Testes do sistema ressonante RS-20 em VIESH em 16 de Dezembro de 2002.Da direita para a esquerda: D.S. Strebkov, A.I. Nekrasov, S.V. Avramenko, O.A. Roschin.

Ele foi um excelente engenheiro eltrico e, em seus experimentos, demonstrou as potencialidades de um sistema de fio nico para transferir potncia eltrica com baixas perdas em fio de tungstnio com dimetro de 10 micrmetros. Nos anos noventa, no VIESH, foi feito teste usando uma linha de nilon recoberta com uma camada de alumnio de 0,4 micrmetros, usando um dispositivo de S. V. Avramenko com uma potncia de 100 Watts. Ento foi testada uma nica linha de fibra tica de quartzo de 1 milmetro de dimetro coberta com uma camada protetora de alumnio. Aps isso, D.S. Strebkov sugeriu o uso de camadas de gua, solo, filmes de xidos condutivos como o ndio e Estanho (ITO) na superfcie de vidro como linha nica de transmisso. Experimentos bem sucedidos resultaram na obteno de patentes na Federao Russa. No ano 2000 D.S. Strebkov sugeriu o uso de raios laser na atmosfera e ionosfera para a criao de um duto ressonante como sistema de fornecimento de potncia eltrica para receptores areos e terrestres. Aps o que ele obteve uma patente para o usos de um feixe eletrnico para a transferncia de potncia eltrica no espao e troca de energia entre naves espaciais e receptores no cho com a ajuda de feixes de laser contra-eletrnico. Em 2001, o VIESH aceitou com agradecimentos a oferta do diretor geral da empresa Sugutgazprom, E.S. Burganov para desenvolver um prottipo de RS com uma potncia eltrica

de 20 quilo Watts. Na ocasio, VIESH tinha um prottipo com potncia de 100 Watts e era um srio problema a criao de sistemas com potncia de 20 quilo Watts em um pequeno espao de tempo. Tivemos que refazer completamente o projeto dos transformadores ressonantes feitos por S.A. Avramenko fazendo com que suas caractersticas ficassem mais parecidas com os transformadores de Tesla. Tambm tivemos que desenvolver novos elementos do circuito ressonante e os mtodos de ajuste. O princpio de operao dos RS baseia-se no uso de dois circuitos ressonantes com frequncia entre 0.5 e 50 quilo Hertz e um nico fio entre os circuitos (Fig. 8) com uma voltagem na linha entre 1 e 1000 quilo Volts durante o modo de operao ressonante. A transmisso de potncia eltrica ocorre com a ajuda de um campo eletrosttico alternado, isso o motivo de as perdas por efeito Joule serem minimizadas. Figura 8: Circuito eltrico RS. 1 conversor de frequncia; 2 circuito ressonante do transformador de elevao de voltagem; 3 linha monocabo; 4 circuito ressonante do transformador rebaixamento; 5 inversor retificador; 6 Carga

Qualquer condutor poe ser usado como guia de onda de linha nica, por exemplo, um fio de ao ou qualquer outro meio condutor, o qual age como guia para fluxo de potncia entre o gerador e o receptor. Para que se crie um ambiente padro de fornecimento de energia eltrica ajustado ao tipo sugerido, so necessrios dispositivos e transformadores que so instalados no incio e no fim da linha nica de transmisso de modo que os usurios da energia possam usar equipamentos eltricos normais de corrente contnua e alternada. Um conversor industrial de 25 quilo Watts, que foi usado por ns para projetar o novo dispositivo, era esfriado a gua. Isto no era conveniente para o uso autnomo. Para obter uma rede trifsica de 50 Hertz na sada do sistema foi modificado e melhorado o projeto de um conversor de frequncia P-22. Foram produzidos trs centelhadores (chokes) monofsicos baseados em lmpada incandescentes para operao com o mdulo de carda. Assim foi testado com sucesso no VIESH um RS com potncia de 20 quilo Watts e em KS-5 da empresa Surgutgazprom na regio de Turmen [17] (Fig. 9).

Figura 9: Conversores de frequncia e circuitos ressonantes para a transmisso em alta voltagem com transformador com potncia de 20kW, 10kV.

Os resultados do teste do RS-20 so mostrados na tabela 1. Potncia eltrica com carga, kW Corrente, aperes Voltagem, volts Voltagem na linha, kV Frequncia na linha, kHz Comprimento da linha Dimetro do fio Mxima densidade de corrente efetiva por unidade de rea da sesso do fio, aperes/mm2 6m 0.08 20.52 54 380 6.8 3.4 1,7 Km 1 600

Sada especfica mxima em uma linha de 4 fio nico, MW/mm2 Tabela 1. Testando o resultado de sistemas ressonantes com potncia eltrica de 20 kW. As solues deste projeto lanaram as bases para a produo de sistemas ressonantes com potncia entre 100 e 1000 quilo Watts. Escopo para a utilizao de sistemas ressonantes de um fio 1. Fornecimento de potncia eltrica para assentamentos rurais remotos. 2. Transporte eltrico hbrido de monocabo 3. Dispositivos de eletrodo nico fundamentalmente novos e plasmatrons: Cultivadores eltricos, desinfetantes para gua e esgoto, produo de oznio, coaguladores de plasma para uso veterinrio e bisturis. Vantagens dos mtodos ressonantes para a transmisso de potncia eltrica 1. Potncia eltrica transferida com a ajuda da corrente reativa capacitiva no modo ressonante. Uso no autorizado da energia dificultado. 2. A quantidade de alumnio e cobre nos cabos pode ser reduzido cinco vezes. 3. As perdas de potncia eltrica so reduzidas nas linhas de fio nico, e a energia pode ser transmitida por longas distncias.

4. Curto circuitos so impossveis nos cabos de fio nico e no causa incndio. Em VIESH, o desenvolvimento de mtodos ressonantes de transmisso de potncia eltrica est sendo conduzido pelo engenheiro de rdio A.N. Karamzin, engenheiros eltricos A.I. Antonenko, V.V. Shemiakin, O.A. Rsochin, L.Y. Yuferev, V.Z. Trubnikov, A.B. Sivtsov, G.S. Liapin e V.I. Volosatov. Cientistas russos talentosos os candidatos em cincias tcnicas Zayev e V.I Verutin esto trabalhando nos problemas deste contexto. O Doutor em cincias tcnicas A.P. Korshunov e o candidato em cincias tcnicas V.N. Shabarov esto desenvolvendo as caractersticas tcnicas e econmicas dos RS. O presidente da Academia Russa de Cincia Agrcolas acadmico G.A. Romanenko, membros correspondentes da Acadenia Russa de Cincias A.F. Dyakov e N.S. Lidorenko, o representante do Ministro da Energia da Federao Russa V.S. Stanev e o chefe do departamento para o avano tecnolgico do Ministrio da Energia da Rssia P.P. Bezrukih visitaram o laboratrio do VIESH e presenciaram testes de sistemas ressonantes. O representante do diretor geral da empresa Surgutgasprom F.S. Byrganov, o representante do departamento de energia da empresa Gazprom O.A. Kuznetsov ofereceram ajuda para a produo do prottipo RS-10 kW. No laboratrio do VIESH h uma pequena piscina para demonstraes onde vivem peixes e onde h um pequeno barco que se move obtendo energia eltrica transmitida pela gua. Figura Error! No sequence specified.0: Experimentos com o modelo de barco no laboratrio de VIESH's usando gua doce com guia de onda eletromagntica em substituio ao monocabo. O transmissor tem uma potncia de 100 W e 1 kV de voltagem.

Ondas eletromagnticas em certos intervalos de frequncia so fracamente absorvidas pela gua e pelo solo e por isso podem ser usados em sistemas para a transmisso de informao subterrneo e subaqutico. A atenuao das ondas eletromagnticas na gua do mar [19]:

a.(f) = 0.00345 f decibel/m Em uma frequncia de 100 Hertz a atenuao em uma profundidade de 300 metros ser de 90 decibis. Nossos experimentos mostram que no somente informao mas tambm potncia eltrica podem ser transferidos sob a gua e solo. O sistema de transmisso ressonante por fio nico apresenta considerveis vantagens em comparao com a transmisso de ondas eletromagnticas no ar [20]. Primeiramente, ocorre a transmisso de energia com grande eficincia (mais de 85%) mesmo usando equipamento relativamente simples. Esta alta eficincia condicionada presena de um tubo ressonante entre o gerador e o receptor. A segunda diferena importante est relacionada com a estao de fora ressonante que no necessita de antenas para transmisso e recepo. It's only necessary to provide for resonance in hi-voltage and low-voltage of Tesla's transformer winding. Isto significa que, por exemplo, um submarino pode gerar energia da gua sem deixar sinais detectveis. A terceira concluso importante que, para que se possa transmitir energia, no so necessrias antenas. Elas so a cauda principal na interrupo no fornecimento de energia devido a causas como encrustaes de gelo, furaces, incndios e terremotos. No futuro, a engenharia da energia utilizar monocabos subterrneos e aquticos por sua segurana e confiabilidade e tambm gua do mar e o solo como meios ressonantes de transmisso. N. Tesla escreveu: Talvez a aplicao mais significativa da engenharia para transmisso sem fio ser o fornecimento de energia para aeronaves, as quais voaro sem ter que carregar combustvel. [6]. Proposies tcnicas e patentes mostradas em [18] permitem o incio de realizaes prticas quanto s aeronaves sem combustvel e tornam possvel coisas que no puderam ser antevistas por tesla: Possibilitar a transmisso ressonante de energia entre aeronaves atravs de um feixe de eltrons e, atravs de raios laser, micro-ondas e feixes eltricos, entre a Terra e objetos no espao. N. Tesla acreditava que seus mtodos ressonantes para a transmisso de potncia seriam largamente empregados no futuro. A mesma crena tem nos motivado durante nossos trabalhos. Veremos o que mudar na engenharia de energia nos prximos cem anos. Nossa previso quanto ao desenvolvimento e uso dos mtodos de transmisso por ondas guiadas ressonantes podem ser resumidos no seguinte: Instalaes de antenas sero substitudas por sistemas subterrneos de ondas guiadas. Robs so largamente utilizados nas operaes agrcolas. Ser criado um sistema global para captao de energia solar, gerao de hidrognio e aquecimento para todas as pessoas no planeta. Combustveis lquidos e gasosos sero gerados a partir de biomassa advinda da agricultura. Naves espaciais sero lanadas da Terra usando propulso por jatos eltricos. Eles tero uma relao entre carga e peso total no lanamento entre 80 e 90% e no os atuais 5%. Sero usados mtodos sem fio para a transmisso de potncia eltrica para aeronaves no espao e para objetos mveis na Terra. Tecnologias na rea mdica usaro processos ressonantes no tratamento de pessoas e animais, eliminao de ervas daninhas (no lugar de pesticidas), desinfeco de gua e dejetos lquidos, criao de materiais muitos puros (principalmente silicone) e gerao de hidrognio.

O sculo vinte foi o ltimo em que tivemos energia barata. A poca de energia a baixo custo passou e assim so necessrias novas tecnologias no contexto da energia para que tenhamos um

desenvolvimento sustentvel no futuro. As novas tecnologias oferecidas pela Revoluo Energtica no necessitam de combustveis a base de hidrocarbonetos. O sistema planetrio de captao de energia solas [8] consistir de trs instalaes de 2,5 TW com 210 Km2 localizadas na Austrlia, frica e Amrica do Norte. Elas produziro energia eltrica, hidrognio combustvel e aquecimento para todos no planeta, vinte e quatro horas por dia por milhes de anos de modo que as atuais instalaes de gerao de energia sero mantidas apenas como fornecedoras de emergncia. A mxima eficincia na obteno de energia solar obtida atualmente nos laboratrios de 20% e seu tempo til de 50 anos. Para que se possa operar um sistema global faz-se necessrio organizar fluxos transcontinentais de tera Watts de potncia eltrica. As tecnologias de transmisso por ressonncia podem ser usadas na criao de um sistema de energizao global. A humanidade poder unir e concentrar suas reservas de energia e tecnologias para crias condies de vida adequadas para todos e tambm realizar importantes projetos tcnicos e cientficos no espao. Referncias Bibliogaticas 1. Tesla N. Lectures. Patents. Articles. Published by N. Tesla Museum. Beograd, 1956, 715 pp. 2. Nikola Tesla. Colorado Springs Notes 1899-1900. Published by Nolit. Beograd, 1978, 437 pp. 3. Malov N.N. Course of electrotechnology and radio engineering for teacher's training colleges. State Pedagogical Training Publishing House. M., 1938. p. 125. 4. Kalinin E.B. Research on overvoltage in electrical facilities. M., 1936. p. 65-66. 5. Alexandrov G.N., Smolovic S.V. Flexible lines for electric energy transmission over long distances // V Symposium "Electrical Engineering - 2010" (October 12- 22, 1999, Moscow region). P. 35-42. 6. Trinkans G. Tesla - The Lost Inventions. Vantage Press, 1988, 32 pp. 7. Electricity transmission of direct and alternating current of extrahigh voltage. Electrotechnical reference book. V. 3. M., 2002. P.196-197. 8. Strebkov D.S., Irodionov A.E. Global Solar Power System // Eurosun 2004. 14. Intern. Sonnen Forum, 20 - 23 June 2004, Frieburg, Germany. Val 3, PV systems and PV Cells. P. 3-336 3-343. 9. US Patent 593138. Electrical transformer / Tesla N. 02.11.1897. 10. Meinke H., Gundles F. Single wire as a waveguide system. Electrotechnical reference book. M. - L., 1960. V.1. p. 188. 11. Sotnikov V.V. Sources of coulomb field in conductors and their influence on electric current // Izvestiya AN. Energetika.2002.1. p. 104-111. 12. Tamm E.I. Fundamental theory of electricity. M. Nauka, 1976. p. 133, 397-400. 13. Patent of the Russian Federation 2108649. Method of power supply of electrical devices and device for its implementation / Avramenko S.V. // 1998. #41. 14. European Patent 639301. Apparatus and method for single - wire electrical transmission / Avramenko S.V. // European Patent Bulletin 97136. September 1997.

15. Patent of the Russian Federation 2100013. Device for tissue coagulation / Avramenko S.V., Stupin N. V. //1995. #36. 16. Strebkov D.S., Nekrasov A.I., Avramenko S.V., Avramenko K.S. Cold-plasma electric coagulator // Mechanization and electrification of agriculture. 2002.#2. p.19-20. 17. Avramenko S.V., Burganov F.S., Nekrasov A.I., Roschin O.A., Strebkov D.S. Research on single-wire energy system with electric power of 20 kW // VII symposium "Electrotechnology 2010". Perspective types of electrical equipment for transmission and distribution of electric energy. (27-29 of May 2003, Moscow region). Collection of reports. Volume 1.2.16. M., 2003, p. 163-169. 18. Strebkov D.S., Nekrasov A.I. Resonance methods of electric energy transmission. Publishing house of Russian Academy of Agricultural Science, M., 2004. p. 185. 19. Nefedov V.I. Fundamental radio electronics and connection. M. Vyshaya shkola. 2002, p. 17. 20. Didenko A.N. Microwave energy. Theory and practice. M.: Nauka, 2003, 446

You might also like