You are on page 1of 74

CLIQUEAQUIPARA VIRARAPGINA

Caderno de Atividades

Sociologia

Semestre 2

Servio Social

Caderno de Atividades Servio Social Disciplina Sociologia Coordenao do Curso Professora Msc. Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre Autora Slvia Marques

FICHA TCNICA Equipe de Gesto Editorial Regina Cludia Fiorin Ana Cristina Ferreira Joo Henrique Canella Firio Priscilla Ramos Capello Anlise de Processos Juliana Cristina e Silva Flvia Lopes

Reviso Textual Alexia Galvo Alves Giovana Valente Ferreira Ingrid Favoretto Julio Camillo Luana Mercrio Diagramao Clula de Inovao e Produo de Contedos

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitora Leocdia Agla Petry Leme Pr-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho

Pr-Reitor de Graduao Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Extenso Ivo Arcanglo Vedrsculo Busato Pr-Reitora de Pesquisa e PsGraduao Luciana Paes de Andrade

Realizao: Diretoria de Planejamento de EAD Jos Manuel Moran Barbara Campos Diretoria de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Gerncia de Design Educacional Rodolfo Pinelli Gabriel Arajo Como citar esse documento: MARQUES, Slvia. Cincias Sociais. Valinhos, p. 1-74, 2012. Disponvel em: <www. anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 13 jun. de 2013.

2013 Anhanguera Educacional Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica, resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma.

sees

s e e S
CONTEDOSEHABILIDADES LEITURAOBRIGATRIA AGORAASUAVEZ LINKSIMPORTANTES GLOSSRIO

REFERNCIAS FINALIZANDO

Tema 01

Fundamentos Bsicos da Sociologia Geral: da Pesquisa Sociolgica ao Planejamento Governamental

NICIO

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro: Fundamentos de Sociologia Geral, do autor Reinaldo Dias, Editora Alnea, 2006 Livro-Texto 254.

ROTEIRO DE ESTUDO: Profa. Slvia Marques

Cincias Sociais

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedos
Nesta aula, voc estudar: Como e onde nasceu a Sociologia. As interaes humanas e suas interferncias na sociedade. As aes do planejamento governamental.

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Em qual contexto poltico, econmico e cultural surgiu a Sociologia?

NICIO

Qual o pensamento dos principais socilogos no que diz respeito ao conceito de desigualdade social e o objeto de estudo da Sociologia? Quais so os objetivos da pesquisa sociolgica e quais suas caractersticas fundamentais?

LEITURAOBRIGATRIA
A Sociologia surgiu graas grande necessidade de investigar e compreender os fenmenos sociais. A Revoluo Industrial reestruturou a sociedade trazendo crises e problemas novos que precisavam de solues. Tais problemas, associados a uma forma de pensamento mais racional herdada dos iluministas do sculo XVII, tornaram inevitvel a preocupao em explicar os mecanismos de poder que regem a sociedade nos mbitos econmicos, poltico e cultural.

Com o surgimento de uma nova cincia, foi preciso encontrar novas formas de investigao. Os mtodos que davam conta de investigar os fenmenos naturais eram insuficientes e ineficientes para explicar a realidade social to complexa. Combater as desigualdades sociais uma preocupao atual, iniciando-se no sculo XIX e marcando todo o sculo XX. Para se combater qualquer coisa preciso primeiramente compreender o que ser rejeitado ou defendido. importante entender quais so as vrias divises sociais com seus diferentes acessos s oportunidades de trabalho, de educao, entre outros elementos.

LEITURAOBRIGATRIA
importante tambm conhecer corretamente o objeto de estudo da Sociologia. Muitos dos fenmenos que imagina-se pertencer aos campos da Biologia ou da Psicologia esto relacionados organizao social. A vida social com suas interaes interfere diretamente na vida particular dos indivduos, gerando sentimentos e motivando atitudes que parecem individuais. As desigualdades no se encontram apenas no mbito econmico, mas tambm no poltico e social. O status profissional, o maior nvel de instruo, hbitos relacionados vida cultural como as roupas e o gosto pela leitura, por exemplo, estratificam os indivduos em diferentes camadas.

Compreendido o objeto de estudo da Sociologia, que so as interaes humanas e como os grupos sociais interferem na vida das pessoas, um passo adiante se faz necessrio: como fazer uma pesquisa sociolgica? Diferentemente das cincias exatas que descrevem fatos e fenmenos, as cincias sociais buscam compreend-los. Como ela se estrutura? Primeiramente, preciso definir bem o objeto de estudo. Por exemplo: o comportamento de mes solteiras brasileiras. Tal tema no parece muito amplo? No ficaria melhor dizer: o comportamento das mes solteiras da comunidade x? Quais so as principais etapas e os principais mtodos? Depois de definir bem o objeto e escolher a bibliografia, o pesquisador vai escolher o tipo de pesquisa e levantar dados. Depois tais dados sero analisados, e o pesquisador formular uma concluso, que em Sociologia nunca totalmente fechada. Como escolher o mtodo mais adequado ao objeto de estudo? Nem sempre o pesquisador usa apenas um tipo de mtodo, e todos eles exigem alguns cuidados por parte do pesquisador.

Mais que compreender o sentido de planejamento governamental, preciso saber de que formas o cidado comum pode participar dele. Sabe-se que utopia imaginar um sistema governamental que conte com a opinio de cada cidado. Porm, preciso ter em mente que mecanismos institucionalizados, tais como o voto, permitem ao cidado comum expressar a sua opinio. importante analisar como os Estados nacionais e os blocos econmicos podem minimizar os efeitos colaterais da alta tecnologia e da globalizao. Sabe-se que grande parte da populao mundial no tem acesso internet e aos servios e s informaes trazidas por ela. O difcil acesso boa educao, os diferentes nveis de instruo, o abismo econmico, somados a alta tecnologia usufruda por poucos, merecem a ateno dos governantes e dos pesquisadores sociais, com o intuito de reorientar os rumos da tecnologia para que esta no crie mais desigualdades sociais.

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

NICIO

SITES:
ANDR, A. P; HENRIQUES, M. J. R; ALVES, Pedro. Reflexes sobre Pesquisa Cientfica e Ideologia em Cincias Sociais. In 2 Seminrio Nacional Estado e Polticas Sociais no Brasil. Cascavel, 2005.
Disponvel em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS32.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012.

ESCSSIA, Carlos. O que : Crescimento e Desenvolvimento Econmico? Blog de Carlos Escssia, 2009.
Disponvel em: <http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-desenvolvimento. html>. Acesso em: 12 jun. 2009.

BRASIL ESCOLA. Qual a diferena entre PIB e PNB?, s.d.


Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/economia/qual-diferenca-entre-pib-pnb.htm>. Acesso em 12 jun. 2012.

VDEOS
ETHAN FROME: Um amor para sempre. Direo: John Madden. Intrpretes: Liam Neeson, Patricia Arquette e outros. Estados Unidos, 1993.

A ESSNCIA DA PAIXO. Direo: Terrence Davies. Intrpretes: Gillian Anderson, Eric Stoltz e outros. Inglaterra, 2000.

10

AGORAASUAVEZ
Instrues:
As questes deste tema tm a funo de complementar seu estudo e auxiliar na fixao do contedo apresentado. Por isso, importante que voc responda todas elas, buscando, se possvel, a soluo no Livro-Texto ou em alguma referncia indicada pelo autor do Caderno de Atividades. Ponto de partida:
RESPOSTA DISSERTATIVA

Para responder esta questo inicial, pense no seu dia a dia e relacione-o com os conceitos apresentados neste Caderno de Atividades. Se possvel, relacione-o ao contedo do Livro-Texto. Qual a diferena entre a definio de desigualdade social para Marx e para Weber? Analise as definies de ambos os autores e reflita sobre a classe ou as classes sociais de que voc faz parte.

Rssia identifica segunda mulher-bomba do metr de Moscou


Osinvestigadoresidentificaramuma mulhernascidaem1982,naturaldoDaguestoumaconturbadarepblicado Cucaso russo como a segunda mulher-bomba dos atentados da semana passadanometrdeMoscou,informaram os Servios Especiais (FSB, antiga KGB). Aterroristaquedetonouocinturo de explosivos na estao de metr de LubiankaeraMariamSharipova,nascida em 1982, disse um porta-voz do FSB. AmulhereranaturaldoDaguesto, segundoocomitantiterroristadaRssia. Asautoridadesanunciaramnasexta-feirateridentificadoumaadolescente de17anos,DzhennetAbdurajmanova, tambmnascidanoDaguesto,comoa mulher-bombadaestaodeParkKultury. Os atentados de 29 de maro em Moscou provocaram 40 mortes.

Agora com voc! Responda s questes a seguir para conferir o que aprendeu! Questo 1:
RESPOSTA DISSERTATIVA

Para mile Durkheim, muitos dos problemas que se imagina pertencerem aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notcia veiculada pelo jornal Correio Braziliense , em 06/04/2010.

11

AGORAASUAVEZ
Fonte: Correio Braziliense. Disponvel em: <http://www.correiobraziliense. com.br/app/noticia182/2010/04/06/ mundo,i=184173/RUSSIA+IDENTIFICA+ SEGUNDA+MULHER+BOMBA+DO+ME TRO+DE+MOSCOU.shtml>. Acesso em: 13 jun. 2012.

NICIO

Relacione o verso A gente quer viver uma nao. A gente quer ser um cidado da msica com os canais institucionalizados que permitem aos indivduos exercer a cidadania e interferir no planejamento governamental.

Questo 2:

Questo 4:

RESPOSTA DISSERTATIVA

RESPOSTA DISSERTATIVA

A Sociologia surgiu no sculo XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revoluo Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrializao e as mudanas decorrentes a partir da alta tecnologia e da globalizao.

Observe o fragmento da msica Ideologia, de Cazuza e Frejat: [...]

Pois aquele garoto Mudar o mundo [...]

Que ia mudar o mundo Agora assiste a tudo em cima do muro

Questo 3:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Observe o fragmento da msica de Gonzaguinha: ! A gente quer viver pleno direito A gente quer viver uma nao

Para ouvir a msica na ntegra acesse: http:// www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo Com base no verso aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima o muro, analise o papel do pesquisador social no contexto da msica. Analise o trecho da msica Brasil, de Cazuza para responder as questes 5 e 6.

A gente quer viver todo respeito A gente quer ser um cidado

A gente quer viver uma nao Para ouvir a msica na ntegra acesse: http://www.youtube.com/ watch?v=nNgN32jSrCE

12

AGORAASUAVEZ
[...] Brasil Mostra a tua cara cesso de colonialismo existente desde o sculo XV. a) As duas frases so verdadeiras, mas NO possuem relao entre si. b) As duas frases so falsas. c) A primeira frase verdadeira, mas a segunda falsa. d) A primeira frase falsa, mas a segunda verdadeira. e) As duas frases so verdadeiras e a segunda a justificativa da primeira.

Quero ver quem paga Pra gente ficar assim Brasil Qual o teu negcio? Confia em mim

O nome do teu scio? Grande ptria desimportante Em nenhum instante [...] Eu vou te trair (No vou te trair)

Questo 6:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Para ouvir a msica na ntegra acesse: http:// www.youtube.com/watch?v=NkNv2BflaSU

Questo 5:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Observe que Cazuza usa em sua msica a expresso Grande Ptria desimportante. Agora reflita a respeito das duas afirmaes a seguir e assinale a alternativa que corresponda correta relao entre ambas: I. Pelo contexto da msica no Brasil da dcada de 1980, o nosso pas era importante apenas pelo tamanho. II. Na dcada de 1980, o Brasil possua pouca autonomia para realizar prticas econmicas e culturais relacionadas s nossas necessidades, em razo do pro-

Reflita sobre o fragmento da msica de Cazuza e sobre o texto seguinte, relacionando-os. Em seguida, escolha a alternativa que apresenta a melhor relao entre ambos: Brasil! Qual o teu negcio? O nome do teu scio? Confia em mim. Depois da primeira Guerra Mundial, as colnias tornaram-se independentes, conquistando seus governos. Mas o colonialismo iniciado no sculo XV continuou existindo sob a forma de interferncias nas prticas polticas, econmicas e culturais dos pases no europeus, excetuando grandes potncias como o Japo e os Estados Unidos, que

13

AGORAASUAVEZ
participaram do colonialismo, impondo suas prticas. Atualmente, o neocolonialismo interfere particularmente na Amrica Latina, frica e sia. a) O fragmento retirado da msica Brasil no tem relao com o texto seguinte, porm este verdadeiro. b) O fragmento retirado da msica Brasil tem relao com o texto seguinte, que verdadeiro. c) O fragmento retirado da msica Brasil no tem relao com o texto, que falso. d) O texto se relaciona ao fragmento da msica, verdadeiro, mas apresenta um erro: o colonialismo no iniciou no sculo XV. e) O texto se relaciona ao fragmento da msica, verdadeiro, mas apresenta um erro: o termo neocolonialismo no existe.

NICIO

Chile sofre com saques e violncia aps terremoto


Ondasdesaquesseintensificaram, agravandoasituaonopas.Governo chegou a adotar toque de recolher em algumas cidades. Nestasegunda-feira,1,milharesde pessoasforamsruasparasaquearsupermercados,lojasderoupaseeletrodomsticos,farmciaseatpostosdegasolinanasegundamaiorcidadechilena, Concepcin.Asituaofoiagravadapor doisincndioscriminososqueatingiram umsupermercadoeumalojadedepartamentos. Outrascidadeschilenastambmestoenfrentandoproblemasdessetipo, apesardafortepresenamilitarnasruas.
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que melhor se relaciona com a situao apresentada na notcia. a) A situao apresentada na reportagem um desvio social que se acentua durante o desastre. b) A situao apresentada na reportagem um ato praticado por marginais que tentam impor suas regras numa situao de desastre. c) A situao apresentada na reportagem um tpico caso de anomia. d) As afirmaes nas alternativas a e b so verdadeiras. e) Todas as afirmaes so falsas.

Questo 7:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Leia a notcia a seguir e responda a questo 7. Fonte: Opinio e Notcia. Disponvel em <http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/america-latina/chile-sofre-com-saquese-violencia-apos-terremoto/>. Acesso em: 12 de jun. 2012.

14

AGORAASUAVEZ
Questo 8:
INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

d) Todas as alternativas so verdadeiras. e) As alternativas a e c so verdadeiras.

Qual a diferena entre desvio social e crime? a) No existe diferena. Crimes so desvios sociais. b) Todo crime um desvio social, mas nem todo desvio social crime. c) Desvio Social um comportamento anticonvencional, positivo ou negativo. Crime uma categoria de desvio social. d) As alternativas b e c so verdadeiras. e) Todas as alternativas so falsas.

Questo 10

RESPOSTA DISSERTATIVA

Por que o PIB no um indicativo de desenvolvimento econmico?

Questo 9:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Assinale a alternativa que apresenta apenas indicadores de desenvolvimento econmico: a) Queda de analfabetismo, elevao do nvel de escolaridade, melhoria nas condies de moradia para todos, melhor poder de compra. b) Queda de analfabetismo, elevao do nvel de escolaridade, melhoria nas condies de moradia, sade, alimentao para todos, aumento do PIB. c) Melhores condies de moradia, sade, alimentao para todos, aumento da expectativa de vida e melhor poder de compra.

15

FINALIZANDO
Neste tema voc viu: As condies e o contexto necessrios para o surgimento da Sociologia.

NICIO

O conceito de desigualdade social que acompanhar todas as discusses apresentadas no Livro-Texto. A natureza da pesquisa social. A associao entre desenvolvimento econmico e preservao ambiental, que gera o conceito de desenvolvimento sustentvel. Alm dos conceitos principais citados nos itens anteriores, muitos outros, tais como desvio social, marginalidade, anomia, colonialismo, neocolonialismo, planejamento governamental, cidadania, foram apresentados para possibilitar o entendimento dos objetivos de aprendizagem. Por exemplo: no possvel falar a respeito de desenvolvimento sustentvel sem explicar antes o que planejamento governamental, cidadania e neocolonialismo. No possvel discutir sobre a natureza da pesquisa social e o papel do pesquisador social sem antes falar sobre desigualdade social, anomia, desvio social, marginalidade, por exemplo. Cada conceito est interligado aos outros e apenas a viso conjunta nos possibilitar compreender os fenmenos sociais e os mecanismos para interferir na realidade analisada pela Sociologia.

REFERNCIAS
ANDR, A. P; HENRIQUES, M. J. R; ALVES, P. Reflexes sobre Pesquisa Cientfica e Ideologia em Cincias Sociais. In 2 Seminrio Nacional Estado e Polticas Sociais no Brasil. Cascavel, 2005. Disponvel em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS32.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012.

16

REFERNCIAS
BRASIL ESCOLA. Qual a diferena entre PIB e PNB?. Sem data. Disponvel em: <http://www. brasilescola.com/economia/qual-diferenca-entre-pib-pnb.htm>. Acesso em 12 jun. 2012. CIPRIANI, G. Fundamentalismo Religioso. Disponvel em: <http://www.missiologia.org.br/ cms/ckfinder/userfiles/files/55fundamentalismoreligioso.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012. COSTA, G. J. M. Globalizao e a Perda da Identidade do Estado-nao. Dissertao de mestrado. Monografia apresentada, como requisito parcial de avaliao, no curso de Especializao em Pensamento Poltico Brasileiro, 2004. Disponvel em: <http://www.angelfire. com/sk/holgonsi/getulio.html>. Acesso em: 13 jun. 2012. DIAS, R. Fundamentos de Sociologia Geral. So Paulo, Alnea, 2006. DURKHEIM, E. O suicdio:estudo de sociologia. Traduo de Mnica Stahel. So Paulo: Martins Fontes, 2000. DURKHEIM, E.As regras do mtodo sociolgico. So Paulo, Ed. Martin Claret, 2002. ESCSSIA, C.. O que : Crescimento e Desenvolvimento Econmico? Blog de Carlos Escssia, 2009. Disponvel em: <http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-desenvolvimento.html>. Acesso em: 12 jun. 2009. LONDERO, M. A. A. Meio Ambiente: uma questo de cidadania. Universidade Federal de Santa Maria, sem data. Disponvel em: <http://www.baraoemfoco.com.br/barao/barao/ambiente/cidadania/meio_ambiente.htm>. Acesso em: 13 jun.2012. MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alem. 6. ed. So Paulo, Hucitec, 1987. NOGUEIRA, J. K; FELIPE, D. A; TERUYA, T. K. Conceitos de gnero, etnia e raa: reflexes sobre a diversidade cultura na educao escolar. Florianpolis, 2008. (Apresentao) Disponvel em: <http://www.slideshare.net/culturaafro/conceitos-de-gnero-etnia-e-raareflexes-sobre-a-diversidade-cultural-na-educao-escolar>. Acesso em: 12 jun. 2012. PORTAL TSO. O que Terceiro Setor?. Portal Terceiro Setor Online, sem data. Disponvel em: < http://www.terceirosetoronline.com.br/terceiro-setor-no-brasil/>. Acesso em: 13 jun. 2012. SOUSA, R. G. Status e Papel Social. Mundo Educao. Disponvel em: http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/status-papel-social.htm>. Acesso em: 12 jun. 2012. WEBER, M.Economia e Sociedade.Braslia, EdUnB, 1991.

17

GABARITO
Tema 1

NICIO

Fundamentos Bsicos da Sociologia Geral: da Pesquisa Sociolgica ao Planejamento Governamental


Ponto de partida
Resposta: Para Marx a sociedade se divide sempre em duas classes principais: uma dominante que oprime e outra dominada que oprimida. A dominante a que detm os meios de produo. A dominada a que vende sua fora de trabalho. Para Marx e Engels, principais autores do marxismo, a economia a base de todos os outros elementos da sociedade, como a poltica, a arte e a religio. Para Weber, existem trs dimenses da sociedade: a econmica, a social e a poltica. No apenas a situao econmica que divide os indivduos, mas tambm seu prestgio profissional, seu nvel de instruo, seu acesso educao, seu poder poltico. Detm poder econmico quem tem dinheiro e bens. Possui melhor status social quem tem um sobrenome respeitvel, uma profisso de prestgio e um elevado nvel de instruo. Detm poder quem tem acesso a um cargo poltico importante. As ordens econmica, social e poltica so independentes, porm apresentam relaes. A boa situao econmica, por exemplo, facilita a entrada e a permanncia do indivduo numa camada de prestgio e/ou o seu acesso a cargos com influncia poltica.

Questo 1

Resposta: Para Durkheim, a maioria dos suicdios motivada por causas sociais e no por distrbios psquicos. Depois de um aprofundado estudo, o socilogo classificou o atentado prpria vida em quatro categorias, todas relacionadas com problemas sociais.

Questo 2

Resposta: A Revoluo Industrial reestruturou a sociedade, tornando-a mais complexa. Muitos empresrios capitalistas comearam a empregar mulheres e crianas em suas fbricas para pagar menores salrios. O papel da mulher na sociedade modificou-se e o desemprego masculino aumentou, gerando uma massa de excludos sociais. A alta tecnologia, por um lado, trouxe benefcios, mas, por outro, aumentou o abismo entre os grupos sociais

18

GABARITO
que j eram marcados por desigualdades, como diferentes acessos a educao, moradia, alimentao e sade. Grande parcela da populao mundial no tem acesso internet e tal aspecto a marginaliza ainda mais, o que cria uma massa maior de excludos sociais, como a gerada pela Revoluo Industrial.

Questo 3

Resposta: Como afirma a msica de Gonzaguinha todos ns queremos, entre outras coisas, liberdade e felicidade. Para algum usufruir de um mnimo de liberdade e de felicidade preciso estar inserido em um contexto social favorvel. Sem trabalho, sem renda, sem exercer a cidadania, sem boas condies de moradia, sade e alimentao ningum feliz. Para que todos possam usufruir de condies mnimas de moradia, sade e alimentao e receber pelo seu trabalho o suficiente para suprir todas as necessidades bsicas, preciso que o Estado realize o planejamento governamental que deve levar em conta o desenvolvimento econmico e a preservao do meio ambiente. Cada indivduo no pode interferir diretamente em tal planejamento, mas pode expressar sua opinio por meio de canais institucionalizados como o voto, os plebiscitos, a participao em ONGs, por exemplo.

Questo 4

Resposta: O pesquisador social, diferentemente dos que se dedicam aos fenmenos naturais, afetado por seu objeto de estudo. A objetividade necessria em qualquer investigao cientfica. No entanto, em cincias sociais, a neutralidade no possvel. O pesquisador precisa se posicionar criticamente em relao ao seu objeto e no ficar em cima do muro. O pesquisador social deve se comprometer com a sociedade da qual faz parte.

Questo 5

Resposta: Alternativa E. A dcada de 1980 foi marcada pelo colonialismo, em que os pases da Europa, o Japo e os Estados Unidos limitavam as prticas econmicas, culturais e polticas dos demais pases.

Questo 6

Resposta: Alternativa B. O texto justifica o fragmento da msica de Cazuza. Ao falar de scio, o compositor questionou a interferncia poltica, econmica e cultural sofrida pelo Brasil pelas grandes potncias econmicas. O colonialismo realmente surgiu no sculo XV e, infelizmente, o termo e as prticas neocolonialistas existem, interferindo particularmente na economia, na poltica e na cultura da Amrica Latina, da frica e da sia.

19

GABARITO
Questo 7

NICIO

Resposta: Alternativa C. A reportagem apresenta um tpico caso de anomia. O desastre natural gera uma desestruturao da sociedade e um afrouxamento das leis.

Questo 8

Resposta: Alternativa D. Realmente todo crime um desvio social, mas nem todo desvio social crime. O crime uma categoria de desvio social. O desvio social todo comportamento anticonvencional, positivo ou negativo; criminoso ou no. Um usurio de drogas, por exemplo, comete um desvio negativo, no criminoso. Um traficante de drogas comete um desvio social negativo e criminoso. Um santo ou heri, por exemplo, comete desvio social positivo, digno de admirao. Por exemplo: algum que arrisca a vida para salvar uma pessoa de um incndio. O comportamento nesse caso anticonvencional, porm, admirvel.

Questo 9

Resposta: Alternativa E. Queda de analfabetismo, elevao do nvel de escolaridade, melhoria nas condies de moradia, sade, alimentao, aumento da expectativa de vida, melhor poder de compra so indicado res do desenvolvimento econmico. Apenas o aumento do PIB, citado na alternativa b, no correspon de a desenvolvimento econmico, e sim a crescimento econmico.

Questo 10

Sugesto de Resposta: A sigla PIB significa Produto Interno Bruto, isto , o que o pas produziu. O aumento do PIB indica que a economia do pas cresceu. Mas nem sempre crescimento econmico sinnimo de desenvolvimento econmico. Um pas pode crescer economicamente, mas sem se de senvolver economicamente. Para haver o desenvolvimento econmico fundamental que haja melhor distribuio de renda. Isto , toda a populao deve ter acesso a melhores condies de moradia, sade, alimentao, educao, poder de compra e expectativa de vida.

20

21

sees

s e e S
CONTEDOSEHABILIDADES LEITURAOBRIGATRIA AGORAASUAVEZ LINKSIMPORTANTES GLOSSRIO

REFERNCIAS FINALIZANDO

24

Tema 02

Cultura e Sociedade: As Estruturas, as Interaes e os Grupos Sociais

NICIO

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro: Fundamentos de Sociologia Geral, do autor Reinaldo Dias, Editora Alnea, 2006 Livro-Texto 254.

ROTEIRO DE ESTUDO: Profa. Slvia Marques

Cincias Sociais

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedos
Nesta aula, voc estudar: A influncia da cultura nas manifestaes sociais. Os grupos que realizam o processo de socializao. A estruturao social.

25

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

NICIO

Quais os conceitos de cultura, subcultura e contracultura e de que forma a cultura interfere nas relaes interpessoais? Quais posies sociais podem ser ocupadas e como a socializao interfere na articulao do papel social? Quais so as diferentes formas de poder e como elas se manifestam e estruturam a sociedade?

LEITURAOBRIGATRIA
A cultura um conjunto de traos que indicam como se deve agir, pensar, vestir e quais valores e costumes devem ser preservados e transmitidos. A sociedade compartilha uma cultura e tambm um territrio. Dentro de cada cultura existem as subculturas com particularidades. Por exemplo: cada estado brasileiro representa uma subcultura da cultura brasileira. Subculturas podem surgir por questes profissionais, de interesses em comum, etnia, orientao sexual, entre outros. J a contracultura faz uma oposio cultura. So grupos e movimentos que contrariam os valores da cultura. Por exemplo: hippies nos anos 1970 e punks nos anos 1980. Para a Sociologia, a palavra status significa posio. Tal posio pode ser de prestgio ou no. Todos possuem vrios tipos de status, isto , vrias posies. A mais relevante de todas a social. Os outros tipos de status que se pode ocupar so os de me ou pai, filho, marido ou esposa, sndico do condomnio, praticante de algum esporte, arte ou religio, membro de algum sindicato, associao de bairro, centro acadmico, grupo de pesquisa, ONG. Mas, provavelmente, o que mais se destacar socialmente a funo profissional desempenhada na sociedade.

26

LEITURAOBRIGATRIA
Por meio da socializao que comea em casa com a famlia e posteriormente realizada por meio da escola outras instituies, grupos de status e de referncia, aprendem-se a cultura e a maneira como se comportar para atender s expectativas do papel social. O poder social um processo capaz de interferir no modo de agir dos outros indivduos, por meio da fora, da autoridade e da influncia. A dominao pode ser de natureza tradicional ou carismtica. Pelo modo tradicional, um sujeito ou um grupo dominam em razo de sua funo exercida, e os outros obedecem racionalmente. Por exemplo: um funcionrio cumpre as ordens do seu empregador. No caso da dominao carismtica, o sujeito domina por meio da sua capacidade pessoal. possvel encontrar pessoas que dominem de ambas as formas. o caso, por exemplo, de presidentes da Repblica carismticos. As interaes sociais estruturam a sociedade. Os principais elementos de qualquer estrutura social so: os variados tipos de status, os papis, os grupos e as instituies sociais. A sociedade divide-se em vrios grupos: internos e externos, bem como primrios e secundrios. Os internos so aqueles de que se faz parte e que consequentemente geram identificao. J os grupos primrios referem-se basicamente famlia e aos amigos. Os secundrios, s instituies e s organizaes das quais se pode fazer parte (grupos de pesquisa, sindicatos, cursos acadmicos). Dentro dos grupos secundrios, busca-se formar grupos primrios, estabelecendo uma relao mais estreita de amizade com alguns membros. Os grupos podem ser de referncia ou esteretipos. Os primeiros servem de modelo. Os esteretipos so as imagens que se formam dos grupos externos. Existem tambm os grupos de presso ou de interesse que, diferentemente dos partidos polticos, no se organizam para tomar o poder, e sim desejam, por meio de persuaso, dinheiro, ameaa ou sabotagem interferir nas decises governamentais. Os sindicatos e associaes profissionais so grandes exemplos de grupos de presso.

27

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

NICIO

SITES:
SOUSA, Rainer Gonalves. Status e Papel Social. Mundo Educao.
Disponvel em: http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/status-papel-social.htm>. Acesso em: 12 jun. 2012.

NOGUEIRA, J. K; FELIPE, D. A; TERUYA, T. K. Conceitos de gnero, etnia e raa: reflexes sobre a diversidade cultura na educao escolar. Florianpolis, 2008.
Disponvel em: <http://www.slideshare.net/culturaafro/conceitos-de-gnero-etnia-e-raa-reflexes-sobre-a-diversidade-cultural-na-educao-escolar>. Acesso em: 12 jun. 2012.

VDEOS
FOI APENAS UM SONHO. Direo: Sam Mendes. Intrpretes: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet e outros. Estados Unidos/Inglaterra, 2008. A FORA DO DESTINO. Direo: Taylor Hackford. Intrpretes: Richard Gere, Debra Winger e outros. Estados Unidos, 1982. A MASSAI BRANCA. Direo: Hermine Huntgeburth. Intrpretes: Nina Hoss, Jacky Ido e outros. Alemanha, 2005.

28

AGORAASUAVEZ
Instrues:
As questes deste tema tm a funo de complementar seu estudo e auxiliar na fixao do contedo apresentado. Por isso, importante que voc responda todas elas, buscando, se possvel, a soluo no Livro-Texto ou em alguma referncia indicada pelo autor do Caderno de Atividades. Ponto de partida
RESPOSTA DISSERTATIVA

Para responder esta questo inicial, pense no seu dia a dia e relacione-o com os conceitos apresentados neste Caderno de Atividades. Se possvel, relacione-o ao contedo do Livro-Texto. Nas frases do texto a seguir, preencha as lacunas com as palavras correspondentes (indicadas ao final). A cultura engloba diversos elementos, entre eles, vesturio, _________________, arquitetura, folclore, artes, entre outros. Os elementos bsicos da cultura so o _________________, as crenas, os valores, as normas e sanes, os smbolos, a tecnologia. Um complexo cultural formado por um conjunto de _________________ culturais que podem ser expresses _________________ como o uai que nos remete cultura mineira. Quando um grupo se distingue da sua cultura e possui traos culturais especficos, forma-se uma _________________.

J a _________________ vai contra cultura vigente como foi o caso dos _________________ dos anos 1970. subcultura, lingustica, artesanato, traos, idioma, hippies, contracultura.

Questo 1:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Assinale a alternativa que apenas apresenta subculturas. a) Mdicos, homossexuais, atores, hippies. b) Paulistanos, cariocas, homossexuais, hippies. c) Punks, atores, mdicos, cariocas. d) Atores, paulistanos, mdicos, homossexuais. e) Todas as alternativas apresentam um item incorreto.

29

AGORAASUAVEZ
Questo 2:
RESPOSTA DISSERTATIVA

NICIO

Relacione os termos xenofobia, etnocentrismo e esteretipo, caracterizando-os.

Questo 3:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Leia a notcia a seguir para responder a questo 3 .

O racismo sutil e disfarado no Brasil continuaimpossibilitandoaigualdadede direitosecidadaniadosnegrosendios, deixando-ossempremargemdosistema.Oracismonoalgoparaserdiscutidoemguetos,poistodaequalquerdiscriminaoacabasetransformandoem preconceito,etodopreconceitouma facadedoisgumes,amanhvocpode setornaroprximoalvo.Infelizmente, ainda no aprendemos a respeitar as diferenas,quedirconvivercomelas.
Fonte: Portal 3 Idade, 2006. Disponvel em: <http://www.portalterceiraidade.com. br/dialogo_aberto/cidadania/anteriores/anterior0002.htm>. Acesso em: 13 jun. 2012. A partir da leitura do texto Xenofobia, no Brasil tem?, liste trs formas de discriminao social, levando em considerao os vrios tipos de status que se pode ocupar na sociedade.

Xenofobia, no Brasil tem?


Por: Tony Bernstein DesdeodescobrimentodoBrasilat hojeexisteumaenormeexclusosocial, e essa desigualdade tambm tem cor. Quantas vezes voc j ouviu ou at falou:sabeaquelecaradecor,atqueele legal. A vem a pergunta: de que cor? Todos ns temos uma cor: branca, amarela,vermelha,negra.Todostemos uma etnia. Porque ser que sempre quefalamosdecorestamosnosreferindo aos negros? O Brasil ainda trata a questoracialcomdistanciamentoehipocrisia.quasecomoseoracismoem nosso pas no existisse. Ficamosindignadosaoouvirosdiscursosxenofbicosenazistasdelderes de extrema direita como o austraco JoergHaider,enquantoaqui,nonosso querido Brasil, tratamos os negros e os ndios como estrangeiros que vieram roubar o trabalho dos brancos. Afinal foramosprprioscolonizadoresbrancos quetrouxeramosnegrosdafricapara trabalharemcomoescravos,eosndios j estavam aqui!

Questo 4:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Leia a notcia a seguir para responder a questo 4.

Grife de luxo afasta funcionrios feios, gordos e velhos


UmagerentedagrifeitalianaPrada estprocessandoaempresa,alegando querecebeuordensparamanterapenas gente bonita em suas lojas no Japo.

30

AGORAASUAVEZ
Uma gerente snior de vendas da grife italiana Prada no Japo est processando a empresa sob alegao de que recebeu ordens superiores para mudarseucortedecabeloeemagrecer para se adaptar aos padres da companhia. Ela afirma, ainda, que o chefe a chamou de feia e disse que tinha vergonhadeapresent-laaexecutivosdo alto escalo da Prada. RinaBovrisse,queeraresponsvel por uma equipe de 500 pessoas em 40 lojas espalhadas pelo Japo, entrou comaonajustiadotrabalhojaponesa baseada em discriminao e perseguio. No processo, Rina afirma que em maio do ano passado recebeu ordens diretas do CEO da Prada Japo, Davide Sesia, paraeliminarcerca de 15 gerentes da rea de varejo que ele teriadescritocomofeios,gordos,velhos, horrveis ou que no tenham o visual Prada. A ordem teria sido dada aps uma visita a 40 lojas da grife italiana, umadasmaisdesejadasdouniversoda moda. ApsavisitadoCEO,odepartamentoderecursoshumanosterianotificado 13funcionriosqueforamtransferidos devido avendas inferiores, segundo contouRinaBrovrisseaojornaljapons Japan Times. Pouco depois, ela diz quefoichamadaparaumareuniocom o prprio Davide Sesia, que lhe disse paramudarocortedecabeloeperder pesoporqueeleteriavergonhadesua feiuraenoqueriaquefuncionriosdo alto escalo na Itlia a vissem em suas visitas. Com18anosdeexperincianomercadointernacionaldemoda,agerente recebeuumalicenainvoluntria,na prticaumasuspenso,emnovembro do ano passado e decidiu entrar na justia um ms depois. Minharesponsabilidadeproteger mulheres que trabalham duro e se esforam,garantindoaelasumambiente detrabalhoquesejajusto,eladisseao jornal. Com a divulgao da entrevista, o casoganhounotoriedadeprincipalmente naEuropa,ondeestlocalizadaasede da Prada. Uma porta-voz da Prada em Tquioinformouqueacompanhiano comentaria o assunto.
Fonte: Revista poca: Negcios. Disponvel em: <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT126639-18055,00. html>. Acesso em 12 jun. 2012. A partir da leitura da notcia Grife de luxo afasta funcionrios feios, gordos e velhos, argumente se o caso apresentado trata-se de discriminao social. Justifique.

Questo 5:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Relacione a msica Preconceito de Erich Bulling e Ronaldo Bastos com os conceitos de etnocentrismo, personalidade social e as diversas formas de poder. Passa o vendaval

Muda a pele da estao

31

AGORAASUAVEZ
S resiste a mudar o louco cime [...] Preconceito! E sem ele

NICIO

a) Grupos internos, tanto os primrios como os secundrios. b) Grupos internos primrios. c) Grupos de referncia. d) Grupos internos primrios e secundrios, de referncia. e) Grupos de status e de referncia.

No faz bem a ningum Penso o que seria do poder Preconceito! J causou muito mal Quem elege [...]

Seres que decidem o que normal

Questo 8:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 6:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Qual a relao existente entre o grupo interno primrio e o status atribudo: a) O status atribudo transmitido pelos nossos pais, que fazem parte do grupo interno primrio. b) O status atribudo fornecido pela profisso que se tem. c) O status atribudo fornecido pelo cargo que se ocupa. d) As alternativas b e c so verdadeiras. e) Apenas a alternativa a verdadeira.

Qual alternativa define melhor a palavra elite: a) Elite uma minoria que detm o poder econmico. b) Elite uma minoria que detm o poder poltico. c) Existem quatro tipos bsicos de elite. d) Elite uma minoria que detm o poder e domina a maioria. e) As trs primeiras alternativas so verdadeiras, mas incompletas. A Alternativa d a mais completa.

Questo 9:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Questo 7:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Reflita a respeito das duas afirmaes seguintes e assinale a alternativa que corresponda correta relao entre ambas: I. A mobilidade social propiciou o status atribudo. II. Por meio de habilidades variadas e

Identidade, lealdade e intimidade so caractersticas prprias de quais grupos sociais?

32

AGORAASUAVEZ
muita dedicao possvel mudar o nosso status social. a) A primeira frase verdadeira e a segunda falsa. b) A primeira frase falsa e a segunda verdadeira. c) As duas frases so falsas. d) As duas frases so verdadeiras, mas no possuem relao entre si. e) As duas frases so verdadeiras, e a segunda a justificativa da primeira.

Questo 10:

RESPOSTA DISSERTATIVA

O jornal O Globo, em 13 de fevereiro de 2010, publicou, no site globo.com, um artigo que fala sobre a tendncia de jovens europeus com mais de trinta anos permanecerem na casa dos pais. Os principais motivos apontados foram a alta taxa de desemprego e os preos elevados de compra e aluguel de imveis. O governo de pases como a Espanha e a Itlia adotou medidas para incentivar os adultos a deixar a casa dos pais fornecendo uma mesada. Explique a relao entre o texto lido e os conceitos de status atribudo e de status adquirido.

33

FINALIZANDO
Nesta aula voc viu:

NICIO

Que os conceitos de cultura, subcultura, contracultura e como a cultura interferem nas relaes sociais. Os diferentes tipos de status e a articulao do papel social. As diferentes formas de poder. Os grupos sociais. Alm dos conceitos principais citados nos itens anteriores, muitos outros, como xenofobia, etnocentrismo, personalidade social, status atribudo, status adquirido, mobilidade social, elite, foram apresentados para possibilitar o entendimento dos objetivos de aprendizagem. Por exemplo: no possvel falar a respeito das diferentes formas de poder sem entender o conceito de elite e o de status. No possvel compreender os conceitos de cultura, subcultura e contracultura dissociados dos conceitos de xenofobia e etnocentrismo, ou entender a articulao do papel social sem conhecer o conceito de personalidade social. Para compreender a importncia dos conceitos citados no pargrafo anterior preciso relacion-los e entender suas interferncias mtuas.

REFERNCIAS
ANDR, A. P; HENRIQUES, M. J. R; ALVES, P. Reflexes sobre Pesquisa Cientfica e Ideologia em Cincias Sociais. In 2 Seminrio Nacional Estado e Polticas Sociais no Brasil. Cascavel, 2005. Disponvel em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS32.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012. BRASIL ESCOLA. Qual a diferena entre PIB e PNB?. Sem data. Disponvel em: <http://www. brasilescola.com/economia/qual-diferenca-entre-pib-pnb.htm>. Acesso em 12 jun. 2012.

34

REFERNCIAS
CIPRIANI, G. Fundamentalismo Religioso. Disponvel em: <http://www.missiologia.org.br/ cms/ckfinder/userfiles/files/55fundamentalismoreligioso.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012. COSTA, G. J. M. Globalizao e a Perda da Identidade do Estado-nao. Dissertao de mestrado. Monografia apresentada, como requisito parcial de avaliao, no curso de Especializao em Pensamento Poltico Brasileiro, 2004. Disponvel em: <http://www.angelfire. com/sk/holgonsi/getulio.html>. Acesso em: 13 jun. 2012. DIAS, R. Fundamentos de Sociologia Geral. So Paulo, Alnea, 2006. DURKHEIM, E. O suicdio:estudo de sociologia. Traduo de Mnica Stahel. So Paulo: Martins Fontes, 2000. DURKHEIM, E.As regras do mtodo sociolgico. So Paulo, Ed. Martin Claret, 2002. ESCSSIA, C.. O que : Crescimento e Desenvolvimento Econmico? Blog de Carlos Escssia, 2009. Disponvel em: <http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-desenvolvimento.html>. Acesso em: 12 jun. 2009. LONDERO, M. A. A. Meio Ambiente: uma questo de cidadania. Universidade Federal de Santa Maria, sem data. Disponvel em: <http://www.baraoemfoco.com.br/barao/barao/ambiente/cidadania/meio_ambiente.htm>. Acesso em: 13 jun.2012. MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alem. 6. ed. So Paulo, Hucitec, 1987. NOGUEIRA, J. K; FELIPE, D. A; TERUYA, T. K. Conceitos de gnero, etnia e raa: reflexes sobre a diversidade cultura na educao escolar. Florianpolis, 2008. (Apresentao) Disponvel em: <http://www.slideshare.net/culturaafro/conceitos-de-gnero-etnia-e-raareflexes-sobre-a-diversidade-cultural-na-educao-escolar>. Acesso em: 12 jun. 2012. PORTAL TSO. O que Terceiro Setor?. Portal Terceiro Setor Online, sem data. Disponvel em: < http://www.terceirosetoronline.com.br/terceiro-setor-no-brasil/>. Acesso em: 13 jun. 2012. SOUSA, R. G. Status e Papel Social. Mundo Educao. Disponvel em: http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/status-papel-social.htm>. Acesso em: 12 jun. 2012. WEBER, M.Economia e Sociedade.Braslia, EdUnB, 1991.

35

GABARITO
Tema 2

NICIO

Cultura e Sociedade: As Estruturas, as Interaes e os Grupos Sociais


Ponto de Partida Questo 1
Resposta: artesanato, idioma, traos, lingusticas, subcultura, contracultura e hippies.

Resposta: Alternativa D. Os punks e os hippies so contraculturas, isto , lutaram contra os valores da cultura. J os paulistanos e os cariocas so subculturas dos estados de So Paulo e do Rio de Janeiro. Mdicos e atores podem ser considerados membros de subculturas como outros profissionais que compartilham uma linguagem prpria. Os homossexuais formam uma subcultura pela orientao sexual.

Questo 2

Resposta: O etnocentrismo a tendncia de colocar a nossa cultura no centro, como a mais importante e desenvolvida. Quando o etnocentrismo exagerado, pode ocorrer a xenofobia, que a fobia a tudo que pertence a outras culturas. Quando no conhecemos um grupo externo, tendemos a formar esteretipos a respeito dele. Determinados esteretipos podem gerar a xenofobia.

Questo 3

Resposta: Um indivduo pode ser discriminado de muitas formas: por sua raa, sua etnia, sua renda familiar, seu nvel de instruo, sua religio, sua orientao sexual. Muitas pessoas ou se estranham por possurem religies diferentes ou no namoram por pertencerem a classes econmicas distintas, por exemplo. O diferente nvel de instruo dificulta os relacionamentos tanto amorosos como os de amizade, e nem sempre fcil aceitar as diferenas de um modo geral.

Questo 4

Resposta: No so apenas diferenas de etnias, de credo, de orientao sexual e de classe

36

GABARITO
social que despertam o preconceito. Na sociedade atual, em que a vestimenta e a boa forma fsica so valorizadas em alguns grupos, usar roupas sem grife ou estar alguns quilos acima do peso pode gerar um processo discriminatrio. Quando se pensa em discriminao, vm cabea o racismo, o nazismo, as desigualdades sociais, a intolerncia religiosa, a homofobia. Mas muitas vezes a discriminao acontece pela roupa que se veste, pela forma fsica, pelos lugares que so frequentados, pelo corte de cabelo, pelos livros lidos, pelos tipos de alimentos comidos, pelos relacionamentos familiares, pelo modo de nos expressar e pensar. Tais formas de discriminao so ainda mais sutis que o racismo subliminar do Brasil.

Questo 5

Resposta: As elites, que so minorias, dominam a maioria da sociedade por meio da fora, da autoridade e da influncia. Elas no detm apenas o poder poltico e a maior parte da renda; elas definem tambm como se deve agir, pensar, o que vestir, que lugar frequentar, o que dizer, com quem se relacionar. Quem elege seres que decidem o que normal uma frase bastante expressiva da msica, pois questiona o conceito de personalidade social. Em cada sociedade existe um nmero de personalidades sociais aceitveis, isto , coerentes com as normas e costumes sociais. Mas at que ponto as elites no interferem na concepo dessas personalidades normais? O etnocentrismo se relaciona s formas de poder e tambm s personalidades sociais porque colocamos interesses dos grupos dominantes no centro. O aceitvel passa a ser o que est de acordo com a elite.

Questo 6 Questo 7

Resposta: Alternativa E. As outras so verdadeiras, mas incompletas.

Resposta: Alternativa B. Embora compartilham-se certa identidade e certa lealdade com os grupos internos secundrios, a intimidade faz parte da relao que estabelecemos com os grupos primrios, que so basicamente a famlia e os amigos. Grupos de referncia servem de modelo, mas no se tem intimidade com eles porque so formados por celebridades que consideramos modelo de comportamento. Os grupos de status so aqueles que compartilham interesses (moradores de um condomnio, scios de um clube, colegas de trabalho), mas tais interesses no implicam necessariamente intimidade. comum os grupos

37

GABARITO

NICIO

primrios serem formados dentro dos secundrios, estabelecendo amizade com colegas, vizinhos e demais.

Questo 8 Questo 9

Resposta: Alternativa E. O status atribudo fornecido pela famlia.

Resposta: Alternativa B. A mobilidade social propiciou o status adquirido, que aquele que conquistamos por meio de nossa dedicao, trabalho, estudo, habilidades variadas. Um menino de comunidade pobre que se torna um famoso jogador de futebol, por exemplo, modificou seu status por meio de seu talento e trabalho. O status atribudo o que recebemos de nossos pais.

Questo 10

Resposta: Mal empregados ou desempregados, os jovens de mais de 30 anos no conseguem sobreviver com as mesmas condies de moradia, sade e alimentao oferecidas pelos pais. O status atribudo a estes jovens, aquele que receberam de seus pais, mais elevado que o status adquirido, aquele que eles conquistaram por meio da carreira.

38

39

sees

s e e S
CONTEDOSEHABILIDADES LEITURAOBRIGATRIA AGORAASUAVEZ LINKSIMPORTANTES GLOSSRIO

REFERNCIAS FINALIZANDO

42

Tema 03

O Papel das Instituies na Regulamentao e no Controle Social

NICIO

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro: Fundamentos de Sociologia Geral, do autor Reinaldo Dias, Editora Alnea, 2006 Livro-Texto 254.

ROTEIRO DE ESTUDO: Profa. Slvia Marques

Cincias Sociais

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedos
Nesta aula, voc estudar: As regras existentes na sociedade. As funes das instituies sociais na manuteno da ordem social. As instituies bsicas na sociedade moderna.

43

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

NICIO

Qual a relao entre valores sociais, normas e costumes e as diferenas entre marginalidade, desvio social e anomia? Quais as principais caractersticas das instituies sociais bsicas, principalmente das que so responsveis pela socializao? De que forma a globalizao vem interferindo no papel do Estado-nao?

LEITURAOBRIGATRIA
Os valores sociais inspiram os costumes que devem ser vivenciados, e as normas servem para regulamentar o cumprimento dos costumes. Uma norma fruto de um valor social e de um costume. A quebra de uma norma o no cumprimento do costume e o desrespeito ao valor social. Se roubar considerado errado, tal valor precisa ser traduzido para uma norma. A quebra de cada norma acarreta um tipo de punio. Para as falhas menores, muitas vezes uma advertncia verbal ou um olhar de desaprovao pode resolver a situao. Em casos extremos a pessoa perde a liberdade ou at mesmo a vida por meio da pena de morte. O desvio social toda atitude anticonvencional, isto , que vai contra as convenes. Normalmente o desvio social relacionado com atitudes negativas, mas um heri, um santo ou uma celebridade podem agir de forma anticonvencional, fazendo algo muito bom e admirvel. O desvio social no necessariamente um crime. O crime uma categoria do desvio social. Todo crime um desvio social, mas nem todo desvio social crime. J a marginalidade extrapola os limites do desvio social porque, alm de contrariar as normas, o marginal cria suas prprias regras.

44

LEITURAOBRIGATRIA
Dependendo da natureza do desvio social, ser aplicado um tipo de sano que pode ser formal ou informal, positiva ou negativa. Caso seja negativa, pode ser fsica, econmica ou social. As sanes informais, tanto as positivas como as negativas, so aplicadas pelos membros do nosso grupo social; as formais, pelas instituies legais ou ilegais. As instituies bsicas so as familiares, as religiosas, as educacionais, as polticas e as econmicas. Uma instituio ilegal, como uma organizao criminosa, por exemplo, tambm pode aplicar sanes para controlar o seu grupo social. As instituies responsveis pela socializao so: as familiares, as religiosas e as educacionais. A famlia a que inicia o processo de socializao que complementado pelas instituies educacionais e religiosas. Os outros tipos de instituio existentes so as econmicas e polticas. A famlia a instituio bsica e universal, uma vez que a existncia de todas as sociedades humanas depende dela. As instituies educacionais so as mais importantes na transmisso e no ensinamento de tradies, costumes e habilidades. As religiosas realizam um importante trabalho de socializao, alm de transmitir uma doutrina e uma srie de normas morais de comportamento. As instituies religiosas variam desde a Igreja-Estado que se confunde com o Estado e, consequentemente, com o poder poltico at as seitas que desejam apenas viver parte seus costumes e crenas. A globalizao visa interdependncia econmica entre os pases. Atualmente a produo e a comercializao dos mais variados servios e produtos so pensadas de forma internacional para atender aos interesses e s necessidades de diferentes pases. As multinacionais no representam os interesses de um Estado-nao porque pertencem a vrias naes. Com o mundo organizado dessa forma, cada Estado-nao tem menos poder para criar suas polticas que visam redirecionar a renda mal distribuda pelas leis de mercado e, assim, diminuir as desigualdades sociais. Um dos efeitos colaterais da globalizao o aumento de excludos sociais.

45

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

NICIO

SITES:
CIPRIANI, Gabriele. Fundamentalismo Religioso.
Disponvel em: <http://www.missiologia.org.br/cms/ckfinder/userfiles/files/55fundamentalismoreligi oso.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012.

COSTA, Getlio Jos Moreira da. Globalizao e a Perda da Identidade do Estado-Nao. 2004.
Disponvel em: <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/getulio.html>. Acesso em: 13 jun. 2012..

VDEOS
A TESTEMUNHA. Direo: Peter Weir. Intrpretes: Harrison Ford, Kelly Mcgillis e outros. Estados
Unidos, 1985.

UMA ESTRANHA ENTRE NS. Direo: Sidney Lumet. Intrpretes: Melanie Griffith e outros. Estados Unidos, 1992.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS. Direo: Peter Weir. Intrpretes: Robin Williams, Ethan
Hawke e outros. Estados Unidos, 1989.

O SORRISO DE MONA LISA. Direo: Mike Newell. Intrpretes: Julia Roberts, Kirsten Dunst e
outros. Estados Unidos, 2003.

46

AGORAASUAVEZ
Instrues:
As questes deste tema tm a funo de complementar seu estudo e auxiliar na fixao do contedo apresentado. Por isso, importante que voc responda todas elas, buscando, se possvel, a soluo no Livro-Texto ou em alguma referncia indicada pelo autor do Caderno de Atividades. Ponto de partida:
RESPOSTA DISSERTATIVA

Para responder esta questo inicial, pense no seu dia a dia e relacione-o com os conceitos apresentados neste Caderno de Atividades. Se possvel, relacione-o ao contedo do Livro-Texto. Escreva um pequeno texto (cerca de 20 linhas) sobre um filme que apresente um caso de anomia, desvio social ou marginalidade.

d) Existe relao entre o recebimento de diploma de honra ao mrito e a advertncia verbal que NO exigem o desembolso de um pagamento. e) Todas so sanes decorrentes de desvios sociais.

Questo 2:
Leia a notcia a seguir:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Questo 1:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Tropas de Israel matam outros dois palestinos em confrontos na Cisjordnia


Militaresisraelensesmataramatiros doispalestinosemconfrontopertodacidade de Nablus, na Cisjordnia. Doispalestinostentaramapunhalarumsoldadoqueestavapatrulhando a rea perto do posto de controle de Awarta, a sudeste de Nablus, disse uma porta-voz do Exrcito israelense. Em resposta, as foras locais abriram fogocontradoispalestinos,quemorreram.

Estabelea a relao entre o recebimento de um diploma de honra ao mrito, uma multa e uma advertncia verbal. a) Nenhuma. b) Existe relao entre a multa e a advertncia verbal, as quais so punies. c) Existe relao entre o recebimento de diploma ao mrito e a multa, os quais so sanes formais.

47

AGORAASUAVEZ
Aporta-vozafirmouqueosmilitares patrulhavamaregiodecarro.Masvriosdeixaramoveculoparaabordarsuspeitos.Foientoqueosdoispalestinos tentaramapunhalarumdossoldados. Abrimosumainvestigaosobreo ocorrido, acrescentou.RESPOSTA DISSERTATIVA Testemunhas palestinas, citadas pelaagnciadenotciaspalestinaWafa, afirmaramqueasvtimaseramlavradoresquecarregavamferramentasagrcolasequeossoldadosatiraramquando eles se aproximaram do posto de controleporquecantavamjinglespolticos. OjornalisraelenseHaaretz dizque RESPOSTA DISSERTATIVA ospalestinostentaramatacarossoldados com um rastelo.
Fonte: Folha On-line. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u709925.shtml>. Acesso em 13 jun. 2012. Com base na leitura do texto, estabelea a relao entre o ocorrido e o conceito de Igreja-Estado.

NICIO

querem eletricidade para conect-los. Essas pessoas se locomovem em carroas tracionadas por cavalos e usam lampies como luz. As pessoas a quem nos referimos so chamadas coletivamente de Os Amish. O fato de os Amish serem capazes de manter um estilo de vida do sculo XVIII em pleno sculo XXI incrvel! A velha ordem H muitas variaes sutis entre o povo Amish. Aparentemente, integram quase sempre as ordens menonitas conservadoras e as duas so sempre confusas. Alguns Amish j se separaram e regressaram s comunidades Menonitas. As informaes neste artigo se aplicam principalmente aos Amish da Velha Ordem do Condado de Lancaster, Pensilvnia, que so os mais velhos, mais conhecidos e supostamente os mais bem-sucedidos, representando talvez 10% do total da comunidade Amish. Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/amish. htm. Relacione o texto lido na questo com os conceitos de globalizao e alta tecnologia.

Questo 3:
Introduo

RESPOSTA DISSERTATIVA

H um grande grupo de pessoas nos Estados Unidos mais de 100 mil que nunca vo acessar nenhum site porque no tm computadores, no possuem eletricidade para conectar os computadores e nem

Questo 4:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

As instituies responsveis pela socializao dos indivduos so a familiares, as religiosas e as educacionais porque so elas

48

AGORAASUAVEZ
que aplicam as sanes positivas e negativas, quando as pessoas quebram as normas sociais. Reflita a respeito das afirmaes lidas no pequeno texto desta questo e assinale a alternativa que corresponda correta relao entre elas. a) As duas afirmativas so verdadeiras, mas a segunda no apresenta relao com a primeira. b) As duas afirmativas so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. c) As duas afirmativas so falsas. d) A duas afirmativas so verdadeiras e a segunda justifica de forma insuficiente a primeira. e) A primeira afirmativa falsa e a segunda verdadeira. pre um triste fim Se existe um preconceito muito forte separando voc de mim. Por que este beijo agora? Por que meu amor este abrao? Um dia voc vai embora sem sofrer os tormentos que eu passo De que vale sonhar um minuto se a verdade da vida ruim? Se existe um preconceito muito forte separando voc de mim. Para ouvir a msica na ntegra, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=1XLD TAQQmLc Relacione os versos Por que voc me procura?/Se as nossas vidas juntas vo ter sempre um triste fim?/Se existe um preconceito muito forte separando voc de mim? com os valores sociais e as instituies.

Questo 5:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Analise ao trecho da msica Preconceito de Cazuza, Fernando Lobo e Antonio Maria para responder as questes 5 e 6. Por que voc me olha com esses olhos de loucura? Por que voc diz meu nome? Por que voc me procura? Se as nossas vidas juntas vo ter sem-

Questo 6:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

No verso De que vale sonhar um minuto se a verdade da vida ruim? da msica Preconceito, de Cazuza, a palavra verdade se refere: a) verdade como sinnimo de costumes sociais.

49

AGORAASUAVEZ
b) verdade como sinnimo de valores sociais. c) verdade como sinnimo de normas sociais. d) Ao indicado nas trs alternativas anteriores. e) Ao indicado apenas nas alternativas a e b.

NICIO

IV. Os blocos econmicos se tornaram uma soluo intermediria entre o Estado-nao e o mundo globalizado. a) As afirmativas I, III e IV so verdadeiras. b) As afirmativas II, III e IV so verdadeiras. c) Apenas a afirmativa I verdadeira. d) As afirmativas III e IV so verdadeiras. e) As afirmativas II e III so verdadeiras.

Questo 7:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Qual o papel das instituies no controle social?

Questo 9:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Questo 8:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Analise as informaes seguintes e indique a alternativa que contenha a(s) resposta(s) correta(s) a respeito do papel do Estadonao no mundo globalizado. I. O Estado perdeu sua funo de atender s necessidades bsicas de toda a populao. II. O Estado-nao se enfraqueceu, mas continua sendo responsabilidade dele garantir que toda a populao tenha as suas necessidades bsicas atendidas. III. O Estado precisa criar polticas para impedir que a alta tecnologia e a globalizao aumentem o nmero de excludos sociais.

Em eventos sociais deve-se seguir uma srie de pequenas regras a fim de evitar constrangimentos. Comportamentos como usar roupas inadequadas e falar sobre assuntos desagradveis enquanto as pessoas comem, entre muitos outros, no so bem-aceitos socialmente. Relacione o texto lido com o conceito de sanes.

Questo 10:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Depois de ler o texto seguinte, bem como as trs afirmaes referentes a ele, reflita a respeito destas e assinale a alternativa correta. Parece que a patricinha Paris Hilton no aprendeu nada com o escndalo de sua fita de sexo que vazou na internet. Paris

50

AGORAASUAVEZ
foi clicada entre carinhos calientes com o namorado, Doug Reinhart, em uma festa do Festival de Cannes o flagra do tabloide britnico The Sun. O moo, alis, filmou parte do showzinho da namorada com uma cmera porttil. Quanto tempo ser que demora para a intimidade da loira cair na web novamente? A socialite est em Cannes para o lanamento de seu documentrio, Paris, Not France, que fala sobre ela, claro, e deve estar com seu ego muito ferido por estar chamando menos ateno do que Angelina Jolie, Sharon Stone, Brad Pitt, Penlope Cruz e outros inmeros nomes que de profissionais que tm um talento verdadeiro. A socialite, alis, perdeu seu telefone celular em Cannes. Ela est desesperada com a perda de seus contatos pessoais, como telefones e emails dos amigos famosos. Eu no sei como perdi isso, mas preciso encontrar, disse a loirinha ao jornal Daily Mail. a pior coisa que podia ter acontecido. Ali tem todos os meus contatos e a ltima coisa que eu quero que ele caia em mos erradas. Fonte: Site dos Famosos. Disponvel em: <http://ianpeixotoblog.blogspot.com. br/2011_02_01_archive.html> I. A reportagem apresenta um caso de quebra de norma informal. II. Paris Hilton no cometeu nenhum crime nem quebrou normas formais. III. Paris Hilton teve um comportamento socialmente inadequado, mas no quebrou normas formais nem informais. a) As afirmativas I e II so verdadeiras. b) Apenas a afirmativa III verdadeira. c) As afirmativas I e II so verdadeiras e a III parcialmente verdadeira. d) Apenas a afirmativa I verdadeira. e) Apenas a afirmativa II verdadeira.

51

FINALIZANDO
Nesta aula voc viu: Os conceitos e as relaes entre valores sociais, normas e costumes. Os conceitos e as relaes entre marginalidade, desvio social e anomia. O conceito de controle social e as variadas formas de sano.

NICIO

As caractersticas e os mecanismos das instituies no controle social e na socializao. O papel do Estado-nao no mundo globalizado. Alm dos conceitos principais citados, outras como endogamia, exogamia, poliandria, poliginia, fundamentalismo religioso, povo, nao, governo foram apresentados para possibilitar o entendimento dos objetivos de aprendizagem. No possvel falar de instituio familiar sem conhecer as categorias de casamento, por exemplo. No possvel falar das instituies religiosas, sem conhecer as suas subdivises. No possvel falar sobre o papel do Estado-nao sem entender primeiramente os conceitos de povo, nao e governo. Quando se compreendem todos os conceitos conjuntamente e suas relaes, entendem-se os mecanismos de socializao e controle social aplicados pelas instituies e pelos grupos sociais.

REFERNCIAS
ANDR, A. P; HENRIQUES, M. J. R; ALVES, P. Reflexes sobre Pesquisa Cientfica e Ideologia em Cincias Sociais. In 2 Seminrio Nacional Estado e Polticas Sociais no Brasil. Cascavel, 2005. Disponvel em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS32.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012. BRASIL ESCOLA. Qual a diferena entre PIB e PNB?. Sem data. Disponvel em: <http://www. brasilescola.com/economia/qual-diferenca-entre-pib-pnb.htm>. Acesso em 12 jun. 2012.

52

REFERNCIAS
CIPRIANI, G. Fundamentalismo Religioso. Disponvel em: <http://www.missiologia.org.br/ cms/ckfinder/userfiles/files/55fundamentalismoreligioso.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012. COSTA, G. J. M. Globalizao e a Perda da Identidade do Estado-nao. Dissertao de mestrado. Monografia apresentada, como requisito parcial de avaliao, no curso de Especializao em Pensamento Poltico Brasileiro, 2004. Disponvel em: <http://www.angelfire. com/sk/holgonsi/getulio.html>. Acesso em: 13 jun. 2012. DIAS, R. Fundamentos de Sociologia Geral. So Paulo, Alnea, 2006. DURKHEIM, E. O suicdio:estudo de sociologia. Traduo de Mnica Stahel. So Paulo: Martins Fontes, 2000. DURKHEIM, E.As regras do mtodo sociolgico. So Paulo, Ed. Martin Claret, 2002. ESCSSIA, C.. O que : Crescimento e Desenvolvimento Econmico? Blog de Carlos Escssia, 2009. Disponvel em: <http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-desenvolvimento.html>. Acesso em: 12 jun. 2009. LONDERO, M. A. A. Meio Ambiente: uma questo de cidadania. Universidade Federal de Santa Maria, sem data. Disponvel em: <http://www.baraoemfoco.com.br/barao/barao/ambiente/cidadania/meio_ambiente.htm>. Acesso em: 13 jun.2012. MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alem. 6. ed. So Paulo, Hucitec, 1987. NOGUEIRA, J. K; FELIPE, D. A; TERUYA, T. K. Conceitos de gnero, etnia e raa: reflexes sobre a diversidade cultura na educao escolar. Florianpolis, 2008. (Apresentao) Disponvel em: <http://www.slideshare.net/culturaafro/conceitos-de-gnero-etnia-e-raareflexes-sobre-a-diversidade-cultural-na-educao-escolar>. Acesso em: 12 jun. 2012. PORTAL TSO. O que Terceiro Setor?. Portal Terceiro Setor Online, sem data. Disponvel em: < http://www.terceirosetoronline.com.br/terceiro-setor-no-brasil/>. Acesso em: 13 jun. 2012. SOUSA, R. G. Status e Papel Social. Mundo Educao. Disponvel em: http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/status-papel-social.htm>. Acesso em: 12 jun. 2012. WEBER, M.Economia e Sociedade.Braslia, EdUnB, 1991.

53

GABARITO
Tema 3

NICIO

O Papel das Instituies na Regulamentao e no Controle Social


Ponto de Partida
Resposta: Os exemplos de filmes que mostram casos de anomia, desvio social e marginalidade so inmeros. Filmes que mostram guerras, por exemplo, apresentam casos de saques, violncia sexual e incndios criminosos.

Questo 1
Resposta: Alternativa E. As trs situaes citadas so sanes decorrentes de desvios sociais. No caso do recebimento de diploma de honra ao mrito, trata-se de sano positiva. As outras duas so negativas.

Questo 2
Resposta: As instituies religiosas podem ser subdivididas em quatro categorias: a IgrejaEstado, a denominao, os cultos e as seitas. A Igreja-Estado se confunde com o Estado e consequentemente com o poder poltico. exemplo de Igreja-Estado a Igreja Anglicana, na Inglaterra, os mulumanos xiitas no Ir, os muulmanos sunitas, na Arbia Saudita, a Igreja Catlica que se considera o Estado do Vaticano, a Igreja Catlica durante o franquismo na Espanha. A reportagem apresenta um caso em que as questes religiosas e polticas se mesclam e se confundem.

Questo 3
Resposta: O texto fala sobre os Amish, povoado de uma seita crist que preserva costumes tradicionais e vive sem energia eltrica, portanto, sem internet e sem televiso. A alta tecnologia propiciou a globalizao, com a troca vasta e rpida de informaes pelo mundo

54

GABARITO
todo. Os Amish vivem parte da alta tecnologia e, consequentemente, da globalizao. O fundamentalismo religioso luta para preservar os valores tradicionais contra a modernidade. Os fundamentalistas religiosos enxergam a alta tecnologia e a globalizao como geradoras de desigualdades e excludos sociais. No possvel dizer que os Amish pratiquem o fundamentalismo religioso porque, embora preservem os valores tradicionais, rejeitando a alta tecnologia, tudo o que desejam proteo do mundo globalizado. Os fundamentalistas religiosos lutam para reconquistar o lugar na sociedade que eles consideram que lhes foi retirado.

Questo 4
Resposta: Alternativa D. A primeira frase verdadeira. Realmente as instituies familiares, religiosas e educacionais so as principais responsveis pela socializao dos indivduos. Tais instituies podem aplicar sanes positivas e negativas, tais como jejuns, advertncias, puxes de orelha, elogios e fornecimento de diplomas de honra ao mrito. Porm as instituies polticas e econmicas tambm aplicam sanes, e muito mais graves, como multas, prises e escutas telefnicas. Justificaria bem a primeira frase dizer que as instituies familiares, religiosas e educacionais ensinam as normas, costumes e valores sociais aos indivduos.

Questo 5
Resposta: Muitas vezes uma determinada atitude no proibida por lei, como roubar, falsificar documentos e dirigir na contramo, no entanto, no so bem aceitas pela sociedade. Casamentos entre pessoas de credos, etnias, raas e classes sociais diferentes podem gerar estresse e dificuldades no mbito familiar, entre os amigos e membros dos grupos de status. Os valores determinam o que belo, feio, certo, errado, bom e mau. Eles geram normas tanto formais como informais. Embora a quebra de uma norma informal no resulte em sanes formais como priso e multas, por exemplo, podem acarretar um grande desconforto social como advertncias da famlia, afastamento dos amigos e perda de prestgio nos grupos de status.

Questo 6
Resposta: Alternativa D. A palavra verdade no verso se refere ao conjunto de valores, cos-

55

GABARITO

NICIO

tumes e normas que definem como devemos viver pensar e agir para atender s expectativas de nossos grupos sociais.

Questo 7
Resposta: As instituies, alm de transmitir os valores, os costumes, as tradies e as normas sociais, aplicam sanes positivas e negativas, formais e formais, a fim de garantir que todos atendam s expectativas da sociedade e cumpram seu papel social.

Questo 8
Resposta: Alternativa B. O Estado no perdeu a sua funo como provedor das necessidades bsicas da populao. Embora o mundo globalizado tenha enfraquecido o seu poder, continua sendo dever do Estado atender s necessidades bsicas de toda populao, minimizar os efeitos colaterais da alta tecnologia e buscar dentro dos blocos econmicos solues para os problemas que afligem os pases de uma mesma regio econmica.

Questo 9
Resposta: Podem-se receber sanes no apenas quando normas formais so quebradas, mas tambm quando se quebram normas informais. Pessoas que se comportam de forma inadequada em eventos sociais podem sofrer sanes sociais, por exemplo, quando recebem comentrios negativos ou quando no so mais convidados para outros eventos por seus colegas, amigos e parentes.

Questo 10
Resposta: Alternativa C. As afirmaes I e II so verdadeiras. Paris Hilton quebrou uma norma informal. A afirmao III parcialmente verdadeira porque ela realmente adotou um comportamento socialmente inadequado, mas a afirmativa est equivocada ao dizer que Paris Hilton no quebrou nenhuma norma. Comportamentos socialmente inadequados sempre quebram uma norma social.

56

57

sees

s e e S
CONTEDOSEHABILIDADES LEITURAOBRIGATRIA AGORAASUAVEZ LINKSIMPORTANTES GLOSSRIO

REFERNCIAS FINALIZANDO

60

Tema 04

O Papel da Sociedade Civil na Dinmica Social e na Luta Pelo Desenvolvimento Sustentvel

NICIO

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro: Fundamentos de Sociologia Geral, do autor Reinaldo Dias, Editora Alnea, 2006 Livro-Texto 254.

ROTEIRO DE ESTUDO: Profa. Slvia Marques

Cincias Sociais

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedos
Nesta aula, voc estudar: Os processos de mudanas da sociedade. As mudanas que a globalizao tem trazido para as sociedades. O conceito de Sociedade Civil.

61

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes:

NICIO

Qual a relao entre a mudana de paradigmas e o conceito de evoluo social? E qual a diferena entre mudana social e evoluo social? Qual o papel da Sociedade Civil na conscientizao ecolgica ativa? Qual a relao entre evoluo social, mobilidade social, movimentos sociais, Sociedade Civil e Terceiro Setor?

LEITURAOBRIGATRIA
As sociedades humanas constantemente passam por mudanas, que podem ser de natureza geogrfica, socioeconmica e cultural. Os movimentos migratrios, as guerras, as revolues, a interveno do homem na natureza, o desenvolvimento e a difuso de ideologias, religies, cincias e filosofia so os maiores promovedores de mudanas sociais, os quais podem gerar ou no uma evoluo social. Para a evoluo acontecer no basta que ocorram mudanas sociais quaisquer. Essas mudanas precisam se desenrolar num determinado perodo de tempo e numa mesma direo. preciso que haja uma mudana de paradigma. A mobilidade social foi uma evoluo social. Em sociedades tradicionais era impossvel ou muito difcil a mudana de status. Nas sociedades modernas possvel que, por meio do trabalho, do estudo e de habilidades variadas, um indivduo ou um grupo social mudem seu status social, o famoso subir na vida. A Sociedade Civil tm como funo controlar o poder do Estado, embora legitime o poder deste por meio do aparato legal. Muitas organizaes e instituies que fazem parte da So-

62

LEITURAOBRIGATRIA
ciedade Civil tm contribudo bastante com os movimentos sociais que lutam pelas causas de determinados grupos, baseados em valores universais. O terceiro setor opo fundamental entre o Estado, que detm o poder, e as empresas privadas, que visam ao lucro. Variadas instituies, como fundaes, entidades filantrpicas, religiosas, de assistncia social, ONGs e muitas outras, contribuem para o controle e o preenchimento de lacunas que deveriam ser supridas pelo Estado, como o atendimento s necessidades bsicas da populao e gerao de empregos. Ser cidado muito mais que pertencer a uma sociedade e ser portador de documentos variados como a carteira de identidade e a de trabalho. Ser cidado participar da luta por direitos civis iguais para todos e garantir que o que est assegurado por lei seja posto em prtica. Independentemente da nossa forma de participao, necessrio contribuir para que o desenvolvimento sustentvel seja praticado pelas empresas privadas e para que o Estado cumpra o seu dever o de fiscalizar possveis danos irreversveis natureza. dever do Estado fiscalizar a ao do setor privado em relao ao meio ambiente. No entanto, funo da Sociedade Civil monitorar o Estado e se certificar de que tal fiscalizao esteja sendo realizada a contento. Muitas entidades pertencentes Sociedade Civil, tais como as ONGs e os meios de comunicao de massa, tm um papel primordial nessa fiscalizao. So as mdias que transmitem a maior parte das informaes para toda sociedade. Porm, so as entidades e os agentes ambientalistas que formam a conscincia ecolgica coletiva. Todo cidado pode contribuir com a preservao do meio ambiente. Isso feito a partir de aes individuais de professores, que ensinam nas salas de aula a importncia de preservlo, at de organizaes institucionalizadas que acionam o Estado quando o nosso direito de viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado ferido.

63

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto?
Ento:

NICIO

SITES:
LONDERO, Maria Alice Antonello. Meio Ambiente: uma questo de cidadania.
Disponvel em: <http://www.baraoemfoco.com.br/barao/barao/ambiente/cidadania/meio_ambiente. htm>. Acesso em: 13 jun.2012.

Artigo do Terceiro Setor: O que Terceiro Setor?. Portal Terceiro Setor Online.
Disponvel em: <http://www.terceirosetoronline.com.br/terceiro-setor-no-brasil/>. Acesso em: 13 jun. 2012.

VDEOS
A CORRENTE DO BEM. Direo: Mimi Leder. Intrpretes: Kevin Spacey, Helen Hunt, Haley Joel Osment e outros. Estados Unidos, 2000. ERIN BROCKOVICH - Uma mulher de talento. Direo: Steven Soderbergh. Intrpretes: Julia Roberts, Albert Finney e outros. Estados Unidos, 2000.

64

AGORAASUAVEZ
Instrues:
As questes deste tema tm a funo de complementar seu estudo e auxiliar na fixao do contedo apresentado. Por isso, importante que voc responda todas elas, buscando, se possvel, a soluo no Livro-Texto ou em alguma referncia indicada pelo autor do Caderno de Atividades. Ponto de partida:
RESPOSTA DISSERTATIVA

Questo 2:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Reflita e escreva um pequeno texto (cerca de 20 linhas) sobre as atitudes que voc toma no dia a dia para exercer sua cidadania e preservar o meio ambiente.

Relacione o texto da questo 1 com as afirmativas seguintes e assinale a alternativa falsa. a) O terceiro setor tem suprido muitas faltas deixadas pelo Estado. b) O terceiro setor tem substitudo o Estado, j que a globalizao enfraqueceu o poder do Estadonao, que no atende mais s necessidades bsicas de toda a populao. c) Algumas entidades do terceiro setor tm contribudo com as questes ambientalistas. d) O terceiro setor procura suprir demandas tanto do Estado quanto da iniciativa privada. e) Todas as alternativas so verdadeiras, exceto a b.

Questo 1:

RESPOSTA DISSERTATIVA

O site G1 da Globo anunciou que no dia 22 de abril de 2010, quase uma tonelada de alimentos e mais de trs mil peas de roupas foram doadas para os desabrigados pelas chuvas na Candelria, parte alta do Morro da Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro. A campanha foi promovida pela juventude judaica e pela Comisso de Combate Intolerncia Religiosa. A iniciativa teve como objetivo a construo da cidadania dos desabrigados e dos membros que promoveram a campanha. Relacione o texto lido com os conceitos de terceiro setor, sociedade civil e desenvolvimento sustentvel.

65

AGORAASUAVEZ
Questo 3:
INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

NICIO

Questo 4:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Relacione a afirmao O desenvolvimento econmico precisa levar em considerao a conservao ambiental com as trs afirmativas seguintes: I. importante nos preocuparmos com os povos amaznicos sem nos esquecermos de outros biomas. II. Os incentivos ao consumo, relacionados ao mercado automobilstico, visam aplacar a crise econmica, mas no levam em conta o aumento da poluio no ar e o congestionamento nas grandes cidades. III. A construo de grandes centrais hidreltricas nas bacias das regies Sul e Sudeste causa mais danos ambientais que as construdas nos grandes rios da Amaznia. a) Todas as alternativas so verdadeiras e a III justifica a I. b) Apenas as afirmativas I e III so verdadeiras e a III justifica a I. c) Todas as alternativas so verdadeiras, mas nenhuma serve de justificativa para as outras. d) Apenas as afirmativas I e II so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas II e III so verdadeiras.

Assinale a alternativa que no apresenta apenas elementos relacionados s mudanas sociais: a) Guerras, migraes, desenvolvimento das cincias, difuso de ideologias e religies. b) Guerras, revolues, interveno do homem na natureza, desenvolvimento das cincias. c) Desenvolvimento das cincias, interveno do homem na natureza, migraes, desenvolvimento da filosofia. d) Revolues, desenvolvimento da filosofia, migraes, difuso de religies e ideologias. e) Todas as alternativas esto completamente corretas.

Questo 5:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Dos itens citados na questo 4, defina a natureza da mudana social de cada um deles: geogrfica, socioeconmica e cultural.

Questo 6:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Leia e analise a afirmativa a seguir, dizendo, logo depois, se ela verdadeira ou falsa. Justifique a resposta.

66

AGORAASUAVEZ
Toda evoluo social depende de mudanas sociais, mas nem toda mudana social gera uma evoluo social. Bebida gua. Comida pasto. Voc tem sede de qu? Voc tem fome de qu? A gente no quer s comida, A gente quer comida, diverso e arte. A gente no quer s comida, A gente quer sada para qualquer parte A gente no quer s comida, A gente quer bebida, diverso, bal. A gente no quer s comida, A gente quer a vida como a vida quer. Para ouvir a msica na ntegra, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=o8OLlD D5eX8 Relacione os versos a gente no quer s comida, a gente quer a vida, como a vida quer com os conceitos de cidadania e desenvolvimento sustentvel.

Questo 7:

RESPOSTA DISSERTATIVA

D um exemplo de evoluo social e disserte sobre ele.

Questo 8:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Acesse o link <http://providafamilia.org/doc. php?doc=doc63817>, leia todo o texto e responda: a) O texto est de acordo com a tese de Malthus. b) O texto no tem relao com a tese de Malthus. c) O texto discorda da tese de Malthus. d) O texto concorda parcialmente com a tese de Malthus. e) No existe nenhuma tese com este nome.

Questo 9:

RESPOSTA DISSERTATIVA

Questo 10:

INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Analise a letra da msica Comida de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Srgio Britto.

Assinale a alternativa verdadeira sobre os atores ambientalistas: a) A mdia fundamental para a divulgao de informaes e a criao da conscincia ecolgica ativa.

67

AGORAASUAVEZ
b) Apenas a mdia e as ONGs podem praticar aes consistentes para a preservao do meio ambiente. c) A mdia fundamental para divulgar informaes, mas a conscincia ecolgica ativa formada pelas organizaes ambientalistas. d) Aes isoladas podem ajudar na formao da conscincia ecolgica ativa. e) As alternativas c e d so verdadeiras e se complementam.

NICIO

FINALIZANDO
Nesta aula voc viu: 1. Os conceitos de evoluo social e de mudana social. 2. A relao entre evoluo social, mobilidade social, movimentos sociais, Sociedade Civil e Terceiro Setor. 3. A relao entre cidadania e conscientizao ecolgica ativa. 4. O papel da Sociedade Civil na conscientizao ecolgica ativa e as principais entidades e agentes ambientalistas. Alm dos conceitos citados nos itens anteriores, outros como migrao, atores ambientalistas, mudana de paradigmas foram apresentados para possibilitar o entendimento dos objetivos de aprendizagem. No possvel falar sobre mudanas sociais sem citar as mi-

68

FINALIZANDO
graes, tambm impossvel analisar a evoluo social sem entender o que mudana de paradigmas. preciso conhecer os atores ambientalistas para entender o seu papel na sociedade e o conceito de conscientizao ecolgica ativa. Quando compreender todos os conceitos conjuntamente, voc poder entender os mecanismos sociais que permitem exercer a cidadania.

REFERNCIAS
ANDR, A. P; HENRIQUES, M. J. R; ALVES, P. Reflexes sobre Pesquisa Cientfica e Ideologia em Cincias Sociais. In 2 Seminrio Nacional Estado e Polticas Sociais no Brasil. Cascavel, 2005. Disponvel em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS32.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012. BRASIL ESCOLA. Qual a diferena entre PIB e PNB?. Sem data. Disponvel em: <http://www. brasilescola.com/economia/qual-diferenca-entre-pib-pnb.htm>. Acesso em 12 jun. 2012. CIPRIANI, G. Fundamentalismo Religioso. Disponvel em: <http://www.missiologia.org.br/ cms/ckfinder/userfiles/files/55fundamentalismoreligioso.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2012. COSTA, G. J. M. Globalizao e a Perda da Identidade do Estado-nao. Dissertao de mestrado. Monografia apresentada, como requisito parcial de avaliao, no curso de Especializao em Pensamento Poltico Brasileiro, 2004. Disponvel em: <http://www.angelfire. com/sk/holgonsi/getulio.html>. Acesso em: 13 jun. 2012. DIAS, R. Fundamentos de Sociologia Geral. So Paulo, Alnea, 2006. DURKHEIM, E. O suicdio:estudo de sociologia. Traduo de Mnica Stahel. So Paulo: Martins Fontes, 2000. DURKHEIM, E.As regras do mtodo sociolgico. So Paulo, Ed. Martin Claret, 2002.

69

REFERNCIAS

NICIO

ESCSSIA, C.. O que : Crescimento e Desenvolvimento Econmico? Blog de Carlos Escssia, 2009. Disponvel em: <http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-desenvolvimento.html>. Acesso em: 12 jun. 2009. LONDERO, M. A. A. Meio Ambiente: uma questo de cidadania. Universidade Federal de Santa Maria, sem data. Disponvel em: <http://www.baraoemfoco.com.br/barao/barao/ambiente/cidadania/meio_ambiente.htm>. Acesso em: 13 jun.2012. MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alem. 6. ed. So Paulo, Hucitec, 1987. NOGUEIRA, J. K; FELIPE, D. A; TERUYA, T. K. Conceitos de gnero, etnia e raa: reflexes sobre a diversidade cultura na educao escolar. Florianpolis, 2008. (Apresentao) Disponvel em: <http://www.slideshare.net/culturaafro/conceitos-de-gnero-etnia-e-raareflexes-sobre-a-diversidade-cultural-na-educao-escolar>. Acesso em: 12 jun. 2012. PORTAL TSO. O que Terceiro Setor?. Portal Terceiro Setor Online, sem data. Disponvel em: < http://www.terceirosetoronline.com.br/terceiro-setor-no-brasil/>. Acesso em: 13 jun. 2012. SOUSA, R. G. Status e Papel Social. Mundo Educao. Disponvel em: http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/status-papel-social.htm>. Acesso em: 12 jun. 2012. WEBER, M.Economia e Sociedade.Braslia, EdUnB, 1991.

70

GABARITO
Tema 4

O Papel da Sociedade Civil na Dinmica Social e na Luta Pelo Desenvolvimento Sustentvel


Ponto de Partida
Resposta: Pequenas atitudes cotidianas fortalecem a cidadania e contribuem para a preservao do meio ambiente como, por exemplo, economizar gua, no jogar lixo nas ruas, separar o lixo reciclvel e fazer valer os direitos por meio dos canais institucionalizados.

Questo 1

Resposta: Aes da sociedade civil, como a articulao de ONGs e grupos engajados em combater e minimizar os efeitos das desigualdades sociais, tm sido de grande importncia em situaes de desastre como a apresentada na reportagem. O terceiro setor formado pela sociedade civil e, diferentemente do Estado, que pratica aes solidrias por obrigao, as fundaes, as ONGs, os institutos, as entidades filantrpicas, religiosas, de servios sociais e as associaes comunitrias as praticam como uma comunidade que se interessa por seus membros. O desenvolvimento sustentvel, isto , o desenvolvimento que visa combinar a economia com a preservao do meio ambiente, leva em considerao o bem-estar de toda a populao. No possvel falar de desenvolvimento sustentvel sem pensar em sociedade civil e terceiro setor. Enfim, no possvel falar em desenvolvimento sustentvel sem pensar em solidariedade.

Questo 2

Resposta: Alternativa E.O terceiro setor no substitui o Estado, apenas atende a algumas demandas bsicas.

Questo 3 Questo 4

Resposta: Alternativa D. Todos os elementos apresentados representam mudanas sociais. Resposta: Alternativa E. Todas as alternativas so verdadeiras, pois todas apresentam elementos relacionados com as mudanas sociais.

71

GABARITO
Questo 5

NICIO

Resposta: As migraes so de natureza geogrfica. As guerras, revolues e intervenes do homem na natureza so de natureza socioeconmica. O desenvolvimento das cincias, a difuso de ideologias e religies, o desenvolvimento da filosofia so de natureza cultural.

Questo 6

Resposta: A afirmativa verdadeira. Algumas mudanas sociais geram evolues sociais, mas no preciso necessariamente ocorrer uma evoluo social para que haja a mudana de paradigma.

Questo 7

Resposta: Mobilidade social um timo exemplo de evoluo social porque envolve uma mudana de paradigma. Em sociedades de castas e estamentos, os indivduos no podiam mudar sua posio social por meio do trabalho, do estudo, da dedicao e das habilidades variadas.

Questo 8

Resposta: Alternativa C. O Terceiro Setor realmente tem suprido muitas faltas deixadas pelo Estado, mas no o substituiu. Continua sendo obrigao que o Estado continue a atender s necessidades bsicas de toda a populao.

Questo 9

Resposta: Alm das necessidades bsicas como alimentao e moradia, os indivduos desejam uma srie de elementos que proporcionam bem-estar. A luta por um meio ambiente ecologicamente equilibrado e os direitos civis iguais para todos fazem parte do exerccio da cidadania e, consequentemente, do bem-estar que todos desejam. Esse bem-estar est relacionado ao desenvolvimento sustentvel, isto , um desenvolvimento que leva em considerao as necessidades de toda a populao. No possvel pensar em desenvolvimento sustentvel sem alcanar a cidadania.

Questo 10

Resposta: Alternativa E. No processo de conscientizao ecolgica, a mdia e as organizaes ambientalistas realizam tarefas complementares. A primeira informa, mas so as organizaes ambientalistas que criam a conscincia ecolgica ativa. Aes isoladas tambm contribuem.

72

73

You might also like