You are on page 1of 2

CELEBRADA MEMRIA DOS JUDEUS DE CABO VERDE

Dezenas de descendentes de judeus que viveram no arquiplago africano de Cabo Verde, antiga colnia portuguesa, vieram de toda a Europa e Estados Unidos para assistirem rededicao de um h muito negligenciado espao no cemitrio catlico da Vrzea, na capital do pas, e que foi restaurado com a ajuda financeira do rei Mohammed VI, de Marrocos. Estas dezenas de descendentes da antiga comunidade judaica que habitou estas ilhas e que agora se encontram espalhados por todo o mundo, guardaram momentos de respeitoso silncio em homenagem aos seus ancestrais. O mais impressionante que foi um rei muulmano que financiou a reconstruo desta memria fsica da comunidade judaica. A reunio emotiva realizou-se na cidade da Praia, capital da Repblica de Cabo Verde, cuja lngua oficial o portugus. A emoo aumentou quando alguns descobriram laos comuns no s de amizade como at familiares. Para os organizadores do evento, este um smbolo da tolerncia que se pode desenvolver entre diferentes religies e raas. "Eu quero saber de onde venho, quem sou, e para onde vou. Sem o meu passado, no tenho identidade, e corro o risco de me perder," - disse John Wahnon, oriundo de Washington, E.U.A. As 10 ilhas que compem o arquiplago de Cabo Verde encontram-se a cerca de 570 kms. da costa do continente africano. Este arquiplago foi descoberto e colonizado por Portugal no sculo XV, e constitua um privilegiado entreposto comercial entre a frica e a Amrica do Sul. Algumas centenas de judeus provenientes de Marrocos vieram para as ilhas no sculo 19, iniciando negcios e assumindo posies no governo, casando tambm com catlicos residentes nas ilhas. Muitos judeus j tinham no entanto vindo deportados de Portugal em 1460, estabelecendo-se nas ilhas. Hoje, para alm de uma sinagoga, no existem mais judeus nas ilhas de Cabo Verde, apenas descendentes, muitos deles j integrados na cultura catlica local. H no entanto muitos traos judaicos, at nos prprios nomes comuns existentes entre os habitantes: Cohen, Levi, Ferreira, e at uma localidade denominada "Sinagoga". Juntando-se aos 50 descendentes ali presentes, o rabi-mor de Lisboa, Eliezer Shai di Martino, veio tambm orar ao lado Abdallah Bouta, emissrio do rei de Marrocos, bem como o presidente da Cmara Municipal da cidade da Praia, sr. Ulisses Correia e Silva. Entre os presentes no foram manifestadas expresses de tristeza, sendo a atmosfera mais propcia a um esprito de celebrao, como se se tratasse de uma reunio de famlia composta de amizades reunidas e recm-formadas. Muitos afirmaram que finalmente tinha sido feita justia memria dos seus ancestrais, que fugiram perseguio nas cidades marroquinas de Tnger, Tetouan, Rabat e Essaouira.

"GESTO DE TOLERNCIA E RESPEITO" Ao mesmo tempo que muitos dos descendentes dos judeus que viveram em Cabo Verde esto agora na Dispora, espalhados pelo mundo todo, maioritariamente nos E.U.A., muitos esto mesmo assim assimilados entre as mais distintas famlias desta repblica que conta com cerca de 500.000 habitantes. Nas palavras do ex-primeiro ministro de Cabo Verde, Carlos Wahnon Veiga, "os descendentes judeus proporcionaram gente de qualidade em todas as esferas de vida e tambm empreendedores que contriburam imenso para o desenvolvimento do pas." Segundo Carol Castiel, uma jornalista de Washington que lidera o "Projecto de Preservao da Herana Judaica de Cabo Verde", os judeus so influentes em todos os nveis da sociedade cabo-verdiana, onde desempenham importantes lugares na navegao, na poltica e nos negcios. Os prprios ancestrais de Wahnon estabeleceram-se em Mindelo, um activo porto internacional no sculo 19, que recentemente se tornou melhor conhecido por ser a cidade bero da famosa cantora cabo-verdiana Cesria vora.

O "Projecto de Preservao da Herana Judaica de Cabo Verde" (www.capeverdejewishheritage.org) espera poder restaurar outros lugares judaicos de sepultamento - dois em Santo Anto, separado do Mindelo por um pequeno estreito, e outro na Boa Vista - e tambm prosseguir nas pesquisas histricas. Todos os presentes nesta celebrao no se cansaram de elogiar o rei Mahommed pela sua contribuio financeira para o restauro dos tmulos judaicos. Segundo Castiel, ele foi motivado por um interesse mais amplo de preservar a herana judaica sefardita no seu reino. Segundo Veiga, "o facto de um muulmano poder financiar a restaurao de tmulos judaicos num cemitrio catlico num pas predominantemente catlico algo de belo e um gesto extraordinrio de tolerncia e respeito." Sem dvida. Um gesto bonito e um exemplo a seguir... Shalom, Israel!

You might also like