You are on page 1of 6

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

1 Nfi 3:7
Contexto Histrico O Senhor disse a Le que enviasse os filhos de volta para Jerusalm para buscar as placas de lato que estavam com Labo. Ensinamento Doutrinrio O Senhor prepara um meio de todas as pessoas guardarem os Seus mandamentos. Aplicao Missionria Ajude um amigo que no pertena Igreja a perceber que Deus o ajudar a obedecer aos mandamentos em preparao para o batismo. Aplicao Pessoal Quando o Senhor, talvez por intermdio do bispo, pedir que voc faa algo, tenha f em que Ele abrir o caminho para ajud-lo.

1 Nfi 19:23
Contexto Histrico Depois de conseguir as placas de lato, Nfi leu as escrituras para a famlia. Ensinamento Doutrinrio As escrituras persuadem-nos a acreditar em Cristo e servem para o nosso proveito e instruo. Aplicao Missionria Ensine a um pesquisador que as escrituras aplicam-se a ns no presente, passado e no futuro. Aplicao Pessoal Escolha um problema que voc tenha e que deseje sinceramente resolver aplicando um princpio de alguma escritura.

2 Nfi 2:25
Contexto Histrico Le deu seus ltimos conselhos ao filho Jac e ensinou-lhe as coisas relativas Queda de Ado. Ensinamento Doutrinrio A Queda de Ado possibilitou a mortalidade; ns existimos para ter alegria. Aplicao Missionria Explique a um recm-converso que nosso nascimento na Terra resultado da Queda de Ado. Aplicao Pessoal Expresse sua gratido por Ado e Eva em pensamento, nas conversas e debates na Igreja e, ocasionalmente, em orao.

2 Nfi 2:27
Contexto Histrico Antes de morrer, Le deu seus ltimos conselhos ao filho Jac e ensinou-lhe a doutrina do arbtrio. Ensinamento Doutrinrio Os homens so livres para escolher a liberdade e a vida eterna ou o cativeir o e a morte. Aplicao Missionria Explique a algum que no seja da Igreja que o uso do arbtrio traz conseqncias. Aplicao Pessoal Analise as conseqncias das escolhas que fez hoje e o efeito de suas escolhas em sua liberdade.

2 Nfi 9:2829
Contexto Histrico Depois de ser chamado por Deus e ordenado por Nfi, Jac ensinou o povo nefita. Ensinamento Doutrinrio Instruir-nos bom, se seguirmos os conselhos de Deus. Aplicao Missionria Preste testemunho de que a sabedoria de Deus maior que a dos homens. Aplicao Pessoal Utilize as escrituras para avaliar as coisas que aprende na escola.

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

2 Nfi 28:79
Contexto Histrico Nfi profetizou acerca das filosofias do mundo que seriam ensinadas nos ltimos dias. Ensinamento Doutrinrio Nos ltimos dias, muitas pessoas diro que no h problema em pecar um pouco. Aplicao Missionria Ensine a algum que no seja da Igreja que os pecados menores podem impedir-nos de entrar no reino de Deus. Aplicao Pessoal De hoje em diante, pare de cometer algum pecadinho.

2 Nfi 32:3

Contexto Histrico Nfi terminou de profetizar falando de sua preocupao com o fato de o povo no compreender plenamente a doutrina de Cristo. Ensinamento Doutrinrio Os anjos falam pelo poder do Esprito Santo e, se nos [banquetearmos] com as palavras de Cristo, diro o que devemos fazer. Aplicao Missionria Ajude algum que no seja da Igr eja a entender que o estudo sincero do Livro de Mrmon pode fazer com que recebamos o testemunho de sua veracidade. Aplicao Pessoal Encare o estudo do Livro de Mrmon como um banquete espiritual. Caso voc leia, estude, visualize e ponder e essa escritura excelente, encontrar a soluo de muitos de seus pr oblemas.

2 Nfi 32:89
Contexto Histrico Quase no fim da vida, Nfi estava pesaroso por causa da tendncia humana a compreender erroneamente as coisas de Deus. Ensinamento Doutrinrio O Esprito Santo ensina-nos a orar. O demnio ensina a no orar. Devemos orar sempre para que tudo o que fizermos seja aceitvel ao Senhor. Aplicao Missionria Ajude um pesquisador a perceber que Satans no quer que ele or e pedindo para saber se Joseph Smith foi pr ofeta. Aplicao Pessoal Ore diariamente, mesmo que esteja bastante tentado a no o fazer.

Jac 2:1819
Contexto Histrico Depois da morte de Nfi, o Senhor disse ao profeta Jac que fosse ao templo e advertisse o povo das conseqncias das iniqidades que praticava. Ensinamento Doutrinrio Em primeiro lugar, busque as coisas de Deus; depois, utilize os bens materiais para fazer o bem. Aplicao Missionria Ajude algum que no seja da Igr eja a compreender o quanto o evangelho importante quando comparado aos bens materiais. Aplicao Pessoal Empenhe-se ao mximo para conseguir o testemunho de Cristo; caso d prioridade a Cristo, voc utilizar os bens que venha a conseguir para fazer o bem.

Mosias 2:17
Contexto Histrico Antes de passar o governo do r eino a Mosias, seu filho, o Rei Benjamim falou ao povo acerca de servir ao prximo. Ensinamento Doutrinrio Servimos a Deus quando servimos ao prximo. Aplicao Missionria Ajude seus amigos a perceber que servir ao prximo a maneira que temos de servir a Deus. Aplicao Pessoal Sirva a Deus prestando servios voluntrios no bairro ou comunidade.

2 Nfi 9:2829

2 Nfi 2:27

2 Nfi 2:25

1 Nfi 19:23

1 Nfi 3:7

28 Oh! Quo astuto o aplano do maligno! Oh! A bvaidade e a fraqueza e a insensatez dos homens! Quando so c instrudos pensam que so dsbios e no do ouvidos aos econselhos de Deus, pondo-os de lado, supondo que sabem por si mesmos; portanto sua sabedoria insensatez e no lhes traz proveito. E eles perecero. 29 Mas bom ser instrudo, quando se a d ouvidos aos bconselhos de Deus.

27 Portanto os homens so alivres segundo a carne; e todas as coisas de que necessitam lhes so dadas. E so livres para bescolher a liberdade e a cvida eterna por meio do grande Mediador de todos os homens, ou para escolherem o cativeiro e a morte, de acordo com o cativeiro e o poder do diabo; pois ele procura tornar todos os homens to miserveis como ele prprio.

25 aAdo bcaiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham dalegria.

23 E li-lhes muitas coisas que estavam escritas nos alivros de Moiss; mas, para melhor persuadi-los a acreditar no Senhor, seu Redentor, eu li o que foi escrito pelo profeta bIsaas, pois capliquei todas as escrituras a ns, para nosso d proveito e instruo.

7 E aconteceu que eu, Nfi, disse a meu pai: Eu airei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca d bordens aos filhos dos homens sem antes cpreparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.

Mosias 2:17

Jac 2:1819

2 Nfi 32:89

2 Nfi 32:3

2 Nfi 28:79

17 E eis que vos digo estas coisas para que aprendais asabedoria; para que saibais que, quando estais a bservio de vosso cprximo, estais somente a servio de vosso Deus.

18 Mas antes de buscardes ariquezas, buscai o breino de Deus. 19 E depois de haverdes obtido uma esperana em Cristo, conseguireis riquezas, se as procurardes; e procurlas-eis com o fito de apraticar o bemde vestir os nus e alimentar os famintos e libertar os cativos e confortar os doentes e aflitos.

8 E agora, meus amados irmos, percebo que ainda meditais em vosso corao; e -me doloroso falar-vos sobre isso. Porque, se dsseis ouvidos ao Esprito que ensina o homem a aorar, sabereis que deveis orar; porque o b esprito mau no ensina o homem a orar, mas ensina-lhe que no deve orar. 9 Mas eis que vos digo que deveis aorar sempre e no desfalecer; e nada deveis fazer para o Senhor sem antes orar ao Pai, em bnome de Cristo, para que ele consagre para vs a vossa ao, a fim de que a vossa ao seja para o cbem-estar de vossa alma.

3 Os aanjos falam pelo poder do Esprito Santo; falam, portanto, as palavras de Cristo. Por isto eu vos disse: b Banqueteai-vos com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo vos diro todas as coisas que deveis fazer.

7 Sim, e haver muitos que diro: Comei, bebei e alegrai-vos, porque amanh morreremos; e tudo nos ir bem. 8 E muitos tambm diro: Comei, bebei e diverti-vos; no obstante, temei a Deusele ajustificar a prtica de pequenos pecados; sim, bmenti um pouco, aproveitai-vos de algum por causa de suas palavras, abri uma ccova para o vosso vizinho; no h mal nisso. E fazei todas estas coisas, porque amanh morreremos; e se acontecer de sermos culpados, Deus nos castigar com uns poucos aoites e, ao fim, seremos salvos no reino de Deus. 9 Sim, e haver muitos que ensinaro desta maneira adoutrinas falsas, vs e b tolas; e enchero o corao de orgulho e procuraro esconder profundamente do Senhor os seus desgnios secretos; e faro as suas obras s escuras.
a

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

Mosias 3:19

Contexto Histrico O Rei Benjamim ensinou ao povo as coisas que aprendera de um anjo na noite anterior. Ensinamento Doutrinrio O homem natural, ou decado, inimigo de Deus. Podemos sobrepujar o homem natural por meio da obedincia ao Esprito e de tornarmo-nos como as crianas. Aplicao Missionria Demonstre aos seus amigos que no so da Igreja que, sem o Esprito Santo, encontramo-nos em um estado decado (ou seja, natural) e que ficamos afastados de Deus. Aplicao Pessoal D ateno ao Esprito e seja mais obediente, paciente e amoroso, mesmo quando sentir-se inclinado a brigar com algum membro da famlia ou a rebelar-se contra ele.

Mosias 4:30
Contexto Histrico O Rei Benjamim concluiu o discurso que proferiu do alto da torre. Ensinamento Doutrinrio Somos responsveis pelo que pensamos, dizemos e fazemos. Aplicao Missionria Ensine a um pesquisador que pr eciso que ele se arrependa, controle os maus pensamentos, palavras e aes para conseguir a vida eterna. Aplicao Pessoal Conscientize-se de que as coisas que l, v e ouve influenciam os seus pensamentos e podem influenciar tambm o que voc diz e faz.

Alma 32:21
Contexto Histrico Os zoramitas pobres foram impedidos de adorar nas sinagogas de seu povo; portanto, Alma pregou a eles. Ensinamento Doutrinrio A f no o conhecimento perfeito; ter esperana nas coisas que no vemos, mas que so verdadeiras. Aplicao Missionria Ajude algum recm-converso a perceber que passar a ter f medida em que estudar as coisas da Igreja. Aplicao Pessoal Desenvolva a sua f lendo o Livr o de Mrmon e meditando sobre seu contedo durante este ano.

Alma 34:3234
Contexto Histrico Quando era missionrio, Amuleque ensinou os zoramitas. Ensinamento Doutrinrio A provao da mortalidade (esta vida) foi feita para preparar-nos para viver na presena de Deus; portanto, no devemos procrastinar o arrependimento. Aplicao Missionria Preste testemunho de que esta vida o momento de nos arrependermos e obedecermos a Jesus Cristo. Aplicao Pessoal No adie as mudanas que voc sabe que precisam ser feitas em sua vida.

Alma 37:67
Contexto Histrico Alma explicou como os registros sagrados so importantes e deu ordem a Helam, seu filho, que cuidasse deles. Ensinamento Doutrinrio O Senhor utiliza meios simples para confundir os sbios e realizar coisas grandiosas. Aplicao Missionria Ajude os pesquisadores a perceber que o Livro de Mrmon, um simples livr o entre milhes de outros, capaz de mudar a histria do mundo. Aplicao Pessoal Conscientize-se de que no importa se voc rico ou famoso, voc pode ser uma importante influncia positiva para as pessoas que o cer cam.

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

Alma 37:35
Contexto Histrico Alma deu conselhos ao filho Helam, quanto responsabilidade de ensinar o povo. Ensinamento Doutrinrio Enquanto jovem, aprenda a guardar os mandamentos. Aplicao Missionria Explique a algum amigo que no pertena Igreja porque damos importncia ao ensino do evangelho s crianas. Aplicao Pessoal Aprenda a guardar os mandamentos de modo que eles passem a fazer parte de seu ser medida que voc amadurecer quanto s coisas do evangelho.

Alma 41:10
Contexto Histrico Alma incentivou Corinton, seu filho desobediente, explicando-lhe o princpio da restaurao. Ensinamento Doutrinrio A ressurreio no muda o carter de ningum. Os maus no tm felicidade duradoura. Aplicao Missionria Ensine a um membro novo que impossvel que a iniqidade proporcione a felicidade verdadeira. Aplicao Pessoal Da prxima vez que for tentado a fazer algo que saiba ser errado, lembre-se que a iniqidade nunca proporciona a felicidade duradoura.

Helam 5:12
Contexto Histrico Nfi repetiu para os filhos alguns dos ensinamentos de Helam, seu pai. Ensinamento Doutrinrio Satans no pode controlar quem estiver edificado sobre a Rocha (Jesus Cristo). Aplicao Missionria Oriente um amigo a utilizar os ensinamentos de Cristo como o seu alicerce. Aplicao Pessoal Decida que edificar a sua vida em Jesus Cristo, que o nico alicer ce seguro.

3 Nfi 11:29
Contexto Histrico Depois da ressurreio, o Salvador explicou porque no devemos contender sobre a doutrina. Ensinamento Doutrinrio No o Salvador, mas o demnio quem tem o esprito de discr dia. Aplicao Missionria Quando falar do evangelho com um pesquisador, no discuta nem brigue. Aplicao Pessoal Se voc controlar o que diz e sente, conseguir parar de brigar com os amigos e familiares.

3 Nfi 27:27
Contexto Histrico Quando dava as ltimas instrues aos Apstolos nefitas, Jesus ordenou-lhes que moldassem a prpria vida pela vida Dele. Ensinamento Doutrinrio Os Apstolos nefitas foram chamados para julgar os nefitas. Para julgar com eqidade, eles deveriam empenhar-se em levar uma vida semelhante de Jesus. Aplicao Missionria Ajude um pesquisador a compreender que Jesus nosso modelo e que, com a ajuda Dele, podemos moldar nossa vida pela vida Dele. Aplicao Pessoal Estude a vida de Cristo e escolha uma das qualidades que Ele tinha para desenvolver esta semana.

Alma 37:67

Alma 34:3234

Alma 32:21

Mosias 4:30

Mosias 3:19

6 Ora, podes supor que isto seja atolice de minha parte; mas eis que te digo que por meio de coisas bpequenas e simples que as grandes so realizadas; e pequenos meios muitas vezes confundem os sbios. a 7 E o Senhor Deus usa de meios para realizar seus grandes e eternos desgnios; e por meios muito bpequenos o Senhor confunde os sbios e efetua a salvao de muitas almas.

32 Pois eis que esta vida o tempo para os homens aprepararem-se para encontrar Deus; sim, eis que o dia desta vida o dia para os homens executarem os seus labores. 33 E agora, como vos disse antes, j que haveis tido tantos testemunhos, peo-vos, portanto, que no adeixeis o dia do barrependimento para o fim; porque depois deste dia de vida que nos dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, eis que, se no fizermos melhor uso de nosso tempo nesta vida, vir a cnoite dtenebrosa, durante a qual nenhum labor poder ser executado. 34 No podereis dizer, quando fordes levados a essa terrvel acrise: Arrependerme-ei para retornar a meu Deus. No, no podereis dizer isso; porque o mesmo esprito que possuir vosso corpo quando deixardes esta vida, esse mesmo esprito ter poder para possuir vosso corpo naquele mundo eterno.

21 E agora, conforme falei com referncia faf no ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes f, tendes besperana nas coisas que se cno vem e que so verdadeiras.

30 Isto, porm, posso dizer-vos: se no tomardes cuidado com vs mesmos e vossos bpensamentos e vossas cpalavras e vossas obras; e se no observardes os mandamentos de Deus nem continuardes tendo f no que ouvistes concernente vinda de nosso Senhor, at o fim de vossa vida, perecereis. E agora, homem, lembra-te e no pereas.
a

19 Porque o ahomem natural inimigo de Deus e tem-no sido desde a bqueda de Ado e s-lo- para sempre; a no ser que cceda ao influxo do Santo dEsprito e despoje-se do homem natural e torne-se e santo pela expiao de Cristo, o Senhor; e torne-se como uma fcriana, submisso, manso, humilde, paciente, cheio de amor, disposto a submeter-se a tudo quanto o Senhor achar que lhe deva infligir, assim como uma criana se submete a seu pai.

3 Nfi 27:27

3 Nfi 11:29

Helam 5:12

Alma 41:10

Alma 37:35

27 E sabei vs que asereis os juzes deste povo, de acordo com o julgamento que vos darei, que ser justo. Portanto, que btipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser ccomo eu sou.

29 Pois em verdade, em verdade vos digo que aquele que tem o esprito de a discrdia no meu, mas do bdiabo, que o pai da discrdia e leva a clera ao corao dos homens, para contenderem uns com os outros.

12 E agora, meus filhos, lembrai-vos, lembrai-vos de que sobre a arocha de nosso Redentor, que Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos b alicerces; para que, quando o diabo lanar a fria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta ctempestade vos aoitarem, isso no tenha poder para vos arrastar ao abismo da misria e angstia sem fim, por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, no cairo.

10 No penses que por ter sido falado acerca de restaurao, sers restitudo do pecado para a felicidade. Eis que te digo que ainiqidade nunca foi felicidade.

35 Oh! lembra-te, meu filho, e aprende sabedoria em tua mocidade; sim, aprende em tua mocidade a guardar os mandamentos de Deus!

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

D O M N I O

E S C R I T U R A S

D A S

ter 12:6
Contexto Histrico Ao resumir o que o profeta ter disse a respeito da f, Morni escreveu parte de seu prprio testemunho e alguns de seus conselhos e conhecimentos quanto ao assunto. Ensinamento Doutrinrio A prova de nossa f precede o testemunho da verdade. Aplicao Missionria Ensine a algum que no seja da Igr eja que essencial provar a prpria f para ter um testemunho do evangelho de Jesus Cristo. Aplicao Pessoal Prossiga com f e com a certeza de que receber um testemunho ou que ele aumentar medida que voc exer cer a sua f.

ter 12:27
Contexto Histrico Como Morni temia que os leitor es ridicularizassem as falhas de seu texto, o Senhor ensinou-lhe algumas coisas quanto s fraquezas individuais. Ensinamento Doutrinrio Nossos pontos fracos podem passar a ser pontos fortes se formos humildes e tivermos f em Jesus Cristo. Aplicao Missionria Incentive um amigo que esteja com dificuldade para obedecer Palavra de Sabedoria a compreender que nossos pontos fracos podem transformar-se em pontos fortes. Aplicao Pessoal Empenhe-se para vencer uma fraqueza sua e transform-la em um ponto forte, por intermdio da obedincia ao Salvador.

Morni 7:1617
Contexto Histrico Quando estava quase no fim do que tinha a escrever, Morni acrescentou as coisas que Mrmon, seu pai, ensinara quanto origem do bem e a do mal. Ensinamento Doutrinrio Tudo o que nos leva a fazer o bem provm de Deus. Tudo o que nos leva a fazer o mal provm do demnio. Aplicao Missionria Preste testemunho, a algum que no seja da Igreja, de que Jesus a origem do bem e Satans a origem do mal. Aplicao Pessoal Reconhea que tudo o que bom vem de Cristo e tudo o que mal vem do diabo. Empenhe-se em no usar de racionalizao em sua vida.

Morni 7:45
Contexto Histrico Depois que a nao nefita foi destr uda, Morni registrou alguns ensinamentos importantes de Mrmon, seu pai. Ensinamento Doutrinrio A caridade uma qualidade essencial salvao. Ela feita de pacincia, bondade, considerao, abnegao, amor ao prximo, pureza e perseverana. Aplicao Missionria Ajude um recm converso a aprender o quanto a caridade importante e como desenvolver as qualidades da caridade. Aplicao Pessoal Escolha uma das qualidades da caridade para ser sua meta pessoal desta semana. Aprendendo a levar uma vida caridosa, voc ter a felicidade eterna.

Morni 10:45
Contexto Histrico Morni encerrou seus escritos com uma promessa a todos os leitores sinceros. Ensinamento Doutrinrio Por intermdio do poder do Esprito Santo, voc pode saber se o Livr o de Mrmon verdadeiro. Aplicao Missionria Desafie os seus amigos que no sejam da Igreja a ler o Livro de Mrmon e orar a respeito dele. Aplicao Pessoal Leia o Livro de Mrmon e, para saber se de Deus, ore sinceramente e tenha f em Cristo.

Cartes de Domnio das Escrituras do Livr o de Mrmon. 2003 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. Aprovao do ingls: 9/02. Aprovao da traduo: 09/02 Traduo de Book of Mormon Scripture Mastery Card. Portuguese 32335 059

PORTUGUESE

02323 35059

32335 059

Morni 10:45

Morni 7:45

Morni 7:1617

ter 12:27

ter 12:6

4 E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a aperguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas no bso verdadeiras; e se perguntardes com um ccorao sincero e com dreal inteno, tendo ef em Cristo, ele vos fmanifestar a gverdade delas pelo poder do Esprito Santo. 5 E pelo poder do Esprito Santo podeis a saber a bverdade de todas as coisas.

45 E a acaridade sofredora e benigna e no binvejosa e no se ensoberbece; no busca seus interesses, no se irrita facilmente, no suspeita mal e no se regozija com a iniqidade, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta.

16 Pois eis que o aEsprito de Cristo concedido a todos os homens, para que eles possam bdistinguir o bem do mal; portanto vos mostro o modo de julgar; pois tudo o que impele prtica do bem e persuade a crer em Cristo enviado pelo poder e dom de Cristo; por conseguinte podeis saber, com um conhecimento perfeito, que de Deus. 17 Mas tudo que persuade o homem a praticar o amal e a no crer em Cristo e a neg-lo e a no servir a Deus, podeis saber, com conhecimento perfeito, que do diabo; porque desta forma que o diabo age, pois no persuade quem quer que seja a fazer o bem; no, ningum; tampouco o fazem seus anjos; nem o fazem os que a ele se sujeitam.

27 E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua afraqueza. E bdou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha cgraa basta a todos os que se dhumilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham f em mim, ento farei com que as ecoisas fracas se tornem fortes para eles.

6 E agora eu, Morni, quisera falar algo a respeito dessas coisas. Quisera mostrar ao mundo que af so coisas que se b esperam, mas cno se vem; portanto, no disputeis porque no vedes, porque no recebeis testemunho seno depois da dprova de vossa f.

You might also like