You are on page 1of 21

O gabarito ocial provisrio estar disponvel no endereo eletrnico www.cops.uel.br a partir das 20 horas do dia 6 de dezembro de 2010.

HISTRIA 1 Com base nos conhecimentos sobre Roma Antiga, no chamado Alto Imprio, considere as armativas a seguir. I. A ausncia das conspiraes palacianas, impostas pela guarda pretoriana, garantiu a continuidade dos imperadores eleitos pela cmara alta do senado. II. Com a descentralizao do poder imperial pela participao ativa da plebe nas assembleias republicanas, ocorreu uma alterao na estrutura produtiva socioeconmica. III. O poder autocrtico do imperador, apoiando-se no exrcito, pacicou as disputas internas nas provncias, melhorando as arrecadaes tributrias. IV. A organizao poltica foi dividida entre a ordem equestre, representante dos interesses mercantis, a ordem senatorial, dos patrcios, e a ordem plebeia. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 2 Leia o texto a seguir. Os camponeses que viviam nessas terras j no eram homens livres [...]. Eles pertenciam terra que o rei tinha atribudo a um senhor ou s terras que um nobre j possua. [...] Esses camponeses eram chamados servos. No eram considerados cidados do reino. Nem tinham direito de se deslocar conforme quisessem, nem de decidir se estavam ou no dispostos a cultivar. [...] Esses homens sem liberdade no eram exatamente escravos, pois pertenciam terra, que por sua vez pertencia ao rei, mesmo que ele a cedesse a um nobre. O nobre ou prncipe no tinha direito de vend-los nem de mat-los, ao contrrio do que acontecia com os donos de escravos de antes. Fora isso, tinha direito de exigir deles o que quisesse. Sempre que ordenasse, os servos tinham de cultivar suas terras e trabalhar para ele. Eram obrigados a lhe fornecer regularmente po e carne para sua alimentao, pois o nobre no trabalhava no campo. No mximo ia caa, quando tinha vontade. O domnio que o rei lhe cedera, chamado feudo, era sua propriedade, e ele a transmitia ao lho por herana, a no ser que cometesse faltas graves para com o rei. Em troca do feudo, o senhor se comprometia com o rei a custear a formao de um exrcito com seus camponeses e outros senhores e a lutar pelo rei quando houvesse guerra. Ora, guerras havia com freqncia.
(GOMBRICH, E. H. Breve histria do mundo. So Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 160-161.)

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre a sociedade feudal europeia, correto armar: a) A instituio do feudalismo estimulou a formao de um mercado de compra e venda de terras, constituindo-se embrio da atual propriedade privada fundiria. b) A Igreja de Roma resistiu formao dos feudos, devido sua opo preferencial pelos pobres, cando segregada do sistema feudal. c) As cidades europeias desapareceram a partir do sculo XI, no perodo de crise da produo feudal, porque o comrcio foi extinto. d) Os Estados medievais constituram estruturas poderosas e complexas, com exrcito regulares, cunhagem centralizada da moeda e sistema jurdico baseado no Direito Romano. e) As terras senhoriais eram compostas pelas reservas senhoriais, trabalhadas pelos servos, pelas terras destinadas subsistncia dos servos e pelas terras coletivas, para o uso de todos.

1 / 19

3 Com base no mapa ao lado e nos conhecimentos sobre a formao dos Estados e a expanso comercial e colonial europeia, considere as armativas a seguir. I. O mapa posterior expanso, pois nele consta um esboo dos limites pertencentes Amrica Portuguesa e Espanhola. II. O Papado estabeleceu a diviso do mundo entre reis catlicos, na condio de a Igreja de Roma manter o domnio espiritual sobre os povos. III. O Tratado de Tordesilhas pode ser considerado um dos primeiros acordos diplomticos selados na Cristandade para delimitar domnios polticos. IV. Os demais pases atlnticos na Europa respeitaram o domnio dos mares pelos ibricos at o imperialismo oitocentista. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e IV so corretas. b) Somente as armativas II e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, II e IV so corretas. 4 Leia o texto a seguir. Tenha-se como certo e rme, pois armam-no autores sapientssimos, que justo e natural que homens prudentes, ntegros e humanos dominem sobre os que no o so. [...] Sendo assim, [...] com perfeito direito os espanhis dominam sobre os brbaros do Novo Mundo [...], os quais em prudncia, engenho, toda virtude e humanidade so superados pelos espanhis como [...] macacos por homens.
(SEPLVEDA, J. G. As justas causas de guerra contra os ndios. In: SUESS, P. (Coord.). A conquista espiritual da Amrica Espanhola. Petrpolis: Vozes, 1992. p. 531.) (Disponvel em: <www.historianet.com.br> Acesso em: 20 out. 2010.)

Com base no texto, que foi escrito em 1547, e nos conhecimentos sobre o tema, correto armar: a) A superioridade moral espanhola, fundada no cristianismo e nos valores capitalistas, como a busca pelo lucro, fez com que a colonizao da Amrica fosse um sucesso do ponto de vista humano, tendo promovido a civilizao do ndio e a prosperidade social. b) Os ndios, por sua liberdade natural, deveriam ser aceitos em seu estado ednico, portanto no deveriam ser condenados a expiar em cativeiro os pecados da idolatria, do paganismo, do incesto, da feitiaria, do canibalismo e da antropofagia. c) Os europeus, devido inferioridade de sua cultura, necessitavam absorver os fundamentos tcnicos dos nativos sobre o ambiente americano, para posteriormente domin-los e transform-los em consumidores dos produtos industrializados espanhis. d) A colonizao espanhola no Novo Mundo era legtima, pois, baseada na escravizao do indgena, promoveu a civilizao europeia, ao popularizar o consumo de produtos tropicais como o acar, o caf e o fumo, alm de fornecer grande quantidade de mo de obra para a industrializao. e) O discurso atravs do qual se justicava a conquista e a submisso dos povos era baseado na convico da superioridade natural da cultura europeia, que se manifestaria no uso de roupas, na crena em uma divindade nica e no casamento monogmico.

2 / 19

5 Durante o Renascimento houve uma revoluo tecnolgica fundamental em mquinas e equipamentos cujo impacto para o progresso das cincias equipara-se ao advento da internet no nal do sculo XX. Essa revoluo se deveu a) imprensa dos tipos mveis que agilizou a troca de ideias e a divulgao de inventos. b) s Reformas religiosas, a partir das quais as pessoas deixaram de ser crentes e msticas. c) expanso martima, cujos lucros contriburam para o desenvolvimento cientco e comercial autnomo das colnias. d) ao Moderno Estado Europeu, que priorizou as reas exatas e tecnolgicas nas universidades. e) ao intercmbio de informaes entre as civilizaes europeia, chinesa e islmica. 6 Leia o texto a seguir. Quando Corts apodera-se do Mxico e Pizarro, do Peru, os dois conquistadores realizaram um empreendimento militar de conquista. Mas a colonizao espanhola no se limitou a esse episdio [...] foi tambm uma gigantesca tentativa de apropriao dos seres e das coisas da Amrica [...]. Trata-se daquilo que chamei a ocidentalizao do Novo Mundo. [...] Mas esse imenso empreendimento [...] s podia se realizar com o concurso ativo dos indgenas. [...] Nessa poltica de ocidentalizao [...] as elites indgenas tinham um papel essencial a desempenhar. Situadas entre os milhes de ndios e os poucos milhares de invasores espanhis, elas serviram em toda parte de intermedirios obrigatrios entre o novo poder e as massas vencidas.
(GRUZINSKI, S. O renascimento amerndio. In NOVAES, A. ( Org.). A outra margem do ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 283-285.)

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre a conquista e a colonizao da Amrica, correto armar: a) A colonizao espanhola dependeu fundamentalmente da superioridade militar e quantitativa dos exrcitos de ocupao em toda a Amrica para garantir a extrao da prata e a produo agrcola de exportao. b) Os antigos senhores indgenas foram ocidentalizados e incorporados administrao colonial espanhola, nela permanecendo, ao longo de sculos, como intermedirios entre os conquistadores e a populao local. c) Os colonos espanhis conseguiram estabelecer seu domnio com o apoio da Igreja e seus missionrios que, reunindo os ndios nas misses e redues, forneciam mo de obra escravizada e domesticada para os empreendimentos mercantis coloniais. d) A produo agrcola foi o principal objetivo dos conquistadores, cujo sucesso foi garantido na medida em que os indgenas aceitaram os espanhis como senhores naturais e, voluntariamente, a eles se submeteram. e) A construo de um espao colonial na Amrica espanhola foi fruto da revoluo empreendida pelas massas indgenas que, cristianizadas, rechaaram seus antigos senhores, pois o domnio espanhol era muito mais pacco e benigno. 7 Os pensadores cientistas e lsofos da poca moderna fomentaram a crena no progresso humano e cientco contra a superstio e a sociedade aristocrtica, portanto a) as revolues burguesas no conseguiram derrubar a hegemonia da Igreja na pesquisa cientca e tecnolgica. b) legaram uma metodologia que viabilizou os dogmas religiosos da Igreja Positivista, referncia do mundo contemporneo. c) o sculo XIX foi marcado pelo cienticismo graas s transformaes mentais desencadeadas pelo pensamento racional. d) desencadearam o materialismo, construindo a sociedade de consumo de bens para compensar a ausncia de referncias crists. e) adotaram as prticas econmicas coletivistas, com vistas a fundar o socialismo cientco nos moldes da racionalidade tecnolgica.

3 / 19

8 A Constituio Imperial de 1824 estabeleceu a diviso dos poderes em Legislativo, Executivo, Judicirio e Moderador. O poder Moderador era exercido pelo imperador e tinha carter centralizador. Pode-se armar que o poder Moderador a) impediu o imperador de nomear membros vitalcios do Conselho de Estado. b) garantiu independncia e autonomia aos magistrados do poder Judicirio. c) ocializou ao Legislativo o exerccio de controlar o Estado. d) garantiu prerrogativas para o imperador controlar a poltica do pas. e) garantiu ao Executivo a suspenso dos atos imperiais. 9 Leia o texto a seguir. Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um imenso Portugal Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um imprio colonial
(Adaptado: GUERRA, R. ; HOLLANDA, C. B. Calabar - o elogio da traio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1985.)

Este refro musical da pea teatral Calabar caracteriza a poltica colonial qual o Brasil esteve submetido enquanto foi colnia de Portugal. Com base nos conhecimentos sobre a poltica colonial portuguesa no Brasil, considere as armativas a seguir. I. Estimulou a industrializao tendo em vista contribuir para que a metrpole concorresse com suas rivais industrializadas. II. Foi rigorosa no cumprimento da exclusividade do comrcio da metrpole com a colnia. III. Articulou a produo para a metrpole e o desenvolvimento de um mercado interno voltado para a subsistncia do sistema. IV. Atribuiu autonomia economia colonial em relao ao mercado externo. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e IV so corretas. b) Somente as armativas II e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, II e IV so corretas. 10 Sobre a crise colonial e os movimentos pelas independncias dos territrios americanos colonizados pelos espanhis e portugueses, correto armar: a) No caso da Amrica hispnica, o movimento revolucionrio que culminou com as independncias latino-americanas constituiu-se num empreendimento poltico levado a cabo pela coroa espanhola e tambm pelos camponeses e ndios. b) A relao com as respectivas metrpoles desagradava a elite crioula cafeeira, pois esta consolidava o fortalecimento do comrcio com outras naes interessadas neste produto; assim, o vigor econmico destas relaes comerciais interferiu nas taxaes impostas pela metrpole. c) A colnia de Portugal, denominada Brasil, referendou seu processo de independncia adotando o Regime Republicano. A partir desse marco, a Princesa Isabel assinou a lei que libertou os escravos, permitindo que a sociedade se constitusse a partir dos princpios liberais. d) Os movimentos emancipacionistas das colnias espanholas e da portuguesa reetiram na poltica mundial, inaugurando uma etapa de livre comrcio com as demais naes, o que dinamizou a economia hispano e luso-americana. e) No incio do sculo XIX, a Espanha vivenciava um processo de decadncia interna. Essa debilidade e seus reexos, tanto na metrpole quanto nas colnias, contriburam para que os movimentos independentistas ocorressem. 4 / 19

11 No Brasil, as atividades econmicas iniciaram-se sob o signo da grande propriedade e da grande lavoura. A primeira forma de diviso das terras alm-mar deu-se em forma de capitanias, que se constituram em grandes extenses de terras entregues a senhores, dotados de poderes absolutos sobre as pessoas e as coisas ali encontradas. As unidades de produo foram organizadas em latifndios para a produo regular e em grande escala do mais lucrativo produto que era a cana-de-acar. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as armativas a seguir. I. A passagem da produo de cana-de-acar para a de caf favoreceu os donos de pequenas propriedades e tambm os escravos libertos, pois, com o aumento da demanda deste novo produto, o governo brasileiro intensicou a contratao de imigrantes europeus. II. Para a organizao do processo de produo no Brasil colonial, deu-se preferncia mo de obra escrava e no livre, porque esta ltima, com a abundncia de terra, poderia encontrar um meio para a sua sobrevivncia. III. Com a emancipao dos escravos, os latifundirios brasileiros caram em situao bastante complicada, uma vez que os libertos conquistaram seu prprio espao para sustentar-se, diminuindo a oferta de mo de obra para trabalhar nas fazendas de cana-de-acar. IV. Como mo de obra, necessria em grande quantidade para trabalhar nas propriedades, os latifundirios utilizaram o trabalho compulsrio africano. Esses trabalhadores, trazidos para o Brasil nos denominados navios negreiros, eram aqui comercializados como mercadorias. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas II e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, III e IV so corretas. 12 Leia o texto a seguir. No Brasil, costumam dizer que para o escravo so necessrios trs PPP, a saber, pau, po e pano. [...] O certo que, se o senhor se houver com os escravos como pai, dando-lhes o necessrio para o sustento e vestido, e algum descanso no trabalho, se poder tambm depois haver como senhor, e no estranharo, sendo convencidos das culpas que cometerem, de receberem com misericrdia o justo e merecido castigo [...]. Ver que os senhores tm cuidado de dar alguma coisa de sobejos da mesa aos seus lhos pequenos causa de que os escravos os sirvam de boa vontade e se alegrem de lhes multiplicar servos e servas.
(ANDREONI, J. A. Cultura e opulncia do Brasil por suas drogas e minas. In: RIBEIRO, D.; NETO, C. de A. M. A fundao do Brasil. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1992. p. 348-349.)

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o tema, correto armar: a) A obra de Andreoni tinha como pblico-alvo os escravos africanos, visando convenc-los de que contribuir para a colonizao do Brasil traria bons resultados para todos, melhor tratamento para eles e lucros para os senhores plantadores de acar. b) Andreoni, inspirado no humanismo iluminista, considerava a escravizao dos africanos injusta e, no vendo a possibilidade de aboli-la de imediato, recomendava aos senhores um melhor tratamento para seus servos de modo a aprimorar a civilizao brasileira. c) Percebendo que o excesso de castigos inigidos pelos senhores aos escravos reduzia o plantel nacional de mo de obra, Andreoni recomendava um melhor tratamento visando reproduo de trabalhadores em cativeiro, uma vez que o trco africano fora abolido devido s presses inglesas. d) Nesta obra de orientao para os senhores escravistas, Andreoni intencionava instru-los no que considerava o melhor modo de obter bons resultados do trabalho escravo, inclusive sua reproduo em cativeiro, visando amplicar os lucros mercantis. e) Devido grande rebelio escrava ocorrida no m do sculo XVI em So Domingos, Andreoni recomendava um melhor tratamento aos escravos, visando manter o Brasil longe das tentativas revolucionrias que objetivavam a implantao da Repblica e a abolio do trabalho escravo. 5 / 19

13 Leia o texto a seguir. A Revoluo Cubana foi um dos processos histricos decisivos para o destino das naes latino-americanas na dcada de 60 e nas seguintes, bem como para a conduo adotada pelo imperialismo no tratamento das questes envolvendo o subcontinente. Tendo sido conduzida por um grupo que no tinha, em princpio, o objetivo de uma transformao rumo ao socialismo, o processo revolucionrio, na medida em que desencadeou uma srie de reformas muito profundas, paulatinamente afastou-se dos grupos dominantes locais e dos interesses norte-americanos presentes na Ilha.
(GUAZZELLI, C. B. Histria Contempornea da Amrica Latina: 1960-1990. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1993. p. 14.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema impasses sociais do sculo XX: guerras e revolues, considere as armativas a seguir. I. Aps a instaurao do socialismo em Cuba, suas relaes com os Estados Unidos deterioraram-se, culminando com o embargo norte-americano ao comrcio com esse pas e com a malograda tentativa de invaso da ilha. II. A Revoluo Cubana signicou um novo alento para os movimentos sociais latino-americanos, e, nas prticas e aes, a dcada de 60 cou marcada pelo sentimento de possibilidades que este movimento causou na Amrica Latina. III. Fidel Castro, ao assumir o poder em Cuba, tomou como princpio e prtica poltica o programa elaborado pelo grupo que o apoiou no perodo revolucionrio, denominado Aliana para o Progresso, e as ideias ali contidas foram cruciais para o desenvolvimento cubano. IV. O rompimento de Cuba com o imperialismo norte-americano teve como consequncia, nas dcadas de 60 e 70, o apoio dos EUA garantia da autonomia e consolidao da democracia plena nas diversas naes hispano e luso-americanas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 14 Dilma Rousseff a primeira mulher a ser eleita Presidente da Repblica no Brasil. Nos ltimos 50 anos, outras mulheres j ocuparam ou ocupam as lideranas polticas de suas naes, como Margareth Tatcher, na Inglaterra, Angela Merkel, na Alemanha, Cristina Kirchner, na Argentina, Golda Meir, em Israel, e Benazir Butho, no Paquisto. Sobre a condio feminina contempornea, correto armar: I. A Revoluo Industrial, nos sculos XVIII e XIX, concedeu s mulheres, simultaneamente, o direito ao trabalho e ao voto, colocando-as em igualdade de condies com os homens. II. A Revoluo Sexual das dcadas de 1960-1970 estimulou a xao da mulher no lar, proporcionando mais tempo para os cuidados com a famlia e o casamento. III. Embora ocupem cargos de liderana poltica em vrios pases, as mulheres ainda constituem minoria entre os grupos dirigentes polticos e econmicos em todo o mundo. IV. Existe at hoje uma diviso sexual do trabalho, na qual as mulheres ganham salrios menores que os homens, executando as mesmas funes e cargos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 6 / 19

15 Leia o texto a seguir. Desde os primrdios da colonizao portuguesa, o desenvolvimento da escravido indgena enquanto instituio minimamente estvel foi limitado por diversos obstculos.
(Adaptado de: MONTEIRO, J. Negros da terra: ndios e bandeirantes nas origens de So Paulo. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 130.)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses obstculos enfrentados pelos portugueses para implantar a escravido indgena na colnia. a) A resistncia dos prprios ndios escravizao. b) O fato de os ndios no se adaptarem ao sedentarismo da agricultura. c) A preguia natural do ndio, que o tornava incapacitado para o trabalho. d) As aes dos bandeirantes, que protegiam os ndios da escravido. e) A baixa produtividade do trabalho indgena. 16 A primeira Revoluo Industrial caracterizou-se por realizar profundas mudanas socioeconmicas, entre as quais se destacam: I. A expulso do homem do campo e de sua vida comunitria, lanando-o no anonimato das cidades industriais. II. O fomento da educao escolar dos trabalhadores, pois a tecnologia requeria conhecimento para lidar com as mquinas. III. O estabelecimento de jornadas de trabalho de at 16 horas e do trabalho infantil, desencadeando desemprego entre os homens. IV. A diminuio ao mnimo do uso da mo de obra devido produo eletrnica, que permitiu ao trabalhador mais tempo de lazer. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 17 Sobre os movimentos sociais e polticos na Amrica Latina, no sculo XX, correto armar: a) A crise mundial do capitalismo, a partir de 1929, ps m s experincias latino-americanas de interferncia plena do Estado na economia, substituindo os governos dirigidos pelas classes mdias por grupos oligrquicos que recuperaram as economias nacionais por meio de prticas liberais de Estado mnimo. b) O populismo latino-americano constituiu-se em prticas polticas, dirigidas pelos partidos comunistas dessas naes, pautadas nas doutrinas de revoluo socialista, visando chegar ditadura do proletariado por intermdio da mobilizao popular para a derrubada dos governos eleitos pela democracia burguesa. c) Nas dcadas de 1960 e 1970, aps conitos entre os movimentos que defendiam transformaes mais radicais na sociedade e grupos polticos conservadores, ocorreram golpes de Estado na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, resultando na instaurao de ditaduras militares. d) O Plano Condor foi uma proposta de desenvolvimento econmico para os pases latino-americanos, nanciado pelos Estados Unidos, o qual estimulou a construo de infraestrutura social, como escolas, hospitais e conjuntos habitacionais, nos pases mais carentes do continente. e) Aps o colapso do socialismo na Europa, a Amrica do Sul, na dcada de 1990, converteu-se no ltimo foco de resistncia ao capitalismo neoliberal. Os pases que mais se destacaram na resistncia de esquerda, elegendo polticos socialistas para o governo, foram o Chile, a Argentina e o Peru.

7 / 19

18 Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideologia e o sistema econmico alternativos ao capitalismo que, no sculo passado, conguraram o mundo bipolar: a) Democracia pluripartidria e economia de mercado liberal. b) Estado autocrtico e belicoso com economia escravagista. c) Estado do Bem-Estar social com interveno na economia. d) Anarquismo, extino do Estado e economia de trocas. e) Ditadura do proletariado e economia planicada socialista. 19 Sobre os movimentos sociais contemporneos no Brasil, correto armar: a) A Campanha do Petrleo, a partir do nal da dcada de 1940, que visava defender a sua produo no Brasil, por capitais nacionais e/ou pelo Estado brasileiro, culminou com a criao da Petrobrs, em 1953. b) A Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade foi um movimento de resistncia ditadura militar de 1964, unindo a Igreja Catlica e os partidos de esquerda brasileiros em uma grande frente poltica. c) As Ligas Camponesas se opuseram radicalizao no campo, procurando realizar a reforma agrria por meio da conciliao entre os grandes proprietrios rurais, os camponeses sem terra e o governo militar. d) Entre as aes do movimento sindicalista liderado por Lus Incio da Silva (Lula), no ABC paulista, no nal da dcada de 1970, estavam os assaltos a bancos e a luta armada contra os patres e o governo militar. e) O movimento Queremista, que defendia o afastamento de Getlio Vargas da Presidncia da Repblica, foi apoiado pelas foras armadas e pelas organizaes de trabalhadores urbanos e rurais. 20 Com relao aos temas globalizao, neoliberalismo, questo ambiental e sociedade do conhecimento, relacione os acontecimentos histricos da primeira coluna com as informaes correspondentes a estes na segunda coluna. (I) (II) (III) (IV) (V) Yuppies Maio de 1968 Beatniks Primavera de Praga Guerra nas Estrelas (A) (B) (C) (D) (E) Crtica ao socialismo Armamentismo Movimento estudantil Individualismo neoliberal Poetas herticos

Assinale a alternativa que contm a associao correta. a) I-A, II-D, III-B, IV-C e V-E. b) I-B, II-E, III-A, IV-D e V-C. c) I-C, II-B, III-D, IV-E e V-A. d) I-D, II-C, III-E, IV-A e V-B. e) I-E, II-A, III-C, IV-B e V-D.

8 / 19

SOCIOLOGIA 21 Leia o texto a seguir. O primeiro beijo sempre o ltimo. Assim um informante dene, com certa nostalgia, o surgimento de uma nova rotina na prtica de car entre os jovens ao longo da night. Ficar essencialmente beijar, beijar em srie, beijar muito. O primeiro beijo, marcado por algo absolutamente fugaz, registro imediato do ttil, desliga-se do que outrora era ritual do enamoramento, preldio de uma trajetria sentimental. [...] No campo do afeto e do exerccio da sociabilidade, essa mesma noite propicia comportamentos que revelam a transitoriedade, a seriao e o deslocamento afetivo como um novo mecanismo de agrupamento dos jovens.
(ALMEIDA, M. I. M. de. Guerreiros da noite - cultura jovem e nomadismo urbano, In Cincia hoje, v. 34, n. 202, p. 28.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociabilidade moderna, considere as armativas a seguir. I. As prticas assinaladas entre os jovens identicam-se ao que se deniu como ps-modernidade, isto , relaes uidas, marcadas pela instantaneidade e por rupturas contnuas com referenciais pr-estabelecidos. II. O comportamento dos jovens que optam pela prtica do car diferente do estado anmico, analisado por Durkheim, na medida em que as bases da existncia social mantm seu funcionamento normal. III. A vida social moderna, ao individualizar os sujeitos, eliminou a necessidade, entre os jovens, de participar de agrupamentos identitrios e de estabelecer vnculos sociais com outras pessoas. IV. A adoo da prtica antissocial do car fruto de uma juventude sem valores morais, como famlia, tradio e propriedade privada, presentes desde os primrdios da humanidade. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 22 No dia 16 de junho de 2010, o Senado brasileiro aprovou o Estatuto da Igualdade Racial. Os senadores [...] suprimiram do texto o termo fortalecer a identidade negra, sob o argumento de que no existe no pas uma identidade negra [...]. O que existe uma identidade brasileira. Apesar de existentes, o preconceito e a discriminao no serviram para impedir a formao de uma sociedade plural, diversa e miscigenada, defende o relatrio de Demstenes Torres.
(Folha.com. Cotidiano, 16 jun. 2010. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/751897-sem-cotas-estatuto-da-igualdaderacial-e-aprovado-na-ccj-do-senado.shtml>. Acesso em: 16 jun. 2010.)

Com base no texto e nos conhecimentos atuais sobre a questo da identidade, correto armar: a) A identidade nacional brasileira fruto de um processo histrico de realizao da harmonia das relaes sociais entre diferentes raas/etnias, por meio da miscigenao. b) A ideia de identidade nacional um recurso discursivo desenraizado do terreno da cultura e da poltica, sendo sua base de preocupao a realizao de interesses individuais e privados. c) Lutas identitrias so problemas tpicos de pases coloniais e de tradio escravista, motivo da sua ausncia em pases desenvolvidos como a Alemanha e a Frana. d) Embora pautadas na ao coletiva, as lutas identitrias, a exemplo dos partidos polticos, colocam em segundo plano o indivduo e suas demandas imediatas. e) As identidades nacionais so construdas socialmente, com base nas relaes de fora desenvolvidas entre os grupos, com a tendncia comum de eleger, como universais, as caractersticas dos dominantes.

9 / 19

23 Leia o texto a seguir. Montanha abaixo, nas espremidas ruas, sem malha de esgoto de escoamento adequada, [a cidade do Rio de Janeiro] virou um mar de lama e escombros que colocou em colapso todo o seu sistema de funcionamento e deixou sitiada e perplexa uma populao vtima da sucesso de desmoronamentos. [...] No Rio de topograa to especial, abenoado pela natureza, a transferncia imediata das comunidades dos morros e encostas em reas de risco responde a uma dvida histrica provocada pela ocupao irregular.
(Adaptado de: Isto , So Paulo, 14 abr. 2010. Editorial, p. 20.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questo ambiental, correto armar: I. O modelo mercantil de ocupao das reas urbanas empurra a populao pobre das grandes metrpoles para reas de risco e contribui para a degradao ambiental. II. O comodismo gerado pela pobreza e pelos programas sociais do governo federal determinante para a ocupao de reas de risco nas grandes cidades e para o desprezo pelas questes ambientais. III. As polticas habitacionais praticadas desde o regime militar at os governos neoliberais recentes restringiram, no pas, o acesso da populao de baixa renda moradia prpria, empurrando-a para as favelas de encosta. IV. Os custos humanos resultantes das enchentes no Rio de Janeiro revelam, ao lado da questo ambiental, a persistncia de prticas de arrocho salarial, trao caracterstico da formao do capitalismo no Brasil. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e III so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas II e III so corretas. Somente as armativas I, II e IV so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

24 Observe a charge.

(Haiti. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3. n. 31. fev. 2010.)

A charge remete ao recente problema vivido pelo Haiti, onde um terremoto fez milhares de vtimas. Com base na charge e nos conhecimentos sobre a Amrica Latina, assinale a alternativa correta. a) As catstrofes naturais esto na origem da pobreza em diversos pases da Amrica Latina, sendo o exemplo mais recente o Haiti. b) Graas ajuda humanitria oferecida pelas naes desenvolvidas aos pases afetados pelas tragdias naturais, rompe-se o tradicional crculo vicioso da pobreza. c) Os pases da Amrica Latina tm, na base de sua misria social, a forma atrelada com a qual neles se desenvolveu o capitalismo, isto , suas origens coloniais. d) O exemplo do Haiti revela que a misria da populao resulta da tendncia dos pobres em optar por ter vrios lhos para se beneciar dos programas sociais do estado. e) Na Amrica Latina, as recentes tragdias naturais vividas pelo Haiti, Peru e Chile so agravadas pela ausncia de movimentos sociais que reivindiquem direitos de cidadania. 10 / 19

25 Leia o texto a seguir. Em recente debate em torno das denncias de pedolia na Igreja Catlica, um membro do clero brasileiro declarou que a culpa da sociedade. De acordo com repercusso na revista Veja, sociedade, nestes termos, uma abstrao destinada a escamotear a verdade a de que so os indivduos os responsveis por seus delitos.
(Veja, So Paulo, 12 maio 2010, p. 101.)

Com base no texto e nas teorias sociolgicas clssicas a respeito da relao entre indivduo e sociedade, correto armar: a) Para a concepo materialista da histria, a sociedade um aglomerado de indivduos, o que impede compreender a vida social em sua totalidade. b) Para a concepo weberiana, o assunto tratado no um problema sociolgico, haja vista a impossibilidade de encontrar as relaes de sentido nos agentes envolvidos nestas aes. c) Na concepo durkheimiana, o caminho adequado para se compreender a vida social priorizar as aes individuais em detrimento das manifestaes coletivas. d) Na perspectiva positivista, a violao de princpios norteadores de uma instituio tende a conduzi-la a um estado patolgico, o que demanda reformas para manter a sade do corpo social. e) Na sociedade comunista, indivduo e sociedade podem viver em paz e harmonia, pois as contradies da vida social desaparecero. 26 Observe a charge.

(Folha de So Paulo, 1 ago. 2010, p. A14.)

A charge remete prtica poltica recorrente no Brasil, a qual vem sendo combatida pelo Supremo Tribunal Federal. A prtica central assinalada na charge denida como: a) Clientelismo, uma vez que remete ao voto de cabresto do candidato em relao ao eleitor. b) Fisiologismo, isto , a mudana de partido realizada pelo candidato, a cada eleio. c) Populismo, resultante da presena, na cena pblica, de lder carismtico e conservador. d) Nepotismo, por tratar do uso da mquina pblica para empregar parentes. e) Solidarismo, por reforar a necessidade de todos se ajudarem em defesa da cidadania plena. 11 / 19

27 O Bolsa Famlia tornou-se um dos principais programas sociais dos dois governos do presidente Lula. Com base nos conhecimentos sobre o Bolsa Famlia no Brasil, correto armar: I. O solidarismo social presente em pases de capitalismo avanado alinha-se como um dos princpios norteadores do Programa Bolsa Famlia. II. O Programa Bolsa Famlia atende, com seus benefcios, os estratos da populao que, de acordo com o Banco Mundial, esto abaixo da linha da pobreza. III. A consequncia direta do Programa Bolsa Famlia foi o maior empobrecimento da classe mdia para beneciar os miserveis. IV. O Programa Bolsa Famlia tornou a economia brasileira menos competitiva no mercado mundial, ao desobrigar os pobres de lutarem por emprego e competirem entre si dentro dos espaos de trabalho. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 28 A imagem ao lado retrata um personagem, Jeca Tatu, criado pelo escritor brasileiro Monteiro Lobato no comeo do sculo XX. Com base na imagem desse personagem e nos conhecimentos sobre a cultura caipira, correto armar: I. A cultura caipira resistiu ao desenvolvimento do capitalismo no campo, o que demonstrado pela expanso da msica sertaneja moderna. II. Jeca Tatu era visto como o modelo ideal de trabalhador para a indstria automobilstica nascente, por seu carter dcil e seu esprito de iniciativa para enfrentar as adversidades. III. A tradio da cultura caipira baseava-se na produo de valores de uso e mutires, expresso do limitado desenvolvimento da economia de mercado, nos agrupamentos rurais. IV. Jeca Tatu exprimia, do ponto de vista econmico, a existncia de disparidades sociais entre, de um lado, um Brasil moderno e industrial e, de outro, aquele atrasado e agrrio. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas II e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, III e IV so corretas. 29 Na primeira metade do sculo XX, o desenvolvimento social brasileiro foi marcado por intensos debates a respeito do processo de modernizao do Pas. De acordo com esses debates: I. O Pas era apresentado, por algumas correntes de pensamento, como sendo de vocao agrcola. II. O desenvolvimento social e econmico do Pas passaria, necessariamente, pela modernizao do campo. 12 / 19

(Jeca Tatu - Monteiro Lobato - 1918)

III. O atraso brasileiro decorria de sua origem feudal, aqui reproduzida mediante a relao entre senhor e escravo. IV. A expanso da economia capitalista no campo seria fundamental para eliminar os focos de pobreza e os movimentos sociais de carter agrrio. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 30 Leia o texto a seguir. De acordo com Susie Orbach, Muitas coisas feitas em nome da sade geram diculdades pessoais e psicolgicas. Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e achar que correspondem realidade cria problema de auto-imagem, o que leva muitas mulheres s mesas de cirurgia. Na gerao das minhas lhas, h garotas que gostam e outras que no gostam de seus corpos. Elas tm medo de comida e do que a comida pode fazer aos seus corpos. Essa a nova norma, mas isso no normal. Elas tm pnico de ter apetite e de atender aos seus desejos.
(Adaptado: As mulheres esto famintas, mas tm medo da comida, Folha de S. Paulo, So Paulo, 15 ago. 2010, Sade. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd1508201001.htm>. Acesso em: 15 out. 2010).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de mile Durkheim, correto armar: a) O conito geracional produz anomia social, dada a incapacidade de os mais velhos compreenderem as aspiraes dos mais novos. b) Os padres do que se considera saudvel e belo so exemplos de fato social e, portanto, so suscetveis de exercer coero sobre o indivduo. c) Normas so prejudiciais ao desenvolvimento social por criarem parmetros e regras que institucionalizam o agir dos indivduos. d) A conscincia coletiva mais forte entre os jovens, voltados que esto a princpios menos individualistas e egostas. e) A base para a formao de princpios morais e de solidez das instituies so os desejos individuais, visto estes traduzirem o que melhor para a sociedade. 31 Leia o texto a seguir, que remete ao debate sobre questes de gnero. A violncia contra a mulher acontece cotidianamente e nem sempre ganha destaque na imprensa, armou a ministra da Secretaria de Polticas para as Mulheres, Nilca Freire [...]. Quando surgem casos, principalmente com pessoas famosas, que chegam aos jornais, que a sociedade efetivamente se d conta de que aquilo acontece cotidianamente e no sai nos jornais. As mulheres so violentadas, so subjugadas cotidianamente [...], armou a ministra. [...] Eliza morreu porque contrariou um homem que achou que lhe deveria impor um castigo. Ela morreu como morrem tantas outras quando rompem relacionamentos violentos, disse a ministra.
(VIOLNCIA contra as mulheres diria, diz ministra, Agncia Brasil, Braslia, 11 jul. 2010.)

Com base no texto e nos conhecimentos socioantropolgicos sobre o tema, correto armar: a) Questes de gnero so denidas a partir da classe social, razo pela qual so mais presentes nas camadas populares do que entre as elites. b) As identidades sociais masculina e feminina so conguradas a partir de caractersticas biolgicas imutveis presentes em cada um. c) As diferenas de gnero so determinadas no terreno econmico, da o fato de serem produto da sociedade capitalista. d) As experincias socialistas do sculo XX demonstram que nelas as questes de gnero so resolvidas de modo a estabelecer a igualdade real entre homens e mulheres. e) As relaes de gnero so construdas socialmente e favorecem, nas condies histricas atuais, a dominao masculina. 13 / 19

32 Observe a charge.

(www.nathaliakarl.wordpress.com/.../policia-e-ladrao/)

A charge remete a uma determinada percepo existente hoje entre estratos da populao brasileira a respeito da questo da segurana pblica. Com base na charge, correto armar: a) As crianas so as principais responsveis pela viso negativa que, socialmente, se construiu dos rgos de segurana pblica. b) A vantagem da polcia em relao ao ladro que a primeira usa arma de fogo enquanto o segundo est restrito s armas brancas. c) Situaes de exceo tendem a produzir, em parte da populao, descrdito em relao s instituies de proteo da cidadania. d) A melhor maneira de se proteger no sair rua, pois pode haver conitos entre policiais e ladres, fazendo vtimas inocentes. e) As diferenas entre policiais e ladres seriam claras na conscincia dos indivduos se as mes educassem melhor seus lhos a no cometer equvocos. 33 Leia o texto a seguir. Com vestidos de noivas e ternos, trs casais gays [...] se apresentaram nesta quarta-feira no cartrio de registro civil de Montevidu para uma simulao de casamento, no lanamento de uma campanha em favor do casamento homossexual.
(Folha de So Paulo, 19 maio 2010, Caderno Mundo. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp>. Acesso em: 19 maio 2010.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os novos movimentos sociais, considere as armativas a seguir. I. Desde a segunda metade do sculo XX, o Ocidente vivencia a exploso de variados movimentos sociais cujo eixo so as polticas identitrias. II. Movimentos sociais so expresso de demandas do cotidiano que se transformam em reivindicaes coletivas para a ampliao dos direitos de cidadania. III. O que diferencia o movimento gay em relao ao antigo movimento operrio a negao da instncia poltica enquanto elemento mediador da ao reivindicativa. IV. Dentre as condies para a existncia de movimentos sociais est o respeito aos valores morais tradicionais, como a aceitao da unio heterossexual e a negao da homossexual.

14 / 19

Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 34 Observe a charge a seguir.

(Folha de So Paulo, So Paulo, 15 ago. 2010, p. 2.)

De acordo com a charge, correto armar: a) A resoluo dos problemas na Educao passa pela adoo dos programas neoliberais de reforo dos investimentos sociais pelo Estado. b) Benefcios sociais dirigidos educao so desnecessrios e dispendiosos j que os pobres recebem auxlios pblicos demais. c) As polticas sociais de assistencialismo elaboradas pelo Estado tm como resultado direto a eliminao dos problemas vividos pela educao. d) Polticas de bem-estar social revelam-se inecazes em razo do conformismo dos pobres com sua situao material de existncia. e) Iniciativas inspiradas pelas polticas de bem-estar social podem produzir a acomodao dos indivduos s benesses institudas pelo poder pblico. 35 Leia o texto a seguir. O empresrio Ruppert Murdoch, dono do imprio de mdia News Corporation e conhecido pelas ideias conservadoras, disse ontem que o presidente Luiz Incio Lula da Silva discpulo de Margareth Tatcher, premi britnica do m dos anos 70 at o incio dos 90 e conhecida como a dama de ferro.
(Folha de S. Paulo, B8, Mercado, 22 out. 2010: Lula discpulo de Thatcher, diz Murdoch.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tatcherismo, correto armar: a) O que aproxima os governos Lula daqueles de Margareth Tatcher a incorporao, por ambos, das polticas de Estado mnimo, incrementando, assim, as prticas de welfare-state. b) Os governos Lula e Margareth Tatcher possuem, como pontos comuns, o maior poder atribudo aos sindicatos, razo pela qual, nestes governos, o controle da economia esteve nas mos do que se convencionou chamar de repblica sindicalista. c) O tatcherismo representou a implementao, em territrio britnico, de polticas denominadas neoliberais, assentadas nos princpios da privatizao das empresas e exibilizao das leis trabalhistas. d) A base de ambos os governos foram as limitaes liberdade de expresso, prticas adotas nos antigos pases do extinto bloco sovitico, o que, no caso ingls, rendeu a Tatcher a denominao de a dama de ferro. e) Assim como o tatcherismo, o lulismo incorporou o princpio neoliberal de controle dos setores populares mediante a ampliao dos programas de assistncia s famlias mais carentes. 15 / 19

36 Observe a charge.

(Disponvel em: <http://complexowill.blogspot.com/2010/08/precisamos-aprender-novos-conceitos.html>. Acesso em: 24 out. 2010.)

Com base na charge e nos conhecimentos sobre a teoria de Marx, correto armar: a) A produo mercantil e a apropriao privada so justas, tendo em vista que os patres detm mais capital do que os trabalhadores assalariados. b) Um dos elementos constitutivos da acumulao capitalista a mais-valia, que consiste em pagar ao trabalhador menos do que ele produziu em uma jornada de trabalho. c) A mercadoria, para poder existir, depende da existncia do capitalismo e da substituio dos valores de troca pelos valores de uso. d) As relaes sociais de explorao surgiram com o nascimento do capitalismo, cuja faceta negativa est em pagar salrios baixos aos trabalhadores. e) Sob o capitalismo, os trabalhadores se transformaram em escravos, fato acentuado por ter se tornado impossvel, com a individualizao do trabalho e dos salrios, a conscincia de classe entre eles. 37 O conceito de ao social desempenha papel fundamental no conjunto terico construdo por Max Weber. Sobre este conceito utilizado por Max Weber, considere as armativas a seguir. I. A ao social foca o agente individual, pois este o nico capaz de agir e de atribuir sentido sua ao. II. Interpretar a reciprocidade entre as aes sociais possibilita ao cientista social a compreenso sobre as regularidades nas relaes sociais. 16 / 19

III. A imitao e as aes condicionadas pelas massas so exemplos tpicos de ao social, pois so motivadas pela conscincia racional da importncia de viver em sociedade. IV. O que permite compreender o agir humano enquanto ao social o fato de ele possuir um sentido nico e objetivo para todos os agentes envolvidos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas II e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, III e IV so corretas. 38 O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais tericos, Augusto Comte e mile Durkheim. Sobre a concepo de conhecimento cientco, presente no positivismo do sculo XIX, correto armar: a) A busca de leis universais s pode ser empreendida no interior das cincias naturais, razo pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens no cientco. b) Os fatos sociais fogem possibilidade de constiturem objeto do conhecimento cientco, haja vista sua incompatibilidade com os princpios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade cientca. c) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histrico, rejeitado como fonte de inuncia e orientao para as investigaes empreendidas no mbito das cincias sociais. d) A cincia social tem como funo organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituies forjadas historicamente. e) O papel do cientista social intervir na construo do objeto, aportando compreenso da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socializao obtido no seio familiar. 39 Leia o texto a seguir. A maior parte dos sbios, como Isaac Newton, era profundamente crente e pensava que descobrir as leis da natureza graas fsica descobrir a obra de uma providncia absolutamente divina e convencer-se de que a organizao do mundo no produto do acaso. Muito antes das Luzes, no declnio das antigas hierarquias e no turbilho suscitado pela chegada ao Novo Mundo que devemos buscar a fonte da revoluo cientca. nesse contexto que as novas cincias abandonam a concepo de natureza como algo maravilhoso, governado por princpios ocultos, e passam a imagin-la como uma mquina gigantesca. A tal engrenagem seguiria leis reguladoras e necessrias, passveis de serem traduzidas em linguagem matemtica. Isso no impediria, contudo, que a viso mecanicista da natureza continuasse por muito tempo como um ato de f, incapaz de explicar fenmenos to familiares como a coeso de materiais, a queda dos corpos ou a mar.
(Adaptado de: JENSEN, P. O saber no neutro. Le Monde Diplomatique Brasil, Ed. Instituto Polis, jun. 2010, ano 3, n. 35, p. 34.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a revoluo cientca, correto armar: a) A revoluo cientca possibilitou demonstrar, no terreno da vida social, que o saber neutro, pois baseado em provas empricas reveladoras de uma forma de verdade que no comporta manipulaes pelos homens. b) A revoluo cientca comprovou que as mesmas leis gerais que regem o mundo fsico atuam tambm sobre a realidade social, de tal modo que, compreendendo uma, se compreende diretamente a outra. c) Para a revoluo cientca, cincia e religio so formas de compreenso racional da realidade, estando ambas regidas pelos princpios de observao, vericao e experimentao capazes de demonstrar a hiptese inicial. d) A grande contribuio da revoluo cientca para as cincias humanas foi demonstrar que as relaes sociais possuem regularidades matemticas, o que permite prever com exatido os comportamentos dos indivduos e de grupos de indivduos. e) Ainda que impossibilitada de explicar a dinmica da vida social, a revoluo cientca trouxe para o terreno das cincias humanas o princpio da racionalidade da investigao como caminho para a apreenso objetiva dos fatos.

17 / 19

40 Leia o texto a seguir. Na verdade, a ideologia impessoal do liberalismo democrtico jamais se naturalizou entre ns. S assimilamos efetivamente esses princpios at onde coincidiram com a negao pura e simples de uma autoridade incmoda, conrmando nosso instintivo horror s hierarquias e permitindo tratar com familiaridade os governantes.
(HOLANDA, S. B. de. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 160.)

O trecho de Razes do Brasil ilustra a interpretao de Srgio Buarque de Holanda sobre a tradio poltica brasileira. A esse respeito, considere as armativas a seguir. I. As mudanas polticas no Brasil ocorreram conservando elementos patrimonialistas e paternalistas que dicultam a consolidao democrtica. II. A poltica brasileira tradicionalmente voltada para a recusa das relaes hierrquicas, as quais so incompatveis com regimes democrticos. III. As relaes pessoais entre governantes e governados inviabilizaram a instaurao do fenmeno democrtico no pas com a mesma solidez vericada nas naes que adotaram o liberalismo clssico. IV. A cordialidade, princpio da democracia, possibilitou que se enraizassem, no pas, prticas sociais opostas aos princpios do clientelismo poltico. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

18 / 19

15. HISTRIA E SOCIOLOGIA

GABARITO
Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Alternativa correta C E D E A B C D B E B D A C A B C E A D A E B C D D A C D B E C A E C B A D E B Assinalada

19 / 19

You might also like