You are on page 1of 4

1

03/08/2012 - 03h30

Quadrilhas e coautores
Eliane Cantanhde, jornalista, colunista da Pgina 2 da verso impressa da Folha, onde escreve s teras, quintas, sextas e domingos. tambm comentarista do telejornal !lobone"s em Pauta e da #dio $etr%pole da &a'ia.

BRASLIA - ( estreia no deixa d)vidas* alm dos rus do mensalo, estaro em julgamento tambm os on+e ministros do ,upremo. ,em -alar no constrangimento da participao de .ias /o--oli. (o tentar ressuscitar 0o verbo do ex1presidente 2e+ar Peluso3 a tese do desmembramento, talve+ o advogado $rcio /'oma+ &astos no quisesse, de -ato, que os tr4s deputados -ederais -ossem julgados pelo ,upremo, e os demais 56 rus, pela primeira inst7ncia. /alve+ sua inteno -osse protelar o processo e mostrar quem quem na corte. Por 8 a 2 os ministros decidiram o %bvio* a questo j 'avia sido votada pelo tribunal. $as eles expuseram -ragilidades. #ompantes e termos inadequados do relator 9oaquim &arbosa no so novidade. : que surpreendeu -oi o voto do revisor #icardo ;e"ando"s<i, por escrito e longu=ssimo, para corroborar a tese da de-esa, pelo desmembramento. >ssa polaridade 9oaquim1;e"ando"s<i certamente permear todo o julgamento 11que vai longe. 9oaquim considerou irresponsvel discutir o desmembramento mais uma ve+, acusou ;e"ando"s<i de deslealdade e disse que tudo isso poderia a-etar a legitimidade do processo e a pr%pria credibilidade da corte . .estempero in)til. : presidente (?res &ritto demorou a aprumar. (pesar de prometerem que seriam sucintos, !ilmar $endes e 2elso de $ello deram aula ao vivo. $arco (urlio, como sempre, provocador. #osa @eber, 2rmen ;)cia e ;ui+ Aux, rpidos, despretensiosos. >m bom portugu4s, Peluso argumentou que imposs=vel julgar coautorias e quadril'as com os rus pulveri+ados em inst7ncias di-erentes. Bo esto em julgamento atos isolados de um .irceu, de um .el)bio, mas, sim, todo um intrincado esquema em que cada um e todos tin'am responsabilidade.

COMENTRIOS
1. Interpreto o destempero do Ministro Barbosa como uma reao de indignao a certas pessoas ao bvio, que demonstram um esprito anti-patriota que o Brasil precisa e quer se livrar mas s consegue a passos muito vagarosos. A de esa tentou uma estrat!gia e encontrou eco dentro da prpria "ustia. # desesperador ... pra quem tem sede de "ustia ...

$.

%ingu!m alou mas o mais estran&o ! que para uma questo de ordem que, a princpio, nen&um "ulgador sabe que vai ocorrer &a"a um voto pronto de 1 &ora e 1' minutos. (em desmerecer qqr Ministro, )eluso e *u+ puseram uma p, de cal no assunto, sem serem proli+os.

-.

%o sou dos partid,rios que a irmam que toda essa questo ! uma arsa...realmente acredito que algo de errado ocorreu , mas no posso admitir que se"a reali.ado esse "ornalismo tendencioso e+ercendo uma uno de tribunal de e+ceo .... /eve se &aver um "ulgamento t!cnico por parte dos ministros..bvio que muita coisa sera provada e deve se &aver a condenao...tantas outras coisas sero provadas que no ocorreram e que se &a"a nesses casos absolvio.....012%A3I (4A( (5 3IMI45M A %14I6IA2..

02/08/2012 - 03h00

O cara
BRASLIA - : julgamento 'ist%rico do mensalo, que comea 'oje no ,upremo, vai destrinc'ar toda uma rede de coleta e redistribuio de din'eiro e expor 5C rus, mas o -oco estar sobretudo num personagem* 9os .irceu, o crebro da grande guinada do P/ rumo ao poder e agora carimbado pela Procuradoria1!eral da #ep)blica como c'e-e da organi+ao criminosa .

2
.irceu o grande personagem do julgamento, por vrios motivos. Bo s% pelo seu papel decisivo no comando do P/ e pelo cargo estratgico que ocupava no in=cio do governo ;ula 11a 2asa 2ivil11 mas tambm pela trajet%ria pol=tica, desde o jovem bonito com jeito caipira que presidia a DB> e sedu+ia as moas at a espetacular volta de 2uba com novo rosto, nova identidade e nova vida, capa+ de conviver anos com uma mul'er sem l'e contar sua pr%pria 'ist%ria. >spera1se que o ,upremo aja com a grande+a de uma suprema corte e decida com base nos autos, nas provas e nas circunst7ncias pol=ticas, e no caberia aqui ensinar pateticamente aos EE 0ou de+3 ministros como julgar. (valiando exclusivamente do ponto de vista pol=tico, ou de impacto na opinio p)blica, a condenao de .irceu ser, ou seria, como a cassao de .em%stenes /orres. ( cassao de .em%stenes -oi como um al=vio para o ,enado e interpretada como o -im da 2PF do 2ac'oeira. ( condenao de .irceu anteciparia o -im do julgamento. /iraria toneladas dos ombros dos ministros, de advogados e dos demais rus. /alve+ menos dos pol=ticos mais visados, mas certamente de secretrias e outros menos cotados. ,e o julgamento comear pelos bagrin'os 11se que existe bagrin'o nesse oceano11, todo o processo, todas as provas, todas as contestaGes tero um ritmo de tenso crescente. ,e comear por .irceu 11o peixe gra)do11, ser como uma novela que comea pelo -im.

COMENTRIOS
1. A (ociedade Brasileira e o Mundo em geral esto com os ol&os no (4*./e l, as suas a7es sairo o "ulgamento dos corruptos, corruptores e corrompidos.A impunidade ", comea com o ato de ter prescri7es.6omo pode um )as querer ser 8rande mas as suas 3eis mostram o contr,rio9(o )equenos ainda mais quando advogados &o"e ministros ou ministros &o"e advogados so as pessoas envolvidas com os sala r,rios.# tudo por /in&eiro como di. (lvio (antos e pior,no e+iste moral que resista a sua compra.

$.

A (ociedade Brasileira e o Mundo em geral esto com os ol&os no (4*./e l, as suas a7es sairo o "ulgamento dos corruptos, corruptores e corrompidos.A impunidade ", comea com o ato de ter prescri7es.6omo pode um )as querer ser 8rande mas as suas 3eis mostram o contr,rio9(o )equenos ainda mais quando advogados &o"e ministros ou ministros &o"e advogados so as pessoas envolvidas com os sala r,rios.# tudo por /in&eiro como di. (lvio (antos e pior,no e+iste moral que resista a sua compra.

29/07/2012 - 03h30

"Atrevido e escandaloso"
BRASLIA 1 : ministro 2elso (morim gosta de recorrer a uma mxima quando se trata de garantir recursos para a sua pasta* $ul'er, mala e verba p)blica, cada um cuida da sua . ( mxima cabe per-eitamente no caso do mensalo. Hs vsperas do julgamento pelo ,/A, a imprensa se prepara como se -osse uma :limp=ada, e os nervos dos ju=+es, partidos e advogados esto -lor da pele. Fmagine os dos rus... : ex1presidente do P/ 9os !enoino di+ que no tin'a nada a ver com aquilo tudo, pois s% assinava o que os, digamos, escalGes in-eriores l'e enviavam. 9 o ex1tesoureiro .el)bio ,oares 0alvo dos maiores atos petistas de solidariedade3 di+ o oposto* que era quase um bagrin'o e s% executava o que os, digamos, escalGes superiores l'e determinavam. (lgum est se subestimando a=. 9os .irceu, o c'e-e da quadril'a , segundo a pea da Procuradoria1!eral da #ep)blica, encampada pelo relator 9oaquim &arbosa, pre-eriu se preservar do empurra1empurra e correu para o colo da mame no interior de $inas, certamente esperando pelo pior. > #oberto 9e--erson, que detonou o esquema em entrevista a #enata ;o Prete, na Folha, atribui o c7ncer no p7ncreas presso, tenso, so-rimento . (c'a que mera somati+ao, apesar de sua me ter tido o mesmo tumor ' EE anos 11e estar bem, como se deseja ao ex1deputado. Aalta de-esa e sobram tticas, enquanto os EE ministros do ,upremo esto espremidos entre o P/, para evitar o linc'amento moral , e os adversrios petistas, para botar todo mundo na cadeia. Iuanto ao e-eito nas eleiGes municipais, o P/ teme, os adversrios torcem e o pro-essor da D,P ;incoln ,ecco descarta* J6K dos -iliados se -iliaram nos dois mandatos de ;ula. Podem cair canivetes e provas, e eles votaro com o partido. ( questo, porm, no como o julgamento a-eta o P/. como 11e se11 a-eta o seu grande eleitor* ;ula.
22/07/2012 - 03h30

Quente e frio
BRASLIA 1 L uma corrida desen-reada por concursos e vagas p)blicas. ,imultaneamente, uma onda de greves e protestos de servidores. (-inal, bom ou no M .ireito o curso mais procurado do pa=s, mas no signi-ica uma vocao coletiva, ou que todos os vestibulandos queiram ser advogados, ju=+es, delegados. ( maioria quer usar a -aculdade como cursin'o para -a+er concurso 11no importa o setor. >ssa corrida ocorre pelo aumento de vagas no servio p)blico na era ;ula, com um -estival de concursos em todas as reas, todos os Poderes, todos os >stados. >, claro, estimulada pela estabilidade, pela aposentadoria, pela ascenso -uncional. botar o p dentro e subir degraus. uma contradio* se tudo parece to bacana e a turma estuda tanto para entrar, preciso explicar as greves em mais de 2N setores da administrao e os EN mil servidores que pararam o tr7nsito em &ras=lia na )ltima quarta, pic'ando um ministrio, ameaando invadir outro. /alve+ seja to bom que os -uncionrios se sentem -ortes o su-iciente para con-rontar .ilma #ousse-- e exigir o imposs=vel* #O 82 bil'Ges de aumentos, 6NK a mais na -ol'a de pagamentos. Ben'um patro do mundo -aria isso. $uito menos um patro, ou patroa, que apenas gerencia o din'eiro dos outros 11os contribuintes. .ilma argumenta com a crise internacional e joga duro, mas os grevistas tambm. >la s% cedeu para os pro-essores das universidades, -ocando o top da carreira 0doutores com dedicao exclusiva3 e dando at P6K de reajuste em tr4s anos. ( categoria rejeitou, porque s% a elite seria bene-iciada. > os dois lados t4m ra+o* nem o salrio dos docentes justo nem ' din'eiro para tudo. Iue o impasse entre governo e servidores sirva para que essa obsesso concurseira recue para a normalidade. Para isso, porm, .ilma precisa garantir crescimento e investimentos na economia. : setor p)blico est quente, a ind)stria, es-riando.

COMENTRIOS
1. A midia entende de democracia que ela e s ela entende de democracia. 8reves so movimentos politicos dos trabal&adores e ! s. # do embate democr,tico ! do "ogo politico e economico. Mas a midia gosta ! de crise e crise grande o bastante para demoni.ar os governantes de planto e a.er retornar uma oposio que quebrou o pas, vendeu patrimonio p:blico, comprou mandatos ilegtimos e por a vai.

$.

6oncursos desnecess,rios sempre oram uma orma de polticos corruptos a.erem sua demagogia. 1 resultado ! isso; valgulinos a.endo greve para obter mais bene cios <al!m dos bene cios imorais que ", possuem, como aposentadoria integral=. 1bviamente, no estou me re erindo > ?arraia mi:da? dos servidores, que a. de conta de trabal&a, enquanto o governo a. de conta que paga um sal,rio decente...

20/07/2012 - 03h20

Tiros na capital da Repblica


BRASLIA 1 :u 2arlin'os 2ac'oeira muito burro ou teve um a+ar danado com o assassinato do agente da PA @ilton /apaj%s $acedo justamente agora. ,eria leviano di+er que o esquema do contraventor tem alguma coisa a ver com isso, mas leg=timo considerar essa lin'a de investigao obrigat%ria. $acedo -oi morto com tiros na cabea, aparentemente durante uma visita ao t)mulo dos pais no cemitrio de &ras=lia em pleno 'orrio de trabal'o. >stran'o, no M Bingum sabe detal'es da vida dele, e crimes assim podem ser passionais, por interesses contrariados ou at meros latroc=nios. $as $acedo era da rea de intelig4ncia da PA e trabal'ou em missGes delicadas, como combate pedo-ilia e proteo a testemun'as. $ais do que isso, atuou diretamente na :perao $onte 2arlo, que levou priso de 2ac'oeira, expQs o seu grupo, desvendou suas relaGes prom=scuas com pol=ticos e desmascarou .em%stenes /orres.

4
(t ontem, nada se sabia sobre autores e motivos e muito cedo para conclusGes, como di+em o ministro da 9ustia, 9os >duardo 2ardo+o, e o presidente da 2PF, Rital do #4go. Bo jornalismo, -altam quem, como, onde e, particularmente, por qu4. :s precedentes, porm, so relevantes. : jui+ Paulo (ugusto $oreira ;ima e a procuradora da #ep)blica ;a &atista, ambos ligados s investigaGes do esquema 2ac'oeira, vin'am recebendo ameaas de morte, inclusive dirigidas s suas -am=lias. > o pr%prio $acedo j noti-icara a PA de que estava sendo perseguido. Iuando P2 Aarias e a namorada apareceram mortos em (lagoas, a primeira verso -oi a de um inveross=mil crime passional. Iuando um agente da PA que investigava uma rede de contraveno, poder e pol=tica morto a tiros na capital da #ep)blica, convm no ser to simplista. o t=pico caso em que mel'or pecar pelo exagero do que pela omisso. /em muito -io nesse novelo.

13/07/2012 - 03h30

PT desde criancinha
BRASLIA 1 .esde que a ministra Fdeli ,alvatti declarou que .ilma #ousse-- no se meteria nas eleiGes municipais, a presidente no -a+ outra coisa. 2om P/, P,& e P$.& disputando c'apas e espao a cotoveladas, ela entrou -irmemente para preservar o equil=brio do principal trip de sustentao do governo. Iuando .ilma se reuniu com P/ e P,&, dois de cada lado 11os petistas Fdeli e Paulo &ernardo e os socialistas >duardo 2ampos e 2id !omes11, as orel'as do P$.& arderam. $as, quando ela c'amou em seguida P/ e P$.& 11#ui Aalco, presidente petista, e $ic'el /emer, o vice1presidente11, -oram as orel'as do P,& que arderam. > muito. Bote1se que .ilma convocou o P/ para as duas, mas no colocou juntos, lado a lado, ol'o no ol'o, o P,& e o P$.&. Fsso sugere que* E3 .ilma tomou partido, literalmente, do P/S 23 o embate direto era entre P/ e P,&, por conta de &elo Lori+onte, #eci-e e Aortale+a, mas >duardo 2ampos desviou o alvo para o P$.&. 2ampos s% recuou por perceber que -oi longe demais ao peitar o P/. (o lanar candidato do P,& contra o petista Lumberto 2ampos em #eci-e, irritou ;ula. (o -ec'ar com o P,.& e empurrar o P/ para a candidatura pr%pria de Patrus (nanias em &elo Lori+onte, pisou nos calos de .ilma. /o acusada de no ser do ramo , ela -oi rpida e e-ica+. 2'amou /emer numa segunda1-eira para pedir ajuda em &elo Lori+onte e, na tera, tudo estava resolvido* o P$.& retirou seu candidato, apoiou o petista Patrus e tornou a campan'a mais equilibrada no >stado que, a-inal, o >stado natal da presidente. : principal resultado dos movimentos e da ambio precoce de >duardo 2ampos que o P,& desceu e o P$.& subiu na avaliao de .ilma. 2ampos se a-astou e /emer se aproximou mais dela. $as o mais importante de tudo isso registrar que .ilma nunca -oi to petista quanto agora, apesar de no se meter, a= sim, no P/ de ,o Paulo.

You might also like