You are on page 1of 2

Britanite

http://www.britanite.com.br/noticias_print.asp?id=51

BRITANITE TEM PARTE DO SEU CONTROLE ACIONRIO VENDIDO PARA EMPRESAS ENAEX S.A E EXSA S.A
(04/04/2012)

A IBQ Indstrias Qumicas S.A (Britanite) acaba de ter parte do seu controle acionrio vendido para as empresas ENAEX S.A e EXSA S.A, respectivamente dos grupos Sigdo Koppers, do Chile, e Brescia, do Peru. As duas empresas passam a ter 67% das aes da Britanite, enquanto a CR Almeida S.A manter uma participao de 33%. O acordo foi fechado no valor de US$ 120 milhes, operao que teve o Deustche Bank Investment Bank Division, como assessor financeiro do vendedor. Pertencente a CR Almeida S.A. Engenharia e Construes, a Britanite detm cerca de 45% do mercado brasileiro de explosivos civis e servios de desmonte de rocha e uma das maiores fabricantes de explosivos da Amrica Latina, com um faturamento aproximado de US$ 150 milhes ano. Com sede no municpio de Quatro Barras, na regio metropolitana de Curitiba (PR), a empresa est presente em todo o territrio brasileiro, com filiais em nove Estados e parcerias operacionais nos demais, alm de exportar para 16 pases. Segundo o CEO da Britanite, Antonio Luiz Cyrino de S, a associao com as empresas ENAEX e EXSA trar vantagens estratgicas e sinergias importantes, em toda a cadeia de valor da indstria de explosivos. Acreditamos que esta nova sociedade trar benefcios para todos os grupos envolvidos, pois estamos unindo empresas localmente muito fortes, com perfis industriais e de mercado complementares. Para a ENAEX e EXSA a aquisio da Britanite faz parte de um projeto de cooperao e crescimento de ambas as empresas na Amrica Latina. Alm disso, o Brasil visto como mercado potencial de negcios devido ao desenvolvimento de novos projetos decorrente da grande expanso de minerao e aos grandes eventos esportivos que ocorrero no pas - a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olmpicos (2016). Sobre a ENAEX e EXSA A ENAEX S.A. est estabelecida no Chile h 90 anos, lder de mercado em Explosivos Civis e Servios de Desmonte de Rocha, e tambm a maior produtora de Nitrato de Amnio da Amrica Latina, principal matria prima para a indstria de explosivos. A empresa exporta seus produtos para mais de 40 pases em todo mundo. A ENAEX controlada do Grupo Sigdo Koppers, uma das mais importantes corporaes Chilenas, com operaes nas Amricas, Europa e sia, em setores como transportes e logstica, filmes plsticos de alta tecnologia, petroqumica e representao e distribuio de mquinas e veculos. A EXSA S.A. tem sede no Peru e atua no mercado h 60 anos, ocupando tambm uma posio de liderana de mercado em seu pas. A empresa exporta para mais de 10 pases, com previso de vendas para este ano em torno de U$ 150 milhes. EXSA controlada do Grupo Brescia, importante corporao Peruana, com operaes em indstrias como alimentcia, tintas e qumica e construo civil, alm dos setores hoteleiro, seguros e financeiro.

Sobre a Britanite Fundada em 1961, a Britanite uma empresa fabricante de explosivos e acessrios de detonao, com portflio de mais de 300 produtos e cerca de 1000 funcionrios. Nestes 50 anos de atuao, a empresa

1 sur 2

22/6/2012 14:45

Britanite

http://www.britanite.com.br/noticias_print.asp?id=51

contribuiu com forte participao no fornecimento de explosivos e servios de desmonte de rocha, utilizados em grandes obras de infraestrutura e grandes mineradoras. A Britanite est presente hoje em todo o territrio nacional e, recentemente, no Panam, com a aquisio da empresa Proex S.A. Conta com filiais e distribuidores que cobrem todo o mercado brasileiro de explosivos, alm de unidades de servios instaladas nas sedes de clientes, garantindo uma parceria pautada pela segurana e a certeza do pronto atendimento.

2 sur 2

22/6/2012 14:45

You might also like