You are on page 1of 8

Escadas

Tipos de Escadas para Casas, Passo a Passo!


Amigos, as escadas mais comuns para casas so a escada em U, a escada em L e a escada reta. Cada uma delas tem uma caracterstica especial na composio do ambiente e no espao ocupado, vejam: Escada em U Esse um tipo de escada ue ocupa mais !rea do ambiente e pode ser usada tanto na divisa com parede como no meio da casa dividindo dois ambientes, como sala de jantar e sala de estar, ou sala de jantar e sala de "#. Macete 01: Escol$a bem os materiais de acabamento desse tipo de escada para ue ela compon$a o ambiente da sua casa, por ue se ela se destacar toda a sua decorao se destaca, mas se %or o contr!rio, se ela no %or bonita e bem acabada, por mais ue sua decorao seja re uintada e elegante o ue vai destacar ser! %alta de bele&a da escada. #eja abai'o o e'emplo em planta e elevao desse tipo de escada. (s projetin$os tem cotas para ue voc)s vejam uanto de espao a escada em U ocupa. Lembrem*se a largura mnima indicada de uma escada para uma casa de +,cm, nesse e'emplo a largura de -,,cm .- metro/.

0ara o e'emplo temos um desnvel de 1++cm .laje a laje/ para ser vencido. #eja a elevao abai'o:

Escada em L Escadas em L geralmente remetem ue devem %icar nos cantos, mas nem por isso ela dei'a de ser uma escada bonita, ainda mais uando a sala tem um p*direito duplo e ela c$ega em um me&anino no pavimento superior. Em resid)ncias com menor espao, como casas geminadas de dois pavimentos, ou sobrados elas so muito utili&adas. Macete 02: ( espao embai'o do segundo lance da escada pode invadir o espao de algum ban$eiro, lavado ou !rea de servio.

#eja a elevao abai'o. Essa uma escada em L simtrica, ou seja, a escada est! dividida ao meio, cada parte do L tem o mesmo taman$o. Entretanto esse %ormato pode variar. o primeiro lance pode ser mais curto e o segundo lance mais comprido, ou o contr!rio, o primeiro lance mais comprido e o segundo lance mais curto, vai depender do seu projeto e, ou, do espao disponvel.

Escada Reta A escada reta a ue ocupa menos !rea do ambiente ue tem a escada. 2 indicada para salas muito estreitas, em %ortado retangular. Macete 03: ( espao embai'o desse tipo de escada pode ser muito bem aproveitado, seja para colocar um m3vel, por e'emplo um rac4 com "#, ou um bar. #oc) tambm pode aproveitar para %ec$ar esse espao com arm!rios ou uma adega

0ara o usu!rio esse tipo de escada a ue demanda maior es%oro dos moradores por ue no tem patamar intermedi!rio de descanso. 0ara o e'emplo temos um desnvel de 1++cm .laje a laje/ para ser vencido. ( piso de 1+cm e o espel$o de -+cm. #eja a elevao abai'o:

( acabamento das escadas pode ser %eito com v!rios materiais, os mais comuns so: ao, madeiras e pedras. 5! no guarda corpo tambm utili&a*se os vidros. Uma boa combinao dos elementos %a& ue a escada dei'e sua casa ainda mais bonita. 6as lembre*se, para ue a escada seja con%ort!vel ela deve ser bem calculada e dimensionada.

Clculo de Escadas, Passo a Passo!


Amigos, o c!lculo de escadas gera muitas d7vidas em todos os pro%issionais. Entretanto, a partir do momento ue entende*se o procedimento de c!lculo %ica muito %!cil e voc) pode calcular ual uer escada, independente da sua %orma. As escadas so compostas dos seguintes elementos: 0iso: a super%cie $ori&ontal aonde pisamos com o nosso p ao subir uma escada. 8o con$ecidos tambm como degraus da escada9 Espel$o: a super%cie vertical entre um piso .degrau/ e outro. Aonde batemos com a ponta do nosso p ao subir uma escada9 0atamar: a super%cie $ori&ontal mais cumprida ue os pisos .degraus/. 8ervem como descanso ao subir uma escada ue vence uma grande altura. :em toda escada possui patamar9 ;uarda*corpo: o elemento vertical ao longo das escadas ue serve de proteo para as pessoas no cairem da escada9 Corrimo: um elemento presente no guarda*corpo da escada e serve para as pessoas apoiarem as mos ao subir ou descer uma escada. Macete 01: 5amais calcule uma escada pela sua <iagonal= 2 %a&er e errar=

Cli ue na imagem para abrir em outra janela. Em seguida, cli ue novamente para ampliar. 0ara o c!lculo do con%orto de escadas .ao subir ou descer/ utili&amos a Frmula de londel: 1E > 0 ? >@* ABcm onde:

E ? espel$o 0 ? piso Assim, se uma escada ter! um piso ? 1+cm .mnimo e'igido pelo Corpo de Combeiros/, ual ser! o seu espel$oD 1E > 1+ ? AB 1E ? AB E 1+ 1E ? FA E ? -+cm (u seja, o espel$o .E/ da escada ser! de -+cm. !"mero de espel#os: para o c!lculo utili&amos a seguinte relao: :um. E ? 0<@E onde: :um. E ? n7mero de espel$os 0< ? p direito E ? espel$o Assim, se uma edi%icao tem de piso a piso .G/ 1++cm, ual ser! o n7mero de espel$osD 6acete ,1: 0iso a 0iso a distHncia vertical do piso do primeiro pavimento ao piso do segundo pavimento. :o o p*direito. 0 direito a distHncia de piso a laje. :um. E ? G@E :um. E ? 1++@-+ :um. E ? -A (u seja, a escada ter! -A espel$os de -+cm de altura cada. !"mero de pisos: para o c!lculo utili&amos a seguinte relao: :um. 0 ? :um. E E onde: :um. 0 ? n7mero de pisos :um. E ? n7mero de espel$os

Assim, se o n7mero de espel$os da nossa escada -A, ual ser! o n7mero de pisosD :um. 0 ? :um. E E :um. 0 ? -A E :um. 0 ? -I (u seja, a escada ter! -I pisos .degraus/ de 1+cm de comprimento. Largura das escadas: A largura mnima de uma escada de uma edi%icao residencial uni%amiliar .escada de uma casa de dois ou tr)s pavimentos, escada interna de uma cobertura de prdio/ deve ser de +,cm. A largura de escadas de edi%icaJes comerciais e residenciais multi%amiliares .prdios/ devem ser calculadas de acordo com a legislao do Corpo de Combeiros de cada Estado brasileiro.

Esse um tema mais complicado de absorver as in%ormaJes, mas com ateno e treino %ica %!cil calcular ual uer tipo de escada.

You might also like