You are on page 1of 11

Sumrios

1.0 Objetivo da Prtica ..................................................................... 1 2.0 Introduo .................................................................................. 1 2.1 Retificadoras .................................................................. 1 2.2 Rebolos ......................................................................... 3 2.3 Rugosidade ................................................................... 3 2.4 Influncia da Dressagem na Retificao....................... 4 2.5 Tipos de Retificao ....................................................... 5 2.5.1 Retificaao Cilindrica Externa entre Pontas.. 5 2.5.2 Retificao Cilindrica Externa sem Centros.. 6 2.5.3 Retificao Cilindrica Interna......................... 6 2.5.4 Retificao Plana........................................... 7 3.0 Material ...................................................................................... 7 4.0 Descrio da Prtica ................................................................. 7 5.0 Anlise dos Resultados ............................................................ 8 6.0 Questes Propostas ................................................................. 9 7.0 Concluso ................................................................................. 10 8.0 Bibliografia ................................................................................. 10

1.0 OBJETIVO DA PRTICA


Visualizar o funcionamento de uma retificadora atravs do processo de retificao de peas. Os alunos devero observar todo o processo de preparao das mquinas assim como as ferramentas utilizadas. importante observar tambm as questes relacionadas a segurana.

2.0 INTRODUO
A retificao um processo de usinagem muito utilizado no ramo metal-mecnico. Grande quantidade das peas usinadas tm a retificao como a ltima operao de uma ou vrias superfcies da pea. As principais caractersticas do processo de retificao so: possibilidade de obteno de tolerncias apertadas, boa qualidade de acabamento superficial e baixa capacidade de remoo de cavaco, e devido a esse fato, a retificao utilizada geralmente em operaes de acabamento. A ferramenta utilizada no processo de retificao chamada de rebolo. O rebolo um corpo, em geral cilndrico, formado pelo material aglomerante, cuja funo reunir os inmeros e pequenos gros abrasivos, que entraro em contato com a pea, realizando a usinagem. Assim cada gro abrasivo retira uma quantidade minscula de material da pea, o que permite a obteno de tolerncias bastante apertadas.

2.1 RETIFICADORAS
H basicamente trs tipos de retificadora: a plana, a cilndrica universal e a cilndrica sem centros (center less). Quanto ao movimento, em geral as retificadoras podem ser manuais, semi-automticas e automticas. No caso da center less, ela automtica, pois se trata de uma mquina utilizada para a produo em srie. Esse tipo de mquina retifica todos os tipos de superfcies planas: paralelas, perpendiculares ou inclinadas. Na retificadora plana, a pea presa a uma placa magntica, fixada mesa da retificadora. Durante a usinagem, a mesa desloca-se em um movimento retilneo da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo com que a pea ultrapasse o contato com o rebolo em aproximadamente 10 mm. H tambm o deslocamento transversal da mesa. O movimento transversal junto com o movimento longitudinal permitem uma varredura da superfcie a ser usinada. O valor do deslocamento transversal depende da largura do rebolo. A retificadora plana pode ser tangencial de eixo horizontal e de topo de eixo vertical. A retificadora cilndrica universal retifica superfcies cilndricas, externas ou internas e, em alguns casos, superfcies planas em eixos rebaixados que exijam faceamento. A pea fixa, por exemplo, a uma placa universal como a utilizada no torno,

que dotada de um movimento de rotao. O rebolo em movimento de rotao entra em contato com a pea e remove o material. As retificadoras sem centro (Center less) muito usada na produo em srie. A pea conduzida pelo rebolo e pelo disco de arraste. O disco de arraste gira devagar e serve para imprimir movimento pea e para produzir o avano longitudinal. Por essa razo, o disco de arraste possui uma inclinao de 3 a 5 graus, que responsvel pelo avano da pea.

2.2 REBOLO
A ferramenta de corte utilizada na retificadora o rebolo, cuja superfcie abrasiva, ou seja, apresenta-se constituda de gros de xido de alumnio ou de carbeto de silcio, entre outros. Por isso, a usinagem com rebolo designada como um processo de usinagem por abraso. Trata-se do mesmo sistema empregado pelo dentista quando ele utiliza um instrumentogiratrio com uma espcie de lixa redonda para limpar ou polir nossos dentes. O desgaste do material a ser usinado muito pequeno, porque o rebolo arranca minsculos cavacos durante a operao de corte, quando a aresta dos gros abrasivosincide sobre a pea. O ngulo de ataque desses gros geralmente negativo. O rebolo apresenta cinco elementos a serem considerados: Abrasivo material que compe os gros do rebolo. Granulao tamanho dos gros abrasivos. Aglomerante material que une os gros abrasivos. Grau de dureza resistncia do aglomerante. Estrutura porosidade do disco abrasivo. Existem vrios tipos e formas de rebolo, adequados ao trabalho de retificao que se deseja fazer e, principalmente, natureza do material a ser retificado. Para que a superfcie retificada apresente exatido dimensional e bom acabamento, necessrio levar em conta o tipo de material a usinar, o tipo de trabalho a ser feito e o tipo de granulao e o aglomerante do rebolo.

2.3 RUGOSIDADE.
Rugosidades so irregularidades micromtricas que se formam na superfcie da pea, durante o processo de usinagem. Na retificao, elas podem ser causadas por folgas nos eixos, irregularidades no movimento da mesa, desbalanceamento do rebolo e granulao do abrasivo, entre outras causas. Na retificao a rugosidade pode variar de 0,02 a 1,6 m.

2.4 DRESSAGEM
Durante o processo de retificao, o estudo dos fenmenos que ocorrem durante a formao de cavaco muito importante. A ferramenta rebolo tem uma grande complexidade devido ao grande nmero de arestas de corte que diferem na forma e na profundidade de corte. Antes do processo de retificao, importante a operao de dressagem do rebolo. A operao de dressagem tambm conhecida como diamantao, ou seja, afiao ou retificao do rebolo. Dependendo da forma de como a dressagem executada, esta influi diretamente no acabamento, no volume de arranque do material, na tolerncia geomtrica do perfil retificado, bem como na vida til do rebolo. A operao de dressagem do rebolo tem como caractersticas principais: - Restaurar a capacidade de corte, permitindo que os gros novos e afiados aflorem na superfcie, melhorando a agressividade da face de trabalho - Eliminar da superfcie do rebolo partculas de material do processo anterior; - Perfilar a face do rebolo para obteno do acabamento desejado; - Restabelecer o perfil inicial do rebolo quando o mesmo no possui o perfil inicial; - Oferecer concentricidade entre a face de trabalho e o eixo de rotao. A dressagem pode ser entendida como sendo a recuperao da capacidade de corte do rebolo. Essa recuperao se d a partir de dois tipos de aes diferentes do dressador sobre o gro abrasivo: primeiro, o arranque do abrasivo desgastado, com pequeno volume e baixa ancoragem, e segundo a fratura do gro abrasivo que ainda tem boa ancoragem, formando, assim, novas arestas cortantes do gro abrasivo. Para condies ideais de trabalho, um rebolo deveria ser auto afivel, quer dizer, medida que os gros desaparecem ou so desgastados, deveriam aparecer novos gros ou novas faces de cortes, dando continuidade na operao. Mas, na prtica, esta forma de apresentao no funciona, porque desta maneira os rebolos perderiam um grande volume dimensional em pouco tempo durante o processo de retificao .

Figura 01 Dressagem de um Rebolo

2.4.1 INFLUNCIA DA DRESSAGEM NA RETIFICAO.

Diversos trabalhos que analisam comparativamente a influncia do tipo de dressagem no desempenho da retificao tm sido publicados. Os resultados apresentados neste tipo de trabalho normalmente so qualitativos, no levando em conta as peculiaridades de cada processo. Estes resultados poderiam ser diferentes se as condies para cada tipo de dressagem fossem modificadas pois , se ocorrer variaes nas condies de dressagens utilizadas, os resultados sero diferentes dos obtidos, devido ao chamado macro efeito de dressagem, causado pelo formato do dressador e pelas condies de dressagem. Constantemente so levadas em considerao como variveis do processo, a profundidade de dressagem (ad) e o passo de dressagem (Sd). Todos os resultados mostram que a agressividade do rebolo aumenta de acordo com o aumento do passo e da profundidade de dressagem. Desta forma ocorrem dois fenmenos nas operaes de dressagem que so chamados de micro efeitos e macro efeitos. O macro efeito causado pela forma geomtrica do dressador e tambm pelas condies de dressagem. Ocorre que, na dressagem, os gros do rebolo so cortados e fraturados pelo dressador, e a somatria de movimentos entre dressador e rebolo, forma uma espcie de rosca na superfcie do rebolo onde as arestas dos gros esto situadas.

2.5 TIPOS DE RETIFICAO

2.5.1 RETIFICAO CILNDRICA EXTERNA ENTRE PONTAS.


Pode ser de mergulho ou longitudinal. A pea fixada pelos seus dois extremos, em geral, utilizando-se contrapontos. Nos dois casos, tanto a pea quanto o rebolo possuem movimento de rotao. Na retificao longitudinal, o avano paralelo ao eixo da pea pode ser efetuado atravs do movimento da mesa ou atravs do movimento do rebolo. A profundidade de corte pequena. Na retificao de mergulho, o rebolo executa movimento de avano numa direo perpendicular superfcie retificada.

Figura 02 Retifica Cilndrica Externa entre Pontas

2.5.2 RETIFICAO CILNDRICA EXTERNA SEM CENTROS


. A retificao sem centros surgiu devido a dois fatos: Peas de pequeno dimetro tentem a fletir devido a presso exercida pelo rebolo, e peas curtas impossibilitam a aproximao do rebolo. A retificao sem centros so realizadas em mquinas construdas especificamente para esse processo. Esse processo mais fcil e, mas rpido de ser executado, porm menos preciso, e no pode ser realizado em peas que possuam muitos escalonamentos. Esse processo realizado utilizando dois rebolos: o de corte e o de arraste. A pea apoiada em uma rgua de ao durssima ou de liga dura. O rebolo de corte gira com altas rotaes fazendo presso sob a pea, retificando-a. A pea gira sobre si mesma, devido ao atrito gerado pelo rebolo de arraste. O rebolo de corte tem maior dimetro e maior velocidade perifrica quando comparado com o rebolo de arraste. Os eixos dos dois rebolos so levemente inclinados um em relao ao outro, com ngulo. de inclinao de 1 a 3, para possibilitar o arraste da pea no sentido longitudinal.

2.5.3 RETIFICAO CILNDRICA INTERNA.


Nesse tipo de retificao, a pea geralmente fica presa ao cabeote da mquina com movimento de rotao. O movimento de avano pode ser realizado pelo cabeote ou pelo rebolo. Assim como na retificao externa, a profundidade de corte na retificao interna tambm pequena. O fato de a retificao interna exigir que o rebolo fique em balano causa maior impreciso no processo, devido deflexo do eixo porta-rebolo.

2.5.4 RETIFICAO PLANA.


A retificao plana pode ser plana tangencial ou frontal. Na retificao plana tangencial o eixo do rebolo paralelo superfcie retificada. A mesa executa um movimento de avano alternativo e um movimento de avano transversal, enquanto o rebolo o executa em profundidade. Esse tipo de retificao plana mais lento e muito usado para a retificao de peas grandes e de baixa produo. Na retificao plana frontal, o eixo do rebolo perpendicular superfcie retificada. Em geral, o rebolo bem maior que a pea, o que dispensa o avano transversal e possibilita a retificao de diversas peas simultaneamente, aumentando assim a produtividade do processo.

Figura 03 Retifica Plana

3.0 Material
Ao 1020

4.0 Desccrio da Prtica


A primeira pea retificada usamos uma Retifica Cilndrica Externa como mostra a figura 2 neste tipo de maquina tanto a pea quanto o rebolo possuem movimento de rotao e mesmo sentido porm velocidades diferentes para inicio de preparao levando em considerao o material usinado Ao 1020 , utilizamos uma relao de 1/10 para calcular o rpm do rebolo e da pea.

Outro parmetro que deve ser analisado a Velocidade de corte ( Vc ) podemos retira-la de tabelas ou pela equao abaixo:

Vc = x d x n 1000
Equao 1 Onde: - Vc: Velocidade de corte; - : Pi, constante 3,14159; - d: Dimetro da pea em mm; - n: Rotaes da pea/ferramenta, em rotaes por minuto; - 1000 o fator de converso para metros, onde se tem o dimetro em milmetros e a velocidade de corte expressa em metros por minuto, faz-se necessrio a converso. A profundidade total de remoo de material foi de 0,025 ( 25 centsimos ) utilizamos a profundidade de corte de 0,005 ( 5 milsimos ) por mergulho do rebolo at o final da experincia. Na segunda experincia utilizamos uma Retifica Plana onde somente o rebolo possue movimento de rotao, j a pea necessita do movimento transversal aplicado pelo operador. A profundidade total de desbaste foi de 0,05 ( 5 centsimos ) aplicado uma profundidade de corte de 0,01 ( 1 centsimo ) por mergulho do rebolo. Alguns cuidados que devemos ter ao manusear este tipo de maquina a fim de prevenir acidentes segundo o livro A Volta da Maquina Ferramenta so: 1) 2) 3) 4) 5) Antes da montagem do Rebolo verificar se o mesmo no possuem rachas. Verificar se o Rebolo Gira concentricamente. Submeter o Rebolo a um funcionamento de ensaio antes da utilizao. Utilizar equipamentos de EPI. Ao amolar ou aguar na mquina de afiar a blindagem de proteo do rebolo no deve estar mais de 2 mm do rebolo pois de contrrio poderia a ferramenta entrar entre a proteo e o rebolo produzindo o despedaamento do rebolo. 6) Nunca ultrapassar a velocidade perifrica admissvel. 7) Ao retificar a seco devem aspirar-se as aparas. 8) No tocar no rebolo em movimento.

5.0 Anlise dos Resultados


Rotao da Retificao Cilndrica como o rebolo foi utilizado a rotao de 2500 rpm ento podemos calcular a rotao da pea pela relao 1/10 1 10 => 2500 = 250 rpm ( rotao da pea ) 10

Velocidade de Corte : Vc = x d x n 1000 => x 25,4 x 250 = 19,95 m/min 1000

6.0 Questes Propostas

6.1 - Que condies devem ser levadas em conta na escolha do rebolo R: A dureza e a densidade do material a ser retificado, o tipo de operao de retificao a ser realizada. Desse modo, escolhe-se o rebolo de acordo com sua forma, densidade e granulometria, a fim de se obter um melhor acabamento ou desbaste da pea. 6.2 - Quais os tipos de abrasivos, e suas aplicaes, usados na retificao e no acabamento superficial de maneira geral? R: Com a necessidade de atingir tolerncias muito maiores, levou a criao de abrasivos sintticos com uma infinidade disposio para fabricao de rebolos. Os mais importantes abrasivos so: Coridon formado por oxido de alumnio cristalino, classificado em regular, de acordo com seu teor de impurezas (xidos de titnio, silcio e ferro). Quatro principais processos de fabricao que se aplica esse material: fundio, cristalizao, sinterizao e pulverizao de massa fundida que forma esferas ocas ao resfriamento em suspenso no ar. Diamante sinttico- possui dureza superior ao diamante natural, o que torna o mais duro de todos abrasivos, porem essa propriedade depende da orientao do cristal e assim possui elevada condutibilidade trmica. Esse abrasivo utilizado na retificao de metal duro, quartzo, cristais, pedras preciosas, mrmore, granitos e cermicos. E ainda, estudos recentes, utilizando configuraes alternativas de diamantes, obtiveram grandes resultados na usinagem de materiais dcteis no ferrosos, tais como o alumnio. Nitreto cbico de boro- o material sinttico que mais se aproxima da dureza do diamante, com a vantagem dessa propriedade no depender da orientao dos cristais. Sua estrutura cristalina cbica estvel at a temperatura de 2000C, a temperatura ambiente. Encontra aplicao na usinagem de materiais de boa dureza, tais como aos rpidos e aos de liga. Carboneto de silcio- um material sinttico, formado pela fuso em fornos eltricos de areia de slica (SiO2) com coque de (carbono). Possui elevada dureza, que no depende da orientao dos cristais. Alm disso, muito estvel quimicamente. Suas demais propriedades dependem do tipo e teor de impurezas, e a partir disso so classificados em cor verde ou de cor preta. Os de cor preta se distinguem por apresentar maior tenacidade.

6.3 - Por que necessria a lubrificao/refrigerao na retificao? R: uma das principais funes dos fluidos de corte refrigerar, ou seja, remover calor gerado durante a operao. Isso ajuda a prolongar a vida til das ferramentas e a garantir a preciso dimensional das peas pela reduo dos gradientes trmicos, melhorando o acabamento, reduzindo o atrito e refrigerando a ferramenta e a pea. 6.4 - Como se afia um rebolo? R: Para se afiar um rebolo, preciso uma ferramenta denominada Dressador. Este Dressador uma ferramenta com uma ponta de diamante, o processo consiste em remover gros abrasivos que j no possuem corte eliminar o cavaco presente entre eles. O Dressador fixado na mesa da retifica e o rebolo aproximado na ponta de diamante, encostando levemente, assim o rebolo ligado e ser afiado. 6.5 - Quais as formas de rebolos mais comuns? R: Retos, cnicos, rebolos prato

7.0 Concluso
O processo de retfica de suma importncia em trabalhos de acabamento e correo de desvios de forma em peas produzidas atravs dos mais diversos processos de manufatura. Em aplicaes tcnicas, o processo de retfica, seja plana ou cilndrica, empregado para a correo de desvios dimensionais, j que a exatido do processo muito alta. Para produes em pequena escala, a retificadora pode ser manual, mas para grandes produes, faz-se necessrio o uso de retficas CNC. A qualidade do processo de retificao dependente de uma eficiente refrigerao e de uma correta afiao da superfcie do rebolo para evitar que o material retirado empaste na superfcie do mesmo. um processo bastante utilizado em peas que sofreram tratamento trmico, para se corrigir possveis desvios. Porm deve-se destacar que os processos de retificao so muito lentos e muitas vezes de alto custo, que tem levado a indstria a buscar outras formas de se obter tal acabamento por um custo mais baixo

8.0 bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%ADfica http://www.essel.com.br/cursos/material/01/ProcessosFabricacao/54proc3.pdf http://www.winter.com.br/landingimg.aspx?id=230492 Heinrich Gerling - A volta da Maquina Ferramenta Editora Revert LTDA. Rio de Janeiro 1977

You might also like