You are on page 1of 37

Historia Poltica e Econmica de Mato Grosso

1. ANTECEDENTES HISTRICOS DA FUNDAO DE CUIAB

O territrio de Mato Grosso pertencia aos espanhis de acordo com o Tratado de Tordesilhas
(assinado na povoao castelhana de Tordesilhas em 7/6/1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e o recm-formado Reino da Espanha para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa.)

, porm a

fronteira foi empurrada para oeste pelos bandeirantes paulistas. O primeiro a chegar regio de Cuiab foi Manoel de Campos Bicudo, entre 1673 e 1682, na confluncia dos rios Coxip e Cuiab, dando ao local o nome So Gonalo. Em 1718, Pascoal Moreira Cabral seguindo orientaes de Antnio Pires de Campos, filho de Bicudo, chega a So Gonalo (hoje Comunidade de So Gonalo Beira-Rio) encontrando a aldeia destruda. A expedio prossegue subindo o rio Coxip em busca de ndios, porm descobre ouro de aluvio nas proximidades onde o Ribeiro Mutuca desgua no Coxip. O objetivo da expedio no era o garimpo, porm a resistncia oferecida pelos ndios, impondo diversas derrotas, fez com que os bandeirantes se voltassem para a explorao do ouro. Assim, o garimpo deu sustentao fundao da primeira povoao do estado, a FORQUILHA (atualmente sede do distrito do Coxip do Ouro). Em 8 de abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assinou a Ata de Fundao de Cuiab, enviando Antnio Antunes Maciel a So Paulo para notificar o fato ao governador da capitania, o que ocasionou intensa migrao para a regio. Em 1721 j possui capela dedicada a Nossa Senhora da Penha de Frana. Em outubro de 1722, Miguel Sutil, dono de roas nas bordas do rio Cuiab, mandou que dois ndios fossem buscar mel. Quando voltaram traziam ouro. O local do novo achado recebeu o nome de Lavras do Sutil, no crrego da Prainha, causando o esvaziamento do Arraial da Forquilha. As jazidas situavam-se nas proximidades do morro onde, hoje, encontrase a Igreja do Rosrio, rea central da Capital. Em 1723, foi construda a Igreja Matriz em homenagem ao Senhor Bom Jesus de Cuiab, no local da atual Baslica do Senhor Bom Jesus de Cuiab. Nas proximidades das minas, os negros ergueram uma pequena capela dedicada a So Benedito. Em 1 de janeiro de 1727, Cuiab foi elevada categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiab, instalano-se a Cmara e o pelourinho
(com a vinda de Rodrigo Csar de Meneses, governador na

capitania de SP)

. Mostrando-se a produo aurfera menos rendosa do que parecera, parte da

populao comeou a abandonar Cuiab; alguns, procura de novas minas, seguiram para Gois, outros voltaram para So Paulo. Por carta rgia, o governo portugus, em 9 de maio de 1748, criou a Capitania de Mato Grosso, desmembrando-a da Capitania de So Paulo, enviando, como governador, Dom Antnio Rolim de Moura Tavares. Para fomentar a colonizao e garantir a posse da terra, o capito-general trouxe instrues do governo portugus para fundar a capital da provncia margem direita do rio Guapor. Em 19 de maro de 1752 foi fundada Vila Bela da Santssima Trindade, primeira capital do Estado de Mato Grosso. Em 17 de setembro de 1818, a Vila de Cuiab foi elevada categoria de cidade. Nessa mesma data, tambm Vila Bela era elevada categoria de cidade, com o nome de Mato Grosso. Apesar de, oficialmente, ser Vila Bela a capital, muitos governadores administraram a Capitania de Mato Grosso residindo em Cuiab, devido insalubridade daquela cidade naquela poca. Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho foi o nono e ltimo governador da Capitania de Mato Grosso. A ele deve Cuiab a sua categoria de capital, pois Magessi requisitou do governo central a mudana da capital de Vila Bela, alegando haver em Cuiab condies mais salutares. Reduzida a tenso geopoltica na fronteira, podia a administrao ter Cuiab como sede. Depois da deposio do general Magessi do governo, a Capitania passou a ser administrada por duas juntas governativas, uma em Cuiab e outra em Vila Bela. Somente em 1834, Antnio Pedro Alencastro, governador da Provncia de Mato Grosso, mudou, definitivamente, a capital para a cidade de Cuiab. No decorrer da Guerra do Paraguai, Mato Grosso foi invadido. Devido a baixa densidade demogrfica e a proximidade com o Paraguai, parecia presa fcil. Em 13 de janeiro de 1865, Leverger partiu para a Colina Melgao para preparar as defesas contra a frota paraguaia que subia o rio Cuiab, ameaando a capital. Retornando a Cuiab, Leverger assumiu a presidncia da Provncia e reorganizou suas defesas, criando o corpo de Voluntrios Cuiabanos. Com o fim da guerra em 1870 houve um novo impulso no desenvolvimento de Cuiab, tornando-se um plo regional, centralizando o comrcio de produtos mato-grossenses e produtos provenientes da Europa. Neste perodo, as usinas de acar tornaram-se importantes economicamente e politicamente para o estado. Do quadro dos proprietrios usineiros saram vrios governantes de Mato Grosso.

Aps um perodo de marasmo econmico, a situao modificou-se com a instaurao do Estado Novo, quando o governo federal lanou a poltica de integrao nacional, por meio do programa da Marcha para o Oeste. Buscava-se interiorizar as relaes capitalistas e expandir o capital internamente acumulado, objetivo a que se chegou em curto prazo, no Estado e, em especial, em Cuiab, manifestamente pela ocupao de espaos vazios, pelo processo de urbanizao da cidade e pela valorizao do solo urbano. Nas primcias de sua modernidade, Cuiab ganhou a primeira avenida e, nela, prdios destinados administrao pblica, s agncias bancrias, hotelaria e ao lazer. O processo de urbanizao, iniciado no final dos anos 30 do sculo passado, intensificou-se na dcada de 60, quando Cuiab passou condio de plo de apoio ocupao da Amaznia meridional brasileira, sendo chamada de Portal da Amaznia.

1.1. A FUNDAO DE CUIAB Histria Na Imprensa Fundao De Cuiab: Bandeirante lavra certido fundando Arraial de Cuiab (8/4/1719). Pascoal Moreira Cabral Leme , desde ontem, o detentor dos direitos de explorao das minas de ouro. A regio agora chamada Arraial de Cuiab , desde os tempos remotos, povoada pelos invencveis ndios Bororos. Autores: Moacyr de Freitas e Orlando Morais. Da Reportagem: Cuiab, 9 de abril de 1719. Depois de errar por mais de um ano na caa ao ndio da regio do Cuiab, o bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral Leme resolveu enfim levantar acampamento definitivo e se apossar, perante a Coroa Portuguesa, do imenso territrio hoje ocupado em sua maior parte pelos Bororos. Ainda ontem, em So Gonalo Velho, pouco abaixo da foz do rio Coxip no Cuiab, o bandeirante determinou que se lavrasse um Termo de Certido, com o qual visa assegurar os seus direitos de descobridor e, principalmente, de explorador das minas de ouro encontradas na regio por seus homens. Ao territrio dentro do qual se diz agora Capito-Mor, Pascoal Moreira Cabral deu o nome fundador de Arraial de Cuiab. O Termo que foi escrito por outra alheia mo, posto que Pascoal Moreira Cabral, apesar de exmio caador de ndios e conhecedor de ouro experiente, no l ou escreve palavra , foi despachado ontem mesmo para o Conde de Assumar e Capito General Governador da Capitania de So Paulo, D. Pedro de Almeida Portugal. O encarregado de levar o Termo o Capito Antnio Antunes Maciel, que ainda leva consigo boas amostras do ouro encontrado.

O que os bandeirantes esperam que da Vila de So Paulo, sede da Capitania desde 1711, sejam enviadas tropas regulares, tanto para lhes ajudar na cata do ouro, quanto para lhes proteger dos ndios, j que estes no se conformam com a presena de gente estranha em suas terras. De acordo com Pascoal Moreira Cabral, sua bandeira est a correr grandes riscos na regio. Em servio de sua Real Majestade, j perdemos at agora oito homens brancos, fora negros, disse ele. De fato, no de boa memria para o bandeirante o combate que travou contra os invencveis guerreiros Bororos, assim que chegou s margens do rio Coxip. Pascoal Moreira Cabral s no voltou fugido para o Planalto do Piratininga porque encontrou, no caminho, Antnio Pires de Campos, chefe de outra e melhor-sucedida bandeira. No ano passado, depois de intensa luta contra uma tribo ainda no identificada, na confluncia entre o Coxip e o Cuiab, Antnio Pires de Campos conseguiu capturar dezenas de ndios para trabalhar como escravos nas lavouras do litoral. Pires de Campos mostrou o caminho a Moreira Cabral que, se no deu sorte na captura de ndios, ao menos encontrou o metal to apreciado mundo afora. Curiosamente, o local onde os rios Coxip e Cuiab se encontram j havia sido visitado por Pires de Campos ainda quando menino. Entre 1673 e 1680 (no se sabe ao certo), ele esteve l com o seu pai, o bandeirante Manoel de Campos Bicudo, considerado o primeiro homem branco a pisar nestas bandas ocidentais da Colnia. Neste momento, Pires de campos - tambm conhecido como PayPir est acampado no trecho do rio Cuiab denominado Bananal. Ali, seus homens, incluindo os ndios prisioneiros, cultivam roas para se reabastecerem antes seguir a longa viagem rumo ao Planalto do Piratininga. Muito diferente dos idos anos de 1719, quando Pascoal Moreira Cabral desbravava os rios e matas, e quando o ouro era produto que mais facilmente se obtinha, Cuiab hoje uma metrpole que completa 291 anos de transformao, numa verdadeira metamorfose que atingiu toda e qualquer pea da chamada Capital Verde de Mato Grosso. Fundada em 8 de abril de 1719 pelos bandeirantes Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sutil, s margens do crrego da Prainha, devido a descoberta de ouro, mais tarde denominadas Lavras do Sutil, a maior fonte de ouro que se teria achado no Brasil at ento , Cuiab s foi elevada a cidade em 17 de setembro de 1818, atravs de carta rgia assinada por D. Joo VI. S em agosto de 1835 se tornou Capital da provncia com a Lei n 19, assinada por Antnio Pedro de Alencastro, poca, com cerca de 7 mil habitantes. Foi em 1909 que Cuiab teve seu reconhecimento como Centro Geodsico da Amrica do Sul. Em meados do Sculo XIX, j estando unidas a parte principal e a porturia da cidade, a populao j atingia quase 10 mil habitantes.

Na segunda metade do sculo XIX, com o fim da Guerra do Paraguai e a livre negociao, a cidade ganha fora com obras de infra-estrutura e equipamentos urbanos. Como polo avanado no interior brasileiro, centraliza uma regio que passa a ter expressiva produo agroindustrial aucareira e intensa produo extrativa, em especial de poaia e de seringa. No sculo XX, a ligao rodoviria com So Paulo e Gois e a aviao comercial, a partir de 1940, trouxeram o desenvolvimento da Capital. O grande marco de crescimento, no entanto, tem incio na dcada de 70, quando o Governo Federal inicia um programa de povoamento do interior do Pas, oferecendo vantagens para os interessados. Em cinco anos, de 1970 a 1975, a populao passou de 83 mil para 127 mil pessoas. Hoje, de acordo com o censo do IBGE, publicado em 2004, a Capital de Mato Grosso tem 524 mil habitantes. Localizada a uma altitude de 165 metros, a Capital possui uma rea de 3.984,9 km 2, com um clima tropical umido no vero (dezembro a fevereiro) e seco no inverno (junho a agosto). A temperatura mxima, nos dias mais quentes, fica em torno de 45C. A mnima varia entre 12 e 14C. O municpio divide guas das Bacias Amaznica e Platina. Entre os principais rios dessas redes hidrogrficas esto o Cuiab e o das Mortes. O rio Cuiab, que corta a cidade, divide dois municpios: Cuiab e Vrzea Grande. A Capital mato-grossense limita-se ao Norte com Rosrio Oeste, a Noroeste com Acorizal, a Sodoeste com Vrzea Grande, ao Sul com Santo Antnio do Leverger, a Leste com Campo Verde e a Noroeste com Chapada dos Guimares. A economia da Capital hoje est centralizada no comrcio e na indstria. No comrcio, a representatividade varejista, constituda por casas de gneros alimentcios, vesturio, eletrodomsticos, de objetos e artigos diversos. O setor industrial representado, basicamente, pela agroindstria, com um distrito industrial que dispe de infra-estrutura necessria, a Capital vem atraindo empresrios de vrias regies do Pas. Com 291 anos, Cuiab se prepara para viver outro grande surto de crescimento, com a implantao de vrios mega-projetos, entre eles, a ligao ferroviria com o Porto de Santos, a concluso e pavimentao da rodovia Cuiab-Santarm, a BR-163, a sada rodoviria para o Oceano Pacfico, a hidrovia do Paraguai, a Usina de Manso, a Termoeltrica e o Gasoduto. Nesta pauta de transformaes, teremos o advento da Copa do Mundo de 2014, com um grande investimento em obras de infraestrutura.

1.2 IDIAS DE ADMINISTRADORES E PRIMEIROS DESENTENDIMENTOS

1.3 RODRIGO CSAR DE MENESES E O OURO DE CUIAB

Em 1722, por Proviso Rgia, o Arraial de Cuiab foi elevado categoria de distrito da Capitania de So Paulo. A Coroa mandou que o governador da Capitania de So Paulo, Dom Rodrigo Cesar de Menezes instalasse a Villa, o municpio, estrutura suprema local de governo. Dom Rodrigo partiu de So Paulo a 06 de junho de 1726 e chegou a Cuiab a 15 de novembro do mesmo ano. A 1 de janeiro instalou a Villa. H de se dizer, entretanto, que na administrao do governador Rodrigo Cesar de Menezes, que trouxe ao Arraial mais de trs mil pessoas, houveram transformaes radicais no sistema econmico-administrativo da Villa. A medida mais drstica foi a elevao do imposto cobrado sobre o ouro, gerando aumento no custo de vida, devido ao crescimento populacional, agravando a situao precria do garimpo j decadente. Estes fatos, aliados grande violncia que mesclou a sua administrao, bem como a escassez das minas de Cuiab, tornaram-se fundamentais para a grande evaso populacional para outras reas. A 29 de maro de 1729, D. Joo V, criou o cargo de Ouvidor em Cuiab. Apesar do Brasil j se desenvolver a 200 anos, Cuiab ainda participou da estrutura antiga dos municpios, em que o poder mximo era exercido pelo legislativo, cabendo ao executivo um simples papel de Procurador. O chefe nato do legislativo era a autoridade suprema do Judicirio. Por isso o poder municipal era tambm denominado de Ouvidoria de Cuiab. Ainda no se usava designar limite ou rea ao municpio; apenas recebia ateno formal a sede municipal, com permetro urbano. O resto do territrio se perdia num indefinido denominado Districto. Por isso se costumava dizer Cuyab e seu Districto. Naquele tempo os garimpeiros corriam atrs das manchas, lugares que rendiam muito ouro. Assim, em 1737, por ocasio das notcias de muito ouro para as bandas do Guapor, enorme contingente optou pela migrao. Se a situao da Vila de Cuiab j estava difcil, tornou-se pior com a criao da Capitania, em 09 de maio de 1748. Em 1751, a vila contava com seis ruas, sendo a principal a Rua das Trepadeiras (hoje Pedro Celestino). Muitos de seus habitantes migraram para a capital (Vila Bela da Santssima Trindade) da Capitania, atrados pelos privilgios oferecidos aos que ali fossem morar. Este fator permitiu que Cuiab ficasse quase estagnada por perodo de setenta anos.

Eram nove horas de uma manh quente, de ar abafado, o sol cortante, quando aportou no Arraial do Senhor Bom Jesus do Cuiab o comboio que conduzia o Governador e Capito-

General da Capitania de So Paulo, o poderoso e temido D. Rodrigo Csar de Menezes. Muitas pessoas o aguardavam no porto, alm de uma Companhia de Ordenana. Saltando em terra com a sua comitiva, se dirigiram para uma capelinha existente no porto, onde fizeram oraes. A seguir, se puseram em marcha a cavalo em direo ao centro do povoado, que distava meia lgua daquele embarcadouro. s dez horas chegaram defronte igreja matriz, onde se encontravam as principais personalidades da terra e um grande squito que, sob um plio, conduziram aquela autoridade para o interior do templo. Novas preces foram feitas. Encerrada a solenidade, Sua Excelncia foi conduzida a casa onde passaria a residir. A partir do dia seguinte, as minas do Cuiab e regio viveriam uma nova pgina de sua histria. A misso do governante era clara: vinha com a firme determinao de, no cumprimento das ordens da Metrpole, fiscalizar a extrao das minas e aumentar a arrecadao dos tributos. O errio real estava cada vez mais faminto e o seu representante, j o havia demonstrado, era um homem sem quaisquer escrpulos e de extrema fidelidade Coroa. Estava disposto a tudo fazer para alcanar esse objetivo.

II - Mas quem era esse representante de El Rei que chegava s bandas do Extremo Oeste com toda a fora, arrogncia e prepotncia? Deveras, a fama que o precedia no era das melhores, embora a sua linhagem fosse das mais ilustres. O Capito-General era o segundo filho de Luiz Csar de Menezes que j fora Governador do Rio de Janeiro, de Angola e, posteriormente, at 1710, Governador Geral do Brasil; seu irmo mais velho, Vasco Csar de Menezes, era, desde novembro do ano anterior, o Vice-Rei do Brasil. Seus antepassados, tanto do lado materno quanto paterno, haviam participado das grandes conquistas portuguesas na sia e na frica, e nelas se distinguiram com valor. Em novembro de 1721, Rodrigo Csar havia tomado posse como o primeiro Governador da Capitania de So Paulo, criada em 2 de dezembro do ano anterior. Ele chega a Colnia num perodo marcante da vida brasileira, representada por um momento de transio entre a vida antiga de liberdade rude e a vida nova amolecida pela riqueza., como assinala Washington Luis na biografia que escreveu sobre esse personagem. Para esse historiador, ainda apareceriam casos de herosmo praticado por homens dos outros tempos, mas espordicos e anacrnicos na nova sociedade que se ia inaugurar. Com isso queria dizer que o perodo das grandes aventuras de penetrao pelos sertes adentro j estava em seu final. As audazes caminhadas que devassaram o pas em todas as direes, estavam dando lugar estabilidade e presena da engrenagem administrativa colonial. Enfim, o poder Real comeava a se impor de forma incontrastvel. Ainda no dizer de Washington Luis, a classe dirigente paulista, no princpio

do sculo XVIII, os principais da terra, eram pessoas graves, que j tinham o que perder, desejos de fidalguia, venerando o rei e acatando os representantes dele. nesse momento que Menezes assume o governo. Mas no chegaria com prestigio e nem desfrutando do respeito da populao. Tanto assim que, em 7 de setembro, diante do fato de nenhuma das Cmaras das Vilas da Capitania terem enviado representantes sua posse realizada no dia anterior, determina que o fizessem imediatamente para lhe dar as informaes que julgasse necessrias. Em seguida, para demonstrar claramente quem era que mandava ali, e tambm como uma forma de revide, torna sem efeito todas as nomeaes para os postos de ordenanas. A partir da, o Governador imps aos seus administrados um regime de terror. Seus auxiliares mais prximos, destacando-se particularmente Davi Marques Pereira e Antonio Cardoso dos Santos, deram uma contribuio decisiva para o quadro de um governo desptico e sem freios. Em muitas ocasies os jesutas tiveram que interferir contra as aes desses auxiliares. O Governador Csar de Menezes iria se notabilizar por duas realizaes: a derrota dos irmos Leme e a expedio s Minas do Cuiab. Loureno e Joo Leme da Silva eram dois opulentos senhores do serto que, ricos, corajosos, poderosos e violentos impuseram, a ferro e fogo, o seu domnio sobre todo o serto que ia de Itu a Cuiab. As artimanhas, matreirices e tticas que Menezes usou para derrotar os irmos demonstram um sujeito frio, inescrupuloso e determinado, sendo a vitria tanto fruto da violncia e da astcia como da covardia e da traio. Esse sucesso tambm servir para Menezes impor de modo incontrastvel a sua absoluta supremacia sobre os irrequietos e destemidos paulistas, que da para frente passa a ser por eles respeitado e temido. Por esse feito recebeu efusivos cumprimentos do Rei D. Joo V. Menezes era ento um triunfante e se imps absoluto. Mas essa histria, e seus desdobramentos, para ser contada em outro momento. Aqui veremos os caminhos que levaram Cuiab a se tornar a capital da Capitania de So Paulo.

III Para cumprir a sua segunda meta, qual seja a de aumentar a arrecadao dos tributos e verificar o porqu de seu decrscimo nos ltimos tempos, que atribua sonegao, o Governador pretendia se deslocar at as minas do Cuiab. Embora a autorizao real para a viagem tenha lhe sido dada em 1723, inmeros obstculos administrativos, alm da luta contra os Leme, o impediram de realizar a empreitada. Agora o momento estava propcio. A viagem do Governador e Capito-General e de seu squito, que comeara em 17 de julho no porto de Araritaguaba, tinha se desenrolado cheia de peripcias e de incontveis

ciladas. Os rios e as suas perigosas cachoeiras, a mata e o exrcito de mosquitos e de feras em espreita, a necessidade de racionar os mantimentos e o temor de perd-los nas travessias, a permanente ameaa de ataques dos ferozes indgenas, particularmente os paiagus, enfim, tudo era dificuldade e o percurso representou, como em tantas outras vezes, uma verdadeira epopia. O comboio, composto por cerca de trs mil pessoas, entre portugueses, paulistas, mestios, ndios semicivilizados e escravos, era formado por 23 canoas do grupo oficial e 285 embarcaes de particulares. Aps quatro meses de navegao e marchas pela floresta chegava ao distante arraial o poderoso Governador da Capitania de So Paulo. O dia era 15 de novembro, uma sexta feira, e o ano de 1726 estava quase terminando. Recebido com festas pela populao, o Capito-General tomou para si a melhor casa de telha existente no povoado, a que logo a denominou de Palcio do Governador, por igual determinando que seus auxiliares diretos se apossassem de outras de boa qualidade. Nos dias seguintes adotou uma providncia que logo causou boa impresso: determinou que todas as autoridades e pessoas gradas e de posses, que com ele vieram, sem exceo, inclusive dele mesmo, pagassem os impostos devidos sobre os bens trazidos, dentre os quais os 28 escravos de sua propriedade que trouxera para os servios domsticos. Fez o seu pagamento na frente de todos, depois de prvio anncio. Procurava assim, de modo espalhafatoso, dar exemplo para demonstrar ao restante da populao que ningum estava excludo da obrigao de pagar os tributos devidos a Sua Majestade, do qual era fiel servidor. Sua Excelncia, porm, era um tremendo farsante como se veria. Dias depois ele encaminhou pedido formal ao tesoureiro para que lhe devolvesse o pagamento feito, com a justificativa de que o fizera apenas para facilitar a cobrana, pelo exemplo, do restante da populao. Essa foi a primeira farsa de Menezes na terra. As festas com que foi recebido, como se veria, eram mais fruto de apreenso que de justa alegria. A fama da devassa que fizera em So Paulo aps os assassinatos dos Leme causava enorme pavor. Washington Lus traa um quadro impiedoso de sua fama na Capitania: Rodrigo Csar de Menezes tinha vencido, tinha destrudo a liberdade, tinha mostrado o que era o seu poder, nas salas do palcio em So Paulo, tinha visto os representantes das principais famlias paulistas, trmulos e acobardados, a desfazerem-se em desculpas.. Nas minas do Cuiab no seria diferente. No entanto, o Capito-General chegara ao distante arraial do Oeste em muito m hora. Alm do clima hostil que tinha resultado em seca generalizada, havia ainda os constantes ataques dos gentios. No ano anterior, a situao tinha sido terrivelmente acentuada pela destruio de uma mono em que, atacada pelos paiagus, morreram mais de 600 pessoas e

se perdeu toda a mercadoria que vinha para abastecer as minas. Igualmente as que partiam de Cuiab no tinham melhor sorte. Em junho desse ano partiu para a sede da Capitania uma mono comandada pelo regente Joo Antunes Maciel com muito ouro e pouca sade que todos iam com as barrigas e pernas inchadas e as caras de defuntos, no dizer do pai da historiografia mato-grossense Joseph Barboza de Sh, que a este respeito traa um retrato terrvel. A vida nas minas estava extremamente difcil. Os tempos eram de agruras e de sofrimentos generalizados, com todos, sem qualquer exceo, passando fome que, no dizer desse cronista, era a peste maior, e tudo era morrer, gemer e chorar. A par disso, as minas j davam claros sinais de esgotamento. A situao de penria que vivia a regio acentuaria ainda mais o carter predatrio do governante e se a desgraa j era muita, pior ela ficou com a dramtica presena do Governador. Depois de se ter melhor estabelecido e se acomodado, de haver se assenhoreado da situao, tomado vistas da administrao local e conhecido as principais figuras do arraial, o Governador e Capito-General tomou a deciso administrativa mais importante. No dia 1 de janeiro de 1727, com festa e a presena de grande parte da populao, nobreza e povo, diante do Pelourinho que havia mandado erguer, Rodrigo Csar de Menezes, em nome de El Rei, assinou o termo que elevava o arraial categoria de vila, com a denominao de Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiab. Com esse ato, instalava formalmente a administrao e o governo da Capitania de So Paulo na distante vila. A Ata que d testemunho do momento solene, redigida pelo secretrio do governo, Gervsio Leite Rebello, registra que, em seguida, tomaram posse o Dr. Antnio lvares Lanhas Peixoto que, de Ouvidor-Geral da Comarca de Paranagu, passava a ocupar o mesmo cargo recm criado, o representante do Judicirio Juiz Ordinrio Rodrigo Bicudo Chassim, o Tesoureiro coronel Joo de Queiroz Mascarenhas, o Procurador do Conselho Paulo de Anhay Leme e outras altas autoridades necessrias administrao. Em complemento ao ato de criao da Vila, determinou-se que o seu smbolo fosse um escudo dentro com campo verde e nele um morro ou monte todo salpicado com folhetos e granetos de ouro; e por um timbre, em cima do escudo, uma fnix, conforme aquela Ata. Aps o dia festivo inaugural, vieram dias de terror e tumulto. Sob as garras da opresso, o Governador ps em andamento a mquina extorsiva de um formidvel regime tributrio que, custa de suor e das lgrimas, moeu o povo como uma moenda de cana. Se a extrao j estava praticamente se esgotando e se a misria grassava de modo generalizado, nada disso iria impedir a sanha arrecadatria que, no dizer Barboza de Sh, ningum

escapava: Entrou (o Capito-Mor Jacinto Barboza Lopes, Provedor da Real Fazenda) a cobrar com toda a fora e rigor (...) fosse a pessoa que fosse, que nenhum se eximia. Se Menezes foi feroz na cobrana dos impostos foi, no entanto, um fraco no combate aos ferozes indgenas que realizavam constantes e temveis incurses nos arredores de Cuiab. Enquanto todos, autoridades e povo, faziam freqentes apelos para que ele agisse, ficava o General a fazer consultas para a guerra contra o paiagus, que se resolveu em vento, em vapor, em nada, e s a fez aos pobres portugueses, como assinala o nosso primeiro cronista. Com tudo isso, a Vila estava ficando deserta, pois o povo, apavorado e intimidado, fugia para o serto ou ia para as minas de Gois. Estevo de Mendona lembra que a sua permanncia na Vila foi assinalada por uma srie de extorses, processos e atos de requintada violncia. Cuiab permaneceu como sede do Governo da Capitania de So Paulo at 15 de agosto de 1727, quando foi nomeado e empossado o novo Governador da Capitania, Antnio Caldeira da Silva Pimentel. Essa informao, contudo, s chegaria a Vila em fevereiro do ano seguinte e certamente pegou de surpresa a Rodrigo de Menezes, que daqui s partiria no dia 5 de junho de 1728. Vinte anos depois seria criada a Capitania de Mato Grosso, desmembrada de So Paulo.

1.4 OS LEME (JOO LEME E LOURENO LEME) 1725 exterminou os Leme. 1727 1728 (18 meses) aparelho administrativo fiscal. Quando as minas de nossa regio foram descobertas, fixou-se aqui um grupo liderado, politicamente, por Pascoal Moreira Cabral e pelos chamados Irmo Lemes. Os Lemes eram pessoas respeitadas na vila de So Paulo e adjacncias, graas no s ao seu enorme poderio econmico mas tambm pela liderana politica que exerciam sobre a populao. Cargo de provedor dos Quintos junto as minas de Cuiab e Coxip. Contraproposta solicitavam suas nomeaes para os cargos de Provedor de Minas e o de Mestre-de-Campo Regente. Esta contraproposta foi repudiada. O episdio da perseguio e morte dos irmos Leme somente poder ser entendida se levarmos em conta os interesses da Coroa portuguesa em implantar, no corao da Amrica do Sul, seu prestgio e sua fora. ...Pgina 80 86.

1.5 NDIOS PAIAGUS

Os Paiagus so um grupo indgena, atualmente considerado extinto, que habitava nos limites do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Tambm eram chamados de canoeiros. Sua decadncia veio durante a Guerra do Paraguai, quando serviram como lanceiros contra o exrcito brasileiro. Tinham um cdigo de honra que impedia que um guerreiro recuasse em batalha e se orgulhavam de no ter piedade do inimigo, sendo hbeis no manejo de cavalgaduras e peritos em navegao. Guerreiros por excelncia, sempre lutaram contra o domnio europeu, pela autonomia de seu povo. Em 1730, com 90 canoas de guerra, s deixaram escapar 17 dos 400 homens da mono portuguesa que invadiu seus domnios. Mas, em 3 de outubro de 1734, nova expedio de 842 homens os pega de surpresa. Mata 600 e aprisiona 266. Eles resistem por dois sculos, acossados por guerras, atacados por epidemias. Em 1943, morre Maria Dominga Miranda, a ltima ndia paiagu. A existncia desse povo pode ser lembrada na cano Lamento do Paiagu, do cd Serestas de Mato Grosso, de Moiss Martins. Nas duas margens do rio Paraguai a partir das terras habitadas pelos Guaicurus, nas elevaes da Serra da Bodoquena, viviam os PAIAGUS, conhecidos como ndios canoeiros, praticamente vivia sobre as guas do Paraguai. Eram nmades, nunca se fixavam em definitivo e possuam mais acampamentos do que aldeamentos. Deslocavam-se com incrvel rapidez. Peritos na arte de navegar, conheciam a fundo as rotas fluviais desde a confluncia do rio Paraguai com o Paran at as grandes lagoas Uberaba, Gava e Mandior, extremamente belicosos tornaram-se odiados e temidos. Apenas os Guats, como eles exmios canoeiros, os enfrentavam em p de igualdade. Mantinham relaes de amizades e comrcio apenas com tribos consanguneas, inclusive os Guaicurs, dos quais eram aliados. Os Paiagus revelaram-se os mais implacveis inimigos dos forasteiros. O mais antigo relato foi por volta de 1526 contra a comitiva de Aleixo Garcia, os componentes foram por eles trucidados quando voltavam do Per carregados de riqueza nas proximidades do rio Mbotete (rio Miranda). Quando os conquistadores conseguiram firmar razes em um ou outro lugar, eram sempre atacados pelas duas naes indgenas em terra os Guaicurs ou pelas guas os Paiagus. Com a fundao de Cuiab em 1719 e a descoberta das minas de ouro, estabeleceu-se uma corrente migratria e sendo o caminho feito pelos rios, abriu aos indgenas amplas

perspectivas de esplios, que atacavam e roubavam para depois trocarem em Assuno por quinquilharias e objetos de baixo valor. E essas permutas eram incitadas pelos castelhanos, com os quais os ndios vinham mantendo contato algum tempo, porque era interessante aos paraguaios que os ndios dificultasse a entrada de portugueses e brasileiros no territrio do Pantanal. Durante anos tentaram em vo aplacar a fria dos Paiguas com comitivas armadas e em nmeros bem maiores do que os ndios, porm no conseguindo vitria em nenhuma delas. Diante de tal situao, as autoridades pensaram em firmar um acordo de paz com os Guaicurs, destruindo assim a aliana com os Paiagus e enfraquecendo as duas tribos. O acordo foi levado pelo Capito Antnio Joo de Medeiros, que partiu com uma frota de 12 canoas e140 homens, levando mercadorias para barganha, encontrado o cacique foram bem recebidos, trocaram as mercadorias e fizeram as transaes e estabeleceram as bases para um acordo. Confiantes os soldados saltaram em terra na manh seguintes desarmados, aproveitando a oportunidade que esperavam os Guaicurs atacaram a pauladas e exterminaram, s neste ataque cerca de 50 soldados. Quando se percebeu o que estava acontecendo, ativaram a artilharia, mas j era tarde os ndios dispersaram pela mata, sendo atingido somente 5 de seus componentes. Com isso suspenderam-se todas as negociaes, e passaram a trafegar fortemente armados, a fim de se defenderem contra os ataques indgenas. Em vista da hostilidade dos indgenas tornava-se bvio que o nico meio de se evitarem esses combates, seria a abertura de um caminho por terra que ligasse Cuiab a So Paulo, atravs de Gois e Minas Gerais, que comeou a ser explorado a partir de 1737, para abastecer o mercado cuiabano e trazer as riquezas das minas de ouro. Foi a soluo encontrada pelos conquistadores e portugueses e brasileiros para se livrarem dos cavaleiros e, principalmente dos terrveis canoeiros. A inaugurao da rota Madeira-Guapor, em 1742 veio tambm dar maior tranqilidade ao interior da capitnia, tornada independente de So Paulo em 1748, depois que o governo se instalou em Vila Bela, a partir de 1752. A extino do Paiagus, cujos remanescentes acabaram sendo expulsos pelos Guats, tambm canoeiros, radicando-se nas vizinhanas de Assuno e a conquista da amizade do Guaicurs, pelo governo, foi o incio de uma certa tranqilidade na conquista do Pantanal. Lutas internas na tribo, dividiu-a em diversos grupos, quebrando a unio que lhe dava fora, alm da varola surgida durante a Guerra do Paraguai, aps a retomada de Corumb, o consumo de bebida alcolica fornecida pelos fazendeiros, foi definhando at desaparecer o que foi antes um povo temido e corajoso.

Hoje acham-se quase que completamente desaparecidos, lembrados os seus traos na fisionomia de alguns mestios desfibrados deles remanescentes, que nem sequer conservaram a estirpe a virilidade e a altanaria. AUTOR: Lcio Gomes de Souza Os ndios canoeiros Paiagus foram, segundo as crnicas, os inimigos mais terrveis com que se defrontaram as mones cuiabanas no sculo XVIII. A Notcia 8 Prtica adverte os viajantes das mones: Sado do Paraguai cuidado e mais cuidado no Gentio Paiagu, que muito destro e bom pirata: acomete sem receio, esconde-se nos sangradouros, baas e voltas do rio e tanto que, se avista qualquer tropa, a investe de repente, mata a gente, leva as canoas e no h mono em que no tenham feito alguma guerra. Noutra passagem, volta a advertir sobre o perigo dos Paiagus. Abaixo da Prensa principiam os Pantanais (...) e j aqui se teme o gentio Guaicuru, ou Cavaleiro, e muito mais o Paiagu: pobre de vs se encontrares(sic) um, ou outro: trazei limpas e prontas sempre as armas e com cartuchos feitos, como usa a infantaria nas campanhas; porque as investidas deste gentio so de sbito, e repentinas. O primeiro governador de Mato Grosso, Dom Antonio Rolim de Moura, enumerando as trs naes que atacavam os que viajavam para Mato Grosso Caiaps, Guaicurus e Paiagus, conclui: A terceira e ltima a do paiagu, e de quem temos recebido mais e maiores danos; servem-se de arco e flecha e tambm de lanas pequenas, compostas de ferro, muito agudas, com as quais ofendem de perto e tambm de arremesso. Espreitavam as mones, escondidos nos sangradouros e ribeires, e quando as achavam descuidadas, atacavam de repente com grande gritaria, e todo seu empenho era molhar as armas dos europeus, para evitar os tiros. A irrupo dos Paiagus na crnica mato-grossense foi contundente mataram 600 pessoas e apresaram 20 canoas de uma mono que demandava Cuiab em 1725. Causou esse ataque grande consternao em Cuiab, pela perda de vidas e prejuzos. Faltaram suprimentos em Cuiab, houve fome e um frasco de sal chegou a ser vendido por meia libra de ouro. Diz o cronista Barbosa de S que at ento no conheciam os povoadores esse gentio. No se sabia que gentio era, adonde habitava e que nome tinha por no ser o nome de Payagoa at ento conhecido; inquirindo-se dos ndios domsticos naturais das vargens cientes das naes circunvizinhas que gente seria aquela, declararam que eram Payagoas gentio de corso que no tinham morada certa, viviam sobre as guas sustentando-se de montaria pelo Paraguai e pantanais. Informaram ainda que em outros tempos tinham sido aldeados pelos jesutas do Paraguai, mas rebelaram-se contra eles; e que, enquanto os Guats tiveram foras, no fizeram os

Paiagus aventuras, mas sim depois que os brancos destruram a fora daqueles seus inimigos. Estas foram as notcias que se acharam dos nacionais a primeira vez que se ouviu o nome de Payagoas, conclui Barbosa de S. Entretanto essas informaes colhidas pelo cronista so incompletas. Desde o sculo XVI os espanhis conheciam o mpeto paiagu na defesa dos seus pagos.

Flix de Azara diz que os Paiagus foram os mais contnuos e prejudiciais inimigos da Provncia do Paraguai suas tropelias no cabiam em resmas de papel. GUAIKURU - Aliados dos Paiagus contra um inimigo comum, os exmios cavaleiros guaikurus ofereceram grande resistncia povoao do Pantanal matogrossense. Um tratado de paz em 1791 os declara sditos da Coroa Portuguesa. GUATS - Povo de lngua do tronco Macro-J. Foi considerado extinto por 40 anos, at que, em 1977, foi reconhecido um grupo Guat na ilha Bela Vista do Norte. Vive no Pantanal Mato-Grossense e disperso ao longo dos rios do mdio e alto Paraguai, So Loureno e Capivara, no municpio de Corumb (MS). Segundo a Funai, em 1989 eram 382 ndios.

Neste trabalho apresentamos as caractersticas culturais da etnia Payagu. O espao temporal est delimitado entre o sculo XVI, a partir dos primeiros contatos com os exploradores europeus, e o sculo XIX, quando os ltimos representantes convivem com a sociedade paraguaia em um cenrio urbano. O grupo exercia uma mobilidade fluvial em uma extensa rea formada, principalmente, pelo rio Paraguai e adjacncias. Possua dois pontos de domnio: o meridional, ao sul do rio Paraguai, abaixo de Assuno, nas proximidades do rio Bermejo; e o setentrional, na regio do Alto-Paraguai, prximo da localidade conhecida historicamente como Puerto de Candelria. Habitantes de um ambiente diversificado, elaboraram construes culturais associadas ocupao do espao e forma de obter a subsistncia. Canoeiros por excelncia, detentores de um forte ethos guerreiro, mantiveram ao longo do processo de colonizao uma postura de no resignao dominao colonial, procurando, atravs de reformulaes, manter a autonomia do grupo. A situao de constante confronto entre os Payagu e os colonizadores pode ser entendida de acordo com as seguintes variantes: os ataques proporcionavam a prtica do ethos guerreiro na defesa do seu espao territorial e cultural; resultavam na obteno de alimentos e de objetos que posteriormente serviam para intercmbio comercial com outras tribos,

(mantendo as relaes intertnicas) e possibilitavam a aquisio do ferro (importante para o

aprimoramento de suas armas) e de metais como ouro e prata, que tambm serviam de produto de barganha junto a outras tribos. Inseridos em um sistema de dominao, os Payagu, coligados ou no com os Mbay, buscavam desde o primeiro contato (sculo XVI) at meados do sculo XVIII manter uma postura de no resignao frente ao crescente domnio colonizador, conservando de todas as formas possveis a autonomia cultural. Diversos so os relatos de enfrentamentos, bem como alianas com os mesmos espanhis, e com outros indgenas para ataque a outros grupos, como os portugueses de San Pablo. Portanto, a conquista hispnica, e a presena de misses jesutas, podem ser considerados como propulsores de metamorfoses, re-significaes e novas prticas das populaes indgenas em terras americanas, alm das tradicionais violncias que causaram a baixa populacional por doenas e genocdios. Os paiagu, dentre as diversas etnias do mosaico cultural chaqueano, esto caracterizados, como caadores nmades, pescadores e coletores. Segundo Branislava Susnik, integraram a grande migrao Guaycuru e em contato com populaes canoeiras ribeirinhas passaram a adotar a canoa como um novo elemento cultural, caracterizando-se no mais por ser la gente de cultura de planicie, mas precisamente portadores da cultura canoeira. Smbolo do ethos guerreiro, a canoa tornou-se tambm instrumento principal de deslocamento, uma rea fluvial extensa, desde a desembocadura do rio Bermejo at o Alto Paraguai. Ao contrrio de outros grupos canoeiros, no possuam limites estabelecidos por outras etnias; seus assentos poderiam estar localizados em ambas as margens ou diversas ilhas no rio Paraguai. Na historiografia, os paiagu so retratados como amerndios que mais ofereceram resistncias conquista colonial portuguesa desta parte central da Amrica. Esto apresentados como desconhecidos at o primeiro ataque em 1725, quando, Vindo (...) conserva de canoas de povoado para estas conquistas, (...) com muitos escravos e fazendas para negcio, foi acometido do gentio Paiagu (...); acabaram as vidas todos (...), escapando s um branco e um negro (...); morreram seiscentas pessoas e levou o gentio vinte canoas, (...) No se sabia que gentio era, onde habitava e que nome tinha, por no ser o nome Paiagu at ento conhecido; inquirindo-se dos ndios domsticos naturais das vargens, cientes das naes circunvizinhas, (...) declararam que eram Paiagu, gentio de corso que no tinha morada certa, viviam sobre as guas sustentando-se de montaria pelo Paraguai e pantanais, gente que j em outro tempo fora aldeada pelos padres missionrios da Provncia do Paraguai de onde haviam fugido(...), e que enquanto os Guat tiveram foras, no fizeram

os Paiagu aventuras, por serem deles acossados e que como os brancos destruram os Guat, fossem tambm destruir os Paiagu. Os conflitos com os monoeiros se concentraram sobretudo no rio Paraguai aps o rio Taquari. Esto registrados 18 ataques, iniciando com o referido conflito onde morreram 600 pessoas em 1725. O derradeiro parece ter ocorrido em 1786. A ttica por eles usada, segundo se apreende dos relatos dos que presenciaram os ataques, eram de emborcar as embarcaes, para molhar armas e munies. Os cuiabanos logo aprenderam a distinguilos, pois s atacavam em emboscadas de canoas, com gritos e estranhos instrumentos. Mas no ataque da mono de 1730, que o conflito chega ao extremo. Alm da morte o ouvidor Antonio Lanhas Peixoto, afetou os aumentos da Real Fazenda com o roubo do ouro.
Eis a dramtica narrativa: (...) saiu de Cuiab no ms de junho algumas canoas para povoado, (...) e bastante gente, com sessenta arrobas [c. 900 kg] de ouro do povo; (...) [no rio] Paraguai saiulhes(...) uma turba de Paiagu com urro to estrondoso, que atemorizou os nimos de alguns e a outros incitou o valor; pelejaram fortissimamente de parte a parte; foi tanto o sangue derramado, que tornou as guas de cristalinas, anacaradas; acabou a vida em marcial contenda o Doutor Lanhas(...). Continha a frota do gentio oitenta e trs canoas, com o melhor de trezentos [homens]; pelejaram das nove horas da manh at as duas da tarde, em que acabaram quatrocentos cristos, entre brancos, pretos e ndios, e dos inimigos cinqenta, escapando dos nossos doze pessoas, que por terra se acoutaram a um capo de mato. (...) detrs de uma ilha, umas vozes que bradavam como gente humana, e seguindo esta voz, (...), no acharam gente viva que pudesse bradar, e s muitos corpos, uns em terra, outros no pantanal, alguns dependurados em forcas, outros com as cabeas quebradas a porretadas, atravessados de lanas, alguns esquartejados, abertos, tiradas as entranhas, que eram os que escaparam do conflito e tornados prisioneiros, ali lhes deu o gentio a todos morte por aqueles modos; a acharam caixas quebradas, roupas espalhadas, papis rasgados, e entre isto uma imagem de SantoAntonio, com a cabea dividida do corpo, a quem atriburam os brados, para que tivesse aquele lastimoso espetculo.

Diante do ocorrido, em 1731 trataram de montar uma esquadra com 21 canoas de guerra, 215 homens, entre brancos, pretos e ndios, que partiu da vila para invadir o paiagu. Sem sucesso, no ms de abril, saiu outra armada com trinta canoas de guerra e cinqenta de bagagem e montaria, quatrocentos homens entre brancos, pretos e pardos, duas peas de artilharia, dois pedreiros de bronze, armas e apetrechos necessrios, tudo custa dos homens principais. Neste episdio, as evidncias da aliana dos paiagu com os guaicuruscavaleiros, e o acoitamento dos espanhis, quando viram um troo de cavaleiros, que eram os gentios Guaicuru (...) e ao mesmo tempo subiu do rio [Paraguai] abaixo uma escolta de canoas de Paiagu, [que] saltaram em terra e unidos com os cavaleiros, entraram a florear e desafiar os portugueses. Disparou-se-lhes a pea com bala mida, que matou muitos de uma e outra nao, deixando-os to atemorizados, que os Paiagu, recolhidos a suas canoas, rodaram rio abaixo e os cavaleiros puseram-se de muito longe a observar os nossos movimentos. (...) no outro dia viram cavaleiros perto do rio, (...)[dois deles foram trazidos] amigavelmente [e] a os prendaram com facas, machados e roupas e mandaram que fossem chamar seus parentes. (...)

chegou no outro dia um cacique [Guaicuru] com sete homens e outras tantas mulheres; (...) e vestindo o cacique de camisa, um vestido encarnado, meias, sapatos(...), mandou-o que fosse buscar a sua gente; foi, voltou com alguns(...), deixando de fora uma multido deles montados a cavalo, armados; vendo-se-lhes a cautela, [Antonio de Almeida Lara] prendeu(...) alguns, que trouxe consigo, e a outros mandou cortar as orelhas, dizendo-lhes que fossem buscar o seu exrcito e viessem brigar, que a todos os acabaria.(...) saiu-lhes uma manh o Paiagu com grande chusma de canoas, que se lhe no soube o nmero, (...); dispararam-lhes da armada as duas peas de artilharia a um tempo, com bala mida, que os fez amainar a fria e rodaram para baixo, deixando sobre as guas muitos mortos e feridos e canoas(...). Seguiu-os a armada portuguesa at as aldeias [das] gentes catlicas de Assuno(...); a tomaram fala de uns ndios(...) que entendiam a lngua geral braslica, de quem souberam que nas (...) [aldeias espanholas] se tinham os Paiagu acoutado(...). A partir da preparou-se a guerra, e no dia 01 de agosto de 1734 saiu a armada da vila com 28 canoas de guerra, 80 de bagagem e montaria, 3 balsas que eram casa portteis armadas sobres canoas, 842 homens entre brancos, pretos e pardos. Tudo que era branco levava cargo militar, e s se diziam soldados os pretos, ndios e mestios. Antnio Pires de Campos citado pelo bigrafo S Carvalho como aquele que decidiu a luta contra os ndios paiagu, ajudado por seus irmos e seu exrcito de bororos que fazia parte das tropas, sob o comando do tenente-general Manuel Rodrigues de Carvalho, organizadas em Sorocaba e Itu. A concentrao de todos esses elementos se fez em Cuiab, no Itaici, propriedade do pai de Antnio Pires. No bando que ordena guerra justa, a sntese das justificativas para tal guerra: Sendo to notrias as extorses, mortes e roubo que os gentios brbaros da nao paiagu e os mais que infestam o caminho das minas do Cuiab (...) e o rio Paraguai infestado dos paiagus, onde por vrias vezes atacaram as nossas tropas, destruindo no ano de 1730 a que vinha o ouvidor Antnio Lanhas Peixoto, matando-o e maior parte dos que o acompanhavam, roubando todo ouro que traziam, de que tem resultado um considervel prejuzo no s aos direitos reais, mas aos interesses deste Estado, e se deve recear que o mesmo gentio paiagu e os mais brbaros, animados dos roubos que tm feito, continuem e freqentem os mesmos insultos, de que se podero seguir sinistras conseqncias, fazendo-se muito preciso acudir-se com pronto remdio para se evitarem os danos futuros, dando-se um tal castigo queles brbaros que lhes sirva de terror, e assim a eles e a todos mais que habitam por aqueles sertes. E se decidiu, assentando-se em uma junta, que se desse guerra ao gentio paiagu dentro de seus alojamentos, queimando e destruindo todas as suas aldeias, para que este

espetculo lhes sirva de maior horror. Ordena o cativeiro de todos aqueles que se puderem render e apanhar, sendo os cativos repartidos pelas pessoas que nela entrarem, para que com esse interesse, entrem mais gostosos. Est tambm assentado que a Fazenda real dever custear toda plvora, bala, munies, armas e mais petrechos que forem necessrios para a dita expedio. A Relao da sanguinolenta guerra que por ordem, direo e regimento do onde de Sarzedas, governador da capitania de So Paulo, descreve o horror praticado: Com a fortuna de ouvir os alaridos que o gentio fazia na praia, (...) por ser noite, mandou um negro a nado para reconhecer em silncio o sitio. Voltou logo com a notcia que o gentio estava entregue ao sono nas canoas descansando. (...) cercaram a passagem e mandaram tocar as caixas de guerra e deram uma carga onde todos pereceram, exceto trs, que por fortuna escaparam para dar notcia de onde estava o alojamento.(...), chegaram a um logradouro onde um gentio estava, e (...) penetraram mais adentro com as canoas armadas, avistaram um ponto onde 150 canoas estavam meio encalhadas, (...) o que mandou logo de madrugada cercar as canoas do inimigo.(...) J dia claro tocaram os instrumentos militares, de cujo estrondo movido, os gentios vieram subitamente armados com lanas de 25 palmos a procura da praia onde os nossos os esperavam e as suas canoas estavam. Apenas chegaram boca do canho, logo recebendo chuveiros de balas em si, das cargas sucessivas que as nossas armas disparavam com tal emprego que todas as balas e perdigotos em seus agigantados corpos se aproveitaram, (...) e tendo j pago com a vida a maior parte deles as traies e invases e insultos cometidos (...) sem que algum ficasse com vida, se ps termo e ltimo fim s crueldades e traio daquela vil canalha (...). Acabada a batalha na forma referida, entraram os soldados a saquear as barracas, (...) e aprisionou as poucas mulheres que ficaram vivas e com elas algumas crianas que tudo fez o nmero de 250 almas porque toda a mais multido perdeu a vida a fogo e a espada.(...) E para que o cacique na volta que fizesse ao alojamento morresse de pasmo, cortaram os soldados 50 cabeas dos mortos e as deixaram espetadas em paus na borda dgua na praia (...). E para que ficasse acabado, depois de pr todas as canoas em rachas concluram com o castigo com fogo em todas as barracas (...). Este foi o funesto e desgraado fim que tiveram aqueles salteadores e tiranos paiagus.

1.6 FUNDAO DE VILA BELA DA SANTSSIMA TRINDADE

1.7 Capites-generais de 1748 a 1821 (Capitania do Mato Grosso)

Em 1748 Mato Grosso foi desmembrado de So Paulo e transformado em uma capitania com capital Vila Bela da Santssima Trindade. Nome Gomes Freire de Andrade (conde de Bobadela) Antnio Rolim de Moura Tavares (conde de Azambuja) Joo Pedro da Cmara Lus Pinto de Sousa Coutinho (visconde de Balsemo) Lus de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres Incio do mandato 9 de Maio de 1748 17 de Janeiro de 1751 1 de Janeiro de 1765 3 de Janeiro de 1769 13 Dezembro de 1772 20 Novembro de 1789 de Fim do mandato 17 de Janeiro de 1751 1 de Dezembro de 1765 3 de Janeiro de 1769 13 de dezembro de 1772 de 20 Novembro de 1789 28 de Fevereiro de 1796 de

Joo de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres 1a. Junta Governativa Caetano Pinto de Miranda Montenegro

28 de Fevereiro de 1796 6 de Novembro de 1796 6 de Novembro de 1796 15 de Agosto de 1803 15 de Agosto de 1803 28 de Julho de 1804 8 de Novembro de 1805 de 28 de Julho de 1804 8 de Novembro de 1805 18 Novembro de 1807 6 de Janeiro de 1819 de

marqus de Vila Real da Praia Grande 2a. Junta Governativa Manuel Carlos de Abreu e Meneses 3a. Junta Governativa

Joo Carlos Augusto von Oyenhausen-Gravenburg 18 marqus de Aracati Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho baro de Vila Bela Novembro de 1807 6 de Janeiro de 1819

20 de Agosto de 1821

Capito general Manuel Carlos de Abreu e Meneses (1804) sugeriu ao rei de Portugal a transferncia da capital da capitania de Mato Grosso de Vila Bela para Cuiab. As alegaes se fixavam em questes de sade, visto que a regio guaporeana era bastante insalubre, onde havia inmeros casos de febre amarela, sezes e ao alto ndice de mortalidade.

Por outro lado, Cuiab apresentava uma vida urbana e cultural muito kais intensa e localizavase mais prxima de comunicao pelo rio Prata. Joo Carlos Oeynhausen de Gravenverg (1812) fixou residncia em Cuiab. Franscisco de Paula Magessi permaneceu por 18, dos 19 meses de seu governo, em Cuiab, para onde, durante sua estada, mandou transferir a Junta de Fazenda e do Emprego do Pao e, mais tarde, transferiu a casa de Fundio e a casa do tesouro. Em maro de 1821, Magessi declarou Cuiab como cabea de provncia e Vila Bela, como Parquia. Essas atitudes tomadas pelos capites=generais so estavam centradas apenas no que toca ao fator de insalubridade de Vila Bela, mas foram determinadas muito mais por condies econmicosociais, uma vez que Cuiab se apresentava como lder da capitania e porto estratgico do futuro comercio enternacional.

1.8 FORTE DE COIMBRA

1.9 MATO GROSSO NO PRIMEIRO IMPRIO

1.10 A Rusga

No momento em que ocorreu a Rusga (30 de maio de 1834), o Brasil passava por uma sria crise poltica advinda da abdicao de Dom Pedro I e da instalao do governo regencial. Nesse cenrio, dois grupos polticos se destacavam: Os LIBERAIS, que defendiam com vigor o regime constitucional, o qual dava predomnio poltico ao PODER LEGISLATIVO. Defendiam ainda a continuidade da MONARQUIA, sob a figura de D. Pedro II. Por isso, lutaram para que a regncia se mantivesse no governo at a maioridade do futuro imperador. Em MT, denominado de SOCIEDADE DOS ZELOSOS DA INDEPENDNCIA. Os CONSERVADORES, que, igualmente, defendiam o sistema de governo MONRQUICO e lutavam para que o PODER EXECUTIVO, exercido pelo imperador, fosse o mais forte do imprio. Desejavam ainda que D. Pedro I fosse reconduzido ao trono imperial brasileiro. Em MT, denominada de SOCIEDADE FILANTRPICA. Desejavam recolocar D. Pedro I no trono assim como verem mantidos no poder politico da provncia de MT o grupo que tradicionalmente a vinha conduzindo e, que, naquele momento, estava simbolizado pelo ento presidente Antnio Correa da Costa, nomeado por D. Pedro I.

Os REPUBLICANOS, sem representatividade expressiva em termos nacionais, mas que surgia ocasionalmente, com alguma fora nas provncias. Almejavam a mudana do regime poltico do Brasil, que passaria de Imprio para Repblica.

Os dois primeiros grupos polticos possuam representatividade no s a nvel de Rio de Janeiro, ento capital do Brasil, mas tambm junto s provncias. Estes partidos polticos organizavam-se sob a forma de SOCIEDADES, as quais serviriam de base para que fossem levadas a frente suas reivindicaes.

A Rusga foi um movimento social ocorrido em MT, no ano de 1834, que contou com a participao de diferentes camadas da sociedade mato-grossense. Constitui-se de um movimento, onde lutas violentas foram travadas entre dois grupos dominantes regional: um LIBERAL e outro CONSTITUCIONAL, na disputa pelo poder poltico da provncia. A Rusga aconteceu durante o perodo regencial, ocasio em que travaram-se lutas para implantar e garantir a permanncia do Estado Nacional independente. Em varias provncias do Brasil, estouraram rebelies as quais manifestaram este desejo, porm a Rusga deles se distinguiu, porque dentro das propostas dos revoltosos regionais no existiam intenes de mudanas ou alteraes profundas no plano social. Pelo quadro abaixo, podemos visualizar a Rusga dentro do quadro de revoltas do perodo regencial: 1832 Cabanada PA 1834 Rusga MT 1835 Farroupilha RS 1838 Balaida MA 1840 Cabanagem PA Desde 1832, ou seja, dois anos antes de rebentar a Rusga, havia uma ideia de se formar uma grande Coligao entre as provncias de So Paulo, Esprito Santo, Gois, Mina Gerais, Par, Maranho, Piau e Mato Grosso. Objetivando esta Coligao constituir uma grande fora oposicionista s tentativas mais radicais, sejam as que desejam recolocar no trono imperial D. Pedro I (Conservadores), sejam as que desejam mudanas profundas no plano social e no regime poltico (Republicanos). Assim, tal como a Rusga, essa Coligao possua posies moderadas. Deveriam lutar para que a Regncia fosse preservada, com a finalidade de garantir a posse do futuro imperador, D. Pedro II. Esse pensamento era o liberal,

comungado tambm pelos membros da sociedade dos Zelosos da Independncia de Mato Grosso.

O CONTRA GOLPE: Antnio Crrea da Costa (Presidente da provncia de MT) Andr Gaudie Ley (substitui Antnio) Antnio Crrea da Costa (Retorna ao posto) Joo Poupino Caldas (Pertencente a Sociedade dos Zelosos; foi eleito presidente da provncia na tentativa de conter a revoluo (Rusga), porm no foi o suficiente para impedir a ecloso). Aps a Rusga: as relaes de trabalho mantiveram-se inalteradas, uma vez que continuaria a vigorar a escravido. O regime poltico deveria se conservar monrquico e constitucional. O processo eleitoral continuaria a ser baseado no voto de cabresto, onde apenas uma pequena parcela da populao dele participaria e as eleies continuariam a ser fraudulentas. Apenas a nvel poltico deveria ocorrer alterao: das mos dos conservadores a conduo politica deveria passar para a dos liberais.

1.11 OS ALENCASTRO

1.12 MATO GROSSO NA GUERRA DO PARAGUAI

1.13 DIVISO DO ESTADO DE MATO GROSSO

Primeiro governador eleito aps a diviso do estado de MT foi Jlio Campos (1983 1986). No momento da diviso, Garcia Neto governava MT e era contrario idia de diviso. Foi no dia 11 de outubro de 1977 que o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar n 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul. Deciso foi tomada por causa de disputa poltico-econmica na regio. A data pouco lembrada em Mato Grosso. No estado vizinho, feriado. A data virou marco de independncia da Regio Sul em relao capital Cuiab. Enquanto alguns ainda condenam as foras divisionistas, outros argumentam que a diviso serviu para impulsionar o desenvolvimento em ambos os estados. A diviso de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo demorado em que foram levados em considerao aspectos scio-econmicos, polticos e culturais. Enquanto o Sul do estado tentava a diviso, o norte endurecia e barrava as intenes sulistas.

De acordo com Alisolete Weingrtner, professora de histria de Mato Grosso do Sul, o movimento divisionista no eixo Sul foi originado por volta de 1889, quando alguns polticos corumbaenses divulgaram um manifesto propondo a transferncia da capital de Mato Grosso para Corumb. A atitude no teve resultados na poca, mas mostrou que a tmida ao poltica poderia retornar com mais fora.

Ferrovias - O movimento divisionista ganhou fora com a regularizao das viagens ferrovirias. O crescimento scio-econmico do Sul do estado com a pecuria e a explorao da erva-mate (caa) marcaram o movimento. Mesmo com a prosperidade do Sul, Cuiab ainda mantinha o poder poltico e administrativo, mesmo que as grandes distncias a deixasse isolada das cidades do Sul e da capital federal, Rio de Janeiro. Em 1921, Campo Grande passou a ser sede da Circunscrio Militar, hoje Comando Militar do Oeste. Em seguida, a cidade foi considerada a capital econmica de Mato Grosso devido exportao na estao ferroviria. Anos mais tarde, em 1946, Eurico Gaspar Dutra assumiu a presidncia da Repblica aps a deposio de Getlio Vargas. Novamente a tentativa de transferir a capital de Cuiab para Campo Grande foi frustrada. Dutra reforava a poltica de integrao nacional, que incentivava a manuteno da unidade estadual.

Lei pr-diviso - O governo federal estabeleceu, em 1974, a legislao bsica para a criao de novos estados e territrios. No ano seguinte, renasceram as idias divisionistas devido discusso dos limites de Mato Grosso com Gois. O movimento tomou flego e, em 1976, a Liga Sul-Mato-Grossense, presidida por Paulo Coelho Machado, liderou a campanha. Do outro lado a oposio era do governador de Mato Grosso, Jos Garcia Neto. Trabalhando com rapidez e sigilo, os integrantes da Liga forneceram ao governo federal subsdios necessrios para viabilizar a diviso do Estado. A lei foi assinada pelo presidente Ernesto Geisel no dia 11 de outubro de 1977 e publicada no Dirio Oficial do dia seguinte. Mato Grosso tinha poca 93 municpios e 1.231.549 Km2. A lei dividiu o Estado e deixou Mato Grosso com 38 municpios e Mato Grosso do Sul com 55. Apesar de ter menos municpios, Mato Grosso ficou com a maior rea: 901.420 quilmetros quadrados.

Depois de uma pequena diviso do estado de MT durante a Revolta Constitucionalista de 1932, quando o sul formou um pequeno governo durante 90 dias, em 1977 o governo federal decretou a diviso do Estado de Mato Grosso, formando ento Mato Grosso e Mato

Grosso do Sul devido "dificuldade em desenvolver a regio diante da grande extenso e diversidade". Em 1943, a rea localizada a noroeste, com pequena rea do estado do Amazonas s margens do Rio Madeira, passou a constituir o territrio do Guapor, que atualmente constitui o Estado de Rondnia. Alm disso, no mesmo ano de 1943 a 1946, uma pequena poro do territrio matogrossense localizada a sudoeste constituiu o Territrio de Ponta Por. A Revoluo Constitucionalista de 1932 (Revoluo de 1932 ou Guerra Paulista), foi o movimento armado ocorrido no Estado de So Paulo (Brasil) entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisrio de Getlio Vargas e a promulgao de uma nova constituio para o Brasil. Foi uma resposta paulista Revoluo de 1930, a qual acabou com a autonomia de que os estados gozavam durante a vigncia da Constituio de 1891. A Revoluo de 1930 impediu a posse do ex-presidente (atualmente denomina-se governador) do estado de So Paulo Jlio Prestes na presidncia da Repblica e derrubou do poder o presidente da repblica Washington Lus colocando fim Repblica Velha, invalidando a Constituio de 1891 e instaurando o Governo Provisrio, chefiado pelo candidato derrotado das eleies de 1930, Getlio Vargas. Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o incio da Revoluo de 1932, a data cvica mais importante do estado de So Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revoluo de 1932 como sendo o maior movimento cvico de sua histria. A lei 2.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes de Martins, Miragaia, Drusio e Camargo, o MMDC, heris paulistas da Revoluo Constitucionalista de 1932, no Livro dos Heris da Ptria. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getlio Vargas e o ltimo grande conflito armado ocorrido no Brasil. So Paulo, depois da revoluo de 32, voltou a ser governado por paulistas, e, dois anos depois, uma nova constituio foi promulgada, a Constituio de 1934. Sul de Mato Grosso (atual Estado de Mato Grosso do Sul) - O grande aliado dos paulistas na Revoluo foi outro palco de combates, o estado do Mato Grosso do Sul (na poca ainda fazia parte de Mato Grosso) fora at dividido durante a Revoluo de 1932, com o sul se emancipando como Estado de Maracaju. Posteriormente a diviso do estado do Mato Grosso aconteceu com a criao do Mato Grosso do Sul, diviso desejada desde o trmino da Guerra do Paraguai. As tropas sul-mato-grossenses que deveriam se unir s tropas de So Paulo nunca conseguiram chegar ao destino, ocorrendo duas batalhas principais onde foram impedidas

pelos federais: em Porto Murtinho e Coxim. Na regio dessas duas cidades ocorreram combates violentos resistindo bravamente contra as foras federais formadas por soldados do norte do estado (atual estado de Mato Grosso). A luta pelo Porto Murtinho foi o feito mais notvel dos sul-mato-grossenses no conflito, houve batalhas sangrentas pela ltima esperana da entrada de recursos para So Paulo, j que o Porto de Santos estava sobre bloqueio naval governista. O Porto de Santos s fora tomado pelos getulistas no dia 12 de setembro de 1932, mais de dois meses depois do incio da luta.

FERROVIA NOROESTE - Desde o Segundo Imprio (meados do sculo XIX) se discutia a construo de uma ligao frrea do longnquo Mato Grosso ao litoral brasileiro. At ento o acesso poderia ser feito exclusivamente por navegao pela bacia platina, o que dependia de relaes com a Argentina e o Paraguai. A Guerra do Paraguai/Trplice Aliana (1864-1870) evidenciou a crtica falta de meios de transporte quela regio. Um exemplo foi o primeiro contingente brasileiro enviado aps a declarao de guerra (confira no artigo sobre A retirada da Laguna), que demorou oito meses para percorrer os mais de dois mil quilmetros entre a Capital Imperial e a vila de Coxim, na ento provncia do Mato Grosso. Quando a coluna militar chegou ao seu destino, este j estava abandonado. Assim, cogitaram-se vrios planos para a construo de uma ferrovia. Um dos traados imaginados (1871) foi entre Curitiba e Miranda, que seria concedido ao Baro de Mau, entretanto sequer foi aprovado. Outro traado seria entre Uberaba e Coxim, justamente o caminho percorrido pela coluna militar supracitada. Em 1890, j sob a gide da Repblica, foi feita concesso do privilgio de zona ao Banco Unio de So Paulo, que muito depois realizou estudos apenas do trecho inicial, que sequer chegou a ser executado. Em 1904 foi criada a Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, para quem ento a concesso foi transferida. Entretanto, a Companhia Paulista percebeu que a nova rota acabaria desviando o trfego diretamente para Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando fora do estado de So Paulo, o que seria prejudicial aos seus negcios. Assim, sob seu patrocnio, o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro divulgou parecer tcnico, sugerindo que a nova ferrovia deveria partir da ento vila de So Paulo dos Agudos (localidade j alcanada pelas linhas tanto da Paulista quanto da E.F. Sorocabana), e com destino a Cuiab. Como o traado da Sorocabana j estava na iminncia de alcanar a vila de Bauru, decretou-se ento que a Noroeste deveria partir dos trilhos da Sorocabana em direo a Cuiab.

O incio da empreitada - Destarte, em julho de 1905, iniciou-se em Bauru a construo da linha-tronco. A inaugurao do primeiro trecho se deu em 29 de setembro de 1906, at Lauro Mller (km 92), no atual municpio de Guarant. A construo foi prosseguindo gradativamente. Mudana de planos: destino Corumb e repartio da concesso - Em 1907, o destino da concesso federal foi novamente modificado de Cuiab para o porto fluvial de Corumb, na divisa com a Bolvia, em pleno Pantanal. Em seguida (1908), a concesso foi dividida em duas partes: a primeira entre Bauru e Itapura (prximo foz do Rio Tiet), e a segunda entre Itapura e Corumb. A primeira parte no se alterou. J a segunda passou a figurar juridicamente como domnio da Unio, embora devesse ser construda pela prpria Companhia E. F. Noroeste do Brasil e arrendada mesma por sessenta anos.

Geografia de Mato Grosso


1.1 Mato Grosso e a regio Centro-Oeste; 1.2 Geopoltica de Mato Grosso; 1.3 Ocupao do territrio; 1.4 aspectos fsicos e domnios naturais do espao mato-grossense; 1.5 Aspectos socioeconmicos de Mato Grosso; 1.6 Dinmica da populao em Mato Grosso; 1.7 Programas governamentais e fronteira agrcola mato-grossense; 1.8 A economia do Estado no contexto nacional; 1.9 A urbanizao do Estado; 1.10 Produo e as questes ambientais.

MARCHA PARA O OESTE - foi criada pelo governo de Getlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupao do Centro-Oeste, que organizou um plano para que as pessoas migrassem para o centro do Brasil, onde havia muitas terras desocupadas. Esse movimento ficou conhecido como Marcha para o Oeste.

A poltica do governo Vargas com o intuito de promover a ocupao dos vazios demogrficos por meio de absoro dos excedentes populacionais que faziam presso no Centro-Sul do pas, encaminhando-os para reas que produziam matrias-primas e gneros alimentcios a baixo custo para subsidiar a implantao da industrializao no sudeste. O objetivo fundamental do programa era, sem dvida alguma, quebrar os desequilbrios regionais pela implantao de uma poltica demogrfica que incentivasse a migrao, na tentativa de diminuir os desequilbrios existentes entre as diversas regies do pas. Para que a poltica de Getlio desse certo, era necessrio a criao de uma base de apoio nos estados perifricos, como Gois, Mato Grosso e Paran, que ficariam encarregados pela produo de alimentos e de matrias-primas capazes de abastecer o novo plo industrial do sudeste. A ocupao do centro-oeste visava tambm a ser uma etapa preliminar ocupao da Amaznia. Em Gois foi instalada a primeira colnia agrcola, em 1941, na cidade de Ceres, a Colnia Agrcola Nacional de Gois (CANG).

O Tratado de Madrid foi firmado na capital espanhola entre D. Joo V de Portugal e D. Fernando VI de Espanha, a 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colnias sul-americanas, pondo fim assim s disputas. O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qual j no era mais respeitado na prtica. As negociaes basearam-se no chamado Mapa das Cortes, privilegiando a utilizao de rios e montanhas para demarcao dos limites. O diploma consagrou o princpio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.

Colonizao do Brasil e a Unio Ibrica Com a Unio Ibrica (1580-1640), embora os respectivos domnios ultramarinos

continuassem separados teoricamente, certo que tanto espanhis entravam sem grandes problemas em territrios portugueses, quanto lusitanos entravam em terras espanholas, estabelecendo-se e com isso obtendo ttulos de propriedade que seriam respeitados pela diplomacia posterior. Esta tica da questo de fronteiras durante a Unio inexata j que continuou existindo uma rivalidade entre os dois povos, porm isso explica em parte esta expanso. Iam se estabelecendo, assim, algumas das futuras fronteiras terrestres do Brasil.

Pela orla martima os portugueses estenderam seus domnios da Baa de Paranagu ao Rio Oiapoque (antes os extremos no litoral eram Canania e Itamarac). Nesse perodo conquistaram-se muitas regies do Nordeste e do Norte (da Paraba ao Gro-Par e quase toda aAmaznia). Tambm houve grande expanso ao Sul (onde bandeiras de caa ao ndio destruram assentamentos jesuticos espanhis nos atuais oeste paranaense, no centro do Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, o que contribuiu para incorporar esses territrios ao atual Brasil). Durante a Unio Ibrica, o Brasil continuou a ser alvo de estrangeiros como os franceses, porm os maiores inimigos foram os holandeses - que at 1571 tinham seu territrio dominado pela Espanha, o que motivou sua ao contra os espanhis e seus aliados. Apesar da fora com que invadiram o Brasil e aqui se estabeleceram, principalmente na faixa litornea que hoje vai do Esprito Santo ao Maranho e de modo peculiar em Pernambuco, eles foram definitivamente expulsos em 1654 (14 anos aps a Restaurao de Portugal como reino independente). Aps a restaurao em 1640, a paz entre Portugal e Espanha foi firmada em 1668. Portugal ainda no havia desistido de estender seus domnios at a foz do Prata, razo pela qual o rei ordenou em1678 a fundao de uma colnia (Colnia do Sacramento) naquela regio para sustentar e afirmar seus direitos sobre a localidade. Aps alguns atritos, o soberano espanhol concedeu o inteiro domnio da margem setentrional do rio da Prata e em 1715 no tratado de Utrecht, confirmou que o Prata era o limite ao sul do Brasil. O resultado final desses tratados e de outros que viriam foi fruto da colonizao portuguesa desde o sculo XVI at o XIX que ao penetrar o territrio, seja por motivos econmicos (minerao na regio mais central Minas, Mato Grosso e Gois , pecuria no serto nordestino e no sul do Brasil e coleta de produtos da floresta, associado facilidade de navegao da Bacia Amaznica ) ou religiosos (como o caso das misses jesutas, franciscanas e carmelitas que estiveram em diversas partes do Brasil), expandiu os domnios portugueses de norte a sul e pelo uti possidetis adquiriu terras que antes no lhes pertenciam. A definio geral dos limites ocorreria em 1750 com o tratado de Madrid.

Os 7 Povos das Misses foram deixados em paz at 1750.Neste ano Portugal e Espanha assinaram "O Tratado de Madrid" . O Tratado de Madrid foi a primeira tentativa de pr fim ao litgio entre Portugal e Espanha a respeito dos limites de suas colnias na Amrica do Sul.

Com as epopias dos bandeirantes, desbravando o interior do Brasil, criando pequenos povoamentos, a validade do antigo Tratado de Tordesilhas estava em xeque. O novo Tratado tinha por objetivo "que se assinalassem os limites dos dois Estados, tomando por balizas as paragens mais conhecidas, tais como a origem e os cursos dos rios e dos montes mais notveis, a fim de que em nenhum tempo se confundissem, nem dessem ensejo a contendas, que cada parte contratante ficasse com o territrio que no momento possusse, exceo das mtuas concesses que nesse pacto se iam fazer e que em seu lugar se diriam". Assinado em 1750 o tratado no usava as linhas convencionais, mas outro conceito de fronteiras, introduzido neste contexto por Alexandre de Gusmo, a posse efetiva da terra (uti possidetis) e os acidentes geogrficos como limites naturais. Com trabalhos apresentados Corte espanhola, Gusmo comprovou que as usurpaes lusoespanholas em relao linha de Tordesilhas (1494) eram mtuas, com as portuguesas na Amrica (parte da Amaznia e do Centro-oeste) sendo compensadas pelas da Espanha na sia (Filipinas, Marianas e Molucas). Apesar de Toms da Silva Teles (Visconde de Vila Nova de Cerveira) ter representado Portugal, Alexandre de Gusmo foi o redator do Tratado e o idealizador da aplicao do uti possidetis. Em 1746, quando comearam as negociaes diplomticas a respeito do Tratado, Alexandre de Gusmo j possua os mapas mais precisos da Amrica do Sul, que encomendara aos melhores gegrafos do Reino. Era um dos trunfos com que contava para a luta diplomtica que duraria quatro anos. Alexandre sabia que os espanhis jamais deixariam em paz uma colnia (Colnia do Sacramento) que lhes prejudicava o tesouro. Alm disso, descobrira-se ouro no Brasil, no sendo preciso entrar em conflitos por causa da prata peruana. Para a compensao, j tinha em vista as terras convenientes coroa portuguesa: os campos dos Sete Povos das Misses, Oeste do atual estado do Rio Grande do Sul, onde os luso-brasileiros poderiam conseguir grandes lucros criando gado. Finalmente, em Madrid, a 13 de janeiro de 1750, firmou-se o tratado: Portugal cedia a Colnia do Sacramento e as suas pretenses ao esturio da Prata, e em contrapartida receberia os atuais estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (territrio das misses jesuticas espanholas), o atual Mato Grosso do Sul, a imensa zona compreendida entre o Alto-Paraguai, o Guapor e o Madeirade um lado e o Tapajs e Tocantins do outro, regies estas desabitadas e que no pertenceriam aos portugueses se no fossem as negociaes do tratado.

Foi meio continente assegurado a Portugal pela atividade de Alexandre de Gusmo. Para a regio mais disputada, o Sul, o santista j enviara, em 1746, casais de aorianos para garantir a posse do terreno. Era uma nova forma de colonizao que Alexandre preconizava, atravs de famlias que produzissem, sem precisar de escravos. Os primeiros sessenta casais fundaram o Porto dos Casais, mais tarde Porto Alegre. O tratado foi admirvel em vrios aspectos. Determinou que sempre haveria paz entre as colnias americanas, mesmo quando as metrpoles estivessem em guerra. Abandonou as decises tomadas arbitrariamente nas cortes europias por uma viso mais racional das fronteiras, marcadas pelos acidentes naturais do terreno e a posse efetiva da terra. O princpio romano de uti possidetis deixou de se referir posse de direito, determinada por tratados, como at ento tinha sido compreendido, para se fundamentar na posse de fato, na ocupao do territrio: as terras habitadas por portugueses eram portuguesas. Entretanto, o tratado logo fez inimigos: os jesutas espanhis, expulsos das Misses, e os comerciantes impedidos de contrabandear no rio da Prata. Seus protestos encontraram um inesperado apoio no novo homem forte de Portugal: o Marqus de Pombal. Um novo acordo o de El Pardo , firmado em 12 de fevereiro de 1761, anulou o de Madrid. Mas as bases geogrficas e os fundamentos jurdicos por que Alexandre tanto lutara em 1750 acabaram prevalecendo e, em 1777, aqueles princpios anulados em El Pardo ressurgiram no Tratado de Santo Ildefonso. A questo foi ainda objeto de novo tratado do Pardo, a 11 de maro de 1778. Devido ao sucesso obtido por Gusmo no Tratado de Madrid, mais tarde o historiador paraguaio padre Bernardo Capdeville se referiria a este como "a vergonha da diplomacia espanhola". [editar]Consequncias

Permuta da Colnia do Sacramento pelo territrio dos Sete Povos das Misses; Revogou o Tratado de Tordesilhas; Consagrou o princpio do uti possidetis (quem tem a posse tem o domnio); deu Espanha a navegao exclusiva no Rio da Prata;

Provocou a reao indgena guarani, com o cacique Jos (Sep) Tiaraju, surgindo a Guerra Guarantica (1752-1756). Sep foi morto trs dias antes da ltima batalha, a de Caibat, onde morreram combatendo mais de 1500 ndios.

Motivou a vinda de casais aorianos para o sul do Brasil (ocupariam o territrio missioneiro, com a poltica de aldeamento ficaram desalojados, passando uma temporada

na vila de Rio Grande. aps, um contingente acaba migrando e dando incio ao estabelecimento em Porto dos Casais(atual Porto Alegre (1772).

Motivou o aumento do poderio militar portugus no sul. Causou a mudana da capital do Vice-Reino de Salvador (BA) para o Rio de Janeiro. Criou a Capitania DEl Rey de So Pedro do Rio Grande do Sul. Deu a Portugal a posse da Amaznia. Motivou a construo do Forte Prncipe da Beira, do Forte do Macap e do Forte de Tabatinga, entre outros.

Definiu o rio Uruguai como fronteira oeste do Brasil com a Argentina.

As demarcaes das fronteiras impostas pelo Tratado de Madrid sofreram resistncia, particularmente por parte dos ndios guaranis, insuflados pelos jesutas. Antes da sua confirmao, ocorrida peloTratado de Badajoz (1801), os seguintes Tratados intermedirios ocorreram:

O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoao castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugale o recm-formado Reino da Espanha[1] para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequncia da contestao portuguesa s pretenses da Coroa espanhola resultantes da viagem de Cristvo Colombo, que ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Catlica. O tratado definia como linha de demarcao o meridiano 370 lguas a oeste da ilha de Santo Anto no arquiplago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio-caminho entre estas ilhas (ento portuguesas) e as ilhas das Carabas descobertas por Colombo, no tratado referidas como "Cipango"[2] eAntlia[3]. Os territrios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territrios a oeste, Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha a 2 de Julho e por Portugal a 5 de Setembro de 1494. Algumas dcadas mais tarde, na sequncia da chamada "questo das Molucas", o outro lado da Terra seria dividido, assumindo como linha de demarcao, a leste, o antimeridiano[4] correspondente ao meridiano de Tordesilhas, pelo Tratado de Saragoa, a 22 de Abril de 1529. No contexto das Relaes Internacionais, a sua assinatura ocorreu num momento de transio entre a hegemonia do Papado, poder at ento universalista, e a afirmao do poder singular e secular dos monarcas nacionais - uma das muitas facetas da transio da Idade Mdia para a Idade Moderna.

Para as negociaes do Tratado e a sua assinatura, D. Joo II de Portugal designou como embaixador a sua prima de Castela (filha de uma infanta portuguesa) a D. Rui de Sousa. Os originais de ambos os tratados esto conservados no Archivo General de Indias na Espanha e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Portugal[5].

Conforme o historiador brasileiro Delgado de Carvalho, transcrevendo Oliveira Lima: "(...) subsistia ainda a tradio medieval da supremacia poltica da Santa S, que reconhecia a Roma o direito de dispor das terras e dos povos: Adriano IV, papa ingls (1154-59), havia dado a Irlanda ao rei da Inglaterra e Sisto IV as Canrias ao rei de Castela (1471-84). Baseava-se isso, em parte, sobre o fato de um dito de Constantino ter conferido ao papa Silvestre a soberania sobre todas as ilhas do globo; ora, isso porque as terras a descobrir eram todas, ento, supostas serem exclusivamente ilhas (LIMA, Oliveira. Descobrimento do Brasil. Livro do Centenrio (v. III), Rio de Janeiro: 1900 apud: Carvalho, Delgado. Histria Diplomtica do Brasil.) O incio da expanso martima portuguesa, sob a gide do Infante D. Henrique, levou as caravelas portuguesas pelo oceano Atlntico, rumo ao Sul, contornando a

costa africana. Com a descoberta daCosta da Mina, iniciando-se o comrcio de marfim, ouro e escravos, a ateno de Castela foi despertada, iniciando-se uma srie de escaramuas no mar, envolvendo embarcaes de ambas as Coroas. Portugal, buscando proteger o seu investimento, negociou com Castela o Tratado de Alcovas (1479), obtendo em 1481, do Papa Sisto IV [6], a bula terni regis, que dividia as terras descobertas e a descobrir por um paralelo na altura das Canrias, dividindo o mundo em dois hemisfrios: a norte, para a Coroa de Castela; e a sul, para a Coroa de Portugal. Somando-se a duas outras bulas anteriores de 1452 (Dum Diversas) e 1455 (Romanus Pontifex), do Papa Nicolau V, Portugal e a Ordem de Cristo haviam recebido todas as terras conquistadas e a conquistar ao sul do cabo Bojador e da Gran Canria. Preservavam-se, desse modo, os interesses de ambas as Coroas, definindo-se, a partir de ento, os dois ciclos da expanso: o chamado ciclo oriental, pelo qual a Coroa portuguesa garantia o seu progresso para o sul e o Oriente, contornando a costa africana (o chamado "priplo africano"); e o que se denominou posteriormente de ciclo ocidental, pelo qual Castela se aventurou no oceano Atlntico, para oeste. Como resultado deste esforo espanhol, Cristvo Colombo alcanou terras americanas em 1492.

Ciente da descoberta de Colombo, mediante as coordenadas geogrficas fornecidas pelo navegador, os cosmgrafos portugueses argumentaram que a descoberta, efetivamente, se encontrava em terras portuguesas. Desse modo, a diplomacia castelhana apressou-se a obter junto ao Papa Alexandre VI, castelhano, uma nova partio de terras. Assim, em 3 de maio de 1493, a Bula Inter Coetera estabelecia uma nova linha de marcao, um meridiano que separaria as terras de Portugal e de Castela. O meridiano passava a cem lguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. As novas terras descobertas, situadas a Oeste do meridiano a 100 lguas de Cabo Verde, pertenceriam a Castela. As terras a leste, pertenceriam a Portugal. A bula exclua todas as terras conhecidas j sob controle de um estado cristo. Os termos da bula no agradaram a Joo II de Portugal, que julgava ter direitos adquiridos que a Bula vinha a ferir. Alm disso os seus termos causavam confuso, pois um meridiano vinha a anular o que um paralelo tinha estabelecido. Complementarmente, a execuo prtica da Bula era impossibilitada por sua impreciso e pela imperfeio dos meios cientficos disponveis poca para a fixao do meridiano escolhido. Assim sendo, D. Joo II abriu negociaes diretas com os Reis Catlicos, Fernando II de Arago e Isabel I de Castela, para mover a linha mais para oeste, argumentando que o meridiano em questo se estendia por todo o globo, limitando assim as pretenses castelhanas na sia. D. Joo II props, por uma misso diplomtica aos reis catlicos, estabelecer um paralelo das Ilhas Canrias como substituto ao meridiano papal. Os castelhanos recusaram a proposta, mas se prestaram a discutir o caso. Reuniram-se ento, os diplomatas, emTordesillas.

O Tratado estabelecia a diviso das reas de influncia dos pases ibricos, cabendo a Portugal as terras "descobertas e por descobrir" situadas antes dalinha imaginria que demarcava 370 lguas (1.770 km) a oeste das ilhas de Cabo Verde, e Espanha as terras que ficassem alm dessa linha[7]. Como resultado das negociaes, os termos do tratado foram ratificados por Castela a 2 de Julho e, por Portugal, a 5 de Setembro do mesmo ano. Contrariando a bula anterior de Alexandre VI, Inter Coetera (1493), que atribua Espanha a posse das terras localizadas a partir de uma linha demarcada a 100 lguas de Cabo Verde, o novo tratado foi aprovado pelo Papa Jlio II em 1506. Afirma Rodrigo Otvio em 1930 que o Tratado teria "um efeito antes moral do que prtico"[carece de fontes]. O meridiano foi fixado, mas persistiam as dificuldades de execuo de

sua demarcao. Os cosmgrafos divergiam sobre as dimenses da Terra, sobre o ponto de partida para a contagem das lguas e sobre a prpria extenso das lguas, que diferia entre os reinos de Castela e de Portugal. J se afirmou ainda que os castelhanos cederam porque esperavam, por meio de sua poltica de casamentos, estabelecer algum dia a unio ibrica, incorporando Portugal.[carece de fontes] O que mais provvel que os negociadores portugueses, na expresso de Frei Bartolom de las Casas, tenham tido "mais percia e mais experincia" do que os castelhanos.

Em princpio, o tratado resolvia os conflitos que seguiram descoberta do Novo Mundo por Cristvo Colombo. Muito pouco se sabia das novas terras, que passaram a ser exploradas por Castela. De imediato, o tratado garantia a Portugal o domnio das guas do Atlntico Sul, essencial para a manobra nutica ento conhecida como volta do mar, empregada para evitar as correntes martimas que empurravam para o norte as embarcaes que navegassem junto costa sudoeste africana, e permitindo a ultrapassagem do cabo da Boa Esperana. Nos anos que se seguiram Portugal prosseguiu no seu projecto de alcanar a ndia, o que foi finalmente alcanado pela frota de Vasco da Gama, na sua primeira viagem de 1497-1499. Com a expedio de Pedro lvares Cabral ndia, a costa do Brasil foi atingida (abril de 1500) pelos Portugueses, o que sculos mais tarde viria a abrir uma

polmica historiogrfica acerca do "acaso" ou da "intencionalidade" da descoberta. Observese que uma das testemunhas que assinaram o Tratado de Tordesilhas, por Portugal, foi Duarte Pacheco Pereira, um dos nomes ligados a um suposto descobrimento a explorao americana (o ouro castelhano e opau-brasil portugus), outras potncias martimas europeias (Frana, Inglaterra, Pases Baixos) passaram a questionar a exclusividade da partilha do mundo entre as naes ibricas. Esse questionamento foi muito apropriadamente expresso por Francisco I de Frana, que ironicamente pediu para ver a clusula no testamento de Ado que legitimava essa diviso de terras. Por essa razo, desde cedo apareceram na costa do Brasil embarcaes que promoviam o comrcio clandestino, estabelecendo contacto com os indgenase aliando-se a eles contra os portugueses. Floresceram o corso, a pirataria e o contrabando, pois os armadores

de Honfleur, Ruo e La Rochelle, em busca de pau-brasil fundavam feitorias e saqueavam naus. O mais clebre foi um armador de Dieppe, Jean Ango ou Angot. Posteriormente, durante a Dinastia Filipina (Unio Ibrica), os portugueses se expandiram de tal forma na Amrica do Sul que, em 1680, visando o comrcio com a bacia do rio da Prata e a regio andina, fundaram um estabelecimento margem esquerda do Prata, em frente

a Buenos Aires: a Colnia do Sacramento. A fixao portuguesa em territrio oficialmente espanhol gerou um longo perodo de conflitos armados, conduzindo negociao do Tratado de Madrid (1750). Inicialmente o meridiano de Tordesilhas no contornava o globo terrestre. Assim, Espanha e Portugal podiam conquistar quaisquer novas terras que fossem os primeiros europeus a descobrir: Espanha para Oeste do meridiano de Tordesilhas e Portugal para Leste desta linha, mesmo encontrando-se no outro lado do globo.[8] Mas a descoberta pelos portugueses em 1512 das valiosas "ilhas das Especiarias", as Molucas[9][10]desencadeou a contestao espanhola, argumentando que o Tratado de Tordesilhas dividia o mundo em dois hemisfrios equivalentes. Em 1520, as ilhas Molucas, valorizadas como o "bero de todas as especiarias", foram visitadas por Ferno de Magalhes, navegador portugus ao servio da Coroa Espanhola. Concluda essa que foi a primeira viagem de circum-navegao (1519-1521), uma nova disputa entre as naes ibricas se estabeleceu, envolvendo a demarcao do meridiano pelo outro lado do planeta e a posse das ilhas Molucas (atualIndonsia). Alegando que se encontravam na sua zona de demarcao conforme o meridiano de Tordesilhas, os espanhis ocuparam militarmente as ilhas, abrindo quase uma dcada de escaramuas pela sua posse com a Coroa Portuguesa. Joo III de Portugal e o imperador Carlos I de Espanha acordaram ento no enviar mais ningum buscar cravo ou outras especiarias s Molucas enquanto no se esclarecesse em que hemisfrio elas se encontravam. Para a realizao dos clculos da posio, cada Coroa nomeou trs astrnomos, trs pilotos e trs matemticos, que se reuniram entreBadajoz e Elvas. Estes profissionais, entretanto, no chegaram a acordo, uma vez que, devido insuficincia dos meios da poca no tocante ao clculo da longitude, cada grupo atribua as ilhas aos respectivos soberanos. O Tratado de Tordesilhas serviu como base para as negociaes da Junta de BadajozElvas (1524), quando Portugal e Espanha negociaram sobre as Molucas e as Filipinas, originalmente situadas na rbita portuguesa, consideradas castelhanas, em troca das pretenses portuguesas sobre a bacia do rio da Prata, no Brasil[11]. Para solucionar esta nova disputa, celebrou-se o Tratado de Saragoa a 22 de abril de 1529. Este definiu a continuao do meridiano de Tordesilhas no hemisfrio oposto, a 297,5 lguas do leste das ilhas Molucas, cedidas pela Espanha mediante o pagamento, por Portugal, de 350.000 ducados de ouro. Ressalvava-se que em todo o seu tempo se o imperador ou

sucessores quisessem restituir aquela avultada quantia, ficaria desfeita a venda e cada um "ficar com o direito e a aco que agora tem". Tal nunca sucedeu, entre outras razes, porque o imperador necessitava do dinheiro portugus para financiar a luta contra Francisco I de Frana e a Liga de Cognac, que o suportava.

You might also like